SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.23 número4vol.24 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Ciência & Educação (Bauru)
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

 

Sumário
Ciênc. educ. (Bauru) vol.24 no.1 Bauru jan./mar. 2018

 Editorial
  
 ·  Do embate à construção do conhecimento: a importância do debate científico
Rôças, Giselle; Bomfim, Alexandre Maia do

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Escrita e autoria em texto de iniciação científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível?
Silveira, José Carlos da; Cassiani, Suzani; Linsingen, Irlan Von

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências
Cunha, Rodrigo Bastos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Explicações no ensino de ciências: revisando o conceito a partir de três distinções básicas
Rodrigues, Renato Felix; Pereira, Alexsandro Pereira de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Emotions emerging during the analysis of pedagogical content knowledge on electric field
Melo, Lina; Cañada, Florentina

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
Augusto, Thaís Gimenez da Silva; Basilio, Leticia Vieira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica
Silva, Janice Henriques da; Foureaux, Giselle; Sá, Marcos Augusto de; Schetino, Luana Pereira Leite; Guerra, Leonor Bezerra

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
Prochazka, Luana de Souza; Franzolin, Fernanda

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O que dizem as propostas curriculares do Brasil sobre o tema saúde e as doenças negligenciadas?: aportes para a educação em saúde no ensino de ciências
Assis, Sheila Soares de; Araujo-Jorge, Tania Cremonini

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação em saúde: avaliação de intervenção educativa com pacientes diabéticos, baseada na teoria social cognitiva
Lima, Cláudia Ribeiro de; Menezes, Ida Helena Carvalho Francescantonio; Peixoto, Maria do Rosário Gondim

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica
Peneluc, Magno da Conceição; Pinheiro, Bárbara Carine Soares; Moradillo, Edilson Fortuna de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
Meneses, Fábia Maria Gomes de; Nuñez, Isauro Beltrán

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
Reis Junior, Dante F. Costa; Silva, Barbara Mayanne; Figuereido, Evelyn L. Dias

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  John Dewey e os embates sobre a psicologia do número
Rabelo, Rafaela Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências
Cassiani, Suzani

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes
Bomfim, Alexandre Maia do; Vieira, Valéria; Deccache-Maia, Eline

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons