Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 24, Número: 4, Publicado: 2018
  • Quando e como encontros e desencontros parecem implodidos... Editorial

    Angotti, José André Peres; Delizoicov Neto, Demétrio
  • Criatividade e silêncio: encontros e desencontros entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico em um curso de licenciatura indígena na Universidade Federal de Minas Gerais Articles

    Melgaço Valadares, Juarez; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho analisamos os impasses decorrentes do encontro entre a cultura acadêmica e os saberes tradicionais em um Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2015 ocorreu a disciplina Relação com o Conhecimento, iniciada com a pergunta: "Como conhecemos as coisas?". Os discursos dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico e do conhecimento tradicional, e os debates acerca do tema foram registrados em um diário de campo. Observamos tanto as formas com as quais os alunos explicaram a aproximação entre as duas maneiras de produzir e validar os conhecimentos em jogo, quanto percebemos momentos nos quais as vozes dos alunos foram silenciadas. Indagamos: o que provocou esse silêncio, uma vez que as aulas foram planejadas para serem dialógicas? Acreditamos que este trabalho traz contribuições para compreender as manifestações da interculturalidade em sala de aula nos cursos de formação para educadores indígenas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We analyze the tensions that arose from the meeting between academic culture and traditional knowledge in an Intercultural Course for Indigenous Educators (FIEI) of the Faculty of Education of Universidade Federal de Minas Gerais. In 2015 the discipline "The Relation with Knowledge" took place, with the purpose of starting the Course with the following question: "How do we know things?" We seek the discourses of indigenous students about the nature of scientific and traditional knowledge. The data of the discussions were recorded in a field diary. We observed both the ways in which students explained the approximation between the two ways of producing and validating the knowledge in play as we perceived two moments in which the students' voices were silenced. What caused this silence, since the classes were designed to be interactive and dialogical? We believe that explaining these situations provides important contributions to understanding interculturality in courses for indigenous teachers.
  • Avaliação de concepções a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos: uma abordagem através do método de Análise de Correspondência Articles

    Veraszto, Estéfano Vizconde; Camargo, Eder Pires de; Camargo, José Tarcísio Franco de; Simon, Fernanda Oliveira; Miranda, Nonato Assis de

    Resumo em Português:

    Resumo: A inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar é um dos desafios atuais da educação brasileira. Conhecer como alunos de licenciatura percebem a inclusão pode contribuir para a construção de soluções que tornem o processo mais próximo do ideal. Assim, este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções que futuros professores, graduandos em licenciatura em ciências, têm a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos, em particular, a respeito da compreensão do conceito de luz. As opiniões coletadas foram tratadas sob o ponto de vista estatístico, através do método de Análise de Correspondência. Os resultados obtidos mostram que não há um consenso definitivo a respeito da compreensão e construção do conceito de luz por cegos congênitos, indicando a necessidade de desenvolvimento de intervenções educativas mais adequadas no processo de formação de professores, tendo em vista a formação de educadores capazes de consolidar a inclusão escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: inclusion of people with special needs in the school environment is one of the current challenges of Brazilian education. Knowing how people in this environment perceive inclusion can contribute to the construction of solutions that make it complete. Thus, this work presents a study that investigated the conceptions that future teachers, undergraduates in science, have regarding the construction of scientific knowledge by congenitally blind people, in particular, regarding the understanding of the concept of light. The collected opinions were treated from a statistical point of view, through the Correspondence Analysis method. The results show there is no definitive consensus regarding the understanding and construction of the concept of light by congenitally blind individuals, showing the need to develop more adequate educational interventions in the teacher training process, with a view to the formation of educators capable of consolidating school inclusion.
  • Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS Articles

    Cavalcanti, Marcello Henrique da Silva; Ribeiro, Matheus Marques; Barro, Mario Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo: Planejamos uma sequência didática, relacionando as dimensões epistêmica e pedagógica com os pressupostos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Definimos a energia elétrica como temática, devido à importância da Usina Hidrelétrica de Furnas como matriz energética da região sul de Minas Gerais, estando relacionada à realidade dos alunos dessa região, e sendo pouco explorada em planejamentos de ensino. Estabelecemos as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, e definimos os recursos e estratégias de ensino para melhor compreensão dos conteúdos. Consideramos que as dimensões epistêmica e pedagógica podem ampliar a percepção do professor sobre a temática proposta e promover interações que favorecem a tomada de decisão por meio de ações que permitam refletir a temática na perspectiva CTS. Assim, a sequência didática descrita pode proporcionar ao professor uma melhor percepção de ensino, explorando conceitos científicos a partir de temáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this work, a didactic sequence was planned by linking the epistemological and pedagogical dimensions to Science, Technology and Society (STS) assumptions.. Electric power was defined as a theme due to the importance of the Furnas Hydroelectric Plant as energy matrix in the south of Minas Gerais (Brazil) which is part of the reality of students from this region. The difficulties of the teaching and learning process were established as well as the resources and strategies of teaching were defined in order to enhance the understanding of contents. It was considered that dimensions may widen the perception by the teacher about the theme and promote interactions which benefit the taking of decisions that enable reflection about the theme from the perspective of STS. Thus, the didactic sequence described might provide a better perception of teaching to the teacher who can explore scientific concepts from the theme related to the daily life of students.
  • Perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade Articles

    Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina Maria; Delgado-Iglesias, Jaime

    Resumo em Português:

    Resumo: Tal como a nível internacional, também em Portugal é grande a importância atribuída ao manual escolar, reconhecido como um dos recursos mais utilizado por professores e alunos. Por isso, o manual escolar converteu-se num objeto de estudo de diversas investigações no âmbito da Didática das Ciências. Uma das linhas de investigação diz respeito ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), considerado por muitos investigadores como uma das tendências atuais do ensino das ciências capaz de desenvolver a literacia científica dos alunos. Neste estudo, essencialmente qualitativo, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se os manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6.º ano exploram os conteúdos científicos relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o ambiente e se apresentam atividades de índole CTSA. Os resultados mostram que o enfoque CTSA está incorporado nos manuais analisados, mas de forma insuficiente e pouco explorada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: At the international level, as in Portugal, there is great importance attached to the textbook, being recognized as one of the most used features by teachers and students. Therefore, the textbook has become a subject of study of various investigations into the Didactics of Science. One of the lines of investigation concerns the Environment-Science-Technology-Society (ESTS) approach, considered by many researchers as one of the current trends of teaching the sciences capable of developing the scientific literacy of students. Thus, in this essentially qualitative study we built, and applied, an analytical tool to see if the Portuguese textbooks of Natural Sciences of 6th grade explore the scientific content relating them with technology, society and the environment and present ESTS nature activities. The results show that the ESTS approach is embedded in the analyzed textbooks, but insufficiently and not fully explored.
  • Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação Articles

    Oliveira, Eniz Conceição; Guerra, Cecília; Costa, Nilza; Pino, José Claudio Del

    Resumo em Português:

    Resumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: An educational approach of science in a STS perspective advocates a teaching process focused on the development of students' transversal competences (for example, critical reasoning, problem solving and the application of scientific and technological knowledge in daily situations). This study is a part of a research which had the main goal to evaluate whether 10th year chemistry textbooks, that had been mostly adopted in Portugal, explore the scientific contents and present learning activities that could be related to a STS approach. The study shows that an integrated view of science (in relation to technology and society) is not evident in the textbooks analyzed, which suggests the need of developing school resources with an STS approach by the teachers.
  • Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física Articles

    Lima, Maria Consuelo Alves; Lima, Raysa Myrelle Soares; Damião, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto traz um estudo exploratório sobre concepções de práticas docentes no ensino de Física de professores brasileiros e portugueses em efetiva regência de classe, em escolas públicas da educação básica em São Luís (Maranhão, Brasil) e em Coimbra (Portugal). As concepções foram formalizadas a partir de entrevistas com esses professores e analisadas segundo noções da Análise de Discurso de origem francesa, considerando as condições desses professores para identificar aspectos que, por terem as implicações desejadas para a aprendizagem de seus alunos, consideram importantes no momento do planejamento de suas aulas. Os resultados das análises destacam que os discursos dos professores portugueses e brasileiros manifestam tendências ao uso de referenciais metodológicos de ensino, sem restrições a possibilidades de diferentes abordagens pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This is an exploratory study on the conceptions of teaching practices in the teaching of Physics of Brazilian and Portuguese teachers in regency of classroom, in public basic education schools in São Luís (Maranhão, Brazil) and Coimbra (Portugal). The concepts were formalized from interviews with these teachers and analyzed using notions of Discourse Analysis of French origin, considering the conditions for these teachers identify aspects they consider important when planning their lessons, assuming the desired implications for the learning of their students. The results of the analyzes point out that the speech of Portuguese and Brazilian teachers manifest tendencies to reference teaching methods without restricting the possibilities of different pedagogical approaches.
  • Contributions of Ethnography for understanding the training process of In-service Physics teachers Articles

    Vargas, Liliana Tarazona; Candela, Antonia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Se presentan resultados de un estudio etnográfico sobre la participación de dos profesores de física en servicio en uno de los seminarios de la maestría que cursan en Docencia de las Ciencias Naturales en la Universidad Pedagógica Nacional (UPN) en Bogotá, Colombia. Se analiza cómo ambos profesores junto con una asesora planean, implementan y narran los resultados de una propuesta didáctica dirigida a estudiantes de secundaria. A partir del análisis etnográfico se evidencian elementos para reflexionar la formación continua docente: la multiplicidad de significados contenidos en las prácticas y supuestos compartidos por los docentes, el trabajo conjunto entre docentes para la explicitación, confrontación y negociación de tales significados, el compromiso docente con los desarrollos de sus estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the results of an ethnographic study of two in-service physics teachers' participation in a seminar of the master's degree program on teaching science they are studying at the National Pedagogical University (UPN in Spanish) in Bogotá, Colombia. In it the two teachers work with an advisor to plan, implement and report the results of an educational proposal aimed at secondary school students. The ethnographic analysis yields elements for reflecting on continuing teacher education: the multiple meanings contained in the teachers' practices and shared assumptions; the work undertaken jointly between the teachers to explain, confront and negotiate these meanings; and the teachers' commitment to their students' development.
  • A exigência conceitual na prática pedagógica de dois professores de Química que ensinam Química e Física Articles

    Souza, Rosilene Ventura de; Santos, Bruno Ferreira dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os níveis de exigência conceitual da prática pedagógica de dois professores que lecionam Química e Física no Ensino Médio regular. Esses professores são formados em Química, mas também ensinam Física, uma prática comum nas escolas públicas brasileiras, relacionada com o déficit de professores de Ciências. A pesquisa foi realizada em duas escolas urbanas e envolveu a observação participante em sala de aula. Para a coleta de dados, utilizamos gravadores de áudio, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Nossa pesquisa está subordinada à teoria do discurso pedagógico de Basil Bernstein e à noção de exigência conceitual proposta por Ana Maria Morais e seus colaboradores. Nossos resultados apontam que as práticas pedagógicas de tais professores apresentam uma baixa exigência conceitual nas duas disciplinas que lecionam, sendo a formação inicial e o nível socioeconômico dos estudantes fatores que contribuem para essa característica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents research on the levels of conceptual demand of the pedagogical practice of two teachers who teach Chemistry and Physics in secondary schools. These teachers were trained in Chemistry, but also teach Physics, a common practice in Brazilian public schools related to the shortage of Science teachers. Our research is based on Basil Bernstein's theory of pedagogical discourse and on the notion of conceptual demand proposed by Ana Maria Morais and collaborators. The research was carried out in two urban schools in Jequié, Bahia, Brazil, and involved participant observation in the classroom. For the data collection we used audio recorders, field notebooks and semi-structured interviews. Our results point out that the pedagogical practices of these teachers show a low conceptual demand in the two subjects they teach, being influenced by their teacher training and the social economic background of the students are factors that contribute to this feature.
  • Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada Articles

    Leite, Fabiane de Andrade; Zanon, Lenir Basso

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study presents the development of the teachers' collective of thought in the area of Natural Sciences in a training program from the perspective of emancipatory action research. With the aim to analyze the meanings expressed by the teachers of the area about the concept of autonomy, the research was delineated in a formative context in which two styles of thinking were identified: a conservative, who expresses a sense of one-sided autonomy; and another transformer, in which autonomy is understood as a shared process. The analyzed styles of thought constitute important propellers of formative movements based on the dialectical perspective that assists in the qualification of the formation processes in the area.
  • Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema "Energia": discussões numa perspectiva de Educação Ambiental Articles

    Galvão, Idmaura Calderaro Martins; Spazziani, Maria de Lourdes; Monteiro, Isabel Cristina de Castro

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo apresenta uma análise de argumentações produzidas por alunos acerca do tema "Energia: produção, usos e impactos ambientais", com o objetivo de contribuir para os estudos sobre a temática Educação Ambiental no Ensino Básico. Os conceitos teóricos que embasam nosso estudo estão relacionados ao processo de interações sociais, na perspectiva vigotskiana, e à produção de argumentos, a partir do padrão de Toulmin. Os dados apresentados nessa pesquisa foram coletados com alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física, de uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo traz evidências de que o trabalho em sala de aula promove um ambiente facilitador para o surgimento de argumentações válidas, e favorece a implementação do processo de Educação Ambiental com o enfoque crítico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents an analysis of arguments produced by students about the theme "Energy: production, uses and environmental impacts", with the aim of contributing to the studies on the theme Environmental Education in Basic Education. The theoretical concepts that underlie our study are related to the process of social interactions, in the Vigotskian perspective, and to the production of arguments, from the standard of Toulmin. The data presented in this research were collected with students of the first grade of the High School in the discipline of Physics of a public school in the State of São Paulo. The study provides evidence that classroom work promotes an enabling environment for the emergence of valid arguments, and favors the implementation of the Environmental Education process with the critical approach.
  • Enfoques de enseñanza y enfoques de aprendizaje: perspectivas teóricas promisorias para el desarrollo de investigaciones en educación en ciencias Articles

    Soler, Manuel Guillermo; Cárdenas, Fidel Antonio; Hernández-Pina, Fuensanta

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los desarrollos teóricos acerca de los enfoques de enseñanza y de aprendizaje surgieron de los trabajos pioneros de Marton y Säaljö en Gotemburgo, Entwistle, Hounsell y Ramsden en Edimburgo y Biggs y Trigwell en Australia. El artículo aborda como aspectos centrales el origen de estos constructos, algunas de sus relaciones, una descripción de cada enfoque y un análisis de potencialidades para orientar investigaciones en educación y para buscar estrategias de enseñanza de las ciencias en general y de la química en particular. Para el desarrollo de investigaciones se utilizan los cuestionarios de procesos de enseñanza y de aprendizaje mientras que para la enseñanza se analizan estrategias centradas en el profesor, centradas en la interacción profesor/estudiante y centradas en el estudiante. Finalmente, debido a que los enfoques de enseñanza y de aprendizaje ofrecen potenciales beneficios para la educación en ciencias, se estimula a los docentes a investigar en este campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The theoretical developments about teaching and learning approaches emerged from the pioneering work of Marton and Saljo in Gothenburg, Entwistle, Hounsell and Ramsden in Edinburgh and Biggs and Trigwell in Australia. This article addresses as central aspects: the origin of these constructs in the context of the above mentioned groups, some of their relationships, a description of each approach and an analysis of potential to guide research in science education and to look for strategies for better teaching in science in general and in particular chemistry. In order to develop research studies, some questionnaires of the teaching and learning processes were used, while for teaching, strategies, it was necessary to analyze teacher-centered strategies, teacher/student interaction and students´ interaction. Finally, teachers are encouraged to research in this field, due to the fact that teaching and learning approaches offer potential benefits for science education.
  • O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão Articles

    Martins, Reane Fonseca; Moro, Luciana; Mortimer, Eduardo Fleury

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo desse artigo é identificar e quantificar se os professores materializam o elo que a Patologia Geral representa entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes, e se eles reconhecem esse feito. Usamos um referencial teórico-metodológico que analisa relações pedagógicas (RP) para avaliar aulas de cinco professores de Patologia Geral de uma universidade pública federal. Para tanto, escolhemos aulas gravadas em vídeo, cuja sequência didática foi a de neoplasia. Adicionalmente, fizemos entrevistas semiestruturadas com os cinco professores. Observamos que os professores efetuam as RPs idiossincraticamente. As RPs macro e os exemplos contextualizados na profissão, que evidenciam a materialização do elo, ocorrem em menor número que as demais relações pedagógicas. Concluímos que, como as RPs que efetivam o elo ocorrem em menor frequência, justifica-se, em parte, o desinteresse de alguns estudantes nas aulas de Patologia Geral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this article is to verify and quantify if the professors materialize the link that General Pathology represents between the basic and professional disciplines and if they recognize this achievement. We are based in a theoretical framework analyzing pedagogical link-making (PLM) developed in classes of five professors of General Pathology from a Brazilian Federal University. To do this, we chose classes recorded in video, whose didactic sequence was based on neoplasia. We also did a semi-structured interview with five professors. We observed that the professors do PLM idiosyncratically. The Meso and Micro PLM were more emphasized by the professors and as the macro professionals were under represented, we conclude this may partially influence the academics' lack of interest in the discipline.
  • Concepciones sobre enseñanza y aprendizaje de las Ciencias Naturales de educadoras de párvulos en formación en Chile y sus relaciones con modelos de racionalidad científica Articles

    Orellana-Sepúlveda, Carolina; Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Páez-Cornejo, Rodrigo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Desde un posicionamiento praxeológico, las concepciones sobre enseñanza y aprendizaje cobran un rol importante en la puesta en práctica del currículum prescrito y en la configuración de las experiencias de aprendizaje en el aula. Este trabajo tiene por objetivo identificar y caracterizar concepciones sobre enseñanza y aprendizaje de las ciencias naturales en Educadoras de Párvulos en formación al inicio de un curso de Didáctica de las Ciencias Naturales. Los resultados indican que existe una coexistencia entre posiciones cercanas a modelos con rasgos de un racionalismo fuerte, radical, y nociones sobre la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias de tipo tradicional-dogmática con características de un racionalismo moderado y una noción constructivista respecto al aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: From a praxeological position, conceptions about teaching and learning take an important role in the implementation of the prescribed curriculum and in the configuration of learning experiences in the classroom. The objective of this work is to identify and characterize conceptions about teaching and learning of the natural sciences in early childhood educators in training at the beginning of a course in the Didactics of Natural Sciences. The results indicate that there is a coexistence between positions close to models with traits having a strong, radical rationalism, and notions about the teaching and learning of traditional-dogmatic-type sciences with characteristics of a moderate rationalism and a constructivist notion with respect to learning.
  • O caráter híbrido dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos Articles

    Souza, Pedro Henrique Ribeiro de; Rocha, Marcelo Borges

    Resumo em Português:

    Resumo: Textos de Divulgação científica (DC) são utilizados no ensino de Ciências para contextualizar o conteúdo escolar, auxiliando no processo de alfabetização científica e tecnológica. Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia podem inserir esses textos, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou 60 textos de DC em sete LDs de Biologia para o ensino médio, verificando que a maioria sofreu processos de reelaboração discursiva, em especial de eliminação, e alteração no sentido das imagens. Compreende-se que os textos inseridos apresentam caráter híbrido, apresentando características didáticas e de DC, pois os autores dos LDs não os transformam em textos didáticos. Conclui-se que é imprescindível a leitura desses textos pelos professores para identificar o grau de comprometimento da visão de natureza da ciência após a inserção no LD e discutir isso com os estudantes em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Popular Science texts used in Science teaching contextualize the school content and assist in scientific and technological literacy. Science and Biology textbooks insert these texts, selected to diversify their sources of information. This work analyzed 60 Popular Science texts in seven High School Biology textbooks; most of them suffered processes of discursive re-elaboration, especially of elimination, and alteration in the direction of the images. We showed that the inserted texts present a hybrid feature, presenting didactic and Popular Science elements, since the authors of the textbooks do not transform them into didactic texts. We concluded that it is essential that the teachers read these texts to identify the degree of impairment of the vision of nature of science occurs after insertion in the textbook and discuss this with the students in the classroom.
  • A utilização da noção de relação ao saber (rapport au savoir) no contexto do Ensino de Matemática: mapeamento inicial de referências bibliográficas Articles

    Cavalcanti, José Dilson Beserra; Lima, Anna Paula Avelar Brito

    Resumo em Português:

    Resumo: Esse artigo apresenta um esboço do cenário da produção científica acerca da noção de relação ao saber no contexto específico do Ensino de Matemática. A natureza do estudo foi exploratória e a metodologia utilizada foi o mapeamento em pesquisa educacional. De um total de 241 referências bibliográficas repertoriadas no mapeamento geral, 68 referências estão vinculadas ao contexto do Ensino de Matemática, o que corresponde a 28%. Como resultado principal, destacamos um mapa inicial com as descrições de quem utilizou a noção em teses e dissertações; quem foram os orientadores e quais foram os programas de pós-graduação nos quais estas produções foram desenvolvidas; quem foram os autores que publicaram artigos científicos e em quais periódicos. Acreditamos, por fim, que tais informações podem ser utilizadas como coordenadas relevantes para aqueles que pretendem estudar e utilizar a noção de relação ao saber em suas investigações no contexto do Ensino de Matemática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents an initial sketch of the scientific production scenario about the notion of relation to the knowledge in the particular context of Mathematics Teaching. The nature of the study was exploratory, and the methodology used was the mapping in educational research. In the general mapping, 241 bibliographical references were cataloged. Of this total, 68 references are linked to the context of Mathematics Teaching, which corresponds to 28%. As a main result, we highlight an initial map with the descriptions of those who used the notion in thesis and dissertations, who were the advisors and the graduate programs in which these productions were developed, who were the authors who published scientific articles and in which journals. We believe, finally, that such information can be used as relevant coordinates to those who intend to study and use the notion of relation to knowledge in their investigations in the context of Mathematics Teaching.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br