Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 7, Número: 1, Publicado: 2005
  • Editorial

  • Jules Laforgue: a descultura de Os lamentos

    Dessons, Gérard

    Resumo em Português:

    Quando Laforgue edita Os lamentos, em 1885, o lamento é uma forma ultrapassada. Esse gesto editorial pode parecer paradoxal da parte de um escritor que desejava ser original a qualquer preço. Na realidade, Laforgue persegue um objetivo diferente da mera imitação de uma forma artística obsoleta. Ele se serve do lamento, gênero popular por excelência, como modelo teórico e poético para repensar o valor da noção de "popular", que aparece, então, como a própria condição do moderno, manifesta no poema por um fraseado diferente, que não repousa nem no verso métrico nem no verso livre.

    Resumo em Francês:

    Lorsque Jules Laforgue édite ses Complaintes, en 1885, la complainte est une forme dépassée. Ce geste éditorial peut sembler paradoxal de la part d'un écrivain qui souhaitait faire de l'original à tout prix. En réalité, Laforgue poursuit un autre but que la simple imitation d'une forme artistique obsolète. Il se sert de la complainte, genre populaire par excellence, comme modèle théorique et poétique pour repenser la valeur de la notion de "populaire", qui apparaît alors comme la condition même du moderne. Cette condition se manifeste, dans le poème, par un phrasé différent, ne reposant ni sur le vers métrique, ni sur le vers libre.

    Resumo em Inglês:

    When Laforgue publishes his Laments in 1885, the lament is an outdated form. This editorial gesture may seem paradoxical for an author who intended to be original at all costs. But in fact Laforgue is after a different target than just imitating an obsolete artistic form. He uses the lament, a typical popular genre, as theoretical and poetical model to reconsider the value of the notion of the "popular", which thus appears as the very condition of the modern, manifested in the poem by means of a different phrasing that does not rely on the metrical line, nor on free verse.
  • A filosofia enquanto crítica literária: o Baudelaire de Benjamin, e vice-versa

    Oliveira, Bernardo Barros Coelho de

    Resumo em Português:

    Análise de alguns aspectos do ensaio "A Paris do Segundo Império em Baudelaire", de Walter Benjamin, aproximando-o de postulações sobre a crítica literária, oriundas de sua tese sobre Friedrich Schlegel, O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Busca-se mostrar, no trabalho de maturidade sobre o poeta francês, o desdobramento e a culminância de posições formuladas por Benjamin em sua primeira tese, a fim de expor o que se crê ser a concepção benjaminiana de filosofia como atividade crítica, ou seja, potenciação de um jogo reflexivo instaurado pela obra de arte.

    Resumo em Francês:

    Analyse de quelques aspects de l'essai "Paris au Second Empire chez Baudelaire", de Walter Benjamin, les rapportant à des postulations à propos de la critique littéraire provenant de sa thèse sur Friedrich Schlegel, Le concept de critique de l'art dans romantisme allemand. Nous essayerons de montrer, dans le travail de maturité sur le poète français, le déploiement et la culmination de positions formulées par Benjamin dans sa première thèse, pour faire l'exposé de ce que nous prenons pour la conception benjaminienne de la philosophie en tant qu'activité critique, c'est-à-dire la mise en acte d'un jeu de réflexions instauré par l'oeuvre d'art

    Resumo em Inglês:

    Analysis of some aspects of the essay "Paris of the Second Empire in Baudelaire", by Walter Benjamin, bringing it close to some postulations on literary criticism that have their origin in his thesis on Friedrich Schlegel, The concept of art in the German Romanticism. It is our aim to show, in his late work about the French poet, the unfolding and culmination of positions formulated in his first thesis, in order to reveal what we believe to be the Benjaminian concept of Philosophy as a critical activity, that is, the strengthening of a reflexive game initiated by the work of art.
  • Charles Baudelaire e a arte da memória

    Nascimento, Roberta Andrade do

    Resumo em Português:

    Análise da noção de memória do presente - dimensão dialética - desenvolvida por Charles Baudelaire em seus textos críticos e poéticos a partir da articulação de um duplo regime temporal que permite pensar a obra de arte como um objeto policrônico. À luz de teóricos como Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin, pretende-se examinar como as noções de crítica, anacronismo, alegoria, imagem, ruína, origem e tempo presente dialogam e interagem para constituir núcleos de reflexão.

    Resumo em Francês:

    Analyse de la notion de mémoire du présent - dimension dialectique - développée par Charles Baudelaire dans ses textes critiques et poétiques à partir de l'articulation d'un régime temporel double qui permet de voir l'oeuvre d'art comme un objet polichronique. À la lumière de théoriciens comme Georges Didi-Huberman et Walter Benjamin, on a l'intention d'examiner comment les notions de critique, d'anachronisme, d'alégorie, d'image, de ruine, d'origine et de temps présent dialoguent et interagissent pour constituer des noyaux de réflexion.

    Resumo em Inglês:

    Analysis of the concept of memory of the present - dialectical dimension - developed by Charles Baudelaire in his critical and poetical texts by means of the articulation of a double time regime, which enables the compreension of a work of art as an object that entails different times. In the light of some authors, such as Georges Didi-Huberman and Walter Benjamin, the aim of this article is to analyse how the notions of critics, anachronism, allegory, image, ruin, origin and present time interact in order to create reflection nuclei.
  • Lição crítica: Roland Barthes e a semiologia do impasse

    Silva, Marcio Renato Pinheiro da

    Resumo em Português:

    Compreendendo por semiologia a ciência que se dedica ao estudo da significação no seio da vida social, este artigo desenvolve, em um primeiro momento, uma possível função social de tal ciência, de acordo com Roland Barthes. Em seguida, considera a hipótese, segundo a qual a conjunção dessa função com o estudo sistemático da significação acena para um impasse da semiologia, o qual é tanto previsto quanto lido criticamente por Barthes.

    Resumo em Francês:

    Entendant que la sémiologie est la science qui étudie la signification au cœur de la vie sociale, on réfléchit sur une possible fonction sociale de la sémiologie d'après le travail de Roland Barthes. Ensuite, on considère l'hypothèse selon laquelle le lien de cette fonction avec l'étude systématique de la signification fait signe à une impasse de la sémiologie. Celle-ci, Roland Barthes la prévoit aussi bien qu'il la lit de façon critique.

    Resumo em Inglês:

    Considering that semiology is the science which studies the signification at society, this paper investigates, firstly, a probable social function of such a science, mainly, according to Roland Barthes' work. Secondly, it is considered that the link between this function and the systematic study of signification checkmates semiology, what Roland Barthes itself realizes, dealing with it critically.
  • The turn of the screw: sobre Henry James, William James, cérebros e fantasmas

    Gutman, Guilherme

    Resumo em Português:

    A novela The turn of the screw de Henry James foi objeto de intensa atividade de crítica literária. Ao longo de cerca de um século, dois grandes grupos interpretativos se tornaram referência obrigatória sobre o assunto. O primeiro deles é composto, grosso modo, de resenhas, artigos e livros que inserem a novela na linha da narrativa fantástica; já o segundo grupo interpretativo pode ser nomeado de psicologizante, ao sugerir que The turn of the screw não é uma estória de fantasmas, mas o estudo em ficção de um caso de adoecimento psíquico. Nessa linha de debates, o autor procura introduzir uma terceira via interpretativa que se fundamenta em alguns aspectos técnicos da obra teórica de William James, irmão de Henry.

    Resumo em Francês:

    La nouvelle de Henry James, The turn of the screw, a été l'objet d'une activité intense de critique littéraire. Tout au long d'un siècle, deux groupes d'interprétation sont devenus une référence obligatoire en ce que la concerne. Le premier étant composé, grosso modo, de compte-rendus, d'articles et de livres qui proposent l'insertion de cette nouvelle dans la catégorie du fantastique; le second, qui pourrait être conçu comme psychologisant, propose à son tour de voir, non plus une histoire de fantômes, mais l'étude d'un cas de maladie psychique. L'auteur de cette étude cherchera à introduire une troisième voie d'interprétation, décelant dans le corpus textuel quelques aspects techniques de l'oeuvre théorique de William James, frère de Henry.

    Resumo em Inglês:

    The Henry James's short story The turn of the screw was object of full criticism activity. Along nearly a century, two major interpretative groups become an obligatory reference. One of the groups, composed of reports, papers and books, inserts Jame's short story in the fantastic narrative line; the second interpretative group is caracterized by psychological emphasis, suggesting that The turn of the screw isn't a ghost story, but a study in ficction of psychical suffer. In that line of discussions, the author looks to introduce a third way of interpretation well-grounded by some technical elements of William James's works, brother of Henry.
  • Nelson Rodrigues e o Rio de Janeiro: memórias de um passional

    Dias, Ângela Maria

    Resumo em Português:

    A crônica de Nelson Rodrigues, ao ser escrita do ponto de vista do homem comum - no diapasão do "pobre-diabo de um terno só" -, propicia a fundação de uma voz fronteiriça, entre o banal e o singular, e realiza a profissão de fé antiintelectualista e anti-retórica, característica da obra em suas diversas modalidades. A cidade do Rio de Janeiro, vitrine do Brasil durante as décadas de 1960 e 1970, constitui o protagonista do texto e opera a linguagem de modo a recriar seus espaços. O artista desdobra a sua imaginação totalizante em opostas e simétricas dimensões, a pornográfica e a mística, ou a do erotômano e a do "convertido". A dramatização pública do "reacionário" constitui, então, a resposta ritualística e sacrificial ao "revolucionário de esquerda" dos anos 1960, na prática renovada das formas totalizantes de pensamento.

    Resumo em Espanhol:

    La crónica de Nelson Rodrigues, escrita del punto de vista del hombre común - en el disyuntiva del "pobre-hombre de traje único" - propicia la fundación de una voz fronteriza, entre lo banal y lo singular, y realiza la profesión de fé antiintelectualista y antirretórica, característica de la obra, en sus diversas modalidades. Rio de Janeiro, ciudad escaparate de Brasil durante las décadas de los 60 y 70, constituye el protagonista del texto y opera el lenguaje de modo a recriar sus espacios. El artista desdobla su imaginación totalizante en opuestas y simétricas dimensiones, la pornográfica y la mística, o la del erotómano y la del "convertido". La dramatización pública del "reacccionario" constituye, entonces, la respuesta del ritual y del sacrifício al "revolucionario de izquierda" de los años 60, en la práctica renovada de las formas totalizantes de pensamiento.

    Resumo em Inglês:

    Written from the point of view of the common man, Nelson Rodrigues' chronicle founds a bordering voice between the trivial and the singular and realizes an antiintellectualistic profession of faith. The city of Rio de Janeiro, the most well-known Brazilian landscape during the sixties and seventies, works as the protagonist in every Nelson Rodrigues text and the use of language is intended to recreate its sites. The artist unfolds his totalizing imagination in symmetrical and opposite dimensions: the pornographical and the mystical. In a renewed praxis of the totalizing thoughts, the reactionary's dramatization in Brazilian public sphere of the sixties constitutes a ritualistic response to the idealizations of the leftist revolutionary, a common figure on that period.
  • Sou, então, pintura: em torno de auto-retratos de Iberê Camargo

    Teixeira, Lucia

    Resumo em Português:

    O artigo analisa auto-retratos de Iberê Camargo, fixando-se especialmente nos auto-retratos de 1943 e de 1984, em que a questão do tempo se manifesta tanto na cronologia que diferencia as duas concepções de pintura quanto na gestualidade que marca o ritmo e o andamento como categorias enunciativas da pintura. Se no auto-retrato de 1943 o ritmo é suave, quase etéreo, criando efeitos de harmonia e integração, no quadro de 1984 a gestualidade brusca acelera e confunde o tempo da pintura, conferindo-lhe um andamento veloz e um efeito de inacabamento e imperfeição. É a inscrição do tempo na matéria pictórica que transforma a representação, alterando assim a relação intersubjetiva entre observador e pintor.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza autorretratos de Iberê Camargo, en particular los autorretratos de 1943 y de 1984. El tema del tiempo se manifiesta tanto en la cronología que diferencia dos concepciones de pintura como en la gestualidad que marca el ritmo y el desarrollo como categorías enunciativas de la pintura. Mientras que en el autorretrato de 1943 el ritmo es suave, casi etéreo, creando efectos de armonía e integración, en el cuadro de 1984 la gestualidad brusca acelera y confunde el tiempo de la pintura, resultando en un desarrollo veloz y en un efecto inacabado de imperfección. La inscripción del tiempo en la matéria prictórica transforma la representación y altera de esta forma la relación intersubjetiva entre observador y pintor.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyses Iberê Camargo's self-portraits, in particular his 1943 and 1984 paintings, in which the issue of time manifests itself both in the chronology which distinguishes the two conceptions of painting and in action which marks the rhythm and pace as enunciative categories of painting. In the self-portrait of 1943 the rhythm is soft, almost ethereal; in the 1984 painting, the abrupt action accelerates and disarrays the time of the painting, resulting in a fast pace and an effect of unfinishness and imperfection. It is the inscription of time in the pictorial matter which transforms representation, altering, in this way, the intersubjective relationship between the painter and the observer.
  • Cartogramas: ficção angolana e o reforço de espaços e paisagens culturais

    Padilha, Laura

    Resumo em Português:

    O artigo propõe a forma de projeção gráfica do cartograma para por ela pensar a ficção angolana produzida nos anos 1990 e no início do século XXI. Considerando ser o cartograma uma forma de, por imagens ou traços, reforçar um tipo de fenômeno geográfico, a leitura se vale dessa imagem para privilegiar as representações das paisagens e espaços culturais angolanos, vendo-os como um processo de investimento dos ficcionistas em suas histórias locais, para, por tal investimento, reforçar a própria diferença cultural.

    Resumo em Espanhol:

    Enfocando la proyección gráfica de cartogramas postales, este artículo propone reflexionar sobre la producción ficcional de Angola a partir de los años 90 del siglo XX hasta los primeros años del XXI. Por ser el cartograma una forma de reforzar, sea con la imágen, sea con el diseño, un tipo de fenómeno geográfico, su lectura se sostiene sobre esta imagen para privilegiar representaciones de paisajes y espacios culturales angolanos, recurso éste reiterado por ficcionistas para registrar sus historias locales y para reforzar su propia diferencia cultural.

    Resumo em Inglês:

    This article elaborates on the graphic form of projection of the cartogram in order to think, through it, Angolan fiction of the 90s and the beginnings of the XXI century. Considering the cartogram as a way of highlighting by means of images or sketches a given geographical phenomenon, the reading herein proposed makes use of this image to call attention to the representation of Angolan landscapes and cultural spaces, viewing them as a process of investment on the part of fiction writers in their local histories in order to thereby emphasize their own cultural difference.
  • Eduardo Subirats Entrevista

    Carcamo, Silvia
  • Teoria crítica e indústria cultural Resenhas

    Losso, Eduardo Guerreiro Brito
  • Estéticas da crueldade Resenhas

    Soares, Angélica
  • O labirinto finissecular e as idéias do esteta Resenhas

    Gurgel, Nonato
  • A literatura francesa e a pintura: ensaios críticos Resenhas

    Mucci, Latuf Isaias
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com