Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

  • Corpos tribais e memória imemorial

    Maffesoli, Michel
  • O arquipélago imaginário do corpo virtual

    Wunenburger, Jean-Jacques

    Resumo em Português:

    Se corpo designa, em primeiro lugar, uma realidade objetiva e biológica, a nossa relação, pessoal, subjetiva e íntima com ele se desenvolve-se por meio de um conjunto de representações que o modificam, sobrecarregam-no de valores negativos ou positivos, transformam seu estado natural ou suas aparências sensíveis. Nossa experiência do corpo efetivo oscila entre um corpo real acessível ao olhar da ciência e à sua manipulação, e um corpo virtual feito de possíveis, de devaneios, de fantasias, de irrealidades que o podem esvaziar, expandir, duplicar, mascarar ou mesmo fazê-lo desaparecer. A aparição de novas técnicas de representação do corpo nos confronta com problemas novos, ligados tanto com as técnicas objetivas quanto com a relação subjetiva. Entretanto, apesar das modificações aparentes, nossa relação contemporânea com ele continua confrontada com a mesma hesitação entre uma simples experiência lúdica com um corpo do qual nunca esquecemos a fragilidade e a mortalidade, e a busca de uma verdadeira transformação ontológica, que visa a uma mudança de natureza e à sua assunção definitiva.

    Resumo em Francês:

    Si le corps désigne, tout d'abord, une réalité objective et biologique, notre relation personnelle, subjective et intime avec lui se développe aussi par le moyen d'un ensemble de représentations qui le modifient, qui lui imposent des valeurs négatives ou positives, qui transforment son état naturel ou ses apparences sensibles. Notre expérience du corps effectif bascule entre un corps réel accessible au regard de la science et à sa manipulation, et un corps virtuel fait de possibilités, de songes, de fantaisies, d'irréalités qui peuvent le vider, l'intensifier, le doubler, le masquer, et même le faire disparaître. L'apparition de nouvelles techniques de représentation du corps nous met face à de nouveaux problèmes, liés aux techniques objectives mais aussi aux relations subjectives. Cependant, malgré ces modifications apparentes, notre relation contemporaine avec le corps est toujours confrontée à la même hésitation entre une simple expérience ludique avec un corps dont on n'oublie pas la fragilité et la mortalité, et la quête d'une véritable transformation ontologique, qui vise à un changement de nature, à une assomption définitive du corps en tant que tel.

    Resumo em Inglês:

    If one may take the body to mean, first and foremost, an objective and biological reality, our personal, subjective and intimate relationship with should also be considered, as it is developed by means of a whole set of representations that modify it, overloading the body either with negative or positive representations, and transforming its natural state or sensible appearance. Our experience of the effective body oscillates between a real one visible to the scientific gaze and prone to be manipulated by it, and a virtual body made of possibilities, daydreaming, fantasies and irrealities, which may empty out, expand, double, disguise or even extinguish it. The emergence of new representational techniques poses new problems to us, which refer to both objective techniques and subjective relationships. Nonetheless, for all apparent modifications, our contemporary relationship with our bodies is still characterized by the same hesitancy between a simple, playful experience of a body whose frailty and mortality cannot be forgotten, and the search for a truly ontological transformation aiming at a change of nature and a definitive a definitive assumption of the body.
  • A concepção de "movimento" em Lettres portugaises: novo momento na representação da subjetividade ocidental

    Barros, André Luiz

    Resumo em Português:

    Investigação sobre o uso da palavra mouvement (movimento) no romance Lettres portugaises (1669). A análise das incidências do termo (uma vez em cada uma das cinco cartas) ajuda a flagrar um momento da formação de uma nova concepção da subjetividade no Ocidente. Sentidos de mouvement são cotejados aos significados aristotélico, estóico e medieval de "paixão" (pathos) (Auerbach). Verbetes de mouvement e émotion de duas edições do Dicctionnaire de l'Académie françoise (1694-1740) ajudam a alargar a compreensão da semântica de mouvement - e de émotion, como sua derivada - no romance setecentista, de modo a esclarecer modos de constituição da narrativa das variações íntimas em nossa cultura.

    Resumo em Francês:

    Investigation sur l'emploi du mot mouvement dans le roman Lettres portugaises (1669). L'analyse de l'usage du mot (une fois dans chacune des cinq lettres) aide à décrire un moment de la formation d'une nouvelle conception de la subjectivité en Occident. Les sens de mouvement sont comparés aux significations aristotélicienne, stoïque et médiévale de passion (pathos) (Auerbach). Les articles de mouvement et émotion dans deux éditions du Dictionnaire de l'Académie françoise (1694-1740) aident à élargir la compréhension de la sémantique de mouvement - et d'émotion, qui en dérive - dans le roman du XVIIe siècle, pour éclaircir les moyens de constitution du récit des variations intimes dans notre culture.

    Resumo em Inglês:

    The text is a search about the use of the word mouvement (in French) in the novel Lettres portugaises (1669). The analysis of the incidences of the word (one time in each one of the five letters) helps us to focus in a determined phase of the development of a new conception of the subjectivity in Western culture. Some senses of mouvement are compared to the Aristotelian, the Stoic and Medieval senses of "passion" (pathos) (Auerbach). Entries of mouvement and émotion in two editions of the Dicctionnaire de l'Académie françoise (1694-1740) helps us to broaden the comprehension of the semantics of mouvement - and émotion, as one of its derivatives - in the cited novel as to clarify the constitution of the narrative of the variations of intimacy in our culture.
  • Signos do corpo: Réquichot, Barthes e nós, os outros

    Mucci, Latuf Isaias

    Resumo em Português:

    Ao refletir sobre a imagem do corpo e o corpo da imagem, este ensaio promove uma leitura semiológica da análise que Roland Barthes opera em torno da obra de Bernard Réquichot: qual a imagem do corpo que, segundo o teórico de Elementos de semiologia (1965), a obra do artista dos Reliquaires (1955) estrutura? O corpo do artista fricciona-se no corpo do texto, desenhado pelo semiólogo, amador de signos.

    Resumo em Francês:

    En réfléchissant sur l'image du corps et sur le corps de l'image, cet essai réalise une lecture sémio-logique de l'analyse que Roland Barthes a effectuée au sujet de l'œuvre de Bernard Réquichot: quelle est l'image du corps que, selon le théoricien des Eléments de sémiologie (1965), la production de l'artiste des Reliquaires (1955) structure? Le corps de l'artiste joue dans le corps du texte, dessiné par le sémiologue, amateur de signes.

    Resumo em Inglês:

    Studying the image of the body and the body of image, this essay does a semiological reading of the Roland Barthes's analysis of Bernard Réquichot's works: which is the image of body that, according to the author of Eléments de sémiologie (1965), the work of the artist of the Reliquaires (1955) structures? The artist's body plays in the body of the text, drawned by the semiologist, amateur of signs.
  • Eu não falo fluentemente nenhuma língua

    Vianna Neto, Arnaldo Rosa

    Resumo em Português:

    No contexto dos anos 1960, marcado por contestações culturais e rupturas ideológicas com paradigmas hegemônicos ocidentais, a Revolução Tranqüila do Quebec produziu profundas mudanças culturais, expressando contradições internas do ethos quebequense. Nesse quadro, a obra do escritor Réjean Ducharme é considerada a expressão do romance americano no Quebec. No jogo discursivo do romance Le nez qui voque, publicado em 1967, engendra-se a representação do abastardamento cultural nas Américas sob a forma de uma alegoria paródica da questão identitária do Quebec. Elaborado durante as profundas rupturas com as formas estruturais de poder, o romance articula identidade e extraterritorialidade na leitura da prática crescente de uma hibridização intercultural definida pelo nomadismo de imaginários diversos e complexos em trânsito em uma escrita também migrante. O processo inclui a territorialização do quebequense no continente americano, ou seja, a representação do referencial cultural identitário americano do quebequense e a inscrição de seu ethos no vocábulo americano.

    Resumo em Francês:

    Dans le contexte des années 1960, signalé par des contestations culturelles et des ruptures idéologiques avec des paradigmes hégémoniques occidentaux, la Révolution Tranquille au Québec a produit de profonds changements culturels, exprimant ainsi des contradictions internes de l'ethos québécois. Dans ce cadre, l'oeuvre de l'écrivain Réjean Ducharme est considérée comme l'expression du roman américain au Québec. Dans le jeu discursif de Le nez qui voque, roman publié en 1967, la représentation de la bâtardise cuturelle aux Amériques est engendrée par une sorte d'alégorie parodique de la question identitaire au Québec. Élaboré pendant les profondes ruptures avec les structures du pouvoir, le roman articule identité et extraterritorialité dans la lecture de la pratique croissante d'une hybridation interculturelle définie par le nomadisme d'imaginaires divers et complexes en circulation dans une écriture aussi migrante. Le processus inclut la territorialisation du québécois dans le continent américain, c'est-à-dire, la représentation du référentiel culturel identitaire américain du québécois et l'inscription de son ethos dans le vocable américain.

    Resumo em Inglês:

    In the 1960', a context characterized by cultural movements and ideological ruptures with hegemonic western paradigms, Quebec's Quiet Revolution produced deep cultural changes, expressing inner contradictions of the Quebecer ethos. In this panorama, Réjean Ducharme's work is considered the expression of Quebec's American novel. In Le nez qui voque's discursive play, a novel published in 1967, one engenders the representation of the cultural degeneration of Americas under a parodic allegory of Quebec's identitary question. Developed in the deep ruptures with the structural forms of power, the novel articulates identity and extraterritorialization in the reading of the growing praxis of a cultural hybridization defined by the nomadism of diverse and complex imaginary in transition in a migrant writing. The process includes the Quebecer's territorialization in the American continent, that is, the representation of the Quebecer's American identitary cultural reference and the inscription of his ethos in the Americain word.
  • Memória em desconstrução: da ditadura à pós-ditadura

    Vidal, Paloma

    Resumo em Português:

    Como se narra o horror? Como se constrói uma memória do horror? A primeira questão se desdobra na segunda, quando se passa da ditadura à pós-ditadura, conforme mostra a leitura das narrativas do escritor argentino Rodolfo Enrique Fogwill. À luz da análise de dois contos do autor, "Muchacha punk" (1979) e "La larga risa de todos estos años" (1983), examina-se a maneira como suas narrativas operam um deslocamento na noção de testemunho, a fim de narrar os horrores da ditadura, e na construção da memória, ao apontar seu caráter inevitavelmente falho. Com esses deslocamentos, Fogwill deixa à mostra as fissuras da nação e desconstrói seus mitos.

    Resumo em Espanhol:

    ¿Cómo se narra el horror? ¿Cómo se construye una memoria del horror? La primera cuestión se desdobla en la segunda cuando se pasa de la dictadura a la postdictadura, según nos muestra la lectura de los relatos del escritor argentino Rodolfo Enrique Fogwill. A través del análisis de dos cuentos del autor, "Muchacha punk" (1979) y "La larga risa de todos estos años" (1983), el artículo examina la manera en que sus relatos operan un desplazamiento con relación a la noción de testimonio, a fin de narrar los horrores de la dictadura, y también con relación a la construcción de la memoria, al señalar su carácter inevitablemente fallido. Con esos desplazamientos, Fogwill dejará a muestra las fisuras de la nación y desconstruye sus mitos.

    Resumo em Inglês:

    How do we narrate horror? How do we construct a memory of horror? The first question unfolds into the second when we go from dictatorship to postdictatorship, as we may see in the narratives of Argentine writer Rodolfo Enrique Fogwill. Through the analysis of two of the author's short stories, "Muchacha punk" (1979) and "La larga risa de todos estos años" (1983), this article examines the way in which his narratives operate a shift in relation to the notion of testimony, in order to narrate the horrors of dictatorship, as well as in relation to the construction of memory, as they point out its inevitably faulty character. With these shifts Fogwill displays the nation's fissures and deconstructs its myths.
  • Corpo, memória, cadeia: o que pode o corpo escrito?

    Kiffer, Ana

    Resumo em Português:

    Esse artigo busca re-visitar uma trajetória de estudo da obra Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos (1892-1953). Pretende-se enfocar as relações entre a literatura (palavra, linguagem e discurso) e o corpo por meio da narrativa de memórias da cadeia. Esses quatro termos se entrelaçam para tentar, com a ajuda de Graciliano Ramos, fazer-nos refletir sobre o que pode o corpo na escrita.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour but de faire une révision du trajet critique de Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos (1892-1953). On propose de concentrer le regard sur les relations entre la littérature (le mot, le langage, le discours) et le corps à travers un récit des mémoires de prison. Ces quatre termes vont s'enchaîner pour tenter, avec l'aide de l'auteur, de nous faire réfléchir sur les pouvoirs du corps dans l'écriture.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to review the complete study of a Graciliano Ramos' (1892-1953) book titled Memórias do cárcere. Its purpose is to focus the relation between literature (word, language and speech) and the body through a memory narrative of the prison. These four terms will be interlinked to try to, by Graciliano Ramos literary opus, reflect about what can a body do in literature.
  • Lembrar Escrever Esquecer Resenhas

    Durão, Fabio Akcelrud
  • Contre Saint-Proust ou la fin de la littérature Resenhas

    Mello, Celina Maria Moreira de
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com