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Per Musi, Número: 34, Publicado: 2016
  • Editorial de Per Musi n.34 Editorial

    Borém, Fausto; Rosse, Eduardo; Borburema, Débora
  • Métodos pioneiros de ensino musical no Brasil: críticas, lutas e rivalidades Artigos Científicos

    Morila, Ailton Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo No final do século XIX e início do século XX, transformações políticas e sociais marcaram o Brasil: abolição, imigração, República, reformas urbanas. Um dos motes destas reformas era a educação. A educação elevaria o Brasil à nação civilizada. Na educação, a música se apresentava como importante e até essencial. O ensino musical tornou-se preocupação de músicos e educadores. No estado de São Paulo, vários métodos foram criados. A cada método inúmeras críticas e discussões se seguiam. O objetivo deste artigo é trazer a tona alguns destes métodos pioneiros bem como as críticas, lutas e rivalidades em torno deles, que denunciam não somente uma questão educacional, mas uma luta por espaços sociais, notadamente na cultura escolar, erudita e popular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the late nineteenth and early twentieth centuries, political and social transformations marked Brazil: abolition, immigration, Republic, urban reforms. One of the themes of these reforms was education. Education would elevate Brazil to a civilized nation. In education, music was presented as important and even essential. Music teaching became a concern for musicians and educators. In São Paulo, several methods have been created. Much criticism and discussions followed every emerging method. The purpose of this article is to bring to light some of these pioneering methods as well the criticism, contests and rivalries around them which voiced not only a matter of education, but a contest for social spaces, especially in the educational, scholarly and popular culture.
  • Performance e autoetnografia em etnomusicologia histórica: diferenciando a viola e o violão Scientific Articles

    Castro, Renato Moreira Varoni de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe a combinação de performance e autoetnografia como métodos alternativos para utilizar partituras musicais referentes à viola (de cinco ordens de cordas duplas) e ao violão (de seis ordens de cordas simples) em etnomusicologia histórica. O autor executa e grava sonoramente o mesmo conjunto de canções na viola e no violão e, baseado-se na multidimensionalidade da interação instrumentista/instrumento, escreve uma autoetnografia diferenciando suas experiências em tocar ambos cordofones. Tal abordagem esforça-se para superar a dualidade corpo/mente em investigação musical acadêmica, valorizando o conhecimento vivenciado no corpo como epistemologia complementar ao conjunto de conhecimentos históricos sobre os referidos instrumentos musicais. Ademais, inclui-se o ponto de vista profissional do virtuoso violeiro Ivan Vilela que, entrevistado pelo autor, aponta diferenças ergonômicas e técnicas entre esses cordofones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes the combination of performance and autoethnography as alternative methods to make use of musical scores concerning the viola (five-course guitar) and the violão (six-course guitar) in historical ethnomusicology. The author performs and records the same set of songs on the viola and the violão, and based on the multidimensionality of the interaction performer/instrument, writes an autoethnography differentiating his experiences in playing at both chordophones. This approach strives for overcoming the duality body/mind in academic musical research and comprises the embodied knowledge that arises from experience as a complementary epistemology to the corpus of knowledge about these instruments. Moreover, it is added the professional viewpoint of the virtuoso viola player Ivan Vilela who, interviewed by the author, gives his impressions about the differences in ergonomics and playing technics between those chordophones.
  • Propostas para o ensino e a pesquisa em cursos de graduação em instrumento musical: bases para uma reformulação do bacharelado Artigos Científicos

    Zorzal, Ricieri Carlini

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho traz uma reflexão sobre a realidade dos cursos de bacharelado em instrumento musical após a implementação das políticas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Assim, são discutidas propostas de reformulação dos referidos cursos a partir da valorização do ensino e da pesquisa na formação dos bacharelandos em música. Destarte, são apresentadas conceituações e aplicabilidades das estratégias de ensino de intrumento musical para a valorização do ensino, e são apresentadas abordagens quali-quantitativas para o estudo científico da aula de instrumento para a valorização da pesquisa na formação dos bacharelandos. Por fim, sugere-se a inclusão das disciplinas Pedagogia do Instrumento Musical e Pesquisa sobre o Ensino da Performance Musical na grade curricular dos bacharelados em instrumento musical para que estes cursos dialoguem com o contexto político-educacional vigente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper observes the undergraduate courses in music instrument from the point of view of the implementation of "Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities" - REUNI, which is a policy from Brazilian's government that has been implemented since 2007. In this sense, the appreciation of both education and research in undergraduate music training are discussed by means of quali-quantitative approaches to the scientific study of music performance lessons. Thus, this work elaborates concepts and applicability for the strategies employed during the teaching of musical instruments, presenting proposals for the development of new approaches for the performance and research on the bachelor's training. Finally, there is a suggestion regarding the inclusion of two disciplines in bachelor degree's curricula in musical instrument, which are: "Pedagogy of Musical Instrument" and "Research on Musical Performance". With this, it is expected a dialogue between the undergraduate music courses with the current political and educational context.
  • Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010 Artigos Científicos

    Amui, Gustavo Araújo; Guimarães, Fernanda Albernaz do Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás, cujo objetivo foi identificar e analisar concepções que fundamentam o pensamento vigente em publicações de periódicos nacionais sobre educação musical na educação básica entre os anos de 2000 a 2010. O pensamento complexo na perspectiva de Edgar Morin e os conceitos de linguagem de Mikhail Bakhtin complementam o referencial teórico da pesquisa. Sendo assim, trazemos neste artigo dados e reflexões a partir de resultados obtidos na pesquisa, principalmente no que se refere aos referenciais teóricos dos artigos analisados. Dentre os resultados, observa-se que a área da educação musical no campo da educação básica dialoga com outras áreas e campos do conhecimento na construção de referenciais teóricos para a discussão de suas especificidades no contexto da educação básica, dados que corroboram os resultados de outras pesquisas. Constata-se que em alguns artigos, tomam-se autores da respectiva área (educação musical) como centrais em suas discussões. Observa-se, também, que as leis e os documentos normativos integram e tematizam o discurso sobre educação musical na educação básica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article bring out results of a masters' research developed in the Post Graduation Program in Music at the Universidade Federal de Goiás (Federal University of Goiás), which goal was to identify and analyze the concepts that underlie the prevailing thought in publications in national journals about music education in basic education from 2000 to 2010. The complex thinking from the perspective of Edgar Morin and the language concepts of Mikhail Bakhtin complements the theoretical referece from the research. Therefore, we bring in this article data and reflections from the results obtained in the research, with focus on the theoretical references from the analyzed articles. Among the results, it is observed that the area of music education in the field of basic education interacts with other areas and fields of knowledge in the construction of theoretical references for the discussion of its particularities in the context of basic education, data that corroborates to the results of other researches. It is noted that in some aticles, authors from specific area (musical education) are taken as central in their discussions. It is also noted, that laws and regulatory documents compose and thematize the speech about musical education in basic education.
  • A Canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa Artigos Científicos

    Mendonça, Joêzer de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo examina uma seleção de cânticos protestantes socialmente engajados produzidos nos anos 1970, período em que a polarização cultural-ideológica entre "alienados" e "engajados" existente no circuito da música popular brasileira repercutiu na esfera da música cristã brasileira. O objetivo é averiguar os componentes de nacionalismo musical e engajamento social desses cânticos protestantes e também analisar como essas canções expressavam uma idealização do futuro, "o dia que virá" prognosticado tanto pelas canções de protesto seculares como também pelos cânticos protestantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper examines a selection of socially engaged Protestant songs of the 1970s, when the cultural-ideological polarization between "alienated" and "engaged" in the sphere of Brazilian popular music reverberated in the realm of Brazilian Christian music. Our goal is to examine the components of musical nationalism and political and social engagement of those Protestant songs, and also to analyze how those songs expressed an idealization of the future, "the days to come" predicted both by secular protest songs and Protestant hymns.
  • Música, religião e produção social de espaço em uma cidade operária - o caso da igreja da pastora Ana Lúcia em Belford Roxo, Rio de Janeiro Artigos Científicos

    Neder, Álvaro; Barros, Daniel; França, Daniela; Matos, Maria Clara de; Flora, Mauricio; Sued, Priscilla; Caetano, Rodrigo; Kopp, Rui Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo A música utilizada em denominações religiosas neopentecostais está passando por diversas transformações na atualidade, deixando ver fissuras e heterogeneidades no que comumente se pensa ser um conjunto doutrinário relativamente coeso em torno de certos pressupostos tidos como indiscutíveis. Sustentamos aqui que a euforia em torno de um gênero musical surgido recentemente em certas igrejas neopentecostais, conhecido como "corinho de fogo" - aqui estudado em uma das primeiras abordagens na literatura acadêmica, senão a primeira -, representa uma tendência de grande propagação entre os fiéis dessas igrejas, e que envolve inclusive questionamentos à exclusão racial e desigualdade de classe. Como evidência, apresentamos o caso da igreja dirigida pela pastora Ana Lúcia. Localizada na cidade de Belford Roxo (Baixada Fluminense, RJ), em região de extrema pobreza, a igreja atrai principalmente fiéis de famílias de baixa renda, predominantemente de raça negra. Nos cultos da pastora, uma exuberante corporalidade negra se alia a uma música fortemente percussiva que é, juntamente com a dança, bastante evocativa dos rituais religiosos afro-brasileiros. Justamente por isso, a igreja, a pastora e seus fiéis e colaboradores sofrem críticas violentas, sem se deixar intimidar por isso, de fiéis e pastores de outras vertentes protestantes. Os resultados desta pesquisa evidenciam um caso específico de uma nova tendência entre as denominações neopentecostais, que vem acirrando de maneira verificável a heterogeneidade existente entre estas denominações, possibilitando que seus fiéis questionem fundamentos doutrinários em favor de lutas sociais e culturais que consideram urgentes. A agência coletiva de fiéis, músicos e pastores constituiu a igreja da pastora Ana Lúcia em um território social produzido ativa e afirmativamente como resposta e desafio à exclusão e preconceito, no qual a música é parte fundamental. A partir deste espaço musical e religioso, esse coletivo luta simbolicamente pelos direitos de inclusão e cidadania, e pelo respeito por suas crenças e práticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The music used in neo-Pentecostal denominations is undergoing several transformations today, revealing cracks and heterogeneities that contradict what is commonly thought to be a relatively cohesive doctrinal set around certain assumptions regarded as indisputable. We argue here that the euphoria around a musical genre that emerged recently in certain neo-Pentecostal churches, known as "corinho de fogo" - here studied in one of the first approaches in the academic literature, if not the first - represents a trend of large spread between the faithful of these churches, and includes issues of racial exclusion and class inequality. As evidence, we present the case of the church led by Pastor Ana Lucia. Located in the city of Belford Roxo (in the Baixada Fluminense, a metropolitan area of Rio de Janeiro), in a region of extreme poverty, the church attracts mostly low-income, predominantly black families. In the services of the pastor, an exuberant black corporeality is placed together with a heavily percussive music that is, along with the dance, very evocative of African-Brazilian religious rituals. Because of such practices, the pastor, the church members and collaborators, however unwavering, endure violent criticism from members and pastors of other churches. Thus, our results show a specific case of a new trend among the neo-Pentecostal denominations, which is intensifying the heterogeneity within these denominations, allowing the faithful to question doctrinal foundations in favor of social and cultural struggles they consider urgent. The collective agency of the church members, musicians and pastors constituted the temple of pastor Ana Lucia's into a social territory produced actively and positively in response and challenge to the exclusion and prejudice, of which music is a fundamental part. From this musical and religious space, this collective symbolically fights for the rights of inclusion and citizenship, and for respect for their beliefs and practices.
  • A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo Artigos Científicos

    Ernica, Mauricio; Molina, Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara Nunes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article introduces an approach to popular song that combines socio-historic analysis - which discusses the relationship between the work and its social environment - with the musical-linguistic-discursive aspects of its inner structure. It also seeks to identify and analyse the elements responsible for the production of musical aesthetic responses. Firstly, the work introduces a series of theoretical frames of reference based on the works of Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom and Godfried Toussaint. Secondly, we will analyse a particular case: the samba Portela na avenida by Mauro Duarte and Paulo César Pinheiro, popularized in recording by Clara Nunes.
  • Música popular urbana e fronteiras em Mato Grosso do Sul no livro de Álvaro Neder Seção De Resenhas

    Higa, Evandro

    Resumo em Português:

    Resumo Resenha do livro NEDER, Álvaro. Enquanto este novo trem atravessa o litoral central: música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: Mauad, 2014. 340 p. R$ 60,00.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Book review of Álvaro Neder's Enquanto este novo trem atravessa o litoral central: música popular urbana, latino-americanismo e conflitos sobre modernização em Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: Mauad, 2014. 340 p. R$ 60,00.
  • O Conhecimento profissional na formação do professor de música Seção De Resenhas

    Madeira, Ana Ester Correia

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentação do livro Professional Knowledge in Music Teacher Education. Este é o primeiro livro que trata do conhecimento profissional do professor de música. Reúne 13 capítulos organizados em três partes com diferentes finalidades, os quais são escritos por autores de diversos países. Eles apresentam as muitas formas de definir o termo "conhecimento profissional" no ensino de música, sua importância para a formação do educador musical, sua aplicação nas pesquisas realizadas na área e, também, o cruzamento de todas as informações de forma a destacar suas implicações para a prática docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Book review of Professional Knowledge in Music Teacher Education. This is the first book that discusses professional knowledge in music teacher education. The book contains 13 chapters written by authors from different countries, organized into three parts with different purposes. They present the many ways of defining the term "professional knowledge" in music education, its importance for music teaching education, its application in the studies of the area, and also the crosschecking of all information in the book in order to highlight its implications for teaching practice.
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