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Educação e Pesquisa, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2003
  • Documento sem título Editorial

    Bueno, Belmira Oliveira
  • Los sentimientos en el ámbito de la moral

    Timón Herrero, Mónica; Sastre Vilarrasa, Genoveva

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene como objetivo el análisis de los modelos organizadores elaborados en la resolución de un conflicto interpersonal en el que una chica renuncia a la realización de un deseo propio, en benéfico de su compañero. La situación experimental está organizada de tal modo que los resultados permiten detectar y analizar con detalle distintas formas de articular las vertientes afectiva y moral implicadas en la resolución de una renuncia en la que las connotaciones de género desempeñan un papel importante. Se pidió a los sujetos que resolvieran el mismo conflicto desde tres perspectivas diferentes: Justicia, Felicidad y Ayuda . La muestra estuvo formada por tres grupos experimentales que diferían exclusivamente por la secuencia temporal con la que debían analizar el mismo problema desde la perspectiva de cada uno de los ámbitos morales anteriormente mencionados. El análisis comparativo de los resultados obtenidos permitió detectar las interacciones que tienen lugar en la construcción del razonamiento moral entre Justicia, Felicidad y Ayuda. Mientras que desde ciertos enfoques teóricos los sentimientos son considerados como elementos perturbadores del razonamiento moral, el enfoque de los modelos organizadores permitió constatar que la consideración previa de los aspectos emocionales de un conflicto puede repercutir positivamente en el análisis desde una perspectiva de justicia. Por otra parte, se detectaron diferencias de género no relacionadas ni con el nivel estructural ni con la orientación moral: La forma en que chicas y chicos invistieron de contenido el conflicto difería, así como la dinámica que establecían entre justicia y felicidad.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze the organizing models constructed in the resolution of an interpersonal conflict in which a young girl gives up the fulfillment of a wish in favor of her companion. The experimental setup is organized in such a way that the results obtained allow detecting and analyzing in detail distinct forms of articulating the affective and moral facets involved in the resolution of a surrender in which gender connotations play an important role. Subjects were asked to resolve the same conflict from three different perspectives: Justice, Happiness and Help. While from certain theoretical approaches feelings are regarded as disturbing elements of moral reasoning, the organizing models approach showed that considering first the emotional aspects of a conflict can have positive repercussions to the analysis from a perspective of justice. Also, gender differences were detected unrelated either to the structural level or to the moral orientation. The way in which girls and boys gave substance to the conflict differed, and so did the dynamics they established between justice and happiness.
  • A questão da periodização do desenvolvimento psicológico em Wallon e em Vigotski: alguns aspectos de duas teorias Artigos

    Teixeira, Edival Sebastião

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta alguns aspectos de duas teorias de desenvolvimento psicológico elaboradas sob a ótica do materialismo dialético: a de Henri Wallon e a de Lev Vigotski. O trabalho argumenta que o fato de esses autores terem desenvolvido suas pesquisas apoiados na mesma matriz filosófica propicia importantes aproximações entre eles. Entre os aspectos comuns, o artigo destaca: a recusa em enquadrar o desenvolvimento psicológico em esquemas rígidos, orientados segundo uma lógica linear; a concepção de que o psiquismo humano foi e continua sendo produzido historicamente pelos próprios homens no interior das relações que estabelecem entre si e com a natureza; a defesa feita por essas duas teorias quanto ao caráter constitutivo, portanto positivo, dos conflitos e alternâncias entre períodos críticos e estáveis que caracterizam o desenvolvimento psicológico; e, principalmente, o fato de ambos os autores ressaltarem que uma compreensão adequada do desenvolvimento exige uma análise desse processo em sua essência interna, isto é, uma análise dos condicionantes dos sintomas externos do desenvolvimento psicológico. Especificamente sobre a teoria walloniana, o artigo realça a idéia de que o desenvolvimento é marcado pelas alternâncias entre cognição e afeto e entre razão e emoção; em relação à concepção vigotskiana, o texto enfatiza que o estudo do desenvolvimento psicológico deve partir da análise da atividade da criança tal como ela se apresenta nas condições concretas de sua vida.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some aspects of two theories of psychological development created from the viewpoint of the dialectical materialism: those of Henri Wallon and of Lev Vygotsky. The work argues that the fact that both these authors developed their theories from the same philosophical roots inspires important approximations between them. Among the aspects shared by these theories the text highlights: the refusal to frame the psychological development within rigid schemes following a linear logic; the idea that human psyche has been and continues to be historically produced by men themselves inside relations they establish with each other and with nature; the defense they promote of the constitutive, and therefore positive, nature of conflicts and oscillation between critical and stable periods that characterize psychological development; and, particularly, the fact that both authors emphasize that an adequate understanding of development requires the analysis of this process in its internal essence, that is, an analysis of the conditionings of the external symptoms of psychological development. Regarding the Wallonian theory, the article draws attention to the idea that development is characterized by the alternation between cognition and affection, reason and emotion; as to the Vygotskyan conception, the text emphasizes that the investigation of psychological development must start from the analysis of a child's activities inside the concrete conditions of his/her life.
  • Empresariado industrial e a educação profissional brasileira Artigos

    Oliveira, Ramon de

    Resumo em Português:

    Considerando as mudanças políticas e econômicas transcorridas na sociedade brasileira na última década do século passado, marcadas, entre outros fatos, pela ascensão da ideologia neoliberal e por mudanças no setor produtivo, além da ênfase discursiva de governo e de setores empresariais sobre a necessária reformulação do sistema educacional visando o alcance de uma economia competitiva, objetiva-se analisar o papel que o empresariado industrial reserva à educação profissional visando a consecução do seu projeto de desenvolvimento econômico. Foram utilizados como fontes primárias documentos técnicos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), além de depoimentos das lideranças dessas instituições em diversos periódicos brasileiros. Concluiu-se que embora o empresariado brasileiro tenha enfatizado o investimento na educação básica e na educação profissional, tal ênfase busca ajustar a educação brasileira aos interesses econômicos e não considerá-la um direito social a ser garantido pelo Estado a todos cidadãos brasileiros. As análises e proposições do empresariado para a educação estruturam-se em bases semelhantes às proferidas pelo Banco Mundial, o qual segue enfaticamente a Teoria do Capital Humano. Afirma-se também que suas proposições concernentes ao desenvolvimento econômico e à política educacional foram incorporadas na agenda do governo central brasileiro no transcorrer da década de 1990.

    Resumo em Inglês:

    Considering the political and economical changes that took place in the Brazilian society during the last decade of the 20th century, characterized as they were, among other facts, by the rising of the neoliberal ideology and by changes in the productive sector, apart from the professed emphasis government and business sectors have placed on the necessary reform of the education system aimed at achieving a competitive economy, the objective of this article is to investigate the role industrial businessmen assign to professional education within their projects of economic development. The primary reference material used were technical documents by the Confederação Nacional da Indústria (CNI - National Confederation of Industries) and by the Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp - Industry Federation of the State of São Paulo), and also testimonies from leaders of those institutions extracted from various Brazilian periodicals. The conclusion has been that although Brazilian businessmen have emphasized investments in basic and professional education, such emphasis seeks to adjust education in Brazil to economic interests and not to regard it as a social right to be guaranteed by the state to all citizens. The analyses and proposals for education made by businessmen evolve around principles similar to those put forward by the World Bank, which adhere strictly to the Theory of Human Capital. The text also shows that such proposals regarding economic development and educational policy have been incorporated into the Brazilian central government agenda during the 1990s.
  • Apresentação Em Foco: Educação E Tecnologias

    Kenski, Vani Moreira
  • Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC Em Foco: Educação E Tecnologias

    Barreto, Raquel Goulart

    Resumo em Português:

    Como síntese da pesquisa Tecnologias da informação e da comunicação e educação a distância: o discurso do MEC, o presente artigo analisa o discurso das políticas de formação de professores em curso no Brasil. Está organizado em quatro seções. A primeira aborda os sentidos atribuídos às tecnologias na educação, na sua relação com os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido incorporadas aos processos educacionais. Para tanto, focaliza as perspectivas e propostas definidoras da recontextualização das TIC no discurso pedagógico. A segunda seção discute o conjunto das ressignificações que têm sustentado as políticas de formação de professores, com especial destaque para noções como a do ''divisor digital'', bem como para as relações entre o deslocamento do trabalho docente para atividade e tarefa, a proposta da formação baseada em competências e o uso intensivo de tecnologias. Em outras palavras, está centrada na relação entre as TIC e a educação a distância (EaD), nas suas múltiplas dimensões. A terceira seção explicita as reduções operadas na incorporação das tecnologias na educação, a partir da análise de discurso dos textos do MEC, cujo movimento principal tem sido o de priorizar a formação de professores à distância, em consonância com as recomendações dos organismos internacionais aos países em desenvolvimento. Finalmente, a quarta seção pontua as tendências atuais das políticas de formação de professores, retomando e remetendo às questões relativas aos sentidos das tecnologias e aos modos da sua apropriação educacional, em diferentes contextos.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the discourse of current teacher education policies in Brazil, synthesizing the results of the study entitled Information and communication technologies and distance learning: the discourse of the Ministry of Education. The text is organized in four sections. The first section deals with the meanings attached to technologies in education, in their relation to the ways in which information and communication technologies (ICTs) have been incorporated into education processes. To that end, the text focuses on the defining perspectives and proposals of the recontextualization of the ICTs found in the pedagogical discourse. The second section discusses the set of changes in meaning that have been giving support to teacher education policies, with special emphasis on notions such as that of the ''digital watershed'', as well as on the relations among the shift of teaching towards activity and task, the teaching education proposal based on competencies, and the intensive use of technologies. In other words, this section is centered on the relation between the ICTs and distance learning, considered in its multiple dimensions. The third section brings out the reductions operated along the process of incorporating technologies in education as revealed by the Discourse Analysis of MEC texts, whose main drive has been that of prioritizing teachers distance learning consonant with the recommendations made by international bodies to developing countries. Finally, the fourth section refers to the current trends in teacher education policies, resuming the discussion and pointing to the issues related to the meanings of technologies and to the modes of their assimilation in different educational contexts.
  • A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores Em Foco: Educação E Tecnologias

    Belloni, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    O texto parte da análise da experiência dos primeiros anos de implementação do Programa TV Escola em Santa Catarina para propor uma reflexão sobre o uso educativo e pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TIC). A integração dos meios de comunicação mais contemporâneos aos processos educacionais é tarefa urgente e necessária pois essas técnicas já estão presentes em todas as esferas da vida social. Já não se discute mais se a integração deve ser feita ou não, desde que a disseminação da informática pôs a escola perante o desafio de uma nova linguagem presente na sociedade, não só no mundo do trabalho, mas também no lazer e na cultura, e ausente da escola. No entanto, a prática pedagógica inovadora utilizando as TIC esbarra num obstáculo importante: a formação de professores, que ainda ignora em grande parte esses temas. A TV Escola surge como uma política efetiva com o objetivo de melhorar e atualizar essa formação. Busca-se, neste trabalho, compreender e explicar as formas de utilização das mensagens da TV Escola e as razões da persistência de usos inadequados do meio como ferramenta pedagógica, tanto para auto-formação de professores - à distância - quanto na utilização de mensagens televisuais como material didático em sua prática docente. O estudo mostra que a integração do meio televisual no espaço escolar, em sua dupla dimensão de ferramenta pedagógica e objeto de estudo, ainda encontra dificuldades, embora a televisão seja o meio de comunicação mais freqüentado por professores e estudantes.

    Resumo em Inglês:

    This article takes up an analysis of the first years of implementation of the ''School TV'' program in the state of Santa Catarina (Brazil) to propose thinking about the educational and pedagogical use of information and communication technologies (ICTs). The integration of current communication media into education processes is a necessary and pressing task, since those techniques are already present in all areas of social life. The question no longer is if integration is to be performed or not, since the dissemination of information technologies has challenged the school with a new language, which is present in society - not just at work but also in leisure and culture - but is still absent from school. However, the innovative pedagogical practice employing ICTs faces an important obstacle: teacher education that, to a large extent, still ignores these issues. The ''School TV'' program presents itself as an effective policy to improve and update teacher education. This work aims at understanding and explaining the ways in which the messages of ''School TV'' are used and the reasons behind the persistence of inadequate uses of the medium as a pedagogical tool, both to teachers self-education (distance learning) and as didactic material in their classes. The study also shows that the integration of the televisual medium into the school space, in its double dimension of pedagogical tool and object of study, still faces difficulties, although television is the communication medium most used by teachers and students.
  • A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores Em Foco: Educação E Tecnologias

    Santos, Gilberto Lacerda

    Resumo em Português:

    Esta investigação objetiva o esclarecimento de modalidades de uso da internet em situações de ensino fundamental, em escolas das redes pública e particular do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa que empregou leitura qualitativa de dados quantitativos em que, por meio de questionários, entrevistas e observações diretas, abordamos a atuação de vinte professores para explicitar de que forma os conteúdos disponibilizados por meio da internet estão sendo apreendidos e trabalhados em sala de aula, o tipo de navegação nos hipertextos eletrônicos que tem sido proposto aos alunos e uma tipologia de modalidades de uso da internet na educação. Os dados indicam que há quatro modalidades de navegação (aleatória e linear; orientada e problematizada; por meio de pedagogia de projetos e por meio de abordagens de construção de hipertextos). Indicam também que os professores são capazes de avançar em uma utilização mais interessante da internet como meio de ensino e de aprendizagem e que a escola, com seu ritmo e ritos, constitui uma amarra importante. Sem dúvida, há um clamor geral pela mudança. Se os alunos sentem-se pouco à vontade com a forma e o hermetismo com que as relações educativas vêm sendo conduzidas, o que é traduzido na prática por um desinteresse sistemático pela escola, o mesmo parece acontecer com os professores, sobretudo quando eles são cobrados por gestores, pais, alunos e teóricos da educação para assumirem posturas docentes para as quais eles não foram preparados.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this investigation is to clarify the modes of use of the Internet in basic education settings at state and private schools of the Federal District. The research made a qualitative reading of the quantitative data obtained from questionnaires, interviews and direct observations. Twenty teachers were studied to reveal the way in which the contents made available through the Internet are being apprehended and used in the classroom, the kind of navigation of hypertexts that are being suggested to students, and a typology of the modalities of use of the Internet in education. Data indicate that there are four modes of navigation: random and linear; oriented and problematized; via the pedagogy of projects; through the hypertext creation approach. Data also point out that teachers are able to move forward to a more interesting use of the Internet as a means of teaching and learning, and that the school - with its rhythm and rites - constitutes a significant hindrance. Surely, there is widespread call for change. If students feel unease about the form and hermetic way in which educational practices have been conducted, which in actuality reveals itself as a systematic lack of interest in school, the same seems to happen to teachers, above all when they are asked by managers, parents, students and education theorists to adopt teaching attitudes they have not been prepared for.
  • Infovias e educação Em Foco: Educação E Tecnologias

    Toschi, Mirza Seabra; Rodrigues, Maria Emília de Castro

    Resumo em Português:

    Este artigo relata os resultados da pesquisa Infovias e Educação, desenvolvida nos anos de 2000 a 2002, envolvendo quatro cidades de Goiás. A finalidade desse estudo era a introdução do uso de tecnologias na educação, em especial a informática, de forma prazerosa, sem os anseios que, geralmente, têm acompanhado experiências desse gênero. O acompanhamento desse processo, a identificação e análise das necessidades dos envolvidos estavam entre os outros objetivos desse projeto, assim como ainda visava-se, a longo prazo, produzir conteúdos, tais como textos, materiais didáticos, análise de vídeos e materiais de apoio na formação de professores para disponibilizá-los na rede goiana de informação. A metodologia foi qualitativa e visava à intervenção nos processos, execução de atividades, acompanhando-as e analisando os resultados. Incluía oferecimento de cursos, reflexões teóricas em grupo de estudos, jornadas acadêmicas, consultorias com especialistas, produção fotográfica e de vídeo e criação de home pages. Os resultados obtidos foram três relatórios de iniciação científica, um CD-Rom para uso em cursos à distância de didática, e a criação, elaboração e publicação de um Museu Virtual da Educação. As conclusões levaram à compreensão de que trabalhos que incluem tecnologias na educação requerem atuação articulada de três dimensões: acadêmica, técnica e de gestão, isto é, a existência de uma política institucional de uso das tecnologias na educação.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on the results of the study Infoways and Education carried out from 2000 to 2002 involving four cities of the State of Goiás (Brazil). The purpose of that study was the introduction of the use of technologies in education, particularly information technology, in a pleasurable way, without the stress that usually accompanies experiences of this kind. Among the other objectives of that study were following up the process, identifying and analyzing the needs of those involved with it, as well as, in the long run, producing contents such as texts, didactic materials, video analyses, and support material to teacher education that would be made available through the State of Goiás information network. A qualitative methodology was employed aiming at the intervention in the processes, implementation of activities, following up on them, and analyzing their results. It included offering courses, carrying out theoretical discussions in study groups, organizing academic events, consulting with experts, the production of photo and video materials, and the creation of home pages. The results generated were three undergraduate scientific training reports, a CD-ROM for use in didactics distance learning, and the conception, development and publication of a Virtual Museum of Education. The conclusions led to the understanding that works including technologies in education require the articulation of three dimensions: academic, technical, and managerial, that is, the existence of an institutional policy for the use of technologies in education.
  • Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem Em Foco: Educação E Tecnologias

    Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de

    Resumo em Português:

    Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.

    Resumo em Inglês:

    The advances and dissemination of the use of information and communication technology (ICT) open up new perspectives for distance learning based on digital learning environments accessed through the Internet. Considering that geographical distance and the use of new media, although inherent features of distance learning (DL), do not suffice to define this educational conception, DL is here discussed neither as a makeshift solution to cater for students geographically isolated from educational institutions, nor just as a simple transposition of contents and methods of presence teaching to other media supported by various technologies. DL programs can have their level of dialogue prioritized or not according to the epistemological conception, support technologies and pedagogical approach. This article intends to discuss the usual approaches to DL, highlighting the use of ICT in the development of an interactive education process that promotes the production of individual and group knowledge in collaborative processes favored by the use of digital and interactive learning environments, which allow to break from time and space distances and make feasible recursiveness, multiple interferences, connections and trajectories, not restricting itself to the dissemination of information and tasks entirely defined a priori.
  • O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp Em Foco: Educação E Tecnologias

    Franco, Marcelo Araújo; Cordeiro, Luciana Meneghel; Castillo, Renata A. Fonseca del

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma investigação sobre a incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem e suas conseqüências na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Esses ambientes podem ser agregados de várias formas no cotidiano acadêmico de alunos e professores. Uma maneira eficiente de promover a incorporação desses ambientes, encontrada pela equipe de apoio em Educação a Distância (EaD), da Unicamp, é realizar a formação de professores e alunos para o seu uso. São descritos neste artigo, duas opções de treinamento para a orientação da comunidade acadêmica na utilização do ambiente de aprendizagem TelEduc, software livre e gratuito, desenvolvido e coordenado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e adotado institucionalmente pela Unicamp. Os treinamentos são oferecidos em duas modalidades, uma presencial e outra à distância, dependendo da preferência de cada professor. O artigo compara os dois tipos de treinamento apontando vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. A apropriação do uso do ambiente TelEduc e suas conseqüências diretas no processo de aprendizagem são descritas em uma pesquisa realizada junto a alguns alunos de graduação, da área de engenharia, da Unicamp. São apresentados o questionamento dos autores e as impressões gerais, de professores e alunos, sobre a efetividade do uso do TelEduc como apoio ao ensino presencial. Essa investigação mostrou a relevância da formação dos professores para o uso dos ambientes e sua eficácia.

    Resumo em Inglês:

    The text describes a study about the adoption of virtual learning environments and its consequences to the learning process of undergraduate students at the State University of Campinas - Unicamp. These environments can be incorporated in various ways into the academic daily life of students and teachers. One efficient way to promote the adoption of these environments, as observed by the Distance Learning support team, is to train teachers and students in their use. Two training alternatives are described in this text to instruct the academic community in the use of TelEduc, a freeware developed and coordinated by the NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Center for Information Technology Applied to Education), and officially adopted by Unicamp. Training courses are offered in two ways - presence or distance learning - to suit each teacher's preferences. This article compares the two modes of training, showing their strong and weak points. The adoption of TelEduc and its direct consequences to the learning process are described in a study carried out with some engineering undergraduates at Unicamp. The authors' questions and the general views of teachers and students regarding the effectiveness of the use of TelEduc as a supporting tool to presence teaching are presented. This investigation revealed the importance of training teachers in the effective use of these environments.
  • Origens das orientações da pesquisa educacional na Faculdade de Educação da USP Conferência

    Beisiegel, Celso de Rui
  • Apresentação: A atualidade da obra de Fernando C. Prestes Motta Homenagem

    Catani, Afrânio Mendes; Silva, Doris Accioly e; Bruno, Lúcia E. N. Barreto
  • Administração e participação: reflexões para a educação Homenagem

    Motta, Fernando C. Prestes

    Resumo em Português:

    Este artigo trata dos conceitos de participação conflitual, participação funcional, participação administrativa, co-gestão e autogestão, discutindo a noção e o papel da educação participativa na construção de uma nova sociedade.
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