Acessibilidade / Reportar erro
Educação e Pesquisa, Volume: 41, Número: 4, Publicado: 2015
  • Moldar os espíritos, reformar os corpos, contabilizar os saberes Editorial

    Pietri, Emerson de
  • O sujeito diante da aceleração e da ilimitação contemporânea Artigos

    Haroche, Claudine

    Resumo em Português:

    A ampliação dos fluxos tecnológicos, com sua velocidade e crescente aceleração, tem acompanhado e até mesmo provocado a emergência de um mundo líquido e doravante globalizado, em que real e virtual, profundamente imbricados, tendem a ser desprovidos de limites. A construção do sujeito na modernidade bem como as condições da vida psíquica e social foram assim profundamente perturbadas. As condições contemporâneas são dominadas por fluxos sensoriais e informacionais contínuos que, estimulando e até mesmo impondo a instantaneidade e a imediatidade, embaraçam a possibilidade de temporização e de reflexão ao longo do tempo. Esses fluxos provocam efeitos sobre as maneiras de ser, de viver, de pensar, os modos de representação de si e do outro e ainda sobre as maneiras de sentir e de perceber: ao exercer uma pressão contínua sobre os indivíduos, provocam a perda de critérios estáveis e o princípio de limites tangíveis ou pelo menos perceptíveis no espaço e no tempo. Os fluxos contínuos levam o indivíduo a formas de propriedade de si ilimitadas, ao mesmo tempo em que induzem um estreitamento do espaço interior: induzem uma insegurança psíquica e social profunda e, além disso, formas de angústia inéditas.

    Resumo em Francês:

    L’extension des flux technologiques, leur vitesse, leur accélération grandissante ont accompagné voire provoqué l’émergence d’un monde liquide et désormais globalisé où réel et virtuel, profondément imbriqués, tendent à être dépourvus de limites. La construction du sujet dans la modernité ainsi que les conditions de la vie psychique et sociale ont ainsi été bouleversé en profondeur. Les conditions contemporaines sont dominées par des flux sensoriels et informationnels continus qui encourageant voire imposant l’instantanéité et l’immédiateté entravent la possibilité de temporisation et de réflexion dans la durée. Ces flux provoquent des effets sur les manières d’être, de vivre, de penser, les modes de représentation et d’expression de soi et de l’autre, et encore sur les manières de sentir et de percevoir: en exerçant une pression continue sur les individus ils provoquent la perte de repères stables et le principe de limites tangibles ou du moins perceptibles dans l’espace et dans le temps. Les flux continus incitent l’individu à des formes de propriété illimitée de soi en même temps qu’ils induisent un rétrécissement de l’espace intérieur: ils induisent une insécurité psychique et sociale profonde et au delà des formes d’angoisse inédite.

    Resumo em Inglês:

    The increase in technological flows as well as their speed and acceleration are followed by the emergence of a liquid and globalized world in which real and virtual are not easy to separate and tend to be deprived of clear limits. In modernity, the construction of subjects and the very conditions of psychic and social life have been deeply distressed. Contemporary conditions are dominated by continuous flows of information that have an effect on everybody´s senses. These flows encourage – and even impose – instantaneousness and immediacy that prevent the action of thinking over time. They also have effects on lifestyles, ways of being and thinking and ways of representing oneself and the others, as well as ways of feeling and perceiving: by exerting continuous pressure on individuals, they make them lose stable criteria and the principle of limits that are tangible or at least perceptible in space and time. At the same time, these continuous flows induce individuals to unlimited types of property of themselves, while resulting on the impoverishment of innermost being: they provoke deep psychological and social insecurity and, furthermore, unprecedented types of anxiety.
  • Sobre o conceito de redes sociais e seus pesquisadores Artigos

    Vermelho, Sônia Cristina; Velho, Ana Paula Machado; Bertoncello, Valdecir

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de pesquisa realizada entre os anos de 2011 e 2013, cujo tema foi redes sociais. O problema de pesquisa era identificar o perfil da produção bibliográfica brasileira sobre o referido tema e possibilidades para uso desse espaço na promoção da saúde. Por se tratar de pesquisa de cunho exploratório e descritivo, não foram estabelecidas hipóteses iniciais. O estudo teórico permitiu identificar relações históricas do conceito com as ciências naturais e também com estudos da antropologia e da filosofia; porém evidenciou uma contradição em relação ao conceito de rede social e à experiência individual e coletiva na sociedade atual. Numa segunda etapa, identificaram-se os grupos de pesquisa no Brasil que investigam temáticas relacionadas com as redes sociais. Sinteticamente, o resultado em relação a tais grupos mostrou que as áreas de conhecimento predominantes foram a comunicação (39,7%) e educação (33,3%). Quanto à região, houve predominâncias de grupos instalados no sudeste (44,2%) e, em termos de instituição, uma predominância da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (17,4%) e da Universidade de São Paulo (13,9%). Dos temas descritos em cada um dos grupos, as categorias analíticas “Questões econômicas e sociais” (9,7%) e “Transformações sociais e culturais” (9%) apresentaram significância em relação às demais, mostrando um perfil das pesquisas brasileiras com forte componente social.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a study conducted from 2011 to 2013 on social networks. The problem in that study was to identify the profile of the Brazilian bibliographic production on the subject and the possibilities of using that space to promote health. Because it was an exploratory-descriptive study, no initial hypotheses were established. The theoretical study allowed identifying historical relations between the concept and natural sciences, anthropology, and philosophy; however, it revealed a contradiction regarding the concept of social network and the individual and collective experience in current society. In a second phase, we identified research groups in Brazil which investigate subjects correlated with social networks. In short, the result regarding such groups showed that the dominant knowledge areas were communication (39.7%) and education (33.3%). As to the region, groups based in southeast Brazil predominate (44.2%), and, in terms of institution, the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (17.4%) and the Universidade de São Paulo (13.9%) predominate. Among the themes described in each group, the analysis categories “Social and economic questions” (9.7%) and “Social and cultural transformations” (9%) presented significance in relation with the other categories, thus showing a profile of Brazilian research with a strong social component.
  • Uma discussão sobre as práticas de anorexia e bulimia como estéticas de existência Artigos

    Farah, Marisa Helena Silva; Mate, Cecilia Hanna

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por finalidade apresentar a análise realizada a respeito das práticas de emagrecimento, manutenção do peso e das formas corporais, a partir do relato de jovens anoréxicas e bulímicas autodenominadas Annas e Mias, no espaço virtual. Tem como objetivo educacional trazer situações de vida jovem na contemporaneidade para pensá-las nos contextos escolares, considerando que a temática do emagrecimento frequentemente atravessa o período da adolescência, fase marcada pelo relacionamento com diferentes professores das áreas específicas. As fontes utilizadas para a análise aqui feita são textos descritivos que se apresentam nos blogs dessas jovens, por meio dos quais manifestam as regras de conduta para tornarem-se Annas e Mias. A análise realizada em torno dessas práticas e discursos ensejou a possibilidade de inseri-las em três conjuntos de experiências, que se imbricam: as experiências das modificações corporais, as experiências identitárias virtuais e as experiências de si. Com essas reflexões, quisemos mostrar que esses e outros acontecimentos, embora possam parecer distantes da sala de aula, atravessam os muros da escola, são visíveis, manifestam-se e podem nos ajudar a reinventar a docência.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present the analysis of practices of weight loss, maintenance of weight and body shapes, using the account of anorexic and bulimic young women who call themselves Annas and Mias in virtual space. Its educational goal is to bring situations of the life of young people in contemporary times to examine them in school contexts, considering that the topic of weight loss is often present in the period of adolescence, a phase marked by relationships with several teachers in specific areas. The sources used for the analysis are descriptive texts presented on the blogs of these young women through which they manifest the rules of conduct to becomeAnnas and Mias. The analysis of such practices and discourses has given rise to the possibility of including them in three sets of experiences that intertwine: experiences of body modification,virtual identity experiences and experiences of the self. With these reflections, we have intended to show that although these and other events may seem distant from the classroom, they actually go through school walls, are visible, manifest themselves and can help us reinvent teaching.
  • Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos Articles

    Nascimento, Daniele Alcântara; Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira

    Resumo em Português:

    O presente estudo refere-se a uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que visa a conhecer e analisar as concepções de professores civis e professores policiais militares acerca do aluno policial militar na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 17 professores. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas, identificaram-se categorias temáticas para melhor compreensão dos dados. As categorias fizeram referência, durante a discussão apresentada, à imagem do aluno policial militar, ao relacionamento interpessoal na Academia, à consciência do sistema disciplinar, ao modo como ocorre o ensino na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao vínculo que o aluno estabelece com a prática policial militar. Os resultados apontaram que, na concepção de professores da APMB, o aluno policial militar é alguém disciplinado, interessado em aprender e educado. Os professores afirmam ter um relacionamento positivo com o aluno e que o mesmo participa das aulas. A hierarquia estabelece-se em sala no contato professor-aluno, havendo uma consciência do sistema disciplinar e das possíveis punições advindas de transgressões. Conclui-se que as concepções de professores se formam relacionadas às crenças, valores e imagens da PMDF, abrindo caminho para que os docentes compreendam como lidam com o aluno policial militar em formação. A pesquisa revela que os professores, sejam civis ou militares, têm ciência dos limites impostos ao aluno policial militar diante de uma formação baseada na hierarquia e disciplina.

    Resumo em Inglês:

    This study is about an exploratory study of qualitative nature whose purpose is to get to know and analyze the concepts that both civilian and military professors hold in regard of students preparing to become policemen in the Military Police Academy of Brasília (APMB). Individual semi-structured interviews were conducted with 17 professors. By analyzing the contents of the interviews, topics (categories) were identified for a better understanding of data. Categories were referred, during the discussion presented, to the image of the military policeman student, to the interpersonal relationship in the Academy, to the awareness of the disciplinary system, to the way teaching is conducted at the Military Police of the Federal District (PMDF) and to the link that the student builds with the military police practice. Results pointed that, in the concept of APMB professors, the military policeman student is someone disciplined, interested in learning and polite. Professors said they have a satisfactory relationship with students and that they are participative in class. The hierarchy becomes clear in the classroom through the professor-student contact, and there is an awareness of the disciplinary system and penalties that may occur in case of offense. Conclusion was that the concepts of professors are formed in relation to the beliefs, values, and images of PMDF, making way so that professors understand how to deal with the military policeman student under training. The research reveals that professors, both civilian and military, are aware of the limits imposed to the military policeman student in the perspective of an education based on hierarchy and discipline.
  • A experiência da intersubjetividade na pesquisa feminista: perspectivas metodológicas Articles

    Furlin, Neiva

    Resumo em Português:

    Este artigo tem a finalidade de contribuir com os estudos a respeito de metodologias de pesquisa. Para tanto, busca-se fazer uma reflexão acerca da experiência de uma pesquisa engajada em que se coloca em evidência a influência da trajetória existencial da pesquisadora na escolha do seu objeto de estudo e as perspectivas metodológicas que favorecem a experiência da intersubjetividade na produção do conhecimento. Em última instância, busca-se mostrar que é possível fazer pesquisa científica ancorada em um paradigma metodológico que rompe com a dicotomia sujeito/objeto. Para esta discussão, toma-se como referência uma investigação que pretendeu compreender como as mulheres se constituem sujeitos femininos de saber teológico e que dinâmicas de poder perpassam os processos de inserção e de construção da docência feminina, em um lugar marcado por discursos hegemônicos e por lógicas de gênero da ordem social masculina. Desse modo, destaca-se a perspectiva hermenêutica, por esta permitir captar os sentidos que as docentes atribuem às suas ações e às experiências vividas no universo do saber teológico. A hermenêutica, como metodologia de pesquisa, favorece a produção de um conhecimento que não se pretende universal, mas situado, subjetivo e aberto a novas perspectivas de interpretação. Tais características são centrais nas epistemologias feministas que buscam desmitificar a pura objetividade e a universalidade do conhecimento, mostrando que os sujeitos do saber estão sempre inseridos em uma determinada situação, posição e circunstância e, por isso, nenhum conhecimento se produz desdenenhum lugar.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to contribute to the studies of research methodology. To this end, we seek to reflect on the experience of an engaged research that clearly shows the influence of the researcher’s existential trajectory on the choice of her object of study, as well as the methodological perspectives that favor the experience of intersubjectivity in the production of knowledge. The ultimate goal is to show that scientific research can be conducted based on a methodological paradigm that breaks with the subject-object dichotomy. As a reference to this discussion, we take an investigation that sought to understand how women constitute themselves as female subjects of theological knowledge and what power dynamics pervade the processes of entering and constructing a female faculty career in a place marked by hegemonic discourses and gender logics of a male social order. Therefore, we emphasize the hermeneutic perspective, as it allows to capture the meanings that female professors assign to their actions and experiences in the universe of theological knowledge. Hermeneutics as a research methodology favor the production of knowledge that is not intended as universal, but rather situated, subjective, and open to new interpretation perspectives. Such characteristics are central in the feminist epistemologies that seek to demystify the pure objectivity and universality of knowledge, showing that the subjects of knowledge are always immersed in a certain situation, position, and circumstance, and that, therefore, no knowledge is produced from nowhere.
  • O Partido Conservador e a educação literária no Império brasileiro (1841-1863) Artigos

    Oliveira, Luiz Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo A centralização do sistema de instrução pública no Brasil oitocentista, correspondente a um processo de centralização das principais instituições públicas do país, resultou de vitórias parlamentares dos Saquaremas, como eram chamados os ilustres representantes do Partido Conservador. Desde 1837, quando Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) assumiu a liderança virtual do governo, os conservadores vinham propondo medidas centralizadoras. Embora se costumasse dizer, nessa época, que não havia nada tão parecido com um Saquarema quanto um Luzia no poder, havia uma relação hierárquica entre os dois partidos, mesmo sendo ambos partes complementares do governo, que era composto pelo que se considerava “a boa sociedade”, isto é, a elite política do Império. Tal relação hierárquica se devia ao fato de os Luzias – ou Liberais – terem fracassado em seu projeto de levar a cabo uma direção para o país, algo conseguido pelos Saquaremas, que reduziram à condição de rebeliões as pretensões revolucionárias de seus oponentes. Este artigo investiga o modo como a institucionalização da educação literária no Brasil oitocentista relacionou-se com o projeto político dos Saquaremas, em seu intuito de formar os espíritos daqueles que teriam, mais tarde, acesso aos cursos superiores e iriam compor os quadros burocráticos do Império. Para tanto, foram usadas como fontes várias peças legislativas, incluindo os debates parlamentares e os relatórios ministeriais da época, além da historiografia política, educacional e literária referente ao período.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The centralization of the system of public instruction in eighteenth century Brazil, related to the centralization of the main public institutions of the country, was the result of parliamentary victories of the Saquaremas, as the illustrious representatives of the conservative party were called. Since 1837, when Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) assumed the virtual leadership of the government, the conservatives had proposed centralizing measures. Although one used to say at the time that there was nothing more similar to a Saquarema than a Luzia with political power, there was a hierarchical relation between the two parties, even though both were complementary parts of the government, which was composed by what was considered the “good society”, that is, the political elite of the empire. Such hierarchical relation was due to the failure of the Luzias’ – or liberals’ – project of forging a political direction to the country. Such project was accomplished by the Saquaremas, who had reduced the revolutionary pretentions of their opponents to the condition of rebellions. This article investigates how the institutionalization of literary education in Brazil was related to the Saquaremas’ political project, who aimed to form the spirit of those who would later be part of the bureaucratic framework of the empire. To do so, many legislative pieces were used as sources, including parliamentary debates and ministerial reports, besides the political, educational and literary historiography of the period.
  • El devenir de la utopía economicista en el sistema escolar chileno Artículos

    Leiva, Jorge Alarcón; Camilla, Claudio Frites; Poblete, Carla Gajardo

    Resumo em Espanhol:

    Asumiendo que las transformaciones radicales introducidas a partir de la década de los 80, por la dictadura cívico-militar en el sistema educativo chileno, constituyen lo que se designa como utopía economicista, que estipuló el paso de un sistema eminentemente público y centralizado a uno gobernado por las reglas del mercado, se examinan los defectos que el esquema mostró en su desarrollo, defraudando a poco andar las promesas de eficiencia y calidad que eran los objetivos perseguidos y que motivaron dichas transformaciones. Con este objetivo, el trabajo muestra la devaluación de dicha utopía y cómo la analogía del mercado se revela errónea. Para ello se caracteriza críticamente el rol del Estado, en su calidad de proveedor, regulador y garante en el sistema escolar, la utilización de la información de resultados del sistema educativo, con sus usos dispares y en ocasiones contradictorios y, por último, la participación de los padres, de acuerdo al rol que les fue asignado por las reformas y el que efectivamente presentan en la actualidad. Se concluye señalando que para superar la situación es necesaria una racionalidad ampliada que sustituya aquella que orientó las políticas introducidas hace tres décadas y que ofrezca una respuesta a los problemas del sistema escolar chileno en su calidad y equidad.

    Resumo em Inglês:

    The radical transformations of the Chilean education system carried out by the military dictatorship during the 1980s were designated as an “economist’s utopia” given that they converted an preferably public and centralized system into one governed by the rules of the free market. Under this assumption, we examine the new system’s development, which quickly defaulted on its promises of providing efficiency and high quality education. With this objective, this study demonstrates the deterioration of the aforementioned utopia and how the analogy to the free market proved false. The role of the state as a regulator, provider and guarantor of the education system is criticized, as well as the disparate and occasionally contradictory use of information regarding the educational reform. Lastly, we examine the participation of parents and how the role assigned to them by the reform differed from their actual participation in the system. We conclude by noting that, in order to overcome the aforementioned problems, it is necessary to replace the logic employed during the formulation of these policies three decades ago with a more expanded outlook that offers sound answers to the problems confronted by the Chilean education system in regard to its quality and equality.
  • Regulação da educação superior brasileira: a Lei de Inovação Tecnológica e da Parceria Público-Privada Artigos

    Borges, Maria Creusa de Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo problematiza as articulações entre o público e o privado, colocadas na pauta do debate sobre a concepção de educação superior a partir do marco regulatório inaugurado pela Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973/2004) e pela Lei da Parceria Público-Privada (Lei nº 11.079/2004). Parte-se do pressuposto de que esse marco regulatório recupera as ideias-chave doPlano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995), sobretudo a concepção de educação superior como um serviço comercializável, cuja regulação, no âmbito internacional, encontra-se noGeneral Agreement on Trade in Services (WTO, 1995) – acordo engendrado na Organização Mundial do Comércio (OMC). Os denominados serviços de educação superior terciária são vistos como um serviço não exclusivo do Estado na acepção do Plano Diretor no contexto brasileiro, diferentemente da concepção de educação superior como um direito garantido pelo ente estatal, conforme o art. 205, da Constituição Federal de 1988 (CF/88). Aprofunda-se, nesse marco, uma concepção orientada pela produção da inovação tecnológica; a produtividade dos serviços da universidade passa a ser medida segundo a lógica regulada pela Lei de Inovação Tecnológica (2004a), a qual dita o estabelecimento dos contratos de parceria entre a instituição universitária e o mercado conforme as regras da Lei da Parceria Público-Privada (2004b). Tal marco regulatório traduz continuidades e aprofundamentos no tocante à construção de uma concepção de educação superior como um serviço comercial, redefinindo-se o cidadão como usuário ou consumidor desses serviços.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article problematizes the public-private articulations included in the debate about the concept of higher education in virtue of the regulatory framework launched by the Technological Innovation Act (Act 10,973/2004) and the Public-Partnership Act (Act 11,079/2004). I start from the premise that this regulatory framework recovers key ideas from Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado [Master Plan for the Reform of the State Apparatus] (BRAZIL, 1995), particularly the concept of higher education as a tradable service, the regulation of which is established, at a global level, by the General Agreement on Trade in Services (WTO, 1995) conceived at the World Trade Organization (WTO). The delivery of the so-called higher education services is not exclusively attributed to the State according to the Master Plan in the Brazilian context, which is different from the concept of higher education as a right granted by the State, according to Article 205 of the 1988 Brazilian Federal Constitution). In the current regulatory framework, a conception oriented towards the production of technological innovation is reinforced; the productivity of universities is measured according to the logic regulated by the Technological Innovation Act (2004a), which sets forth the establishment of partnership agreements between universities and the market according to the rules of the Public-Private Partnership Act (2004b). Such regulatory framework brings continuations and a deepening of the construction of a concept of higher education as a commercial service, redefining the citizen as a user or a consumer of those services.
  • Um caso de contratendência: baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações Artigos

    Massi, Luciana; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho faz parte de um estudo de caso sobre uma instituição pela qual seus alunos apresentavam um forte sentimento de pertencimento e adesão, materializado em baixos índices de evasão. Trata-se da licenciatura em química do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Analisamos as trajetórias escolares e acadêmicas de 27 licenciandos em química, com base na Teoria da Integração do Estudante (TIE) de Vincent Tinto, quanto à integração social e acadêmica. Também utilizamos o conceito de disposição, apresentado inicialmente por Pierre Bourdieu e revisto por Bernard Lahire, para compreender essas integrações e explicar qualitativamente os baixos índices de evasão analisados quantitativamente. Adotamos a metodologia dos retratos sociológicos, também proposta por Lahire, para analisar as entrevistas dos licenciandos quanto a esses aspectos. Os retratos apontam para uma predominância de trajetos que conjugam uma integração social e acadêmica, favorecida por umencaixe das disposições anteriores atualizadas ou reforçadas na universidade. Ao investigar o caso de uma instituição específica, percebemos que as condições oferecidas pela universidade, que implícita ou explicitamente promovem a atualização de várias disposições dos licenciandos e são favoráveis à sua integração social e acadêmica, são fundamentais para explicar os baixos índices de evasão e tornam esse curso peculiar, principalmente pelas maneiras de criar vínculos com seus alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work is part of a case study of an institution in which the students had a strong sense of belonging and membership, which was reflected the low dropout rates. The course in question was the degree in chemistry of Instituto de Química (Institute of Chemistry), henceforth referred to as the IQ, of Universidade Estadual Paulista (UNESP) in Araraquara, in the State of São Paulo. We analyzed the school and academic histories of the twenty-seven students majoring in chemistry, in relation to social and academic integration, based on Vincent Tinto’s Student Integration Model (SIM). We also used the concept of habitus, originally presented by Pierre Bourdieu and revised by Bernard Lahire, in order to understand these integrations and qualitatively explain the low dropout rates, which were analyzed quantitatively. We adopted the methodology of sociological portraits, also proposed by Lahire, to analyze the interviews with the undergraduate students and their views in relation to these aspects. The portraits produced show a prevalence of educational histories that combined social and academic integration, favored by a “fit” of the previous habitus, which were updated or enhanced in the university. By focusing on a specific institution, we saw that the conditions offered by the university, which implicitly or explicitly promote the updating of various habitus in the graduate students, and which are favorable for their social and academic integration, are fundamental for explaining the low dropout rates. This fact makes this course unique, particularly due to the ways it creates ties with its students.
  • Repercussões socioeconômicas do curso piloto de administração da UAB na visão de egressos e coordenadores Articles

    Ferrugini, Lílian; Castro, Cleber Carvalho de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que levaram os egressos a fazer o curso piloto de administração à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), os possíveis benefícios socioeconômicos e dificuldades percebidas por eles e pelos coordenadores. A coleta de dados deu-se em duas etapas. A primeira foi quantitativa de cunho descritivo-exploratório, feita a partir de um survey aplicado aos egressos do curso. Para essa etapa, realizou-se a análise descritiva e multivariada (análise decluster) dos dados. A segunda etapa foi qualitativa descritivo-exploratória, em que foram entrevistados coordenadores do curso, buscando identificar suas impressões acerca do curso e as possíveis dificuldades e benefícios que ele proporcionou para seus egressos. No total, 332 egressos responderam à pesquisa. Identificou-se que os fatores que mais influenciaram a realização do curso foram flexibilidade da educação à distância e a gratuidade do curso. Os benefícios sociais como maior capacidade de argumentação, aumento da autoconfiança, dentre outros, superaram os benefícios econômicos como aumento da renda e mudança de emprego. As principais dificuldades apontadas foram: falta de tempo para realizar as atividades do curso e dificuldade em aprender sozinho. Para os coordenadores, os benefícios sociais conseguidos pelos egressos também superaram os benefícios econômicos. Contudo, houve percepções opostas entre a visão dos egressos e dos coordenadores. Concluiu-se que o curso piloto tornou-se o marco para muitas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) expandirem a oferta de cursos à distância, ao passo que conseguiu proporcionar educação superior para pessoas que não teriam condições nos moldes tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to identify the factors that led former students to take the pilot online course on Administration delivered by the Open University of Brazil (UAB), the virtual socioeconomic benefits and the difficulties that were perceived by them and by the course coordinators. Data collection took place in two phases. The first step was quantitative and of a descriptive/exploratory nature, conducted with a survey applied to graduates. In this phase, a descriptive and multi-varied analysis was performed (cluster analysis) on the data acquired. The second phase was qualitative and also of descriptive/exploratory nature, during which the course coordinators were interviewed, in an attempt to identify their impressions about the course and any difficulties and benefits that it had provided the former students with. In total, 332 graduates responded to the study. I was able to find that the factors that mostly drew students to course were the flexibility allowed by the online education and the fact that the course was free of charge. The social benefits, including greater capacity of argumentation and increased self-confidence, exceeded the economic benefits such as increased income and a change of job. The major difficulties indicated were: lack of time to perform the course activities and difficulty to learn on one´s own. For the course coordinators, the social benefits achieved by the former students also exceeded the economic advantages. However, there were contrary perceptions between the view of graduates and course coordinators. Conclusion was that the pilot course became a landmark to several Public Institutions of Higher Education so that they could expand the offering of online courses, while it managed to provide higher education to people who would not stand a chance in the traditional ways.
  • ¿Se trabajan de forma interdisciplinar música y matemáticas en educación infantil? Artigos

    Chao Fernández, Rocío; Mato Vázquez, María Dorinda; López Chao, Andrea Mª

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de esta investigación es analizar si se trabajan de manera interdisciplinar las materias de música y matemáticas en los primeros años de escolaridad. Opción metodológica que en los últimos años está recibiendo un gran empuje en esta etapa educativa, en contraposición a los modelos tradicionales. La muestra está formada por 360 profesores de educación infantil y educación musical de colegios públicos y concertados de la provincia de A Coruña (Galicia, España). Para llevar a cabo el análisis se diseñó un cuestionario que se aplicó en noviembre de 2013. Los resultados reflejan que la mayoría de profesores pertenece a centros públicos y le otorgan la misma importancia a las asignaturas de música y matemáticas. Consideran que es importante trabajarlas de forma interdisciplinar, pues de este modo mejora la formación integral del alumnado. Sin embargo, no se sienten capacitados para abordar el proceso de enseñanza-aprendizaje de este modo. En la mayoría de los casos son distintos profesores quienes imparten ambas materias y no programan ni utilizan materiales y actividades de forma conjunta, aunque evalúan de forma interdisciplinar. Por último, en la discusión, se realizan ciertas consideraciones finales que ponen de manifiesto el porqué es importante la investigación, pues los resultados obtenidos nos permiten conocer la realidad de nuestras aulas, y nos inducen a afirmar la necesidad de la formación del profesorado para dar impulso a la enseñanza-aprendizaje de música y matemáticas de educación infantil a través de la interdisciplinariedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this investigation is to analyse whether music and mathematics are subjects taught in an interdisciplinary way in the earliest school years, a methodological option that had a great impact in the past few years on this educational stage, opposed to the traditional methods.The sample is made up by 360 teachers of early childhood education and musical education from both public and private schools in the province of a Coruña (Galicia, Spain). To carry through the analysis, we designed a questionnaire that was applied in November 2013. The results show that most of the teachers belong to public schools and give the same importance to both subjects, music and mathematics. They consider that it is important to work on them in an interdisciplinary way, as that improves the integral academic training of students. In the majority of the cases, there exists a different teacher for each subject, and they do not program or use materials and activities jointly, although they do evaluate in a interdisciplinary manner. Lastly, in the discussion we make certain final considerations that evidence what makes investigation important, as our findings allow us to know what is happening in the classrooms and lead us to confirm the need for teacher education to give an impulse to the teaching-learning process of music and mathematics through interdisciplinarity.
  • Condicionantes da aprendizagem da matemática: uma revisão sistêmica da literatura Artigos

    Oliveira, Maria Fatima; Negreiros, João Garrott Marques; Neves, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    Para além da linguagem natural, o ser humano nasce com o sentido inato de número. Temos a capacidade de determinar o número de objetos de uma pequena coleção, de contar e de fazer adições e subtrações simples sem necessidade de instrução direta. Por volta dos dez anos, uma criança compreende cerca de 10.000 palavras e fala a sua língua materna com 95% de precisão. Contudo, por volta dos onze anos, algumas crianças já afirmam não conseguir compreender matemática. Por que essa diferença? Uma razão é que a linguagem falada e o sentido de número são capacidades de sobrevivência, mas a matemática abstrata não o é. Ao discutir os condicionantes do ensino dessa área do conhecimento, este artigo consiste em uma revisão bibliográfica acerca dos problemas do ensino da matemática. Que teia de interações se estabelece no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina? Quanto do que se tem dito e escrito a respeito desse processo não passa de preconceito ou mito? Com este artigo, pretende-se contribuir, de algum modo, para a desmistificação e a melhoria no sucesso da disciplina de matemática. Para tanto, é fundamental compreender o enquadramento estruturante da investigação teórica acerca de diferentes abordagens do conceito de aprendizagem e do que poderá estar em causa, especificamente, nas dificuldades da aprendizagem da matemática. Isso significa rever um conjunto de condicionantes internos (funcionamento do cérebro, língua falada e estilo de aprendizagem) e condicionantes externos (fatores socioculturais e estilos de ensino).

    Resumo em Inglês:

    In addition to the natural language, human beings hold this intuitive sense of counting. We have the ability to determine the number of objects in a small collection and carry out simple additions and subtractions without direct instruction. By the age of ten, a child understands about 10’000 words and speaks its native language with 95% accuracy. However, by the age of eleven, some children already claim that they do not understand mathematics. Why is that so? One reason is that spoken language and number sense are survival skills but abstract mathematics is not. This article presents a review of literature on the teaching of mathematics. Which web of interactions is established in the teaching-learning process of this subject? How much of what has been said and written about this process is merely a myth? This piece of writing aims at contributing in some way to the demystification and improvement of success in mathematics. It is, therefore, essential to understand the structural framework of theoretical research on the various approaches on the term of learning and specifically on the difficulties in learning mathematics. This implies reviewing a set of internal (brain function, spoken language and learning style) and external constraints (socio-cultural factors and teaching styles).
  • A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso Artigos

    Muniz, Luciana Soares; Martínez, Albertina Mitjáns

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por objetivo destacar as formas em que a criatividade se expressa na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Assume-se como referencial teórico a concepção de aprendizagem criativa desenvolvida por Mitjáns Martínez. Segundo essa concepção, os processos criativos emergem nos contextos de ação do sujeito, mediante recursos subjetivos constituídos historicamente e que se organizam no momento da ação concreta. A expressão desse tipo de aprendizagem tem se configurado pela personalização da informação, confrontação com o dado e pela geração, produção de ideias novas que vão além do que está posto. Adota-se como eixo norteador a pesquisa qualitativa, apoiada nos princípios da epistemologia qualitativa desenvolvida por González Rey, com opção pelo estudo de caso utilizando instrumentos abertos e semiabertos, tais como: dinâmicas conversacionais, observações, entrevistas como processo e diário de ideias. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede pública, com alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, na qual acompanhamos os aprendizes por dois anos consecutivos. Como conclusão, considera-se que a expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita foi significativamente apresentada pelas características destacadas por Mitjáns Martínez, bem como pela relação lúdica da criança com sua aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This paper has the purpose of highlighting the ways through which creativity is expressed in the child´s learning of how to read and write. The theoretical assumption taken is the concept of creative learning developed by Mitjáns Martínez. According to such conception, the creative processes emerge in the context of the individual´s action, through subjective resources that are historically constructed and are organized in the moment of concrete action. The expression of this type of learning has been configured by the personalization of information, confrontation with the data, and by the generation and production of new ideas that go beyond what is taken for granted. The guiding axis adopted is qualitative research, supported by the principles of thequalitative epistemology developed by González Rey, with the option of conducting a case study utilizing open and semi-open tools, such as: conversational dynamics, observations, interviews as a process and a diary of ideas. The investigation took place in a public school, among 1st and 2nd graders, in which we monitored the learners for two years in a row. As a conclusion, we consider that the expression of creativity in learning how to read and write was significantly presented by the characteristics emphasized by the author mentioned above, as well as by the playful relationship of the child with his/her learning.
  • Tradução cultural em educação: experiências da diferença em escritas de surdos Artigos

    Müller, Janete Inês; Karnopp, Lodenir Becker

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma investigação sobre narrativas de autoria surda destinadas ao público juvenil e adulto, as quais circulam no Brasil através de livros escritos em português. Considerando a pesquisa em dez livros (MÜLLER, 2012), de diferentes gêneros textuais, que se aproximam pela constituição do espaço biográfico, objetiva-se desenvolver uma análise discursiva e documental, buscando responder como e que marcas culturais surdas são produzidas pelos autores em suas narrativas. A investigação do material empírico, que tematiza as dificuldades vivenciadas, também expressas através da escrita, possibilita evidenciar as principais marcas culturais surdas: a narrativa da experiência de si e a identidade surda como uma diferença. Cabe salientar que narrar-se em uma segunda língua, neste caso, em português, por surdos usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilita traduzir-se em outras culturas, legitimando o discurso surdo e potencializando a sua cultura através da visibilidade e da difusão cultural possibilitada por essas obras. Os livros, aqui também entendidos como artefatos culturais, constituem-se recurso em um território de reivindicações e de negociações político-pedagógicas. Vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, este trabalho dá continuidade a e consolida pesquisas sobre cultura surda e educação; também problematiza relações de poder envolvidas na construção de significados, sobretudo no campo da educação, aqui entendida como um processo de condução da vida social e individual dos sujeitos. Esta investigação integra as pesquisas desenvolvidas no projeto Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an investigation of narratives by deaf authors intended to an audience of young people and adults, which circulate in Brazil through books written in Portuguese. Considering the study of ten books (MÜLLER, 2012) of different genres, which have in common the constitution of a biographical space, our aim is to develop a discursive and documental analysis, in order to answer how and what cultural deaf marks are produced by these authors in their narratives. The investigation of the empirical material, which deals with difficulties experienced which are also expressed in writing, allows making evident the main deaf cultural marks: the narrative of experience of the self, and deaf identity as difference. It is worth stressing that narrating in a second language, in this case, Portuguese, used by deaf users of Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS - Brazilian Sign Language), allows translating the narratives into other cultures, legitimating the deaf discourse and increasing the potential of the deaf culture through the visibility and cultural diffusion allowed by these works. The books, here understood also as cultural artifacts, are a resource in a territory of political-pedagogical claims and negotiations. In connection with Cultural Studies in Education and with Deaf Studies, the present work continues and consolidates studies in deaf culture and education; it also problematizes power relations involved in the construction of meanings, particularly in the field of education, here understood as a process of conduction of subjects’ social and individual life. This investigation is part of the studies conducted within the project Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira Production, Circulation, and Consumption of Brazilan Deaf Culture.
  • Uma conversa com Paul Standish sobre os trail-effects da psicologia e a “cultura da auditoria” na educação Entrevista

    Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia

    Resumo em Português:

    Resumo Em tempos tão sombrios para a pesquisa educacional em várias partes do mundo, em que educadores e pesquisadores estão submetidos a uma cultura de auditoria cada vez mais implacável, tivemos o privilégio de entrevistar um dos poucos filósofos que, de uma perspectiva filosófica, questionam esse tipo de gestão educacional: Paul Standish, professor e diretor do Centro de Filosofia da Educação do Instituto de Educação da Universidade de Londres (University College London Institution of Education). Uma de suas principais críticas incide sobre o transporte abusivo de procedimentos contábeis, característicos do campo da administração, para a proposição de políticas educacionais que visariam a uma equivalente “transparência contábil”. Recorre a filósofos como Wittgenstein e Austin, entre outros, para desconstruir o mito da transparência da prestação de contas no campo da educação quando são adotadas medidas avaliativas e de gestão pretensamente objetivas e eficientes, mas que, na verdade, têm tido como resultado a imposição de modelos empíricos de comportamento e de pensamento extremamente reducionistas e dogmáticos. Segundo ele, boa parte desses modelos é oriunda da psicologia, a qual, mesmo tendo alterado substancialmente seus aparatos teóricos como também suas práticas ao longo das últimas décadas, trouxe crenças iniciais que deixaram o que Paul Standish denomina detrail-effects* no imaginário do senso comum, os quais agem sub-repticiamente na base da cultura de auditoria que vem se instaurando no campo da educação. Ao longo da entrevista, Standish também aborda questões relativas ao lugar da filosofia analítica na educação, com suas diferentes vertentes; questiona o modo como o pós-estruturalismo tem sido apropriado pela pesquisa educacional; critica o uso da expressão ciência da educação, quando se desconsidera o fato de que as questões mais fundamentais da educação não podem ser resolvidas empiricamente; reflete sobre a formação do professor e as diferentes maneiras de se transmitir conhecimento; e enfatiza a importância e a fecundidade das ideias de Wittgenstein tendo em vista esclarecer as confusões filosóficas em que nos enredamos quando a linguagem “entra em férias”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In times so grim for educational research in various parts of the world, where educators and researchers are subjected to an increasingly ruthless audit culture, we have had the privilege of interviewing one of the few philosophers who question this type of educational management from a philosophical perspective: Paul Standish, Professor and Head of the Centre for Philosophy of Education at University College London Institution of Education. One of his main criticisms focuses on the abusive transport of accounting procedures, characteristic of the field of administration, to proposing educational policies that supposedly aim at an equivalent accounting transparency. He refers to philosophers like Wittgenstein and Austin, among others, to deconstruct the myth of accounting transparency in education, when evaluative and management measures are adopted. Such supposedly objective and efficient measures have actually resulted in the imposition of empirical models of behaviour and thinking which are extremely reductionist and dogmatic. According to him, most of these models come from the field of psychology, which, despite having substantially changed its theoretical apparatus as well as its practices over the past few decades, has brought initial beliefs which have left trail-effects in the imaginary of common sense, acting surreptitiously on the basis of the audit culture that has established itself in the field of education. Throughout the interview, Standish also addresses issues relating to the place of analytic philosophy in education, with its various approaches, questions how post-structuralism has been appropriated by educational research, criticizes the use of the termscience of education when one disregards the fact that the most fundamental issues of education cannot be resolved empirically, reflects on teacher education and the different ways of transmitting knowledge, and emphasizes the importance and fecundity of Wittgenstein’s ideas aiming at the clarification of the philosophical confusions that we become entangled with when language “goes on vacation”.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br