Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 2011
  • Apresentação

  • Avaliação da habilidade de inferência em leitura: estudo de caso com uma questão da provinha Brasil Artigo De Pesquisa

    Rauen, Fábio José

    Resumo em Português:

    A Provinha Brasil visa avaliar o nível de alfabetização de estudantes brasileiros no 2° ano do Ensino Fundamental. Em 2009, houve duas edições: no início do ano para avaliar o processo de alfabetização e no final do ano para identificar avanços e limitações. Entre as habilidades avaliadas pelo teste, destaca-se a de inferir a partir da leitura de textos. Na segunda edição de 2009, a vigésima questão deu conta desse descritor, utilizando-se de uma história em quadrinhos de Mauricio de Sousa. Motivado pela dispersão de respostas dadas à questão por dez alfabetizadoras na dissertação de Nazário (2010), analisam-se nesse artigo, com base na Teoria da Relevância, a proposição e as opções de resposta. Fundamentado nos achados, destacam-se as dificuldades para o desenvolvimento de alternativas objetivas para questões inferenciais, dado que inferências mais sofisticadas e diferentes graus de força das suposições cognitivas entram em cena na interpretação.

    Resumo em Espanhol:

    Provinha Brasil tiene como objetivo evaluar el nivel de alfabetización de los estudiantes brasileños en el 2° año de la escuela primaria. En 2009, hubo dos ediciones de Provinha Brasil: al inicio del año escolar, a fin de evaluar el proceso de alfabetización, y al final del año escolar, con el fin de comparar el rendimiento de los estudiantes con la primera evaluación e identificar avances y limitaciones. Entre las competencias en evaluación, se destaca la de inferir la información basada en la lectura de textos. En la segunda edición de 2009, con base en una tira cómica de Mauricio de Sousa, la vigésima cuestión fue relacionada con este descriptor de habilidad. Motivados por la dispersión de las respuestas a esta pregunta por diezprofesoras de alfabetización en la disertación de Nazario (2010), en esto artículo, fueron analizados con base en la Teoría de la Relevancia la propuesta y las opciones de respuesta de esa cuestión. Basándose en los resultados, se destacan las dificultades para el desarrollo de opciones alternativas a las preguntas de inferencia, ya que inferencias más sofisticadas y diferentes grados de fuerza de las suposiciones cognitivas pueden estar en juego.

    Resumo em Inglês:

    Provinha Brasil aims to evaluate the Brazilian students' literacy level in the 2nd year of elementary school. In 2009, there were two editions of Provinha Brasil: at the beginning of the school year, in order to assess the literacy process, and at the end of the school year, in order to compare the students' performance with the first evaluation and to identify progresses and limitations. Among the skills under evaluation, the ability to infer information based on text reading stands out. In the 2009 second edition, based on a comic strip by Mauricio de Sousa, the twentieth question is related to this skill descriptor. Motivated by the dispersion of responses to this question by ten literacy teachers in Nazario's 2010 dissertation, proposition and response options of the twentieth question were analyzed based on Relevance Theory. It is argued that there are difficulties for the development of alternative options to inferential questions, since more sophisticated inferences and different degrees of strength of cognitive assumptions may be at stake.
  • O uso da repetição na escrita pelos surdos Artigo De Pesquisa

    Andrade, Wagner Teobaldo Lopes de; Aguiar, Marígia Ana de Moura; Madeiro, Francisco

    Resumo em Português:

    A escrita é uma importante forma de comunicação dos surdos tanto com seus pares quanto com os ouvintes, dada a sua dificuldade em desenvolver a oralidade. Por estarem as marcas de oralidade diretamente relacionadas à coesão textual, este estudo objetivou investigar o uso de repetições na escrita de surdos. Quinze surdos orali%ados, quinze surdos não-oralizados e quinze ouvintes responderam a um questionário analisado quantitativa e qualitativamente em função da ocorrência, tipologia, forma, posição e função das repetições. Os três grupos utilizaram a repetição na escrita. Os dois grupos de surdos apresentaram, majoritariamente, baixa frequência na repetição, integral e adjacente, na escrita. Os oralizados realizaram mais repetições com função de compreensão, enquanto que os não-oralizados realizaram-nas, especialmente, com função de continuidade tópica. Conclui-se que, tal como acontece com os ouvintes, a relação oralidade/escrita ocorre nos surdos, mesmo que eles não tenham tido acesso natural à oralidade da língua. E esta relação ocorre independentemente de eles serem oralizados ou não.

    Resumo em Espanhol:

    La escritura es una importante forma de comunicación de los sordos tanto con sus pares como con los oyentes, dada su dificultad en desarrollar la oralidad. Por estar las marcas de oralidad directamente relacionadas a la cohesión textual, este estudio objetivó investigar el uso de repeticiones en la escritura de sordos. Quince sordos oralizados, quince sordos no-oralizados y quince oyentes respondieron a un cuestionario analizado cuantitativa y cualitativamente en función de la ocurrencia, tipología, forma, posición y función de las repeticiones. Los tres grupos utilizaron la repetición en la escritura. Los dos grupos de sordos presentaron, mayoritariamente, baja frecuencia en la repetición, integral y adyacente, en la escritura. Los oralizados realizaron más repeticiones con función de comprensión, mientras que los no-oralizados las realizaron, especialmente, con función de continuidad tópica. Se concluye que, tal como pasa con los oyentes, la relación oralidad/escritura ocurre en los sordos, aunque ellos no hayan tenido acceso natural a la oralidad de la lengua. Y esta relación ocurre independientemente de ellos haber sido oralizados o no.

    Resumo em Inglês:

    Writing is an important means of communication for the deaf with his/her peers, as well as with the non-deaf as a result of their difficulty in developing oral language. Considering that oral cues are directly related to text cohesion, this study aimed to investigate the use of repetition in the writing of the deaf. Fifteen oralized deaf speakers, fifteen non-oralized deaf speakers and fifteen hearing speakers answered to a questionnaire which underwent both quantitative and qualitative analysis as related to occurrence, typology, form, position and function of repetition. Results showed that the three groups of participants used repetition in writing. The two groups of deaf speakers showed, mainly, low frequency, integral and adjacent repetitions in writing. The oralized speakers showed more repetitions with comprehension function while the non-oralized used repetition especially with topic continuity function. The conclusion of this research is that similar to hearers the relation between orality and writing is present in the deaf, even without natural access to orality.
  • Entre memória e promessa: a identidade de ciência na revista Galileu Artigo De Pesquisa

    Flores, Natália; Silveira, Ada Cristina Machado da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, pretendeu-se analisar como se produz a identidade de ciência na revista Galileu. Partimos do pressuposto de que a mídia é constitutiva das identidades, as quais não se referem apenas a um produto determinado, mas se constroem na confluência de diferentes elementos de acordo com a historicidade de suas formações discursivas. As nossas questões norteadoras indagam sobre a presença de elementos idem e ipse - da identidade narrativa em Paul Ricoeur (1991) -, e sua relação com as formações discursivas na constituição da identidade de ciência no discurso da revista. O corpus da pesquisa se constitui de quatro reportagens de capa da revista Galileu, das edições de abril, maio, junho e julho de 2010. Analisa-se como a atividade da ciência numa concepção moderna ou pós-moderna colabora para a construção das identidades de ciência na Galileu e constitui a tensão entre mesmidade e ipseidade, entre memória e promessa.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se pretendió analizar como se produce la identidad de ciencia en la revista Galileu. Partimos del supuesto de que los medios son constitutivos de las identidades, las cuales no se refieren apenas a un producto determinado, sino que se construyen en la confluencia de diferentes elementos de acuerdo con la historicidad de sus formaciones discursivas. Nuestras cuestiones orientadoras indagan sobre la presencia de elementos idem e ipse - de la identidad narrativa en Paul Ricoeur (1991) -, y su relación con las formaciones discursivas en la constitución de la identidad de ciencia en el discurso de la revista. El corpus de la investigación se constituye de cuatro reportajes de tapa de la revista Galileu, de las ediciones de abril, mayo, junio y julio de 2010. Se analiza como la actividad de la ciencia en una concepción moderna o posmoderna colabora para la construcción de las identidades de ciencia en la Galileu y constituye la tensión entre igualdad e individualidad, entre memoria y promesa.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, it is examined how the identity of science is produced in Galileu magazine. The analysis assumes that the media is constitutive of identities, which not only relate to a particular product, but are built by the confluence of different elements according to the historicity of their discursive formations. Our guiding questions ask about the presence of ipse and idem elements - of the narrative identity in Ricoeur (1991) - and its relation with discursive formations in the discursive formation of the identity of science in the discourse of the magazine. The corpus of the research includes four cover stories of Galileu magazine, namely, the editions of April, May, June and July 2010. It analyzes how the activity of science, from a modern or a postmodern perspective, allows for the construction of science identities in Galileu and how it builds the tension between sameness and ipseness, between memory and promise.
  • A fúria do führer: um estudo das estratégias discursivo-pragmáticas presentes num "viral" do youtube Artigo De Pesquisa

    Araújo, Júlio César; Costa, Rafael Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Algumas teorias sobre pressuposição (STRAWSON, 1952; KEENAN, 1971) em enunciados e sobre cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 2008) são revisitadas neste artigo, cujo objetivo é identificar como e onde os pressupostos pragmáticos aparecem num corpus composto de quatro vídeos postados no repositório Youtube. Tais vídeos são parte de um fenômeno virai da internet e reproduzem uma mesma cena do filme alemão A Queda, acrescendo a ela legendas em que o conteúdo original do filme dá lugar a diálogos sobre temas contemporâneos. A análise nos autoriza a concluir que a figura de Adolf Hitler, principal personagem do trecho de filme reproduzido, passa por uma mudança de cenas enunciativas englobantes e genéricas, a partir da qual é possível reinseri-lo em determinados contextos. Daí emergem pressuposições que ora o satirizam, ora o ridicularizam.

    Resumo em Espanhol:

    Algunas teorías sobre presuposición (STRAWSON, 1952; KEENAN, 1971) en enunciados y sobre escenas de enunciación (MAING UENEA U, 2008) son revisitadas en este artículo, cuyo objetivo es identificar como y donde los supuestos pragmáticos aparecen en un corpus compuesto de cuatro vídeos publicados en el repositorio Youtube. Tales vídeos son parte de un fenómeno viral de la internet y reproducen una misma escena de la película alemana La Caída, agregándole subtítulos en los que el contenido original de la película daa lugar a diálogos sobre temas contemporáneos. El análisis nos autoriza a concluir que la figura de Adolf Hitler, principal personaje del trozo de película reproducido, pasa por un cambio de escenas enunciativas englobantes y genéricas, a partir de la cual es posible reinserirlo en determinados contextos. De esta forma emergen suposiciones que ora lo satirizan, ora lo ridicularizan.

    Resumo em Inglês:

    Some theories concerning presupposition (STRAWSON, 1952; KEENAN, 1971) in enunciates and enunciation scenes (MAING UENEA U, 2008) are revisited in this article, which aims to identify how and where the pragmatic presuppositions appear in a corpus formed by four videos uploaded on Youtube repository. Such videos are part of a viral phenomenon of the internet. All of them reproduce the same scene from the movie The Downfall, adding subtitles in which the original content of the movie is replaced by dialogues about contemporary subjects. The analysis authorizes us to conclude that the Adolf Hitler character, the leading role in the mentioned movie, is transformed via changes in comprehensive and generic scenes, from which it is possible to re-introduce him in certain contexts. In that process, presuppositions emerge in satirical or mocking ways.
  • Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas Artigo De Pesquisa

    Oliveira, Elismênnia Aparecida; Pinto, Joana Plaza

    Resumo em Português:

    Este artigo, resultado de uma pesquisa qualitativa documental, discute práticas epistêmicas sobre linguagem de autoras e autores indígenas residentes no Brasil. Com base em autoras e autores indígenas e não indígenas - decolonialistas e pós-estruturalistas - confrontamos suas concepções de linguagem, considerando a construção das sociedades indígenas como o outro/objeto, que está presente na produção hegemônica de saber sobre linguagem. Consideramos o processo de silenciamento a que as etnias indígenas foram sujeitadas, e também o processo de resistência e apropriação de práticas e conceitos dos não indígenas, assim como coexistência de conceitos como língua, escrita e identidade. Como conclusão, apontamos a necessidade de ampliar o olhar epistemológico para dar conta de práticas discursivas coexistentes às do não indígena.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo, resultado de una investigación cualitativa documental, discute prácticas epistémicas sobre lenguaje de autoras y autores indígenas residentes en Brasil. Con base en autoras y autores indígenas y no indígenas - de colonialistas y posestructuralistas - confrontamos sus concepciones de leenguaje, considerando la construcción de las sociedades indígenas como el otro/objeto, que está presente en la producción hegemónica de saber sobre lenguaje. Consideramos el proceso de silenciamiento a que las etnias indígenas fueron sujetadas, y también el proceso de resistencia y apropriación de prácticas y conceptos de los no indígenas, así como coexistencia de conceptos como lengua, escritura e identidad. Como conclusión, apuntamos la necesidad de ampliar la observación epistemológica para dar cuenta de prácticas discursivas coexistentes a las de la no indígena.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a qualitative documentary research which discusses epistemic practices on language by indigenous authors inhabiting Brazil. Based on indigenous authors, as well as on poststructuralist and decolonialist ones, this paper confronts theirs language concepts, considering the construction of indigenous societies as the other/object, which is part of the hegemonic production of knowledge about language. We make considerations on the process of silencing of the indigenous groups, and also the process of resistance and appropriation of concepts and practices by non-indigenous, as well as the coexistence of concepts such as language, writing and identity. As a conclusion, we point to the urgent need to expand epistemological perspectives in order to deal with the co-existing discursive practices of the indigenous and the non-indigenous.
  • O discurso eleitoral de Cristina Fernández de Kirchner (2007): um caso de ethos híbrido não convergente

    Vitale, María Alejandra; Maizels, Ana Laura

    Resumo em Português:

    Este artigo estuda a construção de um ethos híbrido não convergente no discurso eleitoral produzido em 2007 pela então candidata à presidência da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, a partir de uma visão de análise do discurso político que resgata a noção retórica de ethos (Amossy,1999, 2000, 2001, 2010; Charaudeau, 2005; Maingueneau, 1987, 1993, 1998, 1999, 2002, 2008). Esse ethos é qualificado de híbrido na medida em que na sua manifestação discursiva predominam duas imagens que, pelas suas características, denominamos ethos pedagógico-experto, ao qual é inerente uma cenografia professoral, e ethos da feminilidade. A qualificação de não convergente responde ao fato de que, embora as duas imagens constituam estratégias de legitimação da candidatura, em certos trechos discursivos o ethos da feminilidade tende a diminuir a força persuasiva do ethos pedagógico-experto. Na análise aplica-se uma metodologia qualitativa que dá a prioridade à interpretação de diversos aspectos da dimensão enunciativa dos discursos estudados.

    Resumo em Espanhol:

    En el marco del análisis del discurso político que recupera la noción retórica de ethos (AMOSSY, 1999, 2000, 2001, 2009, 2010; CHARAUDEAU, 2005; MAINGUENEAU, 1987, 1993, 1998, 1999, 2002, 2008), este artículo estudia la construcción de un ethos híbrido no convergente en el discurso electoral producido en 2007 por la entonces candidata a la presidencia de Argentina, Cristina Fernández de Kirchner. Calificamos a este ethos de híbrido porque en su discurso predominan dos imágenes de sí que por sus características hemos denominado ethos pedagógico-experto, al que le es inherente una escenografía profesoral, y ethos de la feminidad. Lo calificamos de no convergente porque si bien estas dos imágenes constituyen estrategias de legitimación de su candidatura, en ciertos tramos discursivos el ethos de la feminidad tiende a disminuir la fuerza persuasiva del ethos pedagógico-experto. En el análisis, se aplica una metodología cualitativa que prioriza la interpretación de diversos aspectos de la dimensión enunciativa de los discursos estudiados.

    Resumo em Inglês:

    In the framework of political discourse analysis that incorporates the rhetorical notion of ethos (Amossy, 1999, 2000, 2001, 2010; Charaudeau, 2005; MAINGUENEAU, 1987, 1993,1998, 1999, 2002, 2008), this article examines the construction of a not convergent hybrid ethos in the electoral-campaign discourse produced in 2007 by Argentina's presidential candidate Cristina Fernandez de Kirchner. We term it hybrid because her speech is dominated by two images of herself which by their nature are called expert pedagogical ethos, linked with a teaching scenography, and ethos of femininity. We call it non-convergent because althought these two images are strategies to legitimize her candidacy, in certain discursive sections ethos of femininity tends to undermine the persuasive force of expert pedagogical ethos. For the analysis, we use a qualitative methodology that emphasizes the interpretation of diverse aspects of studied speeches enunciation.
  • "Mate um nordestino afogado": análise crítica de um artigo da revista época Artigo De Pesquisa

    Oliveira, Luciano Amaral

    Resumo em Português:

    Este ensaio traz a análise crítica do discurso construído por Ruth de Aquino no texto O preconceito das Mayaras, publicado na revista Época logo após o segundo turno da eleição presidencial de 2010, vencida por Dilma Rousseff. Inicialmente, são feitas considerações sobre a veiculação explícita de preconceitos em textos publicados neste século e no século passado. Em seguida, é feita a análise do texto de Aquino com base nas escolhas temáticas e semânticas que ela faz. Os objetivos deste texto são contribuir para as reflexões sobre a veiculação de preconceitos raciais em textos de circulação pública e contribuir para a produção de textos na área da Análise Crítica do Discurso no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Éste ensayo trae el análisis crítico del discurso construido por Ruth de Aquino en el texto Él prejuicio de las Mayaras, publicado en la revista Época luego de la segunda vuelta de la elección presidencial de 2010, vencida por Dilma Rousseff. Inicialmente, son hechas consideraciones sobre la vehiculación explícita de prejuicios en textos publicados en este siglo y en el siglo pasado. Enseguida, es hecho el análisis del texto de Aquino con base en las elecciones temáticas y semánticas que él hace. Los objetivos de este texto son contribuir para las reflexiones sobre la vehiculación de prejuicios raciales en textos de circulación pública y contribuir para la producción de textos en el área del Análisis Crítico del Discurso en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This essay brings the critical analysis of the discourse constructed by Ruth de Aquino in the text O preconceito das Mayaras (Mayaras'prejudice), published in Época magazine immediately after the second term of the presidential election in 2010, won by Dilma Rousseff. Initially, some considerations are made about the explicit dissemination of prejudice through texts published in this century and in the last century. After that, the analysis of Aquino's text is carried out based on her thematic, syntactic and semantic choices. The objectives of this essay are to contribute to the reflections on the dissemination of racial prejudice through texts that circulate publicly and to contribute to the production of texts in the area of Critical Discourse Analysis in Brazil.
  • Dos saberes para ensinar aos saberes didatizados: uma análise da concepção de sequência didática segundo o isd e sua reconcepção na revista Nova Escola Artigo De Pesquisa

    Anjos-Santos, Lucas Moreira dos; Lanferdini, Priscila A. F.; Cristovão, Vera Lúcia Lopes

    Resumo em Português:

    Considerando a abrangência nacional de uma das maiores revistas especializadas em educação do Brasil e seu possível papel nas representações construídas por professores a partir dos conteúdos por ela veiculados, este artigo tem como objetivo analisar o conceito de sequência didática segundo o ISD e sua transposição didática pela revista Nova Escola. Para análise, partimos dos conceitos defendidos pela didática de línguas de Genebra da linha Interacionista Sociodiscursiva (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e sua (re)interpretação no quadro de didáticas de línguas estrangeiras no Brasil (CRISTOVÃO 2005, 2007, 2009; PETRECHE, 2008; BEATO-CANATO, 2009). Os resultados revelam divergências entre o conceito de SD defendido pelo ISD e as SDs publicadas pela Revista.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando el alcance nacional de una de las mayores revistas especializadas en educación de Brasil y su posible papel en las representaciones construidas por profesores a partir de los contenidos por ella vehiculados, este artículo tiene como objetivo analisar el concepto de secuencia didáctica según el ISD y su transposición didáctica por la revista Nova Escola. Para análisis, partimos de los conceptos defendidos por la didáctica de lenguas de Ginebra de la línea Interaccionista Sociodiscursiva (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) y su (re)interpretación en el cuadro de didácticas de lenguas extranjeras en Brasil (CRISTOVAO 2005, 2007, 2009; PETRECHE, 2008; BEATO-CANATO, 2009). Los resultados revelan divergencias entre el concepto de SD defendido por el ISD j las SDs publicadas por la Revista.

    Resumo em Inglês:

    Given the national scope of a well-known magazine about education in Brazil and the role it plays in constructing teachers' representations through the content published, this article aims to analyze the concept of didactic sequence according to SDI and its transposition by Nova Escola Magazine. For the analyses, we use the concepts of teaching languages from the Sociodiscursive Interactionism (SDI) perspective (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) and its (re)interpretation in the context of foreign languages teaching in Brazil (CRISTOVÃO 2005, 2007, 2009, PETRECHE, 2008; BEATO-CANATO, 2009). The results reveal significant differences between the concept of DS defended by the SDI and the DSs published by the magazine.
  • A formulação dos objetivos de artigos de pesquisa em quatro disciplinas: história, linguística, literatura e biologia

    González Arias, Cristian

    Resumo em Português:

    Analisar propriedades estruturais e funcionais dos produtos textuais da atividade científica ajuda a compreender o papel da linguagem na construção e na divulgação do conhecimento. Este artigo relata um estudo sobre a formulação de objetivos de artigos de investigação científica (AIC) em quatro disciplinas: História, Linguística, Literatura e Biologia. O objetivo maior deste estudo foi identificar padrões de formulação dos objetivos, das seções onde são apresentados e verificar se há diferenças entre as disciplinas estudadas. Um corpus constituído de 40 artigos foi analisado, distribuídos igualmente para cada uma das disciplinas estudadas. Obteve-se como resultado a identificação de cinco padrões na formulação de objetivos, que são apresentados, preferivelmente, no resumo e na introdução. Não obstante, trata-se, igualmente, das diferenças existentes entre o AIC das quatro disciplinas. Igualmente, há certas ambiguidades entre apresentar o objetivo da investigação e o objetivo do artigo, o que ressalta o caráter metonímico e performativo do AIC.

    Resumo em Espanhol:

    Analizar las propiedades estructurales y funcionales de los productos textuales de la actividad científica ayuda a comprender el rol del lenguaje en la construcción y difusión del conocimiento. En el presente artículo se analiza la formulación de los objetivos en artículos de investigación científica (AIC) en cuatro disciplinas: Historia, Lingüística, Literatura y Biología. El propósito fue identificar patrones de formulación de los objetivos, los apartados donde son presentados y si existen diferencias entre las disciplinas estudiadas. Se analizaron 40 artículos, diez de cada una de las disciplinas. Como resultado, identificamos cinco patrones en la formulación de objetivos, los que son presentados indistintamente en el resumen y en la introducción. Sin embargo, se aprecian diferencias notables entre los AIC de las disciplinas estudiadas. Asimismo, con frecuencia se produce una ambigüedad entre presentar el objetivo de la investigación y el objetivo del artículo, resaltando el carácter metonímicoy realizativo del AIC.

    Resumo em Inglês:

    The analysis of the structural and functional properties of scientific activity textual products aids understanding the role of language in the construction and diffusion of scientific knowledge. Thus, the present article is based on a study of the formulation of objectives of research articles (RA) in four disciplines: History, Linguistics, Literature, and Biology. The goal was to identify patterns in the formulation of objectives, the sections where they are presented, and potential differences among the disciplines. 40 articles were analyzed, ten from each discipline. The results show five patterns in the formulation of objectives, which are presented indistinctively within the abstract and the introduction. Nevertheless, some interesting differences have been found among the RA of the disciplines studied. Likewise, some ambiguity is found between the presentation of the research objective and the article objective, stressing the metonymic and performative character of the RA.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br