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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Rauen, Fábio José; Furlanetto, Maria Marta
  • Novas narrativas do contemporâneo: uma análise crítica do discurso do movimento slow Artigo De Pesquisa

    Balocco, Anna Elizabeth

    Resumo em Português:

    Neste projeto, analisa-se criticamente o discurso do movimento slow nas novas narrativas do contemporâneo presentes na mídia impressa e eletrônica, com o respaldo teórico da Análise Crítica do Discurso. Para tanto, constituiu-se um arquivo de textos de diferentes registros simbólicos e foram investigadas as matrizes de sentido que informam este discurso e as condições de possibilidade para a sua emergência. O foco da análise recai sobre as relações interdiscursivas entre os textos do arquivo, identificadas mediante investigação de suas relações lexicais. Os resultados da pesquisa sugerem que as matrizes de sentido mais importantes no arquivo desta pesquisa são fornecidas por: a) um discurso crítico às tecnologias digitais; e b) um discurso crítico aos valores da cultura do desempenho e da produtividade. O discurso do movimento slow articulado no arquivo, em seus diferentes textos, é produzido de perspectivas diferentes e tem sentidos e valores sociais distintos.

    Resumo em Espanhol:

    En este proyecto, se analiza críticamente el discurso del movimiento slow en las nuevas narrativas del contemporáneo presentes en los medios de prensa y electrónica, con el respaldo teórico del Análisis Crítico del Discurso. Para tanto, se constituye un archivo de textos de diferentes registros simbólicos y fueron investigadas las matrices de sentido que informan este discurso y las condiciones de posibilidad para su emergencia. El foco del análisis recae sobre las relaciones interdiscursivas entre los textos del archivo, identificadas mediante investigación de sus relaciones lexicales. Los resultados de la investigación sugieren que las matrices de sentido más importantes en el archivo de esta pesquisa son suministradas por: a) un discurso crítico a las tecnologías digitales; y b) un discurso crítico a los valores de la cultura del desempeño y de la productividad. El discurso del movimiento slow articulado en el archivo, en sus diferentes textos, es producido de perspectivas diferentes y tiene sentidos y valores sociales distintos.

    Resumo em Inglês:

    This research project carries out a critical investigation of the slow movement discourse that is present in the press and electronic media, while drawing on the theoretical principles of Critical Discourse Analysis, which is primarily concerned with the role of language and discourse in processes of social change. To this end, an archive of texts from different symbolic registers was compiled (blogs, advertisements, books, texts published in the press and posted online) with a view to investigating the social values underlying this discourse, as well as the conditions of possibility for its emergence. The analysis focuses on interdiscursive relations in the archive, identified on the basis of an investigation of lexical relations in its texts. The results suggest that the archive features: a) a critical discourse on the new social media; and b) a critical discourse of the culture of performance and productivity. The slow movement discourse articulated in these texts is produced from different perspectives and has distinct values and social meanings.
  • Nas fissuras dos cadernos encardidos: o bordado testemunhal de Carolina Maria de Jesus Artigo De Pesquisa

    Carrijo, Fabiana Rodrigues; Santos, João Bôsco Cabral dos

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva referendar a escritura de uma autora que conseguiu alçar voos mais longínquos do que suas limitadas condições socioeconômicas lhe impuseram. Propõe, ainda, mostrar que os escritos de Carolina Maria de Jesus indicam uma cisão conceitual do mundo através de uma ressignificação do discurso do cotidiano e este é materializado através de alegorias severamente vividas. A instância sujeito-autor coloca na experiência empírica de um discurso da exclusão a real experiência dafome e faz deste experimento uma forma de visão social. É inscrito nos aportes teóricos da AD (francesa) que o presente artigo ambiciona olhar para o corpus de base literária, ainda que incanônica, constituída pela obra intitulada Quarto de Despejo - Diário de uma favelada, com vistas a propor um trabalho em interface que, a par de bosquejar os processos de subjetivação, ambiciona, ainda, delinear o que estamos denominando discursividade literária incanônica em Carolina Maria de Jesus.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo objetiva refrendar la escritura de una autora que consiguió alzar vuelos más lejanos que las que sus limitadas condiciones socioeconómicas le impusieron. Propone, aun, develar que los escritos de Carolina Maria de Jesus indican una división conceptual del mundo a través de una resignificación del discurso del cotidiano y éste es materializado a través de alegorías severamente vividas. La instancia-sujeto autor coloca en la experiencia empírica de un discurso de la exclusión la real experiencia del hambre y hace de este experimento una forma de visión social. Está inscripto en los aportes teóricos de la AD (francesa) que el presente artículo ambiciona ver para el corpus de base literaria, aun que incanónica, constituida por la obra intitulada Cuarto de Desalojo - Diario de una favelada, con vistas a proponer un trabajo en interface que, a la par de bosquejar los procesos de subjetivación, ambiciona, aun, delinear lo que estamos denominando discursividad literaria incanónica en Carolina Maria de Jesus.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at approaching the writing by an author who reached farther than her social, economic and limited conditions would allow. It also proposes to examine the writings by Carolina Maria de Jesus as an indication of a conceptual re-meaning of a quotidian discourse, which is materialized by means of allegories of a difficult life. Such experiences will be demonstrated, considering the author’s dislocation to the condition of subjective instance who reveals a discourse of social exclusion while bringing to literature such a kind of social portrait. It is registered in the theoretical contributions of AD (French), that this thesis project aims to look, closely, to the basic literary corpus, although incanonic, consisting in the work entitled “Quarto de Despejo - Diário de uma favelada”, with a view to propose an interface that works together to sketch the processes of subjectivation; it also aims to outline what here is called the literary incanonic discursivity in Carolina Maria de Jesus.
  • Representação discursiva de pessoas em situação de rua no "Caderno Brasília": naturalização e expurgo do outro Artigo De Pesquisa

    Resende, Viviane de Melo

    Resumo em Português:

    Neste artigo, utilizo o referencial da Análise de Discurso Crítica para analisar o texto "Abandono no Lago Norte - Casa que pertence ao Ibama virou ponto de drogas e abrigo para moradores de rua", publicado em janeiro de 2011 no "Caderno Brasília", semanário ligado ao jornal Hoje em Dia distribuído gratuitamente em centenas de pontos de Brasília. O texto discute o abandono de um imóvel público e suas consequências para a vizinhança, fazendo referência, inclusive no subtítulo, a "moradores de rua". Tomando esse objeto analítico, procedo à análise da representação de atores sociais, especificamente do grupo classificado como "moradores de rua". Também analiso, do ponto de vista da oração como representação, como esse grupo aparece no Sistema de Transitividade, com base nas orações em que o grupo é representado. A análise aponta que a situação de rua, grave problema social contemporâneo, é naturalizada na representação do evento em foco no texto.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, utilizo el referencial del Análisis de Discurso Crítico para analizar el texto "Abandono en el Lago Norte - Casa que pertenece al Ibama se convirtió en punto de drogas y abrigo para sin hogar", publicado en enero de 2011 en el "Cuaderno Brasilia", semanario ligado al periódico Hoy en Día distribuido gratuitamente en centenas de puntos de Brasilia. El texto discute el abandono de un inmueble público y sus consecuencias para la vecindad, haciendo referencia, inclusive en el subtítulo, a "sin hogar". Tomando ese objeto analítico, procedo al análisis de la representación de actores sociales, específicamente del grupo clasificado como "sin hogar". También analizo, desde el punto de vista de la oración como representación, como ese grupo aparece en el Sistema de Transitividad, con base en las oraciones en que el grupo es representado. El análisis apunta que la situación de la calle, grave problema social contemporáneo, es naturalizada en la representación del evento en foco en el texto.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, based upon Critical Discourse Analysis I analyze the text "Abandono no Lago Norte - Casa que pertence ao Ibama virou ponto de drogas e abrigo para moradores de rua", published in January 2011 in "Caderno Brasília", a newspaper distributed for free in hundreds of spots in Brasilia. The analyzed text discusses the abandonment of a public property and its consequences for the neighborhood, with reference to the "homeless". Taking this analytical object, I proceed to the analysis of the representation of social actors, specifically the group classified as "homeless" in the text. I also analyze the representation of this group in the Transitivity System. Analyses show that the street situation, a serious contemporary social problem, is naturalized in the representation of the event in focus in the text.
  • Por que os homens têm peitos?: a recontextualização do discurso sobre ciência na Superinteressante Artigo De Pesquisa

    Noccioli, Carlos Alexandre Molina; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos

    Resumo em Português:

    Este trabalho insere-se no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso da Divulgação Científica, que considera a divulgação científica como um processo de recontextualização do discurso científico para o discurso geral; associado à Teoria das Representações Sociais, que permite a reflexão em torno da construção do conhecimento pelo indivíduo, grupo, ou ser social, a partir de aspectos socioculturais. Buscamos, pois, analisar o tratamento linguístico-discursivo das informações divulgadas sobre temas vistos como tabus sexuais, na reportagem Por que os homens têm peitos?, publicada em 2008, na revista Superinteressante, destacando-se como o conhecimento em questão é representado socialmente ao se considerar a linha editorial desta revista. O texto consegue angariar um público jovem interessado em discussões polêmicas relacionadas ao seu universo, mesmo que isso não signifique uma plena desmitificação do senso comum, ao contrário, embora o texto analisado se revista dessa intenção, pode-se observar (re)produções de representações sociais em nossa sociedade contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo se insiere en el cuadro teórico-metodológico del Análisis del Discurso de la Divulgación Científica, que considera la divulgación científica como un proceso de recontextualización del discurso científico para el discurso general; asociado a la Teoría de las Representaciones Sociales, que permite la reflexión en torno de la construcción del conocimiento por el individuo, grupo, o ser social, a partir de aspectos socioculturales. Buscamos, pues, analizar el tratamiento lingüístico-discursivo de las informaciones divulgadas sobre temas vistos como tabúes sexuales, en el reportaje ¿Por qué los hombres tienen pechos?, publicada en 2008, en la revista Superinteressante, destacándose como el conocimiento en cuestión es representado socialmente al considerarse la línea editorial de esta revista. El texto consigue recoger un público joven interesado en discusiones polémicas relacionadas a su universo, aunque eso no signifique una plena desmitificación del senso común, al contrario, aunque el texto analizado se revista de esa intención, pueden observarse (re)producciones de representaciones sociales en nuestra sociedad contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    This paper is inserted in the theoretical and methodological framework of Discourse Analysis of Scientific Communication, which considers scientific divulgation as the recontextualization of scientific discourse towards a general discourse, an approach here associated to the Social Representations Theory that allows the individual, group or social being to reflect their knowledge building from social and cultural aspects. Here is analyzed the linguistic and discursive treatment of information concerning thematic topics traditionally seen as sexual taboos in the news report Por que os homens têm peitos?, published in 2008 by the Brazilian magazine Superinteressante, while highlighting how the referred knowledge is socially presented considering the magazine’s editorial line. That text manages to gain a young audience interested in controversial discussions related to their universe, even though that doesn’t mean full demystification of common sense; conversely, despite the analyzed text shows that intention, (re)productions of social representation in our concurrent society can be observed.
  • Design da página interativa na perspectiva da Semiótica Social Artigo De Pesquisa

    Leffa, Vilson J.; Marzari, Gabriela Q.

    Resumo em Português:

    O uso dos computadores no ensino e aprendizagem de línguas, ao mesmo tempo em que pode tornar mais interessante o trabalho do professor, tem também exigido o domínio de novos conhecimentos nem sempre fáceis de serem adquiridos. O objetivo deste texto é refletir sobre a página digital como espaço de interação propício à aprendizagem. Para isso, faz-se um retrospecto da página impressa e mostra-se que ela tem um peso muito grande sobre o desenvolvimento da página digital, o que leva à necessidade de se fazer uma distinção entre a página digital, essencialmente estática, e a página digital interativa, essencialmente dinâmica. Enquanto a página impressa e a digital têm leitores, que se posicionam externamente, a página interativa tem participantes, que se posicionam internamente, em imersão total. Acredita-se que a compreensão e a exploração dos recursos da página interativa podem trazer uma contribuição importante para um ensino de línguas mais eficiente.

    Resumo em Espanhol:

    El uso de los ordenadores en la enseñanza y aprendizaje de lenguas, al mismo tiempo en que puede tornar más interesante el trabajo del profesor, ha también exigido el dominio de nuevos conocimientos ni siempre fáciles de ser adquiridos. El objetivo de este texto es reflexionar sobre la página digital como espacio de interacción propicio al aprendizaje. Para eso, se hace un retrospecto de la página impresa y se muestra que ella tiene un peso muy grande sobre el desarrollo de la página digital, lo que lleva a la necesidad de hacer una distinción entre la página digital, esencialmente estática, y la página digital interactiva, esencialmente dinámica. Mientras la página impresa y la digital tienen lectores, que se posicionan externamente, la página interactiva tiene participantes, que se posicionan internamente, en inmersión total. Se cree que la comprensión y la exploración de los recursos de la página interactiva pueden traer una contribución importante para una enseñanza de lenguas más eficiente.

    Resumo em Inglês:

    The use of computers in language teaching and learning, while providing a more interesting environment for the teacher, has also required a good command of some difficult skills. The aim of this text is to reflect on the digital page as an interactive space that is propitious to learning. For that purpose, we do a retrospective study of the printed page, showing that it has a powerful bearing on the development of the digital page, which leads to the need to make a distinction between the digital page, essentially static, and the interactive digital page, essentially dynamic. While the printed and the digital page have readers, who are positioned outside the page, the interactive page has participants, who are positioned inside, in total immersion. It is assumed that the comprehension and exploration of the affordances provided by the interactive page can bring an important contribution to language teaching, making it more effective.
  • Letramento e construção de identidade na terceira idade: um estudo de caso Artigo De Pesquisa

    Silva Filho, Vidomar; Rodrigues, Rosângela Hammes

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta estudo de caso sobre o letramento, na esfera literária, de D., uma mulher idosa, com quatro anos de escolaridade formal. A partir da análise do histórico de letramento de D., investiga-se a relação entre letramento e construção de identidade. Para fundamentar teoricamente o estudo, estabelecem-se distinções entre os modelos de letramento autônomo e ideológico. Apresentam-se os conceitos de prática, evento, agente e agência de letramento. Também se revisa o conceito de identidade. No estudo de caso, apresenta-se o histórico de letramento de D., buscando-se resgatar os usos da modalidade escrita por ela e sua família, desde a infância de D. até os dias atuais. Observa-se uma estreita relação entre o letramento de D. na esfera da literatura e a constituição paulatina de uma identidade de escritora, a qual lhe faculta expressar seu estar-no-mundo, recuperar e reconstruir suas memórias de infância e inserir-se em novos grupos sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta estudio de caso sobre el alfabetismo, en la esfera literaria, de D., una mujer anciana, con cuatro años de escolaridad formal. A partir del análisis del histórico de alfabetismo de D., se investiga la relación entre alfabetismo y construcción de identidad. Para fundamentar teóricamente el estudio, se establecen distinciones entre los modelos de alfabetismo autónomo e ideológico. Se presentan los conceptos de práctica, evento, agente y agencia de alfabetismo.También se revisa el concepto de identidad. En el estudio de caso, se presenta el histórico de alfabetismo de D., buscando rescatar los usos de la modalidad escrita por ella y su familia, desde la infância de D. hasta los días actuales. Se observa una estrecha relación entre el alfabetismo de D. en la esfera de la literatura y la constitución paulatina de una identidad de escritora, la cual le faculta expresar su estar-en el-mundo, recuperar y reconstruir sus memorias de infancia e inserirse en nuevos grupos sociales.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a case study of the literacy, in the realm of literature, of D., an elderly woman with four years of formal schooling. Based on the analysis of the literacy story of D., this study investigates the relationship between literacy and identity construction. In order to settle the theoretical bases of the study, a distinction is drawn between the autonomous and ideological models of literacy. The concepts of literacy practice, event, agent, and agency are presented. We also review the concept of identity. The case study presents the literacy story of D., examining the uses of reading and writing by D. and her family since D.'s childhood to the present day. We could observe a close relation between D.'s literacy in the realm of literature and the gradual construction of a writer identity, which allows her to express her being-in-world, to recover and rebuild her childhood memories and to access new social groups.
  • Das batalhas identitárias às práticas de liberdade: histórias de vida de uma professora negra Artigo De Pesquisa

    Silva, Marluce Pereira da; Moura, Carmen Brunelli de; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisa-se a produção de sentidos na autonarrativa de uma professora negra ao construir seus projetos identitários concernentes à trajetória escolar e profissional, aos arranjos afetivoconjugais face ao seu pertencimento racial. Define-se como questão norteadora da discussão: em que medida a docente assume posicionamentos discursivos que refletem a interação entre seus anseios pela liberdade individual e/ou a segurança que a comunidade oferece? Utilizam-se como dispositivos analíticos as teorizações foucaultianas, articuladas a estudos étnico-raciais, identitários e noções da Análise do Discurso Francesa (AD). Concluiu-se que a docente, em seus roteiros autobiográficos, se muniu de estratégias que traduzem batalhas por ela travadas ao construir seus projetos identitários, à medida que institui uma história de vida traduzida por efeitos que contradizem discursos que a história reservou a negros/as.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se analisa la producción de sentidos en la autonarrativa de una profesora negra al construir sus proyectos identitarios concernientes a la trayectoria escolar y profesional, a los arreglos afectivo-conyugales devido a su pertenencia racial. Se define como cuestión de rumbo de la discusión: en que medida la docente asume posiciones discursivas que reflejan la interacción entre sus ansias por la libertad individual y/o la seguridad que la comunidad (BAUMAN, 2003) ofrece. Se utilizan como dispositivos analíticos las teorizaciones foucaultianas, encadenadas a estudios étnico-raciales de identidade y nociones del Análisis del Discurso Francés. Se concluye que la docente, en sus guiones autobiográficos, se sirve de estrategias que traducen batallas por ella libradas al construir sus proyectos identitarios, a medida que instituye una historia de vida traducida por efectos que contradicen discursos que la historia reservó a negros/as.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyses the production of meanings in the self-narrative of a black teacher while she builds her identity projects concerning her academic and professional trajectories and her affective/conjugal arrangements in face to her racial belonging. The guiding question of the discussion: in what point the teacher assumes a discursive positioning that reflects the interaction between her wishes of individual freedom and/or the safety offered by the community (BAUMAN, 2003). Foucault's theories are used as analytical tools, articulated to ethnic-racial studies, identity and notions of French Discourse Analysis. The conclusion is that the teacher, in her auto-biographical scripts, has gathered strategies witch translate battles that she waged when building her identity projects, as far as she made a life story marked by effects that contradict speeches that history has reserved to blacks.
  • Análise enunciativa de Canto para minha morte, de Raul Seixas Artigo De Pesquisa

    Freitas, Ernani Cesar de; Facin, Débora

    Resumo em Português:

    Este artigo constitui um estudo enunciativo do gênero discursivo letra de música e tem como objetivo analisar o sentido de morte que se depreende da letra da música Canto para minha morte, de Raul Seixas, mediante a relação intersubjetiva entre o locutor e o interlocutor. Menciona-se a proposta da subjetividade na linguagem, teoria na qual Benveniste aborda as marcas de pessoa, espaço e tempo como categorias que validam essa tese. A pesquisa caracteriza-se como descritivo-qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados consistem na identificação e análise das marcas que norteiam a subjetividade e como estas se organizam em uma relação intersubjetiva. Com base nos achados, sugere-se que o jogo das marcas linguísticas (pessoa, espaço e tempo) em Canto para a minha morte evidencia a construção progressiva de sentidos sobre a morte.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo constituye un estudio enunciativo del género discursivo letra de canción y tieen como objetivo analizar el sentido de muerte que se deprende de la letra de la canción Canto para mi muerte, de Raul Seixas, mediante la relación intersubjetiva entre el locutor y el interlocutor. Se menciona la propuesta de la subjetividad en el lenguaje, teoría en la cual Benveniste aborda las marcas de persona, espacio y tiempo como categorías que validan esa tesis. La pesquisa se caracteriza como descriptivacualitativa. Los procedimientos metodológicos utilizados consisten en la identificación y análisis de las marcas que orientan la subjetividad y como éstas se organizan en una relación intersubjetiva. Con base en los hallazgos, se sugiere que el juego de las marcas lingüísticas (persona, espacio y tiempo) en Canto para mi muerte evidencia la construcción progresiva de sentidos sobre la muerte.

    Resumo em Inglês:

    The present paper constitutes an enunciative study of the discursive genre of song lyrics and aims at analyzing the sense of death, which arises from the lyrics of the song Canto para minha morte, by Raul Seixas, in face of the intersubjective relation between the speaker and listener. The proposition of instersubjectivity in language, a theory in which Benveniste approaches the marks of person, space and time as categories that validate such a thesis is mentioned. The research is descriptive-qualitative. The methodological procedures employed were the identification and analysis of the marks that guide subjectivity and how these marks are organized in an intersubjective relation. Based on such findings, it is suggested that the play of linguistic marks (person, space, time) in Canto para minha morte makes evident the progressive construction of meanings of death.
  • Para uma crítica da economia linguística: o apagamento da ontologia social da língua e do sujeito-falante a partir de Locke Ensaio

    Martins, Carla Macedo

    Resumo em Português:

    Neste ensaio, analisamos a fundação da língua e do sujeito-falante a partir do Ensaio acerca do entendimento humano, de John Locke. Nesta obra, discutimos a formulação da noção moderna de língua enquanto espaço do universal, com vistas à comunicabilidade e funcionalidade, e da noção de sujeito-falante como senhor do discurso e lócus de transformação linguística. Observa-se, assim, neste pensador, um contraponto à ontologia social da língua identificada em Marx e Engels na obra A Ideologia Alemã. O ensaio correlaciona ainda a fundação da língua e do sujeito em Locke com a política e a ciência modernas capitalistas. Por fim, o texto vincula a discussão sobre a ontologia da língua e do sujeito com as análises contemporâneas a respeito da dicotomia entre diversidade cultural e universalismo científico no âmbito das ciências sociais e humanas, e as possíveis contribuições das análises do discurso de inscrição marxista.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo, analisamos la fundación de la lengua y del sujeto-hablante a partir del Ensayo acerca del entendimiento humano, de John Locke. En esta obra, discutimos la formulación de la noción moderna de lengua como espacio de lo universal, con vistas a la comunicabilidad y funcionalidad, y de la noción de sujeto-hablante como señor del discurso y lócus de transformación lingüística. Se observa, así, en este pensador, un contrapunto a la ontología social de la lengua identificada en Marx y Engels en la obra La Ideología Alemana. El ensayo correlaciona aun la fundación de la lengua y del sujeto en Locke con la política y la ciencia modernas capitalistas. Por fin, el texto vincula la discusión sobre la ontología de la lengua y del sujeto con los análisis contemporáneos al respecto de la dicotomía entre diversidad cultural y universalismo científico en el ámbito de las ciencias sociales y humanas, y las posibles contribuciones de los análisis del discurso de inscripción marxista.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the foundation of language and of the subject-speaker in the Essay Concerning Human Understanding, by John Locke, is analyzed. In this work, we discuss the formulation of the notion of language as a universal space, aiming at communication and social functioning, and of the notion of subject-speaker as an individual in control of discourse and as the locus of linguistic change. The opposition is observed between Locke’s ontology and the social ontology of language identified by Marx and Engels in The German Ideology. The paper also correlates Locke’s foundation of language and of the subject to modern politics and science. Finally, the text links the discussion of ontology of language and of the subject to the contemporary analysis about the dichotomy between scientific universalism and cultural diversity within social sciences and humanities, and the possible contributions of marxist discourse analysis to this debate.
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