Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2013
  • Documento sem título Apresentação

  • Usos sociais da escrita: um estudo sobre práticas e eventos de letramento na vivência de professoras alfabetizadoras Artigos De Pesquisa

    Euzébio, Michelle Donizeth; Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o fenômeno do letramento. O estudo foi realizado durante dois meses com professores alfabetizadores. Trata-se de abordagem qualitativa de implicações etnográficas que visa responder às seguintes questões: Como se caracterizam os usos sociais da escrita no cotidiano desses professores? Que práticas e eventos de letramento é possível depreender/descreverem sua vida cotidiana e em seu trabalho? A base teórica é Street (1984, 1988, 2003), Barton (1994), Barton Hamilton e Ivanic (2000), Hamilton (2000) e outros autores dos Novos Estudos do Letramento. Os resultados indicam que os alfabetizadores mencionam eventos de letramento dominantes como parte de sua vida cotidiana - remetendo a concepções do modelo autônomo de letramento. Em seu trabalho, por outro lado, mencionam muitos eventos de letramento vernaculares, remetendo a concepções do modelo ideológico de letramento. Dissonâncias dessa ordem sugerem uma ação docente ancorada em modismos pedagógicos e não em construtos teoricamente consolidados nessa área.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda el fenómeno del letramento. El estudio fue realiza-do durante dos meses con profesores alfabetizadores. Se trata de abordaje cualitativa de implicaciones etnográficas que busca responder a las siguientes cuestiones: ¿Cómo se caracterizan los usos sociales de la escritura en el cotidiano de esos profesores? ¿Qué prácticas y eventos de letramento es posible compren-der/describir en su vida cotidiana y en su trabajo? La base teórica es Street (1984, 1988, 2003), Barton (1994), Barton Hamilton e Ivanic (2000), Hamilton (2000) y otros autores de los Nuevos Estudios del Letramento. Los resultados indican que los alfabetizadores mencionan eventos de letramento dominantes como parte de su vida cotidiana - remitiendo a concepciones del modelo autónomo de letramento. En su trabajo, por otro lado, mencionan muchos eventos de letramento vernaculares, remitiendo a concepciones del modelo ideológico de letramento. Disonancias de ese orden sugieren una acción docente anclada en modismos pedagógicos y no en construcciones teóricamente consolidadas en esa área.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the phenomenon of literacy. The study was carried out along two months with literacy teachers. It is a qualitative approach, with ethnographic implications; the study aims at answering the following questions: How are characterized the social uses of writing in these teachers' the daily life? What literacy practices and literacy events are possible to deduce/describe in their everyday life and in their work? The theoretical back-ground is Street (1984, 1988, 2003), Barton (1994), Barton, Hamilton and Ivanic (2000), Hamilton (2000), among other authors of the New Literacy Studies. The results indicate that the teachers mention literacy dominant events as part of your everyday life - referring to conceptions of the autonomous model of literacy. In their work, however, they mention many vernacular literacy events, referring to conceptions of the ideological model of literacy. These dissonances suggest that the teaching action is anchored in educational fads and not in theoretical constructs of this area.
  • Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento Artigos De Pesquisa

    Ferrarezi, Ludmila; Romão, Lucília Maria Sousa

    Resumo em Português:

    A partir do embasamento teórico-analítico da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente os conceitos propostos pelo filósofo Michel Pêcheux, nós investigamos quais sentidos foram mobilizados na constituição dos discursos sobre a biblioteca escolar que circulam em três documentos oficiais, elaborados pelos órgãos de classe da Biblioteconomia e disponibilizados na Internet.Para tanto, nós apresentamos inicialmente os conceitos de memória, ideologia, formação discursiva, formação imaginária e heterogeneidade, que nos ajudaram a investigar o funcionamento discursivo presente em nosso corpus. Nele, observamos, através de nossas análises, como a memória discursiva faz com que alguns sentidos já-ditos sobre a biblioteca escolar sejam atualizados e, ao mesmo tempo, como eles podem ser rompidos, instalando o diferente.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del fundamento teórico-analítico del Análisis del Discurso de línea francesa, especialmente los conceptos propuestos por el filósofo Michel Pêcheux, nosotros investigamos cuales sentidos fueron movilizados en la constitución de los discursos sobre la biblioteca escolar que circulan en tres documentos oficiales, elaborados por los órganos de clase de la Biblioteconomía y puestos a disposición en la Internet. Para tanto, nosotros presentamos inicialmente los conceptos de memoria, ideología, formación discursiva, formación imaginaria y heterogeneidad, que nos ayudaron a investigar el funcionamiento discursivo presente en nuestro corpus. En él, observamos, a través de nuestros análisis, como la memoria discursiva hace con que algunos sentidos ya dichos sobre la biblioteca escolar sean actualizados y, al mismo tiempo, como ellos pueden ser rotos, instalando lo diferente.

    Resumo em Inglês:

    Beginning with the theoretical-analytical foundation of the French Discourse Analysis, specially the concepts proposed by the philosopher Michel Pêcheux, we investigated which senses were mobilized in the composition of discourses about the school library that circulate in three official documents, elaborated by the class organs of Librarianship and made available in the internet. For such, we initially presented the concepts of memory, ideology, discursive formation, imaginary formation and heterogeneity that helped us to investigate the discursive operation present in our corpus. On this subject we observed in our analysis how the discursive memory causes some denotations already mentioned about the school library to be updated and, at the same time, as they can be ruptured, installing the different.
  • Por uma vida melhor na mídia: discurso, aforização e polêmica Artigos De Pesquisa

    Baronas, Roberto Leiser; Cox, Maria Inês Pagliarini

    Resumo em Português:

    Neste artigo estuda-se, na perspectiva da análise de discurso, a polêmica em torno do livro didático de língua portuguesa Por uma vida melhor que teve lugar na mídia no primeiro semestre de 2011, gerando um numeroso arquivo de matérias jornalísticas sobre o tema. A polêmica se instaurou a partir de um conjunto de enunciados destacados do capítulo do livro, modificados segundo a ideologia do português único das Organizações Globo. O corpus discursivo, constituído de enunciados recortados de matérias sobre o tema que circularam de modo impresso e/ou pela internet, foi examinado com base nos conceitos de destacabilidade e aforização (MAINGUENEAU, 2010, 2008), bem como nos conceitos de polêmica, interincompreensão, tradução e simulacro (MAINGUENEAU, 2005). Verifica-se se o destaque e a aforização potencializam a produção e a circulação de simulacros na esfera midiática.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se estudia, en la perspectiva del análisis de discurso, la polémica en torno del libro didáctico de lengua portuguesa Por una vida mejor, que tuvo lugar en los medios en el primer semestre de 2011, generando un numeroso archivo de materias periodísticas sobre el tema. La polémica se instauró a partir de un conjunto de enunciados destacados del capítulo del libro, modificados según la ideología del portugués único de las Organizaciones Globo. El corpus discursivo, constituido de enunciados recortados de materias sobre el tema que circularon de modo impreso y/o por la internet, fue examinado con base en los conceptos de destacabilidad y aforización (MAINGUENEAU, 2010, 2008), bien como en los conceptos de polémica, interincomprensión, traducción y simulacro (MAINGUENEAU, 2005). Se verifica si el destaque y la aforización potencializan la producción y la circulación de simulacros en la esfera mediática.

    Resumo em Inglês:

    In this article, from the perspective of discourse analysis, the authors study the controversy that took place in the media regarding the Portuguese language school textbook Por uma vida melhor [For a better life] in the first semester of 2011, which generated a large file of journalistic material about the topic. The controversy was established from a set of statements detached from a chapter of the book and modified according to the Standard Portuguese only ideology supported by the Globo Media Companies. The discursive corpus, consisting of statements detached from the journalistic material on the theme that circulated as printed material and/or in the Internet, was examined based on the concepts of detachability and aphorization (MAINGUENEAU, 2010, 2008) as well as polemics, intercomprehension, translation and simulacrum (MAINGUENEAU, 2010). It is examined whether detachability and aphorization enhance the production and circulation of simulacra in the media sphere.
  • A noção de enunciado reitor de Michel Foucault e a análise de objetos discursivos midiáticos Artigos De Pesquisa

    Voss, Jefferson; Navarro, Pedro

    Resumo em Português:

    Este texto tem como escopo discorrer sobre a noção de enunciado reitor, erigida no interior do método arqueológico de Michel Foucault, e discutir sua operacionalidade para a Análise de Discurso (AD). Para tanto, arguimos, primeiramente, sobre as possibilidades de trabalho com o método arqueológico. Na sequência, apresentamos algumas ressalvas que precisariam ser feitas diante da especificidade de algumas materialidades discursivas contemporâneas. Essas ressalvas dizem respeito a algumas noções arqueológicas de Foucault: formação discursiva, enunciado reitor, árvore de derivação enunciativa etc. Finalmente, exploramos a noção de enunciado reitor de Foucault e sua relação com a constituição do corpus de uma pesquisa. Na tentativa de mostrar a operacionalidade de tal noção, analisaremos o papel de enunciado reitor desempenhado pelo slogan do Governo do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva na gestão presidencial de 2002 a 2006, "Brasil: um país de todos".

    Resumo em Espanhol:

    Este texto tiene como alcance discurrir sobre la noción de enunciado rector, erigida en el interior del método arqueológico de Michel Foucault, y discutir su operacionalidad para el Análisis de Discurso (AD). Para tanto, argumentamos, primero, sobre las posibilidades de trabajo con el método arqueológico. En la secuencia, presentamos algunas advertencias que precisarían ser hechas delante de la especificidad de algunas materialidades discursivas contemporáneas. Esas advertencias dicen al respecto de algunas nociones arqueológicas de Foucault: formación discursiva, enunciado rector, árbol de derivación enunciativa etc. Finalmente, exploramos la noción de enunciado rector de Foucault y su relación con la constitución del corpus de una investigación. En el intento de mostrar la operacionalidad de tal noción, analizaremos el papel de enunciado rector desempeñado por el slogan del Gobierno del ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva en la gestión presidencial de 2002 a 2006, "Brasil: un país de todos".

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at commenting on the notion of governing statement, offered by Foucault in his archeological method, and at discussing its operational possibilities in Discourse Analysis (DA). Firstly, we discuss the possibilities of analyzing discourses from the perspective of the archeological method. Following this first discussion, comes a brief passage in which we emphasize some necessary safeguards, given the specificity of some current discursive materialities. Those safeguards have to do with some of Foucault's notions: discursive formation, governing statement, tree of enunciative derivation etc. Finally, we explore Foucault's concept of governing statement and its relationship to the constitution of a research corpus. In an attempt of showing the operational function of such a notion, we analyze the role of governing statement played by the slogan "Brasil: um país de todos". That slogan was used during the presidency of Luís Inácio Lula da Silva, from 2002 through 2006.
  • A pesquisa colaborativa socialmente situada no contexto escolar: processos dialógicos possíveis Artigos De Pesquisa

    Ticks, Luciane Kirchhof; Silva, Eliseu Alves da; Brum, Maísa Helena

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o processo reflexivo desenvolvido com professores de diferentes disciplinas de uma escola pública de Santa Maria (RS) durante a realização de um programa de formação continuada. Esse processo foi configurado e implementado dentro de uma perspectiva colaborativa de investigação (MAGALHÃES; FIDALGO, 2008), tomando como ponto de partida as necessidades e especificidades dos participantes (da escola pública). Os resultados da análise destacam que o trabalho desenvolvido na escola permitiu a reconfiguração não apenas das representações de ensinar e aprender dos participantes, como também a constituição de novas identidades de professores, além de subsidiarem futuras pesquisas de nosso grupo em outros contextos escolares.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute el proceso reflexivo desarrollado con profesores de diferentes disciplinas de una escuela pública de Santa Maria (RS) durante la realización de un programa de formación continuada. Ese proceso fue configurado e implementado dentro de una perspectiva colaborativa de investigación (MAGALHÃES; FIDALGO, 2008), tomando como punto de partida las necesidades y especificidades de los participantes (de la escuela pública). Los resultados del análisis destacan que el trabajo desarrollado en la escuela permitió la reconfiguración no apenas de las representaciones de enseñar y aprender de los participantes, como también la constitución de nuevas identidades de profesores, además de subsidiar futuras investigaciones de nuestro grupo en otros contextos escolares.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the reflexive process developed with teachers from different disciplines working in a public school in Santa Maria (RS), within a continuing education program. This process was configured and implemented as a collaborative research investigation (MAGALHÃES; FIDALGO, 2008), taking into account the participants' (from the public school) needs and specificities. The results point to the fact that the work developed allowed not only the reconfiguration of participants' teaching and learning representations, but the constitution of new identities, giving support to future investigations of our research group in other school contexts.
  • As práticas de leitura e escrita de alunos de um 2º ano do ensino médio Artigos De Pesquisa

    Tassoni, Elvira Cristina Martins; Ribeiro, Roberta Soares

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar as práticas de leitura e escrita de alunos de um 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Piracicaba/SP, bem como de que forma tais práticas se articulam com as vivenciadas nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, foram realizadas observações de dez aulas em duas classes do ano em questão e entrevistas semiestruturadas com dez alunos e com a professora das classes observadas. A partir do material empírico foram criadas categorias de análise, que evidenciam as relações dos alunos com a leitura e a escrita. Os resultados apontaram importante envolvimento com práticas de leitura e de escrita por meio de ferramentas tecnológicas. Em relação às práticas escolares, embora considerem importante o que é ensinado, esperam maior dinamismo nas aulas, situações mais contextualizadas de leitura e escrita, bem como espaço para expressarem suas ideias e opiniões.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta resultados de investigación que tuvo por objetivo identificar las prácticas de lectura y escritura de alumnos de un 2º año de Enseñanza Secundaria de una escuela estatal en Piracicaba/SP, bien como de qué forma tales prácticas se articulan con las experienciadas en las clases de lengua portuguesa. Para tanto, fueron realizadas observaciones de diez clases en dos clases del año en cuestión y entrevistas semi-estructuradas con diez alumnos y con la profesora de las clases observadas. A partir del material empírico fueron creadas categorías de análisis, que evidencian las relaciones de los alumnos con la lectura y la escritura. Los resultados apuntaron importante envolvimiento con prácticas de lectura y de escritura por medio de herramientas tecnológicas. En relación a las prácticas escolares, aunque consideren importante lo que es enseñado, esperan mayor dinamismo en las clases, situaciones más contextualizadas de lectura y escritura, bien como espacio para expresar sus ideas y opiniones.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a survey that aimed to identify the practices of reading and writing by students of 2nd grade in high school at a public school in Piracicaba/SP, as well as how such practices are articulated with those experienced in classes of Portuguese. Observations were made in ten classes with two groups of the 2nd grade and semi-structured interviews with ten students and the teacher of the groups observed. From the empirical analysis, categories were created that show the relations of students with reading and writing. The results indicated significant engagement with practices of reading and writing through technological tools. In relation to school practices, they consider important what is taught, but expect greater dynamism in situations of reading and writing practices, as well as room to express their ideas and opinions.
  • A noção de substância da linguística à análise do discurso: percursos e possibilidades Ensaio

    Marques, Welisson; Fernandes, Cleudemar Alves

    Resumo em Português:

    Discorreremos sobre a relevância da análise da noção de substância e como a mesma concorre nos processos de significação dos discursos na contemporaneidade. Para tal, efetuaremos uma breve retomada do Curso de Linguística Geral e da Teoria da Enunciação com o intuito de analisar, além das evidências, os conceitos de substância, forma e materialidade nessas teorias. Em seguida, adentraremos no campo da AD francesa sob a égide de Pêcheux, buscando visualizar as possibilidades aí instauradas. Concluímos que a análise de substâncias (como, por exemplo, de cores no texto verbal) demanda artefatos teóricos que explicitem como elas corroboram os processos de significação dos textos.

    Resumo em Espanhol:

    Discurriremos sobre la relevancia del análisis de la noción de sustancia y como la misma compite en los procesos de significación de los discursos en la contemporaneidad. Para tal, efectuaremos una breve retomada del Curso de Lingüística General y de la Teoría de la Enunciación con La intención de analizar, además de las evidencias, los conceptos de sustancia, forma y materialidad en esas teorías. Enseguida, entraremos en el campo de la AD francesa bajo la égida de Pêcheux, buscando visualizar las posibilidades allí instauradas. Concluimos que el análisis de sustancias (como, por ejemplo, de colores en el texto verbal) demanda artefactos teóricos que expliquen como ellas corroboran los procesos de significación de los textos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to demonstrate the relevance of the analysis of the notion of substance in discourse analysis and how it contributes to the meaning processes in contemporary discourses. For this, we will make a brief retake, look into the General Linguistics Course and also the Enunciation Theory aiming at analyzing, apart from the evidences, the concepts of substance, form and materiality in the definition of language. After that, we will approach the Pecheutian Discourse Analyses theory, observing the possibilities that appeared based on that theory. We concluded that the analysis of substances (for instance, colors in the verbal text) requires theoretical devices, which make clear how they contribute to the meaning process of these texts.
  • Análise e produção de textos Resenha

    Karwoski, Acir Mario; Gaydeczka, Beatriz
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br