Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2015
  • Apresentação Apresentação

    Rauen, Fábio José; Furlanetto, Maria Marta
  • A TELENOVELA DAS 23H: UMA DESCRIÇÃO DO GÊNERO A PARTIR DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA Artigos De Pesquisa

    Corrêa-Rosado, Leonardo Coelho; Melo, Mônica Santos de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Desde 2011, a Rede Globo exibe, geralmente no segundo semestre e na faixa de horário das 23 horas, um remake de uma novela de grande repercussão de décadas anteriores. Além de ser um horário diferenciado para o padrão da emissora, as referidas telenovelas possuem outras características, como uma menor extensão. O presente trabalho objetiva descrever o gênero situacional telenovela a partir de um de seus formatos: a telenovela das 23h. Para essa descrição, consideramos os exemplares exibidos até então: O Astro, exibida em 2011;Gabriela, exibida em 2012; e Saramandaia, exibida em 2013. A perspectiva teórico-metodológica deste trabalho é baseada nos postulados da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (1983, 1992, 2004) e no conceito de formato, delimitado por Aronchi de Souza (2004).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde 2011, la Red Globo exhibe, generalmente en el segundo semestre y en la banda de horario de las 23 horas, un remake de una telenovela de grande repercusión de décadas anteriores. Además de ser un horario diferenciado para el patrón de la emisora, las referidas telenovelas poseen otras características, como extensión más pequeña. El presente trabajo tiene por objetivo describir el género situacional telenovela desde de uno de sus formatos: la telenovela de las 23h. Para esa descripción, consideramos los ejemplares exhibidos hasta el año de 2013: O Astro, exhibida en 2011; Gabriela, exhibida en 2012; y Saramandaia, exhibida en 2013. La perspectiva teórico-metodológica de este trabajo es basada en los postulados de la Teoría Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1983, 1992, 2004) y en el concepto de formato, delimitado por Aronchi de Souza (2004).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since 2011, Globo presents, usually in the second term and in the time range of 23 hours, a remake of a telenovela of great repercussion on previous decades. Besides being played on different time in comparison with the default of the station, those telenovelas have other features, such as a lesser extent. This study aims to describe the situational genre telenovela from one of its formats: telenovela of 23h. For this description, we consider the examples shown so far: O Astro, displayed in 2011; Gabriela, displayed in 2012; and Saramandaia, displayed in 2013. Our theoretical-methodological approach is based on the assumptions of the Semiolinguistcs by Patrick Charaudeau (1983, 1992, 2004) and on the concept of format presented by Aronchi de Souza (2004).
  • A construção kirchnerista da memória Research Articles

    Bermúdez, Nicolás

    Resumo em Português:

    Resumo Os efeitos sobre a construção da memória coletiva que produziu a irrupção do kirchnerismo no campo político têm sido amplamente estudados. Menos investigadas têm sido as transformações que essa construção sofreu com a mudança de presidente. Portanto, o objetivo do presente trabalho é expor uma análise das operações discursivas de construção da memória, realizadas por Cristina Fernández de Kirchner durante seu primeiro governo. A pesquisa inscreve-se no campo dos estudos do discurso, mais precisamente da teoria dos discursos sociais. Para a análise, constituiu-se um corpus de mensagens produzidas em eventos de comemoração. Seguiu-se um procedimento contrastivo, cotejando os discursos de Cristina Fernández com os de seu antecessor, para detectar a especificidade de suas operações de rememoração.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los efectos sobre la construcción de la memoria colectiva que produjo la irrupción del kirchnerismo en el campo político han sido ampliamente estudiados. Menos investigadas han sido las transformaciones que sufrió esa construcción con el cambio de presidente. Así pues, el objetivo del presente trabajo es exponer un análisis de las operaciones discursivas de construcción de la memoria puestas en obra por Cristina Fernández de Kirchner durante su primer gobierno. La investigación se inscribe en el marco de los estudios del discurso, más precisamente, de la teoría de los discursos sociales. Para el análisis, se ha constituido un corpus de mensajes producidos en eventos de conmemoración. Se ha seguido un procedimiento contrastivo, cotejando los discursos de Cristina Fernández con los de su antecesor, a fin de detectar la especificidad de sus operaciones de rememoración.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The effects on the construction of collective memory caused by the arrival of the kirchnerism to the political field have been extensively studied. That construction suffered transformations with the change of president, which have been less studied. Therefore, the objective of this paper is to present an analysis about the discursive construction of memory during Cristina Fernández de Kirchner first government. This research is part of the discourse studies, and more precisely it is part of the theory of social discourses. We have formed a corpus of messages produced in commemoration events for our analysis. We have followed a contrastive procedure. We have compared the speeches of Cristina Fernández with those of her predecessor, in order to detect the specificity of their remembrance operations.
  • Os elementos constitutivos do enunciado em suas relações dialógicas: um exemplo de análise Artigos De Pesquisa

    Maciel, Lucas Vinício de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de propostas do Círculo de Bakhtin, discutimos como os elos dialógicos podem se apresentar em um enunciado real. Para este fim, analisamos uma redação narrativa composta durante a realização da primeira fase do Vestibular Unicamp 2000. O texto é um bom exemplo para se investigar os vínculos dialógicos, pois, nesse vestibular, o candidato precisa dialogar com as instruções da prova e com uma coletânea de textos que embasa a proposta de escrita da redação. A análise proposta mostra, assim, como as relações dialógicas constitutivas do gênero discursivo se manifestam no conteúdo temático, na construção composicional e no estilo desse enunciado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde propuestas del Círculo de Bajtín, discutimos cómo los enlaces dialógicos pueden se presentar en un enunciado real. Para este fin analizamos una prueba de escritura narrativa compuesta durante la realización de la primera fase de la prueba de acceso a Unicamp 2000. El texto es un buen ejemplo para investigar los enlaces dialógicos, pues el pretendiente precisa dialogar con las instrucciones de la prueba y con una colección de textos que basa la propuesta de escritura. El análisis propuesta muestra cómo las relaciones dialógicas constitutivas del género discursivo se manifiestan en el contenido temático, en la construcción de la composición y en el estilo de ese enunciado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From proposals of the Bakhtin Circle, we discuss how the dialogical links can appear in a real utterance. For this purpose, we analyzed a narrative composition written during the first phase of Unicamp (State University of Campinas) entrance exam in 2000. This text is an adequate example to investigate the dialogical links because at this context, the candidate needs to dialogue with the instructions of the test and with a collection of texts that underlies the writing proposal of the essay. The analysis proposed shows how the dialogic relationships, which are constitutive of discourse genre, are manifested in the thematic content, in the compositional construction and in the style of the utterance.
  • Humor, humoristas e problemas de topia discursiva Artigos De Pesquisa

    Vale, Rony Petterson Gomes do

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo do conceito de campo discursivo e da história do humorismo, traçamos, em linhas gerais, o caminho do humor das entrelinhas da literatura para sua institucionalização enquanto campo do humor. Procuramos evidenciar, primeiramente, como o humor passa de característica estilística de alguns escritores e poetas para certa regulamentação da profissão de humorista junto aos campos do jornalismo e da publicidade. Em um segundo momento, verificamos que o conceito de VRBANITAS, que regulamenta os usos do riso no discurso, pode ser percebido a partir das disputas de posicionamento entre os sujeitos dentro do campo do humor, que se diferenciam de acordo com a concepção adotada sobre o que é fazer humor e fazer rir, e com os modos de adaptação às constantes mudanças sociais, às novas formas de mídias e ao movimento politicamente correto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partiendo del concepto de campo discursivo y de la historia del humorismo, trazamos, en líneas generales, el camino del humor de las entrelíneas de la literatura para su institucionalización mientas campo del humor. Procuramos evidenciar, primeramente, cómo el humor pasa de característica estilística de algunos escritores y poetas para una cierta reglamentación de la profesión de humorista junto a los campos del periodismo y de la publicidad. En un segundo momento, verificamos que el concepto de VRBANITAS, que reglamenta los usos de la risa en el discurso, puede ser percibido desde las disputas de posicionamiento entre los sujetos dentro del campo del humor, que se diferencian de acuerdo con la concepción adoptada sobre que es hacer humor y hacer reír, y con los modos de adaptación a los constantes cambios sociales, las nuevas formas de medias y al movimiento políticamente correcto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the concept of discursive field and History of humor, we seek to outline the way the humor from literature leading to its institutionalization as discursive field of the humor. We seek to show, firstly, how the humor changes from stylistic feature of some writers and poets to some regulation of comedian profession next to the fields journalism and advertising fields. Secondly, we find that the concept of VRBANITAS, which regulates the use of laughter in the discourse, can be seen from the position of disputes between subjects within the discursive field of humor, which differ according to the concept adopted on what do humor and make laugh, and modes of adaptation to the constant social changes, new forms of media and the politically correct movement.
  • Avaliação e argumentação: uma análise da produção textual no ensino médio Artigos De Pesquisa

    Abreu, Adriana Rodrigues de; Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa é discutir a prática argumentativa em dois textos de alunos do Ensino Médio, a partir da investigação de recursos atitudinais que podem criar o posicionamento autoral (HYLAND, 2012) dos escritores. Para tanto, tomamos por base a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), especialmente o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), em interface com uma perspectiva social de argumentação (BRETON, 2003), para a análise qualitativa de duas redações do tipo dissertativo-argumentativo. Resultados sugerem que há um grande número de escolhas atitudinais nos textos investigados, quando o escritor, ao valorar e opinar sobre o comportamento humano, elabora seu posicionamento autoral por meio de avaliações de estima e sanção social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación es discutir la práctica argumentativa en dos textos de alumnos de la Enseñanza Media, a partir de la investigación de recursos actitudinales que pueden crear el posicionamiento autoral (HYLAND, 2012) de los escritores. Para ello, tomamos por base la Lingüística Sistémico-Funcional (HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), especialmente el Sistema de Evaluación (MARTIN; WHITE, 2005) en interface con una perspectiva social de argumentación (BRETON, 2003) para el análisis cualitativo de dos composiciones de ensayo. Resultados sugieren que hay grande número de elecciones actitudinales en los textos investigados, cuando el escritor, al valorar y opinar sobre el comportamiento humano, elabora su posicionamiento autoral por medio de evaluaciones de estima y sanción social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at discussing argumentation in secondary school writing production considering resources of attitude, which may create writers' authorial positioning (HYLAND, 2012). The study focuses on Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; HASAN, 1989; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), in particular on the Appraisal System (MARTIN; WHITE, 2005), in interface with a social perspective of argumentation (BRETON, 2003). Two argumentative texts are analyzed through a qualitative approach and results suggest there are a great number of evaluations based on attitudinal resources of judgment, made by writer's appraisals and opinions about human behavior, which illustrate authorial positioning is produced through social esteem and social sanction evaluations.
  • Ler e escrever na universidade: um fazer sócio-histórico-cultural Ensaios

    Pereira, Rodrigo Acosta; Braga, Sandro

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo objetiva delinear uma discussão teórico-metodológica acerca das práticas de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita na esfera acadêmica à luz das considerações epistemológicas de cunho sócio-histórico. Para tanto, revisitamos os escritos do Círculo de Bakhtin, assim como as postulações dos Novos Estudos de Letramento, a fim de construir inteligibilidades em torno das práticas de uso da língua escrita na universidade. Acreditamos que o trabalho apresenta-se relevante não apenas porque, a nosso ver, procura contribuir com as discussões atuais da Linguística Aplicada sobre as práticas de escrita e leitura na academia, como, por conseguinte, corrobora as contribuições dos estudos bakhtinianos e as pesquisas sobre letramento acadêmico para a ressignificação do fazer pedagógico em torno do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita na universidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene por objetivo delinear una discusión teórico-metodológica acerca de las prácticas de enseñanza y de aprendizaje de lectura y escrita en la esfera académica, bajo la luz de las consideraciones epistemológicas de naturaleza socio-histórica. Para ello, revisitamos escritos del Círculo de Bajtín, también las postulaciones de los Nuevos Estudios de Alfabetismo para construir inteligibilidades alrededor de las prácticas de uso de la lengua escrita en la universidad. Creemos que el trabajo se presenta relevante no solo porque, bajo nuestra mirada, procura contribuir con las discusiones actuales de la Lingüística Aplicada sobre las prácticas de escrita y lectura en la academia, también porque corrobora las contribuciones de los estudios de Bajtín y las investigaciones sobre alfabetismo académico para una nueva significación del hacer pedagógico alrededor de la enseñanza y de la aprendizaje de la lectura y de la escrita en la universidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present essay aims at delineating a theoretical and methodological discussion about the reading and writing teaching and learning practices in academic sphere based on social and historical epistemological considerations. To do so, we review Bakhtin's Circle and New Literacies studies in order to construct a debate concerning the use of written language in the university. We believe that this essay is relevant not only because it seeks to contribute with the Applied Linguistics current discussions about reading and learning in the academic sphere as well as it corroborates the contributions of bakhtinian studies and the researches of academic literacy to the reframing of pedagogical practices around the reading and writing teaching at the university.
  • Dialogismo e análise do discurso - alguns efeitos do pensamento Bakhtiniano nos estudos do discurso Ensaios

    Costa, Nelson Barros da

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio discute efeitos do dialogismo nos modernos estudos do discurso. Procura mostrar que ele repercute desestabilizando conceitos que habitavam a linguística de modo naturalizado. Inicia com a questão da autoria, argumentando que o dialogismo põe em xeque noções como originalidade, genialidade e criação, estreitamente ligadas ao autor. Procura demonstrar que também a noção de texto sofre forte descentramento. O princípio dialógico apaga as fronteiras do texto como totalidade fechada, problematizando sua visão esquemática. Sendo elo na cadeia comunicativa, o objeto texto é, no fundo, uma abstração, recorte do real. Postula-se ainda que a noção bakhtiniana de gênero opera uma revolução copernicana nos estudos discursivos relativizando hipóteses sobre os enunciados, mesmo sobre sua constituição gramatical, retirando-os de um horizonte tópico e único. Finalmente, mostra que do dialogismo deriva uma diversidade de conceitos que se tornaram lugares comuns (heterogeneidade, intertextualidade, polifonia, etc.) e transformaram o panorama dos estudos da discursividade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo discute efectos del dialogismo en los modernos estudios del discurso. Procura mostrar que él repercute, desestabilizando conceptos que habitaban la lingüística de modo naturalizado. Inicia con la cuestión de la autoría, argumentando que el dialogismo pone en jeque nociones cómo originalidad, genialidad y creación, estrechamente ligadas alautor. Procura demostrar que también la noción de texto sufre fuerte descentramiento. El principio dialógico borra las fronteras de texto cómo totalidad cerrada, problematizando su mirada esquemática. Siendo enlace en la cadena comunicativa, el objeto texto es, al fin y al cabo, una abstracción, /recorte del real. Todavía se postula que la noción de Bajtín para género opera una revolución copernicana en los estudios discursivos, relativizando hipótesis sobre los enunciados, hasta mismo sobre su constitución gramatical, retirándolos de un horizonte tópico y único. Finalmente, muestra que del dialogismo deriva una diversidad de conceptos que se cambiaran lugares comunes (heterogeneidad, intertextualidad, polifonía, etc.) y transformaran el panorama de los estudios del discurso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay discusses effects of dialogism in modern discourse studies. It intends to show that it affects destabilizing concepts that inhabited linguistic on naturalized mode. It begins with the question of authorship, arguing that the dialogism questions notions as originality, genius and creation, are closely linked to the author. It seeks to demonstrate that also the notion of text suffers a strong decentralization. The dialogic principle erases the boundaries of the text as closed totality, questioning its schematic view. As a communicative link in the communicative chain, the text object is basically an abstraction, a cutout of reality. It's also postulated that the Bakhtin's notion of gender operates a Copernican revolution in discourse studies relativizing assumptions about the statements, even on their grammatical constitution, removing them from a topic and single horizon. Finally, it shows that from dialogism derives a diversity of concepts that have become commonplace (heterogeneity, intertextuality, polyphony, etc.) and they transformed the landscape of discourse studies.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br