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RAE eletrônica, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2005
  • Impacto de treinamento no trabalho via internet Artigos

    Zerbini, Thaís; Abbad, Gardênia

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo testar um modelo reduzido de avaliação de Impacto de Treinamento no Trabalho. Foram realizados dois estudos:(1) Construção e validação estatística de cinco instrumentos de medida: Escalas de Estratégias de Aprendizagem, Reação aos Procedimentos Instrucionais; Reação ao Desempenho do Tutor, Falta de Suporte à Transferência e Impacto em Profundidade; (2) Análise do relacionamento entre as variáveis preditoras referentes às Características da Clientela, Reações ao Treinamento, Falta de Suporte à Transferência e à variável-critério Impacto do Treinamento no Trabalho. As respostas dos participantes às escalas foram submetidas a análises exploratórias dos componentes principais, análise fatorial, de consistência interna, análises de regressão múltipla padrão e stepwise. No Estudo 1, todos os instrumentos apresentaram índices psicométricos satisfatórios. No Estudo 2, as variáveis explicativas de Impacto do Treinamento no Trabalho foram: Falta de Suporte, Estratégias Cognitivas e Comportamentais, Elaboração de um Plano de Negócio e Reação aos Procedimentos. Neste artigo, são discutidas algumas implicações desses resultados.

    Resumo em Inglês:

    This research has had as a goal to test a reduced model of evaluation of Work Training Impact. Two studies have been done: (1) Construction and Validating Statistics of five measure instruments: Scales of Learning Strategies, Reaction to Instructional Proceedings and to the Tutor Performance, Lack of Support to Transference and Deep Impact; (2) To analyse the relationship between the predicts variables referred to the Customer's Characteristics, Reactions to Training, Lack of Support to Transference and the variable criteria Work Training Impact. The attendants answers to the scales have been submitted to exploiting analyse, of the main components, factorial analyse, of internal consistence, analyses of patterned multiple regression and stepwise. In the Study 1, all the instruments showed satisfactory psychometrics results. In the Study 2, the explainable variables of Work Training Impact were: Lack of Support, Cognitive and Behaviourist Strategies, Elaboration of a Business Plan, Reaction to the Proceedings. Some of the implications of theses results are discussed in this paper.
  • Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde Artigos

    Milan, Gabriel Sperandio; Trez, Guilherme

    Resumo em Português:

    O presente artigo aborda a satisfação de clientes inserida em um contexto de serviços na área da saúde. A discussão é fundamentada no resgate conceitual da satisfação, considerando a qualidade percebida como um de seus antecedentes, contemplando as expectativas e percepções dos clientes, e vislumbrando a retenção e a lealdade de clientes como resultados possíveis. Para atribuir uma dimensão teórico-empírica ao estudo, direcionou-se a pesquisa à realidade de um plano de saúde, aferindo-se a percepção de seus associados quanto à sua satisfação. Como objetivos centrais do trabalho destacam-se a identificação dos principais atributos do serviço que compõem a avaliação da satisfação dos associados de um plano de saúde, a identificação das dimensões de análise que compõem a avaliação da satisfação por parte dos usuários dos serviços de saúde e o desenvolvimento de um modelo de avaliação da satisfação de clientes para empresas de medicina de grupo no Brasil. Nesse sentido, foram identificadas dimensões de avaliação dos serviços relativas ao atendimento prestado, estrutura do plano de saúde, Médicos, preço dos serviços, comunicação do plano e conveniência.

    Resumo em Inglês:

    The present paper deals with customer's satisfaction in the context of services in the health sector. This discussion is based on the concept of customer satisfaction, considering quality as one of its antecedents, contemplating expectancies and perceptions of the customers and visualizing the customer's retention and loyalty as possible results. In order to attribute an empirical-theoretical dimension to this study, the research aimed the reality of a health plan and the perception of its customers related to its quality being analyzed. The aims of the present work are to identify the main attributes of the service which compose the satisfaction evaluation of health plan members, as well as to identify the analysis' dimensions which compose the satisfaction evaluation of the users of the health services and to develop a model for the evaluation of customer's satisfaction for group medicine companies in Brazil. So, it was identified dimensions to evaluate the services regarding the personal service, health plan structure, doctor, prices, communications and convenience.
  • Gestão de inovação: a lei de inovação tecnológica como ferramenta de apoio às políticas industrial e tecnológica do Brasil Artigos

    Matias-Pereira, José; Kruglianskas, Isak

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é debater, a partir das experiências de alguns países bem-sucedidos na implementação de políticas industrial e tecnológica, se a construção de um moderno arcabouço institucional na área de desenvolvimento científico e tecnológico, no qual deve estar incluída a questão da inovação, é essencial para o crescimento econômico do País. Nesse esforço, buscamos aprofundar a discussão sobre as políticas de gestão da inovação no Brasil, em especial sobre a Lei de Inovação Tecnológica - LIT (Lei Federal n.º 10.973 de 02.12.2004 ) - que estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País, por meio da análise das principais medidas explicitadas em seu texto. Evidencia-se que a aprovação da Lei de Inovação Tecnológica, apesar de suas deficiências, representa um instrumento relevante de apoio às políticas industrial e tecnológica do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this article is to debate, from the experiences of some successful countries in industrial and technological implementation of politics, if the construction of an institutional modern system in the area of scientific and technological development, in which must be enclosed the question of innovation, is essential for the economic growth of the country. In this effort, we search to deepen the quarrel on the politics of management of innovation in Brazil, in special on the Law of Technological Innovation - LIT (Federal Law nº 10,973, 02.12.2004) - that establishes measurements of incentive to innovation and the scientific and technological research in the productive environment, with sights to the qualification and the reach of the technological autonomy and to the industrial development of the country through the analysis of the main measures defined in its text. It is an evidence that the approval of the innovation law, although its deficiencies, represents an excellent instrument of support to the industrial and technological politics of Brazil.
  • Determinantes da disseminação voluntária de informações financeiras na internet Artigos

    Mendes-da-Silva, Wesley; Magalhães Filho, Paulo Azevedo de Oliveira

    Resumo em Português:

    A transparência com que as empresas disponibilizam informações ao mercado tem sido reconhecida como um dos principais pilares das boas práticas de governança. Paralelamente, o antigo paradigma da comunicação passa por transformações decorrentes da era digital. As empresas estão aumentando a utilização da Internet como meio de relacionamento com os investidores, e com isso estão oferecendo maiores graus de transparência ao mercado. Este artigo tem como objetivo verificar a existência de associações entre características das empresas e a disseminação voluntária de informações financeiras usando a rede mundial de computadores, tomando como referência as empresas brasileiras. O estudo consiste em um cross section realizado a partir de dados referentes a 291 empresas não-financeiras listadas na Bovespa em 2002. As evidências sugerem que um maior tamanho da empresa, assim como um menor retorno anual de suas ações, está associado a uma maior soma de informações financeiras disseminadas no site corporativo.

    Resumo em Inglês:

    The transparency with which companies disclose information to the market has been recognized as one of the main pillars of the good practices of Corporate Governance. In addition, the old paradigm of the communication passes through transformations deriving from the Digital Age. Therefore, companies are increasingly using the Internet as a means of investor relations, consequently offering a higher degree of disclosure to the market. The aim of this sarticle aims is to verify the existence of a relationship between characteristics of the companies and the voluntary disclosure of financial information through the World Wide Web, taking Brazilian companies as reference. The study consists in a cross section of data from 291 non-financial companies listed in the São Paulo Stock Exchange in 2002. The evidence suggests that company size as well as smaller annual stock returns are associated to greater amounts of financial information in the corporate Website.
  • Dificuldades para o uso da tecnologia da informação Artigos

    Santos Junior, Silvio; Freitas, Henrique; Luciano, Edimara Mezzomo

    Resumo em Português:

    A competitividade que vem sendo requerida das organizações tem exigido um processo de gestão ágil e inteligente, no qual a gestão da informação é crucial para a sobrevivência destas. A adoção e a implementação de sistemas informacionais, muitas vezes, têm levado ao desperdício e à frustração pela inobservância de determinados empecilhos quando da decisão em implantar um sistema. O presente estudo objetiva identificar fatores sociais, técnicos e financeiros inibidores da adoção de Tecnologia da Informação em duas microrregiões da Região Sul do Brasil. O método utilizado foi uma pesquisa descritiva. A análise dos dados foi realizada demonstrando como os fatores mencionados na literatura mundial são entendidos como inibidores pelas organizações da região em estudo. Concluiu-se que as empresas entendem possuir uma infra-estrutura em TI satisfatória aos usuários, entretanto a necessidade de treinamento, a falta de suporte técnico, de políticas motivacionais e a resistência cultural à mudança, entre outros fatores, dificultam uma utilização mais adequada das TIs.

    Resumo em Inglês:

    The increased competitiveness constantly searched by companies has required an intelligent and fast on-going management process. An efficient information management is seen as crucial to the survival of companies. The adoption and implementation of Information Technologies (IT) has led sometimes to wastefulness and frustration due to non-observance of specific problems. This study aims to identify social, technical and financial factors that inhibit the adoption of IT at two micro regions in the south of Brazil. The method applied was a descriptive study. The data analysis was carried on how the factors mentioned in the worldwide literature are understood and really used by companies in the studied region. The result shows that the companies have a satisfactory IT infrastructure for the users. However the training need, shortage of technical support, absence of motivation politicies and cultural resistance, among others factors, all of them hinder a more appropriate utilization of ITs.
  • Pluraridade e pensamento sistêmico em projetos de telecomunicações Artigos

    Holanda, Giovanni Moura de; Menezes, Esther; Martins, Ricardo Benneton; Loural, Cláudio de Almeida

    Resumo em Português:

    À medida que aumentam as necessidades de comunicação da sociedade e as relações entre os agentes do mercado se tornam cada vez mais complexas, o planejamento de novos bens ou serviços de telecomunicações requer a adoção de paradigmas sintonizados com o cenário que se delineia. A orientação que tradicionalmente baliza a concepção de novos projetos nesse setor expande-se de um foco técnico-econômico para um panorama que inclua as dimensões sociocultural e político-reguladora. O presente artigo discorre sobre o papel que um paradigma holístico, caracterizado por uma abordagem sistêmica e por uma visão pluralista, desempenha na concepção e na análise de viabilidade de projetos inovadores em telecomunicações, integrando as vertentes sociotécnica e técnico-econômica de análise. A reflexão aqui conduzida busca destacar a importância que o pensamento sistêmico, conjugado com abordagens de cunho qualitativo e que adotam múltiplas perspectivas, exerce em um contexto de análise ex ante de projetos de natureza complexa.

    Resumo em Inglês:

    As societal needs for communications increase and relations between market agents become more and more complex, planning of new products and services in the telecommunications sector requires the adoption of paradigms tuned to the new scenario. The orientation that traditionally framed project conception in this sector now expands from a techno-economical focus to one that includes the socio-cultural and political-regulatory dimensions. The present article discusses the role that a holistic paradigm, characterized by a systemic approach and a pluralist vision, plays in the conception and viability analysis of innovative telecommunication projects, comprising both the socio-technical and the techno-economical views. The reflection undertaken here aims to point out the importance that systems thinking, allied to multiple perspectives qualitative approaches, exerts in a context of ex ante analysis of projects of this nature.
  • Seleção de técnicas de previsão de mercado segundo as diferentes categorias de novos produtos Artigos

    Sampron, Dario Amigo

    Resumo em Português:

    Apesar do grande número de técnicas disponíveis, o trabalho de previsão de mercado para novos produtos é difícil porque falta orientação adequada sobre quais técnicas utilizar. A maior parte da literatura sobre previsões de mercado para novos produtos enfatiza os aspectos matemáticos das ferramentas, e não as situações em que elas devem ser empregadas. Sendo assim, este artigo procura fornecer aos profissionais uma orientação sobre as técnicas mais aplicáveis a determinadas situações. A abordagem empregada considera a existência de diferentes categorias de novos produtos e as várias etapas que constituem um trabalho de previsão. Em razão de suas características e natureza, cada combinação de categoria de novo produto e etapa define conjuntos de técnicas de previsão aplicáveis. Também são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Market forecasting for new products is a difficult task. Some of the reasons are the large number of techniques available for forecasting and the scarce orientation on the best techniques to apply. Difficult increases because most of the literature on new product forecasting focuses on the techniques and not on the management issues, such as discussing when to employ the technique. This article aims to guide practitioners on the techniques to be applied in specific situations. The approach assumes there are different categories of new products and that a market forecasting is divided up in steps. Each combination of new product category and job step can define specific techniques to be adopted. Due to the extension of the subject, suggestions for future research are also indicated.
  • Como construir uma estratégia de desenvolvimento? Resenhas

    Olivieri, Cecília
  • Ampliando horizontes em pesquisa qualitativa nas organizações Resenhas

    Peixoto, Adriano de Lemos Alves
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