Acessibilidade / Reportar erro
ARS (São Paulo), Volume: 9, Número: 18, Publicado: 2011
  • Ensaios gráficos

    Cinto, Sandra; Afonso, Albano
  • A hermenêutica como proposta holística nos estudos de imagem

    Flores, Laura González

    Resumo em Português:

    O presente ensaio explora a relevância da aplicação prática da teoria hermenêutica e da fenomenológica de Heidegger e Gadamer aos estudos da História da Arte e de imagem. São aqui discutidos alguns conceitos dessas teorias que podem servir como base para uma compreensão da experiência artística na qual se redefine o papel do historiador como intérprete. O objetivo deste ensaio é propor a possibilidade da abordagem hermenêutica como uma proposta metodológica holística para o estudo da História da Arte.

    Resumo em Inglês:

    This essay discusses the relevance of the phenomenological and hermeneutical theories of Heidgger and Gadamer in Art History and Image studies. Some concepts of these theories might be used as a key to a new understanding of the role of the historian as interpreter. The aim of this essay is to propose the possibility of a hermeneutical approach as a holistic methodology of Art History studies.
  • Design e crime

    Foster, Hal

    Resumo em Português:

    Neste artigo, Hal Foster nos narra o que ele chama da "vingança do capitalismo contra o pós-modernismo" por intermédio do design. Partindo do Art Nouveau, que nos anos 2000 voltou à moda como objeto de exposições e estudos, ele compara este estilo ao design total de nossos dias, tomando como exemplo principal o designer Bruce Mau. Do fordismo ao consumismo, as modulações que levaram à expansão de um tipo de design em detrimento da subjetividade são a base para a argumentação de Foster em favor das distinções que "dão margem de manobra à cultura".

    Resumo em Inglês:

    In this paper, Hal Foster gives us an account of what he calls the "revenge of capitalism on postmodernism" through design. Beginning with the renewed interest of the years 2000 in Art Nouveau, which resulted in exhibitions and studies, he compares this style with the total design of our days, of which Bruce Mau is his main example. From Fordism to consumerism, the shifts that led to the expansion of a kind of design and to the loss of subjectivity underlie Foster's claim for distinctions that "provide culture with running-room".
  • Instalações interativas mediadas pela tecnologia digital: análise e produção

    Sogabe, Milton

    Resumo em Português:

    O presente texto tem dois objetivos em relação às instalações interativas mediadas pela tecnologia digital: o primeiro é criar uma estrutura que ajude a fazer uma análise da obra, uma vez que, usualmente, resumem a obra aos efeitos tecnológicos; o segundo, é apresentar os elementos envolvidos na instalação, para que artistas iniciantes na modalidade tenham referências para pensar um projeto de instalação interativa, que é uma dificuldade muito presente no ensino de arte. Embora o processo criativo não tenha regras, alguns elementos em comum podem ser detectados na maioria das instalações interativas. Apresentamos uma estrutura geral que desenha o processo de funcionamento da instalação e discutimos cada um dos elementos componentes desse sistema. Ao final analisamos uma obra, como aplicação dessa proposta.

    Resumo em Inglês:

    This article has two objectives regarding interactive installations mediated by digital technology: the first is to create a structure that helps analyzing the artwork, since it's usually summarized to its technological effects; the second is to present the elements involved in the installation, so that begginer artists in the field have references for thinking an interactive installation project, a present difficulty in the teaching of art. Although the creative process has no rules, some common elements can be detected in most interactive installations. We present a general framework that draws the operation of the installation process and discusses each element in that system. At the end, as the implementation of this proposal, we analyze an installation.
  • Operadores e Socialização Link: reflexões sobre sujeitos, telas, dispositivos e interfaces

    Giannetti, Claudia

    Resumo em Português:

    As relações inter-humanas baseadas nas interfaces técnicas e as telecomunicações estão gerando duas tendências acentuadas e só aparentemente antagônicas: um incremento da necessidade de estar telecomunicado; e uma propensão a transformar a "realidade" destas relações em meros enlaces entre códigos e imagens técnicas. A ação se antepõe à relação dialógica. De manipulador de símbolos o sujeito se transforma em operador de dispositivos. Neste processo, dois dispositivos técnicos de comunicação assumem cada vez mais protagonismo: a tela e a interface. Esta tendência se manifesta num tipo de comunicação "link", objeto de análise neste texto.

    Resumo em Inglês:

    The inter-human relations based on technical interfaces and telecommunication are creating two main tendencies only apparently antagonistic: an increase in the need to be tele-communicated, and a propensity to transform the "reality" of these relations into mere links between codes and technical images. Action prevails over dialogic relationship. From manipulator of symbols, one becomes a devices operator. In this process, two technical communication devices are increasingly becoming protagonists: the screen and the interface. This trend manifests itself in a kind of "link" communication, object of analysis in this text.
  • A dualidade presença/ausência nas imagens impressas de Edvard Munch e Andy Warhol: aproximações possíveis

    Mobilon, Norma

    Resumo em Português:

    Ao observar a iconografia na obra impressa desses dois artistas de contextos diversos, é possível estabelecer uma aproximação. Ambos praticaram repetições e variações temáticas/cromáticas. Uma exposição ocorrida no Louisiana Museum of Modern Art (Dinamarca) colocou lado a lado os dois artistas. O curador da exposição, Poul Erik Tøjner, afirma que ambos compartilham uma consciência retórica sobre os meios e fins da arte. A retórica de Munch, ancorada no Simbolismo, vai além da reiteração de um pensamento sobre o fantasma da ausência, muitas vezes materializado em mancha, sombra e duplo. Warhol, ao emergir nos anos 1960 em Nova York, escolheu a serigrafia - um meio utilizado na publicidade - para "pintar" os seus ícones - estrelas de Hollywood, quase todas de destino trágico. As suas imagens - Marilyns, cadeiras elétricas, latas de sopa Campbell, etc. - tematizam não a presença desses seres e objetos, e sim sua ausência.

    Resumo em Inglês:

    By observing the iconography on the printed work of these two artists from distinct contexts, it is possible to establish an approach. Both of them have practiced thematic/chromatic repetitions and variations. An exhibition held at the Louisiana Museum of Modern Art (Denmark) brought these artists together, side by side. The exhibition's curator Poul Erik Tøjner states that both of them share a rhetorical consciousness upon the means and aims of art. Munch's rhetoric, which is based on Symbolism, goes far beyond the reiteration of a thought about the ghost of absence, many times materialized in stain, shadow and double. Warhol, emerging in the 1960's in New York, chose the silkscreen - a method used in advertising - to "paint" his icons - Hollywood stars, almost all of whom bound to a tragic fate. His images - Marilyns, electric chairs, cans of the Campbell soup, etc. - have as a theme not the presence of such beings and objects, but their absence.
  • Deslocamentos: entre a arte e a vida

    Favaretto, Celso F.

    Resumo em Português:

    A palestra interroga a atualidade e a pertinência da proposta de aproximação entre arte e vida. Esse projeto orienta a perspectiva da análise que, passando pelas manifestações vanguardistas históricas e pela tentativa de definição do contemporâneo, firma-se em especial ao redor da obra e da postura artística de Hélio Oiticica.

    Resumo em Inglês:

    The lecture interrogates the present relevance and pertinence of proposing the approximation between art and life. This project guides the perspective of analysis that, passing by historic avant-garde manifestations and the attempt of defining the contemporary, firms itself especially around the work and artistic posture of Helio Oiticica.
  • Joseph Beuys: o elemento material como agente social

    Rosenthal, Dália

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o papel social do elemento material na obra, ação e pensamento do artista alemão Joseph Beuys (1921-1986). A partir da década de 1970, Beuys passou a direcionar mais seu trabalho para atividades educativas e políticas. O artista desejava ampliar os limites da arte a partir do Conceito ampliado de arte e da Teoria da Escultura, divulgados durante a década de 1960. Gradualmente, o elemento material, antes restrito às esculturas, desenhos e ações, passa a atuar socialmente. Assim, por meio da descrição e análise de cinco trabalhos de Beuys, produzidos entre 1970 e 1980, buscarei mostrar como este elemento material expande-se pouco a pouco dentro de seus próprios significados, para, ao final da vida artística de Beuys, agir como agente social.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a reflection on the social role of the material element in the work, thought and action by the German artist Joseph Beuys (1921-1986). From the 1970s, Beuys began to shift more of his work for educational activities and policies. The artist wanted to expand the boundaries of art from the Expanded concept of art and Theory of Sculpture published during the 60's. Gradually, the material element, previously limited to sculptures, drawings and actions, starts to act socially. Thus, through description and analysis of five works of Beuys produced between 1970 and 1980, I seek to show how this material element expands little by little within its own meanings to, at the end of Beuys' artistic life, act as social agent .
  • Arqueologia da percepção: as videoinstalações de André Parente

    Costa, Luiz Cláudio da

    Resumo em Português:

    As imagens espacializadas das videoinstalações de André Parente apontam para o problema da visão e estabelecem analogias com os discursos e práticas do início do século XIX, interessados na visão subjetiva e na percepção não verídica do mundo. A percepção não verídica nas instalações de André Parente, entretanto, não exclui o corpo e nem mesmo a referência do presente atual. Tampouco afirma a mentira, o sonho ou a ficção como a dimensão subjetiva para a expressão na arte. Parente opta pela dimensão temporal da imagem como a fonte e o modelo para a subjetividade e a visão na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The spatialized images created by André Parente in his video-installations suggest the problem of vision and establish analogies to the theme as it appeared in discourses and practices from the beginning of the XIX century, with their interest in subjective vision and non-veridical perception of the world. The non- veridical perceptions in André Parente's installations, however, exclude neither the body nor the reference to present time. Those don't affirm the lie, the dream or fiction as the subjective dimension of expression in art. Parente chooses the temporal dimension of the image as source and model for today's subjectivity and vision.
  • Respingos na parada modernista: a invasão fracassada da arte abstrata no Brasil, 1947-1948

    Guilbaut, Serge

    Resumo em Português:

    Tendo como pano de fundo não apenas os acontecimentos mas também os discursos que cercaram a criação do primeiro museu de arte moderna no Brasil, este ensaio pretende analisar as possíveis conexões da formação de um acervo de arte atento às ideias de "moderno" e de "abstrato" com a emergência de uma sociedade urbana no país e com certos interesses de política internacional durante a Guerra Fria.

    Resumo em Inglês:

    With the backdrop of not only the events but also the rhetoric that surrounded the creation of the first museum of modern art in Brazil, this essay aims to examine possible connections of the formation of an art collection observant of the ideas of "modern" and "abstract" with the emergence of an urban society in the country and certain interests of international politics during the Cold War.
  • Exercícios de contenção, saturação e reiteração: algumas aproximações entre Bruce Nauman e Samuel Beckett

    Benetti, Liliane

    Resumo em Português:

    Partindo de Slow Angle Walk (Beckett Walk) [Caminhada angular lenta (Caminhada Beckett)], de 1968, um dos primeiros vídeos filmados por Bruce Nauman em seu ateliê, este ensaio busca examinar possíveis convergências formais e temáticas entre alguns de seus trabalhos e a obra de Samuel Beckett, especialmente o emprego da repetição, da redução e da contenção como procedimentos fundamentais para se atingir uma espécie de saturação da experiência que conduz ao esgotamento por meio da recombinação exaustiva de poucos elementos.

    Resumo em Inglês:

    Departing from some aspects suggested by Slow Angle Walk (Beckett Walk), 1968, one of Bruce Nauman's first videos shot in his atelier, this essay aims at examining some formal and thematic convergences between Nauman's procedures in a motley universe of works and in Samuel Beckett's pieces, particularly the use of repetition, suppression and restraint as fundamental mechanisms to promote some sort of saturation of experience, leading to depletion, by means of an exhaustive recombination of a few elements.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br