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ARS (São Paulo), Volume: 11, Número: 22, Publicado: 2013
  • Ensaio Gráfico Artigos

    Musa, João
  • Porque as águas dobram? Artigos

    Vinci, Leonardo da
  • O Movimento de Arte Pornô: a Aventura de uma Vanguarda nos Anos 80. Artigos

    Kac, Eduardo

    Resumo em Português:

    O Movimento de Arte Pornô foi um movimento de arte experimental que iniciei no Rio de Janeiro e que durou, como um intervencionismo programático, por dois anos, de fevereiro de 1980 a fevereiro de 1982. Foi o último movimento de vanguarda organizado na arte e na poesia brasileiras. Também ficou conhecido como Poesia Pornô, Pornismo, ou Movimento Pornô ; neste artigo, usarei alternadamente os vários nomes desse movimento. O movimento realizou diversas intervenções públicas, editou três zines, duas antologias, diversos opúsculos e variadas publicações, e dirigiu-se a um público amplo1. O Pornismo começou como um movimento poético e rapidamente expandiu-se para outras áreas, subvertendo as normas estéticas em diferentes meios, desestabilizando as convenções que regem a experiência cotidiana e dando forma a novos modos de ser e estar no mundo.

    Resumo em Inglês:

    The Porn Art Movement (Movimento de Arte Pornô) was an experimental art movement I launched in Rio de Janeiro that lasted, as a sustained interventionist effort, for two years, from February 1980 to February 1982. It was the last organized avant-garde movement in Brazilian art and poetry. It was also known as Pornpoetry (Poesia Pornô) or Pornism and in what follows I will alternately use any of the movement’s three names. The movement carried out numerous public interventions, published three zines, two anthologies, several opuscules and varied publications, and developed a broad audience1. Pornism began as a poetry movement and quickly expanded into many other areas, upending aesthetic norms across many different media, upsetting the accepted parameters of everyday experience, and modeling new modes of being.
  • Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição. Artigos

    Menotti, Gabriel

    Resumo em Português:

    Esse artigo examina processos tradicionalmente envolvidos nas práticas curatoriais e a maneira pela qual estas se definiriam historicamente em contraposição ao gesto artístico. Serão delineadas as origens institucionais da curadoria, a renegociação do papel do curador durante o modernismo e algumas perspectivas contemporâneas sobre a curadoria independente. Nesse percurso, analisaremos como projetos de exposição realizados tanto por curadores quanto por artistas contribuem ativamente na produção de trabalhos artísticos e na consolidação de determinadas técnicas e linguagens. Por fim, procuraremos sustentar que as práticas curatoriais constituem uma forma de design, podendo ser mais bem compreendidas em termos de arranjos expositivos (exhibition designs).

    Resumo em Inglês:

    This paper examines processes traditionally involved in curatorial practices and how they have been historically defined in contraposition to the artistic gesture. It will outline curatorship’s institutional origin, the renegotiation of the curator’s role during modernity, and some contemporary perspectives over independent curating. Throughout this course, it will analyze how exhibition projects made both by curators and artists have actively contributed to the production of artistic works and the consolidation of certain techniques and languages. Finally, it will propose that curatorial practices could be better understood in terms of exhibition designing.
  • Dimensões comunicacionais no conceito de escultura social de Joseph Beuys como possibilidade de tradução criativa. Artigos

    Vicini, Magda Salete

    Resumo em Português:

    O presente artigo é resultado de pesquisa de doutorado em Comunicação e Semiótica, realizada na PUC-SP, sobre o conceito de Escultura Social na obra de Joseph Beuys, com recorte em pesquisadores como Matthias Bunge e Caroline Tisdall, bem como a influência dos filósofos românticos Schiller, Goethe, Hegel e de Novalis na construção deste conceito na obra de Rudolf Steiner. O contexto da arte é abordado através de críticos de arte que analisam o trabalho artístico de Beuys, cujas características comunicacionais são apresentadas em relação a Humberto Maturana e Francisco Varella e à crítica da comunicação. Finalmente, o artigo aborda a possibilidade de tradução criativa (Walter Benjamin, Georg Steiner e Haroldo de Campos) deste conceito de Joseph Beuys.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of PhD research in Communication and Semiotics at PUC (SP), with the cutout on the concept of Social Sculpture in the work of Joseph Beuys’ researchers such as Matthias Bunge and Caroline Tisdall as well as about the influence of Romantic philosophers as Schiller, Goethe, Hegel and Novalis in the construction of this concept in the work of Rudolf Steiner. The art context is discussed throughout art critics who analyze Beuys artwork, which communicational characteristics are presented in relation to Humberto Maturana and Francisco Varella and to the communication critic theory. Finally, the article presents the possibility of creative translation (Walter Benjamin, Georg Steiner and Haroldo de Campos) of this concept of Joseph Beuys.
  • O cinema e a imagem verdadeira Artigos

    Jorge, Marina Soler

    Resumo em Português:

    Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cultura do Cristianismo que difunde a crença na imagem como prova da existência do Salvador, estabelecendo desta maneira uma identificação entre suporte material, representação e realidade que repercutirá no cinema.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to analyze the ontological question at the cinema as theorized by André Bazin from new researches in Art History developed by Hans Belting. With the writings of this author, we will see that the belief in the cinematographic image surpasses the technical support and its mechanical genesis, as stated by Bazin, and has its origins in the Christian culture that diffuses the belief in the image as a proof of the Savior existence. Therefore, it is established an identification among material support, representation and reality that will echoes in the cinema.
  • O “Mês das Crianças e dos Loucos”: um olhar sobre a exposição paulista de 1933. Artigos

    Amin, Raquel Carneiro; Reily, Lucia

    Resumo em Português:

    O “Mês das Crianças e dos Loucos” foi uma exposição organizada por Flávio de Carvalho e Osório Cesar em 1933, em São Paulo, no Clube dos Artistas Modernos (CAM), associada a conferências das quais participaram artistas, médicos, intelectuais e educadores. Este estudo documental buscou desenhar a estrutura do evento e seu impacto cultural: como foi organizado, quais obras foram expostas, e quem dele participou. Investigaram-se os argumentos que justificaram o evento, o design da curadoria. A repercussão em jornais e periódicos mostrou que este encontro entre arte, educação e psicologia teve desdobramentos significativos na vida cultural de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    The “Month of the Children and the Insane” was an exhibit organized in São Paulo in 1933 by Flávio de Carvalho and Osório Cesar, at the Clube dos Artistas Modernos (CAM), alongside a series of lectures given by artists, physicians, intellectuals and education professionals. This documentary study aimed at designing the event’s structure: how it was organized, which works were shown, and who participated. The arguments that justified the event were investigated, as well as its curatorial design. Repercussions in the media showed that this encounter between visual arts, education and psychology had significant impact in São Paulo’s cultural life.
  • Bot_anic. Acoplamentos estruturais entre plantas, homens e máquinas. Artigos

    Nóbrega, Carlos Augusto Moreira da

    Resumo em Português:

    Bot_anic resulta do processo de invenção de um sistema planta/robô que dá continuidade às investigações sobre híbridos com base no entrecruzamento de organismos naturais e artificiais no contexto da arte. No presente artigo tomaremos por referência este projeto para refletir sobre o processo de criação de autômatos, a geração de comportamento emergente por simplicidade e sobre as ligações sensíveis da experiência artística interfaceada pelo uso de tecnologias.

    Resumo em Inglês:

    Bot_anic results from the process of inventing a plant/robot system, which follows the investigation about hybrids based on the intercrossing of natural and artificial organisms in the context of art. At the present paper we will take as reference this project to think about the process of creating automatons, the generation of emergent behaviour by simplicity and about the sensible liaisons of the artistic experiences interfaced by the use of technologies.
  • Poéticas da memória: invenção e descoberta no uso de metadados para a criação de memórias culturais em ambientes programáveis. Artigos

    Falci, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    A memória precisa de um lugar fixo para se estabelecer? A memória precisa de arquivos para existir? E que tipo de arquivos? Embora se possa dizer que a memória talvez nunca tenha se definido a partir de um lugar fixo, penso que o próprio estabelecimento do conceito enquanto tal é marcado pela ideia de um lugar, de um registro em que a memória possa ser encontrada. Mesmo quando ela é associada ao imaginário, ou ao que é instável, há uma tensão associada à busca de um local da/para a memória. O propósito desse capítulo é discutir como o uso de metadados, de maneira poética, pode configurar outras lógicas para a criação de memórias culturais em ambientes programáveis. Lógicas que sugerem outros operadores conceituais para delimitar as memórias, que misturam lugares fixos com lugares em rede, invenção e descoberta, políticas e poéticas, memórias culturais e memórias comunicativas. Os metadados são pensados aqui como elementos capazes de operar as passagens indicadas. Para investigar a potência dos metadados, foi feita uma análise do projeto The Whale Hunt, buscando entender de que maneira essa narrativa se apropria dos metadados de maneira poética, criando lugares imaginários de memória.

    Resumo em Inglês:

    Does memory need a fixed place to exist? Does memory need archives to exist? And if it needs, what kind of files it needs? Although one can say that memory has never been defined from a fixed location, I think that the very definition of the concept is marked by idea of a place, a registry which is capable to show this memory. Even if it is related to the imaginary, or to instable elements, there is a tension associated with a search for a location to/for memory. The aim of this article is discuss how metadata can produce other logics to create cultural memories in programmable environment. These logics suggest other concepts to delimitate memories, which mixes fixed places with networked places, invention and discovery, politics and poetics, cultural memories and communicative memories. We consider metadata as elements capable to operate passages indicated above. We analyze “The Whale Hunt” project seeking to understand how such narrative appropriates the metadata in a poetic way, creating imaginary places of memory.
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