Acessibilidade / Reportar erro
ARS (São Paulo), Volume: 12, Número: 23, Publicado: 2014
  • Documento sem título Articles

  • ARS GRÁFICA Articles

    Vergara, Carlos
  • Entrevista com Carlos Vergara em 22 outubro de 2013 Articles

    Mariano, Fabíola Salles
  • Acheiropoiesis: sobrevivência do valor de culto na imagem técnica. Articles

    Entler, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Toda imagem sagrada possui uma profunda identificação com aquilo que representa. Conforme a tradição cristã, é pela acheiropoiesis que essa experiência é levada ao limite: trata-se do milagre pelo qual o ser divino deixa uma imagem de si mesmo, sem a ação da mão do homem. Muito distante desse contexto, algumas fotografias parecem ainda tocar o desejo de encontrar na imagem a manifestação espontânea de um objeto afetivo. Isso aponta para um paradoxo: a possibilidade de sobrevivência de um "valor de culto" nas mesmas imagens técnicas que pareciam superá-lo.

    Resumo em Inglês:

    Each holy image has an intimate identification with what it represents. According to the Christian tradition, such experience is pushed to the limit by the Archeiropoiesis: the miracle through which the divine entity builds an image of himself, without no action of the man. Far from this context, it seems that some photographs still want to find in the picture the spontaneous appearance of an affective object, which leads to a paradox: the possibility of survival of a "cult value" in the same technical images that previously seemed to dissolve it.
  • O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. Articles

    Silveira, Cristiane

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formuladas pelo filósofo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira, apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada.

    Resumo em Inglês:

    The article introduces two temporally apart versions of the notion of "art world" formulated by the philosopher Arthur C. Danto (1924-2013). The first, as introduced in the classic 1964 article "The artworld", in reply to his philosophical circle and beyond the apparent radicalism of the exemplars presented as works of art at that time; and the second, introduced in the 1992 essay "The art world revisited: comedies of similarities", as a final attempt to deviate his theory from the shadow of George Dickie's Institutional Theory and from the notion of art world thus implied.
  • Paisagem, graça e sentimento do belo: Winckelmann, Chateaubriand e Girodet. Articles

    Gomes Júnior, Guilherme Simões

    Resumo em Português:

    O artigo trata das fronteiras incertas entre neoclássicos e românticos ao abordar paisagem, graça e sentimento do belo. Não pretende negar as rubricas, que até hoje fazem sentido, mas mostra o quanto muita coisa estava embaralhada. Se no plano da reflexão e da prática da arte da paisagem a separação é nítida, no que diz respeito à graça e ao sentimento do belo, o historiador alemão Winckelmann, figura fundamental do cânone neoclássico, surpreende ao abrir a possibilidade de ruptura com a normatividade acadêmica, de caráter francamente objetivo, ao subordinar o belo a uma operação de caráter subjetivo, ao alcance de poucos, o que, em parte, justifica sua calorosa acolhida entre expoentes do romantismo, como Chateaubriand e Girodet.

    Resumo em Inglês:

    The article is about the uncertain frontiers between the neoclassic and the romantic regarding landscape, grace and the feeling of the beautiful. It doesn't intend to deny the headings, which make sense until nowadays, but shows how much a lot was scrambled. Regarding the reflexion and practice of landscape art, the difference is clear; but the German historian Winckelmann, main figure in the neoclassical canon, surprises when showing the possibility of rupture with the academic normativeness of frankly objective character, subordinating the beautiful to a reached-by-few operation of subjective character concerning the gracefulness/beauty and the feeling of the beautiful, what partly justifies his warm welcome among exponents of romanticism as Chateaubriand and Girodet.
  • Diálogos estéticos e alguns caminhos da intertextualidade para a história da arte e do vídeo Articles

    Ribeiro, Regilene Sarzi

    Resumo em Português:

    Trata-se de um exercício sobre a intertextualidade em quatro videoartes brasileiras produzidas entre os anos de 1975 e 2002. A abordagem metodológica é pautada na descrição de intertextos e percursos iconográficos que podem levar o crítico de arte e o público ao texto audiovisual. Os diálogos estéticos revelam diferentes referências intertextuais e elementos plásticos que formam uma rede de relações iconográficas. A partir da análise estética, são tecidas relações entre vídeos e obras de arte de diferentes épocas, visando narrar uma breve história da arte por meio da intertextualidade.

    Resumo em Inglês:

    This is an exercise in intertextuality in four Brazilian video art works produced between 1975 and 2002. The methodological approach is based on the description of intertextual and iconographical pathways that can lead the art critic and the public to the audiovisual text. The aesthetic dialogues reveal different intertextual references and plastics elements that form a network of iconographic relations. From the aesthetic analyses, relationships between videos and artworks from different periods are woven in order to tell a brief history of art through intertextuality.
  • O lugar e as manchas do trabalho de João Loureiro. Articles

    Riccioppo, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo discute um grupo de trabalhos de João Loureiro - as obras Passagem secreta, Piscina, Projeto para a ocupação de uma casa, desenhos do artista, Zootécnico e Blue Jeans -, marcados por uma conexão imediata com os lugares determinados em que foram realizados, buscando indagar em que medida a obra do artista depende das menores particularidades envolvidas nas situações objetivas que propiciam seu aparecimento no espaço.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses a group of works by João Loureiro - The Secret Passage, Pool, Project for the occupation of a house, drawings made by the artist, Zootechnical and Blue Jeans -, works which are marked by an immediate connection with the specific places they were conceived. It investigates to what extent the artist's work depends on the smaller features involved in the objective situations that favor its appearance in space.
  • Vibrações possíveis: Arte/Educação e Saúde Mental na Contemporaneidade. Articles

    Aversa, Paula Carpinetti

    Resumo em Português:

    O artigo pretende desenvolver a ideia que a Arte/Educação, campo do universo artístico que se dedica aos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos do ensino das artes, pode ser um recurso importante para articular arte e Saúde Mental na contemporaneidade, ao oferecer o contato rico e substancioso com as artes, favorece a experiência estética e as condições de enlace social; alinhando-se, desta forma, às propostas da Reforma Psiquiátrica brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to develop the idea that Art /Education field of artistic universe that is dedicated to the historical, philosophical and methodological school of the arts, can be an important resource for articulating art and Mental Health in contemporary, while offering rich and substantial contact with the arts, promotes the aesthetic experience and the conditions of social link; aligning thus proposed to the Brazilian Psychiatric Reform.
  • Relato de pesquisa: da similaridade na montagem à tela em movimento. Articles

    Gerheim, Fernando

    Resumo em Português:

    A similaridade é uma força tão fundamental na linguagem que está presente mesmo na linguagem de imagens do cinema. É o que mostram sequências de Outubro (1929), de Eisenstein, apesar do cineasta declarar que seu princípio de montagem é o conflito. A videoinstalação CinemObjeto (2012), realizada como parte dessa pesquisa, investiga o uso da montagem para além da gramática interna do filme, considerando os elementos que circunscrevem o cinema, tanto material e tecnicamente quanto em termos de formas discursivas. A montagem aqui não é entre duas imagens, mas entre imagem e tela em movimento. Esse procedimento, através da "exterioridade da linguagem", produz "imagens emersivas". Estreitando relações entre teoria e prática, videoinstalação e filosofia, esta pesquisa em progresso explora potências da linguagem audiovisual.

    Resumo em Inglês:

    The similarity is present in the foundation of the language, even of the language of images, such as film. Although Eisenstein said that his film editing's principle was the conflict, similarity can be seen in sequences of October (1929). I shall discuss it through the video installation CinemObjeto (2012), performed as part of the theoretical and practical research reported here. The video installation researches the use of film editing beyond its internal grammar, taking into account the factors that limit the film, either material and technically as in terms of discursive forms. The edition here is not between two images, but between image and screen in motion. This procedure, using "external language" produces "emerging images". Strengthening relationships between theory and practice, video installation and philosophy, this ongoing research explores the possibilities of audiovisual and reflects about their achievements.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br