Acessibilidade / Reportar erro
ARS (São Paulo), Volume: 13, Número: 25, Publicado: 2015
  • Bom dia, Varsóvia Articles

    Nerefuh, Leandro; Maier, Tobi

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto foi concebido em conjunto com a exposição Amor e ódio a Lygia Clark / Love and Hate to Lygia Clark, na Zachęta Gallery, Varsóvia (13/12/2013 - 23/02/2014), mas permanecia inédito até o momento. Nerefuh e Maier refletem sobre a explosão de exposições de arte contemporânea com tema brasileiro no mundo todo durante as primeiras duas décadas do século XXI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This short text was originally prepared for the exhibition "Amor e ódio á Lygia Clark / Love and Hate to Lygia Clark", at Zachęta National gallery of Art, Warsaw (13/12/2013 - 23/2/2014), yet remained unpublished to date. Nerefuh and Maier reflect upon the surge of Brazil themed exhibitions of contemporary art worldwide during the first two decades of the 21st century.
  • A Gramática de Artur Lescher Articles

    Fabbrini, Ricardo Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo visa contribuir para a caracterização da obra ou imaginário artístico de Artur Lescher. Destaca que a pureza de suas formas resulta de estruturas não-compositivas, embora integre sua gramática, elementos de tensão, tanto entre materiais em uma mesma obra, quanto entre as obras uma vez dispostas na galeria. Procura associar, ainda, essa gramática a uma semântica, relacionando-a ao imaginário infantil, pois algumas de suas formas reenviam a brinquedos antigos, enquanto outras, à ideia de repetição, própria ao jogo. Face essa obra de matriz construtiva, que se abre, contudo, à alegoria, o fruidor é instado a desentranhar o enigma da imagem, no intento de aplacar a inquietude que resulta daquilo que, sendo familiar é também estranho (Das Unheimliche). É nesse aspecto que reside o poder de negatividade, de crítica social ou política de sua arte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims at contributing to the characterisation of the works or artistic imagery of Artur Lescher. It highlights the purity of its forms that results from non-compositional structures while integrating in its grammar elements of tension, both between materials in the same work and among the works in the gallery they are once arranged. It also associates this grammar to semantics, relating his works to the child's imagination, since some of its forms refer back to old toys, while in others refer to the idea of repetition, to the game itself. Given this array of constructive work that leads, however, to the allegory, the spectator is asked to unravel the puzzle image, in an attempt to quell the unrest that results from what is also familiar and strange to (Das Unheimliche). It is in this aspect that the power of negativity, social or political criticism of his art resides.
  • Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho Articles

    Valentin, Andreas

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From the second half of the 1940s and more so in the 1950s, Brazilian photography renewed itself, initially within the photoclub circuits, in particular the Foto Cine Clube Bandeirantes in São Paulo, and later in the context of Brazilian constructivist movements. In this scenario, stands out the work of entomologist and photographer José Oiticica Filho (1906-1964). Analyzed here is his photographic production, its close relationship to his scientific research and methods as well as his encounter with the Brazilian Concrete and Neoconcrete Movements. Addressed also is the proximity of his work to the post-second World War German photography, particularly the fotoform and subjektive fotografie groups.
  • Suspensão e corpo vibrátil: experiências audiovisuais em luiz duVa Articles

    Mello, Christine

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda algumas discussões que tangenciam a problemática do audiovisual na contemporaneidade. Para tanto, realiza uma análise sobre as relações entre imagem em meios digitais e corpo a partir da observação dos procedimentos empregados na videoinstalação Retratos in motion: o beijo (2005) do artista luiz duVa (São Paulo, 1965). A experiência audiovisual é aqui observada em suas significações táteis como o lugar do contato, como produção de alteridade. Ela depende majoritariamente dos atravessamentos que promove no corpo do visitante. O presente estudo objetiva verificar de que modo sensações por ela provocadas proporcionam desestabilização e estranhamento, ativando memórias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper addresses some discussions that tangent the problematic of audiovisual in contemporary society. The study presents an analysis of the relationship between image and body in digital media from observation of the procedures employed in the video installation Retratos in motion: o beijo (2005) of the artist luiz duVa (São Paulo, 1965). The audiovisual experience is seen here in its tactile meanings as the place of contact, such as production of otherness. It depends mostly of crossings that promotes in the body of visitor. This study aims to verify how the sensations caused by it provide destabilizing strangeness, activating memories.
  • Uma-coisa: corpo-bicho, corpo-dispositivo, corpo-coisa Articles

    Carvalho, Agda; Paraguai, Luisa

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto apresenta o objeto vestível uma-coisa (2013), que problematiza as singularidades do corpo ao monitorar e ampliar a visceralidade, representando os ruídos corporais em visualidades no espaço. O artefato vestível é apresentado em três situações de uso e contextos de significação denominados: "corpo-bicho", que organiza as materialidades da forma através da alteração da silhueta e da reordenação corpórea; "corpo-dispositivo", que capta os dados fisiológicos; e "corpo-coisa", que evoca modos de percepção e processos de individuação, na medida em que o usuário/performer pode habitar uma-coisa e reconhecer os distintos espaços.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is concerned with the a-thing project (2013) and its discussions about body's singularities, tracking the visceral data to amplify bodily noises and to represent them as the information visualisation in the space. The wearable artefact presents itself in three different situations of use and contexts of significance named as "body-animal", which organizes material attributes of shape by changing the silhouette and reordering the body; "body-device", which captures physiological data; and "body-thing" that evokes modes of perception and process of individuation, considering that the user/performer can inhabit a-thing and recognise different spaces.
  • A imagem colonizada Articles

    Linares, Claudia Rodríguez-Ponga

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio considera a origem mágica do termo imago e sua problemática relação com o real e o ilusório dentro de uma lógica binária e moralmente conotada. Baseando-nos na teoria da imagem de Durand e tirando proveito de uma analogia entre O retorno do real de Hal Foster e As Bacantes de Eurípides, revela-se um medo da imagem como outro e uma negação esquizofrênica de seu poder. A partir da obra de Hans Belting intitulada Florencia y Bagdad, na qual demostra-se que perspectiva renascentista surge de uma teoria óptica árabe não icônica mas científica, segue-se uma análise deste sistema de representação como ferramenta legitimadora. A teoria distorcida que o Renascimento italiano abandeirou teve consequências não previstas no pensamento ocidental e resultou na visualidade segundo a definição oferecida por por Nicholas Mirzoeff em "The right to look".

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay looks into the magical origin of the term imago and its problematic relation to the real and illusory within a binary and morally connoted logic. Based on Durand's image theory and benefiting from an analogy between Hal Foster's Return of the real an Euripides' Bacchae, a deeply rooted cultural fear of the image as other and schizophrenic denial of its power are revealed. An analysis of perspective as a legitimating tool follows, drawing directly from Hans Belting's Florence and Baghdad, in which the origin of this typically western stance is traced back to the medieval Arab science. The distorted theory which the Italian renaissance championed had unforeseen consequences on western thought and lead to visuality as Nicholas Mirzoeff defines it in "The right to look".
  • Arte, Arte indígena, Arte Borum/Krenak Articles

    Portes, Edileila Maria Leite

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivando compreender e interpretar os desenhos da etnia Borum Krenak2, o presente artigo propõe uma discussão acerca dos conceitos dados à arte orientados pela hegemonia do s códigos culturais europeus e norte-americanos brancos e das próprias mutações pelos quais estes conceitos têm passado desde a Idade Moderna. Para tanto, trago para análise, os desenhos borum colhidos por meio de uma caminhada etnográfica pelo território3Krenak, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, aliado a uma reflexão teórica calcada na linha epistemológica baseada na teoria compreensiva de Weber (1864-1920) e na antropologia interpretativa de Geertz4.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the purpose of understanding and interpreting the drawings of the Borum Krenak ethnic group, this article proposes a discussion concerning the concepts given to art guided by the hegemony of the European and North-American Caucasian cultural codes and their own mutations by which these concepts have been gone through since the Modern Age. In order to do so, I bring to analysis the borum drawing chosen by an ethnographic journey through the Krenak territory, at Vale do Rio Doce, Minas Gerais, allied to a theoretical reflection based on the epistemological line based on Weber`s (1864-1920) comprehensive theory and on Geertz`s interpretative anthropology.
  • Origens das formas budistas Articles

    Chamas, Fernando Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO As características de uma imagem de Buda são o resultado do processo milenar que uniu três fatores: as mitologias orientais mais antigas que o budismo, sua capacidade de se adequar às crenças locais e as suas próprias reinterpretações. Após o surgimento das primeiras estátuas que representavam o Buda histórico, o ideal de beleza para um ser que alcançou a Iluminação baseou-se nas antigas "ciências" orientais, predominantemente mentais e de energias sutis. Enquanto a estética ocidental discutia as idealizações da arte com racionalidade, ignorando um oriente "pagão e supersticioso", as imagens budistas personificavam estados mentais que o ocidente só cogitaria na sua modernidade. A arte budista transmite o legado ancestral e imutável de chaves místicas da consciência e do equilíbrio..

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The features of a Buddha's image are the result of very ancient process that united three factors: the Eastern mythologies which are older that than Buddhism, its ability of adapting itself to local beliefs and its re-interpretations. After the emergence of the first statues representing the historical Buddha, the ideal of beauty concerning a being who attained the enlightenment was based on the ancient oriental "sciences", predominantly mental and marked by subtle energies. While the Western Aesthetics was arguing about idealization in art through its rationality, disregarding a "pagan and superstitious East", the Buddhist images were embodying mental states that the West only would regard in its modernity. Buddhist art conveys the ancestral and immutable legacy of mystical keys of consciousness and equilibrium.
  • A audiovisualidade da névoa: vídeo-cliffs vs vídeo-clips Articles

    Rincón, Omar; Tono, Lina

    Resumo em Português:

    RESUMO A transparência é o valor da época: transparência democrática na política. Transparência visual no digital. Transparência do corpo na sedução. Este ensaio-criação afirma que, a partir de e no audiovisual, a transparência visual é um excesso de brilho para encobrir, ocultar, perder a polissemia das imagens. E propõe tornar ambíguo o visível, atrapalhar a vista, atravessar as aparências e adulterar as identidades como tática para obter narração, estética, verdade e representação do audiovisual. Assim, a figura da névoa é apresentada como o modo intermediário para intervir a moral e o brilho da imagem digital que tem seu céu na televisão e no videoclipe. Este ensaio-criação busca repensar a representação e a narração audiovisual através da figura da névoa. No final, é proposto o vídeo-cliff (a narração de vertigem sobre a névoa) como alternativa impura que atinge a transparência do videoclipe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Transparency is the value of our time: Political transparency as a democratic principle. Visual transparency on the digital. Body transparency as aesthetics of seduction. This essay-creation claims that, from and on audiovisual, the visual transparency is an explicit way to conceal, hide, losing the polysemy of images. And proposes the ambiguous of the visible, the dirty look, the bastard identities as a creative tactic to reach narrative, aesthetics, truth and audiovisual representation. Thus, the figure of the fog as in-between visibility gain power to intervene the digital and television transparency. This essay-creation seeks to rethink the visual aesthetics and audiovisual narrative through the figure of the mist. At the end, it propose the video-cliff format (or narrative vertigo over the fog) as impure alternative that breaks the transparency of the our vide-clip era.
  • Arte e interação: linguagem e produção de significado Articles

    Fogliano, Fernando

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo busca aprofundar o entendimento dos processos interativos no campo da arte tecnológica. Para isso, vai buscar nos estudos de Mark Johnson e George Lakoff os elementos necessários para a produção de uma perspectiva capaz de oferecer um maior aprofundamento sobre os processos que envolvem a produção de significados e a experiência estética.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study seeks to deepen the understanding of the interactive processes in the field of technological art. For it will fetch in the studies of George Lakoff and Mark Johnson the elements needed to produce a perspective able to offer a deeper understanding of the processes involved in the production of meanings and aesthetic experience.
  • ARS GRÁFICA Articles

    Shellini, Marcelo
  • Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil Articles

    Carvalho, Cristina; Lopes, Thamiris Bastos; Cancela, Clarisse Duarte Magalhães

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta uma reflexão sobre a informação das obras de arte para o público infantil em museus, entendidos como aparatos informacionais que devem extrair informações de suas coleções com o intuito de gerar conhecimento para diferentes públicos. A partir da iniciativa do cartunista Mauricio de Souza em transformar seus personagens de história em quadrinhos em obras de arte para espaços museais, e com base na perspectiva walloniana do desenvolvimento infantil, discutimos a inserção de crianças nos museus de arte e as possibilidades de desenvolver ações educativas capazes de incluir esse público específico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses works of art for children in museums, understood as informational devices that should extract information from their collections in order to generate knowledge for different audiences. From the cartoonist Mauricio de Souza's initiative in transforming his comic book characters into works of art for museum spaces, and based on Wallon's perspective on child development, we discuss the inclusion of children in art museums and the possibilities of developing educational activities able to include this specific audience.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br