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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2005
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

  • Análise de Compatibilidade Empresa/Mercados de Exportação com Base na Comparação dos Índices de Bela Balassa Artigos

    SOUSA, JOSÉ MANUEL BAPTISTA MEIRELES DE

    Resumo em Português:

    RESUMO As pequenas e médias empresas brasileiras que representam peso relevante no tecido empresarial têm sido objeto de políticas, tendo como finalidade aumentar a sua participação no comércio exterior. Nem sempre os produto-res/exportadores conseguem associar a atratividade de determinado mercado à compatibilidade com a sua empresa. Assim, em face da crescente necessidade da disponibilização de ferramentas que permitam auxiliar os potenciais exportadores no processo de tomada de decisão sobre quais os mercados devem explorar, sugere este artigo uma metodologia que visa a hierarquizar mercados pela sua compatibilidade, em função quer da tradição exportadora do Brasil, quer das vantagens comparativas reveladas por determinado setor de atividade e/ou produto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Small medium companies represent an important share in the total of the Brazilian companies but have small weight in the external trade balance although at present are being stimulated trough appropriate official politics to increase its participation in the foreign trade. Not always the exporting producers associate the attractiveness of a market with the compatibility towards its company. Then, in view to the increasing necessity of tools that can assist the decision making process, related to the election of external markets we suggest in this article a methodology that aims to select a market, according to its compatibility with the exporting company, measured by the exporting tradition of Brazil in that industry, and the comparative advantages of that product.
  • Cluster de Ventiladores em Catanduva Artigos

    ALMEIDA, FERNANDO C. DE; ONUSIC, LUCIANA M.; GREMAUD, AMAURY P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento feito na cidade de Catanduva sobre a indústria de ventiladores nela instalada. É, inicialmente, apresentado o conceito de cluster, para, em seguida, serem apresentadas as características do setor de ventiladores de Catanduva, fazendo uma comparação desse setor com o conceito de cluster. Diversos aspectos mostram o interesse em considerar o setor como um cluster e são feitas sugestões para seu aprimoramento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the results of a study developed in the city of Catanduva about the industry of fans installed in the city. At the beginning of the study is presented the concept of industrial clusters to explore the characteristics of this industry in Catanduva, confronting this region with the concept of cluster. Many aspects show the interest in observing this sector as a cluster and some suggestions are made to its development.
  • Enfoque Multicritério à Teoria das Prospectivas: fundamentos e aplicação Artigos

    PASSOS, ADERSON CAMPOS; GOMES, LUIZ FLÁVIO AUTRAN MONTEIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo compara dois métodos analíticos de apoio multicritério à tomada de decisão para escolha de material de emprego militar, dentro do âmbito do Centro de Avaliações do Exército, uma unidade do Exército Brasileiro. No processo decisorio em questão foi utilizado inicialmente o método multicritério AHP. O outro método utilizado foi o TODIM, que traz em sua estrutura diferentes características, sendo a principal delas a sua estruturação com base no paradigma da Teoria das Prospectivas. Por esse motivo, o método TODIM permite levar em conta o risco na modelagem dos problemas decisórios multicritério. Assim, diferentemente do método AHP, o TODIM possui características relevantes no bojo de sua formulação, notadamente a possibilidade de trabalhar explicitamente com as atitudes dos agentes de decisão em face do risco. Por outro lado, o estudo de caso realizado indicou que, embora os dois métodos alternativos, TODIM e AHP, baseiem-se em diferentes paradigmas, os resultados obtidos da comparação dos resultados de ambos foram bastante semelhantes, o que sugere que os dois métodos podem ser aplicados em avaliações militares de mesma natureza.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper compares the use of two multicriteria decision analytical methods used for military material selection. In the decision analysis the Analytic Hierarchy Process - AHP was initially used first in order to rank the alternatives in the presence of multiple criteria. This study was conducted in the Army Evaluation Center, a unit of the Brazilian Army. The other decision analysis method employed was TODIM, which is based on Prospect Theory, thus allowing to take risks into account in the modeling stage. Although the two multi-criteria methods rely on different decision paradigms, this application study showed that results were quite similar to justify the use of either method in the practice of similar military decisionmaking processes.
  • Marketing Interno e Cultura Organizacional: Um Estudo De Caso Em Empresa De Multi Marcas Artigos

    PIZZINATTO, ANDREA KASSOUF; PIZZINATTO, NÁDIA KASSOUF; GIULIANI, ANTONIO CARLOS; PIZZINATTO, NIVALDO KASSOUF

    Resumo em Português:

    RESUMO Não há planejamento que sobreviva, dentro das organizações, a um organismo social sem espírito de equipe, iniciativa, ou atuando sem a definição de valores por seus dirigentes. Em suma, sem diretrizes que componham a sua cultura organizacional. A análise da cultura organizacional permite a identificação de disfunção nos fatores culturais que estão interferindo no clima organizacional e, por conseqüência, no relacionamento entre as pessoas, prejudicando sua produtividade e o bom andamento dos trabalhos. Este estudo objetivou examinar a contribuição da cultura organizacional ao desenvolvimento de programas de marketing interno, filosofia empresarial da área de marketing, buscando o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Como referencial da prática, baseou-se em estudo de caso realizado na Comercial Importadora Ltda., empresa de multimar-cas, com 35 funcionários, localizada em Piracicaba - São Paulo. Como resultados, o estudo possibilitou uma análise de como a cultura organizacional contribui para o uso de técnicas de marketing interno, mostrando a aplicabilidade prática dos dois conceitos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT No strategic planning will survive to an human context inside the organizations, with no time spirit, iniciative, nor acting without the values defined by its managers. In short words, without line guides to compose its organizational culture. The anlysis of the organizational culture allows the company to identify unappriopriate cultural factors whose are interfering in the organizational invironament and so in people's relationship, jeopardizing their work performance. This paper focused in organization culture and also the internal marketing appliation as an organization filosofy from marketing area, who contributes to implement the changes in employees behavior, seeking their engagement with organization targets. This research was performed in Comercial Importadora Ltda., a multi brand company with thirty-five employees located in Piracicaba-SP. The research results allowed the company to analyze its culture and indicated how organizational culture analysis contributes to use internal marketing technics revealing the applicability of both concepts.
  • O Papel das Dimensões da Justiça Organizacional Distributiva, Processual, Interpessoal e Informacional na Predição do Burnout Artigos

    SILVA, ANGELA MARIA MONTEIRO DA; ALMEIDA, GUSTAVO DE OLIVEIRA; CARVALHO, DENISE

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo investigou o papel das dimensões de justiça organizacional (distributiva, processual, interpessoal e informacional) como preditoras de uma variável do burnout, a exaustão emocional (EE). Setenta trabalhadores (55,7% homens e 81,4% de empresas privadas) responderam a um questionário sociodemográfico, à subescala de EE do inventário de burnout de Maslach e à escala de percepções de justiça. Análises de correlação bivaria-das e parciais indicaram que: a dimensão de justiça interpessoal foi a que mais se correlacionou com a EE, seguida pela distributiva; a informacional não se associou com o burnout; e a processual deixou de se correlacionar com a EE, quando os efeitos de covariância da distributiva e interpessoal foram controlados. A análise de regressão múltipla confirmou esses achados: a interpessoal e a distributiva foram preditores significativos, explicando 31% da variância do burnout. Houve diferenças de gênero. O único preditor significativo para os homens foi a justiça interpessoal, enquanto para as mulheres foi a distributiva. Com base nesses achados, sugere-se às empresas fluminenses que considerem um possível efeito positivo do tratamento respeitoso e cortês na saúde psíquica dos seus funcionários. Tal prática, no presente estudo, teve melhor impacto no burnout do que a distribuição justa de resultados/recompensas e, se adotada, representaria um baixo custo financeiro, possivelmente promovendo o bem-estar e a saúde psíquica dos membros da organização. Finalmente, futuros estudos são sugeridos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigated the role of organizational justice dimensions (distributive, procedural, interpersonal and informational) as predictors of a burnout variable, emotional exhaustion (EE). Seventy workers (55.7%, males, 81.4% from private companies) completed a social-demographic questionnaire, the emotional exhaustion subscale of the Maslach burnout inventory and the justice perceptions scale. Bivariate and partial correlation analyses indicated that: among justice dimensions, the interpersonal presented the strongest correlation with EE followed by the distributive dimension; the informational dimension was not significantly associated with burnout; when the distributive and interpersonal dimensions effects were statistically controlled, procedural dimension did not correlate significantly with EE. Gender differences were found. For males, interpersonal dimension was the only significant predictor of EE. Among females, the single significant predictor was distributive dimension. On the basis of such results it is suggested that companies settled in the south of Rio de Janeiro State consider the possible positive effect of a polite and respectful treatment on employee’s psychological health. In the present study, such a practice had a better effect on burnout than a fair distribution of outcomes/rewards. In addition, the above suggested practice of interpersonal justice involves low costs and may promote well-being and psychological health among organizational members. Finally, future studies are suggested.
  • O uso da Informação sobre o País de Origem de Produtos Brasileiros como Fonte de Vantagem Competitiva nos Mercados Externos Artigos

    GIRALDI, JANAINA DE MOURA ENGRACIA; CARVALHO, DIRCEU TORNAVOI DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Em um mercado global cada vez mais competitivo, torna-se cada vez mais difícil o estabelecimento de uma vantagem competitiva. A noção de que um desempenho superior requer que uma empresa adquira e sustente uma vantagem sobre a concorrência é central para o pensamento estratégico contemporâneo. Um atributo que oferece potencial para vantagem competitiva, tanto no mercado interno quanto no externo, é o país de origem do produto. Em geral, considera-se que o país de origem influencia as avaliações de produtos pelo consumidor e as suas decisões de compra. Como as organizações lidam com recursos limitados, elas precisam tentar desenvolver estratégias apropriadas à sua base de recursos. Nesse sentido, o presente artigo investiga a possibilidade de utilizar a informação do país de origem de produtos brasileiros como uma fonte de vantagem competitiva para as empresas brasileiras operantes no mercado externo. Um importante empecilho para essa estratégia deve-se à imagem do Brasil no exterior, que é principalmente associada a algumas habilidades esportivas ou criativas, não sendo atribuído quase nenhum significado ou importância ao Brasil enquanto provedor de itens de maior conteúdo tecnológico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In an increasingly competitive global market, it has become harder to establish a competitive advantage. The notion that superior performance demands that a firm acquires and retains an advantage over competition is central to the contemporary strategic thinking. An attribute that offers potential to become a competitive advantage, both in domestic and external markets, is the product’s country of origin. In general, it is considered that the country of origin influences the products’ evaluations by the consumer and his or her purchase behavior. Since the organizations deal with limited resources, they need to try to develop strategies that are appropriate for their resource base. In this sense, the present paper investigates the possibility to use the country of origin information of Brazilian products as a source of competitive advantage for the exporting Brazilian firms. An important obstacle for this strategy is related to Brazil’s image abroad, which is mainly associated to some sports or creative skills, not being given almost any meaning or importance to Brazil as a provider of items of more technological content.
  • Síndrome de Burnout: Relações com Comprometimento Afetivo entre Gestores de Organização Estatal Artigos

    BARBOSA, ROSA MARIA DE S. ALBUQUERQUE; GUIMARÃES, TOMÁS DE AQUINO

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa envolveu dois conceitos centrais e a tentativa de articulá-los teórica e empiricamente: síndrome de burnout e comprometimento organizacional afetivo. Foram aplicados 249 questionários, contendo escalas padronizadas de cinco pontos, tipo Likert, e realizadas 16 entrevistas, apoiadas em roteiros semi-estruturados, entre gestores da Eletronorte. Formulou-se a hipótese de que os respondentes apresentariam comportamentos típicos de burnout e de que haveria uma relação positiva entre esta variável e comprometimento afetivo. Foram realizadas análises inferenciais e identificou-se, entre os respondentes, nível moderado de burnout nos fatores exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal, sendo que 27,7% dos pesquisados apresentaram índices altos ou moderados nos três fatores da síndrome, predominando o fator baixa realização pessoal; 61,8% e 36,14% dos respondentes apresentaram níveis elevado e moderado, respectivamente, de comprometimento afetivo. A hipótese foi confirmada quanto à presença de burnout e rejeitada no que se refere à relação positiva entre a síndrome e comprometimento. Os resultados podem ser úteis para a compreensão de fenômenos pouco explorados no campo do comportamento organizacional, em especial entre gestores que atuam em organizações em fase de transformação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research encompasses two main concepts and aimed to analyse them both theoretical and empirically: burnout syndrome and affective organisational commitment. 249 five-point standardised Likert-scale questionnaires were filled out and 16 interviews, supported by semi-structured schedules were undertaken with Eletronorte managers. The research hypothesis was that these managers would have typical burnout behaviour and a positive relationship between this syndrome and attitudinal commitment would be find. Inferential analyses were done and medium level of burnout syndrome on the emotional exhaustion, depersonalisation and low personal accomplishment were identified. 27,7% of the managers presented medium or high levels on the three syndrome factors, stressing the low personal accomplishment factor; 61,8% and 36,14% of the research participants showed high and medium levels, respectively, of attitudinal commitment. The hypothesis was accepted upon the burnout syndrome, but rejected on the positive relationship between that syndrome and commitment. The results can be useful to understand factors less explored on the organisational behaviour field, especially amongst managers that work on organisations which are on changing process.
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