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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 8, Número: 3, Publicado: 2007
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • A DECISÃO ESTRATÉGICA DA LOCALIZAÇÃO E O SURGIMENTO DOS TECNOPOLOS: O CASO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Artigo

    BAGHETTA, MARCELO BRANT; NAGAI, RENATA; TRUITE, RENATA NAVES; GALVÃO, DORA DA SILVA PEREIRA; TOLEDO, LUCIANO AUGUSTO

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente trabalho foi identificar os fatores que motivaram as empresas a se estabelecerem em São José dos Campos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a do discurso do sujeito coletivo, realizada a partir de entrevistas com gestores de empresas situadas em São José dos Campos. O resultado da pesquisa comprovou que a escolha da localização das empresas aborda fatores exógenos, forças centrípetas e centrífugas que influenciam no processo de tomada de decisão para a localização e a influência no desenvolvimento regional. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou a comprovação do posicionamento do tecnopolo de São José dos Campos no Projeto Geopolítico da Modernidade Brasileira, nos cenários nacional e internacional, como núcleo de atração para localização de empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to identify the factors that had motivated the companies if to establish in São José dos Campos. The methodology used for the development of the study, considered the analysis of the speech of collective subject discussion from interviews with managers of situated companies in São José dos Campos. The result of the research proved that the choice of the localization of the companies approaches factors exogenous, centripetal forces and centrifugal machines that influence in the process of taking of decision for the localization and the influence in the regional development. The development of this research made possible the evidence of the positioning of Technopoles of São José dos Campos in the Geopolitical Project of Brazilian Modernity, in the scenes national and international as nucleus of attraction for localization of companies.
  • CAUSAS E EFEITOS DA EXPRESSÃO DE COMPETÊNCIAS NO TRABALHO: PARA ENTENDER MELHOR A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA Artigo

    BRANDÃO, HUGO PENA; BORGES-ANDRADE, JAIRO EDUARDO

    Resumo em Português:

    RESUMO A noção de competência caracteriza-se como complexa e multifacetada, podendo ser interpretada de diferentes maneiras. Este ensaio tem como objetivo discutir a natureza da competência humana e os principais fatores que explicam a sua expressão no trabalho, à luz de abordagens cognitivistas, como aquelas relacionadas à atribuição de causa, ao estudo das relações entre atitude e comportamento e à aprendizagem nas organizações. São apresentadas semelhanças e relações entre conceitos e proposições oriundos de diferentes correntes, buscando compreender as causas e conseqüências da competência. Discute-se também a influência da aprendizagem e do suporte organizacional sobre o desenvolvimento e a mobilização de competências no trabalho. Embora esse conceito tenha emergido na área de Administração, algumas teorias, pesquisas e proposições de outras áreas de conhecimento, como a Psicologia Social e Organizacional, ajudam a interpretar e a compreender a natureza da competência e de seus componentes. Tratando-se de estudo sobre um conceito em evidência e cujos pressupostos ainda carecem de investigações empíricas, ao final é sugerida uma agenda de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Competence is a complex and multifaceted concept, which may assume different meanings. The objective of this paper is to discuss the nature of the human competence and the main factors that explain its expression at work, based on the framework of cognitive approaches as those related to the attribution of cause, the study of the relations between attitude and behavior and learning in organizations. Similarities and relationships between concepts and proposals from different theoretical approaches are presented, in order to understand the causes and consequences of competence. The influence of learning and organizational support on the development and the mobilization of competences is also discussed. Even thought this concept has emerged in the Business Administration area, some theories, studies and proposals from others areas of knowledge, as Social and Organizational Psychology, may help to interpret and to understand the nature of the human competence and its components. Since the study about this concept is in evidence and its theoretical support still needs empirical inquiry, a research agenda is suggested at the end of the paper.
  • COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DO DIRIGENTE DE EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA: UM CASO EMPRESARIAL DE SUCESSO Artigo

    MELLO, SÉRGIO C. BENÍCIO DE; FONSÊCA, FRANCISCO RICARDO BEZERRA; PAIVA JÚNIOR, FERNANDO GOMES DE

    Resumo em Português:

    RESUMO No cenário contemporâneo brasileiro de negócios, a compreensão dos comportamentos relacionados às competências empreendedoras pode auxiliar o dirigente de empresa de base tecnológica no entendimento de atributos geradores de valor, na interação com grupos internos e externos às suas organizações. A competência pode ser concebida como uma característica que engloba diferentes traços de personalidade, habilidades e conhecimentos. Este estudo de natureza qualitativa foi realizada com base em narrativas e entrevistas relacionadas às ações do empreendedor Miguel Abuhab - o empreendedor de alta tecnologia de 2003. Os resultados demonstraram a prevalência das competências conceituais e de visão de mercado. O empreendedor de sucesso é alguém com aguçada intuição, que aprende continuamente, tem criatividade e facilidade de avaliar riscos em meio a cenários obscuros e de incerteza, que vislumbra as oportunidades de negócio sob outros horizontes e que dá vazão ao (re)inventar-se, bem como ao seu empreendimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT At the Brazilian contemporary business scene, the understanding of behaviors related to entrepreneurial competencies can help the CEO of technological base firm to comprehend attributes that generate value in their interactions with internal and external organizational groups. Competence can be conceived as a characteristic that involves different traces of knowledge, ability and personality. This study is of a qualitative nature, carried out through narratives and interviews related to Miguel Abuhab’s actions - 2003 top high tech entrepreneur. The findings demonstrate the prevalence of his conceptual competence and market vision. The successful entrepreneur is someone highly intuitive, that learns continuously, has creativity and ease to access risks in obscure and uncertain sceneries, that approaches business opportunities through different horizons, and (re)invents him/herself as well as his/her enterprise.
  • CUSTOS DOS FLUXOS DE MARKETING: CASOS DE EMPRESAS UTILIZANDO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DA CAPTURA DE VALOR NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Artigo

    CONSOLI, MATHEUS ALBERTO; NEVES, MARCOS FAVA

    Resumo em Português:

    RESUMO Canais de distribuição são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo, onde desempenham fluxos de marketing como armazenagem, promoção, serviço, negociação, financiamento, risco, informação, pedido e pagamento. Os participantes do canal, produtores, intermediários e consumidores, arcam com custos ao desempenhar esses fluxos. O objetivo deste artigo é demonstrar a utilização de uma ferramenta de análise da captura de valor nos canais de distribuição, com base nos fluxos de marketing. Tal ferramenta foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico e estudo de alguns modelos, teorias e sistemas que consideram a execução dos fluxos de marketing e agregação de valor, fator determinante do nível de serviços do canal. Essa ferramenta contempla as seguintes etapas: 1. ponderação e pontuação dos fluxos de marketing para o canal e a divisão das atividades entre os membros do canal; 2. levantamento de informações de custos e margens brutas dos membros de canal, para comparação da participação real nos lucros do canal com a participação normativa; e 3. análise dos resultados e das implicações para gestão e planejamento dos canais de distribuição. Realizaram-se os estudos de caso em duas empresas, uma no segmento alimentação animal e outra no mercado de bens de consumo alimentares, com foco nos canais estruturados para atendimento a varejistas. Verificaram-se algumas vantagens e limitações da ferramenta de análise. Desse modo, apresenta-se como resultado um sistema de análise e avaliação de canais que pode ser utilizado por qualquer empresa que utiliza canais convencionais de distribuição, levando-se em consideração a necessidade de ajuste ou adaptação às especificidades da empresa ou do setor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Distribution channels are a union of independent organizations involved in the process of making available products and services to consumers. In this process, members of a channel perform marketing flows like storage, promotion, service, negotiation, financing, risk, information, order and payment. The channel members like producers, intermediates and consumers fall within costs to perform these marketing flows. The purpose of this paper is to show and apply a system for distribution channels value capture analysis, based in the marketing flows performance. This was done after a literature review and the study of some models, theories and systems that take into consideration aspects of marketing flows performance and added value as a service output determinant, and contemplates the following steps: 1. weighted marketing flows scores and division of members activities to calculate the normative channel profit share; 2. channel members costs and margins surveys to calculate the real channel profit share and compare to normative profit share; and 3. results analysis and managerial implications for planning and management of marketing channels. The tool was applied on two companies of two different industries, one in the animal feed and the other in the dairy industry, focusing channels structured for selling to retailers. It was possible verify some advantages and limitations of the system as a tool for analyzing and planning marketing channels. In this way, the research outcomes are a channel analysis and evaluation system that could be applied for any company that pursue a conventional channel system, with necessary adaptations to companies or market segment specificities.
  • ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR Artigo

    CAMPOS, LUCILA MARIA DE SOUZA; BOEING-DA-SILVEIRA, RICARDO; MARCON, ROSILENE

    Resumo em Português:

    RESUMO O crescimento do terceiro setor no Brasil e a disputa cada vez mais acirrada por recursos que financiem seus projetos acarretaram o desenvolvimento de ações de cunho anteriormente considerado de exclusividade do segundo setor (mercado), como segmentação de possíveis investidores, comunicação das atividades da organização à comunidade em geral e estratégias de marketing de relacionamento com seus doadores, visando ao estabelecimento de alianças duradouras e à garantia de financiamento em longo prazo. Entretanto, os vários tipos de organizações sem fins lucrativos realizam tais atividades de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, tornando-as pertencentes a grupos específicos. Diante disso, investigaram-se as diferenças existentes entre a execução desses elementos de marketing em dois tipos de fundações do terceiro setor de Santa Catarina identificados no Ministério Público. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção, a segmentação e o marketing de relacionamento de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode resultar em uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The growth of the third sector in Brazil and the dispute for resources to finance its projects comes to develop actions to approximate the second (market) and third sector, such as segmentation of possible investors, communication of the activities of the organization to the community in general and strategies of marketing of relationship with its givers, aiming at the establishment of lasting alliances and the guarantee of financing in the long run. However, the different types of non-profit organizations carry through such activities in different ways, some in greater, others in lesser intensity, becoming them pertaining the specific groups. Ahead of this, a research has investigated the differences between the executions of these elements of marketing in two types of foundations of the third sector of Santa Catarina State identified in the Public Minister. The analysis of the results evidenced that the two groups carry through the communication/promotion, segmentation and marketing of relationship in specific ways, saved some exceptions, besides presenting lack of focus in its purpose, what can cause low fundraising, harming the implementation of projects.
  • REDES DE PEQUENAS EMPRESAS: A APLICAÇÃO DE UMA TI POLOGIA EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS Artigo

    FERREIRA JÚNIOR, ISRAEL; TEIXEIRA, RIVANDA MEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar as características de uma rede do setor de comércio varejista, a Rede Econômica de Supermercados, de acordo com a tipologia de redes de empresas proposta por Hoffmann et al. (2004). Além disso, buscou-se identificar quais são os principais benefícios e dificuldades verificados na operacionalização da Rede. A partir de entrevistas realizadas com o gestor administrativo da Rede e com um gerente de compras, e com base na análise de documentos e material institucional, pode-se classificar a Rede como de cooperação horizontal, aglomerada, formal e não-orbital. As principais vantagens percebidas para os supermercados, com relação à participação na rede, foram a realização de ações de marketing e de compras conjuntas. A principal dificuldade apontada reside na conciliação dos objetivos do negócio com os objetivos individuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study intended to analyze the characteristics in a retail supermarket network, the “Rede Econômica de Supermercados”, according to the typology of networks made by Hoffmann et al. (2004). Besides, it was sought to identify which are the main benefits and difficulties for operating a network. Through interviews made with the network manager, the supply manager and also through the analysis of the companies’ documents and reports, it was possible to classify the network as “horizontal”, “clustered”, “formal” and “non-orbital”. The main benefits perceived for the supermarkets in relation to their participation in the network were: joint marketing and purchasing. The main difficulty found was balancing business goals with individual goals.
  • RELAÇÃO ENTRE GASTOS COM SAÚDE,ÍNDICE DE ESFORÇOS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE E TIPOLOGIA DA ESTRUTURA DO SISTEMA DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO Artigo

    VARELA, PATRÍCIA SIQUEIRA; FARINA, MILTON CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Em um contexto marcado pela redemocratização do país e pelas propostas de reforma do Estado, a área da saúde tem se destacado pelos avanços no processo de descentralização, pela relevância dos dispêndios sociais municipais nesta função e pela expansão dos sistemas de informações. Ao mesmo tempo, o atual modelo de gestão pública por resultados tem contribuído para o uso de indicadores sociais a fim de subsidiar o processo decisório, mas ainda existem o desafio de uma avaliação conjunta de indicadores de resultados/esforços e a aplicação de recursos orçamentários. O objetivo deste estudo foi apresentar uma análise descritiva a partir do contraste de relações entre categorias dos municípios paulistas em termos de gastos em saúde com recursos próprios por habitante, transferências do Sistema Único de Saúde (SUS) por habitante, tipologia da estrutura do sistema de saúde e índice de esforço da atenção básica da saúde. Os dois últimos criados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), órgão do governo do Estado de São Paulo. A análise do comportamento das quatro variáveis foi realizada por meio do teste qui-quadrado e da técnica de análise de correspondência. Obtiveram-se, como principais resultados, a associação entre os índices de esforço da atenção básica e os gastos em saúde com recursos próprios por habitante e o baixo poder de discriminação entre municípios pelos valores de transferências de recursos do SUS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a context marked by the re-democratization of the country and by the proposals of the State reform, the health area has stood out due to the advances in the decentralization process, the relevance of the social expenditure of counties in this function, and the expansion of the information systems. At the same time, the current model of public management by results has contributed to the use of social indicators in order to subsidize the decision process, although there still is the challenge of a joint evaluation of indicators of results/efforts, and the application of budgeted resources. The objective of this study was the presentation of a descriptive analysis based on the contrast of relationships among different categories of counties in the State of São Paulo, in terms of: expenditure in health with county-owned resources per inhabitant; transfers from Sistema Único de Saúde (SUS - governmental general health system) per inhabitant; typology of the health system structure, and ratio of basic attention to health effort. The last two items were created by Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade - State System for Data Analysis Foundation), an agency belonging to the State of São Paulo. The analysis of the behavior of the four variables was carried out using Q-square and the correspondence analysis technique, and the main results were: connection between the basic attention efforts index and the expenditures with health using county-owned resources per capita, and low discrimination power among counties in relation to values of transfer of SUS resources.
  • UMA ANÁLISE DO BARÔMETRO DE SATISFAÇÃO NORUEGUÊS NO CONTEXTO SUPERMERCADISTA BRASILEIRO Artigos

    SLONGO, LUIZ ANTONIO; VIEIRA, VALTER AFONSO

    Resumo em Português:

    RESUMO Muitos barômetros de satisfação de consumidor foram propostos pela literatura. Porém, um dilema é que a validade, a confiança e os métodos que avaliam a satisfação de cliente continuam em processo de adapatação e melhoria com o passar do tempo. Assim, este artigo tenta entender as modificações e melhorias propostas pelo novo NCSB (Barômetro de Satisfação) no Brasil. O novo NCSB é considerado um dos últimos barômetros de satisfação projetado pela literatura. Os resultados, obtidos de uma amostra do setor supermercadista e analisados via modelagem de equações estruturais, mostraram suporte para sete de doze hipóteses sugeridas pelo modelo. Conclusões e comentários gerais finalizam o trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A lot of consumer satisfaction barometers have been proposed by the literature. However, a dilemma is that the validity, the reliability, and the methods used to assess customer satisfaction and related constructs continue to learn, to adapt, and to improve over time. Thus, this paper tries to understand the modifications and improvements proposed by the new NCSB in Brazil. New NCSB is considers one of the last satisfaction barometers projected by the literature. The results showed support to seven from twelve hypotheses proposed by the model. Conclusions and general comments end the paper.
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