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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Zilber, Moises Ari
  • Atuação de consórcios de exportação brasileiros no segmento de moda praia

    Cruz, Breno de Paula Andrade; Zouain, Deborah Moraes

    Resumo em Português:

    O artigo aborda qualitativamente a atuação de consórcios de exportação no segmento moda praia no Brasil, na perspectiva do marketing. Utilizando o método da Grounded Theory, este estudo visa identificar categorias que compõem e influenciam o desempenho exportador de três consórcios de exportação do segmento de moda praia. Este artigo se torna relevante ao elencar as categorias encontradas por meio da pesquisa de campo e apresentar as relações entre elas. Essas categorias foram caracterizadas como grandes, intermediárias e iniciais, com o propósito de identificar os seguintes aspectos: a) as características presentes apenas nos consórcios estudados, b) o composto promocional por meio destas e c) as características presentes no segmento de moda praia dos consórcios estudados. O artigo apresenta implicações teóricas e gerenciais ao apresentar duas grandes categorias que são relevantes na atuação de consórcios de exportação no mercado externo: conhecimento de marketing no mercado externo e características do consórcio.

    Resumo em Inglês:

    The article takes a qualitative approach to the activities of export joint-ventures in the beachwear fashion segment in Brazil from a marketing standpoint. Using the Grounded Theory method, the study seeks to identify categories that comprise and influence the export performance of three export joint-ventures of the beachwear fashion segment. The relevance of this article lies in highlighting categories encountered by means of field research and presenting the relationships between them. These categories were identified as major categories, intermediary categories and preliminary categories, and the objective was, respectively, to: a) identify characteristics present only in the joint-ventures studied; b) identify the promotional mix through them; c) characteristics present in the beachwear fashion segment of the joint-ventures studied. The article presents theoretical and managerial implications by presenting two major categories that are relevant in activities of export joint-ventures in foreign markets, namely marketing know-how in the foreign markets and joint-venture characteristics.
  • A capacitação tecnológica das indústrias de louças de mesa de Campo Largo (PR)

    Ferreira Júnior, Setembrino Soares; Cunha, João Carlos da

    Resumo em Português:

    A indústria cerâmica de louças de mesa é muito tradicional no país e intensiva em mão-de-obra. Muitos países, como a China, têm demonstrado interesse nesse segmento, e, como resultado disso, verificam-se o fechamento de várias fábricas e o desaparecimento de alguns pólos produtores no Brasil. Com base em estudo de casos múltiplos, este trabalho teve como objetivo compreender como elementos de transferência de tecnologia influenciaram a capacitação tecnológica das indústrias de louças de mesa do cluster de Campo Largo, Paraná. Os elementos de transferência de tecnologia considerados foram capacidades de absorção e gerencial, cultura de aprendizagem, modos de transferências praticados e natureza das tecnologias transferidas. Para a coleta de dados primários, desenvolveram-se entrevistas semiestruturadas em oito empresas fabricantes de louças de mesa do cluster. Os dados secundários foram obtidos em jornais e revistas impressos e disponíveis na mídia eletrônica. Foi possível constatar o alcance de capacidade tecnológica operacional por todas as empresas e de capacidade de aprendizagem dinâmica em apenas algumas delas.

    Resumo em Inglês:

    The tableware ceramic industry is one of most traditional in the country, an intensive manpower activity-branch, therefore interesting to countries like China, happening the closing of some plants and the disappearance of some producing polar regions in Brazil. Using a multiple-case study, this work main purpose was to understand how technology transfer elements had influenced the technological qualification of tableware industries in the cluster of Campo Largo, Paraná. The technology transfer elements considered had been absorption and managerial capacities, learning culture, transfer ways practiced and technologies transferred nature. For the primary collection of data, half-structuralized interviews had been used in eight cluster tableware manufacturing companies. Secondary data were gathered from printed periodicals and magazines and from electronic media. All companies reached technological operational capacity and some of them reached dynamic technological learning capacity.
  • A citricultura orgânica na região do Vale do Caí (RS): racionalidade substantiva ou instrumental?

    Severo, Lessandra Scherer; Pedrozo, Eugênio Ávila

    Resumo em Português:

    Com base na premissa de que a tomada de decisão é um processo lógico, fruto da inteligência e racionalidade humana, objetiva-se com esse trabalho verificar se os agricultores orgânicos cooperados da Ecocitrus, ao decidirem pelo cultivo orgânico, estavam mais inclinados a uma motivação substantiva ou instrumental e, por conseguinte, se a cooperativa pode ser considerada hoje uma organização substantiva ou não. Este artigo baseou-se no modelo de aplicação teórica sobre racionalidade de Mauricio Serva (1993, 1997) e na proposta de organizações substantivas de Guerreiro Ramos (1989). O método utilizado é essencialmente qualitativo, com caráter exploratório-descritivo. Os sujeitos da pesquisa são produtores de bergamota orgânica, cooperados da Ecocitrus. Os dados foram levantados em julho e agosto de 2005, por meio de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários fechados. Por fim, os resultados permitiram caracterizar a Ecocitrus como uma organização substantiva de intensidade elevada.

    Resumo em Inglês:

    Considering the decision process as a logical process, resulted form human intelligence and rationality, the proposal of this paper is to verify if the organic agriculturists were more inclined to a substantive or instrumental rationality and if their Cooperative Ecocitrus can be classified as a substantive organization. This paper was based on the theoretical model about rationality constructed by Mauricio Serva (1993, 1997) and on the proposal of substantive organizations by Guerreiro Ramos (1989). It is a theoretical-empiricist study with qualitative approach and posing a descriptive and exploratory character. Taking in account some results, came by semi-structured interview and by closed questionnaires, applied in July and August 2006, it was possible characterize Ecocitrus as a high intensity substantive organization.
  • O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis

    Silva, Marco Antônio; Urdan, André Torres

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de tema pouco abordado no âmbito acadêmico estrangeiro e, mais ainda, no brasileiro: o conhecimento do consumidor sobre preços. Os objetivos foram descrever o conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de distintas categorias de bens duráveis e avaliar os fatores envolvimento com o produto, exposição à propaganda e o uso da relação preço-qualidade como seus potenciais determinantes. Num esquema descritivo, um levantamento com duzentos consumidores foi realizado. Aplicaram-se testes do qui-quadrado e análises de regressão múltipla. Os dados revelaram significativas variações no conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de oito categorias. Apenas um terço dos consumidores forneceu estimativas de preço para os produtos com razoável precisão, demonstrando que tal conhecimento é limitado. Algumas das relações entre o conhecimento do consumidor sobre preços e seus potenciais determinantes se mostraram significantes, mas tênues no poder de explicação. A pesquisa traz interessantes implicações acadêmicas e direcionamentos para a prática de marketing.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with subject that merits further academic investigation: the Consumer Price Knowledge. The purposes of this study were to describe the Consumer Price Knowledge variation amongst products of distinct categories and verify the relation between it and the determinants Involvement with the Product, Advertising Exposure and Use of Price-Quality. Based on a descriptive design, a survey with 200 hundreds consumers was conducted. Qui-square test and multiple regression analysis were performed. At first, the consumer price knowledge in eight products categories revealed significant variations. This analysis also showed that only one third of the consumers provided products price estimates accurately, indicating limited knowledge. In addition, the results pointed that although the relation between consumer price knowledge and its potential determinants appeared for some products, it is tenuous. This paper brings interesting academic implications and marketing practices directions.
  • Gestão estratégica de benefícios: proposição de um modelo matemático para assistência médica dos funcionários

    Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Leone, Rodrigo José Guerra

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo para gestão estratégica de benefícios sociais, com base nos critérios de acessibilidade e de redução de custos empresariais. O estudo foi realizado em duas empresas prestadoras de serviços, cada uma com cerca de trezentos e oitenta funcionários, envolvidos direta ou indiretamente em um dos seguintes grupos participantes: alta administração, setor de recursos humanos e funcionários, caracterizando-se como um estudo de caso múltiplo, do tipo pesquisa-ação. O modelo resultante da pesquisa ainda está em construção, mas tem como filosofia possibilitar a elegibilidade e a acessibilidade dos benefícios. Para tanto, definiram-se suas premissas básicas, objetivos, políticas e elementos constitutivos, além dos demais requisitos necessários para o desenvolvimento do modelo matemático de otimização com restrições, isto é, as variáveis decisoriais, os parâmetros e as limitações e condições impostas. Implantado nas organizações estudadas, teve altos índices de acessibilidade e de satisfação dos funcionários com os parâmetros propostos.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this work is to present a model of strategic management of the benefices linked with criterions of accessibility and companies costs' reduction. The study was conducted in two rendering of services companies (each of them with more than 380 civil servants) involved directly or indirectly in one of the following participants groups: high administration, human resources sector and civil service, featuring as multi-cases study (research-action type) This model is a result of a work in progress research but with a already strong philosophy of making possible the eligibility and the accessibility to the benefits. By such a way, the basic premises, objective, political constituent and elements of the model had been defined beyond the excessive requests necessary for the development of the mathematical model of optimization with restrictions, i.e., the variable decisions, the parameters and the imposed limitations and conditions. Implanted in the studied organizations, it had a high ratio of accessibility and satisfaction of the civil servants with the proposed parameters.
  • A internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional

    Honório, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional da empresa sob o foco da perspectiva motivacional. Tem por objetivo identificar os tipos de estímulos que impulsionam uma empresa a atuar no exterior e examinar diferenças potenciais relacionadas ao seu comportamento motivacional, com base no tamanho da firma, nas estratégias de entrada e no envolvimento com vendas internacionais. Realizou-se um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam as atividades internacionais das empresas pesquisadas e que diferenças significativas se observam entre a maioria desses fatores quanto ao tamanho da firma, à complexidade das estratégias de entrada e ao envolvimento com vendas internacionais.

    Resumo em Inglês:

    This current article discusses the results of a research about the international behavior of the firm under the focus of the motivational perspective. The article aims at identifying the types of stimuli that lead a company to operate abroad and at examining the potential differences related to the motivational behavior, based on firm size, strategies of market entry and involvement in international sales. A survey was carried out with 73 Brazilian exporting companies in the manufacturing sector classified in the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade. The results show that factors linked to the management and associated with the internal and external markets impel the international activities of the companies that were researched; they also show significant differences among the majority of theses factors in relation to size, strategies of market entry and involvement in international sales.
  • Investigação de grupos estratégicos na indústria de laticínios por meio da abordagem multivariada

    Ferreira, Marco Aurélio Marques; Abrantes, Luiz Antônio; Perez, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo analisar os agrupamentos estratégicos na indústria de laticínios. O estudo fundamentou-se na abordagem de grupos estratégicos e teve como modelo analítico a abordagem multivariada de dados. A análise fatorial foi utilizada para a construção dos componentes estratégicos, e empregou-se a análise de cluster para definir os grupos estratégicos. Participaram da pesquisa 188 empresas de laticínios do Estado de Minas Gerais. Os resultados ressaltaram a presença de fatores estratégicos na indústria e possibilitaram construir três grupos estratégicos, sendo eles: pequeno porte especializado, alto porte diversificado e médio porte diferenciado.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to analyze the strategic group in the industry of dairy products. The study was based in the approach of strategic groups and it used as methodology the multivariate analysis of data. The Factorial Analysis was used for the construction of the strategic components and the cluster analysis was used to define the strategic groups. They participated in the research 188 companies of dairy products of the state of Minas Gerais. The results pointed out the presence of strategic factors in the industry and they made possible to build three strategic groups: Small and Specialized companies; High and Diversified companies and Medium and Differentiated companies.
  • Utilização de métodos de apoio à decisão para decisões estratégicas: o caso da manutenção de embarcações de transporte de cargas

    Lindermann, Jorge; Hansen, Peter Bent

    Resumo em Português:

    A globalização tem forçado as empresas a repensarem o seu posicionamento diante dos mercados, especialmente quanto às formas de organização e atuação. A identificação da atividade principal e das atividades de apoio vem assumindo maior relevância para tornar as organizações mais competitivas nessa realidade. O objetivo deste artigo é propor um modelo para auxílio à decisão sobre a terceirização ou não da atividade de manutenção de embarcações, com base em um método de análise multicriterial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como estratégia o estudo de caso. O trabalho está dividido em revisão bibliográfica, proposta do modelo para auxílio à decisão e aplicação do modelo em uma situação real. O modelo proposto para auxílio à decisão é aplicado em uma empresa de navegação interior do Estado do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o modelo auxilia a estruturar o problema, bem como evidencia as diversas percepções dos decisores.

    Resumo em Inglês:

    Globalization has forced companies to rethink their strategic positioning in the markets, specially as to their activities and organizational structure. Identifying main and support activities has become increasingly important to enhance organizations competitiveness in the present conditions. The objective of this article is to propose a model to aid in decision-making on whether outsourcing or not cargo transportation boats maintenance, based on a multiattribute analysis method. This study is a qualitative research, using case study. The paper includes a bibliographic review, a decision-aid model proposal and the practical experimentation of the model in real conditions. The proposed decision-aid model is applied to a cargo boat transportation company of Rio Grande do Sul state, in the south of Brazil. The paper shows that the model helps in structuring the problem, evidencing the different perceptions of decision-makers.
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