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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 9, Número: 3, Publicado: 2008
  • Apresentação

  • Atitudes em relação a produtos brasileiros: uma investigação com estudantes holandeses

    Giraldi, Janaina de Moura Engracia; Ikeda, Ana Akemi; Carvalho, Dirceu Tornavoi de

    Resumo em Português:

    Pelo fato de a atividade de comércio internacional estar se tornando uma parte central da economia mundial, existe uma necessidade cada vez maior de estudar as atitudes dos consumidores com relação a produtos domésticos e estrangeiros. Nesse sentido, o presente artigo explora como um segmento de consumidores estrangeiros avalia alguns produtos brasileiros: carne bovina, frutas frescas, calçados e móveis. Os objetivos são verificar as atitudes com relação aos produtos brasileiros citados e as possíveis diferenças nas atitudes. Para tanto, é empreendida uma pesquisa descritiva, coletando dados pelo método transversal simples de uma amostra da população de estudantes universitários holandeses. Em conclusão, verificou-se que os produtos brasileiros analisados possuem diferentes avaliações dos respondentes, com exceção das atitudes relacionadas aos móveis e à carne bovina. Os produtos que obtiveram as melhores avaliações foram as frutas frescas, e os que receberam as piores avaliações foram os calçados, porém o estudo também mostrou que os calçados recebem avaliações mais positivas daqueles respondentes que disseram conhecer o produto.

    Resumo em Inglês:

    Since the international trade activity is becoming a central part of the world economy, there is an increasing need to study the attitudes consumers have towards domestic and foreign products. In this regard, the present paper explores how a segment of foreign consumers evaluates some Brazilian products: cow meet, fresh fruits, shoes and furniture. The objectives are to verify the attitudes towards the cited Brazilian products and to verify the possible differences among these attitudes. In order to achieve these objectives, it was performed a descriptive research, collecting data by the survey method in a sample of a undergraduate Dutch students population. In conclusion, it was seen that the Brazilian products under analysis have different evaluations from the respondents, with the exception of the attitudes related to furniture and to cow meet. The products that had the best evaluations were fresh fruits and the ones that received the worst evaluations were the shoes. However, the study also pointed out that the shoes received more positive evaluations from the respondents that knew the product.
  • Os efeitos da produtividade e escala no desempenho financeiro das empresas de tecnologia de informação

    Brito, Luiz Artur Ledur; Ferreira, Fernando Coelho Martins

    Resumo em Português:

    As empresas da nova economia são realmente diferentes? Este trabalho tem como objetivo investigar a estrutura de variabilidade do desempenho financeiro das empresas de tecnologia de informação (TI) no Brasil e determinar a relação entre o desempenho financeiro e dois fatores específicos à empresa: economias de escala e produtividade. Foram utilizados dados secundários sobre as duzentas maiores firmas de TI do Brasil nos anos de 2000 a 2004. A análise utilizou as técnicas de componentes de variância e regressão múltipla. A estrutura de variabilidade do desempenho foi muito similar às empresas de outros setores, indicando uma predominância do efeito empresa individual e limitados efeitos ano e setor. Esses achados podem levantar um questionamento sobre a "distinção" da nova economia. Os resultados também indicaram um efeito significativo da produtividade sobre o desempenho, mas o mesmo não se observa na escala. Discute-se a significância prática da relação entre produtividade e desempenho.

    Resumo em Inglês:

    Are new economy companies really different? This papers aims at investigating the structure of variability in the financial performance of information technology (IT) companies in Brazil, and also at determining the relation between financial performance and two factors specific to companies, namely economies of scale and productivity. Secondary data of the 200 biggest IT companies of Brazil, referring to years 2000 to 2004, was used. The analysis used the techniques of components of variance and multiple regression. The structure of variability of performance was very similar to companies of other sectors, indicating the predominance of the individual firm effect and limited sector and year effects. These findings might raise a question over the "distinction" of the new economy. The results also indicated a significative effect of producitvity on performance, but the same could not be observed on scale. The practical significance of the relation between productivity and performance is discussed.
  • Estratégias de marketing como um diferencial na escolha do supermercado de bairro

    Queiroz, Tatiana Silva de; Souza, Tereza de; Gouvinhas, Reidson Pereira

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa consiste em estudar as estratégias de marketing de varejo como fator que atrai o consumidor a um supermercado de bairro, na cidade de Natal. Dessa forma, o trabalho consiste em uma amostra não-probabilística por quota, em que a entrevista utilizou a metodologia survey, com questionamentos diretos aos clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo. Por meio da análise estatística utilizando o método qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as variáveis. Os resultados indicam que as características dos clientes estão mudando, implicando investimentos estruturais apropriados para satisfazer às novas exigências, entre as quais o atendimento aparece como o item mais valorizado (19%), vindo em seguida o fator proximidade da residência (15%). Os resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco exploradas pelos gerentes das lojas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research is to study the different retail marketing strategies as a competitive factor for consumers within small grocery stores in Natal. As a consequence, this work is based on extensive group of interviews (survey) by using the Likert scale. Based on statistic analysis by using the chi-square method, it was observed the existence between the different marketing strategies and individual and social-economic consumers' profile. The results have indicated that consumers' preferences are changing which indicates the need for new investments. These investments should be concentrated on costumers' care (19%) and proximity to home (15%). The results have also indicated that there are many variables which could influence consumers' choice, but they have not been fully exploited by store managers.
  • Um estudo das percepções de gestores e clientes do serviço oferecido aos pequenos varejistas do setor alimentar

    Campos, Domingos Fernandes

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma análise comparativa das percepções de clientes e gestores sobre o nível de serviço prestado por empresas distribuidoras. Os resultados provêm de dois estudos tipo survey realizados com clientes e distribuidores que atuam no pequeno varejo alimentar, em uma área urbana de 750 mil habitantes. O trabalho compara as percepções dos clientes e gestores relacionadas ao grau de importância de um conjunto de atributos do marketing e da logística. O estudo também contempla questões voltadas para a apreensão das percepções dos gestores sobre estratégia e qualidade dos serviços prestados por suas empresas. Os dados apreendidos dos clientes e gestores foram hierarquizados, comparados e analisados, empresa a empresa, segundo os atributos do serviço oferecido. Foram aplicados testes de correlação de ranks de Spearman para avaliar as lacunas de percepção entre o que pensam gestores e clientes.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a comparative analysis of managers' and customers' perceptions on the service level provided by distribution companies. The results came from two surveys applied to small grocery retailers and vendors active in an urban area with 750,000 inhabitants. The study compares the perceptions of customers and managers related to the degree of importance of attributes in marketing and logistics service. The study analyses questions about managers' perceptions of strategy and service quality provided by their companies. The data obtained from customers and managers were hierarchized, compared and analyzed, business to business, according to the attributes of the offered services. Spearman's rank correlation coefficients were applied to evaluate the gaps among managers' and customers' perceptions.
  • Um estudo sobre as ações sociais no setor varejista no Brasil

    Costa, Francisco José da; Santos, Rubens da Costa

    Resumo em Português:

    A finalidade deste artigo é analisar as ações sociais empreendidas por empresas varejistas brasileiras. O estudo é justificado pela necessidade de se ter uma avaliação das ações dessa natureza, uma vez que nos últimos quinze anos muitas companhias de varejo têm buscado desenvolver iniciativas sociais. Foi feita uma pesquisa empírica, a partir do banco de dados disponibilizado pelo Centro de Excelência no Varejo, da Fundação Getulio Vargas. Para avaliar os dados, procedeu-se a uma adaptação do modelo de James Austin (2000). A análise dos dados foi predominantemente exploratória e envolveu análise descritiva, análise fatorial e de cluster. Realizou-se também a análise cruzada dos clusters gerados com algumas das variáveis. Os resultados indicaram um relacionamento forte entre o valor social e econômico gerado pelas ações das companhias e das características relacionadas a porte e parcerias desenvolvidas, e pela amplitude geográfica das ações.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze the social actions undertaken by Brazilian retail companies. The study is justified by the need to have an on-going assessment of actions of this nature, bearing in mind that over the last 15 years many retail companies have been developing many social initiatives. The empirical data were taken from the database of information recorded by the Centro de Excelência no Varejo, of the Fundação Getulio Vargas. In order to assess the data, an adaptation of the James Austin (2000) model was made. Analysis of the data was predominantly exploratory, and involved the descriptive analysis, factor analysis, and cluster analysis. It was also made the cross analysis of the clusters generated with some of the variables. The results indicated a strong relationship between the social and economic value generated by the actions of companies and characteristics relating to their size, partnerships and the geographic spread of the actions.
  • Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções

    Aguiar, Virginia do S. Motta; Cândido, Gesinaldo Ataíde; Araújo, Geraldo Maciel de

    Resumo em Português:

    Uma das principais características do atual ambiente de negócios e de gestão tem sido a atuação sob a forma de novos arranjos organizacionais, baseados na prática de princípios das redes sociais. Nesse contexto, os consórcios de exportação têm sido uma prática utilizada por pequenas e médias empresas como um mecanismo capaz de gerar maior competitividade empresarial. A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso dos consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso múltiplo entre duas experiências de consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil, utilizando as técnicas da observação não-participante e realização de entrevistas com os empresários do setor e lideranças locais. Os resultados obtidos mostram que o sucesso em consórcios de exportação depende da existência de uma orientação estratégica com respeito à constituição de alianças e de uma forma mais dinâmica de governança, capazes de articular de forma coesa e harmoniosa todos os diversos integrantes, considerando as suas necessidades e interesses específicos.

    Resumo em Inglês:

    One of the principal characteristics of the current environment of businesses and of administration it has been the performance under the form of new arrangements organizational, based in practice of beginnings of the social nets. In this context, the export society have been a practice used for small and averages companies as a mechanism capable to generate larger managerial competitiveness. Starting from these considerations, the present article has as objective identifies a group of factors that take to the success or the failure of the export society in the section of makings in Brazil. In methodological terms, a study was accomplished of in case multiple among two experiences of export society in the section of makings in Brazil, using the observation non participant's techniques and accomplishment of interviews with the entrepreneurs of the section and local leaderships. The obtained results show that the success in export society depends on the existence of a strategic orientation with regard to the constitution of alliances and in a way more government dynamics, capable to articulate in an united and harmonious way all the several ones integral, considering your needs and specific interests.
  • Testando as previsões da Pecking Order Theory no financiamento das empresas brasileiras: uma nova metodologia

    Iquiapaza, Robert Aldo; Amaral, Hudson Fernandes; Araújo, Marina da Silva Borges de

    Resumo em Português:

    Considerando a existência de assimetria de informação entre gestores e investidores, Myers (1984) afirma que a formação da estrutura de capital por parte das empresas está baseada em uma hierarquia de captação conhecida como Pecking Order Theory (POT), favorecendo seqüencialmente a utilização de recursos internos, emissão de dívida e, por último, emissão de ações. A verificação empírica esbarra em questões metodológicas, sendo a POT por vezes confirmada e outras negada. Neste artigo, propõe-se uma metodologia diferente, reconhecendo as características das empresas como tamanho, lucratividade e crescimento, para explicar o financiamento do déficit, utilizando um modelo de dados em painel. Analisou-se uma amostra de 313 empresas listadas na Bovespa de 2000 a 2005. Os resultados indicam que unicamente as empresas de menor tamanho na amostra, de lucratividade negativa e baixo crescimento, apresentam aderência (fraca) às previsões da POT. Assim, essa teoria não pode ser considerada uma teoria geral para explicar a estrutura de capital das empresas.

    Resumo em Inglês:

    Considering the existence of asymmetric information between managers and investors, Myers (1984) affirms that the configuration of corporate capital structure is based on a hierarchy known as Pecking Order Theory (POT), favoring sequentially the use of internal resources, debt emission and, at last, stocks issues. The POT's empiric verification breaks up into methodological matters; some times being confirmed and other does not. In this article a different methodology is proposed recognizing the characteristics of companies such as size, profitability and growth, to explain the financing of the deficit. The results indicate that only the smaller size companies in the sample, negative profitability, and lower growth present a weak adherence to the POT's forecasts. For this reason this cannot be considered a general theory to explain the corporate capital structure.
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