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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 9, Número: 4, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Introdução

    Mattos, Pedro Lincoln C. L. de
  • Ranking de produção científica em administração de empresas no Brasil

    Wood Jr., Thomaz; Chueke, Gabriel Vouga

    Resumo em Português:

    Este artigo afilia-se a um esforço coletivo amplo, em curso há muitos anos na academia brasileira, e voltado para a reflexão sobre a evolução do campo científico da Administração de Empresas no país. De fato, nos últimos anos, diversos estudos de base empírica e ensaios têm sido publicados. Neste trabalho, toma-se uma via alternativa. Trata-se de um esforço inicial para retratar, com base em uma abordagem quantitativa, a produção nos vários domínios da Administração de Empresas no Brasil. Assim, procuramos avaliar a produção veiculada em quatro revistas nacionais impressas "A", no período 2002 a 2006 (cinco anos). Apresentamos a contribuição dos principais centros de pesquisa do país, na forma de um ranking de produção científica. Discutimos os resultados encontrados e notamos que, embora o ranking desenvolvido permita valiosas observações, sua validade como indicador da produção científica brasileira é prejudicada por efeitos endogênicos constatados em três das quatro revistas utilizadas como fontes. Registramos também as limitações do estudo e indicamos direções para futuros desenvolvimentos.

    Resumo em Inglês:

    This paper echoes a broader and collective endeavor from the Brazilian scholarly community. It aims to analyze critically the evolution of the business administration as a scientific field in the country. In fact, in the last two decades, a number of empirical studies and essays were published. In this paper, however, we take an alternative route. This is a preliminary attempt to portrait the Brazilian scientific production after a quantitative approach. We identified and quantified scientific papers published in Brazilian printed "A" journals in the period 2002-2006. We present a ranking based on the production of the leading research institutions. We discuss the results and note that the ranking, albeit providing valuable information, is somehow limited as a performance indicator for the Brazilian scientific production. This is due to the high degree of endogeny observed in three of the four journals analyzed. Finally, we present the limitations of the paper and seek to indicate streams for future research.
  • Publicar é difícil ou faltam competências? O desafio de pesquisar e publicar em revistas científicas na visão de editores e revisores internacionais

    Serra, Fernando A. Ribeiro; Fiates, Gabriela Gonçalves; Ferreira, Manuel Portugal

    Resumo em Português:

    Estudantes de doutorado e pesquisadores em todo o mundo enfrentam o desafio de publish or perish. Considerando que pesquisadores são avaliados por sua produtividade, a publicação de artigos em revistas indexadas e bem qualificadas é imprescindível. No entanto, nem sempre essa tarefa é fácil, já que o índice de rejeição de artigos para publicação vem crescendo anualmente, assim como o tempo médio entre a submissão e as avaliações de um trabalho que pode ou não resultar em publicação. Este artigo tem por objetivo identificar os principais motivos para a recusa de trabalhos brasileiros, na área de administração, em periódicos internacionais e sugerir como melhorar a efetividade dos autores no desenvolvimento de seus originais. O artigo é descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa de cunho reflexivo e crítico. Apresentaremos algumas recomendações de editores e revisores de periódicos internacionais para o desenvolvimento de artigos de maior qualidade e para a criação de um pipeline de pesquisa. Pretendemos, assim, contribuir para que os pesquisadores desenvolvam investigação científica mais relevante.

    Resumo em Inglês:

    Doctoral students and researchers worldwide face the publish or perish challenge. Given that the researchers are evaluated by their productivity, publishing in indexed and reputed journals is essential. However, this is not an easy task, as the rejection rates are increasing, as are the lead time between submission and acceptance for publication. In this paper we seek to identify the main motives for rejection of Brazilian articles in the business administration discipline by international academic journals. We also advance some clues on how the authors may improve their work towards future publication. This paper is descriptive and exploratory, and takes on a qualitative, reflexive and critical lens. We present some recommendations of both international referees and editors of well known academic journals, geared to the writing of higher quality papers and the creation of a research pipeline. We aim at contributing to understand how researchers may develop more relevant scientific research.
  • Pesquisas de concepção como uma alternativa para o campo da estratégia

    Cruz, Luciano Barin; Pedrozo, Eugenio Avila

    Resumo em Português:

    A multiplicação de pesquisas na área de administração se acentua nos últimos anos, em alguns casos com certa falta de rigor na definição da postura epistêmico-metodológica adotada pelos pesquisadores. Nesse cenário, nota-se que a tradição das pesquisas em administração e mais especificamente em estratégia mostra uma predominância de trabalhos de cunho positivista. Um importante avanço para a área estaria justamente na busca por posturas alternativas e adaptadas a suas necessidades. Objetiva-se aqui justamente sugerir uma dessas alternativas, ou seja, propor uma postura epistemológica de concepção e uma possível condução metodológica dessa postura. Assim, o presente artigo traz três contribuições principais: 1. destaca a importância de adicionar a discussão epistemológica nos estudos e nas pesquisas em estratégia, 2. dispõe de novas classificações epistemológicas e/ou metodológicas para representar mais fielmente as várias etapas de pesquisas no campo da estratégia, e 3. propõe uma metodologia que permite operacionalizar as situações de pesquisa vividas no campo da estratégia.

    Resumo em Inglês:

    The multiplication of researches in the management area has been accentuated in the last years, having sometimes as characteristic the lack of resolution in the definition of the epistemo-methodological position adopted by the researchers in their works. Independently of the possible mistakes derived from classification problems, it can be noticed that the tradition of researches in management, and more specifically strategy, demonstrate a predominance of positivist studies. An important advance for the field could be exactly in seeking an alternative position adapted to the needs of the area's researches. The objective of this work is precisely to suggest one of these alternatives, proposing a conception epistemological position and a possible methodological conduction of such position. Thus, the present article presents three main contributions: 1. it highlights the importance of adding the epistemological discussion to the studies and researches of Strategy, 2. it disposes of new epistemological and/or methodological classifications in order to represent more accurately the several stages of research in the field of strategy and 3. it proposes a methodology which allows one to operationalize the research situations experienced in the field of strategy.
  • O uso do computador na análise de dados qualitativos: questões emergentes

    Lage, Maria Campos; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    A sigla CAQDAS (Computer Aided Qualitative Data Analysis Software) designa softwares criados para auxiliar na análise de dados qualitativos. Alguns autores possuem opiniões favoráveis acerca da utilidade, eficácia e facilidade de uso desses softwares, outros demonstram dúvidas em relação aos benefícios conseguidos, gerando polêmica e tornando oportuna a criação de um espaço para discussão do tema. O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar os principais aspectos envolvidos nesse debate, levando em consideração as opiniões e os argumentos "favoráveis" e "contrários" ao uso de CAQDAS. Para atender a esse propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica centrada na análise de quatro aspectos: a utilidade do gerenciamento de dados pelo computador, a possibilidade de maior interação do pesquisador com seus dados, a facilitação do processo de comunicação entre pesquisadores e a existência de viés no processo analítico. Discutem-se também algumas experiências nacionais recentes de uso de CAQDAS em pesquisas na área de administração.

    Resumo em Inglês:

    The CAQDAS (Computer Aided Qualitative Data Analysis Software) identifies software packages, created to support qualitative research. Some researches have confidence on software convenience, effectiveness and easiness, but others have concerns about using this kind of tool. There is some discussion regarding computers usage to support qualitative research, establishing an opportune and necessary debate about this subject. The purpose of this essay is to present and analyze the main concerns related to computers usage in qualitative data analysis. Different opinions and arguments are presented, considering the pros and cons of CAQDAS, based on a bibliographic review focused in four main points, related to contradictory researchers' opinions: the effectiveness of software data management; the increase of researcher closeness with data; the easiness of researchers' communication process; the possibility of bias in the analytical process. It is discussed too some recent Brazilian experiences in CAQDAS usage, to illustrate the points discussed herein.
  • Etnografia e grounded theory na pesquisa de marketing de relacionamento no mercado consumidor: uma proposta metodológica

    Lourenço, Cléria Donizete da Silva; Ferreira, Patrícia Aparecida; Rosa, Alexandre Reis

    Resumo em Português:

    Estudos sobre a interação entre empresa e consumidor durante o processo de compra envolvem situações complexas que são difíceis de ser compreendidas por meio da pesquisa quantitativa. Em conseqüência, abordagens qualitativas têm ganhado espaço crescente nas recentes pesquisas em marketing. Um exemplo disso é a etnografia, que tem sido uma abordagem bastante utilizada nos estudos sobre comportamento do consumidor. Assim, o objetivo deste estudo é discutir a etnografia em conjunto com outra abordagem qualitativa, a grounded theory, como metodologias de pesquisa em marketing de relacionamento no mercado consumidor (MRC) capazes de captar a dinâmica interna desse fenômeno. Discute-se como a utilização dessas abordagens pode contribuir para o avanço científico da área de MRC. Conclui-se que sua aplicação em MRC é adequada, já que essas abordagens de pesquisas, por enfocarem aspectos subjetivos, têm o potencial de revelar por que consumidores e empresas se envolvem em relacionamentos de troca.

    Resumo em Inglês:

    Studies on the interaction between company and consumer during the process of purchase involve complex situations that are too difficult to be understood by quantitative research. As a result, qualitative approach has gained a growing space in recent marketing research. A good example of it is ethnography, an approach that has been used in the studies about consumer behaviour. Hence, the objective of this study is to discuss ethnography along with another qualitative approach, grounded theory, as methodologies of research in relationship marketing in the consumer market (RMC) capable of grasping the internal dynamics of this phenomenon. The discussion is on how the use of these approaches can contribute for the scientific advancement of the RMC area and the conclusion is that its use is adequate as these research approaches, by focusing on subjective aspects, have the potential of revelling why consumers and companies involve themselves in exchange relationships.
  • A abordagem dramatúrgica e os métodos visuais de pesquisa: a observação do gerenciamento de impressões nas interações sociais

    Mendonça, José Ricardo Costa de; Correia, Maria Auxiliadora Leal

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo principal discutir o método dramatúrgico aliado aos métodos visuais de coleta de dados para o estudo do gerenciamento de impressões. Para tanto, a experiência de um estudo de campo é descrita e discutida. Argumenta-se que, na observação de atores sociais (indivíduos ou organizações) gerenciando impressões, a obtenção de dados por meio de fotografias, filmes ou vídeos proporciona ao pesquisador poderoso registro das ações em tempo real. A abordagem da pesquisa foi qualitativa tanto para a coleta quanto para a análise dos dados. Apesar de os métodos visuais poderem consistir tanto de imagens estáticas (fotografias) quanto de imagens em movimento (filmes e vídeos), com o propósito de interferir o mínimo possível na realidade observada, optou-se pela produção apenas de fotos dos ambientes físicos, sem a presença de membros da organização estudada. Para a realização das fotos, foi utilizada uma câmera digital. O número de imagens produzidas chegou a 95 fotografias. Acredita-se que este trabalho conseguiu demonstrar algumas possibilidades metodológicas para a área de organizações ao abordar os métodos visuais de pesquisa, pois, apesar de bastante difundidos na antropologia visual e na sociologia visual, os métodos visuais apenas recentemente têm sido adotados nos estudos organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the dramaturgical approach ally to visual methods of collecting data for the study of impression management. A field study is described and discussed. It is argued that in the observation of social actors (individuals or organizations) managing impressions, the acquisition of data by photographs, films or videos, offers to researcher a powerful record of actions. The research approach was qualitative, both for the gathering and analysis of data. Despite the visual methods may consist of both still images (photographs), the moving images (film and video), to interfere as little as possible in reality observed, opted for the production of only photos of physical environments, without the presence of organizational. To carry out the photos, a digital camera was used. The number of images produced reached 95 photos. It is argued that this work demonstrate some methodological possibilities for organization area by addressing methods of visual search, because despite rather spreaded in visual anthropology and sociology visual, visual methods have only recently been adopted in organizational studies.
  • Um estudo reflexivo da produção científica em capital intelectual

    Gallon, Alessandra Vasconcelos; Souza, Flávia Cruz de; Rover, Suliani; Ensslin, Sandra Rolim

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um estudo reflexivo da produção científica em capital intelectual (CI), com base em um estudo bibliométrico e de um mapeamento das publicações reunidas em periódicos nacionais "A" e nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (EnAnpad) e do Congresso USP. A análise dos 73 artigos sobre CI publicados no período de 2000 a 2006 levou aos seguintes achados: a maioria dos estudos é do tipo prático; o Mackenzie é a instituição de ensino superior (IES) de destaque na produção científica de CI; as obras mais citadas são de Edvinsson e Malone e Sveiby; grande parte das pesquisas concentra a atenção nos usuários internos; a categoria "capital humano, estrutural e de clientes" foi a mais evidenciada nas publicações; o modelo mais utilizado pelos estudos foi o de Edvinsson e Malone; os temas dos estudos brasileiros demonstram paralelismo com aqueles do contexto internacional; confirmou-se o caráter multidisciplinar nos estudos de CI, por meio das tendências identificadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a reflexive study of the scientific production on Intellectual Capital (IC) from a bibliometric study and from a mapping of the results of research published in Brazilian journals classified as "A" by Capes and in the proceedings of the "EnAnpad" and of the "Congresso USP". The analysis of the 73 papers on CI published between 2000 and 2006 yielded the following results: the greater part of the studies is practical in nature; Mackenzie is the most relevant IES [ instituição de ensino superior - graduate studies institution] in terms of scientific production; citation analysis points to the works by Edvinsson and Malone and Sveiby as the most referenced; most of the research devotes attention to external users; 'human, structural and customer capital' is the most used category; Edvinsson and Malone's model inform most of the studies; there is a parallelism between the topics explored in the Brazilian and in the international contexts; the multidisciplinary character of CI research is confirmed, from the tendencies evidenced in the studies.
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