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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 9, Número: 7, Publicado: 2008
  • Apresentação Apresentação

  • Grupos estratégicos bancários: uma abordagem transversal multivariada para o problema da segmentação dos bancos no Brasil Apresentação

    Gonzalez, Rodrigo Barbone; Savoia, José Roberto Ferreira; Gouvêa, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta um modelo de segmentação para o mercado bancário brasileiro baseado em dados contábeis de dezembro de 2004. Ele considera que as estratégias de atuação, a competitividade e as barreiras à mobilidade determinam a natureza das aplicações e captações dos bancos. A metodologia utilizada compreende as técnicas: análise de clusters, análise discriminante e escalonamento multidimensional. A análise de clusters é utilizada para subdividir o sistema bancário em cinco grupos. A análise discriminante é utilizada para testar essa solução e encontra alto nível de significância prática. O escalonamento multidimensional, além de auxiliar na validação, cria uma interface gráfica para a análise de resultados e fornece uma medida para distância estratégica. Ao final, conclui-se que três dos grupos encontrados, varejo, crédito e tesouraria, se dedicam a uma intermediação bancária completa, enquanto os outros dois grupos, interbancário e de transição, se apresentam como intermediários dentro do sistema, sugerindo uma estratégia de atuação mais pobre.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a segmentation model based on banks' financial statements for the Brazilian market focusing on its strategies, competitiveness and industry inherit barriers of mobility as determinants of assets and liabilities allocations among banks in December, 2004. The methodology framework comprises: cluster analysis, discriminant analysis, and multidimensional scaling. Cluster Analysis procedures are carried out in order to bring about five major groups. This solution is tested by discriminant analysis and meets practical significance criteria. Multidimensional scaling provides additional validation, graphical interface and a strategic distance measure. The results suggest the five-group solution is adequate. Three of them, retail, credit and treasury banks provide complete banking intermediation. Thus, the last two, interbanking and transition/onlending operate as intermediates. It is suggested that such kind of intermediation is a poor strategy for the long run.
  • Atitudes ante produtos bancários: a visão dos funcionários Apresentação

    Nepomuceno, Marcelo Vinhal

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa verifica a relação entre atitudes ante produtos bancários e variáveis sociodemográficas. Os produtos estudados foram: seguro de automóvel, seguro de vida, seguro residencial, previdência complementar, título de capitalização e consórcio imobiliário. As atitudes são consideradas um processo avaliativo de objetos, que gera uma avaliação positiva ou negativa, envolvendo três componentes (afetivo, cognitivo e conativo), sendo uma ligação entre dois conceitos. Os dados foram coletados juntamente aos funcionários de um grande banco nacional que vendem esses produtos e que se encontram nos pontos-de-venda. A pesquisa contou com 975 questionários válidos com respostas de quase todos os Estados. A escala desenvolvida para a pesquisa demonstrou confiabilidade após as análises fatoriais. Para testar as hipóteses, foram realizadas Regressões Stepwise que indicaram que idade, renda e principalmente gênero são variáveis relevantes para a atitude ante os produtos. Por fim, as contribuições e limitações da pesquisa são apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    This research verifies the relation between attitudes toward bank products and social demographics variables. The products studied were: car insurance; life insurance; home insurance; retiring plan; capitalization heading; real state trust. The attitudes are considered as an evaluative process of objects, which generates a positive or negative evaluation, involving three components (affective, cognitive and conative), being a link between two concepts. The data was collected with employees of a large Brazilian bank who sell these products and are located in its point of sale. The research counted with 975 valid questionnaires with answers from almost all states. The measurement developed for this research has demonstrated high reliability after the factor analyses. To test the hypotheses Stepwise Regression were made which indicated that age, income and mainly gender are relevant variables for the attitude toward the products. Finally, the research contributions and limitations are presented.
  • Pesquisas de marketing pela internet: as percepções sob a ótica dos entrevistados Apresentação

    Gonçalves, Daniel Infante Ferreira

    Resumo em Português:

    A importância da internet como um meio de comunicação de massa já é realidade. Assim, se encararmos a realização de pesquisas de marketing como um processo comunicativo, notaremos o enorme potencial que a internet agrega aos pesquisadores. Partindo desse pressuposto, este estudo busca apontar as funcionalidades da internet sob duas diferentes percepções: a partir de dados secundários, são apresentadas as principais vantagens e desvantagens da utilização da rede sob a ótica dos pesquisadores. Já em uma segunda etapa, a partir de dados primários, são avaliadas as percepções dos entrevistados em relação ao uso da internet em pesquisas de marketing. Como resultado, três principais fatores são identificados: a preferência subjetiva, o potencial interativo e a segurança percebida no acesso à rede, os quais possibilitam agrupar os respondentes da pesquisa com percepções semelhantes em três grupos distintos: os "céticos e preocupados", os "respondentes de plantão" e os "movidos pela tecnologia".

    Resumo em Inglês:

    The importance of the Internet as a mass media is already a reality. Therefore, if we interpret the development of a marketing research as a communication process, we realize that the Internet could achieve potencial benefits to market researchers. The following study aims to identificate the most important features of the Internet, analised by different focus: starting from secundary data, the most relevant advantages and disadvantages of online marketing research are described, focused on interviewer's perceptions. Then, as a second step, starting from primary data, the interviewee's perceptions are analised. As result, three main factors are considered the determinants of interviewee's perceptions: the subjetive preference, the online interactive potencial and the perceived security on virtual transations. These factors allow us to create three different groups of individuals with similar perceptions. These groups are entitled as follows: the "skeptical and worried", the "interviewees on call" and the "turned on by technology".
  • Da qualificação à competência: deslocamento conceitual e individualização do trabalhador Apresentação

    Amaro, Rubens de Araújo

    Resumo em Português:

    Considerando a emergência e ascensão da noção da competência nos discursos acadêmicos e empresariais a partir das duas últimas décadas do século passado, este artigo tem como objetivo central discutir seus efeitos nas relações entre trabalhadores e empresa, com base nas modificações nas dimensões conceitual, social e experimental da qualificação, com a introdução da noção de competência em uma empresa. Para descrever esse fenômeno, foi realizado um estudo de caso na área de manutenção de locomotivas de uma grande empresa de mineração e logística. Os dados foram levantados com base em documentos da empresa e em entrevistas semi-estruturadas, e, para sua interpretação, utilizou-se a análise qualitativa de conteúdo a partir de categorias preestabelecidas. O estudo revela que os usos da noção de competência na gerência tendem a individualizar as relações entre trabalhadores e empresa a partir do enfraquecimento das dimensões conceituais e sociais da qualificação.

    Resumo em Inglês:

    Considering the emergency and the rising of the concept of competence during the last two decades, this paper aims to discuss its implications in the relationship between workers and companies, regarding the changes in the conceptual, social and experimental dimensions of qualification due to the introduction of the concept of competence in a company. In order to describe this phenomenon, a case study has been made in the locomotive maintenance area of a large mining and logistic company. The data was collected from company documents and from semi-structured interviews, and to interpret such data, the content's qualitative analysis from pre-established categories was used. The study revealed that the usage of the concept of competence in company management tends to individualize the relationship between workers and companies by weakening the conceptual and social dimensions of qualification.
  • Dilemas da organização do trabalho face à globalização e às tecnologias de informação e comunicação Apresentação

    Ferreira, José Maria Carvalho

    Resumo em Português:

    Inscritas no contexto histórico da racionalidade instrumental do capitalismo, a crescente integração da ciência e da técnica tem-se traduzido num desenvolvimento exponencial das tecnologias de informação e de comunicação. Como denominador comum essencial, estas integram energia, informação e conhecimento que antes estavam integrados na acção individual e colectiva do factor de produção trabalho. Por outro lado, através dos seus efeitos estruturantes, a globalização, em termos sociais e espácio-temporais, tornou-se uma realidade cada vez mais plausível aos níveis local, regional, nacional e mundial. A plasticidade social desse processo é sobretudo visível ao nível das competências e qualificações que são exigidas ao factor de produção trabalho, mas também na estruturação de um novo modelo de produção, consumo, troca e distribuição de bens e serviços analíticosimbólicos. Do espaço-tempo da organização do trabalho emergem novas exigências e desafios em relação aos perfis profissionais, à execução de tarefas e funções, ao processo de liderança e ao processo de tomada de decisão. Como subsistemas primaciais de qualquer organização, indivíduos e grupos transformam-se progressivamente em processadores de energia, conhecimento e informação de bens e serviços analítico-simbólicos.

    Resumo em Inglês:

    Belonging to the historical context of the instrumental rationality of the capitalism, the growing integration of science and technique has been translated into an exponential growth of the technologies of information and communication. As an essential common denominator, these ones combine energy, information and knowledge, which used to be polarized in the individual and collective action of the production factor work. On another side, the globalization, through its structuring effects, has become a more and more visible reality, on social and time-space areas at all levels: local, regional, national and world level. The social plasticity of this process can be very well observed when you consider the required capacities and qualifications of the production factor work. You also can observe it, if you analyse the structure of a new model of production, consummation, change and distribution of analytic-symbolic goods and services. From the time-space of the work's organization emerge new demands and challenges, on what concerns the professional profiles, the accomplishment of tasks and functions, the process of leadership and the process of decision making. As main sub-systems of any organisation, individuals and groups progressively become energy, knowledge and information processors, only concerned on analytic-symbolic goods and services.
  • Uma metodologia multicritério (MCDA-C) para apoiar o gerenciamento do capital intelectual organizacional Apresentação

    Ensslin, Sandra Rolim; Carvalho, Fernando Nitz de; Gallon, Alessandra Vasconcelos; Ensslin, Leonardo

    Resumo em Português:

    Nas duas últimas décadas, o capital intelectual (CI) emergiu como fator crucial para a competitividade organizacional. Nesse contexto, a necessidade do gerenciamento do CI tem sido destacada na literatura, por meio de abordagens para sua avaliação. Reconhecendo as vantagens dessas abordagens, Schnorrenberger (2005) e Ensslin e Dutra (2007) apontam sua limitação em não atender, simultaneamente, às três etapas do gerenciamento do CI: identificação, avaliação e recomendação de aperfeiçoamento. O objetivo deste trabalho, de caráter exploratório, consiste em construir um modelo de avaliação do CI que englobe seu gerenciamento utilizando a metodologia multicritério para apoio à decisão - construtivista (MCDA-C). Argumenta-se que a proposta conseguiu cumprir a tarefa de identificar os 57 elementos que respondem ao CI da organização pesquisada, avaliando e integrando todos os elementos, possibilitando uma visão global do desempenho e identificando os elementos do conhecimento como os principais responsáveis pelo desempenho nãocompetitivo da organização.

    Resumo em Inglês:

    Over the past two decades, intellectual capital (IC) has emerged as a crucial factor for corporate competitiveness. In this context, the management of IC has received considerable attention in the literature by means of approaches to its evaluation. Recognizing the validity of such approaches, Schnorrenberger (2005) and Ensslin and Dutra (2007) point out their main limitation regarding their incapacity to simultaneously attend to the three stages of IC management, namely, identification, evaluation, and recommendation for improvement. The objective of the present paper - of an exploratory nature - is to construct a model for IC evaluation that includes its management utilizing the multicriteria methodology for decision aid - constructivist (MCDA-C). It is argued that the model accomplished the task of identifying the 57 elements comprising the IC in the organization investigated, evaluating and integrating all elements, providing a global view of the performance and identifying the elements of knowledge as the main elements responsible for the noncompetitive performance of the organization.
  • Laços inter-organizacionais e o posicionamento estratégico de solução total ao cliente do modelo Delta: uma pesquisa sobre a díade fornecedor-cliente no B2B

    Cozer, Mateus Tavares da Silva; Toledo, Geraldo Luciano; Szafir-Goldstein, Cláudia

    Resumo em Português:

    O ponto básico do processo de gerenciamento estratégico é determinar como as empresas adquirem e sustentam uma vantagem competitiva. Neste trabalho, objetiva-se analisar a relação entre o posicionamento competitivo de uma empresa e os laços inter-organizacionais criados com seus clientes como uma forma de adquirir vantagem competitiva sustentável. O foco do estudo é entender o processo competitivo tendo por referência o Projeto Delta, de Hax e Wilde II, o qual propõe três alternativas de posicionamento estratégico. Assim, descreve-se o processo de posicionamento estratégico mediante laços inter-organizacionais e o vínculo com o cliente (customer bonding) sob a ótica do marketing estratégico. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma breve revisão da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do posicionamento competitivo e do marketing estratégico. Finalmente são descritos os resultados de uma pesquisa empírica, analisando o caso de uma empresa dedicada à atividade profissional de relações públicas. A principal contribuição do estudo é prover o Projeto Delta de respaldo empírico.

    Resumo em Inglês:

    The basic issue of the strategic management process is to determine how firms achieve and sustain competitive advantage. In this sense, this paper aims to analyze the links between a firm's competitive positioning and the inter-organizational ties created with its customers as a way to achieve sustainable competitive advantage. The focus of the study is to describe the competitive process according to the Delta Model developed by Hax and Wilde II, which proposes three strategic positioning options. The study describes the process of competitive positioning through inter-organizational ties and customer bonding under a strategic marketing perspective. From a methodological point of view, a literature review was done focusing on two theoretical subjects: competitive positioning and strategic marketing. Finally the results of an empiric research on a public relations company are presented. The study's contribution is providing empirical support for the Delta Model.
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