Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 2010
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem função gerencial Gestão Humana E Social

    Camillis, Patricia Kinast de; Antonello, Claudia Simone

    Resumo em Português:

    Os processos de aprendizagem que ocorrem no local de trabalho constituem o foco deste estudo. O objetivo é identificar e analisar os processos de aprendizagem no local de trabalho de indivíduos que não exercem a função gerencial. No plano teórico, adota-se a abordagem social da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo qualitativo básico junto a duas equipes administrativas pertencentes a uma empresa de fertilizantes químicos. Os resultados evidenciam a importância dos processos informais de aprendizagem a partir das contribuições das experiências obtidas no contexto de trabalho dos pesquisados. Identificaram-se os objetivos, aspectos facilitadores, obstáculos e resultados dos processos de aprendizagem. A relevância da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional foi destaque nos processos de aprendizagem. O estudo adiciona subsídios aos profissionais de recursos humanos na elaboração de uma análise crítica sobre as atuais práticas e políticas de desenvolvimento dos indivíduos nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    The learning processes that occur at work place constitute the focus of the study. The goal is to identify and to analyze the learning processes at work place of individuals that don't exercise the managerial function. At the theoretical level a social perspective of organizational learning is adopted. At the methodological level a basic qualitative study was carried out in two teams of a company of chemical fertilizers. The results evidence the importance of the informal processes of learning through the contributions of the experiences obtained in the work context. It was identified the objectives, opportunities, obstacles and the results of the processes of learning. The relevance of the social interaction, of the learning by doing and of the organizational context were highlights in the learning processes. The study adds subsidies to the professionals of the area of Human Resources in the elaboration of a critical analysis about the current practices and politics of personnel development in organizations.
  • Avaliação de treinamentos a distância: relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento Gestão Humana E Social

    Abbad, Gardênia da Silva; Corrêa, Vinícius Pinto; Meneses, Pedro Paulo Murce

    Resumo em Português:

    Estudos sobre a capacidade de os alunos gerirem seus próprios processos de aprendizagem tornam-se necessários à medida que as tecnologias da informação e comunicação são inseridas no campo do treinamento organizacional e transferem para os estudantes as responsabilidades anteriormente atribuídas aos professores. Este artigo, assim, analisa as relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com treinamentos. Realizada em uma organização pública, esta pesquisa abarcou 216 participantes de cinco cursos realizados a distância. Os dados coletados por meio de questionários aplicados no último dia de curso evidenciaram padrões de associação entre determinadas estratégias cognitivas de aprendizagem e satisfação com o desempenho da tutoria, com os procedimentos e os resultados e com a interface gráfica do curso. Apesar de não haver indícios sobre a direção dessas associações, especula-se que cursos adequadamente programados e que contem com tutoria ativa conduzem ao uso de estratégias úteis ao armazenamento, à recuperação e à utilização de informações.

    Resumo em Inglês:

    Studies concerning to the ability of the students manage their own learning processes become necessary as the information technology and communication are inserted in the field of organizational training and transfer to the students responsibilities previosly assigned to teachers. This paper, thus, examines the relationship between learning strategies and training satisfaction. Performed in a Organization Public, this research contemplates 216 participants from five distance training courses. Data collected through questionnaires applied on the last day of course showed an association between certain cognitive learning strategies and satisfaction with the performance of tutoring, with the procedures and results and with the graphical interface of the course. Although there are no clues on the direction of these associations, it is speculated that properly programmed courses and active tutoring lead to the use of strategies useful for storage, retrieval and use of information.
  • Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial Gestão Humana E Social

    Bido, Diógenes de Souza; Godoy, Arilda Schmidt; Araujo, Bruno Felix Von Borell de; Louback, Jones Carlos

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo principal verificar e analisar empiricamente a articulação entre os níveis individual, grupal e organizacional da aprendizagem. Os dados foram coletados em uma indústria de plásticos brasileira, contando com 46 respondentes de um total de 88 funcionários (52%). A análise dos dados se deu pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares - Path Modeling), na qual os construtos foram mensurados como variáveis latentes (VL) de segunda ordem. Os resultados foram comparados com aqueles obtidos em outros contextos, a saber: hospital (CHAN, 2003) e instituição bancária (BIDO et al., 2008). Como principal resultado, observou-se que os três construtos se correlacionam, mas a correlação entre a aprendizagem grupal (AG) e a organizacional (AO) foi a maior nos três estudos. Pode-se explicar esse resultado pela percepção dos respondentes de que o comportamento da equipe, realmente, seja o "portão de entrada" para a AO. Ao final do trabalho, são apontadas as suas limitações e sugeridas algumas direções para continuidade da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify and analyze empirically the relationship among the individual, group and organizational learning. Data were collected in a Brazilian plastics industry, with 46 respondents from a total of 88 employees (52%). Data analysis occurred through structural equation modeling with estimation by partial least squares (Partial Least Squares - Path Modeling), in which the constructs were measured as latent variables of second order. The results were compared with those obtained in other contexts, namely: hospital (CHAN, 2003) and bank institution (BIDO et al., 2008). As main result, we observed that the three constructs are correlated, but the correlation between TL (team learning) and OL (organizational learning) was higher in the three studies. One explanation for this result may be due to the perception of respondents that the behavior of the team, really, is the "gateway" to the OL (organizational learning). At the end of the work, some limitations and directions for continuing the research are pointed.
  • Causalidade entre as principais bolsas de valores do mundo Finanças Estratégicas

    Farias, Hiron Pereira; Sáfadi, Thelma

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi analisar os mercados dos países emergentes que fazem parte do Bric, com exceção da Índia, buscando mostrar como os mercados do Brasil, da Rússia e China se comportam entre si e em relação ao mercado dos Estados Unidos. Analisou-se também como alguns países desenvolvidos do grupo G8, Estados Unidos, Reino Unido e Japão, se comportam. Em cada análise, ajustou-se um modelo VAR e buscou-se verificar o grau de dependência dentro e entre cada grupo, utilizando teste de causalidade de Granger, critérios de seleção de modelos, função resposta a impulso e decomposição da variância do erro de previsão. Nas análises realizadas, os mercados brasileiro e americano mostraram forte influência sobre os demais mercados, e, na análise entre os grupos, consideraram-se o mercado dos Estados Unidos do grupo ERJ e todos os mercados emergentes do grupo BRC. O mercado americano mostrou forte influência sobre os outros mercados.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed to analyze the market of the emerging countries that are part of the Bric with the exception of India, attempting to show how the markets in Brazil, Russia and China behave between each other and how they behave in relation to the US market. It was also analyzed how some developed countries of the G8 group, USA, UK and Japan behave. In each analysis, a VAR model was adjusted and it was attempted to verify the degree of dependence in and between each group, using the Granger causality test, model selection criteria, impulse response function and forecast error variance decompositions. In the performed analyses, the Brazilian and American markets showed strong influence over the other markets, and, in the group analysis, the US market of the ERJ group and all of the emerging markets of group BRC were considered. The American market showed strong influence over the other markets.
  • Critérios de formação de carteiras de ativos por meio de hierarchical clusters Finanças Estratégicas

    Lucena, Pierre; Pinto, Antonio Carlos Figueiredo; Lachtermacher, Gerson

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo principal apresentar e testar uma ferramenta de estatística multivariada em modelos financeiros. Essa metodologia, conhecida como análise de clusters, separa as observações em grupos com suas determinadas características, em contraste com a metodologia tradicional, que é somente a ordem com os quantis. Foi aplicada essa ferramenta em 213 ações negociadas na Bolsa de São Paulo (Bovespa), separando os grupos por tamanho e book-to-market. Depois, as novas carteiras foram aplicadas no modelo de Fama e French (1996), comparando os resultados numa formação de carteira para quantil e análise de cluster. Foram encontrados melhores resultados na segunda metodologia. Os autores concluem que a análise de cluster pode ser mais adequada porque tende a formar grupos mais homogeneizados, sendo sua aplicação útil para a formação de carteiras e para a teoria financeira.

    Resumo em Inglês:

    This paper has as main objective to present and to test a tool of multivariate statistics in financial models. This methodology, known as clusters analysis, separates the observations in groups through its determined characteristic, in contrast of the traditional methodology, which is only the order through quantiles. This tool was applied in 213 shares negotiated in the São Paulo Stock Exchange (Bovespa), separating to the groups for size and book-to-market. Later, the new portfolios were applied in the Fama and French Model (1996), comparing the results in a portfolio formation for quintiles and for cluster analysis. Better results were found in the second methodology. The authors conclude that the cluster analysis can be more adequate, because tends to form more homogeneous groups, being useful its application for portfolio formation, and for financial theory.
  • Um modelo conceitual da decisão de criação de escritório de projetos na área de TI Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Spelta, Andrea Giovanni; Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    Escritórios de projetos (EP) são entidades organizacionais às quais são atribuídas diversas responsabilidades relacionadas ao gerenciamento de projetos da organização. Em virtude da aceleração dos investimentos em tecnologia de informação (TI) e do aumento da importância estratégica desses investimentos, a criação dessas entidades começou a se intensificar na década de 1990. Muito embora grandes empresas tenham criado um EP na área de TI (EP-TI), outras optaram por não fazer isso. Este artigo apresenta um modelo conceitual dos direcionadores da decisão de criação de EP-TI, sugerindo que essa decisão depende da satisfação com a entrega dos projetos de TI, da satisfação com o controle do portfólio de projetos de TI, da importância estratégica do portfólio de projetos de TI e da opinião da direção da empresa sobre EP. O modelo foi desenvolvido indutivamente com base na literatura e em quatro estudos de casos. Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento da teoria contextual de gerenciamento de projetos por meio do aumento da compreensão das situações em que a criação de EP-TI faz sentido e das situações em que não faz. Para a prática, o modelo conceitual pode ser uma ferramenta muito útil para executivos que estão considerando se devem ou não criar um EP-TI em suas empresas, ajudando-os a tomar decisões mais eficazes.

    Resumo em Inglês:

    Projects management offices (PMO) are organizational entities charged with various responsibilities concerned with the management of the organization's projects. Because of accelerated investment in information technology (IT) and the increased strategic importance of those investments, creation of such entities became more intense in the 1990s outside the context of project-oriented firms. Although some large companies did create PMOs in their IT areas (IT-PMO), others chose not to. This article provides a conceptual model of the drivers of the decision to create an IT-PMO, suggesting that the decision depends on satisfaction with IT project deliveries, on the strategic importance of the IT projects portfolio, and on the management's opinion on POs. The model was inductively developed from incentives to create or not create PMOs as reported in the literature and found in four case studies with large privately-owned, non-projects oriented Brazilian companies. This study contributes to the development of contextual project management by improving the understanding of situations where creating an IT-PMO makes and does not make sense. In practice, the conceptual model may be a very helpful tool for executives considering whether or not to create an IT-PMO at their companies, assisting them in making more effective decisions.
  • Lócus de controle, comportamento empreendedor e desempenho de pequenas empresas Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Maciel, Cristiano de Oliveira; Camargo, Camila

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é relacionar os seguintes elementos: comportamento empreendedor, lócus de controle e desempenho organizacional. A fase inicial consistiu em entrevistas em profundidade para auxiliar na tarefa de construção do instrumento de coleta de dados. A fase complementar consistiu na obtenção de dados por meio de um survey aplicado em uma amostra não probabilística de lojistas de pequeno porte que atuam no varejo de vestuário em Curitiba (PR). Após a obtenção dos dados, aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais para o teste das relações entre os construtos. Foi possível observar influência negativa de lócus de controle externo sobre desempenho, influência positiva de lócus interno sobre comportamento empreendedor e influência também positiva do comportamento empreendedor sobre o desempenho organizacional. Por fim, merece destaque, no artigo, a capacidade de o lócus interno de controle potencializar a influência do comportamento empreendedor sobre o desempenho.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to relate the constructs: entrepreneurial behavior, locus of control and organizational performance. The initial phase consisted of interviews to assist in the task of building the questionnaires for collecting data. The second stage consisted in obtaining data through a survey applied in a non-probability sample of small businesses that serve retail of clothing in Curitiba (PR). After obtaining the data, it was applied the technique Structural Equation Modeling for the test of relations between constructs. Of the tested relations was possible to observe negative influence of external locus of control on performance, positive influence of internal locus on entrepreneurial behavior and also positive influence of entrepreneurial behavior on organizational performance. Finally deserves emphasis the capability of internal locus of control to enhance the influence of entrepreneurial behavior on organizational performance.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br