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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2010
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Introdução

    Hanashiro, Darcy Mitiko Mori; Torres, Cláudio Vaz
  • Experiêcia coletiva de inclusão, diversidade e desempenho em grupos de trabalho

    Ferdman, Bernardo M.; Avigdor, Avi; Braun, Deborah; Konkin, Jennifer; Kuzmycz, Daniel

    Resumo em Português:

    Este trabalho teórico se refere aos efeitos interativos presumidos da inclusão e diversidade do grupo de trabalho no seu desempenho. Com base na teoria e pesquisa anterior sobre inclusão no nível individual, propõe-se o construto experiência coletiva de inclusão, grau no qual membros de um grupo sentem-se valorizados, engajados e hábeis a se expressarem autenticamente dentro do grupo de trabalho tanto como indivíduos, como membros de múltiplos grupos sociais. Propõe-se que a experiência coletiva de inclusão seja positivamente associada a indicadores de desempenho do grupo, para que a relação seja moderada pela diversidade do grupo. Propõe-se que o aumento da diversidade aumenta os efeitos positivos da experiência coletiva de inclusão no desempenho. Por fim, propõe-se que a variação no grau em que os indivíduos experimentam inclusão no grupo, medido por meio de um índice de dispersão da experiência de inclusão, irá também moderar esse efeito, atenuando os resultados interativos positivos da experiência coletiva de inclusão e diversidade sobre o desempenho.

    Resumo em Inglês:

    This conceptual paper addresses the presumed interactive effects of work group inclusion and diversity on work group performance. Building on prior theory and research focusing on individual-level inclusion, we put forth the construct of collective experience of inclusion, the aggregated degree to which members of a group feel valued by, engaged with, and able to express themselves authentically within their work group, both as individuals and as members of multiple identity groups. We propose that collective experience of inclusion will be positively associated with indicators of the group's performance. This relationship, we further propose, will be moderated by the diversity of the group's membership, such that, as diversity increases, the positive effects of the collective experience of inclusion on performance will be enhanced. Finally, we propose that variation in the degree to which individuals experience inclusion in the group, as assessed with an index of dispersion in the experience of inclusion, will further moderate this effect, and attenuate the positive interactive effects of collective experience of inclusion and diversity on performance.
  • Estudos preliminares sobre ação afirmativa em uma universidade federal

    São Paulo, Eduardo de

    Resumo em Português:

    Na qualidade de signatário da Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação, Xenofobia e outras formas de Intolerância, o Brasil se comprometeu com mecanismos para promoção da igualdade. Como consequência, diversos programas governamentais foram concebidos, buscando a inclusão social de afrodescendentes na educação superior. De fato, a quantidade de tais estudantes na academia é mínima e não se aproxima do que pode ser observado na população como um todo. Como exemplo desse esforço, a Universidade de Brasília (UnB) começou um programa de ação afirmativa com o objetivo de incluir 20% de seus calouros como representantes dos grupos raciais minoritários. Essa política iniciou-se em agosto de 2004. O presente estudo buscou investigar as percepções de alunos e do público em geral sobre tal política. Um instrumento baseado parcialmente na Escala de Racismo Moderno de McConahay (1986) foi administrado a uma amostra de 316 alunos. A Análise Fatorial (AF) extraiu fatores correspondentes a 48% da variância total explicada. Executou-se a Análise de Variância (Anova) para melhor compreensão dos dados no que se refere à idade e ao gênero dos sujeitos. Os resultados apontam que, apesar de os estudantes demonstrarem interesse no processo de implantação de programas de ação afirmativa e estarem conscientes da relevância de tais procedimentos para a estrutura social e cultural da comunidade, não existe concordância quanto às suas razões e medidas tomadas ou com a própria existência do problema.

    Resumo em Inglês:

    As a signatory to Durban III World Conference against Racism, Discrimination, Xenophobia and other forms of Intolerance, Brazil has committed itself to the enforcement of mechanisms to promote social equity. As a consequence, governmental programs have been implemented, aiming at the inclusion of Afro-descendents in higher education. Actually, the quantity of such students in the academy is minimal and does not relate to what can be observed in the general population. As an example of such endeavor, Universidade de Brasília (UnB) has started an Affirmative Action program in order to include a contingent of 20% of its freshman students as representatives of racial underprivileged groups. This policy started in August 2004. The present study aimed to investigate the perceptions of students and general public to this policy. An instrument, based partially on McConahay's (1986) Modern Racism scale, was administered to a sample of 316 students. A factor analysis (AF) extracted five factors, corresponding to 48% of the total variance explained. An Analysis of Variance (Anova) was performed to better understand the results, concerning both age and gender of the subjects. Results show that, although students demonstrated interest in the implementing of Affirmative Action programs, and are aware of the relevance of such procedures to the cultural and social structure of the community, they do not agree with their reasons or measures taken, or to the existence of the problem itself.
  • A analítica queer e seu rompimento com a concepção binária de gênero

    Souza, Eloisio Moulin de; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    A analítica queer comumente relacionada a estudos de gênero é uma abordagem conceitual recente. Este artigo objetiva principalmente trazer à tona essa perspectiva pouco explorada na análise crítica do campo organizacional. Os principais conceitos e princípios relacionados às ideias contidas no pensamento queer são apresentados, e discutem-se as principais diferenças entre a analítica queer e os estudos modernistas de gênero. A analítica queer está fundamentada em Foucault que defende uma visão pós-identitária e fragmentada em relação ao pensamento identitário/binário hegemônico sobre a sexualidade e os estudos de gênero. Tal visão é fundamental para o fomento de resistência e desenvolvimento de práticas organizacionais locais e empíricas que possam promover uma atuação e intervenção diante das práticas opressivas direcionadas não só à sexualidade, mas também a outras formas de opressão no local de trabalho. Conclui-se que a emancipação das práticas hegemônicas de poder contemporâneas reside na visão pós-identitária e não binária de mundo como possibilidade de contribuição para a construção de uma nova realidade social nas organizações, realidade esta que possa combater os dispositivos de biopoder relacionados não somente à sexualidade, mas também aos demais dispositivos de poder.

    Resumo em Inglês:

    The Analytical Queer commonly related to gender studies is a recent conceptual approach. Thus, this article aims primarily to bring out this little explored perspective on the critical analysis of the organizational field. The main concepts and principles related to the ideas contained in queer thought are presented, and the main differences between the analytical queer studies and modernist studies about gender are discussed. The Analytical Queer is based on Foucault concepts about post-identity and fragmentation that substitutes the hegemonic thinking of identity/binary in sexuality and gender studies, this post-identity vision is essential for the development of resistance and development of organizational local practices and may promote an action and intervention in the face of oppressive practices directed not only sexuality but also to other forms of oppression in the workplace. We conclude that the emancipation of the hegemonic practice of contemporary power lies in the post-identity and non-binary world as a possible contribution to the construction of a new social reality in organizations, a reality which can combat the bio-power related devices not only about sexuality, but also to other power devices.
  • Mulheres policiais, relações de poder e de gênero na polícia militar de Minas Gerais

    Cappelle, Mônica Carvalho Alves; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes

    Resumo em Português:

    Com esta pesquisa, objetivou-se compreender o trabalho operacional feminino na 8ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um universo originalmente masculino, à luz das relações de poder e de gênero. Partiu-se do pressuposto que, apesar de a presença de mulheres na Polícia, muitas vezes, ainda reproduzir os padrões de gênero vigentes na sociedade, sua inclusão deve ser compreendida de maneira mais dinâmica, com base nas estratégias adotadas por homens e mulheres para conviverem e se posicionarem na organização. Isso pode se concretizar dependendo das relações de poder estabelecidas pelos e pelas policiais em seu cotidiano de trabalho. A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo na 8ª Região da PMMG, realizado por meio de entrevistas com dez professores que são pesquisadores especialistas sobre a Polícia Militar, 33 mulheres policiais do policiamento operacional e 18 membros de suas equipes de trabalho; pesquisa documental e observação não participante. Os dados foram examinados por análise de conteúdo e permitiram evidenciar que o trabalho das policiais do operacional da PMMG está marcado pelas relações de poder e de gênero em seu cotidiano, seus relacionamentos, na sua vida pessoal ou nas dificuldades que enfrentam no exercício de sua função.

    Resumo em Inglês:

    With this research, it was aimed to understand the female work at the 8th Region of the Military Police from Minas Gerais (PMMG), an originally masculine organization, in light of power and gender relations. It was assumed that, although the presence of women in Police, most of the time, still reproduces the gender standards in society, their inclusion must be understood more dynamically, from the strategies adopted by men and women to live together and position theirselves in the organization. This can be achieved depending on the power relations established by the policewomen and men in their day-by-day work. The methodology was a qualitative case study in the 8th Region of PMMG, conducted through interviews with ten teachers who are researchers military police experts, 33 policewomen at the operational policing and 18 members of their work teams; document research and not participating observation. The data were analyzed with content analysis and allowed show that the work of PMMG operational policewomen is marked by power and gender relations in their daily life, their relationships, their personal life or the difficulties they face in the exercise of their function.
  • Formas de ver as pessoas com deficiência: um estudo empírico do construto de concepções de deficiência em situações de trabalho

    Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de; Marques, Antônio Luiz

    Resumo em Português:

    As pesquisas sobre a inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho têm sugerido, explícita ou implícita, que a maneira como a deficiência é vista, pelos gestores e colegas de trabalho, é um elemento importante para a compreensão da dimensão da diversidade. O objetivo desta pesquisa foi identificar e testar empiricamente um construto que pudesse auxiliar a entender a forma como a deficiência é vista por profissionais que atuam ou possam vir a atuar com pessoas com deficiência (PcDs). A pesquisa foi realizada com 227 alunos de cursos de especialização em Administração de três universidades. O método utilizado foi: o modelo de equações estruturais. Por meio do teste do modelo, pode-se verificar que os dados empíricos suportam a existência do construto - concepções de deficiência em situações de trabalho - que pressupõe que, diante da deficiência, as pessoas tendem a construir explicações para justificar a diferença das PcDs. Essas explicações são modalidades de pensamento que qualificam a deficiência e avaliam as possibilidades de trabalho dos portadores de deficiência e estão intimamente ligadas às matrizes históricas que lhes deram origem. Essa premissa foi suportada pela estrutura multidimensional das concepções de deficiência em situações de trabalho que se reflete em seis fatores: dimensão espiritual, dimensão baseada em pressupostos da normalidade, dimensão baseada na inclusão, desempenho, vínculo e benefícios.

    Resumo em Inglês:

    The researches about the insertion of people with disability (PWD) in the work market have suggested, either explicitly or implicitly, that the way disability is seen by managers and work colleagues, is an important element to understand this dimension of diversity. The aim of this investigation was to identify and make empirical test of a construct which would help us to understand the way disability has been seen by management professionals who work or could be working with people with disability (PWD). The research was carried out with 227 MBA (Master in Business Administration) students from three different universities. The method used was: the Structural Equation Modeling. Taking the test of model into consideration, we were able to verify that the empirical data supported the construct existence - which presupposes that people in the face of disability tend to build explanations to justify the PWD differences. These explanations are thinking modalities which qualify the disability and assess the work possibilities of people with disability and are intimately linked to historical matrixes which gave birth to them. This model was supported by the multidimensional structure of the Conceptions of Disability in Work Situations, which reflects in six factors: spiritual dimension, dimension based on presuppositions of normality, dimension based on inclusion, performance, relationship and benefits.
  • Diversidade e conflito intragrupal no trabalho: um estudo empírico em Portugal

    França, Carine Bastos da; Lourenço, Paulo Renato

    Resumo em Português:

    Num ambiente de constantes mudanças, as organizações buscam novas formas de organizar e gerir o trabalho, nas quais os grupos de trabalho representam uma fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, a diversidade dos grupos tem recebido crescente atenção por parte dos pesquisadores. Jackson, May e Whitney (1995) definem diversidade em termos de características classificadas como observáveis ou subjacentes, bem como orientadas para a tarefa ou relação. Embora não haja resultados conclusivos nesse assunto, pesquisas relacionando diversidade e tipos de conflito (afetivo e orientado para a tarefa) sugerem que a diversidade orientada para a relação (por exemplo, idade, gênero) influencia a emergência de conflitos afetivos, enquanto a diversidade orientada para a tarefa (por exemplo, escolaridade, antiguidade na empresa) contribui para conflitos de tarefa (PELLED, 1996; JEHN; NORTHCRAFT; NEALE, 1999; PELLED; EISENHARDT; XIN, 1999). Seguindo Jackson, May e Whitney (1995), analisamos os efeitos de atributos observáveis da diversidade (escolaridade, gênero e idade) na emergência do conflito intragrupal em 231 grupos de trabalho portugueses, cujos membros se percebiam como um grupo e interagiam com interdependência para o alcance de metas comuns. A escala de avaliação do conflito intragrupal (DIMAS; MIGUEZ; LOURENÇO, 2007) e um questionário sociodemográfico foram utilizados. Em contraste com a literatura, mas congruente com pesquisas recentes em Portugal (PASSOS, 2005; SILVESTRE, 2008), os resultados demonstraram não haver associação entre as variáveis estudadas de diversidade e o conflito intragrupal, apontando novas direções para a área e salientando a importância da consideração de diferentes contextos e variáveis no estudo da diversidade.

    Resumo em Inglês:

    Facing a constantly changing environment, nowadays' organizations are looking for innovative ways of organizing and managing work, in which workgroups represent a source of competitive advantage. In this context, group diversity has received increasingly attention by researchers. Jackson, May and Whitney (1995) define diversity in terms of characteristics classified as observable or underlying, as either task-related or relational-oriented. Although there are no conclusive results on this subject, researches relating diversity and the main types of conflict (affective and task-related) suggest that relational-oriented diversity (e.g., age, gender) influences the emergence of affective conflict, while task-oriented diversity (e.g., education, organizational tenure) contributes to task conflict (PELLED, 1996; JEHN; NORTHCRAFT; NEALE, 1999; PELLED; EISENHARDT; XIN, 1999). Following Jackson, May and Whitney (1995), we analyzed the effects of observable attributes of diversity (educational level, gender and age), on the emergence of intragroup conflict in 231 Portuguese workgroups, whose members perceived themselves as a group, and interacted with interdependence to achieve common goals. The Intragroup Conflict Assessment Scale (DIMAS; LOURENÇO; MIGUEZ, 2007) and a sociodemographic questionnaire were used. In contrast with the literature, but congruent with recent Portuguese researches (PASSOS, 2005; SILVESTRE, 2008), our results revealed no association between the studied diversity variables and intragroup conflict, indicating new directions in this field, and highlighting the importance of considering different contexts and variables in diversity's studies.
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