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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 11, Número: 6, Publicado: 2010
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Introdução

    Yu, Abraham Sin Oih
  • Metadecisão no modelo de gestão toyotista

    Torres Júnior, Alvair Silveira

    Resumo em Português:

    O processo decisório no modelo de produção enxuta aparece como um fator pouco explorado na literatura. Os elementos que compõem o processo decisório aparecem marginalmente quando se discutem fatores como just-in-time, as parcerias com fornecedores, o desenvolvimento de produtos e a qualidade embutida no processo. O objetivo desta pesquisa é explorar como o processo decisório se apresenta no modelo de produção enxuta. Foram desenvolvidas entrevistas em profundidade com três ex-executivos do primeiro e médio escalão da subsidiária brasileira da Toyota Motor. Os entrevistados foram escolhidos intencionalmente e por oportunidade. Os resultados apresentam um conjunto de elementos do modelo de produção enxuta, denominados na literatura processos de solução de problemas, organizados em uma disposição própria, aqui reconhecida como uma metadecisão, a qual estrutura de forma peculiar o processo decisório do modelo Toyota. A contribuição deste trabalho é tornar explícita a estrutura de metadecisão do modelo de produção enxuta.

    Resumo em Inglês:

    Decision-making in the lean production model appears as a factor largely unexplored in the literature. The elements that compound the decision-making process appear marginally when discussing other factors such as just-in-time, partnerships with suppliers, product development and quality built into the process. The objective of this research is to explore how the decision process is presented in the model of lean production. It was developed deep interviews with three former executives of the first echelon and middle echelon of the Brazilian subsidiary of Toyota Motor. The interviewed were intentionally chosen and by chance. The results show a set of elements of the lean production model, name in the literature as problem solving processes, arranged in a proper disposition, here recognized as a metadecision, which structure in a peculiar way the decision process of the Toyota's model. The contribution of this article is to make explicit the structure of the metadecision of the lean production model.
  • Relações de poder e decisão: conflitos entre médicos e administradores hospitalares

    Ferreira, Letícia Corrêa Magalhães; Garcia, Fernando Coutinho; Vieira, Adriane

    Resumo em Português:

    Os hospitais abrigam tensões de natureza grupal e profissional. Seu corpo diretivo e clínico é constituído por médicos que usualmente têm dificuldade de aceitar normas disciplinares e de ouvir recomendações, principalmente quando elas vêm dos administradores hospitalares. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como administradores hospitalares da cidade de Belo Horizonte percebem as relações de poder entre sua categoria profissional e a dos médicos proprietários de hospitais e suas consequências. Os discursos de nove administradores hospitalares, com experiência mínima de quatro anos na gerência de hospitais, foram coletados e analisados usando a metodologia qualitativa. A pesquisa identificou que o hospital é um local da disciplina médica, no qual o médico controla o cotidiano dos demais profissionais, determinando o tipo de comportamento esperado. Os empregados entrevistados se ressentem da falta de autonomia na gestão e consideram que isso prejudica o andamento dos processos e a qualidade dos serviços prestados. Queixam-se, principalmente, da falta de informações e da impossibilidade de participarem das decisões estratégicas. Admitem que o relacionamento com os médicos proprietários é permeado por conflitos, pois, muitas vezes, estes ignoram as questões colocadas pelos administradores e insistem na diferença de classe como forma de fazer prevalecer suas opiniões. A principal característica dos conflitos refere-se à percepção de superioridade do profissional médico em relação aos demais.

    Resumo em Inglês:

    The hospitals hold tension originated from professional and group nature. Their directive and clinic bodies are composed by physicians who usually have difficult to accept discipline rules and to listen to the recommendations mainly when they come from the hospital managers. This research aims at analyzing how the hospital managers located in the city of Belo Horizonte perceive the power relations between their professional category and the doctors who own hospitals and their consequences. Nine speeches from hospital managers with at least four years of experience in hospital management were collected and analyzed through the qualitative methodology. The research identified that the hospital is a place of medical discipline in which the physicians control the daily operations of the other employees and determine the kind of behavior these employees should have. The employees who were interviewed resent the lack of autonomy to manage and they believe it harms the procedures and the quality of the services rendered. They complain mainly about the lack of information and the lack of possibility to take part in the strategic decisions. They admit that the relationship with the doctors who own the hospital is surrounded by conflicts because they usually ignore the issues brought up by the managers and insist on the social class difference as a way to make their opinions prevail. The main characteristic of the conflicts is about the superior perception from the physicians toward the other professionals.
  • A qualidade das alternativas em decisões estratégicas: um estudo sobre criatividade e completude em decisões empresariais

    Dacorso, Antonio Luiz Rocha; Russo, Rosária de Fátima Segger Macri; Silva, Maria Conceição Melo; Araujo, Gracyanne Freire de

    Resumo em Português:

    A qualidade das decisões estratégicas dos empresários está diretamente relacionada à capacidade que eles demonstram para encontrar alternativas criativas quando enfrentam os problemas de suas empresas. Essas alternativas podem ser geradas intuitivamente, utilizando heurísticas. As pesquisas sobre geração de alternativas têm indicado consistentemente que as pessoas não são eficientes nessa atividade. As explicações para esse fato, contidas na literatura sobre decisão, não são conclusivas e permitem especulações a respeito. Para explorar essa questão e relacioná-la ao administrador brasileiro, foi idealizado um experimento com 174 alunos de quatro cursos de MBA para avaliar a originalidade e a completude das alternativas. O experimento e a respectiva análise basearam-se na confluência da pesquisa experimental, oriunda da psicologia cognitiva da decisão, com as visões da ciência da decisão organizacional tradicional e o novo campo de estudo das decisões intuitivas ou naturalísticas. Para mensurar a criatividade das alternativas apresentadas durante o experimento, empregou-se o conceito de árvore hierárquica, que demonstrou ser uma poderosa ferramenta para a tipologia de alternativas. O resultado desse experimento confirmou o baixo desempenho em geração de alternativas dos gerentes e, ao mesmo tempo, indicou que, provavelmente, a etapa de geração de alternativas isolada da etapa de escolha pode melhorar a qualidade das alternativas. A heurística, por sua vez, não demonstrou influenciar o conjunto de alternativas geradas.

    Resumo em Inglês:

    The quality of strategic decisions of executives is directly related to the ability they have to find creative alternatives when facing business problems. These alternatives could be generated intuitively, using heuristics. On the other hand, the researches on alternatives generation have consistently indicated that people are not efficient on this duty. The argument for that, contained in the decision's literature, is not conclusive and it allows speculation about it. To explore this issue and relate it to the Brazilian Administration, an experiment was designed for 174 students of four courses of MBA. The experiment and the analysis were resulted from the confluence between the experimental research from decision cognitive psychology with science's vision of the traditional organizational decision and the new field of study on naturalistic or intuitive decisions. To measure the creativity of the alternatives presented during the experiment, the concept of hierarchical tree was utilized and it has proved a powerful tool to the typology of alternatives. The result of this experiment confirmed the poor performance in alternatives generation by managers and at the same time, indicated that probably, the generation of options isolated of analysis can produce better quality of alternatives. The heuristic, do not demonstrated any influence on options generated.
  • As decisões de consumo e a heurística da ancoragem: uma análise da racionalidade do processo de escolha

    Luppe, Marcos Roberto; Angelo, Claudio Felisoni de

    Resumo em Português:

    Há pouca literatura sobre vieses relacionados ao processo de escolha em decisões de consumo. Um desses vieses é o da ancoragem, isto é, a adoção de um referencial, lógico ou não, que direciona a escolha dos indivíduos. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os efeitos da ancoragem no processo decisório dos consumidores em relação à percepção e à estimação dos preços de produtos e serviços. Foi conduzido um experimento com os alunos de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O modelo do experimento envolveu três grupos de uma mesma população. O grupo de calibragem gerou estimativas sobre o preço de produtos e serviços sem nenhuma menção a âncoras. Os outros dois grupos desenvolveram estimativas após julgarem uma âncora selecionada a partir da distribuição das estimativas do grupo de calibragem. Verificou-se que os referenciais com valores menores ancoram mais fortemente a opinião dos consumidores. Esses resultados trazem relevantes implicações para a definição de políticas de preços nas empresas de varejo brasileiras. Sinteticamente, este trabalho indica que as técnicas tradicionais de precificação não esgotam as possibilidades de políticas de preços.

    Resumo em Inglês:

    There is little literature on biases related to the choice process in consumption decisions. One of these biases is the anchoring, that is, the adoption of a reference, logical or not, which directs the choice of individuals. This paper aims to identify and analyze the effects of the anchoring on the consumer decision-making process related to the perception and estimation of product and service prices. It was conducted an experiment with undergraduate students of the Faculty of Economics, Management and Accountancy of the University of São Paulo. The experiment model involved three groups from a unique population. The calibrating group generated estimations about prices of products and services without any mentions to anchors. The other groups developed estimations after evaluating an anchor selected from the estimation distribution of the calibrating group. It was verified that the references with lower values anchor more strongly the opinion of consumers. These results bring relevant implications to the definition of price policies in Brazilian retailing companies. Synthetically this article indicates that traditional pricing techniques do not exhaust the possibilities for pricing policies.
  • Sistemática multicritério para priorização de embarques marítimos

    Bandeira, Denise Lindstrom; Becker, João Luiz; Rocha, Amanda Kruse

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é apresentar o processo de decisão em grupo realizado junto a executivos de uma agência marítima com operação no Sul do Brasil, no qual a técnica Processo de Análise Hierárquica (AHP) foi utilizada como suporte. A decisão envolveu a priorização de confirmações de reservas de embarque de cargas de exportação em um determinado instante, em situação de escassez - falta de contêineres vazios ou espaços nos navios disponíveis. O contexto do estudo foi o porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. A escolha da organização e do porto foi feita por conveniência. Utilizou-se a metodologia de resolução de problemas da pesquisa operacional (formulação do problema, construção do modelo, solução do modelo, teste do modelo e avaliação da solução e avaliação final) para gerar um modelo matemático para auxiliar os decisores na priorização de reservas de embarque de cargas. Dados secundários foram coletados da empresa estudada. Foram feitas reuniões para geração do modelo com a equipe comercial da empresa, composta por quatro funcionários e um gerente. O método mostrou-se apropriado para expandir a mente dos decisores, ao oportunizar a incorporação no processo decisório de outros fatores, além da visão meramente financeira, considerando fatores gerenciais e organizacionais. A validação do processo pelo grupo de executivos incluiu uma apreciação da qualidade da decisão tomada. Os executivos envolvidos foram unânimes ao afirmarem sua satisfação com os resultados obtidos a partir da utilização da técnica.

    Resumo em Inglês:

    The aims of this article is to present the group decision-making process carried out with executives from a shipping agency operating in the south of Brazil, in which the Analytic Hierarchy Process (AHP) technique was used as support. The decision involved the prioritization of booking confirmations for the shipment of cargos for export at a particular moment in time, in a situation of scarcity - a lack of empty containers or space on the available vessels. The study context was the harbor of Rio Grande, in the State of Rio Grande do Sul. The choice of the organization and the harbor was done by convenience. It was used the methodology of problem solution of the operating research (problem formulation, model design, model solution, model testing and solution evaluation, and final evaluation) to generate a mathematical model for supporting decision makers on prioritizing booking confirmations for shipment of cargos. Secondary data were collected from the studied company. It was done meetings for generating the model with the commercial team of the company, composed by four employees and one manager. The method proved appropriate for broadening the mind of the decision makers as it facilitated the incorporation within the decision making process of other factors rather than the purely financial view, by taking into consideration managerial and organizational factors. The validation of the process by the group of executives included an assessment of the quality of the decision taken. The executives involved were unanimous in stating their satisfaction with the results obtained with the use of the technique.
  • A decisão do preço de oferta em leilões de telecomunicação: uma análise por opções reais

    Teixeira, Davis Machado da Silva; Brandão, Luiz Eduardo Teixeira; Gomes, Leonardo Lima

    Resumo em Português:

    A decisão de oferta de preço em leilão público depende de diversos fatores. Entre eles, está o valor esperado do projeto, o qual é tradicionalmente determinado a partir do método do fluxo de caixa descontado (FCD). No entanto, técnicas tradicionais de avaliação de investimentos podem não ser adequadas para avaliação do valor de projetos que envolvem diferentes opções. O objetivo deste trabalho é analisar o valor máximo que uma empresa pode ofertar em um leilão de frequências WiMAX no Brasil, tanto pela análise tradicional do FCD quanto pela metodologia das opções reais. Esse tipo de projeto apresenta grandes incertezas e significativas flexibilidades gerenciais, o que indica que métodos de avaliação estática podem não ser os mais adequados para determinar seu valor. Os resultados obtidos mostram que as opções existentes no projeto aumentam seu valor em até 58% em relação ao FCD. Dessa forma, a empresa pode fazer uma oferta significativamente mais alta, aumentando as chances de sucesso no leilão, sem comprometer a viabilidade econômica do projeto. A contribuição deste artigo é demonstrar que, para projetos que podem ser implantados a partir de diferentes estratégias operacionais, o valor da oferta em leilões públicos pode estar subavaliado, uma vez que o valor agregado pela flexibilidade gerencial existente nessa classe de projetos não é capturado pelos métodos tradicionais de avaliação de investimentos como o FCD.

    Resumo em Inglês:

    The decision to tender a bid offer in a public auction depends on many factors. Among them is the expected net present value of the project, which is usually determined using the Discounted Cash Flow method (DCF). However, traditional techniques for valuating investments may not be suitable for valuating projects that involve different options. The aim of this article is to analyze the maximum value that a firm can offer in an auction of WiMAX frequencies in Brazil, under both the DCF traditional approach and the Real Options approach. This type of project presents many uncertainties and significant managerial flexibilities, which indicates that traditional static valuation methods may not be the more appropriate to determine its value. Our results show that the options embedded in the project increase its value by up to 58% compared to the DCF value. Therefore, the firm can offer a significantly higher bid, increasing its chances of success in the auction, without compromising the economic feasibility of the project. The contribution of this article is to demonstrate that for projects that can be implemented under different operational strategies the value of the bid in public auctions may be undervalued, since the value aggregated by the managerial flexibility present in this class of projects is not captured by traditional investment valuation methods like DCF.
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