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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2011
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Gestão de pessoas por competências: análise de repercussões dez anos pós-implantação Gestão Humana E Social

    Munck, Luciano; Munck, Mariana Gomes Musetti; Souza, Rafael Borim de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo avaliar um modelo de gestão de pessoas articulado por competências implementado há dez anos. A avaliação foi feita com base nas premissas metodológicas de validação e legitimação de modelos de gestão de competências propostas por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005). As categorias consideradas foram: definição constitutiva, validade de construto (validade de conteúdo, validade de face e confiabilidade) e validade preditiva. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso descritivo, no qual as informações foram consolidadas a partir da triangulação de dados advindos de documentos, relatórios e entrevistas. Foram feitas 29 entrevistas com pessoas identificadas como fontes essenciais para a pesquisa, tais como o consultor do projeto, funcionários, gerentes, diretores e o presidente da empresa. Encontrou-se baixa consistência em relação ao cumprimento das exigências de validação. Os resultados demonstraram que o modelo analisado apresenta problemas operacionais, problemas relacionados à compreensão de conceitos e problemas relacionados a organização, gestão e cumprimento de premissas. Em suma, o processo avaliativo demonstrou fragilidades do modelo pesquisado em relação a alinhamento conceitual, alcance dos objetivos propostos e direcionamentos para verificação da validade preditiva. Também se verificou baixa credibilidade do modelo para orientar contratações, promoções, remuneração e desenvolvimento. O presente estudo demonstrou que a avaliação de modelos de competências a partir de critérios de validação promove a aproximação de premissas, ações e resultados.

    Resumo em Espanhol:

    Se espera, en el presente artículo, evaluar un modelo de gestión de personas articulado por competencias, implantado desde hace diez años, a la luz de las premisas de validación y legitimación de modelos de gestión de competencias adaptadas del camino metodológico recorrido por Markus, Cooper-Thomas y Alpress (2005). Las categorías consideradas son: definición constitutiva, validad de constructo (validad de contenido, validad de cara y confiabilidad) y validad predictiva. La estrategia de investigación fue el estudio de caso descriptivo, en el cual las informaciones se consolidaron a partir de la triangulación de datos advenidos de documentos, informes y entrevistas. Éstas, realizadas con veintinueve personas identificadas como fuentes esenciales para la investigación tal como el consultor del proyecto, funcionarios, gerentes, directores y el presidente de la empresa. Se encontró baja consistencia en relación al cumplimiento de las exigencias de validación. Los resultados demostraron que el modelo presenta problemas operacionales, problemas de comprensión de conceptos, e problemas de de gestión y de incumplimiento de premisas. En resumen, el proceso evaluativo permitió destacar debilidades en relación al alineamiento conceptual, alcance de los objetivos deseados y direccionamientos para verificación de la validad predictiva. Además de eso, se verificó baja credibilidad del modelo para orientar contrataciones, promociones, remuneración y desarrollo. El presente estudio demostró que la evaluación de modelos de competencias, a partir de criterios de validación, se presenta como un camino que fomenta la aproximación de premisas, acciones y resultados.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to evaluate a people management model guided by the logic of the competencies, implemented ten years ago. The evaluation was based on the methodological premises of validation and legitimation of competence management models proposed by Markus, Cooper-Thomas and Alpress (2005). The categories considered were: constitutive definition, construct validity (content validity, face validity and reliability) and predictive validity. The research strategy was the descriptive case study, in which the information has been consolidated through the triangulation of the data acquired from documents, reports and interviews. There have been done twenty nine interviews with people identified as essential sources for the research, as such the project consultant, employees, managers, directors and the CEO of the company. It has been founded low consistence with respect to the accomplishment of the validation requirements. The results showed that the model analyzed presents operational problems, problems related to the comprehension of meanings and problems related to the organization, management and fulfillment of premises. In sum, the evaluation process has demonstrated weaknesses of the researched model related to the conceptual alignment, reach of the proposed objectives and guidance for the verification of the predictive validity. It has also been observed low credibility of the model for guiding hires, promotions, remunerations and development. The present study has showed that the evaluation of competence models through validation criterions promotes the approximation of premises, actions and results.
  • Uma aproximação entre liderança transformacional e Teoria da Ação Comunicativa Gestão Humana E Social

    Vizeu, Fabio

    Resumo em Português:

    Desde o trabalho seminal de Burns (1978) sobre liderança transformacional, muitos autores defendem que líderes são bem-sucedidos se não se comportam como gerentes. Longe de representar um argumento sem base teórica, defende-se que o modelo de liderança transformacional pode ser considerado a partir do ponto de vista de teorias sociais mais complexas como a Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas. Essa é a proposta deste trabalho, que, considerando a dicotomia entre a ação estratégica e a ação comunicativa, observou os fundamentos ontológicos para a diferenciação entre gerentes e líderes transformacionais. Nesse sentido, reconhecemos que a Teoria da Ação Comunicativa provê análise crítica da liderança transformacional, pois permite uma melhor compreensão de alguns de seus elementos, ao mesmo tempo que questiona outros, provendo um entendimento menos ingênuo sobre o fenômeno da liderança, tal qual aquele apresentado pela visão gerencialista nos estudos da liderança. Uma dessas contribuições é a concepção da liderança transformacional como um fenômeno contextualizado pela liberdade do discurso, propiciando a ação comunicativa a partir de mecanismos organizacionais que são livres de constrangimentos à interação comunicativa, permitindo reciprocidade entre os agentes da liderança.

    Resumo em Espanhol:

    Desde el trabajo seminal de Burns (1978) sobre el liderazgo transformacional, muchos autores defienden que líderes son bien sucedidos en la medida en que dejan de ser gerentes. Lejos de representar a penas un argumento vacío de fundamentación teórica, defendemos que el modelo de liderazgo transformacional puede ser considerado a partir de teorías sociales más complejas, como por ejemplo, la Teoría de la Acción Comunicativa de Habermas. Esta es la propuesta de este trabajo, que, considerando la dicotomía entre la acción estratégica (orientada al éxito) y la acción comunicativa (orientada hacia el entendimiento intersubjetivo), observó los fundamentos ontológicos para la diferenciación hecha entre el gerente y el líder transformacional. En este sentido, reconocemos que la Teoría de la Acción Comunicativa provee análisis crítica del liderazgo transformacional, pues permite una mejor comprensión de algunos de sus elementos, al mismo tiempo en que cuestiona otros, vislumbrando un entendimiento sobre el fenómeno del liderazgo menos ingenuo, tal cual aquél presentado por la visión gerencialista en los estudios del liderazgo. Una de estas contribuciones es la concepción del liderazgo transformacional como un fenómeno contextualizado por la libertad de habla propicia a la acción comunicativa, tal cual estudios empíricos sobre este modelo de acción han procurado apuntar, donde los mecanismos de organización que condicionan la interacción social son libres de coacción a la interacción comunicativa plena, permitiendo la reciprocidad entre los agentes del liderazgo.

    Resumo em Inglês:

    Since the seminal Burns' work about transformational leadership, many other authors have argued that leaders are successful if they don't behave like managers. As far as being an argument without theoretical basis, it is argued that the transformational leadership model can be considered from the point of view of more-complex theoretical social approaches, like for instance the Habermas' theory of communicative action. This is the proposal of this paper, that, considering the dichotomy between the strategic action and the communicative action, analyzed the ontological foundations for distinguishing between managers and transformational leaders. In these lines, it is argued that the Theory of Communicative Action provides a critical analysis of the transformational leadership, since it permits a better comprehension of some of its elements, while it questions others, providing a less naive understanding about the leadership phenomenon, such that presented by the managerial view in the leadership studies. One of these contributions is the construal of the transformational leadership as a phenomenon contextualized by the freedom of the speech, propitiating the communicative action through organizational mechanisms that are free of communicative interaction constrains, allowing reciprocity among leadership agents.
  • US GAAP x normas brasileiras: mensuração do impacto das diferenças de normas no lucro duplamente reportado pelas empresas brasileiras emissoras de ADRS na NYSE Finanças Estratégicas

    Santos, Edilene Santana; Cia, Joanília Neide Sales; Cia, Josilmar Cordenonssi

    Resumo em Português:

    A falta de um conjunto único de normas contábeis válido para todos os países pode conduzir a resultados conflitantes. Por exemplo, entre as emissoras brasileiras de ADRs (American Depositary Receipts) na NYSE (New York Stock Exchange), a CEMIG apresentou em 2002 um prejuízo de R$ 12 milhões conforme as normas americanas (US GAAP) e, sob as normas brasileiras, um prejuízo de R$ 1 bilhão (ou seja, 83 vezes maior). Também a CSN apresentou no mesmo ano um lucro de R$ 6 milhões conforme os US GAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles), contra um prejuízo de R$ 218 milhões conforme as normas brasileiras (ou seja, 30 vezes maior). Este estudo objetiva verificar se diferenças entre as normas contábeis brasileira e norte-americana (US GAAP) geram impacto significativo no resultado duplamente reportado no Formulário 20F pelas 30 emissoras brasileiras de ADRs na NYSE. Para mensurar o efeito dessas diferenças normativas no resultado foi utilizado o "Índice de Conservadorismo" (IC) de Gray, que mede o quanto um sistema contábil nacional gera lucros menores ("é conservador") ou maiores ("é otimista") em relação aos US GAAP. A média e a mediana do IC no período 2001 a 2005 indicaram conservadorismo das normas brasileiras, não confirmado pelo teste t-Student, mas corroborado pelo teste de Wilcoxon a 10% de significância. Dividindo-se em dois subperíodos, obteve-se um IC médio de 1,2 para 2001-2002 (significativo a 3,3%) e de 0,86 para 2003-2005 (significativo a 3%), indicando uma disparidade de comportamento: a contabilidade brasileira mostra-se mais otimista que os US GAAP até 2002, passando a mais conservadora a partir de 2003 até 2005.

    Resumo em Espanhol:

    La falta de un conjunto único de normas contables válidas para todos los países puede conducir a resultados contradictorios. Por ejemplo, entre los emisores brasileños de las ADR (American Depositary Receipts) en la NYSE (New York Stock Exchange), CEMIG (empresa de energía) presentó en 2002 una pérdida de R$ 12 millones, de acuerdo a las normas de EE.UU. (US GAAP) y, según la normativa brasileña, una pérdida de R$ 1 mil millones (o 83 veces mayor). CSN también presentó en el mismo año una ganancia de $ 6 millones en virtud de los US GAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles), en comparación con una pérdida de $ 218 millones, según las normas brasileñas (es decir, 30 veces mayor). Este estudio tiene como objetivo determinar si las diferencias entre las normas contables brasileñas y las americanas (US GAAP) generan un impacto significativo en los resultados reportados en el Formulario 20F por los 30 emisores brasileños de las ADR en la NYSE. Para medir el efecto de estas diferencias de reglamentación de los resultados se utilizó el "Índice de Conservadorismo" (IC) de Gray, que mide cómo un sistema de contabilidad nacional genera menores ganancias ("es conservador") o mayor ("es optimista") que US GAAP. La media y la mediana de la IC en el período 2001 a 2005 indican que el conservadurismo de las normas brasileñas, no confirmado por el teste t de Student, pero confirmado por la prueba de Wilcoxon en el 10% de nivel de significación. Dividido en dos períodos, se obtuvo un promedio de 1,2 para la CI 2001 a 2002 (significativo en el 3,3%) y 0,86 para el período 2003-2005 (significativo en el 3%), lo que indica una diferencia en el comportamiento: la contabilidad brasileña parece más optimista que los US GAAP para el año 2002, llegando a ser más conservador desde 2003 hasta 2005.

    Resumo em Inglês:

    The lack of a single set of accounting rules valid for all countries can lead to conflicting results. For example, among the Brazilian issuers of ADRs (American Depositary Receipts) on the NYSE (New York Stock Exchange), CEMIG presented in 2002 a loss of R$ 12 million according to U.S. GAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles) and, under Brazilian regulations, a loss of R$ 1 billion (or 83 times greater). CSN also presented in the same year a profit of R$ 6 million under U.S. GAAP, compared to a loss of R$ 218 million, according to Brazilian standards (ie 30 times higher). This study aims to determine whether differences between Brazilian accounting standards and U.S. (U.S. GAAP) generate significant impact on the results reported on Form 20F by the 30 Brazilian issuers of ADRs. To measure the effect of these regulatory differences in the results we used the "Conservatism Index" (CI) of Gray, which measures how a national accounting system generates lower ("is conservative") or higher ("is optimistic") profits than U.S. GAAP. The mean and median of the IC in the period 2001 to 2005 indicate conservatism of Brazilian rules, not confirmed by the Student t test, but confirmed by the Wilcoxon test at 10% significance. Divided in two periods, we obtained an average of 1.2 for IC 2001 to 2002 (significant at 3.3%) and 0.86 for 2003-2005 (significant at 3%), indicating a difference in behavior: Brazilian accounting seems more optimistic than U.S. GAAP by 2002, becoming more conservative from 2003 until 2005.
  • Determinantes da formação do capital intelectual nas empresas produtoras de tecnologia da informação e comunicação Finanças Estratégicas

    Lima, Adilson Celestino; Carmona, Charles Ulises

    Resumo em Português:

    O processo de avaliação de empresas tem avançado no sentido de incorporar novas metodologias e/ou adaptar as metodologias já existentes, comprovada-mente eficientes, para os novos paradigmas da avaliação. A área de avaliação incorpora outras disciplinas além das já conhecidas de Finanças e requer maior interação com a dinâmica estratégica das organizações. Em se tratando de avaliação dos intangíveis, uma questão bastante relevante se impõe: o valor do capital intelectual. Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são empresas diferenciadas e que precisam de um adequado tratamento quando do processo de determinação do seu valor de mercado. As metodologias tradicionais apenas demonstram o valor da empresa; no entanto, por ser esse tipo de empresa preponderantemente de capital intangível, é difícil identificar seus geradores de valor. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, usando a análise multivariada e especificamente a análise fatorial. Essa metodologia objetivou, explorar, através de questionário respondido por gestores de empresas de TIC, quais seriam as variáveis fundamentais na criação de valor nesse tipo específico de organização. De acordo com os resultados da pesquisa, o capital intangível é formado por quatro fatores ou drivers: o Capital Humano, respondendo por 26,8% da variância total; a Gestão do Capital Humano, respondendo por 21,4% da variância total; o Capital Estrutural, respondendo por 19,7%, e o Ambiente Organizacional, respondendo por 19,1%. Juntos, esses fatores respondem por 87% de toda a variância envolvendo o capital intangível.

    Resumo em Espanhol:

    El proceso de evaluación de las empresas ha avanzado de forma a incorporar nuevas metodologías y/o adaptar las metodologías existentes, comprobadas como efectivas para los nuevos paradigmas de la evaluación. El área de evaluación incluye áreas distintas de la ya conocida finanzas y se requiere una mayor interacción con la dinámica estratégica de las organizaciones. Cuando se trata de la evaluación de los intangibles, surge un tema muy pertinente que es el valor del capital intelectual. Las empresas de tecnología de la información y de comunicación (TIC) son diferentes y necesitan de un tratamiento adecuado en el proceso de determinación de su valor de mercado. Los métodos tradicionales sólo demuestran el valor de la empresa, sin embargo para este tipo de empresas de capital intangible es difícil identificar los direccionadores de valor. Este estudio tuvo como objetivo identificar los principales direccionadores de valor de negocios de tecnología de información y comunicación, utilizando el análisis multivariado y, de forma específica, el análisis factorial. Esta metodología tuvo como objetivo explorar, a través de cuestionarios respondidos por los gerentes de empresas de TIC, ¿cual es la clave principal para la creación de valor en este determinado tipo de organización?. De acuerdo con los resultados del estudio, el capital intangible está formado por cuatro factores o direccionadores, que son: Capital Humano, que representa el 26,8% de la varianza total; la gestión del capital humano, que representa el 21,4% de la varianza total; Capital estructural, que representa el 19,7%; y de las Organizaciones para el Medio Ambiente, que representan el 19,1%. En conjunto, estos factores representan el 87% de participación de la varianza total del capital intangible.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation process of companies has advanced to incorporate new methodologies and/or adapt existing approaches, proven effective for new paradigms of assessment. The assessment area includes topics other than finance and requires greater interaction with the strategic dynamics of organizations. When it comes to assessing the intangibles, a question arises quite relevant: the value of intellectual capital. Companies in information technology and communication companies (TIC) are different and need a proper treatment when the process of determining its market value. Traditional methods only demonstrate the value of the company, because this type of enterprise mainly of intangible capital, it is difficult to identify the value drivers. This study aimed to identify the main value drivers of business information technology and communication, using the analysis multivariate analysis and specifically factor analysis. This methodology aimed to explore, through questionnaires answered by business managers of TIC, what would be the main key to the creation of value in this particular type of organization. According to the survey results, the intangible capital is formed by four factors or drivers, which are: Human Capital, accounting for 26.8% of total variance, the Human Capital Management, accounting for 21.4% of variance Total, Structural Capital, accounting for 19.7% and Organizational Environment, accounting for 19.1%. Together, these factors account for 87% of the total variance involving intangible capital.
  • Condicionantes estruturais dos relacionamentos intraorganizacionais: uma análise da influência sobre relações de comunicação e decisão Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Santos, Luis Gabriel Abravanel dos; Rossoni, Luciano; Machado-da-Silva, Clóvis Luiz

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intraorganizacionais de comunicação e de tomada de decisão estabelecidas entre gerentes de uma organização industrial. Partindo de aspectos conceituais delineados na teoria das organizações e em teorias sobre redes sociais, buscamos, em primeiro lugar, avaliar como a estrutura formal condiciona as relações de comunicação e de tomada de decisão. Depois, avaliamos como a estrutura departamental define os padrões de homofilia e heterofilia. Por fim, avaliamos como os aspectos formais do cargo, as características pessoais e a posição na rede estão associados com o prestígio dos gerentes. Nos resultados, destacamos que, entre as relações formais, aquela que apresenta maior condicionamento sobre as relações naturais é a relação hierárquica, e ela condiciona muito mais as escolhas instrumentais (tomada de decisão) que as escolhas sociais (comunicação). Observamos também que o departamento de produção apresenta tendência de segregação ou homofilia, enquanto os demais departamentos apresentam tendência de diferenciação ou heterofilia. Por fim, buscando compreender os antecedentes do prestígio dos gerentes, identificamos que, entre as variáveis de redes, aquelas que apontam para a formação de capital social por meio dos laços fracos mostraram-se mais fortemente relacionadas com prestígio na tomada de decisão do que aquelas que indicam capital social por meio dos laços fortes.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tiene como objetivo analisar las relaciones intraorganizacionales de comunicación y de toma de decisiones entre gerentes de una organización industrial, partiendo de aspectos conceptuales delineados en la teoria de las organizaciones y en teorias sobre redes sociales. Buscamos, en primero lugar, avaliar como la estructura formal condiciona las relaciones de comunicación y de toma de decisiones. Después, avaliamos como la estructura departamental define los modelos de homofilia y heterofilia. Por fin, avaliamos como los aspectos formales del cargo, las características personales y la posición em la red están asociados com el prestigio de los gerentes. Em los resultados, destacamos, que, entre las relaciones formales aquella que presenta mayor condicionamiento sobre las relaciones naturales es la relación hierárquica, siendo que la misma condiciona mucho mas las elecciones instrumentales (toma de decisión) que las elecciones sociales. Observamos, también, que el departamento de producción presenta la tendencia de segregación o homofilia, em cuanto los demás departamentos presentan tendencia de diferenciación ou heterofilia. Por ultimo, buscamos compreender los antecedentes del prestigio de los gerentes, identificamos que, entre las variables de red, aquellas que apuntan para la formación del capital social por médio de lazos debiles se muestran mas fuertemente relacionadas com el prestigio de la toma de decisión de aquellas que indican capital social por intermédio de lazos fuertes.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the communication and decision relations making between managers established and industrial organization. Starting with conceptual issues outlined in the organization theory and social networks theories, we first assess how the formal structure determines the relations of communication and decision making. Then we evaluate how the departmental structure enacts patterns of homophily and heterophily. Finally, we evaluate how the formal aspects of the office, personal characteristics and position in the network are associated with the prestige of the managers. In the results, we stress that, between the formal relations, hierarchical relationship determines natural relations, affecting more instrumental choices (decision making) that social choices (communication). We also observed that the production department has a tendency of segregation or homophily, while other departments have a tendency of differentiation or heterophily. Finally, trying to understand the background to the reputation of managers, we identify which among the variables of networks, those that point to the formation of social capital through weak ties were more strongly related to prestige in decision making than those indicate that social capital through strong ties.
  • A socialização de consumo e a formação do materialismo entre os adolescentes Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Santos, Cristiane Pizzutti dos; Fernandes, Daniel Von Der Heyde

    Resumo em Português:

    As experiências na adolescência são de grande importância na construção de padrões de comportamento, inclusive na fase adulta. Utilizando-se da teoria da socialização e de estudos sobre materialismo, o propósito deste trabalho é examinar a formação do comportamento materialista entre adolescentes, investigando as variáveis antecedentes desse comportamento. Para tanto, um modelo teórico, baseado em duas importantes correntes de pesquisa - teoria da socialização e da estrutura sociofamiliar - foi desenvolvido e testado, através de dois estudos descritivos de corte transversal, o primeiro com 460 adolescentes e o segundo com 190 recém-adultos. O modelo foi testado pela técnica estatística de Análise Fatorial Confirmatória a partir de equações estruturais. Os resultados do primeiro estudo trouxeram um impacto significativo das seguintes variáveis no comportamento materialista dos adolescentes: 1. grau de interação com os pais; 2. nível de contato com os amigos; 3. grau de contato com a televisão; 4. sexo; 5. renda familiar; e 6. situação dos pais. Jovens do sexo feminino, com pais separados, alta renda familiar, maior contato com os amigos e com a televisão indicaram maior grau de materialismo; enquanto aqueles com maior interação com os pais apresentaram menor grau de materialismo. Ao se comparar os resultados obtidos na primeira amostra com aqueles obtidos na segunda - composta por jovens adultos -, observa-se que a influência do sexo, da renda e, principalmente, da televisão no comportamento materialista obteve queda expressiva. Por outro lado, a influência da separação dos pais na época da adolescência mantém-se elevada e a influência da interação com os amigos também nessa época tem forte aumento. De forma geral, os resultados sustentam o impacto da socialização durante a adolescência na formação do materialismo e a influência da interação com amigos tanto entre adolescentes quanto entre indivíduos no início da fase adulta. Em relação à televisão, o impacto é mais imediato, ficando restrito ao comportamento materialista durante a adolescência. A separação dos pais, o sexo e a renda familiar também tiveram influência relevante. Não houve diferença nos níveis de materialismo entre as duas amostras. Um estudo qualitativo com 11 adolescentes foi realizado para sedimentar os achados, no qual a influência do grupo foi ressaltada.

    Resumo em Espanhol:

    Las experiencias en la adolescencia son de gran importancia en la construcción de estándares de comportamiento, incluso en la fase adulta. Utilizándose de la teoría de la socialización y de estudios sobre materialismo, el propósito de este trabajo es examinar la formación del comportamiento materialista en la población joven, investigando las variables que anteceden a ese comportamiento. Para eso, un modelo teórico, basado en dos importantes corrientes de investigación - teoría de la socialización y de la estructura socio-familiar - ha sido desarrollado y averiguado, a través de dos estudios cuantitativos, el primero con 460 adolescentes y el segundo con 190 recién-adultos. El modelo fue probado por la técnica estadística del análisis factorial confirmatoria de ecuaciones estructurales. Los resultados del primer estudio han traído un impacto significativo de las siguientes variables en el comportamiento materialista de los adolescentes: 1. grado de interacción con los padres; 2. nivel de contacto con los amigos; 3. grado de contacto con la televisión; 4. sexo; 5. renta familiar; y 6. situación de los padres. Siendo que jóvenes del sexo femenino, con padres separados, alta renta familiar, mayor contacto con los amigos y con la televisión han indicado mayor grado de materialismo; mientras aquellos con mayor interacción con los padres, han presentado menor grado de materialismo. Al compararse los resultados obtenidos en la primera muestra con aquellos obtenidos en la segunda - compuesta por jóvenes adultos, se puede observar que la influencia del sexo, de la renta y, principalmente, de la televisión en el comportamiento materialista obtuvieron una caída expresiva. Por otro lado, la influencia de la separación de los padres en la época de la adolescencia se mantiene elevada y la influencia de la interacción con los amigos también en esta época tiene fuerte aumento. De forma general, los resultados sostienen el impacto de la socialización durante la adolescencia en la formación del materialismo y la influencia de la interacción con amigos tanto entre adolescentes cuanto entre los individuos en el inicio de la fase adulta. En relación a la televisión, el impacto es más inmediato, quedando restricto al comportamiento materialista durante la adolescencia. La separación de los padres, el sexo, la renta familiar también han tenido influencia relevante. No ha habido diferencia entre los niveles de materialismo entre las dos muestras. Un estudio cualitativo con 11 adolescentes ha sido realizado para sedimentar las descubiertas, en la cual la influencia del grupo ha sido resaltada.

    Resumo em Inglês:

    Experiences in adolescence are of major importance in building patterns of behavior, including in the adult phase. Drawing from socialization theory and studies on materialism, this study aims to investigate the formation of materialistic behavior among adolescents, researching the antecedent variables of this behavior. In order to do that, a theoretical framework, based on two important research streams - socialization theory and socio-familiar structure -, was developed and tested through two surveys, the first one with 460 adolescents and the second with 190 just-adults. The model was tested by the statistical technique of Confirmatory Factorial Analysis with structural equations. The findings of the first study bring a significant impact of the following variables in the materialistic behavior among adolescents: 1. level of interaction with their parents; 2. level of contact with their peers; 3. level of contact with television; 4. gender; 5. family income; and 6. situation of their parents. Female teenagers, with divorced parents, high family income, higher contact with their peers and with television indicated higher degree of materialism; while those adolescents with higher interaction with their parents presented lower degree of materialism. Comparing these findings with those from the second study - composed by just-adults -, we observe that the influence of gender, income and, mainly, television on the materialistic behavior has decreased significantly. On the other hand, the impact of the situation of the parents in the adolescence is still high and the influence of the level of interaction with their friends during teenager years increased. Overall, the results support the impact of socialization during adolescence in the formation of materialism and the influence of the interaction with peers on the sample composed by adolescents as well as by individuals in the beginning of their adult phase. Regarding television, the impact is more immediate, being restricted to materialistic behaviors during adolescence. The separation of parents, gender, and familiar income also exert relevant influence. There was no difference in levels of materialism between the two samples. A qualitative study with 11 adolescents was carried out to sediment findings, in which the group influence was salient.
  • Publicações póstumas de Henri Fayol: revisitando sua teoria administrativa Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Souza, Edson Miranda De; Aguiar, Afrânio Carvalho

    Resumo em Português:

    O engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925) é usualmente apresentado aos estudantes de Administração como o Pai da Escola Clássica de Administração, o que demonstra uma representação limitada da amplitude de sua contribuição para a evolução do pensamento administrativo. Além disso, é frequentemente associado ao seu contemporâneo, o teórico norte-americano Frederick Taylor, sendo aos dois atribuída a defesa de um modelo autoritário de administração. Entretanto, recentemente, pesquisadores descobriram, através do exame de documentos raros e inéditos, um desconhecido retrato desse pioneiro. Este trabalho resulta de uma investigação que buscou levantar fontes de informação bibliográfica disponíveis, publicadas ou não, incluindo resultados de trabalhos de pesquisadores da França, dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão. Esses pesquisadores compõem um reduzido grupo de estudiosos, aqui denominados "novos fayolistas" porque retomam, depois de anos de quase amnésia no meio acadêmico, o interesse pelas contribuições de Henri Fayol. Tais estudos revelam conceitos desenvolvidos por Fayol que antecipam aspectos de teorias e práticas da Administração que, somente mais tarde, seriam desenvolvidas, como a Escola de Relações Humanas, a Teoria Contingencial e o Planejamento Estratégico. Ao apresentar as recentes pesquisas sobre o homem e o teórico Henri Fayol, este estudo permite, aos docentes e estudantes de língua portuguesa, acesso a escritos e palestras de sua autoria que, até então, permaneciam desconhecidos.

    Resumo em Espanhol:

    El ingeniero francés Henri Fayol (1841-1925) se suele presentar a los estudiantes de Ingeniería Comercial como el Padre de la escuela clásica de Administración, que resulta ser una representación limitada de la magnitud de su contribución a la evolución del pensamiento Administración. Por otra parte, se asocia a menudo con su contemporáneo, el teórico estadounidense Frederick Taylor, puesto que ambos son designados como defensores del modelo autoritario de gestión. Sin embargo, recientemente, los investigadores han descubierto a través de examen de documentos raros e inéditos, un retrato desconocido de ese pionero. Este estudio es resultado de una investigación que buscaba descubrir las fuentes de información bibliográfica disponibles, publicadas o no, incluyendo los resultados de estudios realizados por investigadores de Francia, EE.UU., Canadá, Australia y Japón. Estos investigadores forman un pequeño grupo de estudiosos, aquí llamado "nuevos fayolistas" porque vuelven, después de años de casi amnesia en el mundo académico, el interés por las aportaciones de Henri Fayol. Los estudios revelaron conceptos desarrollados por Fayol que anticipan aspectos de las teorías y prácticas de la administración que, sólo más tarde se desarrollaría como la Escuela de Relaciones Humanas, Teoría de la Contingencia y Planificación Estratégica. Al presentar las últimas investigaciones sobre el hombre y el teórico Henri Fayol, este estudio permite a los profesores y estudiantes de lengua Portuguesa, el acceso a los escritos y conferencias de su autoría, que hasta entonces habían permanecido desconocidos.

    Resumo em Inglês:

    The French engineer Henri Fayol (1841-1925) is usually introduced to the students of Management as the Father of Classical School, which however, would be a misrepresentation of the breadth of his contribution to management. In addition, he is often associated with his contemporary, the American theorist Frederick Taylor, both credited with having advocated an authoritarian model of management. Recent researchers, however, have found, through examining unpublished and rare documents, an unknown portrait of this pioneer. This paper comes out from extensive available bibliographic sources, published and unpublished, which include studies developed by researchers from France, United States, Canada, Australia and Japan. These researchers make up a small group of scholars, here called "new fayolists" because, after years of almost amnesia in academia, they resumed interest in the contributions of Henri Fayol. These studies uncover concepts, developed by Fayol, which anticipated aspects of coming management theories like human relations movement, systems-based contingency theory and strategic planning. By presenting this recent research about the man and theorist Henri Fayol, this study allows, to the Portuguese language students and scholars, access to writings and speeches of Henri Fayol that remain untranslated and unpublished until now.
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