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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 12, Número: 6, Publicado: 2011
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Perspectivas sociológicas da estratégia em organizações: uma introdução ao fórum

    Kirschbaum, Charles; Guarido Filho, Edson Ronaldo
  • Indo além do economizing: o papel das redes sociais na apropriação de valor em relações cooperativas

    Miranda, Bruno Varella; Saes, Maria Sylvia Macchione

    Resumo em Português:

    Este trabalho, de natureza teórica, investiga o papel das redes sociais para a compreensão da apropriação do valor em relações cooperativas. A perspectiva da governança (WILLIAMSON, 1985, 1996) adota um cenário composto por agentes atomizados para explicar a estratégia. Nele, é possível aos indivíduos estabelecer ex ante os benefícios de participação em uma relação cooperativa e, assim, mitigar as possibilidades de comportamento oportunista. O presente artigo demonstra que a caracterização dos mercados feita pela perspectiva da governança é imprecisa. Mais especificamente, argumenta que a existência de ativos específicos dificulta a obtenção da informação necessária para a determinação do valor gerado em um esforço cooperativo. Como consequência, é possível que haja o desalinhamento entre as contribuições relativas e as respectivas recompensas nessas relações. Compreender a forma como os agentes econômicos obtêm essa informação e quais as motivações por trás de sua transferência são os objetivos deste trabalho. Para tanto, a contribuição da nova sociologia econômica (GRANOVETTER, 1985, 2005; UZZI, 1996) é utilizada. As principais conclusões são: 1. o hold up não representa o único risco de comportamento oportunista em uma relação cooperativa; 2. a transferência de informações constitui uma dimensão que ajuda a explicar as motivações dos agentes nessas relações; 3. a participação em redes contribui para a redução dos custos de obtenção da informação relevante; 4. a existência de redes densas explica a transferência gratuita de dados entre os seus membros. O conteúdo desenvolvido nas próximas páginas possibilita uma reflexão acerca da relação entre os indivíduos e o espaço de interação em que realizam intercâmbios. Permite, dessa maneira, um olhar mais realista sobre a arquitetura dos mercados, tema curiosamente pouco estudado pelos economistas. Ademais, fornece ferramentas para a interpretação da existência de padrões heterogêneos de distribuição de valor em relações cooperativas.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo teórico investiga el papel de las redes sociales para explicar la apropiación de valor en relaciones cooperativas. La perspectiva de la gobernación (WILLIAMSON, 1985, 1996) utiliza un escenario compuesto por agentes atomizados para explicar la organización económica. Bajo este abordaje, los individuos pueden determinar ex ante las ventajas de participar en una relación cooperativa. En consecuencia, son capaces de mitigar las amenazas de comportamiento oportunista. El presente texto demuestra que, debido a la existencia de activos específicos, la perspectiva de la gobernación caracteriza los mercados de modo impreciso. Más especificamente, sostiene que la existencia de costos de transacción positivos dificulta la obtención de la información necesaria para determinar el valor creado en una relación cooperativa. El resultado: un desalineamiento entre las contribuciones relativas y las recompensas derivadas de este esfuerzo. Este trabajo ofrece una explicación, inspirada en la nueva sociología económica (GRANOVETTER, 1985, 2005; UZZI, 1996) para el proceso de obtención de información y los motivos que determinan su transferencia entre los agentes. Las conclusiones son: 1. el hold up no es la única amenaza de comportamiento oportunista en una relación cooperativa; 2. la transferencia de información está relacionada con el embeddedness; 3. la participación en una red es una forma de reducir los costos de descubrimiento de la información necesaria; 4. la existencia de redes enraizadas explica la transferencia gratuita de informacion entre sus participantes. El presente texto busca esclarecer la relación entre los agentes y su espacio de interacción. Además, proporciona herramientas para la interpretación de la existencia de patrones heterogéneos de distribución de valor en relaciones cooperativas.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical work investigates the role of social networks in explaining value appropriation in cooperative relationships. The governance perspective (WILLIAMSON, 1985, 1996) uses a scenario composed by atomized agents to explain economic organization. Under this view, individuals can establish ex ante the benefits of participating in a cooperative relationship. Consequently, they can mitigate threats of opportunist behavior. The present work demonstrates that, due to the existence of specific assets, the governance perspective characterizes markets imprecisely. More specifically, it argues that the existence of positive transaction costs makes it difficult to obtain relevant information which is used to determine the value created in a cooperative relationship. Consequently, a misalignment between relative contributions and rewards may occur. This paper provides an explanation, based on new economic sociology (GRANOVETTER, 1985, 2005; UZZI, 1996) for the process of gathering information and the reasons which determine its transference among individuals. The main conclusions are: 1. hold up does not represent the only threat of opportunist behavior in a cooperative relationship; 2. the transference of information helps to explain social embeddedness; 3. being part of a network is a source of reducing the costs of discovering relevant information; 4. the existence of embedded networks explains the free transfer of information among their members. The reasoning developed here intends to clarify the relationship among individuals and their interaction space where assets are exchanged. It allows a more realistic approach to the architecture of markets, a topic which has not received attention from economists. It also provides tools for interpreting the existence of heterogeneous patterns of distribution of value in cooperative relationships.
  • Agência em estratégia: conectando prática social e codeterminação

    Sauerbronn, Fernanda Filgueiras; Faria, Alexandre de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma perspectiva mais plural para o estudo da agência em estratégia, por meio do empréstimo do conceito de codeterminação, contribuindo para o reconhecimento e a superação de certas limitações da área. As razões históricas que levaram a área de estratégia a focar o indivíduo são analisadas ao longo do texto, principalmente a partir do predomínio de abordagens específicas que tratam da relação entre indivíduo, organização e ambiente. Os autores argumentam que grande parte da literatura de estratégia privilegia uma representação específica de organização e gerência (isto é, a grande corporação e o capitalismo gerencial controlado por uma "mão visível permitiu gerar, ao longo das últimas décadas, falsas dicotomias (micro/macro, voluntarismo/determinismo) e promoveu uma conflação entre a agência do indivíduo e a agência da organização. De forma a superar essas falsas dicotomias e endereçar o estudo da agência, os autores revisitam o desenvolvimento de algumas perspectivas que procuraram, nas últimas décadas, incorporar os debates produzidos na área de estudos organizacionais, principalmente na Europa. O artigo dá destaque às discussões acerca da perspectiva da estratégia como prática social (strategy as practice - S-as-P), principalmente aquelas vinculadas à teoria da estruturação, por causa de sua ampla utilização. Seguindo o movimento europeu, também é crescente no Brasil o interesse por S-as-P e pelos conceitos de strategizing, organizing e micropráticas; isso faz com que o conceito de agência continue insuficientemente explorado apesar dos importantes avanços alcançados. Os autores deste artigo propõem uma perspectiva - baseada no conceito de codeterminação - na qual a agência se constitui ao longo de processos de interação horizontal e vertical, envolvendo mecanismos e atores que residem nos níveis microindividual, meso--organizacional e macroestrutural. O potencial do conceito de codeterminação é reconhecido para que se realize, em S-as-P, uma "análise estratificada" da agência e discutam-se elementos que permitam revelar as "camadas" de influências. Por fim, os autores traçam considerações acerca da viabilidade de perspectivas alternativas para o estudo da agência em S-as-P e de sua importância para contrabalançar a literatura dominante e elevar a relevância dos estudos no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo propone una perspectiva más plural para el estudio de la agencia en estrategia, mediante el préstamo del concepto de co-determinación, contribuyendo para lo reconocimiento y la superación de algunas de sus limitaciones. Las razones históricas que llevó al campo de la estrategia de centrarse en el individuo son tratados en el texto, sobre todo de la prevalencia de un enfoque específico en cuanto la relación entre individuo-organización-ambiente. Los autores argumentan que gran parte de la literatura de estrategia se centra en una representación particular de organización y gestión (es decir, las grandes corporaciones y el capitalismo gerencial controlado por una "mano visible"), esto permitió generar durante las últimas décadas falsas dicotomías (micro/macro, voluntarismo/determinismo) y promovió una fusión entre la agencia individual y la agencia de la organización. Con el fin de superar estas falsas dicotomías y promover el estudio de la agencia, los autores volven a la elaboración de algunas perspectivas que quiso incorporar a la discusión producida en el área de estudios organizacionales, particularmente en Europa, en las últimas décadas. En el artículo se destacan los debates sobre la perspectiva de estrategia como práctica social (strategy as practice, S-as-P), especialmente los relacionados con la teoría de la estructuración debido a su amplio uso. Siguiendo el movimiento europeo, en Brasil también crece el interés en los conceptos de strategizing, organizing y micro-practicas, esto hace que el concepto de agencia sigue siendo subutilizado a pesar de los progresos significativos realizados. Los autores de este trabajo propone una perspectiva - basado en el concepto de co-determinación - en la que la agencia se constituye a través de procesos de interacción horizontal y vertical, entre actores y mecanismos que se encuentran en los niveles micro-individuales, meso-organizacionales y macro-estructurales. Se reconoce el potencial del concepto de co-determinación para llevar a cabo una "análisis estratificada" de la agencia en S-as-P y revelar las "capas" de influencia. Finalmente, los autores hacen algunas consideraciones sobre la viabilidad de perspectivas alternativas al estudio de la agencia en S-as-P y su importancia como un contrapeso a la literatura dominante e incremento de la relevancia de los estudios en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The paper proposes a more pluralistic perspective for the study of agency in strategic management field, through the use of co-determination concept, aiming to contribute to overcome certain limitations its literature. The historical reasons that led the field of strategy to focus on the individual are addressed in the paper, putting focus on the prevalence of specific perspectives that address the relationship between individual-organization-environment. The authors argue that a substantial part of its literature is focused on a particular representation of organization and management (i.e. large corporations, managerial capitalism and its "visible hand"); it has generated over the past decades false dichotomies (micro/macro, voluntarism/determinism) and promoted a conflation between the individual's agency and the organization's agency. In order to overcome these false dichotomies and address the agency's study, the authors revisit the development of some perspective that sought in the last decade to approximate to some important debates produced in organizational studies field, particularly in Europe. The article gives prominence to the perspective that considers the strategy as a social practice (S-as-P), mainly that related to Structuration Theory due to its extensive use. In Brazil, there is a growing interest in the S-as-P perspective and the concepts of strategizing, organizing e micropractices - as suggested in European literature -; nevertheless the agency concept remains inadequately addressed despite the significant progress made. The authors of this paper propose a perspective - based upon the concept of co-determination - in which the agency is constituted throughout processes of horizontal and vertical interaction, comprising actors and mechanisms that lie at micro-individual, meso-organizational and macro-structural levels. Co-determination' potentiality is recognized in order to accomplish in S-as-P a "stratified analysis" of agency and reveal the layers of influences deriving from different levels. Finally, the authors delineate some considerations about the viability of more plural perspectives to the study of agency in S-as-P and its importance to counterbalance the dominant literature and increase the relevance of the studies in Brazil.
  • Estratégia como prática social: o estrategizar em uma rede interorganizacional

    Tureta, César; Lima, Juvêncio Braga de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é identificar e analisar como ocorre o processo de estrategizar em uma rede interorganizacional de pequenas e médias empresas. Assumimos como referência teórica a perspectiva da estratégia como prática social. Essa abordagem parte da ideia de que as estratégias são (re)constituídas no cotidiano organizacional por meio das interações entre os atores que negociam seus variados e contraditórios interesses. Tal abordagem acompanha o movimento que vem ocorrendo na teoria social, a qual passou a dar maior enfoque às práticas sociais. A pesquisa se desdobra com base em um estudo de caso qualitativo desenvolvido em uma rede interorganizacional do interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, observação não participante e análise documental. Com base nas informações encontradas no campo, verificamos a existência de quatro grandes práticas estratégicas na rede pesquisada (negociando e comprando; precificando produtos; definindo a marca e projetando franquias; criando o cartão de crédito). Tais estratégias foram identificadas como "individuais" ou "coletivas". Observamos que estratégias "individuais" e estratégias "coletivas" se influenciam mutuamente, sendo tênue a linha divisória que as separa, uma vez que se confundem no processo de estrategizar, na medida em que os interesses são negociados. Concluímos que as práticas estratégias desenvolvidas na rede, a partir das relações entre os atores, são marcadas por constantes tensões e contradições entre os diferentes interesses que subsistem no arranjo interorganizacional. Além do mais, as estratégias não seguem uma lógica coerente por meio de ações deliberadas em prol de um objetivo claramente definido.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es identificar y analizar cómo el proceso de elaboración de estrategias se produce en una red interinstitucional de las pequeñas y medianas empresas. Tomamos como referencia la perspectiva teórica de la estrategia como práctica social. Este enfoque proviene de la idea de que las estrategias son constituida en la vida cotidiana, a través de las interacciones entre los actores, que negocian sus intereses variados y contradictorios. Este enfoque sigue el movimiento que se ha producido en la teoría social, que ha puesto más énfasis en las prácticas sociales. La investigación se desarrolla sobre la base de un estudio cualitativo de casos desarrollados en una red interinstitucional en Minas Gerais. La recolección de datos se llevó a cabo a través de entrevistas en profundidad, la observación no participante y análisis de documentos. Sobre la base de información que se encuentra en el campo se comprobó la existencia de cuatro prácticas estratégicas principales en la red estuidiada (la negociación y compra; los precios de los productos; definición de marcas y diseño de franquicias; creación de la tarjeta de crédito). Estas estrategias han sido identificados como "individuo" o "colectivos". Se observó que las estrategias de "individuo" y las estrategias de "colectivo" se influyen mutuamente, y la delgada línea que los separaba, ya que confunden el proceso de elaboración de estrategias en la medida en que los intereses se negocian. Se concluye que las estrategias prácticas desarrolladas en la red, de las relaciones entre los actores, están marcadas por constantes tensiones y contradicciones entre los diferentes intereses que existen en la interorganizacional. Además, las estrategias no siguen una lógica coherente a través de acciones deliberadas para lograr un objetivo claramente definido.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to identify and analyze the strategizing process in an organizational network of small and medium size enterprises. We employ the strategy as social practice perspective as reference for the study. This approach assumes that strategies are constituted in everyday life, through interactions among the actors, who negotiate their various and contradictory interests. That approach follows the movement that has occurred in social theory, which focuses on social practices. The research is based on a qualitative case study developed in an interorganizational network at Minas Gerais. Data collection was conducted through in-depth interviews, non-participant observation and documentary analysis. Based on information search in the field we identify the existence of four strategic practices in the network (negotiating and purchasing, pricing products, defining brand and designing franchises, creating the credit card). Such strategies have been identified as "individual" or "collective". "Individual" and "collective" strategies influence each other on the process of strategizing, however, the line that separating them is unclear to the extent that the interests are negotiated. We conclude that the strategies as practice developed in the network, in the course of the relationships between actors, are constantly in tensions and contradictions among various inter-organizational interests. Moreover, the strategies do not follow a consistent logic through deliberate actions towards a clearly defined goal.
  • Compreendendo relações entre a dinâmica evolutiva do campo da carcinicultura do Rio Grande do Norte e as estratégias adotadas por seus atores

    Fernandes, José Augusto Lacerda; Lopes, Fernando Dias; Viana, Fernando Luiz Emerenciano

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo compreender as relações existentes entre a dinâmica de formação/estruturação de um campo organizacional e as estratégias adotadas por seus atores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa longitudinal no campo da carcinicultura - agronegócio do camarão - do Rio Grande do Norte (RN). Para operacionalizar a pesquisa, efetuou-se a coleta de informações múltiplas e plurais, com a adoção de diferentes instrumentos de pesquisa, com destaque para a observação direta, para as entrevistas semiestruturadas, procedidas com diferentes atores do campo (empresas, cooperativas, associações de classe, universidades e governo) e, ainda, para um amplo acervo de dados secundários. Com base na análise de dados, realizada de acordo com os direcionamentos de Bardin (2004), observou-se que, conforme se pressupunha, campo e estratégias têm se relacionado de modo recursivo, o que reafirma a inoperância de relações causais que considerem apenas a influência de um desses elementos sobre o outro. No que tange mais especificamente à formação/estruturação do campo, percebeu-se que, em nenhum momento dos trinta e cinco anos abrangidos pela pesquisa - desde a gênese do campo, em 1973, até 2008 -, a carcinicultura do RN obteve o nível mais elevado de institucionalização. E, não obstante, que, atualmente, em função de fatores políticos, culturais, econômicos e, sobretudo, da trajetória particular do próprio campo - da qual as estratégias mostraram ser parte fundamental -, a carcinicultura do RN evidencia um baixo nível de institucionalização. Esse fato tem uma íntima relação com as estratégias identificadas, posto que, tendo sido edificado, historicamente, sobre o tripé desconfiança-oportunismo-rivalidade, o campo acabou se tornando um palco propício para a adoção de estratégias tardias e desprovidas de um comprometimento coletivo, bastante frágeis no sentido de alavancar o desenvolvimento contínuo da atividade carcinicultora. Um fato que, somado a tantas outras evidências, sinaliza que a carcinicultura do RN constitui-se em mais um caso no qual a ação não é tão racional quanto promete e que revigora o valor de abordagens contextualizadas que apreendam as relações sociais nas quais as organizações estão imersas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo la comprensión de las relaciones existentes entre el proceso de formación y estructuración de un campo organizacional y las estrategias adoptadas por sus actores. Con este propósito, se realizó un estudio longitudinal sobre el campo de la acuicultura del camarón de Río Grande del Norte, Brasil. Para realizar el estudio, se recogieron informaciones múltiples y plurales, con la ayuda de diferentes instrumentos de investigación, entre los que destacan la observación directa y las entrevistas semiestructuradas realizadas a diferentes actores del campo (empresas, cooperativas, asociaciones gremiales, universidades y gobierno). Además, se observó un conjunto amplio de datos secundarios. Posteriormente, se analizaron los datos siguiendo las orientaciones de Bardin (2004) y se llegó a la conclusión de que, tal y como se presuponía, campo y estrategias se han relacionado de modo recurrente, lo que reafirma la ineficacia de las relaciones causales que solo consideran la influencia de uno de los elementos sobre el otro. En lo que se refiere específicamente a la formación y la estructuración del campo, se observó que la cría de camarones nunca alcanzó el nivel más alto de institucionalización en los 35 años que abarcó cronológicamente el estudio, desde 1973, año en que se originó el campo, hasta 2008. Antes al contrario, en la actualidad, debido a factores políticos, culturales, económicos y, sobre todo, a la trayectoria particular del propio campo - en la cual las estrategias demostraron ser parte fundamental -, la cría de camarones de Río Grande del Norte evidencia un bajo nivel de institucionalización. Este hecho tiene una íntima relación con las estrategias identificadas, es decir, el campo se construyó sobre el trípode de la desconfianza, el oportunismo y la rivalidad, y acabó transformándose en un escenario propicio para la adopción de estrategias tardías y desprovistas de compromiso colectivo; incapaces de estimular el desarrollo continuo de la acuicultura del camarón. Es un hecho que, añadido a otras muchas evidencias, revela que la cría de camarones en Río Grande del Norte es otro caso más en el que la actividad no es tan racional como promete ser y que refuerza el valor de los abordajes contextualizados que aprehenden las relaciones sociales en las cuales las organizaciones están inmersas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand the relations existing between the dynamics of an Organizational Field's structuring and the strategies adopted by their actors. For both, the authors conducted a longitudinal research in the field of Shrimp Farm - agribusiness of shrimp - in Rio Grande do Norte State (RN). To operationalise the research, we performed the collection of information multiple and plural, with the adoption of various instruments for research, with emphasis on direct observation, for the semi-structured interviews, proceeded with different actors of the field (enterprises, cooperatives, trade and industry associations, universities, and government), and, still, to a broad collection of secondary data. From the data analysis, carried out in accordance with the directions of Bardin (2004), it has been observed that, as it is presupposed, field and strategies have been related in a way recursive, which reaffirms the inactivity of causal relationships only to consider the influence of one of these elements on the other. Regarding more specifically the Field's structuring, it was noticed that, at any moment of the thirty five years covered by the survey - since the genesis of the field, in 1973, until 2008 - the Shrimp Farming in RN obtained the highest level of institutionalization. Yet, in spite of this, that, currently, in the light of political factors, cultural, economic, and, above all, of the trajectory of the particular field itself - of which the strategies shown to be fundamental part -, the Shrimp Farming in RN shows a low level of institutionalization. This fact has an intimate relationship with the strategies identified, put it, having been built, historically, on the tripod: distrust-opportunism-rivalry, the field became a stage conducive to the adoption of strategies late and devoid of a compromising collective; quite fragile in order to leverage the continuous development of the Shrimp Farm activity. A fact which, added to so many other evidences, it signals that the Shrimp Farming in RN consists of one more case in which the action is not as efficient as it promises to be and that reinforces the value of approaches suited to grasp the social relations in which organizations are embedded.
  • Empreendedorismo institucional: uma análise de caso no setor de energia elétrica brasileiro

    Avrichir, Ilan; Chueke, Gabriel Vouga

    Resumo em Português:

    Este artigo busca contribuir para o entendimento do papel, das características e estratégias de indivíduos denominados na literatura acadêmica como empreendedores institucionais. Apesar do crescimento recente de pesquisas acerca do tema, os trabalhos sobre o nível do indivíduo são escassos. Para a consecução dos objetivos propostos, buscamos estudos que descrevessem a atuação de indivíduos como empreendedores institucionais. Revisamos cinco artigos publicados, no período de 2006 a 2009, em revistas internacionais de alto impacto. Identificamos as características atribuídas aos empreendedores individuais nesses trabalhos, principalmente aquelas relacionadas às ações desses atores, em que etapa da mudança institucional atuaram e quais atributos lhes foram imputados. Confrontamos os resultados encontrados na revisão de literatura com o papel desempenhado por três empresários que criaram uma empresa privada pioneira no campo da comercialização de energia elétrica no Brasil, contribuindo para as transformações em curso no setor desde a década de 1990. Descrevemos o contexto institucional em que atuaram, suas trajetórias pessoais e a atuação no campo. Como metodologia de pesquisa, adotamos o método de estudo de caso de caráter qualitativo-descritivo. A fase de coleta de dados contou com múltiplas fontes de evidência, valendo-se principalmente de entrevistas em profundidade. Encontramos resultados predominantemente convergentes entre a literatura pesquisada e o caso analisado. Como contribuição, nosso estudo sugere que a atuação de agentes que promovem mudanças pode ser dividida em duas categorias principais quanto à sua extensão. Além disso, a análise do caso conduzido aponta para certo consenso sobre aspectos relacionados à atuação de indivíduos considerados na literatura acadêmica como empreendedores institucionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo busca contribuir para la comprensión del papel, características y estrategias de individuos cualificados como emprendedores institucionales. A pesar del fuerte atractivo de la propuesta, son pocos los estudios empíricos que tratan sobre el tema. Nuestro trabajo, analiza cinco estudios publicados en el período de 2006 a 2009, en periódicos internacionales de alto impacto. Así, son utilizados conceptos oriundos de la sociología institucional, también, elementos de la teoría económica, en la búsqueda por aproximación entre las disciplinas de estrategia y la perspectiva sociológica. Apuntamos algunos aspectos que se relacionan con el paradojo de la agencia imbricada y elementos que caracterizan la acción y ayudan en la conceptuación de lo que es emprendedorismo institucional. En la etapa de análisis, los resultados encontrados en la revisión de literatura son confrontados con la actuación de tres empresarios que crean una empresa privada pionera en el campo de comercialización de energía eléctrica en Brasil, contribuyendo para las transformaciones en curso en el sector de energía eléctrica en la década de 1990. La metodología adoptada en esta investigación se configura como un caso de carácter cualitativo-descriptivo. La etapa de colecta de datos utilizo múltiples fuentes de evidencia. El trabajo busco averiguar si las proposiciones existentes en la literatura sobre el individuo como emprendedor institucional, principalmente en relación a sus características, se confirman en una situación distinta de la originalmente propuesta, con resultados predominantemente positivos. También, sugerimos que la actuación de los individuos puede ser dividida en dos categorías cuanto a su extensión. La análisis del caso conducido también sugiere que empieza a emerger cierto conceso sobre algunos aspectos del individuo cuando actúa como emprendedor institucional.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to contribute to the understanding of the role, characteristics and strategies of individuals when they act as what the academic literature categorizes as institutional entrepreneurs. Despite the recent growth of research on the subject of institutional entrepreneurship, work on the individual level continues to be scarce. To achieve our objectives, we probe the literature in search of papers that focuses the actions of individuals as institutional entrepreneurs. We review five articles published in high impact international journals between 2006 to 2009. We identify the individual characteristics of the entrepreneur in these papers, especially those related to the actions of these actors, the stage of institutional change at which they acted and what attributes have been ascribed to them. After that, we confront the results found in the literature review with the role of three entrepreneurs who have created a private company and pioneered the field of commercialization of electric power in Brazil, contributing to the changes taking place in that industry during the 1990s. We describe the institutional context in which they worked, their personal trajectory and the role they played in the field. As research methodology, we adopt the case study method. The phase of data collection relied on multiple sources of evidence, mainly deep interviews. We find predominantly convergent results between the literature and the case analyses. As a contribution, our study suggests that the activities of agents can be divided into two main categories as to their extension. In addition, the analysis of the case study suggest the emergence of a certain consensus about the acting of individuals acting as institutional entrepreneurs.
  • Política na terra do "jeitinho": consequências dos comportamentos políticos em organizações no Brasil

    Mansur, Juliana Arcoverde; Sobral, Filipe João Bera de Azevedo

    Resumo em Português:

    Os comportamentos políticos nas organizações representam um domínio singular das relações interpessoais no ambiente de trabalho, sendo considerado um fenômeno complexo, persuasivo e por vezes ambíguo. As organizações são instituições intrinsecamente políticas, já que são conjuntos de pessoas com interesses diversos e potencialmente conflituosos, imperando relações entre tais interesses, conflitos e, como sistemas de atividade política, a influência e o poder. De modo geral, a percepção de política na empresa parece ter um efeito negativo e, assim, desmotivador sobre as pessoas. Esta pesquisa tem como objetivo explorar a influência das percepções sobre o comportamento político na satisfação, no desempenho, nos comportamentos negligentes e nas intenções de saída de funcionários em um contexto cultural pouco explorado pelas pesquisas sobre comportamentos políticos: as organizações brasileiras. Para testar empiricamente a validade do modelo de pesquisa, foi realizado um survey e analisaram-se as percepções de 157 funcionários de três organizações brasileiras, a partir de regressões lineares. Os resultados sugerem que, no Brasil, a política influencia negativamente a satisfação e o desempenho individual e positivamente as intenções de saída e os comportamentos negligentes. Ou seja, quanto maior for a percepção de política no ambiente de trabalho, menor a satisfação e o desempenho individual dos funcionários, maior o seu engajamento em comportamentos negligentes no trabalho e maior a sua intenção de abandono da organização. Algumas limitações são apresentadas, além das contribuições práticas e teóricas do estudo para a administração. Numa perspectiva prática, a presente pesquisa evidencia os efeitos negativos do comportamento político, objetivando estimular a gerência, líderes e tomadores de decisão para responder a tais efeitos. Numa perspectiva teórica, as contribuições giram em torno do envolvimento do fator cultural para explicação da ação política. Finalmente, de acordo com os resultados encontrados, a política aparentemente tem importantes impactos nos resultados do trabalho, mesmo na terra do jeitinho.

    Resumo em Espanhol:

    Los comportamientos políticos en las organizaciones representan un dominio singular de las relaciones interpersonales en el ambiente de trabajo, siendo considerado un fenómeno complejo, persuasivo y a veces ambiguo. Las organizaciones son instituciones intrínsecamente políticas, ya que son conjuntos de personas con intereses diversos, potencialmente conflictivos; en ellas imperan relaciones de intereses y conflictos, como sistemas de actividad política, de influencia y de poder. En general, la percepción de política en la empresa parece tener un efecto negativo y no motivador sobre las personas. Esta investigación tiene como objetivo explorar la influencia de las percepciones sobre el comportamiento político en la satisfacción, en el desempeño, en los comportamientos negligentes y en las intenciones de dejar la empresa de funcionarios en un contexto cultural poco explorado por las investigaciones de estos comportamientos en las organizaciones brasileras. Para probar empíricamente la validez del modelo de investigación, fue realizado un survey y analizadas las percepciones de 157 funcionarios de tres organizaciones brasileras, a partir de regresiones lineares. Los resultados sugieren que en el Brasil, la política influencia negativamente la satisfacción y el desempeño individual y positivamente las intenciones de abandono y los comportamientos negligentes. O sea, cuanto mayor sea la percepción de política en el ambiente de trabajo, menor la satisfacción y el desempeño individual de los funcionarios, mayor su participación en comportamientos negligentes en el trabajo y mayor su intención de dejar la organización. Se presentan algunas limitaciones para la administración, además de las contribuciones prácticas y teóricas del estudio. Desde una perspectiva práctica, la presente investigación evidencia los efectos negativos del comportamiento político, objetivando estimular la gerencia, líderes y tomadores de decisión para responder a dichos efectos. Desde una perspectiva teórica, las contribuciones giran en torno de la participación del factor cultural en la explicación de la acción política. Finalmente, de acuerdo con los resultados encontrados, la política aparentemente tiene importantes impactos en los resultados de trabajo, aún en la tierra del "jeitinho" brasilero.

    Resumo em Inglês:

    Organizational politics represent a singular domain amongst all relationships at work, being considered a complex phenomenon, persuasive and, sometimes, ambiguous. Organizations are inherently political institutions, since they are sets of people with diverse and potentially conflicting interests, protruding the relationship between these interests, conflicts and, as part of the political system, influence and power. In general, the perception of politics appears to have a negative effect and thus demotivating on people. This research aims to explore the influence of perceptions of politics in satisfaction, performance, negligent behaviors and intent to leave the organization in a cultural context less explored before, the Brazilian organizations. In order to empirically test the validity of the research model, a survey was conducted and the perceptions of 157 employees were examined from three Brazilian organizations, using linear regressions. The results suggest that in Brazil, the political behavior negatively influences satisfaction and individual performance and positively influences the intentions to leave the organization and negligent behaviors. That is, the greater the perception of politics in the workplace, the less will be the satisfaction and performance of individual employees and the greater will be their engagement in negligent behaviors and the intention to leave the organization. Some limitations are presented, along with theoretical and practical contributions. In a practical perspective, this research highlights the negative effects of political behavior, aiming to stimulate management, leaders and decision makers to respond to such effects. In a theoretical perspective, the contributions emphasize the involvement of the cultural factor as a possible explanation of politics within organizations. Finally, according to the results, politics appear to have important impacts on work outcomes, even in the "jeitinho" land.
  • A vida na fazenda: sentidos subjetivos do servidor fazendário ante a participação no trabalho

    Silveira, Rogério Zanon da; Palassi, Márcia Prezotti

    Resumo em Português:

    O problema de pesquisa deste estudo tem origem em inquietações dos autores, ao longo de mais de vinte anos de serviço público, sobre a diversidade e a complexidade da participação no trabalho, nem sempre explicável objetivamente: que sentidos subjetivos perpassam o servidor público fazendário no que tange à participação no trabalho? Este artigo visa compreender os sentidos subjetivos do servidor fazendário ante a participação no trabalho. O referencial teórico é a teoria da subjetividade na perspectiva histórico-cultural de González Rey (2003, 2005), que propõe uma concepção de subjetividade baseada numa compreensão histórico-cultural do homem, rompendo com a dicotomia entre o social e o individual. A essa perspectiva da subjetividade são associados estudos de autores (inter)nacionais sobre a participação no trabalho, como O'Donoghue, Stanton e Bartram (2011), Zani e Spinelli (2010), Neves e Castro (2010), Palgi (2006), Cox, Zagelmeyer e Marchington (2006), Demo (1988), Coutinho (2006) e Leal Filho (2009). Adota-se um conceito de participação associado às formas e aos meios pelos quais os trabalhadores e dirigentes de uma organização influenciam seus destinos (MOTTA, 1999). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa baseada na epistemologia qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2005). As interpretações fundamentam-se na acepção de sentido subjetivo (GONZÁLEZ REY, 2003, 2005). Os sujeitos pesquisados são sete auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz). O levantamento dos dados deu-se em quatro momentos empíricos, entre julho de 2009 e fevereiro de 2010. As interpretações evidenciam sentidos subjetivos relevantes em cada um dos sujeitos ante a participação no trabalho, associados, entre outros: à visão ideológica, ao núcleo familiar, à autoestima, ao novo e à mudança, à formalidade e à família. Os resultados possibilitam também identificar elementos marcantes da subjetividade social prevalente na instituição, destacando-se: cultura baseada no controle, mistura entre relações de amizade e profissionais, e carência de espaços de participação. Por fim, sugerem-se medidas no sentido de aprimorar a relação servidor-instituição e a participação do servidor no trabalho, e são abordadas lacunas, limitações do estudo e questões para pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    El problema de investigación tuvo origen en inquietudes de los investigadores sobre la diversidad y la complejidad de los problemas relacionados a la participación en el trabajo, ni siempre posibles de ser explicados a partir de elementos objetivos. Esa comprensión norteo la opción por el estudio de naturaleza cualitativa basada en la epistemología cualitativa (GONZÁLEZ REY, 2005) y los análisis fueron fundamentados a partir de la acepción del sentido subjetivo (GONZÁLEZ REY, 2003, 2005). El objetivo de este artículo es analizar los sentidos subjetivos del servidor de hacienda frente a la participación en el trabajo. El referencial teórico es la teoría de la subjetividad en la perspectiva histórico-cultural de González Rey (2003, 2005), que propone una concepción de subjetividad a partir de una comprensión histórico-cultural del hombre. Están asociados también estudios nacionales e internacionales sobre la participación em el trabajo, como O'Donoghue, Stanton y Bartram (2011), Zani y Spinelli (2010), Neves y Castro (2010), Palgi (2006), Cox, Zagelmeyer y Marchington (2006), Demo (1988), Coutinho (2006) y Leal Filho (2009). El concepto de participación adoptado está asociado a las formas y a los medios por los cuales los trabajadores y dirigentes de una organización pueden influenciar sus destinos (MOTTA, 1999). Los sujetos investigados son siete auditores fiscales de la Secretaria de Estado de la Hacienda de Espírito Santo (Sefaz). El levantamiento de los datos se dio entre julio de 2009 y febrero de 2010. Interpretaciones evidenciaron sentidos subjetivos relevantes en cada uno de los sujetos investigados, asociados: a la visión ideológica; al núcleo familiar; a la autoestima; a lo nuevo y al cambio; a la formalidad y a la familia. Los resultados posibilitaron aún la identificación de elementos resaltantes de la subjetividad social prevaleciente en la institución, con destaque para: cultura basada en el control; mezcla entre relaciones de amistad y relaciones profesionales; y carencia de espacios de participación. Al final, fueron sugeridas medidas en el sentido de mejorar la relación servidor-institución y la participación en el trabajo, abordados limitaciones del estudio y señaladas las interrogantes que pueden ser objetivo de estudio en el futuro.

    Resumo em Inglês:

    The research problem had its origin because of the uneasiness of the researchers about the diversity and complexity of the problems related to the participation at work, hard to be always explained via objective elements. This understanding of the problem guided the option for a quality featured study based on Qualitative Epistemology (GONZÁLEZ REY, 2005), and the analysis were substantiated from the meaning of the subjective sense (GONZÁLEZ REY, 2003, 2005). The objective of this article is to analyze the treasury server subjective senses in the light of the participation at work. The theoretical reference is the subjectivity theory in González Rey's (2003, 2005) historical-cultural perspective, which proposes a subjectivity conception from a man's historical-cultural comprehension, a theory that breaks with the dichotomy between social and individual. It was associated national and international studies about participation at work, such as O'Donoghue, Stanton and Bartram (2011), Zani and Spinelli (2010), Neves and Castro (2010); Palgi (2006), Cox, Zagelmeyer and Marchington (2006), Demo (1988), Coutinho (2006) and Leal Filho (2009). The adopted concept of participation is associated to the ways and means by which workers and directors of an organization can influence their destinies (MOTTA, 1999).The subjects researched are seven tax auditors from the Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz). The data collection took place in four empirical moments between July 2009 and February 2010. The interpretations exposed relevant subjective senses in each of the subjects researched in the light of the participation at work, and also in the light of: ideological points of view; family core and self-esteem; the new and changes; formality and family. The outcomes made possible the identification of remarkable elements of the social subjectivity prevailing in the institution, highlighting: control based culture; miscomprehension between friendship and professional relations; lack of participation space. In the end, measures were suggested in order to better the institution-worker relation and the participation of workers at work, gaps and limitations in the study, and future questions for a future study were also approached.
  • Suporte à aprendizagem informal no trabalho: uma proposta de articulação conceitual

    Coelho Junior, Francisco Antonio; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    Quando se analisou o estado da arte em comportamento organizacional, verificou-se a falta de distinção entre os tipos de ação esperados nas distintas etapas do ato de apoiar a ocorrência da aprendizagem, além da necessidade de uma proposição teórica sistemática sobre o suporte à aprendizagem informal em suas diferentes fases. O presente artigo objetiva propor um modelo teórico baseado no ordenamento das etapas de suporte psicossocial à aprendizagem informal, segundo as características e as qualidades das distintas etapas do conceito de aprendizagem informal do trabalho. Com ênfase teórica para a aprendizagem social, a teoria cognitiva social e a hierarquia das formas de aprender, este trabalho enfatiza a importância do suporte psicossocial, com base na teoria da reciprocidade nas relações sociais. Com base em extensa revisão de literatura, propõe-se uma classificação do conceito de suporte, considerando as fases distintas pelas quais o conceito de aprendizagem ocorre, desde a aquisição pelo indivíduo até sua aplicação no trabalho. O suporte à aprendizagem é discutido considerando as etapas processuais de aquisição, retenção, manutenção, generalização e transferência de conhecimentos, habilidades e competências que devem ser expressos nas rotinas de trabalho, ou seja, expressos em desempenho tangível e observável. Assim, torna-se relevante investigar, com base nas etapas do conceito de aprendizagem, qual o tipo específico de ação de suporte que melhor aumentará as possibilidades de ocorrência da ação de aprendizagem e sua transferência para o trabalho. Na literatura, há maior ênfase no estudo da aprendizagem formal, por meio dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Pouca ênfase é dada ao estudo da aprendizagem informal. A principal limitação deste trabalho é o fato de a classificação do conceito de suporte à aprendizagem proposta ainda não ter sido testada empiricamente, embora a literatura aponte-a como principal variável explicativa de impacto do treinamento no trabalho. Como contribuição, espera-se que a proposta teórica de classificação do conceito de suporte à aprendizagem seja o primeiro passo na sistematização desse conceito. Como agenda de pesquisa, sugere-se a testagem empírica da classificação proposta por meio da elaboração e validação psicométrica de instrumento(s) de pesquisa voltado(s) à operacionalização e investigação de cada uma das etapas propostas.

    Resumo em Espanhol:

    Analizar el estado del arte en el comportamiento de la organización hay una falta de distinción entre los tipos de acción que se espera en los escenarios de apoyo al aprendizaje, más allá de la necesidad de una propuesta teórico sistemático sobre el apoyo al aprendizaje informal. En este artículo se propone un modelo teórico basado en el orden de las etapas de apoyo psicosocial para el aprendizaje informal, de acuerdo con las características y cualidades de las etapas del concepto de aprendizaje informal en el trabajo. Con un énfasis en la teoría del aprendizaje social, la teoría cognitiva y la jerarquía de las formas sociales de aprendizaje, este trabajo hace hincapié en el apoyo psicosocial, basado en la teoría de la reciprocidad en las relaciones sociales. Basándose en la literatura, se propone una clasificación del concepto de apoyo teniendo en cuenta las fases por las que el concepto de aprendizaje se lleva a cabo, desde la adquisición por el individuo para trabajar en su aplicación. La discusión sobre el apoyo al aprendizaje toma en cuenta las etapas de adquisición, conservación, mantenimiento, generalización y transferencia de conocimientos, habilidades y competencias que deben expresarse en las rutinas de trabajo a través de resultados concretos y observables. Por tanto, es relevante investigar qué tipo de acción de apoyo aumentará las posibilidades de ocurrencia del aprendizaje y su transferencia al puesto de trabajo. En la literatura hay un mayor énfasis en el estudio del aprendizaje formal, a través de programas de formación, desarrollo y educación. Poca atención se ha dedicado al estudio del aprendizaje informal. La principal limitación del estudio es la clasificación del concepto de apoyo al aprendizaje aún no ha sido la comprobación empírica, aunque la literatura como la principal variable explicativa del impacto de la capacitación en el trabajo. Como una contribución ha sido la propuesta teórica de la clasificación del concepto de apoyo al aprendizaje. Como un programa de investigación se sugiere a la prueba empírica de esta clasificación con el desarrollo y validación psicométrica de un instrumento de investigación e investigación orientadas a la puesta en marcha de cada propuesta escenario.

    Resumo em Inglês:

    Analyzing the state of the art in organizational behavior, we identified a lack of distinction between the types of action that are expected at different stages in supporting the occurrence of learning as well as the need for a systematic theoretical proposition about the support for informal learning in its different phases. This article aims to propose a theoretical model based on the stages of psychosocial support for informal learning, according to the characteristics and qualities of the different stages of the concept of informal learning at work. Emphasizing the social learning theory, social cognitive theory and the hierarchy of learning strategies, this study highlights the importance of psychosocial support, taking into account the theory of reciprocity in social relations. Based on a literature review, it's proposed a classification of the concept of support considering the phases through which the concept of learning takes place, from acquisition till the individual to application at work. The support for learning is discussed considering the procedural stages of acquisition, retention, maintenance, generalization and transfer of knowledge, skills and competencies that must be expressed as tangible and observable results at work routines. Thus, it becomes relevant to investigate what specific type of action will increase the chance of learning and its transfer to work, taking into account the learning process steps. The study of formal learning is emphasized in the organizational behavior literature, through training, development and education programs. Little attention is given to study informal learning at work. The main limitation this study that is the proposed classification of the concept of learning support has not been tested empirically, although the literature indicates support for learning as the main determinant of the impact of training. Regarding the contributions of this study, it is expected that the classification theory presented is the first step in systematizing the concept of learning support. As a research agenda is proposed the empirical proof of the classification that has been proposed, including the development and psychometric validation of an instrument that will guide the conduct of the research and operationalization of each one of the proposed steps.
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