Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Os processos grupais e a gestão de equipes no trabalho contemporâneo: compreensões a partir do pensamento complexo Gestão Humana E Social

    Kaspary, Magda Capellão; Seminotti, Nedio Antonio

    Resumo em Português:

    Neste artigo, propomos algumas reflexões sobre possíveis aproximações e distanciamentos entre os saberes sobre os processos grupais e gestão de equipes. Ainda que os conhecimentos sobre processos grupais e gestão de equipes estejam muito distanciados e pertençam a áreas do conhecimento diferentes, a saber, a psicologia e a administração, entendemos que pontes podem ser estabelecidas entre ambos, uma vez que, sejam grupos ou equipes, estamos falando de pessoas em relação de vida e de trabalho. No ambiente empresarial, a preocupação com resultados reifica uma ideologia sobre equipes verdadeiras, das quais se esperam eficiência e eficácia, porém parece haver pouco espaço para incluir, concomitantemente, a reflexão sobre a relação de vida no trabalho, trazendo com isso um prejuízo à subjetividade. A contemporaneidade imerge a gestão de equipes num jogo de forças entre o individual e o coletivo, entre a carreira e o si (autorreflexão), entre a vida e o trabalho. Aqui, embasados no pensamento sistêmico, discutimos como os conceitos e as propriedades dos sistemas vivos (a saber: a interação, a interdependência, a autonomia-dependência, a organização e a produção de si) podem nos ajudar em compreensões sobre o trabalho contemporâneo, tendo como mediação o pensamento complexo de Edgar Morin. Defendemos a possibilidade da dialógica entre os conceitos de gestão de equipes, processos grupais e seus contextos por meio dos modos de conhecimento por compreensão e explicação. Assim, objetividade e subjetividade, explícito e implícito podem se complementar, dando espaço para a subjetividade na dimensão profissional, ainda que a busca de resultados objetivos seja imperativa no trabalho pós-moderno.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo proponemos reflexiones respecto a los posibles acercamientos o alejamientos entre los conocimientos sobre los procesos grupales y la gestión de equipos. Aunque los conocimientos respecto a los procesos grupales y la gestión de equipos estén muy alejados y pertenezcan a conocimientos de distintas disciplinas, la psicología y la administración, suponemos que es posible establecer puentes entre ellas, pues, aunque sean grupos o equipos, los dos se refieren a personas en sus relaciones de trabajo. En el contexto de las empresas la preocupación por los resultados reafirma una ideología sobre los equipos verdaderos de las cuales se espera eficiencia y eficacia y al parecer queda poco espacio para la inclusión, al mismo tiempo, de la reflexión respecto a la relación de la vida en el trabajo y de eso adviene un perjuicio a la subjetividad. En la contemporaneidad sumerge la gestión de equipos en el juego de fuerzas entre lo individual y el colectivo, entre la carrera profesional y el si (la auto reflexión), entre la vida y el trabajo. Anclados en el pensamiento sistémico ponemos en discusión los conceptos y las propiedades de los sistemas vivos. A saber: la interacción, la interdependencia, la autonomía y dependencia, la organización y la producción de si nos pueden ayudar en la comprensión del trabajo en la contemporaneidad, con la mediación del pensamiento complejo de Edgar Morin. Planteamos la posibilidad de la dialógica entre los conceptos de gestión de equipos, procesos grupales y el entorno a través de modos de conocer que advienen de la comprensión y de la explicación.

    Resumo em Inglês:

    In this article we propose some reflections on possible similarities and differences between group processes and team management knowledges. Despite recognizing that group processes and team management knowledges are very distant and belong to different areas of study, Psychology and Management, we understand that a bridge can be established between them, as we are referring to people in the work and life context regardless if they are groups or teams of people. In the business environment concerns with results reifies an ideology about a true team, from which is expected efficiency and effectiveness, but leaving limited space to include, simultaneously, a reflection about the life relationship at work therefore damaging the subjectivity. The contemporary time immerses team management in a game of power between the individual and the group, between career and yourself (self-reflection), between life and work. Here, based on sistemic thinking, we discuss how the concepts and properties of living systems (namely, interaction, interdependence, self-reliance, organization and production-of-itself) can help us with insights about the contemporary work, upon the mediation of Edgar Morin's complex thought. We support the possibility of a dialogue between the concepts of team management, group processes and their contexts through the modes of knowledge of comprehension and explanation. Therefore, objectivity and subjectivity, explicit and implicit can complement each other, opening space for subjectivity in the professional dimension, despite recognizing that the quest for objective results is imperative in the post-modern work.
  • Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil Gestão Humana E Social

    Rocha-de-Oliveira, Sidinei; Piccinini, Valmiria Carolina

    Resumo em Português:

    Atualmente os estágios representam uma forma de "inserção profissional organizada", estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Se cree que actualmente las prácticas configuren una forma de "inserción profesional organizada", estructurada en la convergencia de los sistemas educativo y productivo, en donde la escuela/universidad ya incorpora a la formación aspectos de aprendizaje práctico. Para comprender como estas transformaciones han sido reflejadas en el proceso de ingreso en el mercado de trabajo, este estudio tiene por objetivo analizar la inserción profesional de los estudiantes de administración a partir de la experiencia de las prácticas. La investigación ha utilizado una orientación constructivista. Han sido hechas entrevistas con 32 estudiantes de los cursos de licenciatura en Administración que han relatado sus experiencias de prácticas, apuntando sus implicaciones para la inserción profesional y sus expectativas de carrera futura. En el análisis se percibe que, a pesar del carácter de formación, las prácticas ni siempre representan la etapa inicial del proceso de inserción profesional, pues a partir de las entrevistas se verifica que la primera experiencia profesional de los estudiantes ni siempre está relacionada con el curso de formación y normalmente se vincula a la búsqueda por el conocimiento del mundo del trabajo o de la independencia financiera de los padres. Las prácticas se convierten en centrales cuando el joven busca experiencia profesional relacionada a su área de formación. En este momento, se percibe la influencia de las expectativas individuales, pues en una forma institucionalizada de inserción y dentro de un mismo grupo juvenil deben ser consideradas las diversas trayectorias posibles. Se percibe que no hay posibilidad única y generalista para la comprensión de este proceso, pues una diversidad de caminos se origina a partir de la experiencia de las prácticas, convirtiendo la comprensión del concepto de inserción profesional en algo aún más complejo.

    Resumo em Inglês:

    Internships are a form of "organized professional integration", structured at the interface between the educational and productive systems, where the school/university incorporates practical learning aspects within its educational program in order to prepare the socialization for work. In order to understand how these transformations are reflected in the process of joining the labor world, this study aims to analyze the professional integration of Management students into the labor market starting from their experiences as interns in Porto Alegre. A constructivist approach was adopted in the study. Interviews were held with 32 students from undergraduate courses in Management who reported their experience as interns and highlighting the implications for their professional integration and expectations for a future career. It can be seen from the analysis that, despite their educational characteristics, internships do not always represent the first step towards professional integration, since the interviews reveal that the students' first professional experience is not always related to their graduate course and is normally linked to the search for knowledge of the world of the labor or financial independence from the parents. Internships become of central importance, when the young people seek for professional experience related to their educational area. At this point, individual expectations have a notable influence, since in an institutionalized form of integration and within the same group young people various possible paths need to be taken into consideration. It can be seen that there is no single and generalist way of understanding this process, since a number of paths open up as a result of the internship experience, making the concept of professional integration even more difficult to comprehend.
  • Fatores institucionais e assimetria informacional: influência na estrutura de capital de empresas brasileiras Finanças Estratégicas

    Albanez, Tatiana; Valle, Maurício Ribeiro do; Corrar, Luiz João

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste trabalho é analisar se a presença de importantes fatores institucionais brasileiros, como o acesso a fontes e linhas diferenciadas de financiamento, afeta a significância estatística e econômica da assimetria informacional, principal pressuposto da teoria de pecking order, na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras. Para tanto, foram utilizadas variáveis de controle, variáveis representativas de fatores institucionais e de assimetria informacional num painel de dados referente a empresas brasileiras de setores industriais, cujas ações foram negociadas na Bovespa, no período 1997-2007. Como principais resultados encontra-se que as variáveis tamanho, tangibilidade, rentabilidade e risco são importantes determinantes da estrutura de capital das empresas analisadas, sendo também significativa a participação de linhas diferenciadas no endividamento dessas empresas. Em resposta ao objetivo da pesquisa, verifica-se que a assimetria informacional não perde significância estatística e econômica no modelo proposto, após a inclusão de variáveis representativas de fatores institucionais, o que evidencia a importância da assimetria informacional na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras. O sinal negativo encontrado apoia a teoria de pecking order, na qual essas empresas seriam menos endividadas devido à possibilidade de captarem recursos por meio da emissão de ações. Ressalta-se que as proxies utilizadas para representar o atributo assimetria informacional constituem uma limitação da pesquisa. Em razão disso, sugere-se, para trabalhos futuros, a utilização de outras variáveis, com o propósito de verificar a consistência dos resultados aqui encontrados, bem como a análise da influência da assimetria informacional sobre o custo de capital de empresas brasileiras, com o intuito de verificar se empresas consideradas com menor assimetria informacional conseguem captar recursos a taxas de juros mais atrativas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo principal de este trabajo es analizar si la presencia de importantes factores institucionales brasileños, como el acceso a fuentes y líneas diferenciadas de financiamiento, afecta la significación estadística y económica de la asimetria de la información, principal presupuesto de la teoria de pecking order, en la determinación de la estructura de capital de empresas brasileñas. Para eso, fueron utilizadas variables de control, variables representativas de factores institucionales y de asimetria de la información en un panel de datos referentes a empresas brasileñas de sectores industriales, negociadas en Bovespa, en el período de 1997- 2007. Como principales resultados se encuentra que las variables tamaño, tangibilidad, rentabilidad y riesgo son importantes determinantes de la estructura de capital de las empresas analizadas, siendo también significativa la participación de líneas diferenciadas en el endeudamiento de estas empresas. Como respuesta al objetivo de la investigación, se verifica que la asimetria de la información no pierde significación estadística y económica en el modelo propuesto, después de la inclusión de variables representativas de factores institucionales, lo que demuestra la importancia de la asimetria de la información en la determinación de la estructura de capital de empresas brasileñas. La señal negativa encontrada apoya la teoria de pecking order, donde estas empresas serian menos endeudadas devido a la posibilidad de captar recursos por medio de emisión de acciones. Se resalta que las proxies utilizadas para representar el atributo asimetria de la información constituyen una limitación de la investigación, siendo sugerido, para trabajos futuros, la utilización de otras varables, buscando verificar la consistencia de los resultados aqui encontrados así como el análisis de la influencia de la asimetria de la información sobre el costo de capital de empresas, como el intuito de verificar si empresas consideradas con menor asimetria de la información consiguen captar recursos con tasas de intereses más atrayentes.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this paper is to analyze if the presence of important Brazilian institutional factors, such as the access to sources and different financing lines of credit, affects the economic and statistical significance of the information asymmetry, main assumption of the pecking order theory, in the determination of Brazilian firms' capital structure. In order to do so we used control variables, variables representing institutional factors and information asymmetry in a panel data regarding Brazilian firms in industrial sectors traded in Bovespa, in the period 1997-2007. The most important result found is that the variables size, tangibility, profitability and risk are important determinants of capital structure of the analyzed firms, also the significant participation of different lines in the indebtedness of these firms. In response to the objective of the research, it is observed that the information asymmetry does not lose economic and statistical significance in the proposed model, after inclusion of variables representing institutional factors, which highlights the importance of information asymmetry in determining the capital structure of Brazilian firms. The negative sign found supports the pecking order theory, where these companies would be less in debt due to the possibility of raising funds by issuing shares. It is emphasized that the proxies used to represent the attribute information asymmetry constitute a limitation of the research, being suggested, for future works, the use of other variables, to check consistency of the results found, as well as the analysis of the influence of information asymmetry on the cost of Brazilian firms' capital, in order to verify if companies considered with less information asymmetry can borrow resources at more attractive interest rate.
  • O CAPM e o CAPM condicional na precificação de índices acionários: evidências de mudanças nos coeficientes estimados de 2005 a 2008 Finanças Estratégicas

    Silva, Wendel Alex Castro; Pinto, Edimeire Alexandra; Melo, Alfredo Alves de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este estudo testa e compara duas versões da relação de equilíbrio geral para a predição dos retornos esperados: o CAPM na versão estática e o CAPM na versão condicional, que considera não estacionárias as estimativas dos coeficientes ao longo de um determinado período. A primeira preocupação foi quanto ao poder explicativo de cada modelo e em relação aos efeitos das variáveis econômicas, e a segunda foi examinar a ocorrência de mudanças estruturais e quais os períodos impactaram no comportamento dos coeficientes. A análise foi feita em dados diários de índices representativos de papéis negociados na Bovespa no período compreendido entre 1º de dezembro de 2005 e 31 de outubro de 2008 (721 observações). Para ter um número mínimo de observações e estimar, de forma consistente, os parâmetros dos modelos de regressão e para que a correção de Newey-West pudesse corrigir o problema de ineficiência dos coeficientes quando fossem violados os pressupostos clássicos de ausências de autocorrelação e heterocedasticidade dos resíduos, em alguns casos, teve-se de considerar as quebras que fossem estatisticamente mais significativas por meio do controle do período de monitoramento. Assim, após a aplicação dos testes para verificação das hipóteses clássicas de MQO, constatou-se que o modelo escolhido seria o CAPM condicional, por apresentar menores critérios de informações de Akaike (AIC) e Schwarz (BIC), sem a presença de quebra estrutural. Quando se considerou a presença de quebra estrutural na série temporal, observaram-se mudanças nos riscos sistêmicos e totais ao longo do período observado. Diante desses resultados, recomenda-se investigar os possíveis eventos que provocaram ruptura nas séries, observando os fatores que contribuíram para tal interferência.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación evalúa y compara dos versiones de la relación de equilibrio general para la predicción de los rendimientos esperados: la versión estática del CAPM y el CAPM condicional, el que considera no-estacionarias las estimaciones de los coeficientes durante un período determinado. La primera preocupación fue sobre el poder explicativo de cada modelo y los efectos de las variables económicas, y la segundo fue para examinar la presencia de cambios estructurales, y los períodos que tuvieron impacto en el comportamiento de los coeficientes. El análisis se realizó sobre los datos diarios de los índices de títulos negociados en la Bovespa en el período comprendido entre 1 de diciembre 2005 al 31 de octubre de 2008 (721 observaciones). Para tener un número mínimo de observaciones y estimar consistentemente los parámetros de los modelos de regresión para que la corrección de Newey-West pueda corregir el problema de la ineficiencia de los coeficientes cuando fueren violados los supuestos clásicos de la ausencia de autocorrelación y heterocedasticidad de los residuos, en algunos casos, fueron consideradas las rupturas estadísticamente más significativa a través del control, del período de monitoreo. Por lo tanto, después de aplicar las pruebas para verificar las hipótesis clásicas de MCO, se encontró que el modelo elegido sería el CAPM condicional, por tener bajo los criterios de información Akaike (AIC) y Schwarz (BIC), sin la presencia de ruptura estructural. Al considerar la presencia de ruptura estructural en la serie, han habido cambios en los riesgos sistémicos y totales en el período observado. Con estos resultados, se recomienda investigar los posibles eventos que rompen las series, teniendo en cuenta los factores que contribuyeron a tal interferencia.

    Resumo em Inglês:

    This study tests and compares two versions of the general equilibrium relationship for the prediction of expected returns: the static version of the CAPM and the conditional CAPM version that considers non-stationary estimates of the coefficients over a given period. The first concern was about the explanatory power of each model and compared the effects of economic variables, and the second was to examine the occurrence of structural changes, and which periods impacted the behavior of the coefficients. The analysis was conducted on daily data of indexes representing stocks traded on the Bovespa during the period from 1st December 2005 to October 31, 2008 (721 observations). To have a minimum number of observations and estimate consistently the parameters of the regression models and so that the Newey-West correction could correct the problem of inefficiency of the coefficients violated when the classical assumptions of absence of autocorrelation and heteroscedasticity waste in some cases, had to consider breaks that were statistically more significant through the control of the monitoring period. Thus, after applying the tests to verify hypotheses classical OLS, it was found that the model chosen was the conditional CAPM, showing small Akaike information criteria (AIC) and Schwarz (BIC) without the presence of structural break. When considering the presence of structural breaks in time series, there were changes in systemic risk and total over the period observed. From these results, it is recommended to investigate the possible events that led to disruption in the series, noting the factors that contributed to such interference.
  • Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Tonolli Júnior, Enor José; Brodbeck, Ângela Freitag; Costa, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Portanto, desenvolver produtos constitui-se em uma tarefa complexa e decisiva para as empresas, requerendo definição de objetivos estratégicos e uso intensivo de tecnologias principalmente de tecnologia da informação (TI). Na busca por melhoria contínua e garantia da operação continuada e crescente de seus negócios, as organizações têm adotado técnicas de gestão cada vez mais sofisticadas, como a promoção de alinhamento estratégico (AE) entre este importante e crítico processo de negócio - desenvolvimento de produtos - com as tecnologias da informação disponíveis para suportar um processo que atenda ao dinamismo dos mercados. Por isso, este artigo explora as relações dos elementos de AE sob uma nova perspectiva, ou seja, compreender o AE entre negócio e TI dentro de um processo específico de negócio - o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) -, sob a ótica dos seguintes modelos de referência: desenvolvimento de produto de Rozenfeld et al. (2006), alinhamento estratégico de Henderson e Venkatraman (1993) e direcionadores estratégicos de Luftman, Lewis e Oldach (1993). Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo em três empresas do setor industrial situadas no sul do país, cujos dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, anotações e observações diretas. A técnica de mapas conceituais foi utilizada com o propósito de homogeneizar conceitos relacionados com AE e PDP entre os participantes de cada caso. Por meio de análise de conteúdo, categórica e da codificação de todos os dados qualitativos, foi possível identificar elementos de AE e suas relações, os quais podem interferir no ciclo do PDP. Os principais resultados mostram a existência de elementos de AE ao longo do PDP, intensidades variadas de relacionamento entre os elementos de AE e os do PDP, relações dependentes da escolha estratégica da empresa - ser líder ou seguidora - e o caráter estratégico ou operacional do PDP como sendo direcionado tanto por elementos de AE quanto por elementos de TI. Dada a não homegeneidade do AE nas diferentes fases do PDP, uma das principais contribuições desta pesquisa pode ser uma nova forma de avaliação da promoção de AE no PDP, bem como o seu desalinhamento, dentro das organizações.

    Resumo em Espanhol:

    El producto es la última representación de las capacidades y competencias de los intentos de una empresa para traducir las ideas, conceptos y percepciones en algo concreto. Por lo tanto, el desarrollo de productos es una tarea compleja y crucial para las empresas, que requieren la definición de objetivos estratégicos y el uso intensivo de la tecnología de la información (TI) en particular. En la búsqueda de la mejora continua y en asegurar la operación continua y crecimiento de sus negocios, las organizaciones han adoptado técnicas de gestión cada vez más sofisticadas, incluyendo la promoción de la alineación estratégica (AE) entre este proceso de negocio importante y crítico - el desarrollo de productos - con las tecnologías de la información disponibles para apoyar un proceso que cumpla con los mercados dinámicos. Por lo tanto, este artículo explora las relaciones de los elementos de AE en una nueva luz, es decir, entender el AE entre el negocio y TI dentro de un proceso de negocio críticos, el proceso de desarrollo de productos (PDP) a la luz de los siguientes modelos de referencia: desarrollo de productos de Rozenfeld et al. (2006), alineación estratégica de Henderson y Venkatraman (1993) y conductores estratégicos de Luftman, Lewis y Oldach (1993). Con este fin, hemos desarrollado un estudio de casos múltiples en tres empresas industriales ubicadas en el sur de Brasil, cuyos datos fueron recogidos en entrevistas semi-estructuradas, notas y observaciones directas. La técnica de los mapas conceptuales se utilizó con el fin de estandarizar conceptos relacionados con AE y PDP entre los participantes en cada caso. A través del análisis de contenido y categórica y la codificación de todos los datos cualitativos, podemos identificar los elementos de la AE y su relación, los cuales podrían interferir en el ciclo de la PDP. Los principales resultados muestran la existencia de elementos de AE a lo largo del PDP; diferentes fuerzas de las relaciones entre los elementos de la AE y el PDP, las relaciones dependientes de la elección estratégica de la compañía - ser un líder o un seguidor, y el carácter estratégico u operativo de PDP dirigido tanto por los elementos de AE cuanto por los elementos de TI. Dada la heterogeneidad de la AE en las diferentes etapas del PDP, una de las principales aportaciones de esta investigación puede ser una nueva forma de evaluación del PDP en la promoción de AE, así como la falta de alineación, dentro de las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    A product is the ultimate representation of the capabilities and competencies of a company in an attempt to translate ideas, concepts and perceptions into something concrete. Therefore, developing products is a complex and crucial task for companies, requiring the definition of strategic objectives and intensive use of technology particularly Information Technology (IT). In the quest for continuous improvement and ensuring the continued operation and growing their businesses, organizations have adopted management techniques increasingly sophisticated, including the promotion of Strategic Alignment (SA) between this important and critical business process of product development with the information technologies available to support a process that meets the dynamics of the market. Therefore, this article explores the relationships of the elements of SA under a new light, understanding the SA between business and IT within a business process, the Product Development Process (PDP) as seen by the following reference models: the model of product development Rozenfeld et al. (2006), the strategic alignment model of Henderson and Venkatraman (1993) and the model of strategic drivers of Luftman, Lewis and Oldach (1993). To this end, we developed a multiple case study in three industrial companies located in the south of Brazil, whose data were collected in semi-structured interviews, notes and direct observations. The concept mapping technique was used in order to standardize concepts related to and SA and PDP among participants in each case. Through content and categorical analysis, and coding of all qualitative data we can identify elements of SA and their relationship which might interfere in the cycle of the PDP. The main results show the existence of elements of SA along the PDP; varying strengths of relationships between the elements of the SA and the PDP; relations dependent on the company's strategic choice - be a leader or follower, and the strategic or operational characteristics of PDP as directed by elements of both SA and IT. Due to the non-homogeneity of SA in the different phases of the PDP, one of the main contributions of this research can be a new form of assessment of promoting of SA in PDP as well as its misalignment, within organizations.
  • Justaposições da estratégia como prática e processo de estratégia: antes da visão pós-processual da estratégia Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Valadão, José de Arimatéia Dias; Silva, Soraya Sales dos Santos e

    Resumo em Português:

    O presente trabalho procura discutir as justaposições entre a estratégia como prática e o processo de estratégia, objetivando associar as duas formas de abordagens do fazer estratégico. O trabalho se justifica pelo fato de que a estratégia como prática tem ganhado força e muitos são os estudos que têm se destacado dentro das pesquisas em estratégia. A estratégia nessa perspectiva é vista como uma prática social e procura entender como os praticantes em estratégia agem e interagem. Atualmente, essa proposta é comparada com a visão processual, e há várias pesquisas que envolvem, ao mesmo tempo, processo da estratégia e estratégia como prática, seja dentro ou fora do contexto organizacional. O processo de estratégia, por sua vez, é muito mais do que um simples plano, como foi inicialmente concebido, pois envolve comportamento, ação, reflexão e padrões que emergem incrementalmente entre passado e futuro, pensar e agir, modelar e desenvolver. Essas relações se desenvolvem na sincronia do ambiente interno e externo que interatuam e continuamente delineiam o processo de mudança na alocação e no ordenamento de recursos, bem como na busca pelas vantagens competitivas da empresa. Diante da proximidade dessas relações teóricas, este trabalho se propôs a verificar quais as justaposições do processo de estratégia e a estratégia como prática no fazer estratégico das organizações. Metodologicamente, o trabalho procurou construir uma linha teórica para as conceituações de processo de estratégia e estratégia como prática, para em seguida associar os conceitos abordados por meio da identificação das inter-relações teóricas entre ambos, além de fazer uma proposição para a integração desses conceitos no fazer estratégico. Foi possível perceber que os processos alimentam as práticas, e estas vão, continuamente, modelando e reestruturando os processos no fazer estratégico, realizadas por meio das escolhas estratégicas feitas pelos indivíduos, que são influenciados pelas práticas socialmente construídas e culturalmente aceitas. O fazer estratégico se evidencia quando atores e práticas, estrutura, contexto e operações complementam práticas sociais, conhecimento e linguagem, permitindo ao estrategista ir além da práxis para processos mais amplos das complexidades ambientais com que as organizações rotineiramente lidam.

    Resumo em Espanhol:

    Este documento analiza las yuxtaposiciones entre la estrategia como práctica y proceso de estrategia, con el objetivo de vincular los dos tipos de enfoques para la estratégica. Esta investigación se justifica por el hecho de que la estrategia en la práctica ha cobrado fuerza y son muchos los estudios que se han destacado dentro de la estrategia de investigación. La estrategia en esta perspectiva es vista como una práctica social y trata de comprender cómo los profesionales de la estrategia de actuar e interactuar. Su propuesta está siendo comparada con la visión de proceso y muchos investigadores han estado llevando a cabo al mismo tiempo, el proceso de la estrategia y la estrategia como práctica, ya sea dentro o fuera del contexto de la organización. El proceso de la estrategia, a su vez, es mucho más que un simple plan como fue concebido originalmente, relacionados con la conducta, acción, reflexión y patrones que surgen de forma incremental entre el pasado y el futuro, pensar y actuar, modelado y desarrollo. Estas relaciones se desarrollan en el momento en que el entorno interno y externo que interactúan continuamente y delinear el proceso de cambio en la asignación de recursos y planificación, así como la búsqueda de ventajas competitivas de la empresa. Dada la proximidad de estas relaciones teóricas, este estudio propone que se determine cuál es la yuxtaposición del proceso de la estrategia y la estrategia como práctica en la toma de las organizaciones estratégicas. Metodológicamente, el trabajo trató de construir una línea de los conceptos teóricos del proceso de la estrategia y la estrategia como práctica, a continuación, asociar los conceptos abarcados por la identificación de las inter-relaciones teóricas entre ellos, y hacer una propuesta para la integración de estos conceptos de toma de decisiones estratégicas. Se pudo observar que las prácticas de alimentación y los procesa continuamente la formación y la reestructuración de los procesos de toma de decisiones estratégicas, realizado en las decisiones estratégicas tomadas por las personas que están influenciados por las prácticas se construyen socialmente y culturalmente aceptados. La estrategia es evidente cuando se hacen los actores y las prácticas, la estructura, el contexto y las operaciones de complementar las prácticas sociales, el conocimiento y el lenguaje, lo que los estrategas de ir más allá de la práctica de procesos más amplios de la complejidad del medio ambiente que las organizaciones de forma rutinaria operación.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the juxtapositions between the strategy as practice and strategy process, aiming to link the two types of approaches to strategic. This research is justified by the fact that the strategy as practice has gained strength and there are many studies that have stood out within the research strategy. The strategy in this perspective is seen as a social practice and seeks to understand how strategy practitioners act and interact. His proposal is now being compared with the process view and many researches have been engaging at the same time, the strategy process and strategy as practice, either within or outside the organizational context. The strategy process, in turn, is much more than a simple plan as originally conceived, involving behavior, action, reflection and patterns that emerge incrementally between past and future, thinking and acting, modeling and development. These relationships are developed in the timing of the internal and external environment that continuously interact and delineate the process of change in resource allocation and planning as well as search by company's competitive advantages. Given the proximity of these theoretical relationships, this study proposes to determine what the juxtapositions of the strategy process and strategy as practice in making strategic organizations. Methodologically, the paper sought to build a line to the theoretical concepts of strategy process and strategy as practice, then associate the concepts covered by the identification of inter-theoretical relationships between them, and make a proposition for integrating these concepts in making strategic. It could be observed that the feeding practices and processes these will continually shaping and restructuring processes in making strategic, carried over the strategic choices made by individuals who are influenced by the practices are socially constructed and culturally accepted. The strategy is evident when do actors and practices, structure, context and operations complement social practices, knowledge and language, allowing strategists to go beyond the practice to broader processes of environmental complexities that organizations routinely deal.
  • Estratégias e táticas empreendidas nas organizações familiares do Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro) Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Carrieri, Alexandre de Pádua; Murta, Ivana Benevides Dutra; Teixeira, Juliana Cristina; Souza, Mariana Mayumi Pereira de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão, por meio de um estudo multicasos, acerca de como pequenas organizações familiares, inseridas no Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro), conseguiram e conseguem sobreviver tendo em vista as mudanças contextuais as quais essas organizações foram submetidas ao longo de quase um século de história. Objetivou-se saber quais são as táticas e estratégias empreendidas pelos gestores e demais sujeitos envolvidos nessas organizações familiares que lhes permitiram a sobrevivência. Trabalhou-se com o conceito de estratégia como prática, que se associa à perspectiva do cotidiano e do contexto, que influenciam os saberes-fazeres dos indivíduos. Buscou-se na noção de representações sociais um caminho pela relação entre representação e ação. A abordagem metodológica foi qualitativa, pois entendeu-se que seria a alternativa mais adequada à perspectiva teórica da estratégia como prática e como processo, permitindo maior riqueza das observações advindas da associação entre sujeito de pesquisa, locus de trabalho e pesquisador. A pesquisa empírica foi desenvolvida a partir de entrevistas, que foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com caminhos propostos no âmbito da análise do discurso. Foram feitas análises quanto aos implícitos, aos percursos temáticos e à existência de polifonia. Com base nos dados analisados, compreendeu-se que os processos estratégicos empreendidos pelos gestores das organizações são cotidianamente metamorfoseados, esculpindo e polindo cada vez mais os saberes-fazeres e o próprio espaço. Além disso, compreendeu-se que as práticas estratégicas não são delineadas apenas nas organizações familiares, pois elas nunca estão sozinhas em suas práticas cotidianas. As táticas e estratégias sustentam-se umas às outras, configurando assim a organização Mercadão de Madureira. O trabalho contribui para os estudos de estratégia no sentido de mostrar que, além das perspectivas apontadas pelos autores que tratam da questão da representação espacial, é necessário ainda um foco sobre tal representação, tanto física como simbólica, tendo sido o espaço simbólico um elemento-chave para a pesquisa. A originalidade deste trabalho está na forma que busca estudar a estratégia, fugindo da perspectiva de que os sujeitos - gestores de qualquer negócio - não podem desenvolver práticas sociais em que se intercalam estratégias e táticas de sobrevivência do negócio e da família.

    Resumo em Espanhol:

    Con este estudio multicasos, se intenta presentar una discusión, acerca de cómo pequeñas organizaciones familiares del Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro), lograron y logran supervivir, tras cambios contextuales a los cuales fueron sometidas a lo largo de casi un siglo de historia. Se quiso saber cuáles las estrategias y tácticas de los gestores y demás sujetos involucrados en dichas organizaciones familiares les permitieron la supervivencia. Se trabajó el concepto de estrategia como práctica, asociándolo a la perspectiva del cotidiano y del contexto, que influencian los saberes-haceres de los individuos. Se buscó las representaciones sociales como camino para la relación entre representación y acción. El abordaje metodológico fue cualitativo, por ser la alternativa más adecuada a la perspectiva teórica de estrategia como práctica y como proceso, permitiendo un análisis más rico, a partir de las observaciones de la asociación entre sujeto de investigación, locus de trabajo e investigador. Fueron hechas entrevistas grabadas en el Mercadão, las cuales fueron transcritas y entonces analizadas según el análisis del discurso. Los análisis fueron desarrollados en cuanto a los implícitos (presupuestos y sobrentendidos), los recorridos temáticos y a la polifonía. Así, se comprendió que los procesos estratégicos emprendidos por los gestores de las organizaciones son cotidianamente metamorfoseados, esculpiendo y puliendo cada vez más los saberes-haceres y el proprio espacio. Además, se observó que las prácticas estratégicas no son dibujadas solamente en las organizaciones familiares, ya que nunca están solas en sus prácticas cotidianas. Las tácticas y estrategias se sostienen unas a las otras configurando la organización Mercadão de Madureira. El trabajo contribuye con los estudios de estrategia al presentar que, además de las perspectivas apuntadas por los autores que trabajan la representación espacial, es necesario un enfoque sobre los aspectos físicos y simbólicos, una vez que el espacio simbólico fue un elemento-clave para la investigación. La originalidad de este trabajo está en la manera que se busca estudiar la estrategia, saliendo de la perspectiva de que los sujetos - gestores de cualquier negocio - no pueden desarrollar prácticas sociales en las cuales se intercalan estrategias y tácticas de supervivencia del negocio y de la familia.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, our main goal was to present a discussion about small familial organizations inside Mercadão de Madureira (in Rio de Janeiro). The discussion is based on a study of multiple cases. We intended to comprehend how families could survive facing contextual changes along almost a century. We wanted to know which tactics and strategies were used by managers and other subjects involved in familial organizations in order to guarantee their survival. We worked, in this case, with the concept of strategy as practice, which is associated with the perspective of everyday life and influences individuals' practical knowledge. We also based on social representations as a way to relate representation and action. In order to reach our goals, we chose a qualitative methodological approach, because this would be the most appropriate one, considering our theoretical perspective of strategy as practice and process. Qualitative approach allows better observations, arising from associations between research subjects, research locus and researcher. Empirical work was developed by in loco interviews. Conversations were recorded, transcripted and then analyzed according to elements proposed by Discourse Analysis area. Data analysis took into account the identification of implicit ideas (presupposed and inferred), thematic courses and polyphony. From interpretation of collected data, we could comprehend that strategic processes performed by organizational managers are metamorphosed in an everyday basis, continuing carving and polishing practical knowledge and space itself. In addition, we could understand that strategic practices are not delineated only inside familial organizations, because they are never alone in everyday practices. Tactics and strategies are supported by each other. In this way, they all together end up building the Mercadão de Madureira organization. In a nutshell, we observed that, besides all perspectives pointed by spatial representation literature, it is necessary to focus on such representations (physical and symbolical). Indeed, symbolical space was considered a key-element to our research. The paper's originality resides on the way we have studied strategy. We avoided the perspective that subjects (managers of their own organization) cannot develop social practices with strategic and tactic senses in order to maintain their businesses and their families.
  • Efeitos curvilineares da lealdade no comportamento do consumidor Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Vieira, Valter Afonso

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa foi responder às seguintes questões: "Existe uma sequência nos estágios da lealdade?" e "Quais efeitos, curvilineares versus lineares, explicam melhor o comportamento de recompra?". Adotaram-se a base teórica adotada de Oliver (1999) e o modelo de atitude de Fisbein. De acordo com Oliver (1999), uma evolução no estudo de lealdade poderia acontecer se pesquisadores considerassem a estrutura teórica cognição-afeto-conação-ação. Essa estrutura teoriza que consumidores primeiramente se tornam leais em um senso cognitivo, levando-os a um senso afetivo e depois para um conativo, e, por fim, de modo comportamental, tenderiam a recomprar um bem ou revisitar uma loja, obtendo mais produtos. Adotou-se uma metodologia quantitativa descritiva que se configura como um levantamento de corte transversal único com compradores on-line. Os principais resultados encontrados na análise dos dados indicaram que, com o passar de cada estágio de lealdade (por exemplo, cognição e conativo), exceto pelo afeto, a lealdade de ação obteve um aumento significativo em seu coeficiente de explicação, e o melhor modo de explicar a lealdade foi por meio de associações lineares (versus curvilineares). As implicações práticas sugerem que os efeitos tradicionais de lealdade, com níveis moderados (versus níveis muito elevados), são os melhores e geram maior intenção de retornar à loja virtual. A originalidade do artigo inclui uma modelagem matemática avançada de tratar variáveis lineares.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación objetivó responder as cuestiones: "Hay una secuencia en las etapas de la lealtad?" y "Los efectos de un comportamiento lineal frente curvilínea explicar mejor recompra?". El fundamento teórico adoptado fue el de Oliver (1999) y el modelo de actitud Fisbein. Oliver (1999) comenta que una evolución en el estudio de la lealtad que podría suceder si los investigadores consideran que el marco teórico de la cognición-afecto-conación de acción. Esta primera estructura teoriza que los consumidores son leales en un sentido cognitivo, lo que lleva a un sentido emocional y luego a un conativa y, en última instancia, por lo que tienden a un comportamiento de recompra o volver a una tienda y cada vez más productos. La metodología y el enfoque utilizado fue el cuantitativo-descriptivo, que se configura como una sola encuesta de corte transversal. Las principales conclusiones en el análisis de los datos indica que en cada etapa que pasa de la lealtad (por ejemplo, cognitiva y conativa), excepto por el afecto, la lealtad acción tuvo un aumento significativo de su coeficiente de explicación y la mejor manera de explicar la lealtad a través de asociaciones lineales (vs curvilínea). Las implicaciones prácticas sugieren que los efectos de las lealtades tradicionales, con niveles moderados son mejores y generar una mayor intención de volver a la tienda. El original incluye un modelo matemático para el tratamiento de diferentes variables lineales.

    Resumo em Inglês:

    The research aimed to answer two questions: "Is there a sequence in the loyalty stage framework?" and "What is the best way, linear effects versus curvilinear effects, in order to explain repurchase behavior?". The theoretical basis was adopted from Oliver (1999) and Fisbein. Oliver (1999) commented that an evolution in the loyalty theory could happen if researchers consider the theoretical framework described as cognition-affect-conation-action. This structure first theorizes that consumers become loyal in a cognitive sense, leading them to an emotional sense and then to a conative and, ultimately, an action, in order for buying new products. The methodology was the quantitative-descriptive survey, which is configured as a single cross-sectional survey. The findings indicated that in each loyalty stage that consumer passed (e.g., cognitive and conative), except for the affect, loyalty action had a significant increase in explanation coefficient and the best way to explain loyalty is through linear associations (vs. curvilinear). The practical implications suggest that the effects of traditional loyalty, with moderate levels vs. high levels, are better to generate higher store visit. The paper original value includes an advanced mathematical model to treat linear variables.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br