Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 13, Número: 5, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Modelo de influência cultural no consumo: uma proposta baseada em axiomas sociais Gestão Humana E Social

    Alfinito, Solange; Torres, Claudio V.

    Resumo em Português:

    Escassos são os esforços no Brasil para investigar as relações entre o comportamento do consumidor e seus valores e suas crenças sociais (isto é, axiomas), embora existam evidências de que, também no país, os valores do consumidor explicam parte do processo de decisão de consumo, o que ajuda a sustentar a validade cultural do modelo das duas rotas (MDR). O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência de aspectos culturais na decisão de compra do consumidor, indo além do MDR e propondo o modelo de influência cultural no consumo (Micc), que analisa a escolha do consumidor baseando-se não apenas nos valores, como também no construto de axiomas sociais proposto por Leung et al. (2002). Para testar o Micc, foi usado como objeto de estudo o mercado de educação superior brasileiro. Participaram 2.483 estudantes distribuídos em todo o país, com idade média de 22,6 anos (DP = 6,9), sendo 59,2% do sexo feminino. Eles responderam a uma medida de importância de atributos tangíveis, ao inventário de valores humanos de Schwartz (1994), à escala de axiomas sociais, à escala de julgamento e significado de serviços, além de dados demográficos. Após a verificação dos pressupostos e aplicação das análises fatoriais (PAF), foram conduzidas regressões logísticas binárias diretas e sequenciais usando somente valores, em seguida somente axiomas e depois, finalmente, valores e axiomas, como as variáveis-critério. Em termos gerais, os resultados apontam a estabilidade do Micc, que demonstrou representar uma alternativa superior ao MDR, após indicar melhoria preditiva de até 89,5%. Discute-se que, enquanto valores são transituacionais e prescritivos, axiomas apresentam-se descritivos, além de cumprirem funções de atitudes relacionadas às descrições de objetos. Cognitivamente, a descrição do objeto social estaria mais disponível que a predição deste devido à maior proximidade dos atributos, possibilitando melhor explicação quanto ao comportamento de consumo. Os resultados têm implicações para um posicionamento mais eficaz no mercado, já que a sobrevivência nele depende também de aspectos subjetivos como aqueles envolvidos no Micc.

    Resumo em Espanhol:

    Hay indicios de que los valores explican parte del proceso de decisión de consumo en Brasil, y esto ayuda a sostener la validez cultural del modelo de las dos rutas (MDR). Todavía, son escasos los esfuerzos para investigar la relación entre el comportamiento del consumidor y sus valores sociales y creencias (esto es, los axiomas) en el país. El objetivo de esta investigación fue evaluar la influencia de los aspectos culturales en las decisiones de compra, más allá del MDR, con la propuesta del modelo de influencia cultural sobre el consumo (Micc), que examina la elección del consumidor, con base no sólo en los valores, sino también por los axiomas sociales propuestos por Leung et al. (2002). Para probar el Micc se ha utilizado como objeto de estudio el mercado brasileño de enseñanza superior. Los participantes, 2.483 alumnos distribuidos en todo Brasil, tenían edad media de 22,6 años (DE = 6,9), siendo 59,2% mujeres. Ellos contestaran una medida de importancia de los atributos tangibles, el cuestionario de valores de Schwartz (1994), la escala de axiomas sociales, la escala de juicio y significado de los servicios, y datos demográficos. Después de comprobar los presupuestos y la aplicación de las análisis factoriales (PAF), se realizaron análisis de regresión logística binaria directas y secuenciales utilizando sólo los valores, sólo los axiomas y, por último, los valores y axiomas, como las variables criterio. En general, los resultados indican la estabilidad del Micc, que demostró representar una alternativa superior a el MDR, después de indicar una mejor predicción de hasta el 89,5%. Se argumenta que mientras los valores son transituacionales y prescriptivos, los axiomas se presentan como descriptivos, además de cumplir con las funciones de las actitudes relacionadas con las descripciones de los objetos. Cognitivamente, la descripción del objeto social estaría más disponible que su predicción debido a la mayor proximidad a los atributos, lo que permite una mejor explicación del comportamiento de consumo. Los resultados tienen implicaciones para un posicionamiento más efectivo en el mercado, ya que la supervivencia en el depende también de aspectos subjetivos como los que participan en el Micc.

    Resumo em Inglês:

    Few are the efforts in Brazil directed towards the investigation of the relationship between consumers' behaviors, values, and social beliefs (i.e., axioms), although there is evidence that in the country, consumer values also explain part of the consumption decision process, enhancing the cultural validity of the Two Route Model (TRM). This study's objective was to evaluate the influence of cultural aspects in the buying decision, going beyond the TRM, and proposing the Consumer Cultural Influence Model (CCIM), which analyses the consumer choice based not only on values, but also on the social axioms construct, as proposed by Leung et al. (2002). To test the CCIM, the Brazilian higher education market was chose as study object. Participated in the study 2,483 students from the entire country, with an average age of 22.6 years old (SD = 6.9) and 59.2% of them female. They completed an importance of tangible attributes measure, the Schwartz Values Scale (SCHWARTZ, 1994), the Social Axioms Scale, the Services Meaning and Judgment Scale, and demographics questions. After checking whether the assumptions were met, and Factor Analyses procedures, binary logistic regressions, among direct and sequential, were accomplished using only values, only axioms, and finally, values and axioms as criteria variables. In general, results show the stability of the CCIM, its superiority towards the TRM, with an increase in prediction of up to 89.5%. Whilst values are transituational and prescriptive, axioms are descriptive, accomplishing instrumental functions of attitudes related to objects description. Cognitively, the description of a social object is more available to the person than its prediction, due to the proximity of the attributes to the object, allowing a better explanation of the consumer behavior. Results have implications to a more effective marketing positioning, as the survival in the market also depends on subjective aspects, such as those included in the CCIM.
  • Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafios e perspectivas Gestão Humana E Social

    Demajorovic, Jacques; Silva, Helio Cesar Oliveira da

    Resumo em Português:

    A incorporação da educação para a sustentabilidade nos currículos formais, como instrumento que estimule os indivíduos à reflexão e à ação acerca dos desafios da sustentabilidade, tem se mostrado uma tarefa bastante complexa nos mais diferentes campos de conhecimento. Isso se evidencia, particularmente, quando se pensa nas estruturas dos currículos tradicionais dos cursos de administração. Este artigo tem como objetivo identificar desafios para a integração da sustentabilidade em cursos de administração e como esse conhecimento influencia na trajetória profissional de egressos de um curso de Administração com Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental. A metodologia empregada incluiu o envio de um questionário para as duas primeiras turmas de formandos do curso e a realização de um grupo focal para aprofundamento dos resultados levantados na primeira fase. Os resultados mostram que os alunos reconhecem as práticas interdisciplinares como elementos centrais em seu processo de formação, considerando que elas contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais significativas para um administrador com responsabilidade socioambiental. As competências mais mencionadas pelos egressos foram trabalho em equipe e negociação com atores sociais. Entretanto, a pesquisa indica um grande desafio para esses egressos: o mercado continua a entender os desafios da sustentabilidade como um problema de caráter prioritariamente tecnológico, em detrimento das competências em gestão, levando a uma valorização de engenheiros e tecnólogos para atuar no campo da sustentabilidade. Nesse contexto, o desafio mostra-se muito maior do que apenas incorporar conteúdos de sustentabilidade na formação de futuros administradores - requer também entender como administradores comprometidos com a questão socioambiental podem se legitimar para viabilizar sua efetiva inserção nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    La incorporación de la educación para la sostenibilidad en el currículum formal como una herramienta que incite a las personas a la reflexión y la acción sobre los desafios de la sostenibilidad, ha demostrado ser una tarea compleja en diferentes campos del conocimiento. Esto es particularmente evidente cuando se consideran las estructuras de los planes de estudio de los cursos de administración tradicionales. Este artículo tiene como objetivo identificar los desafíos para la integración de la sostenibilidad en las escuelas de negocios y cómo esto influye en la carrera de los bachaler de un curso en Administración de Empresas con la Línea Específica de Formación en Gestión Ambiental. La metodología consistió en el envío de un cuestionario a las dos primeras clases de concluintes del curso y la realización de un grupo focal para la discusión de los resultados recogidos en la primera fase. Los resultados muestran que los estudiantes reconozcan las prácticas interdisciplinarias como elementos centrales en su proceso de formación, contribuyendo para al desarrollo de competencias profesionales para un administrador comprometido con la responsabilidad ambiental. Las habilidades más citadas por los alumnos fueran trabajo en equipo y dialogar con distintos actores sociales. Por otra parte, la investigación indica un gran desafio para estos concluintes. El mercado sigue a comprender los retos de la sostenibilidad como un problema prioritario de carácter tecnológico en perjuicio de las competencias de gestión que lleva a una apreciación de los ingenieros y tecnólogos que trabajan en el campo de la sostenibilidad. En este contexto, el reto se muestra mucho más grande que la mera incopororación del contenido de la sostenibilidad en la formación de los futuros administradores, y si compreender como administradores pueden se legitimar de forma a asegurar su integración en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    The incorporation of education for sustainability in the formal curriculum as a tool that encourages individuals to reflection and action on the challenges of sustainability has proved to be a complex task in many different fields of knowledge. This is particularly evident when considering the structures of the curricula of traditional courses. This article aims to identify challenges for the incorporation of sustainability topics in business schools and verify how this influences the careers of undergraduates of a course in Business Administration focused on Environmental Management. The methodology process included sending a questionnaire to the first two graduating classes of the course and conducting a focus group for further discussion of the results collected in the first phase. The results show that students recognize the interdisciplinary practices as central elements in their training process, contributing to the development of professional skills for a manager compromised with environmental responsibility. The skills most mentioned by the undergraduates were working in teams and dealing with social actors. Moreover, research indicates a great challenge for these graduates. The market continues to understand the challenges of sustainability as technological one, disregarding the contribution of business administration professionals to overcome social and environmental problems. Therefore, the priority is to hire engineer's technical professionals. In this context, the challenge is much larger than just incorporate sustainability content in the business curriculum. It is also important to understand how managers committed to the social and environmental issues could be legitimated in order to their effective integration in organizations.
  • Efeito da troca da firma de auditoria no gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras Finanças Estratégicas

    Azevedo, Filipe Bressanelli; Costa, Fábio Moraes da

    Resumo em Português:

    O Brasil é uma das poucas nações em que o rodízio de auditores é obrigatório para companhias abertas. Assim, o país é um cenário ideal para avaliar se a qualidade das informações contábeis é impactada pela mudança - obrigatória ou voluntária - da firma de auditoria. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi verificar os efeitos da mudança da firma de auditoria no gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras. A qualidade da auditoria está relacionada com o conhecimento sobre as transações realizadas pelo cliente e com a independência na execução de testes realizados. Acredita-se que longos períodos de relacionamento entre auditor e clientes colaborem para a redução da independência. Assim, espera-se que a troca da firma de auditoria contribua para o aumento da independência e que o aumento da independência tenha como consequência um menor nível de gerenciamento de resultados. A qualidade da auditoria, porém, pode ser impactada negativamente pela falta de conhecimentos aprofundados sobre as atividades dos novos clientes. A troca de auditor poderia, então, contribuir para a redução da qualidade das demonstrações contábeis pelo tempo de aprendizado necessário para a adequada compreensão das transações ocorridas durante o período. As comparações foram realizadas por meio de testes de diferença de médias e também com uso de regressão. Por meio de cinco métricas diferenciadas e dois modelos de gerenciamento de resultados, as evidências encontradas são preliminares e não permitem afirmar que sempre que existe troca da firma de auditoria há, necessariamente, redução no nível de gerenciamento de resultados nas empresas brasileiras. Portanto, não é possível afirmar que o rodízio resulte em aumento da qualidade das demonstrações contábeis. Espera-se que tal resultado contribua para o atual debate sobre a permanência da troca obrigatória de auditores.

    Resumo em Espanhol:

    Brasil es uno de los pocos países en el que la rotación de los auditores es obligatoria para las empresas públicas. Así, el país es un lugar ideal para evaluar si la calidad de la información contable se ve afectada por el cambio en la empresa, se de carácter obligatorio o voluntario. En este sentido, el objetivo del presente estudio fue investigar los efectos del cambio en la empresa de auditoria en la gestión de los resultados de las empresas brasileñas. La calidad de la auditoría se relaciona con el conocimiento de las transacciones del cliente y con la independencia en la ejecución de los testes realizados. Se cree que largos períodos de relacionamiento entre auditor y clientes contribuya a una reducción de la independencia. Por lo tanto, se espera que el cambio en la empresa contribuya a aumentar la independencia. Se cree que una mayor independencia se traducirá en un menor nivel de gestión de los resultados. Por otra parte, la calidad de la auditoría puede verse afectada negativamente por la falta de conocimiento detallado sobre las actividades de los nuevos clientes. El cambio de auditor podría contribuir a reducir la calidad de las demonstraciones contables por el tiempo de aprendizaje necesario para la correcta comprensión de las transacciones realizadas durante el período. Las comparaciones de realizaron mediante pruebas de las diferencias de medias y también mediante regresión. Usando cinco diferentes medidas y dos modelos de gestión de los resultados, las evidencias encontradas son preliminares y no nos permiten decir que cada vez que hay cambio de la firma se reduce necesariamente el nivel de la gestión de los resultados en las empresas brasileñas. Por lo tanto, no es posible afirmar que la rotación resulte en una mayor calidad de las demonstraciones contables. Se espera que este resultado contribuya al debate actual sobre la permanencia del intercambio obligatorio de los auditores.

    Resumo em Inglês:

    Brazil is one of the few countries that have mandatory audit firm rotation for public companies. Thus, the country provides an ideal setting to evaluate if the quality of accounting information is affected by the change of the audit firm, whether mandatory or voluntary. In this line, the objective of this study was to verify the effects of changing the external auditors on earnings management levels of Brazilian listed companies. Audit quality is related to the knowledge of a client's transactions and also with auditor independence. There is a belief that a long term relationship between auditors and clients could impair independence. It is expected that greater independence should contribute to the reduction of earnings management practices. On the other hand, audit quality may be impaired by the lack of specific knowledge about the new client's activities. Auditor rotation could then contribute to the reduction of the quality of financial statements due to the period necessary of adequately understand all the transactions occurred during the fiscal year. We performed tests for difference of means and also regression analysis. Five different metrics and two earnings management models were applied and the preliminary evidence indicate that is not possible to infer that auditor rotation is necessarily related to a reduction on earnings management levels for Brazilian companies. Therefore, is not possible to conclude that auditor rotation increases earnings quality. We expect that this result may contribute to the actual debate about the maintenance of mandatory auditor rotation in some jurisdictions.
  • Impactos das estratégias de fusão e aquisição na rentabilidade dos bancos adquirentes: uma aplicação dos modelos de intervenção no setor bancário brasileiro Finanças Estratégicas

    Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; Calegario, Cristina Lelis Leal; Sáfadi, Thelma; Ázara, Leiziane Neves de

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, tem-se observado uma intensificação das transformações culturais, sociais, políticas e principalmente econômicas. Inegavelmente, a globalização proporcionou uma crescente integração entre os mercados e, consequentemente, um acirramento concorrencial entre as organizações. Essa nova ordem competitiva vigente denota a necessidade de as organizações reestruturarem suas estratégias e repensarem seu modelo de negócio. É necessário que as empresas foquem suas estratégias no mercado global, e, para isso, fatores como porte e escala tornam-se decisivos para a prática de tais estratégias. Nesse cenário, os processos de fusões e aquisições (F&A) são empregados como uma estratégia de crescimento frequentemente adotada pelas organizações. Nesse contexto de acirramento concorrencial, as organizações vêm buscando, cada vez mais, alternativas externas para a criação de valor para os acionistas. Tendo em vista o volume de transações de fusões e aquisições envolvendo empresas brasileiras no setor bancário, torna-se relevante verificar os impactos ocorridos em empresas que participaram desses processos, com o propósito de entender a importância dessa estratégia de crescimento nos resultados das instituições financeiras. A partir da relevância do tema e da importância de conhecer os resultados econômico-financeiros dos processos de fusão e aquisição, o principal objetivo deste estudo foi investigar os impactos das operações de fusão e aquisição (F&A) na rentabilidade das instituições bancárias adquirentes. O período de análise está compreendido entre os anos de 1994 e 2009. Para identificar os impactos das operações de F&A na rentabilidade das organizações adquirentes do setor bancário, aplicou-se a metodologia de regressão e de análise de intervenção nas métricas de rentabilidade das organizações. Os resultados apresentados pelas regressões demonstraram impactos altamente significativos, mas de pouca intensidade. Com a aplicação da metodologia de análise de intervenção, foi possível observar que as F&A foram capazes de mudar o comportamento da rentabilidade das empresas optantes por tais estratégias. O estudo é inovador, visto que ultrapassa as metodologias comumente empregadas para análise de impactos das F&A nas instituições adquirentes ao verificar o caráter intervencionista das estratégias de fusão e aquisição na rentabilidade dos bancos brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    En las últimas décadas, hemos visto una intensificación del cambio cultural, social, político y económico, especialmente. Sin lugar a dudas, la globalización ha proporcionado una integración creciente de los mercados y en consecuencia una intensificación de la competencia entre las organizaciones. Este nuevo orden de manifiesto la necesidad existente competitiva para las organizaciones a repensar sus estrategias y reestructurar su modelo de negocio. Es necesario que las empresas centran sus estrategias en el mercado global para ello, factores como el tamaño y la escala convertido en crítico para la práctica de dichas estrategias. En este escenario, que son los procesos de fusiones y adquisiciones (M&A) como una estrategia de crecimiento a menudo adoptada por las organizaciones. En el contexto de empeoramiento de la competitividad, las organizaciones están buscando alternativas cada vez más a la creación de valor para los accionistas externos. Dado el volumen de fusiones y adquisiciones de empresas brasileñas en el sector bancario, se convierte en relevante para determinar los impactos que se producen en las empresas que participaron en estos procesos, tratando de comprender la importancia de esta estrategia de crecimiento en los resultados de las instituciones financieras. De la relevancia del tema y la importancia de conocer los resultados financieros de las fusiones y adquisiciones, el objetivo principal de este estudio fue investigar el impacto de las fusiones y adquisiciones (M&A) en la rentabilidad de los adquirentes de banca. El período de análisis se sitúa entre los años 1994 y 2009. Para identificar el impacto de las fusiones y adquisiciones en la rentabilidad de las organizaciones que adquieren el sector bancario, la metodología se aplicó la regresión y el análisis de la intervención en los indicadores de rentabilidad de las organizaciones. Los resultados presentados por las regresiones mostraron impacto muy significativo, por pequeña que sea la intensidad. Mediante la aplicación de la metodología de análisis de la intervención fue posible observar que las M&A fueron capaces de cambiar el comportamiento de la rentabilidad de las empresas que opten por este tipo de estrategias. El estudio es innovador porque va más allá de las técnicas comúnmente utilizadas para el análisis del impacto de las fusiones y adquisiciones en las instituciones que adquieren para verificar la naturaleza intervencionista de las estrategias de fusión y adquisición en la rentabilidad de los bancos brasileños.

    Resumo em Inglês:

    In recent decades, have seen an intensification of cultural change, social, political and especially economic. Undeniably, globalization has provided a growing integration between the markets and consequently an intensification of competition between organizations. This new order demonstrates the existing competitive need for organizations to rethink their strategies and restructure their business model. It is necessary for companies to focus their strategies in the global market for this, factors such as size and scale become critical to the practice of such strategies. In this scenario, which are the processes of mergers and acquisitions (M&A) as a growth strategy often adopted by organizations. In the context of worsening competitive, organizations are seeking more and more alternatives to the external value creation for shareholders. Given the volume of mergers and acquisitions involving Brazilian companies in the banking sector, it becomes relevant to determine the impacts occurring in companies that participated in these processes, seeking to understand the importance of this growth strategy in the results of financial institutions. From the relevance of the subject and the importance of knowing the financial results of merger and acquisition, the main objective of this study was to investigate the impact of merger and acquisition (M&A) on the profitability of banking acquirers. The analysis period is between the years 1994 and 2009. To identify the impact of M&A transactions in the profitability of organizations acquiring the banking sector, the methodology was applied regression and analysis of intervention in the metrics of profitability of organizations. The results presented by regressions showed highly significant impact, however small intensity. By applying the analysis methodology of intervention was possible to observe that M&A were able to change the behavior of the profitability of companies opting for such strategies. The study is innovative because it goes beyond the techniques commonly used for analysis of impacts of M&As in the acquiring institutions to verify the interventionist nature of merger and acquisition strategies on the profitability of Brazilian banks.
  • Avaliação de empresas por múltiplos aplicados em empresas agrupadas com análise de cluster Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Couto Júnior, Clovis Grimaldo; Galdi, Fernando Caio

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga se existem evidências de que o método de avaliação de empresas por múltiplos tem sua performance melhorada quando aplicado em conjunto com a análise de cluster para a seleção das empresas comparáveis. Para analisar a performance da metodologia proposta, avaliou-se a faixa interquartil dos erros de apreçamento gerados quando as empresas comparáveis pertenciam ao mesmo setor econômico versus quando pertenciam ao mesmo cluster. Adicionalmente, foram realizados testes para comparar as médias das diferenças dos erros de apreçamento, considerando a empresa comparável como sendo do mesmo setor econômico da empresa-alvo e considerando que a empresa-alvo pertence ao mesmo cluster da empresa comparada. Os resultados sugerem redução da dispersão dos erros de apreçamento, tendo a faixa interquartil como referência, indicando melhoria de performance do método de avaliação por múltiplos quando utilizado em conjunto com a ferramenta de "análise de cluster". Os testes para comparação das médias das diferenças dos erros de apreçamento entre as empresas comparáveis quando pertenciam ao mesmo setor econômico versus quando pertenciam ao mesmo cluster, contudo, não reforçam a conclusão da análise da faixa interquartil, indicando não haver melhora de performance da metodologia de avaliação por múltiplos associada à ferramenta de cluster. Os resultados obtidos reforçam a prática dos analistas de mercado de comparar a empresa-alvo com as empresas atuantes no mesmo setor econômico.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio verificó si hay evidencias de que el método de evaluación de empresas por múltiplos tiene su rendimiento aumentado, cuando se aplica en conjunto con el análisis de cluster para la selección de las empresas comparables, dado que ese abordaje busca producir agrupaciones con homogeneidad maximizada, y la evaluación por múltiplos requiere empresas comparables semejantes a la empresa blanco. Para analizarse el rendimiento, se evaluó el rango intercuartil de los errores de tasación generados cuando las comparables pertenecían al mismo sector económico versus cuando pertenecían al mismo cluster. Adicionalmente se llevaron a cabo pruebas para comparar las medias de las diferencias de los errores de tasación considerándose la empresa comparable como siendo del mismo sector económico de la empresa blanco y considerándose que la empresa blanco pertenece al mismo cluster de la empresa comparada. Los resultados sugieren reducción de la dispersión de los errores de tasación, teniendo el rango intercuartil como referencia, indicando mejora de rendimiento del método de evaluación por múltiplos cuando utilizado en conjunto con el análisis de cluster. Sin embargo, las pruebas para comparación de las medias de las diferencias de los errores de tasación por sector económico versus cuando pertenecían al mismo cluster, no refuerzan la conclusión del análisis del rango intercuartil, indicando que no hay mejora de rendimiento de la metodología de evaluación por múltiplos asociada a la herramienta de cluster. Los resultados obtenidos refuerzan la práctica de los analistas de mercado de comparar la empresa blanco con las empresas actuantes en el mismo sector económico.

    Resumo em Inglês:

    This study checked if there is any proof that the method of companies' assessment by Multiples has its performance increased if applied together with the cluster analysis for selecting comparable companies, since such approach aims to produce groupings with maximized homogeneity, and the Assessment by Multiples requires comparable companies similar to target companies. In order to analyze the performance, the interquartile range of the pricing errors generated when the comparable companies belonged to the same economic sector versus the time when they belonged to the same cluster. Furthermore, tests were performed to compare the average difference between pricing errors, considering the comparable company as in the same economic sector of target company and that the target company belongs to the same cluster of the compared company. The results suggest reduction of dispersion of pricing errors, having the interquartile range as reference, indicating improvement to the performance of assessment method by Multiples when applied together with cluster analysis. However, the tests for comparing the average difference of pricing mistakes per economic sector versus the time when they belonged to the same cluster, do not consolidate the conclusion for the analysis of the interquartile range, indicating no improvement of performance for the assessment methodology by Multiples related to the cluster tool. The results achieved consolidate the practice of market analysts of comparing the target company to the companies acting in the same economic sector.
  • A fenomenologia social na pesquisa em estratégia Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Macedo, Fernanda Maria Felício; Boava, Diego Luiz Teixeira; Antonialli, Luiz Marcelo

    Resumo em Português:

    A investigação científica em estratégia vem passando, no decorrer do tempo, por transformações que podem ser analisadas como uma evolução da produção do conhecimento nesse campo. Tal evolução processa-se via tentativa de formulação de um saber estratégico voltado para organizações e ambientes dinâmicos. Dessa forma, o conhecimento estratégico elaborado até o momento relaciona-se com várias ferramentas para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Todavia, observam-se outras dimensões na estratégia, as quais existem por si e em si mesmas, mas que, por variados motivos, são exploradas de maneira pouco aprofundada, como o estrategista. Isso se dá não por desinteresse dos pesquisadores, mas por necessidades de natureza prática, que são orientadas pelo modo de produção capitalista - ideologia. Isso ocorre quando a ciência estuda a realidade posta e não a origem ou os primeiros princípios. Dessa forma, investiga-se, neste trabalho, como se processa a pesquisa em estratégia, com a constatação do predomínio de uma visão funcionalista na pesquisa sobre esse fenômeno. Diante desse contexto, emerge a necessidade de abordar o tema a partir de outras perspectivas, como a interpretativa. Pretende-se propor outro modo de acesso ao fenômeno estratégico a partir do emprego da fenomenologia social. Tal vertente, que pertence à orientação paradigmática interpretativa, trata de questões como intersubjetividade, alter ego, mundo da vida, processo de significação, tipificação, conduta e ação social, teoria da motivação e construção de esquemas típicos - ideias que apresentam grande potencial de contribuição para o avanço da compreensão holística da estratégia. O paradigma interpretativo oferece algo a mais à estratégia, buscando conhecer o fenômeno estratégico à luz da subjetividade do estrategista, considerando tanto sua racionalidade substantiva quanto sua experiência de vida. Destaca-se que esse olhar é uma proposta de aprofundamento dos estudos a partir de outra linha paradigmática de pesquisa, não apresentando tal orientação maior ou menor relevância que a linha vigente funcionalista. Portanto, neste trabalho, pretende-se contribuir para o avanço das pesquisas em estratégia, ainda que seu escopo seja propedêutico, elaborando uma proposta de abordagem inovadora do fenômeno estratégico.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación científica en la estrategia, con el tiempo, ha sufrido transformaciones que pueden ser analizados como una tendencia en la producción de conocimiento en este campo. Esta evolución se lleva a cabo a través del intento de formular uno saber estrategico destinado a organizaciones y ambientes dinámicos. Así, el conocimiento estratégico desarrollado hasta el momento se relaciona con varias herramientas para ayudar a los administradores en la toma de decisiones. Sin embargo, se observa la estrategia en otras dimensiones que existen por sí y en sí mismos, pero por diversas razones se estas son exploradas com tan poca profundidad, como el estratega. Esto no sucede por falta de interés entre los investigadores, sino por las necesidades de orden práctico, que son impulsados por el modo de producción capitalista - la ideología. Esto ocurre cuando la ciencia estudia La realidad puesta, e no la origen o los primeros principios. Por lo tanto, este trabajo investiga cómo la investigácion en estrategia se procesa, con la conclusión del predominio de una visión funcionalista de la búsqueda sobre este fenómeno. En este contexto, surgió la necesidad de abordar el tema desde otras perspectivas, como la interpretación, por ejemplo. Por lo tanto, tenemos la intención de proponer una otra forma de acceder al fenômeno estrategico a través de la utilización de la fenomenología social. Este aspecto, que pertenece al paradigma de orientación interpretativa, aborda cuestiones como la intersubjetividad, alter ego, el mundo de la vida, el proceso de la significación, la clasificación, el comportamiento y la acción social, teoría de la motivación, la construcción de los sistemas de ideas típicas que tienen un gran potencial para contribuir para avanzar en la comprensión global de la estrategia. El paradigma interpretativo oferece algo más a la estrategia ao tratar de comprender el fenómeno a la luz da subjetividad del estratega, teniendo en cuenta su racionalidad sustantiva y la experiencia de la vida. Cabe señalar que este aspecto es una propuesta de estudios de otra línea de paradigma de investigación, este enfoque no mostra mayor o menor relevancia a la línea de corriente funcionalista. Por lo tanto, este estudio pretende contribuir al avance de la investigación en la estrategia, aunque su alcance es de introducción, en la preparación de una propuesta de enfoque innovador para el fenómeno estrategico.

    Resumo em Inglês:

    Scientific research in strategy, over time, has undergone transformations that can be analyzed as a trend in the production of knowledge in this field. This evolution takes place via the attempt to formulate a strategic knowledge toward for dynamics organizations and environments. Thus, the strategic knowledge developed so far is related to several tools to assist managers in decision-making process. However, there is strategy in other dimensions that exist per se and in themselves, but for various reasons are explored so little depth, as the strategist. This happens not for lack of interest among researchers, but by the needs of a practical nature, which are driven by the capitalist mode of production - ideology. This occurs when science studies the reality brought, not the origin or first principles. Thus, this paper investigates how the process strategy research, with the finding of the predominance of a functionalist view of research on this phenomenon. Given this context, emerged the need to to approach the topic from other perspectives, such as interpretation, for example. Thus, we intend to propose a other way to access the phenomenon from the strategic use of social phenomenology. This aspect, which belongs to the interpretative guidance paradigm, addressing issues such as intersubjectivity, alter ego, the world of life, the process of signification, typification, behavior and social action, motivation theory, construction of schemes typical ideas that have great potential to contribute to advance the understanding of the holistic strategy. The interpretive paradigm offers something extra to the strategy seeking to understand the phenomenon in light of the strategic strategist of subjectivity, considering his substantive rationality and life experience. It is noteworthy that this look is a proposal for further studies from other line of research paradigm. This approach did not show greater or lesser relevance to the current functionalist line. Therefore, this study intends to contribute to the advancement of research in strategy, although its scope is introductory, developing an innovative approach to the proposed strategic phenomenon.
  • Estruturação da estratégia-como-prática organizacional: possibilidades analíticas a partir do institucionalismo organizacional Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Coraiola, Diego Maganhotto; Mello, Cristiane Marques de; Jacometti, Márcio

    Resumo em Português:

    O presente ensaio busca apresentar um conjunto de recomendações teórico-metodológicas com o objetivo de orientar a realização de pesquisas sobre estratégia. Inicia-se a partir de uma discussão sobre a evolução dos estudos sobre estratégia organizacional na literatura, enfatizando seus principais pressupostos e características comuns e diferenciadoras, e culmina na apresentação da perspectiva da estratégia-como-prática. Apesar das contribuições aportadas por esta última abordagem em relação às suas precedentes, afirma-se que ela tenha se desvencilhado demais da dimensão organizacional, elemento próprio da definição do fenômeno da estratégia, sendo necessário rediscutir a relação do organizing e strategizing. Seguindo a tendência da literatura, em que as possibilidades apontam para maior aproximação entre o pensamento teórico da estratégia e as teorias das organizações, sugere-se que a abordagem do institucionalismo organizacional pode contribuir para expandir a perspectiva da estratégia-como-prática e mediar sua relação com a abordagem estruturacionista, considerando sua aplicabilidade para a compreensão da estratégia como prática organizacional. Considera-se, no entanto, que os estudos institucionais sobre estratégia tendem a manter as visões dualistas das perspectivas tradicionais da área, demandando reorientação das pesquisas institucionais a partir dos pressupostos da teoria da estruturação com vistas à ampliação da capacidade analítica da abordagem. A partir dessa discussão inicial, considera-se a necessidade de compreender a estratégia a fortiori, aceitar sua constituição como conjunto de práticas espaçotemporalmente definido e delimitado, que adquire determinada configuração e apresenta-se aos pesquisadores e praticantes de maneira distinta, tendo em vista que se desdobra e se desenvolve como fluxo de ações contínuas e descontínuas re(produzidas) a partir de, e com base em, determinadas estruturas sociais e organizacionais. Após essa reformulação, indica-se a improdutividade de desconectar estratégia e organização, assim como a necessidade de compreender estratégia como prática organizacional que existe tanto como fluxo rotineiro de ações individuais - inseridas na durée de práticas cotidianas, integradas social e sistemicamente - quanto como regras e recursos mnemonicamente preservados e que promove a geração de efeitos que se distanciam espaçotemporalmente e que podem ser observados pelo analista em seus fatores precedentes, na dinâmica atual de realização e em suas consequências e implicações futuras, uma vez definido o marco analítico empírico.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo objetiva presentar conjunto de recomendaciones teóricas y metodológicas con la finalidad de guiar la investigación sobre la estrategia. Basado en un análisis de la evolución de los estudios en la literatura sobre estrategia de la organización, se hace énfasis en sus principales hipótesis y las características comunes y diferenciadoras, culminando con la presentación desde la perspectiva de la estrategia-como-práctica. A pesar de las contribuciones aportadas por este último enfoque en relación a las teorías anteriores, se ha desconectado de la dimensión de la organización, un elemento propio de la definición del fenómeno de la estrategia. En razón de esto, es necesario volver a examinar la relación entre el organizing y el strategizing. Siguiendo una tendencia en la literatura, que presenta la posibilidad de aproximar las teorías de estrategia y las teorías de organizaciones, se sugiere que el enfoque de la teoría institucional puede contribuir para ampliar la perspectiva de la estrategia-como-práctica y mediar en su relación con el enfoque estructuracionista, teniendo en cuenta su aplicabilidad a la comprensión de la estrategia de la organización como práctica. Sin embargo, se considera que los estudios sobre la estrategia institucional tienden a mantener un punto de vista dualista común a las tradicionales perspectivas de la estrategia, lo que requiere una reorientación de la investigación institucionalista con base en los supuestos de la teoría de la estructuración de modo a mayorar su capacidad analítica. A partir de este primer debate, se presenta la necesidad de entender la estrategia a fortiori, a aceptar su constitución como un conjunto de prácticas definido y delimitado en el tiempo-espacio, que adquiere una cierta configuración y se presenta a investigadores y profesionales de diferentes maneras en vista de su desarrollo como un flujo de acciones continuas y discontinuas re(producidas) basado en, y por medio de, ciertas estructuras sociales y organizacionales. A partir de esta reformulación, se muestra improductiva la desconexión de la estrategia y organización, y se presenta la necesidad de comprender la estrategia como una práctica de la organización que existe tanto como un flujo rutinero de las acciones individuales, insertado en la durée de las prácticas cotidianas, integradas social y sistémicamente, así como normas y recursos mnemotécnicamente preservados y que promueve la generación de efectos que se distancian en el tiempo-espacio y puede ser observada por el analista en sus factores anteriores, en la dinámica de desarrollo actual y en sus consecuencias e implicaciones futuras a partir de un marco de análisis empírico.

    Resumo em Inglês:

    This paper seeks to present a set of theoretical and methodological recommendations in order to guide the research on strategy. It starts from a discussion of the evolution of studies in organizational strategy, emphasizing its main assumptions as well as its common and differentiating features. It also presents the perspective of strategic-as-practice. Although the contributions of the strategic-as-practice approach, it has dismissed the organizational dimension, which should be at the center of the strategy concept. Because of this, we think it is necessary to revisit the relationship between organizing and strategizing. We follow the literature in suggesting a closer link between the studies of strategy and the theories of organization. We suggest that the approach of organizational institutionalism can contribute to expand the perspective of the strategy-as-practice and mediate its relationship with the structurationist approach, considering its applicability to the understanding of strategy as an organizational practice. However, we consider that institutional studies on strategy tended to keep the traditional dualistic views of the traditional approaches, requiring a reorientation based on the assumptions of the theory of structuration. Considering this initial discussion, the paper states the need to understand strategy a fortiori, what means to accept its constitution as a space and time limited set of practices that is configured and presented to researchers and practitioners in different ways as it unfolds and develop over time as a flow of actions discontinuously and discontinuously re-(produced) from, and based on, certain social and organizational structures. From this reformulation, we indicate that it is not productive to disconnect the concepts of strategy and organization and that researchers should understand the practice of organizational strategy as existing both as a routine flow of individual actions, included in the durée of daily practices, social and systemically integrated, and as rules and resources mnemonically preserved that promotes the generation of effects that distance itself in space and time and that can be observed by an analyst by means of its preceding factors, its current dynamic development and its consequences and future implications once he establishes an empirically analytical point of departure to the analysis.
  • Compras para a inovação: casos de inovações induzidas por clientes públicos Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Moreira, Marina Figueiredo; Vargas, Eduardo Raupp de

    Resumo em Português:

    Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo contribuir a la comprensión del proceso de introducción de innovaciones por los clientes del gobierno en actividades de servicio a partir de la investigación de diez casos de innovaciones desarrolladas por empresas que prestan servicios de software a los clientes gubernamentales en el Distrito Federal. El estudio adoptó el enfoque integrador como opción teórica para el estudio de la innovación en los servicios, y se investigó la premisa teórica adoptada por la dirección de compras del sector público para promover la innovación - la contratación de la innovación - mediante la adaptación del modelo de enlaces en cadena hecha en un estudio anterior. Desde la perspectiva presentada por el modelo, desarrolló una propuesta para la inducción de la comprensión y posible difusión de las innovaciones en los servicios de software con el uso de la contratación pública basada en tres pasos. Fue desarrollado un estudio descriptivo, cualitativo y de corte transversal. Los datos fueron recolectados a partir de entrevistas semiestructuradas en las que los encuestados indicaron la innovación más importante desarrollada para un conjunto de exigencias para un cliente del gobierno. Se seleccionaron diez innovaciones que fueron reportadas y analizadas de acuerdo a cuatro criterios: la descripción, el tiempo, las características y los ingresos generados por la empresa. El análisis revela que las innovaciones han surgido en respuesta establecidos por el cliente gubernamental y se produjo en dos etapas: la preventa y el desarrollo. El análisis de las innovaciones confirmó la hipótesis de inducción provocada por el modelo teórico de dos de sus ruta: la ruta central de la innovación, "c", y las conexiones y la retroalimentación, la ruta "f". Respecto a las características, se identificaron innovaciones radicales, incrementales y de mejora. Las ganancias obtenidas por las empresas con las innovaciones confirmar su condición innovadora. La propuesta de entendimiento construida demostró ser compatible con la dinámica observada por la inducción de innovaciones en casos seleccionados.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to contribute to the understanding of the process of innovation induction by public clients and its dissemination in service activities by investigating ten cases of innovation in companies that provide software services to public clients in the Federal District of Brazil. This study adopted an integrative approach as a theoretical basis for the study of innovation in services. In addition, the theoretical premise of public procurement was investigated as a political tool to promote innovation - procurement for innovation - adopting the adaptation of the Chain-Linked Model developed in an earlier study. Using the model's perspective, the study developed a proposal for understanding the induction and possible spread of innovations in software services through the use of public procurement based on three steps. Thus, this study may be described as descriptive, qualitative and transversal. Data were collected from semi-structured interviews with respondents from private companies that developed the most significant innovations for government clients. The ten selected innovations were then reported and analyzed using four criteria: description, timing, characteristics and earnings generated for the company. The analysis revealed that innovations have emerged in response to a requirement (or a set of requirements) established by a public customer and that they occurred in two phases: a pre-sale phase and a development phase. Innovations confirmed the premise of induction from two trajectories presented in the theoretical model: the central path of innovation, "c", and the connections and feedbacks, path "f". The study identified radical, incremental and ameliorative innovations. The gains made by companies with innovations confirm the condition, and the dynamics observed related to the induction of innovations in the selected cases seem to be compatible with this study's proposal.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br