Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Saindo da trincheira do desenvolvimento sustentável: uma nova perspectiva para a análise e a decisão em sustentabilidade Gestão Humana E Social

    Marconatto, Diego Antonio Bittencourt; Trevisan, Marcelo; Pedrozo, Eugenio Avila; Saggin, Kleiton Douglas; Zonin, Valdecir José

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento sustentável está entrincheirado. Seu campo é marcado por visões e interesses conflitantes que retroalimentam a fragmentação da temática em dois principais grupos ideológicos que se opõem. Em uma trincheira, estão os biocentrados que advogam pela priorização da preservação dos recursos naturais sobre os sistemas socioeconômicos; a outra trincheira é ocupada pelos antropocentrados, movidos pelas crenças de que a natureza existe para servir ao homem e de que o crescimento dos mercados e o incremento tecnológico são suficientes para garantir a sustentabilidade. Essa contraposição dificulta a construção de uma visão conjunta para o desenvolvimento sustentável, o que resulta no avanço lento, quando não no retrocesso da busca por um maior equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente, ao redor do mundo. Há então a necessidade de diminuir a distância entre ambas as posições, de forma que haja espaço para a construção de ações e políticas de um desenvolvimento sustentável realmente viável. O objetivo deste ensaio é propor uma nova perspectiva conceitual de análise e decisão sustentáveis, que permita uma maior aproximação dessas duas visões. A partir de um "mapa geral", que localiza biocentrados e antropocentrados em campos opostos, inicia-se a construção de uma proposição de modelo conceitual analítico-decisório voltado para o problema. A perspectiva da ecologia industrial é integrada à teoria dos stakeholders e à sustentabilidade 3-D de Mauerhofer (2008), para a construção dessa proposição, concebida de forma a refletir características intrínsecas do desenvolvimento sustentável e funcionar como um circuito fechado, retroalimentado. O modelo proposto atende ao objetivo deste ensaio e é sua principal contribuição. Sugerem-se como estudos futuros: 1. o desenvolvimento operacional e a posterior aplicação desse modelo sobre os principais argumentos de biocentrados e antropocentrados, presentes nos diversos foros de discussão; e 2. a adaptação do modelo a indústrias específicas.

    Resumo em Espanhol:

    El desarrollo sostenible está en una trinchera. Su campo está marcado por las visiones e intereses contrapuestos que pasan a engrosar la fragmentación del tema en dos grandes grupos ideológicos que se oponen. En una trinchera están los biocentrados, abogando por el establecimiento de prioridades de conservación de los recursos naturales en los sistemas socio-económicos, y la otra trinchera está ocupada por los antropocentricos, impulsados por la creencia de que la naturaleza existe para servir al hombre y que el crecimiento de los mercados y mejora de la tecnología son suficientes para generar la sostenibilidad. Este contraste hace que sea difícil de construir una visión compartida para el desarrollo sostenible, dando como resultado un avance lento, cuando no a la inversa en la búsqueda de un mejor equilibrio entre economía, sociedad y medio ambiente en todo el mundo. Luego está la necesidad de cerrar la brecha entre estos dos puntos de vista, por lo que hay espacio para la construcción de acciones y políticas de desarrollo sostenible realmente viable. Este es el objetivo de este estudio teórico: proponer una perspectiva conceptual para el análisis y la toma sostenible, lo que permite un mayor acercamiento de estos dos puntos de vista. Desde un "mapa general", que localiza biocéntrica y antropocéntrica en campos opuestos, se inicia la construcción de una proposición analítica de un modelo conceptual de decisiones. La perspectiva de la ecología industrial se integra en la teoría de los stakeholders y la sostenibilidad 3-D del Mauerhofer (2008) para la construcción de esta propuesta, que está diseñada para reflejar las características intrínsecas del desarrollo sostenible y trabaja en la forma de un circuito cerrado, la retroalimentación. Este modelo responde al propósito de este ensayo teórico y su principal contribución. Se propone como un estudio de futuro: 1. el desarrollo operativo y posterior aplicación de este modelo en los principales argumentos presentes biocéntrica y antropocéntrica en los foros de discusión diferentes; y 2. adaptarlo a industrias específicas.

    Resumo em Inglês:

    The sustainable development is entrenched. Your field is characterized by conflicting visions and interests that provide feedback for its fragmentation in two main ideological groups which oppose one another. In one trench are the biocentered, who advocate for the prioritization of natural resources preservation over socio-economic systems; the other trench is occupied by the antropocentered, moved by the belief that Nature exists to serve men and that market growth and technological evolution are enough to create sustainability. This loggerheads makes more difficult to construct a common vision for sustainable development, what results in slow advancement, if not in regress for a bigger equilibrium between economy, society and environment all over the world. Then there is the necessity to reduce the gap between these two vision, so that will make room for actions and politics towards a viable sustainable development. This paper aims: to propose a new conceptual perspective for sustainable analyses and decision, which allows a closer approach of both visions. From a "general map", where we track biocentered and antropocentered actors in opposite fields, we begin the construction of the conceptual model. The industrial ecology perspective is integrated to the stakeholders theory and to the Mauerhofer's (2008) 3-D sustainability for the construction of it, which is conceived to reflect instrinsic sustainable development characteristics and it works as a closed circuit, retrofitted. This model fulfills this paper's objective and is its main contribuition. We suggest the following advancements: 1. the model operation development and its ulterior application over the biocentered and antropocentered main demands, present in the diverse discussion forums; and 2. the model adaptation to specific industries.
  • Valores que motivam mulheres de baixa renda a comprar produtos de beleza Gestão Humana E Social

    Livramento, Mariana Nazaré; Hor-Meyll, Luis Fernando; Pessôa, Luís Alexandre Grubits de Paula

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo identificar valores individuais que motivam mulheres de baixa renda, mesmo vivendo com severas limitações financeiras, a comprar produtos de beleza, que poderiam, à primeira vista, ser considerados itens supérfluos. O modelo de cadeia meios-fim de Gutman (1982) e os tipos de valores de Rokeach (1973) e Floch (1990) constituíram sua base conceitual. Foram conduzidas entrevistas em profundidade, empregando a técnica laddering (REYNOLD; GUTMAN, 1988), com 17 mulheres de baixa renda residentes na cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas também foram interpretadas com o auxílio de análises de conteúdo e de discurso. Os resultados trazem evidências de que, com o uso de produtos de beleza, as consumidoras de baixa renda buscam elevar sua autoestima, constantemente abalada pelas restrições financeiras, que as coloca em permanente situação de desvantagem. Também buscam, por meio da beleza, obter respeito de classes sociais hierarquicamente superiores, já que a aparência parece ser uma maneira eficaz para diminuir sua percepção de discriminação por serem pobres. As entrevistadas mostraram-se muito conscientes de suas limitações orçamentárias para aquisição de produtos de beleza, comprando apenas o que podem pagar. A marca dos produtos selecionados para compra surgiu como fator importante em suas escolhas, não para obter status, mas como garantia da qualidade dos produtos. Este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre o comportamento de consumo dos grupos sociais na base da pirâmide, examinando questões ainda pouco exploradas, como valores de sua subcultura. Sob a perspectiva gerencial, esta pesquisa propõe contribuições para a gestão do composto de marketing de empresas que pretendam atuar nesse mercado.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene como objetivo identificar valores individuales que motiven mujeres de bajos ingresos, viviendo con severas limitaciones financieras, a comprar productos de belleza, que podrían a primera vista ser considerados como superfluos. El modelo de cadena medios-fin (GUTMAN, 1982) y las tipologías de valores de Rokeach (1973) y de Floch (1990) han constituido la base conceptual para el análisis. Se llevaron a cabo entrevistas en profundidad, empleando la técnica laddering (REYNOLD; GUTMAN, 1988), con 17 mujeres de bajos ingresos residentes en la ciudad de Río de Janeiro. Las entrevistas también se interpretaron con el auxilio de análisis de contenido y de discurso. Los resultados arrojan evidencias de que, con el uso de productos de belleza, las consumidoras de bajos ingresos buscan elevar su autoestima, constantemente afligida por las restricciones que sufren debido a su condición financiera, que las sitúa en permanente situación de desventaja. También buscan, através de la belleza, adquirir el respeto de clases sociales jerárquicamente superiores, dado que la apariencia parece ser una manera eficaz de disminuir su percepción de discriminación por ser pobres. Las entrevistadas se mostraron muy conscientes en relación a sus limitaciones presupuestarias para el dispendio con productos de belleza, adquiriendo por tanto solamente lo que puedan pagar. La marca surgió como un factor importante en sus elecciones, no para tener status, sino como garantía de la calidad de los productos. El trabajo amplía el conocimiento sobre el comportamiento de consumo de los grupos sociales en la base de la pirámide, examinando cuestiones todavía poco exploradas, como valores de su subcultura. Bajo la óptica gerencial, presenta contribuciones para la gestión del mix de marketing de empresas que pretendan actuar en aquel mercado.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to identify individual motives and values that could explain the purchase of beauty products (which would, under a first glimpse, to be considered as superfluous) by women who, in each consumer decision, experience intense pressure by the limited family budget. Some may even prefer to feed themselves poorly rather than forgo those items, which they consider very important for their daily lives. The means-end chain (GUTMAN, 1982), and Rokeach's (1973) and Floch's (1990) types of values constituted the conceptual basis for the study. Seventeen in-depth interviews were conducted with low-income women living in the city of Rio de Janeiro. Besides the laddering technique (REYNOLD; GUTMAN, 1988), the interviews were also interpreted by means of content and discourse analyses. Results provide evidence that, when buying beauty products, low-income women are primarily seeking to raise their self-esteem. Gaining the respect of higher social classes was the second most important value revealed: appearance seems to be a tool that low-income women use to reduce their perception of inferiority due to socio-economic disadvantage, also serving to diminish their perception of discrimination based on the fact of being poor. The interviewees displayed a high degree of conscientiousness with spending on beauty products, and declared to buy only what they could afford. Price seems to be a decisive factor, since the purchase of expensive products would unbalance the family budget, jeopardizing the satisfaction of basic needs. Perceived quality, however, also seems to be crucial, since once the product has been purchased, be it cheap or expensive, it must be fully utilized, given that repurchase would be prohibitive. Brand may be important, but only as a guarantee of quality, not as a guarantee of obtaining status. Results shed more light on some aspects related to consumer behaviors of social groups at the base of the pyramid, as values and motivations. It also offers contribution to the marketing mix planning for companies that intend to compete in the low-income market in Brazil.
  • Uma escala para mensuração da importância percebida pelos docentes sobre a abordagem socioambiental nos cursos de administração de empresas Gestão Humana E Social

    Macedo, Carla Vanessa Pinto de; Freitas, Ana Augusta Ferreira de; Guerra, Diego de Sousa

    Resumo em Português:

    As empresas representam uma entidade de grande poder sobre a sociedade com relação à sustentabilidade. As decisões tomadas pelas organizações geram impactos significativos sobre a sociedade. Nesse sentido, torna-se importante saber qual é a importância atribuída pelos profissionais de educação a temas como gestão ambiental e sustentabilidade, principalmente em cursos de administração, já que eles são o principal veículo de formação dos futuros gestores. Essa foi a preocupação de Costa et al. (2008), quando os autores avaliaram a importância atribuída por professores para a área da gestão ambiental. O presente trabalho constitui-se uma extensão daquela pesquisa, à medida que se busca abordar conceitos sugeridos pelos autores, mas ainda não contemplados. O objetivo geral é a construção de uma escala para mensuração da importância da abordagem socioambiental nos cursos de administração de empresas na percepção dos docentes. O mapeamento dos constructos e sua forma de operacionalização foram obtidos por meio da revisão de literatura e da avaliação de pesquisadores doutores da área. Após essa primeira fase, realizou-se uma análise fatorial confirmatória, e os testes sugerem que as características psicométricas de um bom instrumento foram atingidas. A aplicação do instrumento com 100 professores mostrou que estes entendem que uma boa formação em administração necessita do envolvimento com questões socioambientais. Segundo eles, os cursos de administração não abordam de forma satisfatória a temática socioambiental, nem incentivam a abordagem desse tema dentro da sala de aula. Além disso, há uma descrença por parte desses profissionais quanto às reais preocupações das empresas com os temas sustentáveis. Embora a maioria tenha formado conceitos bem próximos do conceito mais usual para definição de sustentabilidade, os aspectos econômicos, sociais e culturais não foram citados. Finalmente, poucos indicam a forma como o conceito é tratado, ou seja, não há menções relevantes a projetos de pesquisa e/ou de intervenção organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Las empresas representan una entidad de gran poder sobre la sociedad con respecto a la sustentabilidad. Las decisiones tomadas por las organizaciones generan impactos significativos en la sociedad. En este sentido, es importante saber el real valor que los profesionales de educación le dan a los temas de gestión ambiental y sustentabilidad, principalmente cuando se habla de los cursos académicos de administración de empresas ya que los mismos son responsables por la graduación de los futuros gestores. Esta es la preocupación de Costa et al. (2008) cuando los autores evaluaron la importancia que los profesores le dieron al tema de gestión ambiental. El presente trabajo es una extensión de aquella investigación en la medida que se trata los conceptos sugeridos por los autores, todavía no contemplados en sus estudios. El objetivo de este estudio es proponer una escala que se pueda medir la importancia del abordaje socio-ambiental en los cursos de administración por parte de los docentes. La combinación de los artículos y su forma de manejo se dieron a través de la revisión de literatura y por medio de la evaluación de los doctores especializados. En un segundo momento se ha realizado un análisis factorial donde se ha podido confirmar tal hecho. La aplicación del instrumento con 100 profesores ha mostrado que ellos entienden que la calidad de la graduación en administración esta relacionada directamente con los temas socio-ambientales. Según los mismos, los cursos no abordan el tema de manera satisfactoria y tampoco la incentivan en las clases. Además, no hay una creencia por parte de estos profesionales respecto a las reales preocupaciones de las empresas con los temas de sustentabilidad. Aunque la mayoría haya desarrollado el concepto de sustentabilidad parecido al concepto mas usual, los aspectos económicos, sociales, y culturales no fueron citados. Finalmente, pocos indican la manera como el concepto es tratado, o sea, no hay menciones relevantes a los proyectos de investigación y/o de intervención organizativo.

    Resumo em Inglês:

    Companies represent an entity of great power over society in relation to sustainability. Decisions taken by organizations generate significant impacts on society. In this sense, it is important to know importance attached by professionals of education in topics such as environmental management and sustainability, particularly in business schools, since they are the primary vehicle for training future managers. This was the concern of Costa et al. (2008), when authors assessed importance attached by teachers to the area of environmental management. This study represents an extension of that research, as it seeks to address concepts suggested by the authors, but still covered. The overall objective of study is to propose a scale to measure the importance of the approach in the Socio-Environmental Business courses in the perception of teachers. Combination of itens and their way of operation is given by literature review and through the evaluation of PhD researchers in the area. In a second phase, there was a confirmatory factor analysis which present adequate results for a good scale fit. The application of the questionnaire with 100 teachers showed that they understand that a good management education requires engagement with social and environmental issues. They perceive business courses do not adequately address social and environmental issues, nor encourage this theme in the classroom. Furthermore, teachers don't believe in a real concern of companies about sustainable themes. Although most concepts are close to the most common definition of sustainability, economic, social and cultural rights were not mentioned. Finally, few indicate how the concept is treated, in other words, there isn't references to relevant research projects and/or organizational intervention.
  • Determinantes para a utilização de práticas de contabilidade gerencial estratégica: um estudo empírico Finanças Estratégicas

    Andrade, Luiz Claudio Magnago; Teixeira, Aridelmo José Campanharo; Fortunato, Graziela; Nossa, Valcemiro

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo identificar a intensidade da utilização de práticas de contabilidade gerencial estratégica (CGE) e a influência de algumas das principais variáveis contingenciais (estratégia e tamanho da empresa) que podem explicar essas práticas. As práticas de CGE constantes no estudo foram baseadas naquelas identificadas por Cadez e Guilding (2008), as variáveis estratégicas foram representadas por três abordagens conceituais diferentes (MILES; SNOW, 1978; PORTER, 1986; GUPTA; GOVINDARAJAN, 1984), e a classificação do tamanho da empresa baseou-se na receita operacional bruta anual, utilizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, 2009). A pesquisa foi realizada a partir de uma população de 27 empresas do ramo de educação profissional, com representatividade nacional, que atuam dentro de uma mesma governança, mas que possuem estratégias, tamanhos e desempenhos diferentes. A metodologia utilizada foi o levantamento de informações por meio de um questionário enviado aos responsáveis pelas áreas de planejamento ou de contabilidade. Os resultados indicam que "medição integrada do desempenho" e "custeio meta" representam práticas de CGE amplamente utilizadas, seguidas de "benchmarking", "precificação estratégica", "custeio estratégico", "avaliação e monitoramento da marca". Observou-se uma adoção abaixo da média de algumas práticas relacionadas a custos e clientes. Todas as práticas de CGE tiveram alto grau de percepção quanto à importância do uso. Para verificar a relação das práticas de CGE com as variáveis contingenciais, foi utilizada uma regressão ordered probit. Foi revelado que as abordagens estratégicas (padrão, missão e posicionamento) parecem desempenhar um papel contingente na utilização de práticas de CGE, evidência também confirmada para a variável "tamanho da empresa".

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene por objeto identificar la intensidad de utilización de prácticas de contabilidad gerencial estratégica (CGE) y la influencia de algunas de las principales variables contingenciales (estrategia y tamaño de la empresa) que pueden explicar el uso de esas prácticas. Las prácticas de CGE utilizadas en el estudio se embasaron en aquellas identificadas por Cadez y Guilding (2008), las variables estratégicas fueron representadas por tres enfoques conceptuales diferentes (MILES; SNOW, 1978; PORTER, 1986; GUPTA; GOVINDARAJAN, 1984) y la clasificación del tamaño de la empresa se embasó en la receta operacional bruta anual, utilizada por Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, 2009). La investigación se realizó a partir de una población de veintisiete empresas del ramo de educación profesional, con representatividad nacional, que actúan dentro de un mismo gobierno, pero que tienen estrategias, tamaños y desempeños diferentes. La metodología que se utilizó fue el levantamiento de información por medio de un cuestionario enviado a los responsables de las áreas de planeamiento o de contabilidad. Los resultados indican que "medición integrada del desempeño" y "costeo meta" representan prácticas de CGE ampliamente utilizadas, seguidas de "benchmarking", "fijación estratégica de precio", "costeo estratégico" y "evaluación y monitoreo de la marca". Se observó una adopción debajo de la media de algunas prácticas relacionadas a costos y a clientes. Todas las prácticas de CGE tuvieron alto grado de percepción en cuanto a la importancia del uso. Para verificar la relación de las prácticas de CGE con las variables contingenciales, se utilizó una regresión ordered probit. Se reveló que los enfoques estratégicos (estándar, misión y posicionamiento) parecen desempeñar un papel contingente en la utilización de prácticas de CGE, evidencia también confirmada para la variable "tamaño de la empresa".

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the intensity of the use of Strategic Managerial Accounting (SMA) practices and the influence of some of the main contingency variables (company's strategy and size) explaining the use of such practices. The SMA practices applied in the study were based on those identified by Cadez and Guilding (2008), the strategic variables were represented by three different conceptual approaches (MILES; SNOW, 1978; PORTER, 1986; GUPTA; GOVINDARAJAN, 1984) and the company's size rating was based on its annual gross profit, applied by Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, 2009). The survey was made from a population of twenty-seven companies in the professional education sector, with Brazil-wide relevance, acting within the same governance, but with different strategies, sizes and performances. The methodology was the information poll by means of a questionnaire sent to the responsible for planning or accounting areas. The results indicates that "integrate performance measurement" and "target costing" represents SMA practices widely applied, followed by "benchmarking", "strategic pricing", "strategic costing" and "brand assessment and monitoring". An adoption under the average was noticed for some practices related to costs and customers. All SMA practices had high perception level as to the relevance of their application. In order to check the relation of SMA practices with the contingent variables, an ordered probit applied. It was found that the strategic approaches (standard, mission and positioning) seem to perform a contingent role in the SMA practices application, which was evidenced as well for the "company's size" variable.
  • Swap, futuro e opções: impacto do uso de instrumentos derivativos sobre o valor das firmas brasileiras Finanças Estratégicas

    Ribeiro, Philippe Lemes; Machado, Sérgio Jurandyr; Rossi Júnior, José Luiz

    Resumo em Português:

    O trabalho analisa o impacto do uso de derivativos e a direção e magnitude do prêmio de cobertura relacionado a cada tipo de instrumento derivativo no valor da firma para uma amostra de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto no período de 2004 a 2007. Os resultados indicam que a utilização de derivativos está relacionada a um impacto positivo e significativo sobre o valor de mercado das empresas. As evidências mostram que o uso de derivativos está associado a um "prêmio de cobertura" (hedging premium). Dessa maneira, é possível afirmar que as firmas que fazem uso da gestão de risco com derivativos têm um valor de mercado superior, no mercado brasileiro, quando comparadas a firmas que não utilizam esses instrumentos financeiros (hedging premium). Os resultados também indicam que, quando a análise se concentra no tipo de instrumento utilizado, a gestão de risco com tipos distintos de derivativos gera impacto de magnitude heterogênea no valor da firma. Contratos de swap e futuro/termo apresentam um impacto positivo e estatisticamente significante. Já para as opções, o impacto, embora positivo, não é estatisticamente significativo. Portanto, os resultados obtidos não só confirmam as expectativas de que a utilização de instrumentos derivativos exerce um impacto positivo e estatisticamente significativo sobre o valor da firma, mas também mostram que existe uma diferença relevante no efeito associado a derivativos distintos. Em conjunto, os resultados corroboram o fato de que investidores estão dispostos a pagar um maior valor por firmas que fazem gestão ativa de risco financeiro em ambientes mais voláteis como o Brasil, e essa disposição varia de acordo com o instrumento utilizado e com a eventual combinação de derivativos financeiros. Em pesquisa futura, uma análise das causas do impacto heterogêneo dos distintos instrumentos derivativos deve ser realizada para um melhor entendimento dos mecanismos pelo qual a política de gerenciamento de risco gera valor às firmas.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza el impacto de la utilización de instrumentos financieros (derivados), así como la dirección y la magnitud del premio asociado a los mismos, en relación al valor de la empresa para una muestra de empresas brasileñas no financieras cotizadas en el período de 2004 a 2007. Los resultados indican que el uso de derivados tiene un impacto significativo y positivo en el precio de mercado de las empresas. La evidencia muestra que el uso de instrumentos financieros se asocian con un "premio de cobertura". Por lo tanto, se puede concluir que las empresas que adoptan prácticas de gestión de riesgos con instrumentos financieros tienen un valor de mercado más alto, en el mercado brasileño, en comparación con aquellas empresas que no los usan (hedging premium). Los resultados también indican que, cuando el análisis se centra en el tipo de instrumento utilizado, la gestión de riesgo con diferentes tipos de instrumentos financieros genera un impacto de magnitud heterogénea en el valor de la firma. Swaps y contratos de futuros/de forward tienen un impacto positivo y estadísticamente significativo. En tanto que los contratos de opciones, aunque positivo, el impacto no fue estadísticamente significativo. Por lo tanto, los resultados no sólo confirman la expectativa de que el uso de derivados tiene un efecto positivo y estadísticamente significativo sobre el valor de la firma, sino que también muestran que hay una diferencia en los efectos asociados con los tipos instrumentos financieros utilizados. En conjunto, los resultados apoyan el hecho de que los inversores están dispuestos a pagar un mayor valor por aquellas empresas que muestra una gestión activa de riesgos financieros en los entornos más volátiles, como Brasil, y varía esta disposición de acuerdo con el tipo de instrumento financiero utilizado y la posible combinación de estos instrumentos. En futuras investigaciones, el análisis de las causas del impacto heterogéneo de los diferentes instrumentos financieros derivados se debe realizar para comprender mejor los mecanismos por los que la política de gestión de riesgos crea valor para las empresas.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the impact of the use of derivatives and the direction and magnitude of the premium coverage related to each type of derivative instrument on firm value for a sample of non-financial Brazilian companies traded in the period from 2004 to 2007. The results indicate that the use of derivatives is related to a significant and positive impact on companies' market value. The evidence shows that the use of derivatives is associated with a "premium coverage". Thus, it can be concluded that firms adopting risk management practices using derivatives have a higher market value, in the Brazilian market, compared to firms that do not use these financial instruments (hedging premium). Results also indicate that, when the analysis focuses on the type of instrument used, the risk management with different types of derivatives instruments generates an impact of heterogeneous magnitude on firm value. Swap and future/forward contracts have a positive and statistically significant impact. As for the options, although positive, the impact was not statistically significant. Therefore, the results not only confirm the expectation that the use of derivatives has a statistically significant positive effect on firm value, but also show that there is a relevant difference in effects associated with different derivatives types. Together, the results support the fact that investors are willing to pay a higher value for firms that actively manage financial risk in more volatile environments such as Brazil, and this willingness varies according to the instrument type used and the possible combination of these financial derivatives. In future research, an analysis of the causes of the heterogeneous impact of different derivative instruments should be performed to better understand the mechanisms by which risk management policy creates value for firms.
  • CAPM condicional com aprendizagem aplicado ao mercado brasileiro de ações Finanças Estratégicas

    Mazzeu, João Henrique Gonçalves; Costa Junior, Newton Carneiro Affonso da; Santos, André Alves Portela

    Resumo em Português:

    Modelos de precificação de ativos representam uma das áreas mais discutidas e pesquisadas em finanças. São amplamente utilizados de forma teórica e prática na área de investimentos para modelar e prever o risco e o retorno de títulos e de carteiras, bem como em finanças corporativas para estimar o custo de capital e ranquear projetos de investimento. Eles fornecem uma medida útil de risco que ajuda gerentes e investidores a determinar o retorno requerido ao colocarem seu dinheiro em risco. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho do modelo CAPM condicional com aprendizagem proposto por Adrian e Franzoni (2009) quando aplicado às séries de retornos das ações mais líquidas do mercado brasileiro no período de 1987 a 2010. Adrian e Franzoni (2009), em seu artigo, complementaram a literatura do CAPM condicional ao modelarem um novo tipo de variação temporal nos betas condicionais. Nesse ambiente, os investidores formam expectativas sobre o nível de longo prazo dos fatores de risco com base nos retornos realizados de variáveis exógenas. Como consequência direta dessa hipótese, os betas condicionais são modelados por meio do filtro de Kalman. Utilizando dados de 25 carteiras classificadas por tamanho e pelo índice valor contábil-valor de mercado, os autores concluíram que o CAPM condicional com aprendizagem é capaz de reduzir substancialmente os erros de apreçamento quando comparado ao CAPM em sua versão original. Dessa forma, contribuímos para a literatura de precificação de ativos, na medida em que avaliamos se esse modelo é capaz de reduzir os erros de apreçamento em relação à versão original do modelo CAPM, quando aplicado a dados de ativos individuais brasileiros. Os resultados deste artigo evidenciam uma redução nos erros de precificação do CAPM condicional com aprendizagem em relação ao CAPM em sua versão original. Dessa forma, tais resultados empíricos sugerem que a aprendizagem sobre os betas deve ser levada em consideração na estimação do CAPM incondicional e condicional.

    Resumo em Espanhol:

    Modelos de valoración de activos representan una de las más discutidas e investigadas áreas en las finanzas. Son ampliamente utilizados de forma teórica y práctica en el área de investimentos para modelizar y predecir el riesgo y la rentabilidad de los títulos y de las carteras, así como en finanzas corporativas para estimar el coste de capital y clasificar proyectos de inversión. Proporcionan una medida útil de riesgo a los gestores y a los inversores para ayudarles a determinar el retorno adecuado para poner su dinero en riesgo. El objetivo de este trabajo es analizar el desempeño del modelo CAPM condicional con aprendizaje propuesto por Adrian y Franzoni (2009) cuando aplicado a los retornos de las acciones más negociadas en el mercado de valores de Brasil desde 1987 hasta 2010. Adrian y Franzoni (2009), en su artículo, contribuyen a la literatura del CAPM condicional por proponer un nuevo tipo de variación temporal en los betas condicionales. En este entorno, los inversores se forman expectativas sobre el nivel de largo plazo de los pesos factoriales a partir de la observación de los rendimientos realizados de variables exógenas. Como consecuencia directa de este supuesto, los betas condicionales se pueden modelizar mediante el filtro de Kalman. Utilizando datos de 25 acciones ordenadas por el tamaño y por el índice de valor contable-valor de mercado, los autores concluyeron que el CAPM condicional con el aprendizaje es capaz de reducir sustancialmente los errores de precios en comparación con el CAPM en su versión original. De esta manera, contribuimos con la literatura de valoración de activos, al evaluar si este modelo es capaz de reducir los errores de precios en relación a la versión original del modelo CAPM, cuando aplicada a los datos del mercado brasileño a partir de los activos individuales. Los resultados de este estudio muestran una reducción de lo modelo CAPM condicional con aprendizaje en relación con el CAPM en su versión original. Por lo tanto, os resultados empíricos sugieren que el aprendizaje acerca de los betas debe ser tomado en cuenta en la estimación del CAPM condicional e incondicional.

    Resumo em Inglês:

    Asset pricing models represent one of the most discussed and researched areas in finance. They are widely used in a theoretical and practical manner to model and predict risk and return to price securities and portfolios as well as in corporate finance to estimate the cost of capital and rank investment projects. They provide a usable measure of risk that helps managers and investors determine what return they deserve for putting their money at risk. The objective of this paper is to analyze the performance of the learning-augmented conditional CAPM model of Adrian and Franzoni (2009) when applied to the returns of the most liquid stocks transactioned in the Brazilian stock market from 1987 to 2010. Adrian and Franzoni (2009), in their paper, complemented the conditional CAPM literature by modeling a new type of time-variation in conditional betas. In this environment, investors form expectations about the long run level of factor loadings from the observation of realized returns of exogenous variables. As a direct consequence of this assumption, conditional betas are modeled using the Kalman filter. Using data of 25 portfolios sorted by size and book-to-market ratio, the authors concluded that the learning-augmented conditional CAPM is able to substantially reduce the pricing errors when compared to the original version of CAPM. Thus, we contribute to the pricing asset literature, as we evaluate whether this model is able to reduce pricing errors in relation to its original version when applied to Brazilian individual asset data. The results of this article showed a decreasing in the pricing errors of learning-augmented conditional CAPM in relation to CAPM in its original version. Our empirical results suggests that the learning about betas should be taken into account when estimating both conditional and unconditional CAPM.
  • Incerteza, racionalidade limitada e comportamento oportunista: um estudo na indústria brasileira Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Silva, Adilson Aderito da; Brito, Eliane Pereira Zamith

    Resumo em Português:

    A proposta deste estudo foi entender o comportamento oportunista a partir dos conceitos incerteza, racionalidade limitada e especificidade de ativos. Para tal, um modelo teórico foi proposto e testado, em que se operacionalizou a especificidade segundo os ativos dedicados, os ativos físicos e os ativos humanos, em conformidade com os trabalhos Anderson e Schmittlein (1984), Carson, Madhok e Wu (2006) e Skarmeas, Katsikeas e Schlegelmilch (2002), ancorados na teoria dos custos de transação (TCT). O comportamento oportunista foi operacionalizado a partir dos indicadores propostos por Carson, Madhok e Wu (2006). A racionalidade limitada foi estudada na perspectiva de Simon (1957, 1980), e a operacionalização do constructo incerteza se amparou nos trabalhos de Knight (2002), Duncan (1972), Gordon e Narayanan (1984), Milliken (1987) e Milliken (1990). Os dados coletados junto a 111 gestores da indústria de transformação no Brasil, selecionados na base da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foram submetidos à modelagem por equações estruturais. Os resultados apontam que a racionalidade limitada e a especificidade dos ativos influenciam positivamente o comportamento oportunista dos agentes econômicos, confirmando os argumentos da teoria dos custos de transação, ou seja, quanto maior a especificidade dos ativos, menores as possibilidades de reaproveitamento do investimento, tornando a continuidade do relacionamento valiosa e alvo potencial de ações oportunistas. Os resultados também confirmaram a multidimensionalidade do constructo incerteza, reforçando os argumentos teóricos da perspectiva da incerteza da informação. Tal constatação, aliada às definições de Simon (1957, 1980), possibilitou a operacionalização do constructo racionalidade limitada a partir da incerteza de efeito e da incerteza de resposta, bem como a constatação da importância dessa premissa na explicação da existência dos custos de transação. Nesse sentido, os resultados abrem um leque de possibilidades e contribuem significativamente para o avanço dos estudos empíricos no campo da TCT.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este estudio fue conocer el comportamiento oportunista de los conceptos de la incertidumbre, racionalidad limitada y la especificidad de los activos. Con este fin, un modelo teórico propuesto y probado que la especificidad fue puesto en práctica de acuerdo a los activos dedicados, activos físicos y capital humano, de acuerdo con el trabajo Anderson y Schmittlein (1984), Carson, Madhok y Wu (2006) y Skarmeas, Katsikeas y Schlegelmilch (2002), anclado en la teoría de los costes de transacción (TCT). El comportamiento oportunista fue puesto en práctica en los indicadores propuestos por Carson, Madhok y Wu (2006). La racionalidad limitada se ha estudiado desde la perspectiva de Simon (1957, 1980) y la puesta en marcha de la incertidumbre de la construcción se sostiene en la obra de Knight (2002), Duncan (1972), Gordon y Narayanan (1984), Milliken (1987) y Milliken (1990). Los datos recogidos de 111 gerentes de la industria manufacturera en Brasil seleccionados sobre la base de la Federación de Industrias de São Paulo (Fiesp) se presentaron a modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados muestran que la racionalidad limitada y la especificidad de los activos influyen positivamente en el comportamiento oportunista de los agentes económicos, lo que confirma los argumentos de la teoría de los costos de transacción, es decir, cuanto mayor sea la especificidad de los activos en las posibilidades de inversión de la reutilización, por lo que la continuidad relación valiosa y blanco potencial de infecciones oportunistas. Los resultados también confirman la multidimensionalidad de la incertidumbre de la construcción, lo que refuerza los argumentos teóricos desde la perspectiva de información sobre la incertidumbre. Este hallazgo, junto con las definiciones de Simon (1957, 1980), ha permitido la puesta en marcha de la racionalidad limitada de construir el efecto de la incertidumbre y la incertidumbre de respuesta, y la realización de la importancia de esta premisa para explicar la existencia de costos de transacción. En este sentido, los resultados se están abriendo un abanico de posibilidades y contribuye significativamente a la promoción de estudios empíricos en el campo de la TCT.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to understand the opportunistic behavior of the concepts from uncertainty, bounded rationality and asset specificity. A theoretical model was proposed and tested where the specificity was operationalized according to the dedicated, physical and human assets following Anderson and Schmittlein (1984), Carson, Madhok and Wu (2006) and Skarmeas, Katsikeas and Schlegelmilch (2002), anchored in the Transaction Cost Theory (TCT). The opportunistic behavior was operationalized as the indicators proposed by Carson, Madhok and Wu (2006). The bounded rationality has been studied from the perspective of Simon (1957, 1980) and the operationalization of the construct uncertainty in line with Knight (2002), Duncan (1972), Gordon and Narayanan (1984), Milliken (1987) and Milliken (1990). The data was collected from 111 managers in the manufacturing industry in Brazil selected on the basis of Industrial Federation of the São Paulo and submitted to Structural Equation Modeling. The results showed that bounded rationality and asset specificity positively influence the opportunistic behavior of economic agents, confirming the arguments of the theory of transaction costs, meaning that as greater the specificity of the assets less are the investment possibilities of reuse, making continuity valuable relationship and potential target of opportunistic. The results confirmed the multidimensionality of the construct uncertainty, too, reinforcing the theoretical arguments from the perspective of Uncertainty Information. This finding, with Simon (1957, 1980) definitions, enabled the operationalization of the construct bounded rationality from the uncertainty effect and response uncertainty, and the realization of the importance of this premise to explain the existence of transaction costs. In this sense the results allows a range of possibilities and contributes significantly to the advance of empirical studies in the field of TCT.
  • Divisão do trabalho social e arranjos produtivos locais: reflexos econômicos de efeitos morais de redes interorganizacionais Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Silva, Gustavo Melo; Neves, Jorge Alexandre Barbosa

    Resumo em Português:

    Este artigo utiliza um recorte teórico que evidencia fatos sociais, especificamente da divisão do trabalho social, que atuam diretamente na eficiência de organizações, por meio da coesão e da solidariedade. Entretanto, essa leitura da realidade socioeconômica não vem sendo utilizada em sua plenitude para a compreensão da imersão social de redes interorganizacionais territorializadas, ou seja, de arranjos produtivos locais. Pode-se perceber que uma das principais características competitivas, denominadas atuais dentro do discurso empresarial e até mesmo de políticas de desenvolvimento econômico, é a necessidade de as empresas atuarem de forma conjunta e associada em determinados territórios, sejam estes distritos industriais, regiões, municípios ou cidades. Portanto, a aglomeração é uma possibilidade concreta para o desenvolvimento empresarial a partir de estruturas organizacionais baseadas na associação, complementariedade, compartilhamento, troca e ajuda mútua, que têm como referência as redes, que também compõem a estrutura social de mercados e reforçam a discussão sociológica de que a competição também gera a solidariedade. As ações econômicas individuais não estão livres de pressões estruturais e suscetíveis de ser interpretadas dentro da lógica puramente aditiva e mecânica da agregação. As pressões estruturais que pesam sobre a ação econômica não se reduzem às necessidades inscritas, em dado momento do tempo, nas disponibilidades econômicas imediatas ou na instabilidade das interações. Os interesses econômicos de mercado estão, para a nova sociologia, econômica imersos em redes pessoais e de grupos sociais. O mercado, portanto, não se constitui de organizações isoladas, como nos modelos de concorrência perfeita da ciência econômica, mas de aglomerados organizacionais que formam uma estrutura social.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo utiliza un marco teórico que pone de relieve los factores sociales, específicamente la división del trabajo, que actúan directamente sobre la eficacia de las organizaciones a través de la cohesión y la solidaridad. Sin embargo, esta lectura de la realidad económica no se ha utilizado al máximo para la comprensión de la integración social de las redes interinstitucionales en la distribución espacial, es decir, arreglos productivos locales. Se puede observar que algunas características clave de la competencia, que se refiere a la presente como en el discurso empresarial y las políticas de desarrollo incluso económico es la necesidad de las empresas a actuar de manera conjunta, asociada en algunos territorios, si los distritos industriales, regiones, condados o ciudades. Por lo tanto, el hacinamiento es una posibilidad real para el desarrollo empresarial de las estructuras de organización basado en la cooperación, la complementariedad, la distribución, intercambio y asistencia mutua, que tienen en las redes, que también componen la estructura social de los mercados y reforzar el análisis de sociología que la competencia conduce también a la solidaridad. Las acciones económicas individuales no están libres de las presiones estructurales y capaz de ser interpretado a la agregación puramente mecánica y aditivos. presiones estructurales que pesan sobre la actividad económica no puede reducirse a los requisitos especificados en un momento dado en el tiempo, en dinero o en la inestabilidad económica inmediata de las interacciones. Los intereses económicos del mercado son para la nueva sociología económica inmersos en redes personales y los grupos sociales. El mercado, por lo tanto, no está compuesto de organizaciones aisladas, como los modelos de competencia perfecta en la economía, sino de grupos de organización que forman una estructura social.

    Resumo em Inglês:

    This article uses a theoretical framework that highlights social factors, specifically the division of labor, which act directly on the effectiveness of organizations through cohesion and solidarity. However, this reading of the economic reality has not been utilized to its fullest for understanding the social embeddedness of interorganizational networks on spacial distribution, i. e., local productive arrangements. It can be noticed that a key competitive feature, referred to as present within the corporate discourse and even economic development policies is the need from companies to act jointly, associated in certain territories, whether industrial districts, regions, counties or cities. Therefore, the crowding is a real possibility for business development from organizational structures based on partnership, complementarity, sharing, exchange and mutual assistance, which have in the networks, which also compose the social structure of markets and reinforce the discussion of sociology that competition also leads to solidarity. The individual economic actions are not free from structural pressures and capable of being interpreted in the purely mechanical and additive aggregation. Structural pressures that weigh on economic action cannot be reduced to the requirements specified at a given moment in time, in cash or in the immediate economic instability of the interactions. The economic interests of the market are for the new economic sociology immersed in personal networks and social groups. The market, therefore, is not composed by isolated organizations, such as models of perfect competition in economics, but organizational clusters, that form a social structure.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br