Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Introdução ao Fórum Temático Sustentabilidade nas Escolas de Administração: tensões e desafios

    Godoy, Arilda Schmidt; Brunstein, Janette; Fischer, Tânia Maria Diederichs
  • Caminhos e desafios para a inserção da sustentabilidade socioambiental na formação do administrador brasileiro Educação Para Sustentabilidade: Desafios Para A Formação Da Nova Geração De Administradores

    Venzke, Cláudio Senna; Nascimento, Luis Felipe Machado do

    Resumo em Português:

    As características da sustentabilidade socioambiental têm um efeito profundo no modo como as instituições acadêmicas devem gerar conhecimento para incluí-la nos seus objetivos, pois, dentre os papéis da academia, destaca-se a geração de pesquisa interdisciplinar e de conhecimento científico, baseada na resolução de problemas na sociedade. Neste ensaio argumenta-se que as instituições brasileiras de ensino que formam administradores necessitam ampliar a base epistemológica atual para serem capazes de resolver, de modo mais completo, as questões relacionadas à sustentabilidade socioambiental. Dessa forma, o objetivo é de refletir sobre o processo para a geração de arranjos de conhecimentos voltados à inserção da sustentabilidade socioambiental nos cursos de Administração brasileiros, procurando avançar em relação às pesquisas já desenvolvidas sobre o tema, tendo-as como base. Foram analisados artigos da literatura nacional e internacional que tratam do tema, buscando identificar a situação atual da inserção da sustentabilidade na formação dos administradores. O escopo teórico que embasa este artigo está focado no pensamento complexo, conforme a visão de Edgar Morin. Assim, este artigo busca relacionar as ideias sobre complexidade com proposições de autores que visualizam as relações entre as estruturas e os processos, visando propor bases para a construção de arranjos no conhecimento para a sustentabilidade, com características pluralistas e reflexivas, para os cursos brasileiros de administração. A contribuição que se espera com este artigo para a prática da administração é fornecer um ponto inicial de reflexão, necessitando, para sua continuidade, buscar com os diferentes atores, que pensam e executam o ensino e a pesquisa em administração, percepções e conhecimentos sobre a construção deste caminho em direção à inserção da sustentabilidade socioambiental na formação dos administradores brasileiros, de forma plural e reflexiva. Como implicações sociais deste trabalho e seus impactos na sociedade, espera-se propor diferentes caminhos para atender os problemas complexos da realidade, relacionando-se com um mundo dinâmico e interdependente, gerando um conhecimento plural, que se harmonize com as complexas mudanças que estão ocorrendo neste mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Las características de la sostenibilidad social y ambiental tienen un profundo efecto en cómo las instituciones académicas deben generar conocimientos para incluirla entre sus objetivos, porque la generación de la investigación interdisciplinaria y el conocimiento científico basado en la resolución de los problemas que se plantean en la sociedad es uno de sus papeles importantes. Este ensayo argumenta que las instituciones brasileñas de educación que preparan los administradores necesitan ampliar su base epistemológica actual, para poder resolver mejor los problemas relacionados con la sostenibilidad social y ambiental. Así, con base en la literatura disponible, el objetivo es reflexionar y contribuir al proceso de generación de arreglos de conocimientos que faciliten la inclusión de la sostenibilidad social y ambiental en cursos de Administración brasileños. Artículos que tratan el tema publicado en la literatura nacional e internacional fueron analizados con intento de identificar como se encuentra el tema de la sostenibilidad en la formación en gestión. La base de la teoría que subyace este artículo adopta las ideas del pensamiento complejo, según Edgar Morin. Con el fin de proponer bases para la construcción de arreglos de conocimiento para la sostenibilidad, incluyendo características plurales y reflexivas para los cursos de Administración brasileños, este artículo busca relacionar ideas sobre la complejidad con las proposiciones de autores que consideran la relación entre las estructuras y procesos. Este artículo pretende ser un punto de partida para la reflexión sobre la práctica de la gestión, para seguir desarrollando el tema, deberá realizarse investigación entre los actores involucrados en la enseñanza y la investigación de la Administración con respecto a sus percepciones y conocimientos sobre la construcción de un camino hacia la inclusión de la sostenibilidad social y ambiental de manera pluralista y reflexiva en la formación de los administradores. Las implicaciones sociales de este trabajo y su impacto en la sociedad es proponer diferentes maneras de hacer frente a los complejos problemas de la situación, vincularlos con el mundo dinámico e interdependiente, y así crear un conocimiento más plural que está en armonía con los complejos cambios que se están produciendo en el mundo.

    Resumo em Inglês:

    The characteristics of social and environmental sustainability have a profound effect on how academic institutions should go about generating knowledge so as to include the subject among their goals because the generation of interdisciplinary research and scientific knowledge based on the resolution of the problems encountered in society is one of their most important roles. This essay argues that the Brazilian educational institutions that prepare managers need to extend their current epistemological basis in order to able to more fully resolve the issues related to social and environmental sustainability. Thus, based on the available literature, the aim here is to reflect on and contribute towards the process of generating knowledge arrangements that facilitate the inclusion of environmental sustainability in Brazilian management programs. Articles dealing with the issue published in the Brazilian and international literature were analyzed in an attempt to identify the extent to which the subject of sustainability is currently integrated into management training. The theory base underlying this article adopts the ideas of complex thinking, as viewed by Edgar Morin. Thus, in order to propose a bases for building knowledge arrangements for sustainability that include pluralistic and reflexive features for Brazilian management programs, this article seeks to relate ideas about complexity with propositions from authors who view the relationship between structures and processes. This article is intended to be a starting point for reflection on the practice of management and, to further develop the subject, research will need to carried out among actors involved in the teaching of and research into management regarding their perceptions and knowledge about constructing a path towards including social and environmental sustainability in a pluralistic and reflexive manner in the training of Brazilian managers. Regarding the social implications of this paper and its impact on society, the intention is to propose different ways of dealing with the complex problems of the situation, link them with the dynamic and interdependent world, and so create a more plural knowledge that is in harmony with the complex changes that are occurring in the world.
  • Ensino e pesquisa em gestão ambiental nos programas brasileiros de pós-graduação em administração Educação Para Sustentabilidade: Desafios Para A Formação Da Nova Geração De Administradores

    Sinay, Maria Cristina Fogliatti de; Dalbem, Marta Correa; Loureiro, Ione Andrade; Vieira, Jezuel de Menezes

    Resumo em Português:

    No Brasil, a educação ambiental tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino apenas a partir de 1999, com a lei nº 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A área de administração ficou um tanto alheia a esse movimento, talvez pela dificuldade de gestores perceberem que negócios verdes podem ser lucrativos. Só ao compreender que sustentabilidade traz também inovação, é que se verifica que a preservação ambiental e a produtividade empresarial devem andar por caminhos confluentes. Este trabalho visa verificar se tal convergência tem sido sustentada pelo ensino e pela pesquisa em administração, levantando o panorama atual da pós-graduação em administração no que se refere à gestão ambiental. Concluiu-se que, dos grupos de pesquisa registrados no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - na área de administração, 25% abordam tópicos ligados à Gestão Ambiental, sendo que 93% desses grupos se iniciaram após 2002, ano em que regulamentada a lei nº 9.795/1999, ficando clara a importância de ações concretas do setor governamental para promover a educação ambiental. Pesquisando-se as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior (IES) com programas de mestrado e/ou doutorado reconhecidos/recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), observou-se que 51% desses cursos apresentam tópicos relacionados à gestão ambiental e apenas 6% apresentam alguma das ferramentas a ela associadas. Vinte e cinco porcento desses programas não têm nem grupos de pesquisa nem disciplinas que abordem tópicos de gestão ambiental, salientando a necessidade de novos esforços em nível governamental, talvez na forma de avaliação das IES, para que a administração melhor contribua para a disseminação da sustentabilidade nos setores produtivos. Finalmente, observou-se que, do total de artigos publicados no período 2006-2012 nos seis principais periódicos nacionais da área de administração, 6,2% trataram temas de gestão ambiental. Isso representa evolução em relação aos 2,3% obtidos por Jabbour, Santos e Barbieri (2008) em pesquisa relativa ao período 1996-2005, porém corrobora, com os demais resultados desta pesquisa, que a produção científica nacional de administração em gestão ambiental, embora em expansão, ainda é incipiente.

    Resumo em Espanhol:

    En Brasil, la educación ambiental pasó a ser obligatoria en todos los niveles de enseñanza a partir de 1999 con la ley 9.795 que instituyó la Política Nacional de Educación Ambiental-PNEA. La administración se mantuvo ajena a ese movimiento, por la dificultad de los administradores en entender que negocios 'verdes' pueden generar beneficios. Al comprender que la sostenibilidad trae también innovación, se entiende que la preservación ambiental y la productividad empresarial deben seguir caminos confluentes. Este trabajo objetiva verificar si esa confluencia es llevada en cuenta en la enseñanza y en la investigación en administración, a partir de un diagnóstico del panorama actual del posgrado en lo que se refiere a la gestión ambiental. Como conclusiones del trabajo realizado se observó que de los grupos de investigación registrados en el Consejo Nacional de Investigación Científica y Tecnológica - CNPq en el área de Administración, 25% abordan temas de gestión ambiental, siendo que 93% de esos grupos se originaron después del año 2002, quedando explícita la importancia de las acciones concretas del gobierno en la promoción de la educación ambiental. La investigación de los currículos de las Instituciones de Enseñanza Superiores - IESs con cursos de maestría y/o doctorado reconocidos/recomendados por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personas de Nivel Superior - CAPES, permitió concluir que 51% de los cursos ofrecen temas de gestión ambiental y solo 6% ofrecen algunas de las herramientas a ella asociadas. 25% de los cursos no tienen grupos de investigación ni ofrecen disciplinas de gestión ambiental, resaltando así la necesidad de nuevos esfuerzos del sector gubernamental, tal vez en la forma de avaliar las IESs, para que el área de administración mejor contribuya con la sostenibilidad de los sectores productivos. Finalmente se observó que del total de trabajos publicados en el período 2006-2012 en 6 de los principales periódicos nacionales de administración, solo 6,2% trataron de temas de gestión ambiental, representando evolución en relación a los 2,3% reportados por Jabbour et al (2008) para el período 1996-2005, pero confirma que la producción científica nacional de Brasil en gestión ambiental, a pesar de estar en expansión, todavía es incipiente.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, environmental education became mandatory for every level of the educational spectrum only from 1999 on, when Law 9795 established the National Policy for Environmental Education - PNEA. Nevertheless, courses in business administration - BA have lagged behind other courses in implementing environmental education, perhaps because business managers took longer to realize that sustainable businesses can also be more profitable. Only when managers realize that sustainable actions also promote innovation, do they understand that environmental protection and productivity are not antagonist forces. This article aims at identifying if the educational system and/or the academic research in BA have been helping widespread this understanding, by analyzing Brazilian BA graduate courses. One main conclusion, drawn from the data registered at the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq, is that only 25% of research groups address topics related to sustainable management. 93% of research groups started activities from 2002 on, signaling that concrete measures at governmental level - such as the enforcement of Law 9795/1999 in 2002 - do help promote environmental education. Analyzing the content of the courses offered by graduate programs that have been recognized or recommended by the Coordination for the Qualification of Higher Education Personnel - Capes, we concluded that only 51% of those graduate programs address environmental topics and a mere 6% actually teach tools necessary for a sustainable business management. 25% of the recognized graduate programs neither have research groups nor courses that address environmental/sustainability issues, highlighting that additional effort at government's level - perhaps a change in the evaluation process of higher education institutions - might be necessary to induce the BA field to better contribute to the dissemination of a sustainability mindset in the corporate world. Finally, we concluded that 6.2% of the articles published in the six main Brazilian periodicals in BA in 2006-2012 were somehow related to environmental/sustainable management. This represents an improvement when compared to the 2.3% result obtained by Jabbour et al (2008) for the 1996-2005 period, but this percentage corroborates the overall conclusion that environmental education and research in Brazilian BA graduation programs, although in expansion, is still incipient.
  • Educação para a sustentabilidade: a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Educação Para Sustentabilidade: Desafios Para A Formação Da Nova Geração De Administradores

    Palma, Lisiane Celia; Alves, Nilo Barcelos; Silva, Tânia Nunes da

    Resumo em Português:

    Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram recentemente criados no Brasil. Eles têm como objetivo suprir a demanda de mão de obra técnica qualificada, que tem aumentado no país, e agregar qualidade aos currículos, buscando integrar conhecimentos básicos e técnicos e preparar os estudantes para a vida e para o exercício da cidadania. Sendo assim, demonstram em seus documentos ter preocupação com questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Alguns estudos têm apontado a importância da inserção de debates sobre a educação para a sustentabilidade nas instituições de ensino e também nos cursos da área de gestão. Deste modo, o presente estudo tem por objetivo identificar como questões relacionadas ao assunto estão sendo tratadas nos IFs brasileiros, especialmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, delineado por um escopo descritivo, para verificar como a sustentabilidade tem sido abordada nos cursos do IFRS relacionados ao eixo tecnológico gestão e negócios. Para definição dos cursos, utilizou-se como referência o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Observou-se que, apesar do IFRS apresentar em seus documentos uma preocupação com o assunto, não existe uma política institucional que integre as ações relativas à sustentabilidade na organização em geral, sendo que a introdução do tema nos cursos acontece de formas diversas, por iniciativa de alguns professores. Contudo, projetos que buscam a inserção da sustentabilidade em cursos da área de gestão e negócios já podem ser verificados, como os que estão sendo desenvolvidos nos campi Canoas e Osório, que também são apresentados no presente trabalho. É importante salientar que os projetos encontram-se em fase de implementação, o que impossibilita uma avaliação com relação aos seus resultados. Entretanto, estes podem servir de base para ações que podem ocorrer na instituição e de modelo para outros níveis e instituições de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs) fueron recientemente creados en Brasil con el objetivo de suplir la demanda de mano de obra técnica calificada, que ha aumentado en el país, y agregar calidad a los currículos, integrando conocimientos básicos y técnicos, para preparar los estudiantes para la vida, calificarlos para la ciudadanía. Estas instituciones muestran en sus documentos que tienen una preocupación con cuestiones relacionadas a la sostenibilidad. Algunos estudios han apuntado la importancia de la inserción de debates sobre la educación para la sostenibilidad en las instituciones de enseñanza y también en los cursos del área de gestión. Por lo tanto, el presente estudio tiene por objetivo identificar cómo cuestiones relacionadas a este tema están siendo tratadas en los IFs brasileños, especialmente en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Río Grande del Sur (IFRS). Para tanto, fue realizada una investigación de carácter exploratorio, delineado por un alcance descriptivo, para verificar como el tema sostenibilidad ha sido abordado en los cursos del IFRS relacionados al eje tecnológico Gestión y Negocios, presentes en el Catálogo Nacional de Cursos Superiores en Tecnología y en el Catálogo Nacional de Cursos Técnicos del Ministerio de la Educación. Se observó que, a pesar del IFRS presentar en sus documentos una preocupación con temas relacionados a la sostenibilidad, no hay una política institucional que integre las acciones relativas a la sostenibilidad en la institución como uno todo, siendo que la inserción del tema en los cursos ocurre de formas diversas, por iniciativa de determinados profesores. Pero, algunos proyectos que buscan la inserción de la sostenibilidad en cursos del área de gestión y negocios ya pueden ser verificados, como los que están siendo desarrollados en los Campus Canoas y Osório, que también son presentados en el presente trabajo. Es importante destacar que los proyectos se encuentran en fase de implementación, lo que todavía no posibilita una evaluación con relación a sus resultados. Sin embargo, estos pueden servir de base para acciones a nivel institucional y de modelo para otros niveles e instituciones de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF) were recently created in Brazil with the purpose of supplying the demand for qualified technical manpower, which has increased in the country. They aggregate quality to the curriculum, integrating technical and basic knowledge and aiming at preparing students for life and qualify them for citizenship. Such institutions demonstrate a concern with sustainability issues in their documents. Some studies have pointed out the importance of the inclusion of discussions on education for sustainability in educational institutions and also in management courses. Thus, the present study aims at identifying how the issues related to this topic are being addressed in Brazilian Federal Institutes, especially at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). In order to accomplish this, an exploratory survey was conducted, outlined by a descriptive scope, to verify how the sustainability issue has been addressed in the IFRS technological courses in Business and Management axis, according to the National Catalogue of Technological Higher Education Courses and to the Ministry of Education's National Catalogue of Technical Courses. It was observed that, despite IFRS shows a concern with the sustainability issues in their documents, there is not an institutional policy that integrates the actions related to sustainability in the institution at a whole, whereas the inclusion of the theme in the courses occurs in different ways, by the initiative of some teachers. However, some projects that aim at inserting sustainability in Business and Management courses can be verified already, such as the projects being developed at Campus Canoas e Osório - which are also presented in this study. It is important to emphasize that the projects are under implementation, which still does not allow an evaluation regarding their results. Nevertheless, these could provide the basis for actions in an institutional level and a pattern for other levels and educational institutions.
  • Desafios (e dilemas) para inserir "Sustentabilidade" nos currículos de administração: um estudo de caso Educação Para Sustentabilidade: Desafios Para A Formação Da Nova Geração De Administradores

    Gonçalves-Dias, Sylmara Lopes Francelino; Herrera, Carolina Bohórquez; Cruz, Myrt Thânia de Souza

    Resumo em Português:

    Apesar de quase três décadas de intensos debates em torno da temática sustentabilidade, permanecem uma série de indefinições sobre este tema, o que desperta indagações sobre suas delimitações, seus traços definidores, seu potencial de inovação, sua interdisciplinaridade e capacidade de diálogo de suas interfaces com outros campos de conhecimento e de prática. Nesse contexto, este artigo pretende analisar os desafios (e dilemas) enfrentados por uma Instituição de Ensino Superior para inserção da disciplina "sustentabilidade" no curso de administração. Isto se reflete nas estratégias e práticas tanto no âmbito da gestão empresarial, como no que tange ao projeto pedagógico e às práticas de ensino de aprendizagem utilizadas para a formação de futuros administradores. Assim, a construção do artigo está baseada em pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e na vivência dos autores como docentes no curso de administração, selecionado por conveniência. Organizaram-se os dados e as informações da experiência, por meio de estudo de caso em um contexto de pesquisa exploratória. Diferentes variáveis de inserção da temática de sustentabilidade foram analisadas, envolvendo desde as disciplinas que contemplam o projeto pedagógico e seus conteúdos até a análise das estratégias didático-pedagógicas adotadas. Nesta direção, a experiência analisada revelou que permanecem desafios para a implementação de projetos pedagógicos que privilegiem novos modelos de ensino-aprendizagem e sobretudo exigem novas competências na formação docente. Deste modo, mudanças em direção à sustentabilidade requerem mais do que apenas repensar o conteúdo dos currículos de ensino ou assinar acordos internacionais. Exigem das instituições compromissos mais profundos para se transformarem em comunidades-aprendizes que trabalham em prol da sustentabilidade. A análise aqui empreendida revela que é necessário criar uma agenda institucional em que se busca "aprender para a sustentabilidade" como forma de a IES ensinar, aprender e atuar. Também evidencia que a universidade (em especial as escolas de administração) é um local privilegiado, que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas, atitudes e comportamentos inovadores em todos os ambientes onde o futuro administrador possa estar envolvido.

    Resumo em Espanhol:

    A pesar de casi tres décadas de intensos debates en torno de la temática sobre sustentabilidad, aún permanecen una serie de indefiniciones sobre este tema, lo que despierta indagaciones sobre sus limitaciones, los trazos que la definen, su potencial innovador y su interdisciplinaridad, en especial, lo que se refiere a la capacidad de diálogo entre las interfaces de éste tema con otros campos del conocimiento y de la práctica. En ese contexto, éste artículo pretende analizar los desafíos (y dilemas) enfrentados por una Institución Universitaria, al incluir la disciplina de "Sustentabilidad" en el curso de Administración. Esto se refleja en las estrategias y prácticas tanto en el ámbito de la gestión empresarial, como en lo que corresponde al proyecto pedagógico y a las prácticas de enseñanza- aprendizaje utilizadas para la formación de futuros administradores. Así, la construcción de éste artículo tiene como base la investigación bibliográfica, documental, entrevistas y la propia vivencia de los autores como docentes en la facultad de Administración seleccionada por conveniencia. Se organizaron los datos e informaciones de la experiencia, por medio de un estudio de caso dentro del contexto de investigación exploratoria. Diferentes variables para la inclusión de la temática de sustentabilidad fueron analizadas, involucrando desde las disciplinas que contemplan el proyecto pedagógico y sus contenidos hasta el análisis de las estrategias didáctico- pedagógicas adoptadas. En esta dirección, la experiencia analizada reveló que permanecen desafíos y exigencias para la implementación de proyectos pedagógicos que privilegien nuevos modelos de enseñanza- aprendizaje y sobretodo exigen nuevas competencias en la formación docente. De esta manera, cambios en la dirección hacia la sustentabilidad, requieren mucho más que repensar el contenido de los pensum universitarios o de firmar acuerdos internacionales. Se exige de las instituciones compromisos más profundos para transformarse en comunidades aprendices que trabajan en pro da sustentabilidad. El análisis aquí realizado, revela que es necesario crear una agenda institucional donde se busque 'aprender para la sustentabilidad' como forma IES, enseñar, aprender e actuar. También hace evidente que la universidad, en especial las facultades de administración, son el local privilegiado, que puede contribuir para el desarrollo de prácticas, actitudes y comportamientos innovadores en todos los ambientes donde el futuro administrador pueda estar inserido.

    Resumo em Inglês:

    Despite nearly three decades of intense debate around the sustainability theme, remain a different kind of uncertainties on this subject, which raise questions about its boundaries, its defining traits, its innovation potential, its interdisciplinary compass/dialogue? and its ability to engage its interfaces with other fields of knowledge and practices. In this context, this paper aims to analyze the challenges (and dilemmas) faced by a Higher Education Institution in a insertion of "Sustainability" as a subject in the course of Business Administration. This is reflected in the strategies and practices for both scope of business management, such as regarding the design and pedagogical practices of teaching and learning used to train future managers. Thus, the construction of this article is based on literature review, documentary interviews and experience of the authors as professors at Business School of Administration selected by convenience. The authors organized the data and information experience through a case study in the context of exploratory research. Different introduction variables from sustainability subject were analyzed, even from the disciplines that refer the educational project and its contents to the analysis of pedagogical didactic strategies adopted. In this way, the experiment revealed that analyzed remain challenges for implementation educational projects which should focus on new teaching and learning models and especially it requires new teacher education skills. Thus, changes in the direction of sustainability, require more than just rethink the education curricula contents or sign international educational agreements. Institutions feel the necessity for hold deeper commitments to become communities apprentices and work toward sustainability. The undertaken analysis here shows that it is necessary to create an institutional agenda for 'learning for sustainability' as IES to teach, to learn and to act. It also shows that the university, especially business schools, is a prime location, which may contribute to the development practical, innovative and behaviors attitudes in all environments where the future administrator may be involved.
  • Um espelho, um reflexo! A Educação para a Sustentabilidade como subsídio para uma tomada de decisão consciente do administrador Educação Para Sustentabilidade: Desafios Para A Formação Da Nova Geração De Administradores

    Silva, Minelle Enéas da; Czykiel, Renata; Figueiró, Paola Schmitt; Santos, Wagner Soares Fernandes dos; Galvão, Ulysses Paiola

    Resumo em Português:

    Mudar comportamentos com base na conscientização é um fator essencial para mudar os padrões de produção e consumo vigentes. Para que uma nova visão possa emergir é necessário que haja um processo de mudança na responsabilidade tanto de produtores quanto de consumidores. Nessa perspectiva, a educação surge como agente de transformação, ao sensibilizar e estimular o indivíduo a exercer seu papel de consumidor-cidadão. Considerando que as mudanças também estão presentes no ambiente empresarial, parte-se do pressuposto que a Educação para a Sustentabilidade (EpS) nos cursos de graduação em administração atua como subsídio para uma tomada de decisão consciente por parte do futuro gestor. Tomar decisões, ou seja, fazer escolhas levando em conta os preceitos da sustentabilidade requer a formação de profissionais críticos e reflexivos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como a EpS pode contribuir para um processo de tomada de decisão consciente com alunos de administração na cidade de Recife-PE. A abordagem metodológica adotada foi quantitativa, e inicialmente identificou-se o comportamento de consumo consciente dos alunos. Assim, apesar da identificação de uma tendência positiva para uma consciência, entende-se que um trabalho de sensibilização e incentivo em relação a um comportamento mais ético e responsável deve ser realizado por meio da intensificação da EpS no curso de administração. Além disso, identificou-se que se deve buscar a construção de um círculo virtuoso recursivo, o qual deve orientar a tomada de decisão do nível individual ao coletivo. As discussões sugerem a possibilidade de atuação da EpS como espelho para que novos comportamentos e ações sejam incorporadas na formação desse futuro gestor e que os reflexos dessa nova visão possam ser disseminados como compromisso por uma sociedade mais sustentável. Com isso, a contribuição do estudo está em alinhar a ideia de consciência à tomada de decisão, com base na Educação para a Sustentabilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Cambiar comportamientos a través de la concieciación es un factor clave para romper el modelo estándar de producción y consumo da atualidad. Para que una nueva visión pueda surgir en la sociedad és necessário haber un proceso de cambio en la responsabilidad de los productores y de los consumidores. En esta perspectiva, la educación emerge como un agente de transformación, para crear conciencia y estimular a las personas a ejercer su papel de consumidor-ciudadano. Considerando que los cambios también están presentes en el entorno empresarial, parte del supuesto que la Educación para la Sostenibilidad (EPS) en los cursos de graduación em Administración actua como un subsidio para una toma de decisión conciente por parte del gerente del futuro. La toma de decisiones, en otras palavras, hacer elecciones teniendo en cuenta los principios de la Sostenibilidad requiere la formación de profesionales críticos y reflexivos. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo comprender cómo la EPS puede contribuir a un proceso de toma de decisiones consciente a lo largo de los estudiantes de Administración, en la ciudad de Recife-PE. El enfoque metodológico adoptado fue cualitativo, cuya primera fase buscó identificar el comportamiento de consumo conciente de los estudiantes. Así, a pesar de la identificación de una tendencia positiva hacia una toma de conciencia, se entiende que un trabajo de sensibilización y el fomento de un comportamiento más ético y responsable debe ser realizado a través de la intensificación de la EPS en el curso de Administración. Además, se identificó que se debe tratar de construir un círculo virtuoso recursivo, que debe guiar la toma de decisiones a nivel de lo individual a lo colectivo. Los debates sugieren la posibilidad de la EPS actuar como un espejo para que nuevos comportamientos y acciones sean incorporados en la formación de los futuros directores y que los efectos de esta nueva visión pueda difundirse como un compromiso por una sociedad más sostenible. Así, la contribución de esto estudio es alinear la idea de la conciencia com la toma de decisión, a partir de la Educación para la Sostenibilidad.

    Resumo em Inglês:

    The Change of behavior due to awareness is an essential factor in order to change the actual production and consumer patterns. So that a new vision can emerge, it is necessary that there be a process of change in the responsibility in both the producers as well as the consumers. In this perspective, education emerges as a transforming agent, as it sensitizes and stimulates the individual to exert his consumer-citizen role. Considering that the changes are also present in the business environment, the established idea is that Education for Sustainability (EfS) in the Business Administration Courses acts as a base for a conscious decision which is made by future management. The making of decisions, in other words, the making of choices that take the principles of Sustainability into account requires the critical and reflective formation of the practitioners. The present study has the objective to understand how the EfS can contribute to the conscious decision making process of the Administration students. The methodological approach adopted was quantitative. The initial phase identified the students' conscious consumer behavior. Thus, despite the identification of a positive consciousness trend, towards to ethical and responsible behavior from the more Education for Sustainability in Administration course structure an awareness and an incentive it is necessary. Moreover, we identified that a virtuous circle recursive should be created seeking guide the decision making of the individual to the collective. Furthermore, the further discussions suggest that the EfS can act as a mirror so that new behavior and actions can be incorporated in the training of this future manager and that the reflection of this new vision can be spread as a commitment for a more sustainable society. Thus, the contribution of this study is to align the idea of consciousness to the decision management, based on Education for Sustainability.
  • Valores pessoais e gestão socioambiental: um estudo com estudantes de administração Educação Para Sustentabilidade: Desafios Para A Formação Da Nova Geração De Administradores

    Costa, Francisco José da; Ramos, Roberto Rodrigues; Ramos, Ingrid Mazza Matos; Oliveira, Leonel Gois Lima

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou compreender as avaliações dos estudantes dos cursos de administração a respeito da gestão socioambiental nas dimensões de importância do conhecimento na área, importância da prática na área, e intenções futuras de envolvimento com a área e a sua relação com valores pessoais (as dimensões selecionadas foram conservadorismo antropocêntrico, e percepção de dominação sobre a natureza). As proposições iniciais são de que haveria uma relação negativa entre as dimensões de valores pessoais com a avaliação da importância e das intenções de envolvimento com a gestão socioambiental. Foi feito um estudo de campo, com dados coletados com 193 estudantes de graduação em administração de Instituições de Ensino Superior dos estados do Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. Inicialmente, realizou-se a verificação das propriedades psicométricas das escalas utilizadas, por meio da análise fatorial exploratória (Afe) e da aferição do Alfa de Cronbach para verificar a sua confiabilidade. Para a análise das proposições, foram verificadas as estatísticas descritivas (médias e desvios) em relação à avaliação que os entrevistados fizeram a respeito das dimensões estudadas. Posteriormente, as duas proposições foram testadas por meio de procedimentos de análise bivariada (correlações de Pearson e Spearman). Além disso, verificou-se a diferença entre as médias por gênero e por tipo de instituição por meio da análise de Variância (Anova). Pelos resultados das análises, verificou-se a existência de uma relação negativa entre o conservadorismo antropocêntrico e a avaliação pelos estudantes do curso de administração a respeito da importância da gestão socioambiental no curso, e também com o seu interesse de envolvimento com a área no futuro. No entanto, e contrariando as expectativas, as avaliações dos interesses não têm qualquer relação com a percepção e domínio humano sobre a natureza. Em relação ao gênero e ao tipo de instituição, houve diferenças significativas apenas nas dimensões de avaliação da gestão socioambiental com as mulheres e os alunos de instituições privadas demonstrando maior valorização dessa área. Não houve diferenças significativas nas dimensões de valores pessoais. Os resultados encontrados trazem avanços no entendimento dos fatores que influenciam o interesse dos futuros administradores em relação à gestão socioambiental.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio buscó comprender las evaluaciones de los estudiantes de Administración sobre la gestión social y ambiental en las dimensiones de 'importancia del conocimiento en el área', de 'importancia de la práctica en el área', y 'las intenciones futuras de participación en el área' y su relación con los valores personales (las dimensiones seleccionadas fueron 'conservadurismo antropocéntrico' y 'percepción de dominio de la naturaleza'). Las propuestas iniciales apuntan a que habría una relación negativa entre las dimensiones de los valores personales con la evaluación de la importancia y las intenciones de participación en la gestión social y ambiental. Se realizó un estudio de campo con datos de 193 estudiantes de graduación en Administración de Empresas de instituciones de educación superior en los estados de Ceará, Paraíba y Río de Janeiro. Inicialmente se analizó las propiedades psicométricas de las escalas utilizadas mediante el análisis factorial exploratorio (AFE) y la medición de alfa de Cronbach para comprobar su fiabilidad. Para el análisis de las proposiciones, se verificó los estadísticos descriptivos (medias y desviaciones estándar) sobre la evaluación que los entrevistados hacen acerca de las dimensiones estudiadas. Más tarde, las dos proposiciones se pusieron a prueba a través de los procedimientos de análisis bivariado (correlaciones de Spearman y Pearson). En los resultados de los análisis, se encontró una relación negativa entre el conservadurismo antropocéntrico y la evaluación por los estudiantes de administración de la importancia de la gestión ambiental en el curso, así como su interés por la participación en la área en el futuro. Por otra parte, y contrariamente a las expectativas, evaluaciones de los intereses no tienen ninguna relación con la percepción y dominio humano sobre la naturaleza. En relación con el género y el tipo de institución, se observaron diferencias significativas sólo en los aspectos de la evaluación de la gestión social y ambiental con las mujeres y los estudiantes de instituciones privadas demonstrando un mayor reconocimiento de la área. Los resultados destacan los avances en la comprensión de los factores que influyen en el interés de los futuros administradores en relación con la gestión social y ambiental.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to understand the evaluations of business students about the social and environmental management in these dimensions: 'importance of knowledge in the field', 'importance of practice in the field', and 'future intentions of involvement with the field' and its relationship with personal values (selected dimensions were 'anthropocentric conservatism' and 'perception of domination over nature'). The initial propositions are that there would be a negative relationship between dimensions of personal values with the evaluation of the importance and intentions of involvement in social and environmental management. We conducted a field study with data collected from 193 undergraduate students in Business Administration from higher education institutions in the states of Ceará, Paraíba and Rio de Janeiro. Initially was performed a test of the psychometric properties of the scales used by Exploratory Factor Analysis (EFA) and the measurement of Cronbach's alpha to check its reliability. For the analysis of propositions, were verified descriptive statistics (means and standard deviations) for the evaluation that respondents made about the dimensions studied. Later the two propositions were tested through bivariate analysis procedures (Pearson and Spearman correlations). In addition, the difference between the means by gender and by type of institution were verified through Analysis of Variance (ANOVA). By the results of the analyzes, it was found that there is a negative relationship between the anthropocentric conservatism and the evaluation that business students do about the importance of social and environmental management in the course, and also their interest in involvement with the field in the future. Moreover, and contrary to expectations, the evaluations of interests have showed no relation with perception of domination over nature. With regard to gender and type of institution, there were significant differences only in the dimensions of the evaluation of social and environmental management to women and students of private institutions demonstrating a greater appreciation of the field. There were no significant differences in the dimensions of personal values. The results brings advances in the understanding of the factors influencing the interest of future managers in relation to social and environmental management.
  • [ARTIGO RETRATADO] A influência do capital social para o desempenho empresarial: uma análise no contexto das redes horizontais de empresas Resources And Entrepreneurial Development

    Oliveira, Jayr Figueiredo de
  • As conexões entre orientação empreendedora, capacidade de marketing e a percepção do desempenho empresarial: evidências empíricas das micro e pequenas empresas varejistas Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Reis Neto, José Francisco dos; Muñoz-Gallego, Pablo Antonio; Souza, Celso Correia de; Rodrigues, Wesley Osvaldo Pradella

    Resumo em Português:

    A literatura acadêmica atual apresenta progresso no entendimento do desenvolvimento de estratégias das empresas, quanto ao aprimoramento das competências e recursos, para enfrentar a concorrência e a turbulência do ambiente competitivo. Neste trabalho são examinados os relacionamentos dos construtos orientação empreendedora (NAMAN; SLEVIN, 1993) e capacidade de marketing (VORHIES; HARKER, 2000) no desempenho empresarial (GONZÁLES-BENITO; GONZÁLES-BENITO; MUÑOZ-GALLEGO, 2009) percebido pelos gestores, focando as pequenas empresas varejistas. Foram avaliadas as evidências empíricas de modelos propostos na literatura para orientação empreendedora, capacidade de marketing, desempenho empresarial e o papel dos seus relacionamentos sob os efeitos moderadores do tipo da empresa, local da sua instalação e a idade desde a sua fundação. Os dados foram coletados em uma amostra transversal não probabilística de 262 empresas do comércio e de serviço, localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. As hipóteses foram testadas por meio das abordagens estatísticas da análise fatorial exploratória e da modelagem das equações estruturais, empregando-se a estimação da máxima verossimilhança e índices de ajuste do modelo conceitual. A verificação dos dados empíricos proporciona evidências para a confirmação dos modelos teóricos adotados, favorecendo a inferência de que as pequenas empresas varejistas alcançam maior desempenho empresarial, quanto maior a intensidade da orientação empreendedora e da capacidade de marketing. As evidências empíricas suportam que não existem diferenças significativas nas práticas da orientação empreendedora e da capacidade de marketing entre as empresas do tipo micro ou pequena. No entanto, foram observadas práticas diferentes entre estes dois construtos para as empresas quanto a sua localização, idade e setor empresarial. No que se refere às implicações gerenciais, decorrentes dos resultados deste artigo, leva à sugestão que os empresários varejistas adotem uma postura mais empreendedora, no conhecimento das ações estratégicas dos concorrentes e no entendimento dos desejos e necessidades dos consumidores, como na intensificação das ferramentas de marketing para a obtenção de maior desempenho empresarial. Destaca-se a originalidade deste estudo ao suprir as possíveis lacunas de poucos estudos empíricos relacionados às ações estratégicas e o desempenho empresarial das pequenas empresas varejistas, disponíveis na literatura nacional e internacional.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura académica presenta los avances actuales en la comprensión del desarrollo de las estrategias empresariales, cómo mejorar las habilidades y recursos para enfrentar la competencia y la turbulencia del entorno competitivo. Este artículo examina las relaciones entre los constructos de la orientación emprendedora (Naman; Slevin, 1993) y la capacidad de marketing (Vorhies; Harker, 2000) sobre el desempeño empresarial (Gonzáles-Benito et al., 2009) percibida por los directivos, centrándose en los comerciantes de pequeñas empresas. Se evaluaron los modelos empíricos propuestos en la literatura para la orientación emprendedora, capacidades de marketing, el desempeño empresarial y el papel de sus relaciones bajo los efectos moderadores del tipo de empresa, ubicación y de su edad desde su fundación. Los datos fueron recogidos en una muestra transversal no probabilísticas de 262 empresas comerciales y de servicios en el estado de Mato Grosso do Sul. Las hipótesis fueron analizadas por medio de métodos estadísticos, de la análisis factorial exploratorio y de los modelos de ecuaciones estructurales, utilizando estimación de máxima verosimilitud y los índices de ajuste del modelo conceptual. Revisión de los datos proporciona evidencia empírica para la confirmación de los modelos teóricos adoptados, lo que favorece la inferencia de que los pequeños comerciantes logran un mayor desempeño empresarial, mayor será la intensidad de la orientación emprendedora y la capacidad de marketing. La evidencia empírica apoya que no existen diferencias significativas en las prácticas de la orientación emprendedora y la capacidad de comercialización entre empresas como micro o pequeñas. Sin embargo, las prácticas se observaron entre estos dos constructos diferentes para las empresas como su sitio, la edad y el sector empresarial. Con respecto a las implicaciones de gestión, debido a los resultados de este trabajo, se sugiere que los empresarios minoristas adoptar un enfoque más empresarial, el conocimiento de las acciones estratégicas de los competidores y la comprensión de las necesidades y deseos de los consumidores, y la intensificación de las herramientas de marketing para lograr un mayor rendimiento del negocio. Se destaca la originalidad de este estudio para abordar las posibles deficiencias de los pocos estudios empíricos relacionados con acciones estratégicas y los resultados empresariales de los pequeños minoristas disponibles en la literatura nacional e internacional.

    Resumo em Inglês:

    The academic literature presents current progress in understanding the development of business strategies, how to improve the skills and resources to meet competition and turbulence of the competitive environment. This paper examined the relationships of the constructs entrepreneurial orientation (Naman; Slevin, 1993) and marketing capability (VORHIES; HARKER, 2000) on business performance (GONZÁLES-BENITO et al., 2009) perceived by managers, focusing on small business retailers. We evaluated the empirical models proposed in the literature for entrepreneurial orientation, marketing capabilities, business performance and the role of their relationships under the moderating effects of the type of firm, location, and age since its foundation. Data were collected in a non-probabilistic cross-sectional sample of 262 retail and service business in the Mato Grosso do Sul State. The hypotheses tested by means of statistical approaches and exploratory factor analysis and by structural equations modeling, using the maximum likelihood estimation and fit indices of the conceptual model. Review of data provides empirical evidence for the confirmation of the theoretical models adopted, favoring the inference that small retailers achieve higher business performance, when greater is the intensity of entrepreneurial orientation and the marketing capability. Empirical evidence supports that there are no significant differences in the practices of entrepreneurial orientation and marketing capability among firms like micro or small business. However, practices were observed between these two different constructs for businesses as their location, age and business sector, like retail or service. With regard to managerial implications, due to the results of this paper, leads to the suggestion that businessman retailer adopt a posture more entrepreneurial, knowledge of the strategic actions of competitors and in understanding the wants and needs of consumers, such as in the intensification of marketing tools for obtaining greater business performance. We highlight the originality of this study to address the possible shortcomings of the few empirical studies related to strategic actions and business performance of small retailers available in the national and international literature.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br