Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 14, Número: 5, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Bataglia, Walter
  • Arranjo produtivo local e desenvolvimento sustentável: uma relação sinérgica no município de Marco (CE) Gestão Humana E Social

    Alvarenga, Rafaella Alves Medeiros; Matos, Fátima Regina Ney; Machado, Diego de Queiroz; Sobreira, Michelle do Carmo; Matos, Lorena Bezerra de Souza

    Resumo em Português:

    Com a evolução do próprio conceito de desenvolvimento, mediante o fortalecimento do paradigma da sustentabilidade, torna-se necessária uma evolução das discussões em torno dos arranjos produtivos locais (APLs) que incorpore ponderações acerca de tais dimensões. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral analisar a ocorrência de práticas de desenvolvimento sustentável, com base no modelo triple bottom line, em um arranjo produtivo local. Para tanto, escolheu-se como campo empírico de estudo um APL de móveis localizado no município de Marco, no Estado do Ceará. Sua escolha para este trabalho se deveu tanto às características desse tipo de atividade, que, por depender da extração e utilização de recursos naturais, principalmente a madeira, apresenta grande relação com questões da dimensão ambiental da sustentabilidade, quanto ao reconhecimento do forte desempenho econômico do APL de Marco, que fez com que a cidade fosse reconhecida como um dos maiores polos moveleiros do Norte e Nordeste do país. Procurou-se identificar demonstrações econômicas (profit), sociais (people) e ambientais (planet), bem como verificar a ocorrência de sinergia na relação arranjo produtivo e desenvolvimento sustentável. Na revisão da literatura, foram construídos tópicos sobre a abordagem teórica de arranjos produtivos locais, o papel do empresário político ou empresário coletivo, o desenvolvimento sustentável e o modelo triple bottom line. A metodologia fundamentou-se em abordagem qualitativa, cujas técnicas de coleta foram a entrevista semiestruturada, a observação e um corpus documental. Foram escolhidos intencionalmente e por acessibilidade seis empreendedores. Pode-se concluir que, com base no modelo triple bottom line, estão presentes algumas características de desenvolvimento sustentável, principalmente relacionadas às dimensões ambiental (planet) e econômica (profit). A dimensão social (people) ainda precisa ser aperfeiçoada, o que pode acontecer pela influência do agente sinérgico ou empresário político. Em suma, este estudo contribui para o entendimento acerca das relações entre as diversas dimensões do desenvolvimento sustentável e as práticas observadas no contexto dos APLs.

    Resumo em Espanhol:

    Con la evolución del concepto de desarrollo, mediante el fortalecimiento del paradigma de la sostenibilidad, se hace necesaria una evolución de los debates en torno de los Arreglos Productivos Locales (APLs), incorporando pesa alrededor de tales dimensiones. Así, este estudio tiene como objetivo analizar la incidencia de las prácticas de desarrollo sostenible, basado en el modelo triple bottom line, en un arreglo productivo local. Por lo tanto, se eligió como campo de estudio un APL de muebles, ubicado en la ciudad de Marco, en el estado de Ceará. Su elección para este trabajo fue debido tanto a las características de este tipo de actividad, que dependen de la extracción y el uso de los recursos naturales, especialmente de madera, tiene una gran relación con los temas de sostenibilidad ambiental, como el reconocimiento del buen desempeño económico del APL de Marco, lo que provocó que la ciudad sea reconocida como uno de los mayores centros de muebles en el Norte y Nordeste del país. Hemos tratado de identificar declaraciones económicos (profit), sociales (people) y ambiental (planet), así como verificar la existencia de sinergia en el relación arreglo productivo y desarrollo sostenible. Al revisar la literatura, se construyeron los temas en el enfoque teórico de arreglos productivos local, el papel del emprendedor político e o empresario colectivo y sobre el desarrollo sostenible y el modelo triple bottom line. La metodología se basa en un enfoque cualitativo y las técnicas fueron entrevistas semi estructuradas, observación y corpus documental. Fueron elegidos intencionalmente y accesibilidad seis empresarios. Se puede concluir que con base en el modelo triple bottom line, se presentan algunas características del desarrollo sostenible, principalmente relacionados con el medio ambiente (planet) y económica (profit). La dimensión social (people) todavía necesita ser mejorada, lo que podría ocurrir por la influencia de un sinergista o un empresario político. En resumen, este estudio contribuye a la comprensión de las relaciones entre las distintas dimensiones del desarrollo sostenible y las prácticas observadas en el contexto del APLs.

    Resumo em Inglês:

    With the evolution of the concept of development, by strengthening the sustainability paradigm, it becomes necessary evolution of the discussions around clusters that incorporates considerations about such dimensions. Thus, this study aims at analyzing the occurrence of sustainable development practices, based on the triple bottom line model in a cluster. Therefore, it was chosen as empirical field study of a cluster of mobile, located in the municipality of Marco, in the state of Ceará. Your choice for this work was due both to the characteristics of this type of activity, which for depend on the extraction and use of natural resources, especially timber, has a great relationship with issues of environmental sustainability, as for the recognition of the strong economic performance of the cluster of Marco, which caused the city to be recognized as one of the largest furniture centers in the North and Northeast. We sought to identify economic (profit), social (people) and environmental (planet) statements, as well as verify the occurrence of synergy in the relationship cluster and sustainable development. In the literature review, Topics were built on the theoretical approach of clusters, the role of the political entrepreneur or collective entrepreneur and sustainable development and the triple bottom line model. The methodology was based on a qualitative approach, whose techniques were semi structured interviews, observation and documentary corpus. Were intentionally and for accessibility chosen six entrepreneurs. It can be concluded that, based on the triple bottom line model, some characteristics of sustainable development are present, especially related to environmental (planet) and economic (profit). The social dimension (people) still need to be improved, which could happen by the influence of synergist or political entrepreneur. In short, this study has been to contribute to the understanding of the relationships between the various dimensions of sustainable development and practices observed in the context of clusters.
  • Estudos de caso no ensino da administração: o erro construtivo libertador como caminho para inserção da pedagogia crítica Gestão Humana E Social

    Assis, Lilian Bambirra de; Paula, Ana Paula Paes de; Barreto, Raquel de Oliveira; Viegas, Glauce

    Resumo em Português:

    Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, como hipótese a respeito de um determinado conhecimento, é uma forma provisória de saber que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, aplicaram-se os casos elaborados em diferentes situações de ensino-aprendizagem, e, com esses semiexperimentos pedagógicos, avaliou-se a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso e as variadas possibilidades de aplicação destes. Os semiexperimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de caso. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em Administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico. Para futuras pesquisas, recomendamos a realização de mais experimentos com os métodos de aplicação de estudo de caso descritos, de modo a explorar mais os resultados obtidos com o método não restritivo, especialmente no que se refere à inserção do erro construtivo libertador como caminho para a pedagogia crítica no ensino da Administração.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, que comenzó con la suposición de que el error constructivo, mientras que la hipótesis sobre un cierto conocimiento, es una forma provisional de saber, lo que pone en cuestión la idea de que el éxito se produce cuando hay una correspondencia exacta con la respuesta proporcionada por el educador, que a menudo impone barreras a la reflexión y la creatividad. Como contrapunto, hemos tratado de analizar cómo los casos de fracaso y de sus diferentes formas de aplicación pueden contribuir a una experiencia diferente de formación para los estudiantes. A continuación, se utilizó la metodología de construcción de los casos de enseñanza, que se basaron en la investigación empírica con informantes clave de organizaciones investigadas, complementado con datos secundarios. En un segundo paso, los casos desarrollados se han aplicado en diferentes situaciones de enseñanza y aprendizaje y con estos semi-experimentos pedagógicos no se evaluaron sólo la eficacia de los casos de falla en comparación con las historias de éxito, así como las diversas aplicaciones de los mismos. Los semi-experimentos realizados señaló el hecho de que las siguientes variables pueden influir en los resultados obtenidos con el método: la forma en que el caso está escrito; el método de aplicación (restrictivos o no restrictivos); la disciplina en la que se aplica el caso; el contacto previo o el conocimiento de los principales conceptos teóricos sobre el tema; y el conocimiento de las prácticas y métodos de estudios de caso. Por lo tanto, se concluyó que el uso del método de caso en la enseñanza de la Administración es más compleja de lo que generalmente se considera, sobre todo si la intención es realmente para fomentar el pensamiento crítico. Para la investigación adicional se recomienda realizar más experimentos con métodos de aplicación de estudios de caso con el fin de explorar más a fondo los resultados obtenidos con el método no restrictivo, en particular en lo que respecta a la inserción del error constructivo libertador como un camino a la pedagogía crítica en la enseñanza de la Administración.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we started with the assumption that the constructive error, while hypothesis about a certain knowledge, is a provisional form of knowledge, which calls into question the idea that the hit occurs when there is exact correspondence with the response provided by the educator, which often imposes barriers to reflection and creativity. As a counterpoint, we sought to analyze how cases of failure and its different forms of application can contribute to a different formative experience of students. Then we used the methodology of construction of teaching cases, that were based on empirical research with key informants from organizations investigated, supplemented by secondary data. In a second step, the cases developed were applied in different situations of teaching and learning, and with these pedagogical semi-experiments were not only evaluated the effectiveness of the cases of failure compared to success stories, as well as the various applications thereof. The semi-experiments pointed to the fact that the following variables can influence the results obtained using the method: how the case is written; the method of application (restrictive or not restrictive); the course in which the case is applied; previous contact or knowledge of the main theoretical concepts about the topic; and knowledge of practices and methods of case studies. Thus, it was concluded that the use of case method in Management education is more complex than is generally considered, especially if the intention is really to encourage critical thinking. For further research we recommend performing further experiments with methods of application described a case study in order to further explore the results obtained with nor restrictive method, particularly as regards the insertion of liberator and constructive error as way to the critical pedagogy in Management education.
  • Valores organizacionais em instituições públicas brasileiras: percepções dos servidores em diferentes posições hierárquicas e tipos de entidade da administração indireta Gestão Humana E Social

    Carvalho, Virgínia Donizete de; Oliveira, Thais Aluxe de; Silva, Daniele Cristhiane da

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo identificar as percepções de servidores acerca dos valores organizacionais em instituições públicas da administração indireta federal, visando observar a ocorrência de variações segundo a posição hierárquica desses profissionais e o tipo de entidade analisada. Com esse propósito, focalizaram-se quatro instituições, utilizando uma amostra de 128 servidores, aos quais foi aplicado o Inventário de Valores Organizacionais (TAMAYO; MENDES; PAZ, 2000). Os resultados apontaram que, não obstante a concordância entre gestores e subordinados sobre o conjunto de valores que constituem as prioridades axiológicas das instituições analisadas, os primeiros julgam que são mais relevantes os valores de autonomia, e os segundos, os de hierarquia. Quanto às prioridades axiológicas nas diferentes entidades, as percepções apontam alguns elementos de diferenciação representados pela importância dos valores de autonomia para a autarquia e a fundação pública e dos de domínio para a empresa pública e a sociedade de economia mista. Prevalece, entretanto, a similaridade na hierarquização de valores nessas instituições, com maior ênfase na hierarquia e no conservadorismo, demonstrando que, a despeito das iniciativas implementadas a partir da reforma gerencial nos anos 1990, essas instituições seguem caracterizadas principalmente por princípios relacionados à conservação de sua estrutura, costumes, normas e tradições, além de expressarem foco na autoridade, na obediência e no poder social. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue identificar la percepción de los valores de la organización en las instituciones públicas de la administración federal indirecta, con el fin de observar la ocurrencia de variaciones en función de la posición jerárquica de los servidores y de los tipos de entidades de la administración indirecta analizados. Para este propósito, centrado en el caso de cuatro instituciones, utilizando una muestra de 128 servidores, a los que se aplicó el Inventario de Valores Organizacionales (TAMAYO; MENDES; PAZ, 2000). Los resultados mostraron que a pesar de que existe un acuerdo entre directivos y subordinados en el conjunto de valores que constituyen las prioridades de las instituciones analizadas, directivos creen que son más relevantes los valores de autonomía y subordinados, los valores de jerarquía. En cuanto a las prioridades de valores en las diferentes entidades, las percepciones señalar algunos elementos de diferenciación representados por la importancia de la autonomía para la autarquía y para la fundación pública y el dominio para la empresa pública y la sociedad de economía mixta. Prevalece, sin embargo, la similitud en la jerarquización de valores, con mayor énfasis en la jerarquía y el conservadurismo, que muestran que estas instituciones, a pesar de las iniciativas puestas en marcha a partir de la reforma de la gestión pública en la década de 1990, permanecen caracterizadas principalmente por los valores relacionados con la conservación de su estructura, costumbres, normas y tradiciones, además de un enfoque en la expresa autoridad, la obediencia y el poder social. Las implicaciones, limitaciones y aportaciones del estudio se discuten, con sugerencias para investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study was to identify the civil servants' perceptions about organizational values in public institutions of indirect federal administration and to observe variations in conformity to hierarchical position and type of entity. Four institutions were focused, using a sample of 128 civil servants, to whom the Organizational Values Inventory (TAMAYO; MENDES; PAZ, 2000) and a socio-demographic form were applied. The results showed that there is agreement between managers and subordinates about the set values that constitute the priorities of the institutions analyzed, but the managers consider more relevant the values of autonomy and the subordinates the values of hierarchy. Regarding the value priorities in each entity, the civil servants' perceptions indicated some elements of differentiation, so that the autarchy and the public foundation emphasized the values of autonomy and the public company and the mixed capital company emphasized the values of mastery. The similarity in values structures, however, prevailed among the institutions, since they attributed greater relevance to the values of hierarchy and conservatism. It shows that these institutions, despite the efforts implemented since the reform in the 1990s, are still characterized by values related to conservation of its structure, customs, norms and traditions. Furthermore, they focus on the authority, obedience and social power. The implications, limitations and contributions of the study are discussed, with suggestions for future research.
  • Uma análise da relação entre governança corporativa e acurácia das previsões dos analistas do mercado brasileiro Finanças Estratégicas

    Dalmácio, Flávia Zóboli; Lopes, Alexsandro Broedel; Rezende, Amaury José; Sarlo Neto, Alfredo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é investigar, sob a perspectiva da teoria da sinalização, a influência da adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa sobre a acurácia das previsões do consenso (média das previsões dos lucros) dos analistas de investimento do mercado brasileiro. Investigou-se essa relação em virtude da ausência de uma teoria bem desenvolvida a respeito da natureza complexa e multidimensional da governança corporativa. A acurácia das previsões dos analistas foi mensurada a partir de metodologias propostas na literatura nacional e internacional. Como proxy para adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa, foram utilizados os níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado). A amostra de trabalho da pesquisa foi composta por 105 empresas de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e que possuíam cobertura regular dos analistas de mercado, durante o período de 2000 a 2008. Foram consideradas tanto as instituições financeiras quanto as não financeiras, totalizando 2.352 observações. De acordo com os resultados encontrados, há evidências de que a governança corporativa influencia positivamente a acurácia das previsões dos analistas de investimento. Desse modo, pode-se considerar que a adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa representa um sinal positivo, emitido pelas empresas ao mercado de capitais, capaz de influenciar a acurácia das previsões do consenso dos analistas de investimento do mercado nacional, e que esse sinal representa parâmetros na mudança da probabilidade condicional que definem as crenças, tanto dos analistas na elaboração de suas previsões e recomendações quanto dos investidores na escolha de suas aplicações. Entende-se que este trabalho contribui não apenas para a literatura a respeito de governança corporativa e previsão de analistas, mas também para o mercado de capitais brasileiro (analistas, investidores, auditores, bancos, instituições de investimento, agências de rating, fundos de pensão, órgãos reguladores, associações, bolsas de valores, próprias empresas, gestores, entre outros), ao demonstrar os benefícios diretos e indiretos da adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa por parte das empresas brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es investigar la perspectiva de la teoría de señalización, influyen en la adopción de prácticas diferenciadas de gobierno corporativo en la exactitud de las previsiones de consenso (los ingresos medios previsión) de los analistas del mercado brasileño. Hemos investigado esta relación debido a la falta de una teoría bien desarrollada sobre la naturaleza compleja y multidimensional de la gestión empresarial. La precisión de las previsiones de los analistas se midió a partir de las metodologías propuestas en la literatura nacional e internacional. Como un proxy para la adopción de prácticas diferenciadas de gobierno corporativo se utilizaron en los diferentes niveles de gobierno corporativo de BM&FBovespa (Nivel 1, Nivel 2 y Nuevo Mercado). Una muestra de trabajo de la investigación se compone de 105 empresas públicas, con acciones negociadas en la Bolsa de Valores de São Paulo, que tuvo una cobertura regular de analistas de la industria, en el período 2000 a 2008. Se consideraron tanto las instituciones financieras y no financieras, por un total de 2.352 observaciones. Según los resultados, hay evidencia de que la gobernanza empresarial influye positivamente en la exactitud de las previsiones de los analistas. Por lo tanto, se puede considerar que la adopción de prácticas diferenciadas de gobierno corporativo es un signo positivo, emitido por las empresas al mercado de capitales, capaces de influir en la exactitud de las previsiones de consenso de los analistas del mercado brasileño, y que esta señal representa el cambio en los parámetros que definen las creencias probabilidad condicionada, tanto los analistas en la preparación de sus previsiones y recomendaciones para los inversores en la elección de sus inversiones. Se entiende que este trabajo contribuye a la literatura sobre el gobierno corporativo y las previsiones de los analistas, sino también para el mercado de capitales brasileño (analistas, inversores, auditores, bancos, instituciones de inversión, agencias de calificación, fondos reguladores de pensiones, asociaciones, bolsas de valores, empresas propias, gerentes, entre otros), para demostrar los beneficios directos e indirectos de la adopción de prácticas de gobierno corporativo de las empresas brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to investigate the perspective of signaling theory,influence the adoption of differentiated practices of corporate governance on the accuracy of consensus (average forecast earnings) forecasts of analysts of the Brazilian market. We investigated this relationship because of the lack of a well-developed theory about the complex and multidimensional nature of corporate governance. The accuracy of analyst’s forecasts was measured from the proposed methodologies in national and international literature. As a proxy for adoption of differentiated corporate governance practices were used in different levels of corporate governance BM&FBovespa (Level 1, Level 2 and New Market). A working sample of the research was composed of 105 public companies with shares traded on the Stock Exchange of São Paulo who had regular coverage of industry analysts, over the period 2000 to 2008. We considered both financial institutions and non-financial, totaling 2352 observations. According to the results, there is evidence that corporate governance positively influences the accuracy of the forecasts of analysts. Thus, one can consider that the adoption of differentiated practices of corporate governance is a positive sign, issued by companies to the capital market, capable of influencing the accuracy of consensus forecasts of analysts of the Brazilian market, and that this signal represents the change in the parameters that define the conditional probability beliefs, both analysts in preparing their forecasts and recommendations for investors in choosing their investments. It is our understanding that this work contributes not only to the national and international literature as far as corporate governance and analysts’ forecasts go, but also to the Brazilian capital market (analysts, investors, auditors, banks, investment institutions, rating agencies, pension funds, regulatory bodies, associations, stock exchange, companies themselves, managers, among others) when it shows the direct and indirect benefits of the adoption of distinctive practices of corporate governance by Brazilian companies.
  • Hierarquia de metas do consumidor para diferentes níveis de autoconexão com a marca: um estudo sobre a relação dos corredores de rua com a marca de seu tênis de corrida Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Niada, Aurea Cristina Magalhães; Baptista, Paulo de Paula

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta contribuição à literatura de marketing ao procurar compreender se as pessoas que desenvolvem maiores níveis de autoconexão com a marca apresentam estruturas de metas diferenciadas daquelas que mostram níveis menores, associando dessa forma duas importantes teorias da área de comportamento do consumidor: metas de consumo e autoconexão com marcas. Os consumidores apresentam distintas hierarquias de metas de consumo, e isso pode resultar em diferentes níveis de envolvimento com produtos e marcas. Em algumas situações, o envolvimento do comprador é tão intenso que as marcas são utilizadas para a construção e/ou representação de seu autoconceito, surgindo assim a autoconexão com a marca. A fim de atender ao objetivo proposto, esta pesquisa foi realizada em duas etapas: primeiro, foram feitas entrevistas em profundidade por meio da técnica de laddering, para identificar as principais metas dos praticantes de corrida de rua no processo de escolha de um tênis de corrida. Com base nas informações levantadas na primeira fase, na segunda etapa, foi conduzido um estudo descritivo via internet com 352 corredores de rua, no qual se utilizou a Técnica Padrão de Associação (Association Pattern Technique - APT). Essa etapa buscou identificar as relações entre três níveis da hierarquia de metas: focais, subordinadas e superiores. De forma geral, a amostra pesquisada demonstrou uma estrutura de metas caracterizada por uma forte presença de aspectos funcionais relativos ao consumo do produto, porém constataram-se diferenças importantes nessas hierarquias entre os grupos de alta e baixa autoconexão com a marca. O grupo de alta autoconexão com marcas demonstrou ligações relativas a aspectos simbólicos e sociais, como necessidade de integração a um grupo, de ser percebido como uma pessoa que pratica a corrida de rua e importância atribuída à beleza do produto como forma de reconhecimento social, enquanto o grupo com baixa autoconexão com a marca não demonstrou essas ligações, apresentando somente vínculos mais funcionais.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio contribuye a la actual literatura de marketing pues busca comprender si las personas que desarrollan niveles más grandes de auto conexión con una marca tienen estructuras de objetivos distintas de aquéllos que tienen niveles más pequeños, asociándose así dos teorías importantes del área de conducta del consumidor: objetivos de consumo y auto conexión con marcas. Los consumidores presentan distintas jerarquías de objetivos de consumo y que pueden tener como resultado niveles diferentes de envolvimiento con productos y marcas, siendo que algunos utilizan marcas como ambiente de ayuda en la construcción y/o la representación de su auto concepto, presentando con eso su auto conexión con la marca. Para cumplir del objetivo propuesto, esta investigación fue llevado a cabo en dos fases: primero, fueron hechas entrevistas a fundo por medio del técnico de laddering para levantar los principales objetivos considerados por corredores en el proceso de selección del tenis de correr. Por la información levantada en la primera fase, en la segunda parte del estudio fue manejado un estudio cuantitativo por Internet con 352 corredores, utilizando la Técnica Padrón de la Asociación (APT) para identificar las relaciones entre los niveles de jerarquía de objetivos. Para elaborar los mapas jerárquicos para cada grupo (alto y baja auto conexión) la muestra fue dividida en tres grupos con base de en la media general de la auto conexión con la marca, siendo utilizado el grupo con la mayor media y el grupo con las menores medias. De forma general, la muestra investigada mostró una estructura de objetivos caracterizados por una presencia fuerte de aspectos funcionales relativos al consumo del producto, todavía se identificaron diferencias importantes en las jerarquías de objetivos entre los grupos de alto y baja auto conexión con la marca, siendo que el grupo de alta auto conexión con marcas mostró conexiones relativas a aspectos simbólicos y sociales, como la necesidad de integración a un grupo, de ser percibido como una persona que practica la carrera en la calle y le importa la belleza del producto como forma de reconocimiento social, mientras el grupo con baja auto conexión con la marca no mostró esas conexiones, presentando conexiones sólo más funcionales.

    Resumo em Inglês:

    This study presents contribution to marketing literature when trying to understand if people who develop higher levels of self-brand connection has goal's structures differentiated those who have lower levels, thus combining two important theories in the area of consumer behavior: consumer goals and self-brand connection. Consumers have different hierarchies of consumption goals and this can result in different levels of involvement with products and brands, and some use brands as a means of assisting in the construction and/or representation of their self-concept, thus forming self-brand connection. In order to meet the proposed objective, this research was conducted in two steps: first, in-depth interviews were conducted through the laddering technique to raise the main goals considered by practitioners of street racing in the process of choosing a running shoes. Based on information gathered in the first stage, the second part of the study was conducted a quantitative study via the Internet with 352 street racers, using the Association Pattern Technique (APT) to identify the relationships between levels of the hierarchy of goals. To prepare the hierarchical value maps for each group (high and low self-brand connection), the sample was divided into three groups based on overall average of self-brand connection, by using the group with the highest average and the group with the lowest averages. Over all, the sample studied showed a structure characterized by a strong presence of functional aspects of the product for consumption, but significant differences were found in the hierarchies of goals between the groups with high and low self-brand connection, and the group with high marks of self-brand connection demonstrated social and symbolic aspects, as the need for group membership, to be perceived as a runner and the importance given to beauty products as a means of social recognition, while the group with low self-brand connection didn't show these connections, with only more functional connections.
  • Criação de empresas por mulheres: um estudo com empreendedoras em Natal, Rio Grande do Norte Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Machado, Hilka Pelizza Vier; Gazola, Sebastião; Anez, Miguel Eduardo Moreno

    Resumo em Português:

    Empreendedoras iniciam negócios predominantemente nos setores de comércio e serviços (RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; SOLTÉSZ, 2000), sendo geralmente pequenos negócios (BAYGAN, 2000; BOCHNIARZ, 2000; RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; ZAPALSKA, 1997), e a maioria deles não começa com mais do que dez empregados (MORRIS et al., 2006). Mulheres encontram dificuldades para empreender, tais como: longas horas de trabalho, pressões familiares, conflitos com sócios e pouco acesso a financiamentos e redes (LITUCHY; REAVLEY, 2004; MATHEW, 2010; WINN, 2005). No entanto, há pouco conhecimento sobre aspectos associados à criação de empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender as razões e dificuldades encontradas por mulheres para criação das empresas. Avaliaram-se ainda possíveis associações entre dificuldades, razões e o montante do capital inicial, a idade das empreendedoras, o estado civil, a ocupação anterior e o ano de criação das empresas. A pesquisa foi feita em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A amostra foi constituída por 96 empreendedoras. O instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva, incluindo média ponderada, correlação linear e análise de frequências simples. Ademais, utilizou-se a análise de clusters para identificar, por meio do software Statistica 8.0, grupos de atributos similares. Para investigar a relação entre as dificuldades encontradas e o capital inicial, utilizou-se o coeficiente de correlação linear de Pearson, e, para verificar a existência de associação entre as outras variáveis, adotou-se o teste exato de Fisher. No estudo, constataram-se três razões principais para abrir a empresa: "Queria ganhar muito dinheiro", "Estava insatisfeita com o trabalho anterior" e "Queria ganhar dinheiro". As principais dificuldades para a criação das empresas foram: falta de experiência no ramo, filhos pequenos, falta de tempo para participar em redes, dificuldade em obter capital inicial e falta de apoio da família. O montante do capital inicial não apresentou associação com razões ou dificuldades de criação das empresas. Do mesmo modo, a idade das empreendedoras e o ano de criação não mostraram associação com as variáveis dificuldades e razões de criação.

    Resumo em Espanhol:

    Las mujeres emprendedoras empiezan empresas predominantemente en los sectores de comercio y servicios (RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; SOLTÉSZ, 2000), generalmente pequeñas empresas (BAYGAN, 2000; BOCHNIARZ, 2000; RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; ZAPALSKA, 1997) y la mayoría de esas empresas no empieza con más de diez empleados (MORRIS et al., 2006). Las mujeres tienen dificultades para emprender tales como largas horas de trabajo, las presiones familiares, conflictos con los socios y el acceso limitado a la financiación y redes (LITUCHY; REAVLEY, 2004; MATHEW, 2010; WINN, 2005). Sin embargo, hay pocos conocimientos sobre los aspectos asociados a la creación de empresas. De este modo, el objetivo de esta investigación fue comprender las razones y las dificultades que encuentran las mujeres para crear las empresas. También se evaluaron las posibles asociaciones entre las dificultades, los motivos y la cantidad de capital inicial, la edad empresarial, el estado civil, la ocupación anterior de la creación de las empresas. La investigación se realizó en Natal, capital de Rio Grande do Norte. La muestra estuvo conformada por 96 emprendedoras. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario estructurado. El análisis de datos se realizó mediante estadística descriptiva, incluyendo correlación lineal promedio ponderada y el análisis de frecuencias simples. Además, se utilizó el análisis de clústeres para identificar grupos de atributos similares utilizando el software Statistica 8.0. Para investigar la relación entre las dificultades encontradas y el capital inicial utilizó el coeficiente de correlación lineal y para verificar la existencia de asociaciones entre otras variables, se utilizó la prueba exacta de Fisher. En cuanto a las razones para la apertura de la empresa, el estudio mostró cómo tres principales: "Quería hacer un montón de dinero", "No estaban satisfechas con el trabajo anterior" y "Quería ganar dinero". Las principales dificultades para la creación de empresas fueron los siguientes: la falta de experiencia en el negocio, los niños pequeños, la falta de tiempo para participar en las redes, la dificultad en la obtención de capital inicial y la falta de apoyo familiar. El importe del capital inicial no se asoció con razones o dificultades para la creación de empresas. Del mismo modo, la edad de la empresaria y el año de establecimiento no mostraron asociación con las dificultades y las razones de la creación de empresas.

    Resumo em Inglês:

    Women start entrepreneurial business predominantly in the sectors of trade and services (RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; SOLTÉSZ, 2000), being generally small business (BAYGAN, 2000; BOCHNIARZ, 2000; RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; ZAPALSKA, 1997) and most of these businesses do not begin with more than 10 employees (MORRIS et al., 2006). Women encounter difficulties to start in business, such as: long working hours, family pressures, conflicts with partners and little access to funding and networks (LITUCHY; REAVLEY, 2004; MATHEW, 2010; WINN, 2005). However, there is little knowledge about aspects associated with the creation of enterprises. Thus, the goal of this research was to understand the reasons and the difficulties encountered by women for the creation of enterprises. In addition, the research searches the relationship between reasons, difficulties and the amount of initial capital, the age of the women, the marital status and the year of business creation. The research was done in Natal, capital of Rio Grande do Norte. The sample was constituted by 96 women entrepreneurs. The instrument for collecting data was a structured questionnaire. Data analysis was done by means of descriptive statistics, including weighted average, linear correlation and analysis of simple frequencies. Furthermore, we used cluster analysis to identify groups of similar attributes using the Statistica Software 8.0. To investigate the relationship between the difficulties encountered and the initial capital used the linear correlation coefficient the Pearson and for the identification of association with the other variables the test of Fisher was used. Related to the reasons to open the company the research showed three most important: "They wanted to earn a lot of money", "They were not satisfied with the previous work" and "They wanted to earn money". The most important difficulties for the creation of the business were: the lack of experience in the business field and lack of time to participate in networks, difficulty in obtaining start-up capital and lack of family support. The start-up capital was not related to reasons and difficulties to create the businesses. In the same way, the age of entrepreneurs and the year of business creation are not related to the variables reasons and difficulties to starting in business.
  • Determinantes da terceirização de serviços contábeis nas PMES: o caso da Argentina Recursos Y Desarrolo De Negocios

    Albanese, Diana Ester; Briozzo, Anahí Eugenia; Argañaraz, Ángel Agustín; Vigier, Hernán Pedro

    Resumo em Português:

    A motivação desta pesquisa reside na importância da disponibilidade de informações para os usuários internos e externos à empresa, e do papel fundamental do sistema de informação contábil no registro de operações desta. O objetivo do presente trabalho é analisar os determinantes da terceirização dos serviços de informação contábil nas pequenas e médias empresas (PME), partindo de duas perspectivas: a teoria dos custos de transação (TCT) e a visão baseada nos recursos (VBR). As duas abordagens concluem que aquelas atividades que não são específicas nem essenciais a uma empresa devem ser terceirizadas, visando melhorar sua competitividade. Este estudo procurou mostrar que o tamanho dos clientes e/ou fornecedores da firma, o uso da informação contábil na tomada de decisões, o uso de tecnologias de informação, a forma de organização jurídica, o tamanho e a antiguidade da empresa têm uma relação significativa com o nível de terceirização do serviço de informação contábil. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de uma pesquisa de campo realizada com 159 PMEs da cidade de Bahía Blanca, na Argentina, durante o período de julho a outubro de 2010. Os resultados, obtidos mediante regressão probit e regressão probit ordinal, confirmam todas as hipóteses levantadas, exceto as que se referem ao tamanho da empresa e ao tipo de clientes e fornecedores. Esses resultados demonstram a importância da especificidade dos ativos como variável determinante nas decisões de terceirização, concordando com o esperado dentro dos fundamentos teóricos da TCT e da VBR, além de serem similares aos observados em vários estudos empíricos realizados em outros países. Como futura linha de investigação, a terceirização da contabilidade, como de costume para a parte de pequenas e médias empresas, merece uma análise relacionada com a independência do auditor.

    Resumo em Espanhol:

    La motivación de esta investigación radica en la relevancia de la disponibilidad de información para usuarios internos y externos a la empresa, y en el rol fundamental del sistema de información contable en el registro de las operaciones de la firma. El objetivo consiste en analizar los determinantes de la tercerización de servicios de información contable en las pequeñas y medianas empresas (PyMEs), partiendo desde dos perspectivas: la teoría de los costos de transacción (TCT) y la visión basada en los recursos (VBR). Ambos enfoques concluyen que aquellas funciones que no son específicas ni críticas de la empresa deben ser tercerizadas a efectos de mejorar su competitividad. Se plantearon como hipótesis de este trabajo que: el tamaño de los clientes y/o proveedores de la firma, el empleo de la información contable en la toma de decisiones, el uso de tecnologías de información, la forma de organización jurídica, el tamaño y la antigüedad de la empresa, tienen una relación significativa con el nivel de tercerización del servicio de información contable. A fines de testear las hipótesis se utilizaron datos recolectados mediante un estudio de campo realizado sobre 159 PyMEs de la ciudad de Bahía Blanca, Argentina, durante el periodo julio-octubre del 2010. Los resultados, obtenidos mediante regresiones probit y regresión probit ordinal, brindaron apoyo a todas las hipótesis planteadas, excepto a la referida al tamaño de la empresa y su tipo de clientes y proveedores. Estos resultados resaltan la relevancia de la especificidad de los activos como variable determinante en las decisiones de tercerización concordando con lo esperado en el marco de la TCT y la VBR y siendo similares a los observados en estudios empíricos previos realizados en otros países. Como futura línea de investigación cabe mencionar que el outsourcing de servicios contables, tan usual para parte de las empresas pequeñas y medianas, amerita un análisis adicional relacionado con la independencia del auditor.

    Resumo em Inglês:

    The motivation of this research lies in the relevance of information availability for internal and external users, and in the fundamental role of accounting information in the registry of firm operations. The goal of the present work is to analyze the determinants of the outsourcing of accounting information in small and medium enterprises (SME) from two perspectives: the theory of transaction costs (TCT) and the resource based vision (RBV). Both approaches conclude that those roles and duties which are not specific or critical within a company shall be outsourced in order to improve their competiveness. The hypotheses formulated for the present work are the following: the size of the clients and/or suppliers of the company, the specific use of the accounting information within the decision making process, the use of information technologies, the legal structure, the size of the company, and the years in the business have a significant connection with the level and scope of accounting information outsourcing. To test our hypothesis, we used data collected through a field research on 159 SME of the city of Bahía Blanca, Argentina, during the period of July-October of 2010. The results, obtained through probit regressions and ordinal probit regressions, support the hypotheses formulated, except for the clauses referred to the size of the company and the type of clients and suppliers. These results highlight the relevance of the specificity of assets as a determining variable in the process of deciding to outsource, concurring with the results expected within the frame of TCT and RBV, and resulting similar to the ones observed in previous empirical studies performed in different countries. The auditor's independence role in the outsourcing of accounting services, which is so frequent in small and medium enterprises, arises as a future research line.
  • Atitude empreendedora: validação de um instrumento de medida com base no modelo de resposta gradual da teoria da resposta ao item Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Souza, Eda Castro Lucas de; Lopez Júnior, Gumersindo Sueiro; Bornia, Antônio Cezar; Alves, Luciano Ricardo Rath

    Resumo em Português:

    A escala instrumento de medida de atitude empreendedora (Imae), desenvolvida por Souza e Lopes Jr. (2005), contém duas dimensões: prospecção e inovação, e gestão e persistência. Com a finalidade de verificar a validade e o intervalo em que propicia a medida de atitude empreendedora, além de investigar sua capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o objetivo deste artigo é validar a escala Imae por meio do modelo de resposta gradual da teoria da resposta ao item (TRI), que revolucionou a teoria de medidas. A TRI, construtos da psicologia utilizados em estudos de discriminação de respostas, em especial em grandes amostras de respondentes a um determinado fenômeno, é constituída de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade de este dar uma determinada resposta a um item. O ponto crucial da TRI é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais, portanto as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada elemento que o compõe. Os principais resultados encontrados foram a identificação de dois níveis da escala, denominados âncoras, que permitem interpretar tendências de pessoas com atitude empreendedora e a constatação de que os itens da escala Imae apresentam boa capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o que confere qualidade aos itens e, portanto, à escala. A importância deste estudo reside no papel fundamental que a atitude desempenha nas escolhas que as pessoas fazem em relação à própria vida, de modo a ajudá-las a determinar seus próprios atos.

    Resumo em Espanhol:

    El instrumento de medición para la actitud emprendedora (Imae), escala desarrollada por Souza Jr. y Lopes (2005), contiene dos dimensiones: explotación y la innovación, y gestión y la persistencia. En base a esta escala, con el fin de verificar la validez y el intervalo que proporciona una medida de la actitud emprendedora, y investigar su capacidad para discriminar la respuesta que el individuo esta capaz de dar, el objetivo de este trabajo es de validar la escala Imae a través del modelo de respuesta graduada de la teoría de respuesta al item (TRI), que revolucionó la teoría de las medidas. La TRI, constructos de la psicología utilizados en los estudios de discriminación de las respuestas, especialmente en las grandes muestras de los encuestados en un fenómeno en particular, se compone de modelos matemáticos relacionados con uno o más rasgos latentes (no observada) de un individuo con la probabilidad de dar una respuesta particular a un elemento. El punto principal de la TRI es que toma en cuenta el item en particular, sin relevar las puntuaciones totales, por lo que los resultados no sólo dependen de la prueba o cuestionario, sino de cada elemento que lo compone. Los principales resultados fueron la identificación de dos niveles de escala, llamados anclas, que permiten a interpretar las tendencias de las personas con actitud emprendedora y la comprensión de que los elementos de Imae tienen una buena capacidad para discriminar la respuesta que el individuo esta capaz de dar, lo que confiere la calidad de los elementos y por lo tanto de la escala. Este estudio es importante en vista del papel que juega la actitud en las elecciones que hacen los individuos sobre sus propias vidas, ayudando a determinar sus propias acciones.

    Resumo em Inglês:

    The scale measurement instrument of entrepreneurship attitude (Imae), proposed by Souza and Lopes Jr. (2005), has two dimensions: prospection and innovation, management and persistence. Based on this scale it can be verified validity and interval that the entrepreneurship attitude may be measured, and also to verify its capacity of discriminating the answer that a human being is able to give. The purpose of this paper is to validate the Imae scale through the graded response model of the item response theory (IRT), which revolutionized the theory of measures. The IRT, psychology constructions used in discriminative answer studies, especially in large samples of respondents to a specific phenomenon, consist of mathematical models relating one or more latent traits (unobserved) of an individual with the probability of giving a particular response to an item. The main point of IRT is taking into account the particular item, without revealing the total scores, so the findings do not only depend on the test or questionnaire, but each item that composes it. Two levels of the scale were identified as the main results of this research. They are called anchors that allow interpreting people Entrepreneurship Attitude tendencies and findings that Imae items present good capacity in discriminating the answer that one is able to give, providing quality to those items, and, therefore, validating the Imae scale. This study is important in view of the role that attitude plays in the choices that individuals make about their own lives, helping to determine their own actions.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br