Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2015
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    Popadiuk, Silvio
  • DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DO SÉCULO XXI: UMA INTRODUÇÃO AO FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO, CAPACIDADES DINÂMICAS, CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO E RELAÇÕES SIMBÓLICAS Desafios Organizacionais Do Século Xxi

    VICK, THAIS ELAINE; MACHADO, DENISE DEL PRÁ NETTO; PAIVA JUNIOR, FERNANDO GOMES DE; CASTRO, CLEBER CARVALHO DE
  • RELAÇÕES ENTRE FATORES CONTEXTUAIS INTERNOS ÀS ORGANIZAÇÕES E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS PROATIVAS E REATIVAS DE ECOINOVAÇÕES Fórum Especial Temático Sobre Inovação

    MAÇANEIRO, MARLETE BEATRIZ; CUNHA, SIEGLINDE KINDL DA

    Resumo em Português:

    RESUMO artigo se fundamenta na base teórica da mudança tecnológica ou inovação radical, que está ancorada na perspectiva dinâmica evolucionista. Nesse contexto, o estudo trata especificamente das estratégias de ecoinovações, definidas como inovações com ênfase no desenvolvimento sustentável, resultando, em todo o seu ciclo de vida, na redução de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos da utilização dos recursos, em comparação com as alternativas existentes. O objetivo geral foi analisar as relações entre fatores contextuais internos às organizações e a adoção de estratégias de ecoinovação proativas e reativas, tendo como foco o setor de celulose, papel e produtos de papel. A abordagem metodológica é quantitativa, por meio de levantamento de corte transversal, com questionários autoadministrados, respondidos por 117 empresas. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística inferencial pelo coeficiente de correlação de Pearson e de determinação. Os principais resultados apontam que houve relação significativamente positiva entre o apoio da alta administração, a competência tecnológica e a formalização ambiental, com a definição de estratégias de ecoinovação proativas. Isso corrobora, em certo grau, a teoria existente de que esses são fatores altamente condutores de estratégias proativas. Com esses resultados, pode-se considerar que este estudo contribui para o avanço do conhecimento na área de estratégias de ecoinovação, com a definição das variáveis dos construtos e os testes das hipóteses. Portanto, este estudo contribui para a teoria existente e também para a gestão de ecoinovações nas organizações, podendo servir de guia na condução do enfoque inovativo da gestão ambiental em indústrias do setor e de outros setores de atividade, além do incremento de pesquisas nessa área. A originalidade está no fato de ser um estudo especialmente concebido e aplicado de forma empírica, fornecendo informações sobre a gestão da ecoinovação, sobre os condutores e os efeitos, permitindo análises aprofundadas, as quais são consideradas lacunas na literatura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo se basa en los fundamentos teóricos del cambio tecnológico o la innovación radical, anclada en la perspectiva de la dinámica evolutiva. En este contexto, el estudio se ocupa específicamente de las estrategias de las eco-innovaciones, definidas como las innovaciones con énfasis en el desarrollo sostenible, lo que resulta en la totalidad de su ciclo de vida, en la reducción del riesgo ambiental, en la contaminación y otros impactos negativos del uso de los recursos, en comparación con las alternativas existentes. El objetivo general fue analizar las relaciones entre los factores contextuales internos de las organizaciones y la adopción de estrategias proactivas y reactivas para la eco-innovación, centrándose en el sector de fabricantes de pasta, papel y productos de papel. El enfoque metodológico es cuantitativo, utilizando una encuesta transversal con cuestionarios autoadministrados respondidos por 117 empresas. Para el análisis de los datos, se adoptó la estadística inferencial mediante el coeficiente de correlación de Pearson y la determinación. Los principales resultados muestran que una relación significativamente positiva entre apoyo de la alta administración, los conocimientos tecnológicos y la formalización ambiental, la definición de estrategias para la eco-innovación proactiva. Esto corrobora, en cierta medida, la teoría existente que estos factores son estrategias proactivas altamente conductores. Con estos resultados, se puede considerar que este estudio contribuye al avance del conocimiento en el ámbito de las estrategias de eco-innovación, con la definición de las variables de las construcciones y pruebas de hipótesis, así como contribuye tanto a la teoría existente, la forma de gestionar las eco-innovaciones en las organizaciones y puede servir como una guía para llevar a cabo enfoque innovador para la gestión ambiental en la industria y otros sectores de la industria de la actividad, además del aumento de la investigación en esta área. La originalidad reside en el hecho de que un diseño especial y el estudio aplicado empíricamente, el suministro de información sobre la gestión de la innovación ecológica, los conductores y los efectos, lo que permite una análisis detallado, que son consideradas las brechas en la literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is grounded in the theoretical framework of technological change or radical innovation, which is anchored in an evolutionary dynamics perspective. In this context, the study specifically tackles the strategies of eco-innovations, defined as innovations with an emphasis on sustainable development, resulting in its entire life cycle, in decreased environmental risk, pollution, and other negative impacts of resources use, when compared to the existing alternatives. The general objective was analyzing the relationships between contextual factors internal to organizations and the adoption of proactive and reactive strategies for eco-innovation, focusing on the sector of pulp, paper, and paper products. The methodological approach is quantitative, through cross-sectional survey with self-applied questionnaires answered by 117 companies. For data analysis, inferential statistics by Pearson’s correlation coefficient and determination was used. The main results show that there was a significantly positive relationship between top management support, technological competence, and environmental formalization, by defining proactive eco-innovation strategies. This corroborates, to some extent, the existing theory that these factors drive proactive strategies in an effective way. With these results, it may be claimed that this study contributes to increase knowledge in the area of eco-innovation strategies, by defining the variables of constructs and tests of hypotheses, as well as it contributes both to the existing theory and to the management of eco-innovations in the organizations, having a potential to serve as a guide in providing an innovative approach to environmental management of companies in the sector and in other sectors. Its originality lies on the fact that it is a study specifically designed and applied in an empirical way, providing information on the management of eco-innovation, on drivers and effects, enabling detailed analyses, which are regarded as gaps in the literature.
  • MAPA DO CONHECIMENTO EM NANOTECNOLOGIA NO SETOR AGROALIMENTAR Fórum Especial Temático Sobre Inovação

    RESCH, SIBELLY; FARINA, MILTON CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO A nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. O prefixo “nano” equivale a 10-9 m. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores, tais como física, química, biologia, materiais, informação, entre outros. No Brasil, implantaram-se as políticas de apoio às nanotecnologias em 2001, e, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. O setor agroalimentar, objeto deste estudo, é uma das áreas que podem se beneficiar com a utilização das nanotecnologias. Considerando a importância do setor para a economia brasileira, este trabalho tem como objetivo identificar e descrever as pesquisas que envolvem a nanotecnologia no setor agroalimentar. Para isso, realizou-se uma aplicação com o software VOSviewer a partir de trabalhos publicados na base Scopus. Para identificar como as pesquisas evoluíram ao longo do tempo, dividiu-se a busca em três períodos: 2001-2005, 2006-2009 e 2010-2013. Os resultados apontam quatro tendências: 1. uso dos biossensores, especialmente para detecção de contaminação; 2. utilização de embalagens ativas, biodegradáveis e indicadoras de deterioração ou contaminação; 3. encapsulamento para entrega de nutrientes; e 4. riscos e benefícios, marcos regulatórios. Os resultados podem subsidiar a elaboração de políticas de apoio e fomento à nanotecnologia para o setor agroalimentar e sugerir temas de pesquisa para identificação do estágio atual dessas tecnologias no Brasil. A prospecção realizada também contribui para a identificação de oportunidades de negócios para os empresários brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La nanotecnología es considerada por muchos autores como la base para la próxima revolución industrial. El prefijo “nano” equivale a 10-9 m. La manipulación en la escala nanométrica puede modificar propiedades como color, conductividad, relatividad, punto de fusión, entre otras, creando nuevas aplicaciones para los materiales. Es considerada como una ciencia multidisciplinar con aplicaciones en distintos sectores, tales como física, química, biología, materiales, información, entre otros. En Brasil, las políticas de apoyo a las nanotecnologías iniciaron en 2001, y a partir de 2007, la nanotecnología fue identificada como área estratégica para el gobierno brasileño por su potencial de innovación, crecimiento de mercado y beneficios asociados a su utilización. El sector agroalimentario, objeto de este estudio, es una de las áreas que se puede beneficiar con la utilización de las nanotecnologías. Considerando la importancia del sector para la economía brasileña, este trabajo tiene como objetivo identificar y describir las investigaciones que envuelven la nanotecnología en el sector agroalimentario. Para eso, se realizó una aplicación con el software VOSviewer a partir de trabajos publicados en la base Scopus. Para identificar cómo las investigaciones evolucionaron a lo largo del tiempo, se dividió la búsqueda en tres períodos: 2001-2005, 2006-2009 y 2010-2013. Los resultados apuntan cuatro tendencias: 1. uso de los biosensores, especialmente para detectar contaminación; 2. uso de envases activos, biodegradables e indicadores de deterioración o contaminación; 3. encapsulamiento para entrega de nutrientes; y 4. riesgos y beneficios, marcos regulatorios. Los resultados pueden subsidiar la elaboración de políticas de apoyo y fomento a la nanotecnología para el sector agroalimentario, bien como sugieren temas de investigación para identificación del nivel actual de esas tecnologías en Brasil. La prospección realizada también contribuye para la identificación de oportunidades de negocios para los empresarios brasileños.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Nanotechnology is regarded by many authors as the base for the next industrial revolution. The prefix “nano” is equivalent to 10-9 m. Manipulation at the nanometric level can modify properties such as color, conductivity, reactivity, melting point, among others, creating new applications for materials. It is seen as a multidisciplinary science with applications in distinct sectors, such as physics, chemistry, biology, materials, and information, among others. In Brazil, the policies of support to nanotechnologies started in 2001, and since 2007, nanotechnologies were identified as a strategic area for the Brazilian government, due to their innovation potential, market growth, and the benefits related to their use. The food and agriculture sector, object of this study, is among the areas that can be benefited from using nanotechnologies. Considering the importance of the sector for the Brazilian economy, this paper aims to identify and to describe the research that involves nanotechnology in the food and agriculture sector. To do this, an application through the software VOSviewer has been made by means of studies published in the database Scopus. To identify how investigations have evolved over time, the search was divided into three different periods: 2001-2005, 2006-2009 and 2010-2013. The results pointed out four trends: 1. use of the biosensors, especially for contamination detection; 2. use of active packaging, biodegradable and containing indicators of deterioration and contamination; 3. encapsulation for delivery of nutrients; and 4. risks and benefits, regulatory frameworks. The results may provide means to develop policies that support and promote nanotechnology to the food and agriculture sector, as well as to suggest research objects for identifying the current phase of these technologies in Brazil. The prospection made also contributes to identify business opportunities for Brazilian businessmen.
  • CAPACIDADES, INOVAÇÃO E DESEMPENHO GERAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS Fórum Especial Temático Sobre Inovação

    CABRAL, JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA; COELHO, ARNALDO FERNANDES MATOS; COELHO, FILIPE JORGE FERNANDES; COSTA, MARIA DA PENHA BRAGA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aprofunda a pesquisa atual sobre inovação por meio do estudo da relação entre “capacidade de inovação” e “desempenho geral” em empresas exportadoras. A partir das perspectivas da visão baseada em recursos (resource-based view – RBV) e capacidade dinâmica, examinamos os efeitos diretos e interativos de capacidades exploratórias e explorativas na inovação de produtos para os mercados externos e no desempenho geral da empresa (direta e mediada pela inovação de produto). Além disso, testamos o efeito moderador do dinamismo do mercado e o efeito de controle da variável tamanho de empresa sobre essas relações. Assim, a principal contribuição deste artigo é desenvolver e testar empiricamente um modelo conceitual original, pela combinação desses constructos em novos relacionamentos, em um país emergente. Esse modelo foi testado com dados de 498 empresas exportadoras brasileiras distribuídas em todos os setores industriais brasileiros, por tamanho de empresa e por Estados. A análise foi feita com a aplicação de modelagem de equações estruturais (structural equation modeling – SEM). Como resultado, encontramos suporte para as hipóteses de que as capacidades explorativas influenciam a inovação de produto e o desempenho global, ao passo que as capacidades exploratórias e sua interação com as explorativas influenciam o desempenho geral, mas não a inovação de produtos. Além disso, a relação entre as capacidades explorativas e o desempenho global é mediada pela inovação de produtos. Diferentemente do hipotetizado, o dinamismo do mercado não modera a relação entre inovação de produto e desempenho geral. Além disso, o tamanho da empresa atua como uma variável de controle das relações testadas. Quanto às implicações para a teoria, este estudo contribui para a compreensão de que capacidades explorativas influenciam o desempenho geral de uma empresa, tanto direta quanto indiretamente (via inovação de produto), e destaca os distintos efeitos diretos e mediadores de inovação no desempenho geral. Esses insights mostram a importância de considerar o papel das variáveis mediadoras e moderadoras nos modelos conceituais que avaliam os determinantes do desempenho global, evitando a superestimação da influência de determinados constructos. Por fim, o trabalho fornece suporte empírico original para a hipótese da interdependência entre inovações de produto para os mercados externos e o desempenho global.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo, se profundiza la investigación actual sobre la innovación a través del estudio de la relación entre la capacidad de innovación y desempeño general en las empresas exportadoras brasileñas. Desde las perspectivas de la visión basada en recursos (resource-based view – RBV) y capacidad dinámica, hemos examinado los efectos directos e interactivos de las capacidades de exploración y explotación en la innovación de productos a los mercados externos y el desempeño general de la empresa (directa y mediada por la innovación de productos). Además, hemos examinado el efecto moderador de la dinámica del mercado y el efecto de control de la variable tamaño de la empresa en estas relaciones. Por lo tanto, la principal contribución de este trabajo es el desarrollo y evaluación empírica de un modelo conceptual original, mediante la combinación de estos constructos en nuevas relaciones en un país emergente. Este modelo fue evaluado con datos de 498 empresas exportadoras brasileñas distribuidas en todos los sectores nacionales, por tamaño de la empresa y por estados. El análisis se realizó con la aplicación de modelos de ecuaciones estructurales (structural equation modeling – SEM). Como resultado, encontramos evidencias para aceptar las hipótesis de que la capacidad de explotación influencia la innovación de productos y el desempeño general, mientras que las capacidades de exploración y su interacción con las de explotación influencian el desempeño general, pero no innovación de productos. Además, la relación entre la capacidad de exploración y el desempeño general está mediada por la innovación de productos. De modo sorprendente, el dinamismo del mercado no modera la relación entre la innovación de productos y el rendimiento general. Además, el tamaño de la empresa actúa como una variable de control de las relaciones probadas. En términos de implicaciones para la teoría, este estudio contribuye a la comprensión de que las capacidades de explotación influyen en el desempeño general de una empresa, tanto directa como indirectamente (a través de la innovación de producto) y destaca los diferentes efectos directos e intermediarios de innovación en el desempeño general. Estas percepciones muestran la importancia de considerar el papel de las variables de mediación y moderadoras en los modelos conceptuales que evalúan los determinantes del desempeño general, evitando sobreestimación de la influencia de ciertas construcciones. Por último, el estudio proporciona una base empírica original para la hipótesis de la interdependencia entre innovaciones de productos a los mercados externos y el desempeño general.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article extends the current research on innovation by investigating the relationship between innovative capabilities and export firms’ overall performance. From the perspectives of the resource-based view (RBV) and dynamic capability, we examine the differential and interactive effects of exploration and exploitation capabilities in product innovation for external markets and overall performance (direct and mediated by a new product). In addition, we test the moderating effect of market dynamism and the controlling effect of firm size on these relationships. Hence, the main contribution of this article is developing and empirically testing an original model, by combining these constructs that address new relationships, in an emerging country. This model was tested with data from 498 Brazilian export firms, distributed throughout all Brazilian manufacturing sectors, by firm size, and in states. The analysis was made with application of the structural equation modeling (SEM). As a result, we found support for the assumptions that exploitation capabilities influence product innovation and overall performance, whereas exploration capabilities and their interaction to exploitation capabilities influence overall performance, but not product innovation. Additionally, the relationship between exploitation capabilities and overall performance is mediated by product innovation. Unlike hypothesized, market dynamism does not moderate the relationship between product innovation and overall performance. Furthermore, firm size works as a controlling variable in the relationships analyzed. Regarding the implications for theory, this study contributes to grasp that exploitation capabilities influences a firm’s overall performance, both directly and indirectly (via product innovation), and highlights the various direct and mediatory effects of innovation on overall performance. These insights show the importance of considering the role of mediating and moderating variables in theory and research models that address the determinants of overall performance to avoid overestimation of certain constructs. Finally, the paper provides original empirical support for the hypothesis of the interdependency of product innovations for external markets and overall performance.
  • A RELAÇÃO ENTRE A ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E A PRÁTICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA PRODUTORA DE ALUMÍNIO Fórum Especial Temático Sobre Inovação

    GUIMARÃES, MÁRCIA REGINA NEVES; LARA, FELIPE FERREIRA DE; TRINDADE, RAISSA OLIVEIRA PEROBA

    Resumo em Português:

    RESUMO A inovação tem sido considerada de fundamental importância para organizações que competem em ambientes dinâmicos. Verifica-se, assim, uma estreita relação entre as estratégias organizacionais e a prática da inovação. No que se refere à estratégia competitiva, sabe-se que ela pode tanto estimular quanto inibir tal prática. A estratégia de produção, por sua vez, deve estar alinhada à estratégia competitiva e ter um conteúdo (formado pelas prioridades competitivas e áreas de decisão) definido de forma que sustente a posição competitiva da organização. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a inovação tecnológica (de produto e de processo) se insere no conteúdo da estratégia de produção de uma empresa produtora de alumínio da região de Sorocaba. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, que utiliza o estudo de caso como método de procedimento. A empresa analisada na pesquisa está presente nos setores de metais, cimento, energia, siderurgia, celulose, agroindústria, finanças, além de investir em empresas em estágio inicial com alto potencial de crescimento. A unidade de negócios selecionada para o estudo de caso restringe sua produção a itens de alumínio, atuando nos segmentos de transporte, embalagem, eletricidade, construção civil e bens de consumo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas e observações que tiveram como foco o setor de laminação da unidade em estudo. Entre as principais conclusões, verificou-se que, nesse caso, há uma maior ocorrência da inovação de processo do que da inovação de produto. Como prioridades competitivas, observou-se a ênfase nas prioridades flexibilidade e custo. A inovação não é vista na empresa como uma prioridade competitiva, no entanto constatou-se que ela ocorre muitas vezes como forma de melhor desenvolver as prioridades flexibilidade e custo. Enquanto algumas características referentes às áreas de decisão facilitam a prática da inovação, como é o caso da integração vertical, outras (principalmente organizacionais) poderiam ser mais bem desenvolvidas para suportar melhor a inovação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La innovación se ha considerado crucial para las organizaciones que compiten en entornos dinámicos. Percibe, pues, una estrecha relación entre las estrategias organizacionales y la práctica de innovación. Cuanto a la estrategia competitiva, se sabe que puede estimular o inhibir la práctica de innovación organizacional. La estrategia de producción, por su vez, debe estar alineada con la estrategia competitiva y tener su contenido (formado por las prioridades competitivas y áreas de decisión) definidos con la intención de mantener la posición competitiva de la organización. En este contexto, este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la innovación tecnológica (producto y proceso) se inserta en el contenido de la estrategia de producción de una empresa productora de aluminio en Sorocaba. Se trata de una investigación descriptiva y exploratoria, de carácter cualitativo, mediante el estudio de caso como método de procedimiento. La empresa analizada en esta investigación actúa en los sectores de metal, cemento, energía, acero, celulosa, agroindustria, finanzas, además de invertir en empresas en fase inicial con alto potencial de crecimiento. La unidad de negocio seleccionada para el estudio de caso restringe su producción en artículos de aluminio para los sectores de trans-porte, embalaje, eléctrico, construcción y bienes de consumo. Los resultados se obtuvieron por medio de entrevistas y observaciones se han centrado en el sector de la planta de laminación. Entre las principales conclusiones, se desprende que en este caso hay una mayor incidencia de la innovación de procesos de innovación de productos. Como prioridades competitivas, se hizo énfasis en las prioridades de flexibilidad y costo. La innovación no es visto en la empresa como una de las prioridades competitivas, sin embargo se observó que a menudo se produce con el fin de desarrollar mejor las prioridades flexibilidad y el costo. Mientras que algunas de las características relacionadas con las áreas de toma facilitan la práctica de la innovación, tales como la integración vertical, otras (principalmente organizativas) mejor podrían ser desarrollados para apoyar mejor la innovación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Innovation has been regarded as crucial for organizations competing in dynamic environments. There is a close relationship between organizational strategies and organizational innovation practice. Regarding the competitive strategy, it is known that this may either stimulate or inhibit the practice. The production strategy, in turn, must be aligned with the competitive strategy and have a defined content (formed by competitive priorities and decision areas) in order to support the organization’s competitive position. In this context, this paper aims to analyze how technological innovation (product and process) fits into the content of the production strategy of an aluminum company in Sorocaba, São Paulo, Brazil. This is a descriptive and exploratory research, with a qualitative nature, which uses the case study as a method. The company analyzed in this research operates in metal, cement, power, steel, pulp, agribusiness and finance industries, besides investing in early-stage companies having a high growth potential. The business unit selected for the case study restricts its production to aluminum items, operating in the industries of transport, packaging, electrical, construction, and consumer goods. Among the key findings, it follows that, in this case, there is a greater incidence of process innovation than product innovation. As competitive priorities, there was an emphasis on flexibility and cost priorities. Innovation is not seen by the company as a competitive priority, however it was noticed that it often occurs in order to provide a better development of the priorities flexibility and cost. While some features related to decision areas make the practice of innovation easier, such as vertical integration, others (mainly organizational) might be improved to provide innovation with a better support.
  • ANÁLISE DOS ARTIGOS QUALITATIVOS EMPÍRICOS SOBRE MÉTODOS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA INOVAÇÃO Fórum Especial Temático Sobre Inovação

    BUCHELE, GUSTAVO TOMAZ; TEZA, PIERRY; DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA; SOUZA, JOÃO ARTUR DE

    Resumo em Português:

    RESUMO A inovação tem sido considerada um elemento essencial para criar vantagem competitiva de longo prazo nas empresas. Porém, estimular e apoiar o processo de inovação ainda é um desafio. Por sua vez, o efetivo uso de métodos, técnicas e ferramentas para inovação pode ser um fator importante para apoiar o processo da gestão da inovação, aumentando suas chances de sucesso. Nesse sentido, o estudo aqui apresentado consistiu em uma análise dos artigos qualitativos empíricos relacionados à difusão e adoção de métodos, ferramentas e técnicas para inovação. Os artigos analisados foram obtidos por meio de um levantamento sistemático realizado a partir de duas bases de dados: Scopus e Web of Science. Esse levantamento sistemático consistiu em sete passos: identificação das palavras-chave, buscas nas bases de dados, filtragem das publicações, padronização, classificação dos artigos, inclusão de publicações relevantes e análise dos artigos. Como resultado, obteve-se um corpus de dez publicações (nove disponíveis na íntegra e uma somente resumo), nas quais, inicialmente, se identificaram os principais artigos, autores, países e periódicos que mais publicaram e as palavras-chave mais utilizadas. Posteriormente, a partir da análise realizada, possibilitou-se um panorama das pesquisas qualitativas empíricas relacionadas ao tema, dada a importância dos MTF-Is para o processo de inovação das empresas. Destaca-se que ainda são escassos os trabalhos nessa temática com a abordagem utilizada nesta pesquisa, além de os resultados encontrados não serem convergentes. Verificou-se a grande diversidade de métodos, técnicas e ferramentas para inovação utilizados pelas empresas estudadas. Contudo, foi possível identificar que a utilização de MTF-Is é importante para aumentar a competitividade e principalmente resolver problemas nas organizações. Observou-se a necessidade de mais estudos com o objetivo de sistematizar a tomada de decisão acerca da escolha de um MTF-I para um determinado contexto organizacional. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa servir de base para pesquisas futuras acerca do tema.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La innovación ha sido considerada como esencial para crear una ventaja competitiva a largo plazo en el elemento empresarial. Sin embargo, para fomentar y apoyar el proceso de innovación sigue siendo un reto. A su vez, el uso efectivo de los métodos, técnicas y herramientas para la innovación puede ser un apoyo importante para el proceso de gestión de la innovación, aumentando sus posibilidades de factor de éxito. En este sentido, este estudio consiste en un análisis cualitativo de los artículos empíricos relacionados con la difusión y la adopción de métodos, herramientas y técnicas para la innovación. Los artículos analizados se obtuvieron a través de un estudio sistemático realizado a partir de las bases de datos: Scopus y Web of Science. Esta encuesta sistemática consistió en siete pasos: identificación de palabras clave; búsquedas en bases de datos; filtrado de las publicaciones; normalización; clasificación de los artículos; inclusión de las publicaciones pertinentes; análisis de los artículos. Como resultado se obtuvo un corpus de diez artículos (nueve disponible y listado completo y un resumen), en el que se identificaron inicialmente los principales artículos, autores, países y revistas que han publicado más y más palabras clave utilizadas. Más tarde, a partir del análisis se permitió una visión general de la investigación cualitativa empírica relacionada con el tema, dada la importancia de MTF-I para el proceso de innovación de las empresas. Es de destacar que todavía hay pocos trabajos sobre este tema con el enfoque utilizado en este estudio, más allá de los resultados no están convergiendo. Había una gran diversidad de métodos, técnicas y herramientas para la innovación utilizado por las empresas estudiadas. Por otra parte, se encontró que el uso de MTF-I es importante para aumentar la competitividad y se utilizan principalmente para resolver problemas en las organizaciones. Se observó la necesidad de más estudios con el objetivo de sistematizar la toma de decisiones sobre la elección de un MTF-I para un contexto organizativo concreto. Por lo tanto, se espera que este trabajo pueda servir de base para futuras investigaciones sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Innovation has been regarded as a crucial element to create long-term competitive advantage in companies. However, encouraging and supporting the innovation process still remains a challenge. In turn, the effective use of methods, techniques, and tools for innovation may be a significant factor to support the innovation management process, increasing its chances of success. Thus, this study consisted in a qualitative analysis of empirical articles related to diffusion and adoption of innovation methods, tools, and techniques. The articles analyzed herein were obtained through a systematic search conducted through 2 databases: Scopus and Web of Science. This systematic search consisted of 7 steps: identification of keywords; search in the databases; filtering of publications; standardization; classification of articles; inclusion of relevant publications; analysis of articles. As a result, we obtained a corpus with ten publications (nine fully available and 1 only as an abstract), where, initially, the main articles, authors, countries, and journals that have published more and the more frequently used keywords were identified. Later, through the analysis, an overview of the empirical qualitative investigations related to the theme was obtained, given the importance of MTF-I for the innovation process of companies. It is noteworthy that there are still few papers addressing this theme with the approach chosen in this research, and the results are not converging. There was a great diversity of methods, techniques, and tools for innovation used by the companies studied. Yet, we found that the use of MTF-I is significant to increase competitiveness and they are mainly used to solve problems in organizations. The need for further studies aimed to systematize decision making about the choice of an MTF-I for a particular organizational context was noticed. Thus, it is expected that this paper can serve as a basis for future research on the theme.
  • AS RELAÇÕES SIMBÓLICAS E A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO Gestão Humana E Social

    SALAZAR, KÁSSIA DE AGUIAR; SILVA, ALFREDO RODRIGUES LEITE DA; FANTINEL, LETÍCIA DIAS

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é compreender as relações simbólicas que envolvem a motivação no trabalho voluntário. A parte empírica do artigo tem como locus a Associação Voluntárias da Apae (Avapae) de Venda Nova do Imigrante. O artigo se legitima na relevância de estudar as organizações por meio de abordagens voltadas para os simbolismos organizacionais (Morgan, Frost, & Pondy, 1983; Gioia, 1986 Carrieri & Saraiva, 2007). Neste artigo, isso se realiza pelo reconhecimento da relação entre a construção social da realidade (Berger & Luckmann, 1985) dos voluntários e suas representações da motivação com base em uma subjetividade (Rey, 2005) articulada nas especificidades do trabalho voluntário. Os dados empíricos foram coletados por meio de 14 entrevistas semiestruturadas com voluntários da Avapae, observação não participante durante três meses no local de trabalho dos voluntários e análise de documentos. Os dados foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo. Para as voluntárias estudadas, o trabalho está relacionado com a capacidade de, por meio de um bordado, por exemplo, produzirem-se significados, como ajudar o próximo, divertir-se, mudar a rotina, entre outros. A motivação, observada por meio dos significados da participação voluntária, tem como base o sentimento de fazer parte de algo ou de transformar um meio, tendo um papel importante naquela tarefa social (Palassi & Vervloet, 2011). A pesquisa evidenciou o contexto da Avapae como complexo permeado por múltiplos simbolismos e subjetividades, com destaque para as construções sociais oriundas dos moradores de Venda Nova do Imigrante, além dos limites da organização estudada. O venda-novense configurou-se como produto e produtor de parte dos simbolismos que envolvem a motivação para o voluntariado. Como contribuição final deste trabalho, defende-se que os caminhos para tratar da motivação para o voluntariado devem considerar a ação dos atores socais e os seus contextos de inserção em termos das trocas simbólicas vivenciadas na organização e na sociedade mais ampla, como foi observado na comunidade venda-novense.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El propósito de este artículo es entender las relaciones simbólicas que involucran la motivación en el trabajo voluntario. La parte empírica del artículo fue desarrollada en la Associação Voluntária da Apae (Avapae) de Venda Nova do Imigrante, Brasil. El artículo se legitima por la relevancia del estudio de las organizaciones a través de enfoques centrados en el simbolismo organizacional (Morgan, Frost & Pondy, 1983; Gioia, 1986; Carrieri & Saraiva, 2007). El artículo se basa en el reconocimiento de la relación entre la construcción social de la realidad (Berger & Luckmann, 1985) de los voluntarios y sus representaciones de la motivación que envuelven una subjetividad (Rey, 2005) que se articula en los aspectos específicos del trabajo voluntario. Los datos empíricos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas con 14 voluntarios de Avapae, de observación no participante durante tres meses en el local de trabajo de los voluntarios y de análisis de documentos. Los datos fueron analizados con la técnica de análisis de contenido. Para las entrevistadas, el trabajo está relacionado con la capacidad de, mediante un trabajo de artesanía, producirse significados, cómo ayudar a los demás, divertirse y cambiar la rutina, entre otros. Se observó que la motivación a través de los significados de la participación voluntaria se basa en la sensación de ser parte de algo o hacer un camino en un sentido ser importante en el entorno social (Palassi & Vervloet, 2011). La investigación ha mostrado que el contexto de Avapae es complejo, impregnado de simbolismo y múltiples subjetividades, especialmente los de las construcciones sociales de los residentes de Venda Nova do Imigrante, fuera de la organización estudiada. El “venda-novense” surgió como producto y productor del simbolismo que rodea a la motivación para el voluntariado. Como contribución final del trabajo, se argumenta que las formas de abordar la motivación para el voluntariado deberían considerar la acción de estos actores sociales y sus contextos de inserción, mediante intercambios simbólicos en la organización y en la sociedad en general, como se ha percibido en la comunidad “venda-novense”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is grasping the symbolic relationships that involve motivation in volunteer work. The locus of the empirical portion of this article is the Associação Voluntária da Apae (Avapae) in Venda Nova do Imigrante, Brazil. The article legitimizes the relevance of studying organizations through approaches focused on organizational symbolism (Morgan, Frost & Pondy, 1983; Gioia, 1986; Carrieri & Saraiva, 2007). This is done herein by recognizing the relationships between the social construction of volunteers’ reality (Berger & Luckmann, 1985) and their representations of motivation based on a subjectivity (Rey, 2005) connected to the particularities of volunteer work. Empirical data were collected by means of semi-structured interviews with 14 Avapae volunteers, a 3-month non-participant observation period at the volunteers’ workplace, and documentary analysis. Data were processed by using the content analysis technique. According to volunteers, work is related to the capacity of, through an embroidery, for instance, producing meanings, such as helping others, having fun, and changing the routine, among others. Motivation, observed through the meanings attached to volunteer work, is based on the feeling of being part of something or changing a way, in the sense of playing a significant role in relation to that social task (Palassi & Vervloet, 2011). The investigation showed the context of Avapae as complex, permeated by symbolism and multiple subjectivities, especially concerning the social constructions of people living in Venda Nova do Imigrante, in addition to the limits of the organization studied. ‘Venda-novenses’ emerged as a product and producer of the symbolism surrounding the motivation for volunteering. As a final contribution of this study, we argue that the ways to address volunteers’ motivation must consider the actions of these social agents and their insertion contexts in terms of the symbolic exchanges experienced within the organization and society as a whole, as it has been observed within the ‘venda-novense’ community.
  • ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACIDADES DINÂMICAS ENTRE 1992 E 2012: DISCUSSÕES SOBRE A EVOLUÇÃO CONCEITUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES DE MAIOR NOTORIEDADE NA ÁREA Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    CARDOSO, ANDRÉ LUÍS JANZKOVSKI; KATO, HEITOR TAKASHI

    Resumo em Português:

    RESUMO Alguns elementos constituintes da abordagem das capacidades dinâmicas aparecem em diversas publicações (Schumpeter, 1942; Penrose, 1959, Nelson & Winter, 1982, Prahalad & Hamel, 1990), mas é a partir de Teece, Pisano e Schuen (1997) que o tema capacidades dinâmicas tem despertado interesse crescente dos estudiosos. A relevância do tema tem levado pesquisadores a considerar capacidades dinâmicas como um novo e robusto paradigma no campo da estratégia, principalmente por propor respostas às lacunas deixadas pela resource-based view (RBV). O arcabouço teórico das capacidades dinâmicas sofreu alterações ao longo do tempo (Barreto, 2010) e apresenta, além de convergências, ramificações entre seus defensores, principalmente no tocante ao embasamento e às fontes teóricas utilizadas em suas diferentes concepções. O conceito de capacidade dinâmica como fonte de vantagem competitiva fez com que estudos sobre esse tema proliferassem ao longo dos últimos anos, contudo essa proliferação ocorre de maneira não homogênea e consensual, o que torna o aprofundamento do tema um desafio ainda maior. Dessa forma, considerando as principais publicações sobre o tema capacidades dinâmicas entre os anos de 1992 e 2012, esta investigação apresenta as contribuições dos principais autores para o desenvolvimento da abordagem das capacidades dinâmicas e discute sua evolução conceitual. Trata-se de um estudo bibliométrico com tratamento dos dados por meio de escala multidimensional e análise de rede. Qualitativamente, a evolução da abordagem é analisada considerando os diferentes conceitos e proposições teórico-empíricas apresentados por autores de maior notoriedade na área, em diversos estudos sobre o tema. Os resultados indicam 1. uma evolução conceitual e de proposições teórico-empíricas; 2. um aumento de citações a autores contribuintes do tema; 3. uma diversidade de fontes de publicação e multidisciplinaridade da abordagem; e 4. uma multiplicidade temática relacionada às capacidades dinâmicas. Temas como conhecimento, competências, aprendizagem, criação de valor, capacidade dos gestores, parcerias e alianças estratégicas, e associações com capacidades dinâmicas ampliam os debates em torno de pontos nevrálgicos, ausentes ou obscuros das teorias antecessoras, reforçando seus pontos contribuintes como uma forma de ampliar a possibilidade de testes e comprovações empíricas, suplantando, de certa forma, limitações de teorias anteriores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Algunos elementos aportados del abordaje de las capacidades dinámicas aparecen en diversas publicaciones (Schumpeter, 1942; Penrose, 1959, Nelson & Winter, 1982, Prahalad & Hamel, 1990), pero es a partir de Teece, Pisano y Schuen (1997) que el tema capacidades dinámicas despertó interés creciente de los estudiosos. La relevancia de los temas ha llevado a los investigadores a considerar capacidades dinámicas como un nuevo y robusto paradigma en el campo de las estrategias, principalmente por proponer respuestas a las lagunas dejadas por la visión basada en recursos (resource-based view – RBV). La estructura teórica de las capacidades dinámicas sufrió alteraciones a lo largo del tempo (Barreto, 2010) y presenta, además de convergencias, ramificaciones entre sus defensores, con respecto a los fundamentos teóricos y las fuentes utilizadas en sus diferentes concepciones. El concepto de capacidad dinámica como fuente de ventaja competitiva hiso que estudios sobre este tema aumentara a lo largo de los últimos años. No optante este aumento ocurre de manera no homogénea y consensuada lo que hace que la profundización del tema sea un desafío aún mayor. De esta forma, considerando las principales publicaciones sobre el tema capacidades dinámicas entre los años 1992 y 2012, esta investigación presenta los aportes de los principales autores para el desarrollo del abordaje de las capacidades dinámicas y discute su evaluación conceptual. Se trata de un estudio bibliométrico con tratamiento de los datos por medio de escala multidimensional y análisis de red. Cualitativamente, la evaluación del tratamiento es analizada considerando los diferentes conceptos y proposiciones teórico-empíricas presentadas por los autores de mayor notoriedad en las áreas, en diversos estudios sobre el tema. Los resultados indican 1. una evolución conceptual y de proposiciones teórico-empíricas: 2. un aumento al citar autores que contribuyen al tema; 3. tener diversas fuentes de publicación y el enfoque multidisciplinario; y 4. tener multiplicidad temática relacionada a las capacidades dinámicas. Temas como conocimientos, competencias, aprendizaje, creación de valores, capacidad de los gestores, asociación y alianzas estratégicas están asociados con las capacidades dinámicas y amplían los debates en torno de puntos complejos, ausentes u oscuros de las teorías antecesoras, reforzando sus puntos contribuyentes como una forma de ampliar la posibilidad de pruebas y comprobaciones empíricas suplantando, de ciertas forma, limitaciones de teorías anteriores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Some elements of the dynamic capabilities approach emerge in several publications (Schumpeter, 1942; Penrose, 1959, Nelson & Winter, 1982, Prahalad & Hamel, 1990), but it is through Teece, Pisano and Schuen (1997) that this theme has attracted an increasing interest from scholars. The relevance of this issue has led researchers to consider dynamic capabilities as a robust new paradigm in the field of strategy, especially by proposing answers to the shortcomings of the resource-based view (RBV). The theoretical framework of dynamic capabilities has changed over time (Barreto, 2010) and it has, in addition to convergence, branches among its supporters, especially regarding the theoretical foundations and sources used in their various conceptions. The concept of dynamic capabilities as a source of competitive advantage has made studies on this topic proliferate over the last few years, however, this proliferation does not occur homogeneously nor in a consensual way that makes going deeper into the theme even more challenging. Thus, considering the major publications on dynamic capabilities between the years 1992 and 2012, this research introduces contributions from leading authors interested in developing the dynamic capabilities approach and discusses its conceptual evolution. This is a bibliometric study with data processing by using multidimensional scaling and network analysis. Qualitatively, the evolution of the approach is analyzed by considering the different concepts and theoretical-empirical claims made by authors based on their notoriety. The results indicate 1. evolution in terms of conceptual, theoretical, and empirical propositions; 2. increased citations of authors concerned with the theme; 3. diverse sources of publication having multidisciplinary approaches; and 4. multiple themes related to dynamic capabilities. Themes such as knowledge, skills, learning, value creation, manager’s capacity, strategic partnerships and alliances, and associations with dynamic capabilities broaden the debates on complex, absent, or obscure points of the previous theories, reinforcing their strong points as a way to expand the possibility of empirical evidence, somehow overcoming drawbacks of the previous theories.
  • CAPACIDADE DE ABSORÇÃO, TURBULÊNCIA AMBIENTAL E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM EMPRESAS VAREJISTAS CATARINENSES Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    KOERICH, GRAZIELE VENTURA; CANCELLIER, ÉVERTON LUÍS PELLIZZARO DE LORENZI; TEZZA, RAFAEL

    Resumo em Português:

    RESUMO Em mercados cada vez mais dinâmicos e turbulentos, as organizações dependem cada vez mais do conhecimento externo, recurso essencial no centro das estratégias organizacionais, como forma de promover a inovação e melhorar seu desempenho (Ireland, Hitt, & Vaidyanath, 2002; Zollo, Reuer, & Singh, 2002; Cassiman & Veugelers, 2006; Morgan & Berthon, 2008; Lichtenthaler, 2009). A capacidade de absorção (absorptive capacity – Acap) traduz-se como um dos processos-chave de aprendizagem das organizações no que diz respeito à identificação, assimilação e exploração dos conhecimentos do ambiente (Cohen & Levinthal, 1989; Lane, Koka, & Pathak, 2006). Apesar de um considerável número de estudos empíricos ter usado a Acap, uma medida válida que incorpore essas várias dimensões ainda não foi desenvolvida (Wang & Ahmed, 2007). Lane et al. (2006) observam que a maioria dos pesquisadores tipicamente mede a Acap como simples proxies de P&D (por exemplo, Cohen & Levinthal, 1989), ignorando a variedade de suas dimensões e suas implicações para os diferentes resultados organizacionais. Não obstante, poucos estudos empíricos têm capturado a natureza multidimensional da Acap (Jansen, Van Den Bosch, & Volberda, 2005). O presente estudo verifica a influência da Acap no desempenho organizacional sob diferentes condições de turbulência ambiental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo levantamento ou survey, com corte transversal. A população-alvo da pesquisa foi composta por empresas de varejo na região da Grande Florianópolis, com pelo menos um ano de atividades ininterruptas. Os dados foram coletados por meio de questionários autoadministrados e respondidos pelo principal dirigente das empresas, quando possível, ou por alguém responsável pelo estabelecimento. Além disso, diferentes características de moderação, como idade e tamanho das organizações, são consideradas. Os resultados a partir de 230 empresas varejistas mostram que a Acap tem efeito positivo sobre o desempenho organizacional. Com relação ao efeito moderador da turbulência ambiental sobre a Acap e os indicadores do desempenho organizacional, verificou-se que, dos cinco indicadores de desempenho analisados, três deles confirmaram a influência da turbulência ambiental.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En los mercados cada vez más dinámicos y turbulentos las organizaciones dependen cada vez más del conocimiento externo, recurso esencial en el centro de las estrategias organizacionales, con el fin de promover la innovación y mejorar su rendimiento (Ireland, Hitt & Vaidyanath, 2002; Zollo, Reuer & Singh, 2002; Cassiman & Veugelers, 2006; Morgan & Berthon, 2008; Lichtenthaler, 2009). La capacidad de absorción (absorptive capacity – Acap) se traduce como uno de los procesos clave del aprendizaje de las organizaciones con respecto a la identificación, asimilación y explotación del conocimiento del medio (Cohen & Levinthal, 1989; Lane, Koka & Pathak, 2006). Aunque un número considerable de estudios empíricos han utilizado la Acap, una medición válida que incorpora estas diferentes dimensiones aún no se han desarrollado (Wang & Ahmed, 2007). Lane et al. (2006) señalan que la mayoría de los investigadores por lo general mide la Acap como meros sustitutos de P&D (por ejemplo, Cohen & Levinthal, 1989), haciendo caso omiso de la variedad de sus dimensiones y sus implicaciones para los diferentes resultados de la organización. Sin embargo, pocos estudios empíricos han capturado la naturaleza multidimensional de la Acap (Jansen, Van Den Bosch & Volberda, 2005). Este estudio evalúa la influencia de la Acap en el desempeño de la organización en diferentes condiciones de turbulencia ambiental. Se trata de un estudio descriptivo o encuesta o survey, transversal. La población objetivo de la encuesta se compone de comercios al por menor en la Gran Florianópolis con al menos un año de actividades ininterrumpidas. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios auto-administrados y contestadas por el líder principal de la empresa, siempre que posible, si no por una persona responsable por el establecimiento. Por otra parte, se tienen en cuenta varias características de la moderación, tales como la edad y el tamaño de las organizaciones. Los resultados de 230 minoristas muestran que la Acap tiene un efecto positivo en el desempeño organizacional. Con relación al efecto moderador de la turbulencia del medio ambiente sobre la Acap y los indicadores de desempeño organizacional, fue verificado que de los cinco indicadores de desempeño analizados, tres de ellos confirmaron la influencia de la turbulencia ambiental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In increasingly dynamic and turbulent markets, organizations increasingly rely on external knowledge, a key resource in the core of organizational strategies, in order to promote innovation and improve their performance (Ireland, Hitt & Vaidyanath, 2002; Zollo, Reuer & Singh, 2002; Cassiman & Veugelers, 2006; Morgan & Berthon, 2008; Lichtenthaler, 2009). The absorptive capacity (Acap) translates itself as one of the learning key processes of organizations concerning knowledge identification, assimilation, and exploration in the environment (Cohen & Levinthal, 1989; Lane, Koka & Pathak, 2006). Although a considerable number of empirical studies have used Acap, a valid measure that incorporates these different dimensions have not been developed, yet (Wang & Ahmed, 2007). Lane et al. (2006) notice that most researchers typically measure Acap as mere proxies of R&D (e.g. Cohen & Levinthal, 1989), ignoring the variety of their dimensions and their implications for different organizational outcomes. However, few empirical studies have captured the multidimensional nature of Acap (Jansen, Van Den Bosch & Volberda, 2005). This study evaluates the effect of Acap on organizational performance under various environmental turbulence conditions. This is a descriptive study with a survey nature and a cross-sectional approach. The survey’s target population consisted in retail companies within the Grande Florianópolis region, having at least one year of uninterrupted activity. Data were collected through self-applied questionnaires that were answered by the main director of each company, whenever possible, otherwise by someone responsible for business. Moreover, various features of moderation, such as organizations’ age and size, are taken into account. The outcomes from 230 retail companies show that Acap has a positive effect on organizational performance. Regarding the moderating effect of environmental turbulence on Acap and the organizational performance indicators, it was found that, out of the 5 performance indicators analyzed, 3 confirmed the influence of environmental turbulence.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br