Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2018
  • ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL: ANÁLISE DO ESTRESSE FÍSICO, PSICOSSOCIAL E FATORES RELACIONADOS À SAÚDE Human And Social Management

    SOARES, SIMARLY M.; GELMINI, SIMONE; BRANDÃO, SILVÂNIA S. S.; SILVA, JUNE M. C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Proposta: Identificar a influência do estresse físico, psicossocial e fatores relacionados à saúde para a ocorrência de acidentes de trabalho, tendo como base a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2013 no Brasil, como reteste no contexto brasileiro, conforme o modelo de Rommel et al., (2016). Originalidade/valor: No Brasil há um elevado índice de acidentes de tra balho. Este reteste aplicado ao contexto brasileiro a partir do modelo alemão de Rommel et al. (2016) possibilita apresentar informações em relação aos fatores com maior chance de ocorrência dos acidentes de trabalho. Design/methodologia/abordagem: Estudo com dados secundários cole tados da Pesquisa Nacional de Saúde (Fiocruz, 2013). Foi utilizado o modelo de Rommel et al. (2016) com o conjunto de quatro blocos de fatores de variáveis. A regressão logística explorou os fatores de estresse físico, psicossocial e relacionados à saúde que podem possuir mais chan ces para a ocorrência do acidente de trabalho. Descobertas: 2,8% dos indivíduos se envolveram em algum acidente de trabalho. O modelo 5 é o mais explicativo para os acidentes de trabalho e fatores como ensino médio (OR: 2,082), trabalho em período integral (OR: 4,814), três ou mais trabalhos (OR: 2,593), exposição radioativa (OR: 4,244), asma (OR: 4,880) e, consumo de álcool (OR:4,620) foram identificados como aqueles com maior chance, conforme cada bloco tipi ficado, para a ocorrência do acidente de trabalho. Os gestores e legislado res devem observar os fatores que atribuem mais chances para a ocorrên cia de acidentes para a elaboração de políticas ou ações de prevenção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To identify the influence of physical and psychosocial stress and health-related factors on the occurrence of work-related accidents, based on the National Health Survey (NHS) conducted in Brazil in 2013, through the execution of a retest in the Brazilian context, according to the model elaborated by Rommel, Varnaccia, Lahmann, Kottner, and Kroll (2016). Originality/value: Brazil has a high rate of workplace accidents. This retest, applied to the Brazilian context based on the German model of Rommel et al. (2016), allows obtaining information concerning the factors that may increase the chances of workplace accidents. Design/methodology/approach: Study with secondary data collected from the National Health Survey (Fiocruz, 2013). The model of Rommel et al. (2016) was used with the set of four blocks of variable factors. Logistic regression explored the physical, psychosocial, and health-related stress factors that may be more likely to occur in the workplace. Findings: 2.8% of the individuals have been involved in some work accident. Model 5 is the most explanatory of occupational accidents and factors such as high school level of education (OR = 2.082), full-time work (OR = 4.814), having three or more jobs (OR = 2.593), exposure to radiation, asthma (OR = 4.880), and alcohol consumption (OR = 4.620), according to each block typified, which most significantly increase the chances for the occurrence of work accidents. Managers and legislators should observe the factors that increase the chances of an accident occurring in order to develop prevention policies or actions.
  • VALORES E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE RACIONALIDADE E ATITUDE PARENTÉTICA Human And Social Management

    SANTOS, LAÍS S.; LEAL, FERNANDA G.; SERAFIM, MAURICIO C.; MORAES, MÁRIO C. B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Discutir como indivíduos inseridos em organizações públicas podem lidar com os valores individuais e organizacionais em sua ação, a partir de um diálogo entre a noção contemporânea de valores, a concep ção de racionalidade e a atitude parentética. Originalidade/relevância: A possibilidade de uma atitude reflexiva de sencadeia uma discussão acerca das possibilidades concretas de que comportamentos humanos possam ser alinhados segundo padrões ins trumentais. Com base nesse pressuposto, este trabalho contribui para a discussão sobre a ação diante de conflitos de valores relacionados à ges tão pública. Principais aspectos metodológicos: Trata-se de um ensaio teórico, cuja reflexão se assenta na consulta e na interpretação articulada de material bibliográfico relacionado a valores e racionalidade, sobretudo no contex to de organizações públicas, obtido por meio de revisão de literatura. Síntese dos principais resultados: As teorias organizacionais baseadas na lógica da racionalidade econômica e que separam fatos de valores são incapazes de compreender a complexidade dos conjuntos de valores conflitantes. Dessa forma, muito provavelmente repousa na atitude parentética as características mais próximas do agente racional, capaz de lidar com os conflitos de valores pessoais e organizacionais com vistas ao atingimento do interesse público.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To discuss how individuals working in public organizations may deal with individual and organizational values in their action, based on a dialogue among a contemporary notion of values, the concept of rationality and the parenthetical attitude. Originality/value: The possibility of a reflexive attitude triggers a discussion about concrete possibilities for human behaviors to be aligned according to instrumental patterns. Based on such assumptions, this work contributes to the discussion about action in the face of conflicts of values that emerge in public administration. Design/methodology/approach: This work refers to a theoretical article, that is, a reflection based on the consulting and interpretation of bibliographic material related to values and rationality, especially in the context of public organizations. Findings: The parenthetical attitude, which characterizes the rational agent, individuals can distance themselves from their own circumstances, guide their action according to their own judgment of values, and to bear the inherent tension of the life of reasoning. This argument is presented as a possibility to deal and to act responsibly in the face of conflicting values that emerge in public administration.
  • SATISFAÇÃO NO IFES: UMA ANÁLISE POR MEIO DAS ÂNCORAS DE CARREIRA Human And Social Management

    VARGAS, ROSÂNGELA C.; TEIXEIRA, ARIDELMO

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa é analisar a satisfação no trabalho dos servidores públicos por meio das âncoras de carreira. Originalidade/relevância: A contribuição desta pesquisa é aplicar um ins trumento de coleta em versão reduzida para análise da satisfação no trabalho no serviço público na busca de subsídios para propostas de melhorias nos processos de trabalho relacionados à gestão de pessoas. Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi realizada com 671 servidores de uma autarquia da área de ensino público. Como instru mento de coleta foi utilizado questionário enviado por e-mail, método de survey eletrônico e em papel. O questionário foi baseado no “Inven tário de Âncora de Carreira”- adaptada por Igbaria e Baroudi (1993) e no trabalho de Netemeyer et al. (1996), denominado “Satisfação Global no Trabalho”. Síntese dos principais resultados: Os resultados apresentados identi ficaram que a âncora Segurança/Estabilidade foi relacionada com satisfação no trabalho tanto para os servidores docentes quanto para os administrativos, enquanto a âncora Serviço/Dedicação, a uma Causa só, foi relacionada para os servidores administrativos. A pesquisa tam bém identificou baixa representatividade de indivíduos com a âncora Competência Gerencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this research is to analyze the job satisfaction of public servants through career anchors. Originality/value: The contribution of this research is to apply a collection instrument in reduced version for the analysis of job satisfaction in the public service in the search of subsidies for proposals of improvements in work processes related to people management. Design/methodology/approach: We conducted the research with 671 public servants from the public education area. As an instrument of collection, we sent questionnaires using the electronic survey method and on paper. We based the questionnaire on the “Career Anchor Inventory” - adapted by Igbaria and Baroudi (1993) and the work by Netemeyer, Boles, and McMurrian (1996), termed as “Global Job Satisfaction”. Findings: The Security/Stability anchor obtained significant explanatory power with job satisfaction, but its representativeness was not the largest in the sample. Our practical contribution will be in the support to the construction of policies of people management, since the results indicated lower rates of satisfaction with regard to the aspects of promotion and with respect to the relationship with senior management.
  • INICIATIVAS DE COLABORAÇÃO: MOTIVADORES, BARREIRAS E BENEFÍCIOS Human And Social Management

    FREITAS, DENISE C. DE; OLIVEIRA, LEANDRO G. DE; ALCANTARA, ROSANE L. C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Propor uma classificação dos diferentes tipos de motivadores, barreiras e benefícios existentes nos processos de adoção de iniciativas de colaboração entre empresas na cadeia de suprimentos. Originalidade/relevância: Os resultados alcançados auxiliam os gestores a conhecerem os diferentes tipos de motivadores que impulsionam a adoção destas iniciativas, os benefícios que podem ser alcançados e as barreiras que podem ser encontradas, evitando implantações mal sucedi das. Para pesquisadores, fornecem um melhor entendimento teórico dos diferentes tipos de componentes presentes nestas iniciativas, abrindo caminho para a busca de evidências empíricas. Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com foco em cinco iniciativas: Quick Response (QR), Efficient Consumer Response (ECR), Continuous Replenishment Program (CRP), Vendor Managed Inventory (VMI) e Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR). Síntese dos principais resultados: Os motivadores para a adoção destas iniciativas estão relacionados às mudanças econômicas ou de mercado, e/ ou à forma de organização destas empresas. As barreiras foram classifica das em culturais, comportamentais e físicas e os benefícios foram classi ficados em primários e secundários, mostrando que os benefícios primá rios devem ser alcançados para que os benefícios secundários apareçam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To propose a classification of the different types of motivators, barriers and benefits existing in the processes of adoption of collaborative initiatives between companies within the supply chain. Originality/value: The results achieved assist managers to know the different types of motivators that drive the adoption of these initiatives, the benefits that can be achieved and the barriers that can be encountered, hence avoiding unsuccessful implementations. Researchers provide a better theoretical understanding of the different types of components present in these initiatives, paving the way for the search for empirical evidence. Design/methodology/approach: A systematic review of the literature, focusing on five initiatives: Quick Response (QR), Efficient Consumer Response (ECR), Continuous Replenishment Program (CRP), Vendor Managed Inventory (VMI), and Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR). Findings: The motivators for adopting these initiatives are related to the economic or market changes and/or the organization of these companies. The barriers are classified as cultural, behavioral and physical and the benefits are classified as primary and secondary; showing that the primary benefits must be achieved in order for the secondary benefits to appear. The work shows that despite the use of similar nomenclatures, the concepts used may be different for various contexts. In addition, the work shows that information and communication technologies cease to be a barrier and become a facilitator for companies interested in collaborating in their supply chain. The importance of human resources is also highlighted.
  • AVALIANDO AS DIFERENÇAS METODOLÓGICAS ENTRE PERIÓDICOS BRASILEIROS E TOP JOURNALS EM ESTRATÉGIA Human And Social Management

    LEONEL, RONEI DA S.; PICHETH, SARA F.; SILVA, FERNANDA R. DA; CRUBELLATE, JOÃO M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Nosso estudo compara os procedimentos metodológicos de artigos brasileiros com os de trabalhos publicados na AMJ, OS, ASQ, JMS e SMJ no campo de estratégia, de 2006 a 2015. Originalidade/valor: Nosso estudo (a) identifica e descreve diferenças metodológicas, oferecendo uma referência para aprimorar estudos futuros; (b) inicia uma discussão sobre as razões pelas quais essas dife renças existem e suas implicações no avanço do campo de estratégia; e (c) sugere formas de superar as restrições atuais e melhorar a qualidade de nossa pesquisa. Design/metodologia/abordagem: Com base em uma revisão sistemática, analisamos dez periódicos brasileiros com maior fator de impacto e cinco top journals. A pesquisa gerou uma amostra final de 1294 artigos empíricos. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, pela qual nosso esquema de codificação continha três dimensões: design de pesquisa, medida e abordagem analítica. Resultados: Encontramos algumas diferenças metodológicas que podem caracterizar os artigos brasileiros como testadores e os top journals como expansores, reforçando os resultados encontrados por outros estudos quanto à necessidade de desenvolver o campo da estratégia no Brasil para ser mais competitivo com o campo internacional em geral. Portan to, concluímos que é desejável melhorar nossos métodos de pesquisa como um campo e, possível superar as diferenças metodológicas, aju dando não apenas a desenvolver teorias, mas também a considerar a realidade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Our study compares methodological procedures of Brazilian papers with those of papers published in AMJ, OS, ASQ, JMS and SMJ in field of strategy from 2006 to 2015. Originality/value: Our study 1. identifies and describes methodological differences, offering a benchmark to improve future studies; 2. starts a discussion about the reasons those differences exist and their implications towards advancing the field of strategy; and 3. suggests forms of overcoming the current constraints and improving the quality of our research. Design/methodology/approach: Based on a systematic review, we analyzed ten Brazilian journals with the highest impact factor and five top journals. The search yielded a final sample of 1294 empirical papers. The data was analyzed through content analysis, for which our coding schema contained three dimensions: research design, measurement, and analytic approach. Findings: We found some methodological differences that may characterize Brazilian papers as testers and top journals as expanders, reinforcing results found by other studies, concerning the necessity of developing the Brazilian strategy field to be more competitive with the international field at large. Therefore, we concluded that it is desirable to improve our research methods as a field and possibly to overcome methodological differences, helping not only to develop theories but also to consider the Brazilian reality.
  • TOMADA DE DECISÃO NO PRIMEIRO NÍVEL GERENCIAL: A INTERFERÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL Human And Social Management

    MARCHISOTTI, GUSTAVO G.; DOMINGOS, MARIA DE L. C.; ALMEIDA, RODRIGO L. DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Proposta: O presente artigo busca explicar como é a tomada de decisão no primeiro nível gerencial, de cinco diferentes organizações, de dife rentes origens (americana, brasileira e chinesa) em distintos ramos de atuação. Originalidade/valor: Trata-se de um trabalho original, uma vez que ultra passa as fronteiras do conhecimento sobre o tema pesquisado, tanto pela sua abordagem quanto pela sua utilidade prática no dia a dia dos tomadores de decisão, sendo útil tanto para os profissionais - como tomar decisão - quanto para as empresas - como aprimorar a capacidade de tomada de decisão dos seus gestores. Design/metodologia/abordagem: Foram entrevistados 50 gestores, por meio da aplicação de uma pesquisa qualitativa exploratória, com a cole ta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e a aná lise de conteúdo como técnica de análise e tratamento dos dados. Descobertas: Conclui-se que a tomada de decisão dos gestores de pri meiro nível decisório é mais racional e que a cultura organizacional, dentre as variáveis estudadas, é a de maior impacto na forma como esse nível de gestor toma suas decisões. Essa influência da cultura organi zacional traz consigo três elementos importantes: 1. necessidade do gestor em atuar de forma procedimentada, a partir das regras e normas das empresas; 2. uso de ferramentas de apoio à tomada de decisão; e 3. o aprendizado a partir do relacionamento atual, ou passado, com os pares. Como aprofundamento do tema, sugerimos analisar a influência do gênero na tomada de decisão, sob o enfoque da racionalidade ou intuição, no primeiro nível da função gerencial das organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims at explaining how a decision is made in the first management level, within five different organizations, from different origins - American, Brazilian and Chinese - in different branches of activity. Originality/value: This is an original work, since it goes beyond the frontiers of knowledge about the subject researched, both for its approach and for its practical usefulness in the day-to-day of the decision makers, being useful for both professionals - and decision making - and for companies - on how to improve the decision-making capacity of their managers. Design/methodology/approach: Fifty managers were interviewed, through the application of a qualitative exploratory research, with the collection of data through semi-structured interviews and content analysis as data analysis and treatment technique. Findings: One may conclude that the decision-making of the first level decision-making managers is more rational. Also, the organizational culture, among the studied variables is the one with the greater impact in the way this management level makes the decisions. This influence of the organizational culture contains three important elements: 1. the need of the manager to act procedurally, using the rules and standards of the company, 2. the use of supporting tools for the decision-making and 3. the learning from the current relationship - or from the past one - with their peers. To go deeper in the theme, we suggest the analysis of the influence of gender in decision-making, under the focus of rationality or intuition, in the first level of the managerial function of the organizations.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br