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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 19, Número: 4, Publicado: 2018
  • INOVAÇÃO ABERTA E MODELO DE NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA FLORESTA Recourses And Entrepreneurial Development

    VIEIRA, FILIPE C.; VALE, HAMILCAR V. DO; MAY, MÁRCIA R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender como a Unidade Embrapa Floresta estrutura seu modelo de negócios para gerenciar melhor as questões inerentes à inovação aberta, orientada para a gestão de tecnologia, delimitando os elementos dos modelos de negócios e inovação aberta inbound e outbound e seus aspectos relacionados ao modelo de impacto. Originalidade/relevância: A Embrapa Floresta é uma unidade de pesquisa voltada à pesquisa tecnológica no setor florestal comercial e não comercial. O objetivo central deste trabalho foi avaliar como uma empresa pública gerencia seu modelo de negócio no exercício prático da inovação aberta. Principais aspectos metodológicos: Para entender o modelo de negócios da empresa, Adotamos a perspectiva de estudo de caso único triangulado entre entrevistas semi-estruturadas e revisão de dados secundários com base em relatórios e memorandos. Tudo isso devido à relevância tecnológica que utilizou a inovação aberta para projetar um modelo que hoje entendemos como modelos de negócios e modelo de negócios de impacto, com os dados coletados e analisados ​​usando o software Atlas.ti. Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que a importância da Embrapa no cenário tecnológico da agricultura brasileira tem um impacto socioeconômico significativo. Como variante, reconhecemos que para futuras pesquisas outros modelos teóricos poderiam ser utilizados ou adaptados ao contexto empírico brasileiro para compreender outros elementos organizacionais não abordados no presente estudo, que podem explorar as relações culturais da organização e a constituição de sentidos e significados em o contexto da inovação em empresas públicas de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand how Embrapa Forestry Unit structure its business model to manage better the issues inherent to open innovation, oriented to the management of technology, science delimiting the elements of business models, and inbound and outbound open innovation and their aspects related to impact model. Originality/value: Embrapa Forestry is a research unit focused on technological research in the commercial and non-commercial forestry sector. The central objective of this work was to evaluate how a public company manages its business model in the practical exercise of open innovation. Design/methodology/approach: In order to understand the company’s business model, we adopted the perspective of triangulated single case study between semi-structured interviews and secondary data review based on reports and memos. This is all due to the technological relevance that used open innovation to design a model that today we understand as business models and impact business model, with the data collected and analyzed using the Atlas.ti software. Findings: The results indicate that the importance of Embrapa in the technological scenario in Brazilian agriculture has a significant socioeconomic impact. As a variant, we recognize that, for future research, other theoretical models could be used or adapted to the Brazilian empirical context to understand other organizational elements not addressed in the present study, which can explore cultural relations of the organization and the constitution of sense and meanings in the context of the innovation in public research companies.
  • O PROCESSO DE ESTRATÉGIA COOPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO DE MICROCERVEJARIAS EM PORTO ALEGRE Recourses And Entrepreneurial Development

    MONTICELLI, JEFFERSON M.; SILVEIRA, ALEXANDRE B. DA; SILVA, LUCIANA M. DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo apresenta uma experiência procedural com sua dinâmica e complexidade realizada por pequenas microcervejarias em um cluster em Porto Alegre, Brasil. Portanto, o objetivo deste artigo é estabelecer proposições teóricas sobre estratégias de coopetição nesse contexto. Originalidade/relevância: Uma das lacunas nos estudos organizacionais é compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de novas estratégias dinâmicas. Coopetição é considerada um processo que envolve restritas estratégias de competição e cooperação simultâneas entre firmas, em diferentes áreas e níveis de interação. Principais aspectos metodológicos: Uma pesquisa qualitativa e exploratória foi conduzida, usando triangulação de dados e múltiplos métodos. O estudo de caso foi adotado para obter uma análise em profundidade do fenômeno com coleta de dados secundários, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Síntese dos principais resultados: Os resultados demonstraram que microcervejarias estão desenvolvendo um processo estratégico de coopetição por meio de um maior compartilhamento de recursos, informação, interações, aprendizagem e conhecimento interorganizacional e intraorganizacional, principalmente nas etapas de distribuição e vendas. Os relatos e evidências da pesquisa demonstraram uma sinergia entre os mecanismos e objetivos comuns encontrados, demonstrando a dinâmica desses pequenos negócios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study presents a dynamic and complex procedural experience performed by small microbreweries in a cluster in Porto Alegre, Brazil. Thus, this article aims to establish theoretical propositions about coopetition strategies in this context. Originality/value: One of the gaps in the organizational studies is an understanding of how the process of developing a new strategic dynamic takes place. We consider coopetition to be a process that involves narrow strategies of simultaneous coopetition and cooperation between competing firms, in different areas and levels of interaction. Design/methodology/approach: Qualitative, exploratory research was conducted, using data triangulation and multiple methods. The case study technique was adopted to perform an in-depth examination of the phenomenon of secondary data collection, participant observations, and semi-structured interviews. Findings: The results showed that microbreweries are developing a strategic process of coopetition through greater sharing of resources, information, interactions, learning, and inter-organizational and intra-organizational knowledge, essentially in the stages of distribution and sales. The reports and evidence of the research showed synergy between the mechanisms and common goals found, thus demonstrating the dynamic of these small businesses.
  • PROPOSIÇÃO DE VALOR: APLICAÇÃO DO VALUE CREATION ACTIVITIES MODEL NO VAREJO SUPERMERCADISTA (VCAM-S) Recourses And Entrepreneurial Development

    CONDI, PAULO R.; LIMA-FILHO, DARIO DE O.; FINOCCHIO, CAROLINE P. S.; QUEVEDO-SILVA, FILIPE

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar as atividades do varejo supermercadista para propor valor ao seu cliente, descrevendo-as e associando-as em suas respectivas fontes de valor identificadas pelo Value Creation Activities Model-Supermarket (VCAM-S). Adicionalmente, busca-se identificar as palavras que melhor representam os significados de propor valor e as seções do supermercado que mais propõem valor aos clientes. Originalidade/relevância: A aplicação do VCAM-S inovou ao identificar novas atividades de valor. Com base nessa aplicação, pretende-se sugerir atividades que potencializem a entrega de valor ao cliente. Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e posteriormente a pesquisa de campo, entrevistando 12 especialistas do varejo supermercadista, entre gerentes, empresários e consultores com experiência mínima de oito anos. Pela abordagem qualitativa, foi utilizado um roteiro de entrevistas semiestruturado com questões abertas; posteriormente, os depoimentos foram transcritos e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Síntese dos principais resultados: O VCAM-S identificou 8 atividades de proposição de valor, 71 subatividades e 5 fontes de valor. Constatou-se que as seções de “FLV”, “Açougue” e “Padaria” são as seções que mais propõem valor para os clientes e as palavras que melhor representam o significado de propor valor são: atendimento, comodidade, ambiente, estacionamento, localização, variedade e preço. Os resultados da pesquisa contribuem para o debate atual sobre valor e adapta o VCAM tradicional para o varejo supermercadista. O VCAM-S permite a identificação e prospecção das proposições de valor na perspectiva das empresas, associando-as às fontes e atividades de valor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this writing is to analyze the activities of the retail supermarket in order to propose value to its clients, describing and associating them in their respective sources of value identified by a Value Creation Activities Model-Supermarket (VCAM-S). Additionally, we seek to identify the words that best represent the meaning of “proposing value” and the product categories of the supermarket that most clients value. Originality/value: The development and implementation of VCAM-S works to identify new value activities in the supermarket. Based on this application, it is intended to suggest activities that enhance the delivery of value to the client. Design/methodology/approach: Bibliographical research and field research were carried out. Twelve retail supermarket specialists were interviewed, including managers, entrepreneurs and consultants with at least eight years of experience in the supermarket sector. Through the qualitative approach, a script of semi-structured interviews with open questions was used. Later, the statements were transcribed and analyzed through the technique of content analysis. Findings: The VCAM-S identified 8 value proposition activities, 71 subactivities and five value sources. It was found that the product categories “FFV”, “Butcher” and “Bakery” were the sections that most proposed value to customers. The words that best represent the meaning of “proposing value” are service, convenience, location, variety and price. The results of the research contribute to the current debate on value and adapt the traditional VCAM to the retail supermarket. The VCAM-S allows for the identification and prospection of value propositions from the perspective of companies, associating them with valuable sources and activities.
  • IDENTIDADES INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS EM CONTEXTO DE FUSÕES: UMA PERSPECTIVA BASEADA NA TEORIA DE FRONTEIRAS Human And Social Management

    FELIX, BRUNO; BENTO, MÁRIO S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender a dinâmica de fronteiras entre identidades individuais e organizacionais que são negociadas em fusões. Originalidade/relevância: Este foi o primeiro estudo a explorar as fronteiras entre identidades individuais e organizacionais em contexto de fusões. Principais aspectos metodológicos: Os resultados são apresentados como uma teoria fundamentada, baseada em entrevistadas com 64 indivíduos de 16 organizações distintas que passaram por fusões. Síntese dos principais resultados: Nós analisamos conflito, intrusão, distância e equilíbrio como consequências de (in)congruências entre fronteiras externas e internas de organizações e discutimos como elas podem minimizar conflitos de identidade individuais e organizacionais (da empresa resultante da fusão) por meio de gestão de fronteiras. Além disso, nós discutimos as relações entre as fronteiras de identidade organizacionais e individuais. A teoria fundamentada que desenvolvemos sustenta que o grau de permeabilidade entre as fronteiras internas e externas das organizações envolvidas em uma fusão determinam o tipo de eventos episódicos e os estados permanentes de conflito entre as identidades organizacionais. Em geral, nosso estudo contribui para uma visão holística e compreensiva a respeito de como as fronteiras entre identidades de nível individual e organizacional influenciam a formação da identidade e para a retenção de indivíduos na nova organização resultante da fusão. Sugestões para a prática e para pesquisas futuras são apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand the boundary dynamics between organizational and individual identities that are negotiated in mergers. Originality/value: This was the first study to explore the interface of the boundaries between individual and organizational identities in merger contexts. Design/methodology/approach: The results are presented as a grounded theory based on interviews with 64 individuals from 16 different companies that have undergone mergers. Findings: We analyzed conflict, intrusion, distance and balance as consequences of internal and external identity boundaries’ (in) congruence between organizations and discussed how companies can minimize individual and organizational (of the merged company) identity conflicts through boundary work. Furthermore, we discussed the relationships between organizational and individual identity boundaries. The grounded theory we developed held that the degree of permeability between the internal and external boundaries between the organizations involved in a merger determines the types of episodic events and permanent states of conflict between organizational identities. In general, our study contributes to a holistic and comprehensive vision of how the boundaries between identities at the organizational and individual levels contribute to identity formation and the retention of individuals in the new merged organization. Suggestions for practice and for future researches are provided.
  • CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: A PERSPECTIVA DOS INDEPENDENTES NO DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS? EVIDÊNCIAS NO BRASIL Strategic Finances

    SANTOS, RUAN C. DOS; ORSO, LIDINEI É.; LIZOTE, SUZETE A.; MARCON, ROSILENE

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo busca verificar a influência da independência do conselho de administração no desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA e analisar quais conflitos de agência influenciam o desempenho do conselho de administração. Originalidade/relevância: O fato de o Brasil ser um país emergente que não possui um sistema legal rígido e fatores de controle da corrupção nesses ambientes e o setor público enfatiza a importância de aplicar o melhor código de práticas de governança corporativa nos principais países desen- volvidos, refletindo a necessidade para órgãos de supervisão eficazes que contribuam para um melhor desempenho financeiro das empresas. Principais aspectos metodológicos: O estudo envolveu uma pesquisa quantitativa utilizando uma amostra de 33 empresas no segmento con- cessão de rodovias e 220 relatórios de 2010 a 2016. Um modelo de regressão de efeitos fixos com dados em painel foi usado para análise. Síntese dos principais resultados: Os resultados foram estatisticamente significativos para as variáveis de independência do conselho, o que confirma a teoria de que a presença de independentes como membros do conselho influencia positivamente a gestão financeira e a empresa que detém o membro executivo e presidente do conselho tem um efeito negativo. O tamanho do conselho não apresentou significância estatística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study seeks to verify the influence of the board of directors’ independence on the performance of BM&FBOVESPA listed companies and to analyse which agency conflicts influence the performance of the board of directors. Originality/value: The factor of Brazil being an emerging country which lacks a strict legal system and control factors against corruption in these environments and the public sectors emphasizes the importance of applying the best corporate governance practice code in the main developed countries, reflecting the need for effective supervisory bodies that contribute to better financial performance of companies. Design/methodology/approach: The study involved a quantitative survey using a sample of 33 companies in the highway operating segment and 220 reports from 2010 to 2016. A fixed-effects regression model with panel data was used for analysis. Findings: The results were statistically significant for the board’s independence variables, which confirm the theory that the presence of independents as members of the board positively influences financial management and the company that holds the executive member and chairman of the board positions has a negative effect. The size of the board did not present statistical significance.
  • SENTIMENTO DO INVESTIDOR E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: O MONITORAMENTO DOS ANALISTAS IMPORTA? Strategic Finances

    MIRANDA, KLÉBER F.; MACHADO, MÁRCIO A. V.; MACEDO, LUCIANA A. F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Sob o pressuposto de haver maior incentivo para os gestores gerenciarem resultados em momentos otimistas, esta pesquisa analisa se o monitoramento realizado pelos analistas afeta a relação entre as acumulações discricionárias (accruals) e o sentimento do investidor no mercado acionário brasileiro. Originalidade/relevância: O papel moderador dos analistas na relação entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados não foi identificado na literatura, constituindo uma importante lacuna a ser pesquisada, dada a importância do lucro reportado para o processo deci- sório dos participantes do mercado. Principais aspectos metodológicos: Foram estimadas regressões de efei- tos fixos (setor e trimestre) com dados trimestrais de 2010 a 2016, uti- lizando todos os dados e segregando a amostra de acordo com o acom- panhamento ou não das empresas por analistas. Síntese dos principais resultados: Os resultados indicaram uma redução no gerenciamento de resultados após períodos de otimismo, distancian- do-se da expectativa inicial, sendo possível atribuir esse comportamento à presença de analistas nas empresas. Os resultados foram robustos a proxies alternativas para gerenciamento de resultados e sentimento do investidor. Os analistas exercem influência sobre a formação do lucro contábil, favorecendo a sua melhor evidenciação, quando inibem a prá- tica de gerenciamento de resultados em momentos otimistas. Portanto, embora pesquisas anteriores demonstrem que a prática de gerenciamen- to de resultados aumenta durante momentos otimistas, os participantes do mercado podem considerar, mesmo nesses momentos, uma melhor qualidade do lucro quando as empresas forem monitoradas por analistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Under the assumption that managers have incentives to practice earnings management in optimistic moments, this paper aims to analyze whether analysts’ monitoring affects the relation between the discretionary accumulations (accruals) and investor sentiment in the Brazilian capital market. Originality/value: The mediating role of analysts in the relation between investor sentiment and earnings management was not identified in the literature establishing an important gap to be investigated, given the relevance of the reported earnings for the decision-making process of market participants. Design/methodology/approach: Fixed effects regressions (industry and quarter) were estimated from 2010 to 2016, using all data and the subsetting sample according to whether or not companies were monitored by analysts. Findings: The results showed a reduction of earnings management after optimistic moments, which differs from the initial expectation and such behavior is attributed to the presence of analysts following companies. The results were robust to alternative proxies for earnings management and investor sentiment. Analysts have an influence on accounting earnings supporting the best disclosure, so inhibiting the practice of earnings management in optimistic moments. Therefore, although previous studies suggest that earnings management practices increase during optimistic moments, market participants may consider, even in such moments, a better earnings quality when firms are monitored by analysts.
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