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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 20, Número: 6, Publicado: 2019
  • CAPACIDADE ABSORTIVA: ELEMENTOS COMPONENTES E MECANISMOS ORGANIZACIONAIS DE SEU DESENVOLVIMENTO Dossiê

    CAPPELLARI, GABRIELA; WELTER, CLARICE V. N.; HERMES, LISIANE C. R.; SAUSEN, JORGE O.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo constituiu-se em compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de capacidade absortiva (ACAP) de um conjunto de empresas que operam no setor metal mecânico, instaladas na Região Sul do Brasil, por meio da análise dos seus comportamentos e habilidades, das rotinas e dos processos, e dos mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento. Originalidade/valor: A relevância consiste na operacionalização dos elementos componentes e mecanismos organizacionais de desenvolvimento de capacidade dinâmica (Meirelles & Camargo, 2014), como forma de desenvolvimento de ACAP (Wang & Ahmed, 2007) em organizações pertencentes ao setor metal mecânico. Design/metodologia/abordagem: Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizada por meio de estudo de casos múltiplos, buscando investigar detalhadamente três organizações do segmento metal mecânico, por meio da análise dos procedimentos, recursos, mecanismos e sistemas que lhes permitem desenvolver a ACAP. Os dados foram analisados por intermédio da análise de conteúdo. Resultados: Foi possível inferir que as empresas investigadas desenvolvem a capacidade absortiva por intermédio de comportamentos e habilidades, como capacidade de relacionamento, capacidade de aprender e capacidade de desenvolver pessoas, bem como por meio de rotinas e processos, destacando-se rotinas de busca de informações, rotinas de monitorar o mercado e gestão de riscos, e ainda mediante mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento, como pesquisas, trocas de informações entre clientes e fornecedores e outras empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this study is to understand how the process of absorptive capacity (ACAP) is developed, by analyzing the behaviors and abilities of a group of companies, their routines and processes and the mechanisms of learning and knowledge governance. The companies operate in the metal mechanics sector and they are based in the southern region of Brazil. Originality/value: The relevance consists of the operationalization of component elements and in the development of organizational mechanisms of dynamic capacity (Meirelles & Camargo, 2014), as means of ACAP development (Wang & Ahmed, 2007) in organizations belonging to the metal mechanics sector. Design/methodology/approach: It is a qualitative, exploratory and descriptive empirical research, carried out by a multiple case study. It seeks to investigate in detail three organizations of the metal mechanics sector, by analyzing the procedures, resources, mechanisms, and systems, which makes it possible for them to develop absorptive capacities. Content analysis was performed in order to analyze the data. Findings: The researched companies develop absorptive capacity through some behaviors and abilities, such as relationship capacity, learning capacity, and people’s training capacity, and through routines and processes, especially information search routines, market monitoring routines and risk management. Finally, the researched companies develop absorptive capacity by learning mechanisms and knowledge governance, such as researches, information exchange among clients, suppliers and other companies.
  • CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DOS SINAIS CAPTURADOS DO AMBIENTE PARA INOVAÇÃO Dossiê

    SOUZA, SHIRLEY A.; SILVA, DÉBORA E. P.; ABREU, ALINE F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Descrever a capacidade absortiva (ACAP) de empresas industriais sergipanas, do segmento de confecção têxtil, para os sinais capturados do ambiente que indicam necessidade de inovação em resposta às mudanças do mercado. As bases teóricas da capacidade absortiva postulam que a empresa que desenvolve essa capacidade possui habilidade em reconhecer o valor da informação, assimilá-la e aplicá-la para fins comerciais e, desse modo, desenvolver competências que lhe possibilitem alcançar vantagem competitiva. Originalidade/valor: Do ponto de vista teórico, foram elencados os fatores que estimulam as empresas de confecções a reconhecer, assimilar, transformar e explorar o conhecimento externo. Quanto às contribuições práticas, a pesquisa pode fornecer referências às organizações que desejarem ampliar ou desenvolver a absorção de novos conhecimentos, de modo que estes promovam melhoria na atividade organizacional e inovação. Design/metodologia/abordagem: As empresas são de micro a médio porte e desenvolvem inovações em processo e marketing. Para a realização da pesquisa, foi construído um instrumento de coleta qualitativo que foi aplicado em sete empresas com características inovadoras comparadas à concorrência local. Resultados: O resultado mostra que as indústrias analisadas buscam renovação do conhecimento existente e assimilam as informações externas para se adaptar e transformar suas estratégias organizacionais. A exploração do conhecimento ocorre a partir das relações com clientes e fornecedores, do conhecimento prévio das lideranças e da estrutura existente na organização. As empresas que melhor apresentaram a ACAP foram as que enfrentaram concorrência direta, pois a sua presença criou estímulos para a realização da busca por informações para se diferenciarem e se tornarem competitivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims to describe the absorptive capacity (ACAP) of textile manufacturing industrial companies of Sergipe state, Brazil, for the signals captured from the environment, indicating the need for innovation in response to changes in the market. The theoretical bases of absorptive capacity postulate that a company that develops this capacity has the ability to recognize the information value, assimilate it, and apply it for commercial purposes. They can develop skills that allow them to achieve competitive advantage. Originality/value: From the theoretical point of view, the factors that stimulate the apparel companies to recognize, assimilate, transform, and exploit the external knowledge were listed. Regarding the practical contributions, the study can provide references to organizations wishing to extend or develop the absorption of new knowledge, so this can promote improvement in organizational activity and innovation. Design/methodology/approach: For the study, it was built a qualitative data collection instrument. The instrument had been applied in seven companies with innovative characteristics when compared to the local competition. Companies are micro to medium-sized and develop innovations in process and marketing. Findings: The result shows that the analyzed companies look for renewal of existing knowledge and assimilate the external information to adapt and transform their organizational strategies. The exploitation of knowledge occurs from relationships with customers and suppliers, prior knowledge of leadership and organization existing structure. Companies with best ACAP were those who faced direct competition. This fact has created incentives for the search for information to differentiate the companies and make them competitive.
  • A INFLUÊNCIA DOS GESTORES NAS CAPACIDADES DA EMPRESA Dossiê

    COSTA, JULIANA C. N.; CAMARGO, SHIRLEI M.; TOALDO, ANA M. M.; DIDONET, SIMONE R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Verificar o papel moderador das características dos gestores, como idade e tenure (tempo no setor, cargo, empresa), na relação entre a capacidade absortiva realizada (RACAP) e a capacidade arquitetural de marketing (CAM). Originalidade/valor: O presente estudo considera o elemento humano como fator que afeta as relações entre as capacidades da empresa. Contribui teoricamente ao auxiliar o entendimento do que pode impactar a formulação e implementação de estratégias de marketing, além de fortalecer teoricamente o papel do elemento humano. Como contribuição prática, demonstrou-se que não basta apenas buscar o conhecimento externo, mas também é necessário que ele seja transformado para então ser utilizado de maneira eficaz na elaboração e aplicação das estratégias de marketing. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa de caráter quantitativo, com corte temporal transversal. Este estudo testou empiricamente as hipóteses com base em uma amostra de 343 gestores de marketing de indústrias brasileiras de manufatura. Os dados foram coletados por meio de survey e tratados por meio de modelagem de equações estruturais no software AMOS. Resultados: As características dos gestores (idade e tenure) moderam a relação entre uma parte da RACAP (transformação do conhecimento) e a CAM (capacidade arquitetural de marketing). Gestores mais experientes devem ser valorizados, pois comprovou-se que, nesse setor, eles fazem a diferença na hora de transformar o conhecimento e utilizá-lo em suas estratégias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to verify the moderating role of managers’ characteristics, age, and tenure (time in the sector, position, company), in the relation between the realized absorptive capacity (RACAP) and the architectural marketing capabilities (CAM). Originality/value: The present study considers the human element as a factor that affects the relations between the capacities of the company. It contributes theoretically to help understand what can impact the formulation and implementation of marketing strategies and theoretically strengthen the role of the human element. As a practical contribution, it has been shown that it is not enough to seek external knowledge, it is necessary that it is transformed and then used effectively in the design and implementation of marketing strategies. Design/method/approach: Quantitative research, with transverse temporal data collection. This study empirically tested the hypotheses based on a sample of 343 marketing managers from Brazilian manufacturing industries. Data were collected through a survey. Data were processed by means of modeling of structural equations in AMOS software. Findings: The characteristics of managers (age and tenure) moderate the relationship between a part of RACAP (knowledge transformation) and CAM (architectural marketing capability). More experienced managers should be valued because it has been proven that in this sector, they make a difference when it comes to transforming knowledge and using it in their strategies.
  • UMA ANÁLISE DA CAPACIDADE ABSORTIVA EM EMPRESAS DE SETORES TRADICIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL Dossiê

    PUFFAL, CLAIR W.; PUFFAL, DANIEL P.; SOUZA, YEDA S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar processos relacionados às dimensões da capacidade absortiva (CA) em empresas de setores tradicionais do Rio Grande do Sul que desenvolvem inovações. Originalidade/valor: As empresas podem se diferenciar no mercado pelo nível de aplicação de conhecimento adquirido e utilização de mecanismos organizacionais, que apresentam elementos considerados intangíveis para o desenvolvimento da CA, ainda pouco reconhecida entre as empresas como capacidade importante para o desenvolvimento de inovações. A partir de estudos anteriores, reuniram-se elementos da CA em suas dimensões e elaborou-se um instrumento de avaliação da CA a fim de analisar a dinâmica de geração de conhecimento em microprocessos de inovação, sob um olhar da CA no contexto organizacional em setores tradicionais. Design/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 47 perguntas que abrangem elementos da CA potencial e da CA realizada em suas dimensões, aplicado em duas empresas que apresentam processos de inovação comprovados no relatório do Projeto Nagirs, do banco de dados do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL/RS). Optou-se por uma análise de conteúdo e por sua comparação descritiva das evidências em relação à literatura. Resultados: Os resultados sugerem que, em empresas de setores tradicionais, a CA pode ser explicativa para o desenvolvimento de inovações e para a sustentação de uma dinâmica organizacional com mecanismos de busca de renovação do conhecimento, envolvendo gestores e funcionários habilitados na busca e assimilação de informações externas a partir de desafios estratégicos da empresa. O estudo contribui também para o desenvolvimento de instrumento de avaliação de CA em empresas de setores tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aimed to assess processes related to absorptive capacity (AC) dimensions in innovation-generating companies of traditional sectors in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. Originality/value: Companies may establish differential advantages in the market due to how far they apply acquired knowledge and use organizational mechanisms. These mechanisms include intangible elements essential to the development of AC, a capacity that companies do not often recognize as important to generate innovation. Based on previous studies, we established a summary of AC elements and AC within its different dimensions. Then we created an assessment tool for AC analysis and knowledge generation dynamics in innovative micro-processes in organizations of the traditional sectors. Design/methodology/approach: Data were collected using a semi-structured questionnaire with 47 items to assess potential and realized AC and their dimensions. We assessed two companies on their AC. These companies were participants of a project of the Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagirs) of Instituto Euvaldo Lodi (IEL) in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, oriented to enhance innovation in traditional sectors. This study used content analysis and compared the evidence found with findings in the literature. Findings: The results suggested that, in companies of traditional sectors, AC can be considered explicative to innovation generation and the organizational dynamics orchestrating mechanisms for knowledge renewal. Data reveals that knowledge renewal requires managers and qualified workers’ engagement in search and application of external information that responds to the company’s strategic challenges. The study also contributes to establishing an assessment tool for AC in companies of traditional sectors.
  • CAPACIDADE DE ABSORÇÃO: O PAPEL DO CONHECIMENTO EXTERNO NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Dossiê

    ROSSETTO, CARLOS RICARDO; CARVALHO, CARLOS EDUARDO; FERREIRA, GLORIA CHARÃO; PERY, CARINE DOMINGUEZ
  • INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE ABSORTIVA SOBRE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Dossiê

    MIKHAILOV, ANDREI; REICHERT, FERNANDA M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é revelar como os estudos empíricos quantitativos abordam a influência direta da capacidade absortiva (CA) na inovação. Os autores argumentam que o campo de pesquisa em CA con­tinua sendo sujeito ao fenômeno da reificação, já que este campo ainda é bastante disperso. Originalidade/valor: O artigo contribui para a abordagem teórica da CA ao compilar um conjunto de forças com influência direta da CA na inovação. Essa avaliação permitiu revelar informações detalhadas sobre essa relação, tais como a abordagem da CA utilizada e as situações nas quais ela age como uma força moderadora de uma relação. Assim, sugere-se uma estrutura de influência do CA na inovação. Design/metodologia/abordagem: O artigo é uma revisão sistemática da literatura com base no método de Tranfield, Denyer e Smart (2003). A partir da amostra inicial de 231 artigos, foram selecionados 37 estudos empíricos. Os pesquisadores analisaram a influência da CA na inovação em cada artigo, bem como as forças que afetam essa influência. Resultados: Os resultados sugerem que a abordagem dinâmica da CA pode se tornar dominante na literatura sobre CA e inovação, já que o número de estudos que utilizam essa abordagem cresce constantemente. Entretanto, os modelos de mensuração validados propostos por diversos estudiosos da AC ainda são subutilizados pela maioria dos estudos. Muitos estudos empíricos tendem a adaptar os modelos de medição existentes de acordo com as necessidades idiossincráticas de investigação. Além disso, como esperado, verificou-se que fatores intrafirma podem ser tão importantes quanto fatores ambientais para transformar a CA das empresas em inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this paper is to reveal how quantitative empirical studies approach the direct influence of absorptive capacity (AC) on innovation. The AC research field continues to be subject to the phenomenon of reification, since it is still quite scattered. Originality/value: The article contributes to AC’s theoretical approach by compiling a set of forces with AC’s direct influence on innovation. This evaluation has revealed detailed information about this rela­tionship, such as the AC approach used and situations in which it acts as a moderating force in a relationship. Thus, we suggest a structure of influence of AC on innovation. Design/methodology/approach: Systematic literature review based on Tranfield, Denyer, and Smart’s (2003) method was applied. From an initial sample of 231 articles, 37 empirical studies were selected for analysis. We analyzed the AC’s influence on innovation in each paper, as well as the forces that affect that influence. Findings: The results suggest that AC dynamic approach may become dominant within AC and innovation literature, as the number of studies that use this approach grows constantly. However, the validated measurement models proposed by several AC scholars are still underused by most studies. Many empirical studies tend to adapt existing measurement models according to idiosyncratic research needs. In addition, as expected, we identified that intra-firm factors might be as important as environmental factors in transforming firms’ AC into innovation.
  • INOVAÇÃO EM MERCADOS EMERGENTES: O PAPEL DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E DA INSERÇÃO EM CADEIAS DE VALOR LOCAL E GLOBAL Dossiê

    CALEGARIO, CRISTINA L. L.; BRUHN, NÁDIA C. P.; FIGUEIRA, MARIANE; ALCÂNTARA, JUCIARA N.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar os efeitos da inserção em cadeias de valor local e global como um determinante para a inovação da firma em países emergentes, bem como a relação existente entre capacidade de absorção e inserção em cadeias de valor. Originalidade/valor: Este artigo combina contribuições de diferentes correntes de literatura para desenvolver uma estrutura mais abrangente sobre a análise da inovação em firmas de países emergentes. O estudo considera as relações entre os parceiros na cadeia de valor local e global, bem como a influência dos recursos internos como crucial para o acesso ao conhecimento externo. Design/metodologia/abordagem: As análises econométricas foram feitas usando modelos lineares generalizados. O período de análise compreende os anos de 1998 a 2011. As hipóteses de pesquisa foram testadas utilizando diferentes modelos para relacionar a capacidade de inovação das empresas à inserção em cadeias de valor local e global ou à posse de recursos internos e externos. Resultados: Os resultados deste estudo indicam que o relacionamento com todos os parceiros na cadeia de valor global contribui para aumentar os níveis de inovação das empresas pesquisadas. Os recursos internos tiveram influência positiva sobre a capacidade de inovação das empresas, sugerindo que os recursos internos são de importância crucial no acesso ao conhecimento externo, o que significa que a capacidade das empresas de utilizar esse conhecimento depende, fundamentalmente, de sua capacidade de absorção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The objective of this study is to identify the effects of the insertion in local and global value chains as a determinant of company innovation, identifying the main characteristics of the nature of the interactions that arise in the value chain, as well as the relationship between innovation, internal resources to the company and their insertion in value chains. Originality/value: This paper combines insights from different streams of literature to develop a more comprehensive framework for the analysis of firms’ innovation in emerging countries. We consider relationships among partners in the local and global value chain and the influence of the internal resources as crucially important for the access to external knowledge. Design/methodology/approach: Econometric analysis were performed using generalized linear models (GLM). The period of analysis covers the years 1998 to 2011. We investigate our hypotheses using different models to relate firms’ innovation capacity to local and global value chains and the ownership of internal and external resources. Findings: Using data from Brazilian firms from 1998 to 2011, we found that the relationship with all partners in global value chain contributed to the increase of the Brazilian firm’s innovation. The internal resources had a positive influence in firm’s innovation, suggesting that the firm’s internal resources are crucially important in the access to external knowledge, which means that the ability of firms to make use of this knowledge depends, in turn, on their absorptive capacity.
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