Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2020
  • ABRINDO CAIXAS-PRETAS DAS INOVAÇÕES DISRUPTIVAS: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A UBER EM BELO HORIZONTE Articles

    VIEIRA, KELLY C.; PAIVA, ANDRÉ L.; ALCÂNTARA, VALDERÍ C.; REZENDE, DANIEL C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Busca-se neste artigo compreender as controvérsias presentes a partir da inserção de uma tecnologia disruptiva em um novo modelo de negócios, a Uber, no mercado de mobilidade urbana de Belo Horizonte. Originalidade/valor: A teoria ator-rede permite descrever uma inovação como técnica e social, bem como identificar as sociomaterialidades que estão a enactar as múltiplas realidades a partir da mobilização em controvérsias. A proposta é original ao investigar como uma inovação disruptiva é construída como “fato”, acompanhando seus processos de desestabilização e construção de um novo mercado. Houve avanços também na aplicação do conceito de enactar e multiplicidade no estudo de inovações disruptivas. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa foi operacionalizada a partir da própria teoria ator-rede, utilizando-se da cartografia para seguir os atores em suas controvérsias. Os dados foram advindos, principalmente, de jornais, postagens em redes sociais e materiais jurídicos acessados via internet (de dezembro de 2014 a julho de 2017). Para a apresentação dos resultados, utilizaram-se a mandala de atores que disputam posições em controvérsias e a árvore hierárquica das controvérsias. Resultados: O arranjo foi marcado por diversas controvérsias que versavam sobre a legitimidade do aplicativo, as relações trabalhistas estabelecidas pela inovação e a qualidade dos serviços prestados, cada uma sustentada por diferentes atores, posições e argumentos. Identificaram-se quatro tipos de tecnologia enactada nesse arranjo: 1. da tecnologia do usuário; 2. da prestação de serviço; 3. das questões econômicas; e 4. do motorista Uber. Entendeu-se com isso que a tecnologia Uber é múltipla, enactada de formas diferentes, em diferentes práticas, e que o arranjo sociotécnico ainda não se estabilizou.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims to understand the controversies present from the insertion of a disruptive technology in a new business model, Uber, in the urban mobility market of Belo Horizonte-MG. Originality/value: The actor-network theory allows us to describe innovation as technical and social, as well as to identify the sociomaterialities that enact and multiple realities from controversies in dispute. The proposal is original in investigating how a disruptive innovation is built as a “fact”, accompanying its stabilization processes. Design/methodology/approach: The research was operationalized from the actor-network theory itself, using cartography to follow the actors in their controversies. The data came mainly from newspapers, postings on social networks and legal materials accessed through the internet (from December 2014 to July 2017). For the presentation of the results, the mandala of actors who dispute positions in controversies and the hierarchical tree of the controversies were used. Findings: The arrangement was marked by several controversies that deal with the legitimacy of the application, the labor relations established by the innovation and the quality of the services provided, each supported by different actors, positions and arguments. Four types of technology identified in this arrangement were identified: 1. user technology; 2. service provision; 3. economic issues; and 4. Uber driver. It is understood, therefore, that the technology has multiple dimensions and is enacted of different forms, and that this arrangement has not yet stabilized.
  • CAPACIDADE ABSORTIVA INDIVIDUAL E INTENÇÃO EMPREENDEDORA EM SUCESSORES DE PROPRIEDADES RURAIS Articles

    SANTOS, CLAUDETE C.; TESTON, SAYONARA F.; ZAWADZKI, PATRICK; LIZOTE, SUZETE A.; MACHADO, HILKA P. V.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo buscou explorar a associação entre os construtos capacidade absortiva individual e intenção empreendedora em sucessores de propriedades rurais em sistema cooperativista. Originalidade/valor: A contribuição apresentada expande o campo de estudos de empreendedorismo e da sucessão familiar, bem como traz elementos para a gestão de propriedades rurais. Empiricamente, os resultados oferecem novos elementos para gestores de cooperativas e outras organizações similares para formulação de estratégias, visando auxiliar no dilema do preparo de sucessores. Design/metodologia/abordagem: O desenho do método adotado seguiu abordagem quantitativa, de nível descritivo, do tipo survey e corte transversal. Participaram do estudo 84 sucessores de propriedades rurais, os quais foram participantes de um Programa de Desenvolvimento de Competências para continuidade dos jovens na gestão das propriedades. Utilizaram-se questionários para avaliar os construtos capacidade absortiva individual e intenção empreendedora. A análise estatística utilizou as provas de Kruskal-Wallis com o post hoc de Dunn ajustado pelo método FDR de Benjamini-Hochberg, a correlação de Spearman e a modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais. Resultados: A principal conclusão do estudo sugere que os sucessores com maior controle comportamental percebido assimilam e transformam mais conhecimento com potencial de aplicação na gestão da sucessão em propriedades rurais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study sought to explore the association between the constructs individual absorptive capacity and entrepreneurial intention in successors of rural properties in a cooperative system. Originality/value: The contribution presented expands the field of entrepreneurship studies and family succession, as well as it brings elements for the management of rural properties. Empirically, the results offer new elements for managers of cooperatives and other similar organizations to formulate strategies to assist in the preparation of the successors’ dilemma. Design/methodology/approach: The design of the adopted method followed a quantitative approach, of descriptive level, of the type survey, and transverse section. The study included 84 successors of rural properties, who were participants in a Skills Development Program for the continuity of young people in the management of properties. Questionnaires were used to evaluate the constructs of individual absorptive capacity and entrepreneurial intention. The statistical analysis used the Kruskal-Wallis with the Dunn post hoc adjusted by the Benjamini-Hochberg FDR method, Spearman correlation, and modeling structural equations with estimation by Partial Least Squares. Findings: The main conclusion of the study suggests that the successors with greater perceived behavioral control assimilate and transform more knowledge with applicability potential in the succession management in rural properties.
  • DRIVERS DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    LEO, RICARDO M.; TELLO-GAMARRA, JORGE

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Propor um modelo teórico suportado em nove drivers da inovação em serviços (cultura organizacional, estratégias, pesquisa e desenvolvimento, capital humano, competidores, clientes, fornecedores, trajetória tecnológica, trajetória institucional) para compreender o fenômeno. Originalidade/valor: Dado o seu recente protagonismo e pelo enfoque manufatureiro inicialmente recebido, a inovação em serviços ainda carece de modelos que busquem compreender o fenômeno dentro de um framework abrangente e particular. A originalidade do trabalho surge dessa problemática. Design /metodologia/abordagem: O método consiste em um estudo de casos múltiplos. Para sua execução, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com gestores estratégicos de hospitais, além de pesquisa documental com a análise de balanços contábeis, organogramas, entre outros. Para a análise dos resultados, utilizou-se a compreensão dos casos em uma perspectiva sistêmica, por meio da síntese de casos cruzados, permitindo a comparação de casos em uma mesma estrutura. Resultados: O modelo permitiu identificar que os hospitais em análise apresentam dificuldades para inovar, dadas algumas características levantadas a partir dos drivers propostos por este trabalho. Mais especificamente, os hospitais possuem conceito unidimensional e defasado da inovação, isto é, consideram a inovação em serviços como a adoção das tecnologias oriundas da indústria, tal qual se considerava com Barras (1986), além de inexistirem programas estratégicos de inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To propose a theoretical model based on nine drivers of service innovation (organizational culture, strategies, research and development, employees, technological trajectory, institutional trajectory, competitors, consumers, and suppliers) in order to comprehend the phenomenon. Originality/value: Given its recent empowerment and the manufacturing focus it has initially received, service innovation still lacks models that seek to comprehend the phenomenon within an encompassing and particular framework. The originality of this study arises from this issue. Design/methodology/approach: The method consists of a multiple case study. We used semi-structured interviews with strategic hospital managers and documental research with an analysis of accounting balances, organograms, and other documents. We addressed the cases from a systemic perspective in order to permit comparison within the same structure. Results: The model permitted us to recognize that the analyzed hospitals were having difficulty innovating, as shown by some characteristics found through the drivers that were proposed by this study. More specifically, the hospitals follow a unidimensional and outdated concept of innovation; that is, they consider innovation in services to be the adoption of technologies from the industry, as shown by Barras (1986). There are also no strategic innovation programs.
  • INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE CONTROLE E DA FOLGA DE TEMPO NA INOVAÇÃO DE PROCESSOS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    PAZETTO, CELLIANE F.; MANNES, SILVANA; BEUREN, ILSE M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo analisa a influência dos usos interativo e diagnóstico dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) e da folga de tempo na inovação de processos, em empresas incubadas. Originalidade/valor: Características organizacionais são associadas com a inovação de processos em organizações de configuração contemporânea. O estudo traz evidências aos achados contrastantes da literatura dos SCG com a folga de tempo e a inovação de processos. Design/metodologia/abordagem: Pesquisa de levantamento foi realizada com gestores das empresas listadas nos sites de incubadoras associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e obteve-se uma amostra de 106 respostas válidas. Para analisar os dados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Resultados: Os resultados indicaram que o uso interativo dos SCG promove a folga de tempo no trabalho e o uso diagnóstico inibe sua criação. Porém, a folga de tempo não apresentou associação significativa com a inovação de processos, o que revela um papel disfuncional da folga. O uso interativo dos SCG apresentou influência significativa na inovação de processos. Conclui-se que o uso interativo prevalece quando a finalidade é promover a inovação de processos, pois favorece contatos entre diferentes níveis hierárquicos e aprendizagem, enquanto o uso diagnóstico evidencia sua relevância ao inibir a criação de folga de tempo, entendida como uma disfunção por não levar à inovação de processos. Isso denota complementaridade dos usos interativo e diagnóstico dos SCG nas empresas incubadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study analyzes the influence of the interactive and the diagnostic use of Management Control Systems (MCS) and slack time on process innovation in incubated companies. Originality/value: Organizational characteristics are associated with processes innovation in organizations with contemporary configuration. The study brings evidence to the contrasting findings of the MCS literature with slack time and process innovation. Design/methodology/approach: A survey was conducted with managers of companies listed on websites of incubators associated with the Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (National Association of Entities Promoting Innovative Enterprises), obtaining a sample of 106 valid responses. To analyze the data, the Structural Equation Modeling technique was applied to analyze the data. Findings: The results indicated that the interactive use of MCS promotes slack time at work, and the diagnostic use inhibits its creation. However, slack time was not significantly associated with processes innovation, which reveals a dysfunctional role of the slack. The interactive use of MCS had a significant influence on processes innovation. It is concluded that the interactive use prevails when the purpose is to promote processes innovation, as it favors contacts between different hierarchical levels and learning, while the diagnostic use highlights its relevance by inhibiting the creation of slack time, understood as a dysfunction for not leading to processes innovation. This denotes that the interactive and the diagnostic use of MCS are complementary in incubated companies.
  • CONFLITO COGNITIVO NA DECISÃO ESTRATÉGICA DE EQUIPES DE DIREÇÃOEM PEQUENAS EMPRESAS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    MAIA, TATIANE S. T.; LIMA, EDMILSON

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo perseguido no presente artigo é explicar como ocorre o conflito cognitivo e quais são suas contribuições nos processos de decisão estratégica de equipes de direção em pequenas empresas (PE). Originalidade/valor: Apesar de as PE serem organizações importantes e numerosas, o conflito cognitivo de sua equipe de direção e a tomada de decisão estratégica dessa equipe são pouco estudados. O presente artigo ajuda a preencher essa lacuna de pesquisa com contribuições e implicações que são úteis para a pesquisa e a ação ligadas a esses temas. Design/metodologia/abordagem: Adotou-se a abordagem metodológica descritiva, baseada em métodos qualitativos e no estudo multicaso (Eisenhardt, 1989). Os dados foram coletados com entrevistas em profundidade e analisados de modo intra e intercaso, conforme as recomendações de Miles e Huberman (1994). Estudaram-se em profundidade quatro casos de PE. Resultados: Os processos de decisão estratégica foram em grande parte determinados por conflitos cognitivos. Tais conflitos questionaram possibilidades de decisão e puseram em evidência fatores relacionados à intuição e à improvisação, ambos normalmente úteis e presentes nos processos de decisão estratégica das PE. O conflito cognitivo inibe a improvisação, pois sua ocorrência gera questionamentos úteis na preparação para a tomada de decisões. Esses questionamentos geraram profundidade de discussão e de análise para a decisão estratégica nas PE estudadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this article is to explain how cognitive conflict happens and what are its contributions to the decision-making processes of management teams in small enterprises (SE). Originality/value: Although SEs are important and numerous, the cognitive conflict in their management team and the strategic decision making of this team are understudied. This article helps to feel this gap with contributions and implications which are helpful for research and practice related to those themes. Design/methodology/approach: The descriptive methodological approach was adopted based on qualitative methods and multicase study (Eisenhardt, 1989). Data were collected with interviews and analyzed within and cross-case procedures, according to Miles and Huberman’s (1994) recommendations. Four cases of SE were studied. Findings: The strategic decision processes were considerably determined by cognitive conflicts. Such conflicts questioned decision possibilities and highlighted aspects related to intuition and improvisation, both normally useful and present in the strategic decision processes of SE. Cognitive conflict inhibits improvisation because its occurrence creates useful questionings in decision making preparation. Those questionings generated deepness in discussion and analysis for decision making in the studied SEs.
  • LIDERANÇA AUTÊNTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DE ESCALAS DE MENSURAÇÃO Gestão Humana E Social

    PIOLI, BARLA L. T.; FEUERSCHÜTTE, SIMONE G.; TEZZA, RAFAEL; CANCELLIER, ÉVERTON L. P. L.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo desenvolve uma análise das publicações sobre o construto “liderança autêntica” a partir de técnicas de revisão sistemática de literatura e análise bibliométrica, e tem como propósitos identificar e analisar dados referentes à cronologia das publicações, à identificação dos periódicos e autores mais prolíferos sobre o tema, às abordagens de pesquisa, à existência de instrumentos de mensuração/avaliação desse construto e de suas aplicações, além de analisar a construção desses instrumentos. Originalidade/valor: Dos 431 artigos analisados, aqueles que tratam de revisões de literatura não apresentam dados bibliométricos associados à análise dos instrumentos de mensuração do construto. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma revisão de literatura de forma sistemática utilizando a query “authentic leadership” nas bases de dados Academic Search Premier (Ebsco), Scopus e Web of Science, sem delimitação de data para início, com o limite temporal de dezembro de 2018, e identificaram-se 1.390 artigos. Depois da eliminação dos artigos duplicados e após três filtragens, restaram 431 documentos para análise. Resultados: Identificaram-se três escalas que tratam especificamente de mensuração/avaliação do construto liderança autêntica: Authentic Leadership Questionaire (ALQ), Authentic Leadership Inventory (ALI) e Authentic Leadership Integrated Questionnaire (AL-IQ). Há uma predominância dos estudos quantitativos a partir de 2008, com ampla aplicação do ALQ, já que essa é a ferramenta-base para as demais escalas. Contudo, não foram identificados instrumentos de mensuração quantitativa da liderança autêntica, apenas ferramentas que evidenciam a presença de autenticidade dos líderes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper analyzes the publications on the “authentic leadership” construct, based on systematic literature review and bibliometric analysis techniques, and aims to identify and analyze data regarding the chronology of publications, the identification of the most prolific journals and authors, research approaches, and the existence of authentic leadership measurement/assessment tools and its applications, besides analyzing the construction of these tools. Originality/value: Of the 431 articles analyzed, those dealing with reviews of literature do not present bibliometric data associated with the analysis of the construct measurement instruments. Design/methodology/approach: A literature review was performed systematically, using the query “authentic leadership” on the Academic Search Premier (Ebsco), Scopus, and Web of Science databases, with no starting date delimitation, with the deadline of December 2018, which resulted in the identification of 1390 articles. After eliminating duplicates and three filters, 431 documents remained for analysis. Findings: Three specific construct measurement/assessment tools were identified: the Authentic Leadership Questionnaire (ALQ), the Authentic Leadership Inventory (ALI), and the Authentic Leadership Integrated Questionnaire (AL-IQ). There is a predominance of quantitative studies from 2008, with a wide application of ALQ. Instruments of quantitative measurement of authentic leadership did not emerge, only tools that evidence the presence of authenticity of leaders.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br