Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2020
  • ANTECEDENTES DO RECONHECIMENTO DE VALOR NA CAPACIDADE ABSORTIVA Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    FILENGA, DOUGLAS; SANCHEZ, OTÁVIO P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A capacidade dos indivíduos em reconhecer o valor de uma informação externa e aplicá-la à empresa é fundamental para a capacidade absortiva organizacional. Este estudo objetivou definir e operacionalizar o construto reconhecimento de valor e identificar seus antecedentes e poderes preditivos. Originalidade/valor: Analisou como esse construto ocorre no nível do indivíduo, dos grupos de trabalho e dos processos, além de indicar sua relação com os demais preditores presentes na literatura, cujas bases teóricas podem ser classificadas pelas vertentes de Cohen e Levinthal (1990) e Zahra e George (2002). A primeira considera capacidade absortiva como estoque de conhecimento, e a segunda, como capacidade dinâmica. Design/metodologia/abordagem: Adotou-se o método de Modelagens de Equações Estruturais para testar o modelo de variância, com quatro preditores sobre o reconhecimento de valor de modo geral. A amostra não probabilística é formada por 283 indivíduos que responderam ao questionário eletrônico. Resultados: Os resultados foram satisfatórios, pois o modelo apresentou poder de 40% de explicação sobre como ocorre o reconhecimento de valor, e o nível dos processos de trabalho foi o construto com maior poder preditivo (β = 0,417), o que significa que, se houver variação na capacidade de reconhecimento de valor dos processos, ocorrerá também a variação do reconhecimento de valor de modo geral, ou seja, os processos de trabalhos propiciam reconhecer o valor de uma informação nova. As demais hipóteses também foram suportadas, porém com efeitos comparativamente menores. O estudo limita-se à identificação e análise dos preditores e não contempla seus consequentes, cuja abordagem sugere-se.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The ability of individuals to recognize the value of external, corporate-applicable information is critical to organizational absorptive capacity. This study aims to define and operationalize the recognize the value construct, identify its antecedents and predictive power. Originality/value: It analyzes how this construct occurs at the level of the individual, workgroups and processes, besides indicating its relationship with the other predictors present in the literature. The theoretical bases can be classified by Cohen and Levinthal (1990) and Zahra and George (2002). The first one considers absorptive capacity as a stock of knowledge, the second one, as dynamic capacity. Design/methodology/approach: We adopt the Structural Equation Modeling technique to test a variance model, with four predictors of general recognize the value. We use a non-probabilistic sample consisting of 283 individuals who answered an electronic questionnaire. Findings: The results are satisfactory, as the model shows a 40% prediction power of how recognize the value occurs. The work processes were found to show higher predictive power (β = 0.417), meaning that that processes of recognize the value are enablers of the organizational recognize the value of new information. The other hypotheses were also supported, but with comparatively minor effects. The study is limited to the identification and analysis of the effects of predictors and does not contemplate its consequences, whose research is suggested.
  • O EFEITO DAS ESTRATÉGIAS DE RECOMPENSAS NO SUCESSO DAS CAMPANHAS DE FINANCIAMENTO COLETIVO Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    VERSCHOORE, JORGE R.; ARAÚJO, MARIANA D. M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar o efeito de estratégias de re­­compensa no sucesso de campanhas de financiamento coletivo. Originalidade/valor: O estudo contribui para o conhecimento das estratégias de recompensa do financiamento coletivo. Por meio de uma abordagem de análise comparativa, o estudo demonstrou diferenças no efeito das recompensas tangíveis, simbólicas e coletivas sobre o sucesso das campanhas de financiamento coletivo. Design/metodologia/abordagem: O estudo emprega a abordagem da Análise Comparativa Qualitativa (Qualitative Comparative Analysis - QCA) para analisar as campanhas de financiamento coletivo da catarse.me, uma plataforma brasileira. Resultados: Recompensas tangíveis, como colecionáveis e pré-compra, têm um efeito positivo nas campanhas de crowdfunding de sucesso. Re­­compensas simbólicas e coletivas, como colecionáveis, experiência e agregação, não podem substituir os incentivos materiais das recompensas tangíveis. As principais descobertas mostram as oportunidades para combinações de estratégias de recompensa para o financiamento coletivo. Com base no estudo, os empreendedores podem planejar uma estratégia de recompensa para campanhas de financiamento coletivo. Os resultados são aplicáveis ​​ao financiamento coletivo baseado em recompensas e não podem ser generalizados para outras plataformas em todo o mundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this paper is to analyze the effect of reward strategies on the success of crowdfunding campaigns. Originality/value: The study contributed to the knowledge of crowdfunding reward strategies. Through a comparative analysis approach, the study demonstrated differences in the effect of tangible, symbolic and collective rewards on the success of crowdfunding campaigns. Design/methodology/approach: The study employs the approach of Qualitative Comparative Analysis (QCA) to analyze the CF campaigns of catarse.me, a Brazilian crowdfunding platform. Findings: Tangible rewards, such as something special and purchase me, have a positive effect on the success of crowdfunding campaigns. Symbolic and collective rewards, such as collectible tokens, pursuit of pleasure, and top it up, cannot replace the material incentives of tangible rewards. The main findings show the opportunities for combinations of reward strategies on collective fundraising. Based on the study, entrepreneurs are able to plan a reward strategy for crowdfunding campaigns. Results are applicable to reward-based crowdfunding and cannot be generalized to other platforms around the world.
  • CAPACIDADE DE VENDAS E DESEMPENHO: PAPEL DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO, CAPACIDADES PESSOAIS E GERENCIAIS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    RODRIGUES, GRAZIELA P.; MARTINS, TOMAS S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Explicar a relação entre a capacidade de vendas e a performance financeira e com clientes, em empresas orientadas ao mercado. Essa capacidade é dividida em venda pessoal e gestão da força de vendas, ambas na visão dos gestores. Originalidade/valor: Esta pesquisa é a primeira que explora em profundidade a capacidade de vendas e demonstra que ela precisa de uma orientação estratégica prévia, além de verificar os diferentes tipos de desempenho que os dois recursos podem resultar. Este estudo ainda é aplicado a dois tipos de empresa, fornecendo várias contribuições para a teoria e prática do marketing. Design/metodologia/abordagem: Foi realizado uma survey com 223 empresas divididas de acordo com suas atividades: desenvolvedores de software/serviço e apenas serviços no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Resultados: Primeiro, as capacidades pessoais e gerenciais induzem a desempenhos diferentes, mesmo quando são influenciadas pela mesma orientação estratégica. Segundo, o efeito da mediação reforça que a capacidade de gerenciamento da força de vendas é mais forte que a capacidade de vendas pessoais. Terceiro, nas empresas de serviços, é importante desenvolver uma capacidade de vendas pessoal. Por fim, mostram que as empresas de software/serviços apresentam um comportamento diferenciado das empresas de serviços.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims to explain the relationships between sales capabilities, which are split into personal selling and sales force management, both from the manager’s point of view, and financial/customer performance in market-oriented firms. Originality/value: This research is the first that explores in-depth sales capabilities and demonstrated that these capabilities need a previous strategic orientation. It checks different types of performance that can be the result of these two capabilities. We applied the research in to two types of companies, providing a number of contributions to the theory and practice of marketing. Design/methodology/approach: We conducted a survey with 223 companies that were divided according to their activities: software/service developers and companies that only offer services in information technology and communication sector. Findings: First, the two sales capabilities (personal and managerial) induce different performance, even when they are influenced by the same strategic orientation. Second, the mediation effect reinforces that sales force management capability is stronger than personal selling capability. Third, in service companies, it is important to develop personal selling capabilities. Lastly, they show that software/service companies present a differentiated behavior of service companies.
  • CULTURA DE INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM: O PROGRAMA CLUBE DOS APAIXONADOS POR DESAFIOS Gestão Humana E Social

    PIMENTEL, RICARDO; LOIOLA, GUSTAVO F.; DIOGO, THIAGO M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo analisa a ocorrência de aprendizagem pela experiência e o desenvolvimento de habilidades coletivas como resultado de um programa voltado à construção de cultura de inovação. Originalidade/valor: O estudo contribui para a discussão teórica acerca da inovação como um processo social de aprendizagem experiencial. Do ponto de vista prático, aponta que a aplicação deliberada de um programa voltado para a construção da cultura de inovação provoca a aprendizagem de habilidades individuais e coletivas favoráveis à inovação, além de mudanças comportamentais e organizacionais. Design/metodologia/abordagem: Para a elaboração do relato do programa, utilizou-se observação participante, e, para a avaliação dos resultados, adotou-se uma pesquisa ex post facto baseada em entrevistas em profundidade. A análise baseou-se na semiótica fenomenológica com suporte do software Atlas.Ti® no processo de descrição, redução e interpretação, para apreender a consciência da experiência dos sujeitos. Resultados: Os seguintes resultados foram obtidos: 1. a ocorrência de aprendizagem coletiva pela consciência da construção de soluções com base no cruzamento e na combinação de ideias de sujeitos com perspectivas e habilidades diferentes, e pela aplicação deliberada de um método e de um processo; 2. a construção de um novo sentido coletivo para a inovação, como uma realização em constante movimento, que requer mudanças comportamentais concretas, e um novo olhar sobre a realidade. O estudo apontou ainda que a abordagem teórica que considera a inovação como um processo social de aprendizagem experiencial contribui para a compreensão de como se dá a construção da cultura de inovação e que esta é parte do processo de construção da inovação propriamente dita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study analyzes the occurrence of learning through expe­rience and the development of collective skills as a result of a program aimed to build a culture of innovation. Originality/value: The study contributes to the theoretical discussion about innovation as a social process of experiential learning. From the practical point of view, it shows that the deliberate application of a method and a process in the construction of the innovation culture stimulates the learning of individual and collective abilities favorable to innovation, as well as behavioral and organizational changes. Design/methodology/approach: Participant observation was used to compile the report, and an ex post facto survey based on in-depth interviews was used to evaluate the results. The analysis was based on the phenomenological semiotics with the support of Atlas.Ti® software in the process of description, reduction and interpretation, to apprehend the awareness of the subjects’ experience. Findings: The following results were obtained: 1. the occurrence of collective learning by the construction of solutions based on the combination of ideas of subjects with different perspectives and abilities, and by the deliberate application of a method and a process; 2. building a new collective sense for innovation, as a constantly moving realization, requiring concrete behavioral changes, and a new look at reality. The study also pointed out that the theoretical approach that considers innovation as a social process of experiential learning contributes to the understanding of how the construction of the innovation culture takes place, and that this is part of the process of building innovation itself.
  • PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: ASSOCIANDO OS CONSTRUTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA Gestão Humana E Social

    OLIVEIRA, HELOÍZA H.; HONÓRIO, LUIZ C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo tem por objetivo descrever e analisar a relação entre as práticas de recursos humanos e o comprometimento organizacional em uma grande empresa pública de saneamento urbano. Originalidade/valor: Constatou-se que a maior parte das práticas de recursos humanos influencia significativamente o comprometimento orga nizacional, evidenciando que são as bases afetiva e normativa do comprometimento as mais afetadas e, em uma escala mais fraca, a base de continuação. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se a pesquisa com 349 funcionários, e as hipóteses formuladas foram verificadas por meio de regressão múltipla. Resultados: Os resultados indicaram o predomínio do comprometimento afetivo dos funcionários, maior concordância com a prática de recursos humanos associada aos benefícios e discordância com o planejamento de carreira no que tange às políticas relacionadas ao processo seletivo interno, ao autodesenvolvimento, à política de remuneração e ao processo de promoção. A análise de regressão múltipla permitiu confirmar as hipóteses postuladas, revelando um relacionamento positivo mais significativo entre as práticas de recursos humanos com os tipos de comprometimento afetivo e normativo quando comparados com o comprometimento de continuação. O comprometimento organizacional do tipo afetivo revelou-se ser influenciado positivamente pelas práticas de recursos humanos associadas ao planejamento de carreira e benefícios, enquanto o comprometimento do tipo normativo se mostrou positivamente mais induzido pela prática de recursos humanos relacionada ao treinamento e desenvolvimento. Não obstante o artigo tenha revelado resultados que contribuem academicamente, futuras pesquisas devem ser realizadas para aprimorar o relacionamento entre os construtos tratados neste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims to describe and analyze the relationship between human resources practices and organizational commitment in a large public urban sanitation company. Originality/value: It has been found that most human resources practices significantly influence organizational commitment, showing that the affective and normative commitment is the most affected and, on a weaker scale, there is the continuance commitment. Design/methodology/approach: The survey was conducted with 349 employees whose formulated hypotheses were verified by multiple regression. Findings: The results indicated a predominance of affective commitment of employees, greater agreement with the practice of human resources associated with benefits and disagreement with the career planning regarding the policies related to the internal selection process, self-development, compensation policy and the promotion process. The multiple regression analysis allowed to confirm the hypotheses postulated, revealing a more significant positive relationship between human resources practices with the types of affective and normative commitment when compared to the continuance commitment. Organizational commitment of the affective type proved to be positively influenced by the human resources practices associated with career planning and benefits, while the commitment of the normative type was positively more induced by the human resources practice related to training and development. Despite the fact that the article revealed results that contribute to the academy, future research must be carried out to improve the relationship between the constructs treated in this study.
  • PREDITORES DE BEM-ESTAR EM TRABALHADORES IDENTIFICADOS NA LITERATURA DE PSICOLOGIA NO BRASIL Gestão Humana E Social

    VEIGA, HEILA M. S.; CORTEZ, PEDRO A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente estudo objetivou identificar os efeitos desencadeados por preditores de bem-estar em trabalhadores relacionados na literatura brasileira em Psicologia. Originalidade/valor: O bem-estar dos trabalhadores está entre os focos fundamentais para otimização das condições laborais e desempenho nas organizações. Há uma larga tradição de investigação sobre o fenômeno, no entanto não há clareza na literatura brasileira sobre os fatores preditores de bem-estar em trabalhadores. Design/metodologia/abordagem: Primeiramente, cinco estudos foram resgatados por meio de revisão de literatura com o uso do descritor “bem-estar” no portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Em seguida, as evidências dessas investigações foram compiladas para metanálise, por meio do software Jamovi 0.9.5.12 e o plugin MAJOR Meta-analysis 1.0.0 R. Resultados: Os resultados demonstraram que a predição de bem-estar em trabalhadores por meio de variáveis intraindividuais, vínculos com organizações e trabalho (O&T) e variáveis de nível macro apresenta clareza entre as variáveis que impactaram positiva e negativamente. No entanto, são necessários estudos ulteriores, principalmente em interface com a Administração e outras áreas, para otimizar o potencial de generalização dos efeitos encontrados. Em suma, o presente estudo contribui com evidências preliminares para a elaboração de políticas e práticas de gestão de pessoas baseadas em evidências e com alto impacto por meio da proposição de uma possível associação interdisciplinar entre saberes da Psicologia e Administração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: We aimed to identify the effects of predictors of work-related well-being in the Brazilian Psychology literature. Originality/value: Researchers have focused on employee well-being to optimize working conditions and work performance in organizations. Despite a long research tradition about well-being, the predictors of employee well-being are not clear in the Brazilian literature. Design/methodology/approach: First, in the literature review, we selected five studies using the descriptor “well-being” in the Brazilian portal of Electronic Journals in Psychology (Periódicos Eletrônicos em Psicologia [PePSIC]) and applied inclusion and exclusion criteria. Next, we compiled those studies’ evidence to perform a meta-analysis using the software Jamovi 0.9.5.12 and the plugin MAJOR Meta-analysis 1.0.0 R. Findings: The prediction of employee well-being - performed by means of intra-individual variables, connections with organizations and labor (O&L), and macro variables - was clear about the positive and negative impacts of variables on well-being. However, further research studies are necessary, especially those in the interface with Administration and other areas, in order to optimize the generalization of the effects we found. In summary, this study contributes to the field of study by presenting preliminary evidence to elaborate high impact, evidence-based policies and practices on people management, including a possible interdisciplinary association between Psychology and Administration.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br