Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 3, Número: 1, Publicado: 2005
  • Documento sem título Editorial

    Vieira, Marcelo Milano Falcão
  • Linguagem, cultura e imagem na pesquisa qualitativa: interpretando caleidoscópios sociais Artigos

    Tavares, Roseanne Rocha

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por finalidade refletir sobre a possibilidade de se desenvolver pesquisa sobre fenômenos subjetivos como língua, cultura e imagem, adotando a pesquisa qualitativa como base para executar tais investigações. Acreditamos que, são nesses três âmbitos que se revelam com clareza sinais da mundialização que se acha em curso desde o final do século XX. Para ilustrar essa idéia, apresentaremos o processo adotado em uma pesquisa sobre a negociação de imagem em sala de aula de língua estrangeira à luz dos preceitos da Lingüística Aplicada, da Análise da Conversação e da Sociolingüística Interacional.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to reflect upon the possibility of developing qualitative research on subjective social events such as language, culture and image. We understand that these three social activities are cleary revealed as examples of a globalization process that has been in progress since the end of the last century. To illustrate this idea, we present a research developed about image negotiation in English as a foreign language classrooms based on the theoretical concepts of Applied Linguistics, Interactional Sociolinguistics and Conversational Analysis.
  • Movimento cultural nos estudos organizacionais: uma abordagem interdisciplinar focada no consumo e na globalização Artigos

    Faria, Alexandre; Guedes, Ana

    Resumo em Português:

    Este artigo revê e analisa o movimento 'cultural' em estudos organizacionais (EO) iniciado nos anos de 1990 no Brasil sob uma abordagem focada em consumo e globalização. Por meio dessa abordagem interdisciplinar os autores mostram que (a) as áreas de organizações, estratégia e marketing têm uma raiz histórica comum - a legitimação das grandes empresas - que ficou mais problemática no contexto da globalização. Por isso é argumentado que pesquisadores de EO no Brasil deveriam reconhecer, ao invés de desprezar, a dimensão do consumo. Os autores argumentam que tanto o desprezo da área de EO pelo âmbito do consumo quanto o movimento cultural parecem ser explicados pela expansão da academia na área de administração no contexto da globalização e pelo interesse das grandes corporações de camuflar a crescente assimetria entre os âmbitos da produção e do consumo. No final os autores destacam algumas implicações dessa abordagem para a promoção de interdisciplinaridade e para a relevância local do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews and analyzes the "cultural" movement in organizational studies (OS), which began in Brazil in the 1990's under an approach that focused on consumption and globalization. What the authors are trying to tell through this interdisciplinary approach is that organizational, strategic and marketing areas have a common historical origin - legitimation of big companies - that became more problematic in the context of globalization. For this reason, it is said that OS researchers in Brazil should recognize the consumption dimension, instead of suppressing it. The authors argue that the suppression of consumption dimension by the OS area as well as cultural movement seem to be explained by the expansion of the management academy and by the interest that big companies have in hiding the increasing asymmetry between the domains of production and consumption in the context of globalization. In the end, the authors point out some implications of this approach for the promotion of interdisciplinarity and the local relevance of knowledge.
  • Politizando o conceito de redes organizacionais: uma reflexão teórica da governança como jogo de poder Artigos

    Gobbi, Beatriz Christo; Cunha, Elcemir Paço; Brito, Mozar José de; Senger, Igor

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a dimensão política das redes organizacionais. Para tanto, procurou fazer uma análise desse formato organizacional, privilegiando a dimensão política das relações interorganizacionais a partir de alguns conceitos formulados pelo sociólogo Pierre Bourdieu. As evidências teóricas revelaram que esse recorte analítico poderá oferecer leituras alternativas às reflexões que despolitizam o conceito de redes organizacionais, colocando no epicentro das argumentações a lógica da cooperação e da confiança como forças motrizes e suficientes para explicar o funcionamento das relações entre as organizações. Ao considerar as redes organizacionais como um campo social, este ensaio amplia a noção de governança, levando em consideração não só os aspectos estruturais e objetivos, mas também a dimensão subjetiva que permeia as relações entre os agentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a theoretical reflection on the political dimension of the networks. It tried to analyze this format organization, privileging the political dimension of the relationships inter-organizational based on some concepts formulated by sociologist Pierre Bourdieu. The theoretical evidences revealed that such perspective can offer an alternative understanding to the concepts which don't put the idea about networks in political terms, considering cooperation and trust as driving forces which explains entirely the connections among the organizations. Considering the networks as a social field, this article enlarges the idea on governance. It takes into consideration not only the structural and objective aspects, but also emphasizes the subjective dimension that permeates the relations among the agents.
  • Rastreando os direcionadores da performance organizacional: uma proposta metodológica Artigos

    Fernandes, Bruno Henrique Rocha

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo propor uma metodologia para rastrear a seqüência de causalidade entre direcionadores e indicadores de performance dentro de um sistema de avaliação da performance organizacional. A metodologia propõe o levantamento das principais variáveis relacionadas ao desempenho da organização, a simplificação dos dados mediante técnicas de análise fatorial e a aplicação de análises de regressão e de modelagem de equações estruturais para testar modelos causais de maior poder explicativo. A título de ilustração, a metodologia é aplicada a uma empresa composta de unidades de negócio e gerenciada a partir de um modelo de mensuração de performance. No estudo, constatou-se que algumas variáveis supostamente causadoras da performance, como a competência dos funcionários, aparentemente não causavam nenhum efeito. Outras, como a satisfação dos empregados, mostraram-se relacionadas à performance, com efeito direto sobre algumas dimensões (como performance operacional) e indireto sobre outras (como satisfação de clientes e desempenho financeiro).

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a methodology to study the linkage between organizational performance drivers like internal resouces and competences, and organizational performance through its multiple perspectives like internal performance measures and its overall ability to meet financial and customer targets. Firstly the methodology suggests the exam of the main variables related to firm performance and the design of casual maps. Next data are collected according to that design and simplified using factorial analysis. Then, statistical techniques like regression analysis and structural equation modelling are employed to investigate relationship among variables to confirm or not the assumed linkages. As an example, the methodology is employed in a firm with a hundred business units, all monitored with similar performance indicator measurement. In the example, some drivers like human competency showed no association with organizational performance, whereas drivers like tangibles resource density and employee satisfaction seemed to affected internal process productivity, customer satisfaction and financial targets.
  • Flexibilização organizacional e empregabilidade individual: proposição de um modelo explicativo Artigos

    Helal, Diogo Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo explora a temática da empregabilidade individual no contexto atual de flexibilidade organizacional, procurando ampliar a discussão sobre o assunto, centrada na teoria do capital humano. Tal ampliação se faz necessária pela complexidade e multicausalidade do fenômeno em questão. Assim, esta análise propõe um modelo explicativo da empregabilidade individual, baseada em profunda revisão bibliográfica, buscando um melhor entendimento sobre o que determina o acesso ao emprego. O modelo é concebido com base em três abordagens: na teoria do capital humano, na teoria do capital cultural e na teoria do capital social. São apresentadas também sugestões para a operacionalização das variáveis, tornando o modelo plenamente aplicável. Obviamente, a proposição do modelo não esgota as investigações sobre o tema. Trata-se de um esforço para conhecer melhor as linhas gerais do fenômeno. A discussão teórica permitiu ver que o mercado de trabalho deve ser estudado como algo inserido em um contexto social, no qual variáveis nãomeritocráticas, como aquelas ligadas ao capital cultural e social de um indivíduo, são valorizadas. Tal conclusão pode reorientar as políticas públicas direcionadas ao mercado de trabalho, assim como as políticas de recursos humanos adotadas pelas organizações.

    Resumo em Inglês:

    The article explores the thematic of the individual employability in the current context of organizational flexibility, aiming to extend the current quarrel on the subject, centered in the theory of the human capital. Such extent becomes necessary in function of the multicausality of the phenomenon in question. This article suggests an explaning model of the individual employability, based upon a deep bibliographical revision, with the intention of searching a better agreement on what it determines the access to the job. The model is conceived on the basis of the theories of human, cultural and social capitals. Suggestions for the operacionalization of the variables are presented, making the model applicable. The proposal of the model does not put an end to the studies on the subject. This article is about an effort to better know the general lines of the phenomenon. The theoretical quarrel allowed to see that the job market must be studied as something inserted in a social context, in which non-meritocratics variables are valued. Such conclusion can redirect the public policies directed to the job market, as well as the policies of human resources adopted by the organizations.
  • O "Grande Irmão" e a empresa: indústria cultural, reality shows e espetáculos organizacionais Artigos

    Castelo, Marcos Goulart; Carvalho, José Luis Felício dos Santos de

    Resumo em Português:

    A motivação para este ensaio relaciona-se à busca de uma via mais direta de comunicação entre pesquisadores descontentes e participantes organizacionais pouco identificados com leituras críticas e mais interessados em render homenagem a certos produtos da indústria cultural. O objetivo do texto é revelar pontos de tangência entre programas de reality show e organizações produtivas, movimento para o qual se convida outros acadêmicos igualmente inconformados com a recorrente dificuldade de estabelecer um diálogo crítico entre teóricos e praticantes. Inicialmente, o texto discute cultura de massa, reality shows e empresas como produtos e produtores de uma representação social focada no espetáculo e na hiper-realidade, para depois ilustrar sua argumentação por meio do desenvolvimento de três facetas do problema: seleção de participantes, jogos de poder e manipulação de comportamentos. Nesse contexto, a posição de acadêmicos como meros espectadores não parece condizente com os desafios enfrentados pelos jogadores/participantes/atores dos programas e das organizações.

    Resumo em Inglês:

    This essay aims a closer communication between dissatisfied researchers and organizationals actors not so effectively identified with critical readings and more interested in paying homage to certain products of the cultural industry. The main goal of the text is to disclose the closing points between reality shows and productive organizations. In this sense it invites other equally unsatisfied academics with the recurrent difficulty to establish a critical dialogue between theoreticians and practitioners. Initially the text discusses mass culture, reality shows and companies as products and producers of a social representation focused on the show and the hiperreality. It illustrates its arguments presenting three aspects of the problem: selection of participants, power saggy games and behavior manipulation. In such context, the position of academics as mere spectators does not seem to accord with the challenges faced by the players/participants/actors of the programs and the organizations.
  • O uso de simulação como metodologia de pesquisa em ciências sociais Artigos

    Vicente, Paulo

    Resumo em Português:

    A simulação é apresentada como uma metodologia pouco utilizada nas ciências sociais, quando comparada ao estudo de caso e à comparação, como forma de superar a dificuldade de realização de experimentos. A simulação é um "experimento virtual" que requer um modelo operatório representando no todo (ou em parte) um sistema ou processos que o caracterizem. O uso dessa metodologia é analisado como forma de buscar um modelo, confirmá-lo ou fazer uma projeção de eventos futuros. Dessa forma, a simulação se presta tanto no "contexto de descoberta" quanto no "contexto da prova". Cada uma dessas três formas de uso da metodologia é discutida, bem como as condições nas quais devem ser feitas simulações e quais suas vantagens e limitações. O artigo observa que devido ao aperfeiçoamento dos computadores e de seus programas nas duas últimas décadas, a simulação teve sua utilização muito simplificada. O texto ainda apresenta dois exemplos interativos utilizando o Excell, um sobre teoria da complexidade aplicada ao marketing e outro sobre teoria microeconômica.

    Resumo em Inglês:

    Simulations are presented as a methodology that has been neglected in use by the social sciences when compared to the case study and the comparison, as a way to overcome the difficulty to run experiments. The simulation is a "virtual experiment", that requires an operating model representing the system, or processes that characterize it, as a whole or part. The use of this methodology is studied as a form of searching a model, confirming a model or making a projection about future events; in this way it serves both the "context of discovery" and the "context of proof" in sciences. Each of these uses is discussed, as well as the conditions in which simulations should be used and its advantages and limitations. The article explains that due to the advance of computers and their softwares in the last two decades this resource became much simpler to use, and two interactive examples using Excell are introduced, one about complexity theory applied to marketing and the other about microeconomic theory.
  • Controle em novas formas de trabalho: teletrabalhadores e o discurso do empreendimento de si Artigos

    Costa, Isabel de Sá Affonso da

    Resumo em Português:

    As tecnologias de controle nas organizações contemporâneas caracterizam-se não mais pela supervisão direta sobre os atos do trabalhador, mas pelo controle à distância, pela formatação dos sujeitos "adequados" para o desempenho dos papéis organizacionais. Até o momento, o teletrabalho pode ser considerado a iniciativa gerencial que põe em prática, de maneira mais contundente, o afastamento indivíduo-organização. Este artigo busca explorar como o esforço de controle à distância se dá nessa situação em que a separação física organização-indivíduo é clara e estabelecida. Foram entrevistados 25 teletrabalhadores residentes na cidade do Rio de Janeiro, todos mantendo vínculo empregatício com as empresas para as quais teletrabalham e desenvolvendo tarefas que podem ser caracterizadas como intensivas em conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The new technologies of control in contemporary organizations rely on the constitution of the adequate subjects for performing organizational roles. Their objective is to control at a distance, instead of the direct supervising of individuals. It can be said that teleworking is the managerial initiative that has taken further the idea of distance between organizations and individuals. This paper aims at exploring how organizational control takes place in a situation in which physical distance between organization and individual is clearly established. Twenty-five teleworkers residing in Rio de Janeiro city were interviewed. All of the interviewees are teleworkers who hold stead job positions and perform knowledge-intensive tasks.
  • As miragens do barroco: a cidade de Mariana, cenário do barroco mineiro Resenha Bibliográfica

    Saraiva, Enrique
  • Licenciamento, marca e significado: marketing de reconhecimento Resenha Bibliográfica

    Cerchiaro, Isabel
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br