Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

    Vieira, Marcelo Milano Falcão
  • Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo Artigos

    Pereira, Bill; Ayrosa, Eduardo André Teixeira; Ojima, Sayuri

    Resumo em Português:

    Um dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: • os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e • os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade.

    Resumo em Inglês:

    The focus of this study is the Brazilian gay (male homosexuals) subculture. Our objective is to explore the changes that occur in the way gays interact with the world of products during the process of "coming out of the closet". This analysis is important to understand the construction of the homosexual identity. Ten long in-depth interviews were carried out with gays residing in Rio de Janeiro between October 2004 and January 2005. The results suggest that products and services are actively used by gays in order to deny, camouflage, and reinforce their homosexual identity.
  • A mercantilização do futebol brasileiro: instrumentos, avanços e resistências Artigos

    Gonçalves, Julio Cesar de Santana; Carvalho, Cristina Amélia

    Resumo em Português:

    Como fenômeno social, o futebol esteve fundamentalmente subordinado à lógica substantiva assentada em valores e tradições. Entretanto, a atratividade do esporte como gerador de riqueza passou a ser alvo de investimentos e uma fonte de negócios. A partir do momento em que a lógica de mercado se faz presente nas organizações esportivas, ocorre a inserção e a adoção de elementos do universo empresarial na administração dessas organizações. Conceitos e práticas empresariais passam então a vigorar, modificando o discurso de seus dirigentes, bem como as bases de sua legitimação no seu contexto específico. Assim, a ascensão de uma nova lógica de referência traz consigo novos atores, novos procedimentos e categorias antes exclusivas do ambiente das organizações empresariais, como mercadoria, clientela, eficiência, resultado e competitividade. Submetidos à lógica de mercado, os jogadores transformam-se em mercadoria; os torcedores, em consumidores; o jogo, em um ativo financeiro, e o futebol é visto como um grande negócio. As relações centram-se na impessoalidade, são criadas e desenvolvidas estratégias de controle que asseguram o alcance dos objetivos e ações mercantis modernizantes; e a gestão legítima é a que se dá sob os moldes empresariais, e não mais de forma amadora. Este estudo contribui para a discussão sobre o cenário de mudança social que abrange não só as organizações esportivas, mas também a arte, o cinema e até os espaços públicos, numa tentativa de proporcionar reflexões futuras.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian football, as a social phenomenon, had been subordinated to the substantive reason based on values and tradition. However, this sport has become a business due to its attractiveness as a source of wealth. When sport organizations incoporate the logic of the market, the consequence is the adoption of elements from the business world in the administration of these organizations. Managerial concepts and practices become present, changing the managements discouise as well as the basis for their legitimation in their specific context. Thus, the emergence of a new logic of reference produces new actors, new procedures and categories that were exclusive to the environment of entrepreneurial organizations, like goods, customers, efficiency, results and competitiveness. When players are submitted to the logic of the market, they become goods, supporters become consumers, the game becomes a financial asset and the football is seen as a great business. Relations are based on impersonality, strategies of control are developed since they assure the achievement of objectives, as well as modernizing market actions, and the legitimate management is the one wich is based on professionalism. This study contributes to the discussion on the scenario of social change wich includes not only sport organizations but also arts, cinema and even public spaces, with the purpose of trying to provide future reflexions.
  • Casos e working papers: reformar para legitimar: o caso do insulamento burocrático da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Artigos

    Xavier, Roberto Salles
  • A formação de alianças estratégicas: uma análise teórica a partir da teoria da dependência de recursos e da teoria dos custos de transação Artigos

    Cárdenas, Leonardo Querido; Lopes, Fernando Dias

    Resumo em Português:

    A formação de alianças estratégicas é uma tendência cada vez mais evidente no atual ambiente organizacional, sendo uma das principais estratégias utilizadas pelas organizações para manterem-se competitivas. Nesse sentido, este artigo apresenta o que são alianças estratégicas e quais os motivos que levam as organizações contemporâneas a formarem esse tipo de arranjo cooperativo, demonstrando suas principais características e as vantagens competitivas que pode trazer o seu estabelecimento. Em seguida, é feita uma análise sobre como a tendência de formação de alianças estratégicas pode ser entendida segundo duas diferentes abordagens teóricas: a teoria da dependência de recursos e a teoria dos custos de transação. Assim, procurar-se-á inicialmente estabelecer uma contextualização a respeito de como e porque se dá a formação dessas alianças, buscando-se em seguida entender as abordagens teóricas explicitadas para, então, verificar de que forma estas procuram interpretar esse fenômeno organizacional. Por fim, procura-se correlacionar de que forma essas abordagens se cruzam, numa tentativa de esclarecer os motivos da formação de arranjos cooperativos.

    Resumo em Inglês:

    The formation of strategic alliances is clearly evident on the current organizational setting. It's one of the main strategies used by organizations that want to remain competitive. In this sense, this article aims to explain what are strategic alliances and what are the reasons why contemporary organizations form this kind of cooperative set, demonstrating its main characteristics and the advantages that can be achieved by establishing such alliances. Afterwards, an analysis on how the tendency of formation of strategic alliances can be understood is done according to two different theoretical approaches: the theory of resource dependency and the transaction costs theory. Therefore, it is intended to contextualize how and why these alliances are formed, trying to understand these theoretical approaches with the objective of verifying how they interpret this organizational phenomenon. Finally, this study tries to correlate how these approaches match in an attempt to clarify the reasons of forming cooperative sets.
  • Conhecimento, ensino da administração e mudança transformadora: uma visão crítica Artigos

    Leitão, Sergio Proença; Gesualdi Junior, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    As evidências demonstram que a crise socioambiental que afeta o planeta não pode ser resolvida por mudanças do tipo adaptativo. Ele requer mudanças na forma como conhecemos o mundo. Este artigo discute alguns problemas e possibilidades dos cursos de administração virem a induzir processos de mudança transformadora nas organizações, com repercussão na qualidade da vida associada.

    Resumo em Inglês:

    Evidences show that the socioenvironmental crisis that affects the planet can't be solved by adaptive changes. It demands changes in the way we know the world. This article discusses some problems and possibilities that business administration courses come to engage in a process of transforming changes with repercussions to the quality of the associated life.
  • (Re)Definindo a sustentabilidade no complexo contexto da gestão social: reflexões a partir de duas práticas sociais Artigos

    Magalhães, Ósia Alexandrina V.; Milani, Carlos; Siqueira, Tacilla; Aguiar, Vicente Macêdo de

    Resumo em Português:

    A prática da gestão social influencia a definição de ferramentas e metodologias na administração de organizações sociais? E possível utilizar dentro do campo das organizações sociais as ferramentas de administração praticadas nas corporações? Há adaptações a serem feitas ? Para responder a essas questões, o artigo analisa duas organizações sociais do Estado da Bahia, a Fundação Terra Mirim e o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa). A partir da análise desenvolvida neste artigo, conclui-se que a sustentabilidade - quando pensada e implementada no campo da gestão social - evolui com traços marcadamente distintos dos critérios de sustentabilidade que a ciência da administração tradicionalmente apresenta aos gestores e estudiosos das organizações.

    Resumo em Inglês:

    Docs the practice of social management have implications in terms of definition of tools and methodologies in managing social organizations? Is it possible to use management tools practiced within corporation in the field of social organizations? Are there adaptations to be developed? In order to answer such questions, this article analyzes two experiences in the federate-state of Bahia (Fundação Terra Mirim and the Grupo de Apoio a Prevenção a Aids da Bahia-GAPA). The conclusion is that sustainability - when thought and implemented in the field of social management - evolves with characteristics that are very different from sustainability indicators that management science traditionally presents to managers and organizational researchers. This article builds an argument for another definition of sustainability within social organizations.
  • A sociedade cibernética Artigos

    Vieira, Euripedes Falcão

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as mudanças ocorridas na sociedade na transposição de uma época, a modernidade industrial, à outra, a modernidade cibernética. São épocas marcadas por acontecimentos diferenciados no campo da tecnologia, do conhecimento e da informação. Nas duas últimas décadas, particularmente, a mudança em todos os segmentos da sociedade produziu transformações de escala no arcabouço cognitivo, alterando comportamentos e modos de ação e reação ante a nova realidade. Claramente, a nova realidade se impôs e avançou como sociedade cibernética, a sociedade do ciberespaço-tempo com suas narrativas, ainda curtas, dos eventos econômicos, sociais e culturais.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the changes that have occurred in society during its transition from industrial modernity to the cybernetic modernity. These periods were characterized by different events in the fields of technology, knowledge and information. Changes that occurred in all segments of society in the last two decades have produced significant transformations in the cognitive framework, changing behavior and mechanisms of action and reaction in face of a new reality. Clearly, this new reality has imposed itself and advanced as a cybernetic society, a cyberspace-time society with its still short narratives about economic, social and cultural events.
  • Organizações virtuais Artigos

    Toledo, Luciano Augusto; Loures, Carlos Augusto

    Resumo em Português:

    A vantagem competitiva das organizações passa cada vez mais pelo desenvolvimento de novas estruturas organizacionais, notadamente pelo estabelecimento de redes de cooperação com todas as entidades intervenientes na cadeia de fornecimento e novas metodologias de gestão e planejamento, apoiadas fortemente por tecnologias de informação e de comunicação. Este trabalho tem como principal finalidade apresentar o conceito de organização virtual. O trabalho apresenta-se sob a forma de ensaio e é complementado por um estudo do arcabouço teórico que tece as bases do surgimento das organizações virtuais e discute suas implicações para a Administração.

    Resumo em Inglês:

    The competitive advantage of the organizations more passes each time for the development of new organizational struc-tures, by the establishment of nets of cooperation with all the intervening entities in the chain of supply and new methodolo-gies of management and planning, supported strong for communication and information technologies. This essay aims to present the concept of virtual organization. The essay is complemented by a study of the bibliography that explain of the sprouting of the virtual organizations and argues its implications for the Administration.
  • A trajetória do aprendizado tecnológico nos censos demográficos no Brasil Artigos

    Vilarinho, Paulo Ferreira

    Resumo em Português:

    O estudo analisa o desenvolvimento tecnológico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, focalizando os projetos censitários, desde sua origem até o advento do Censo Demográfico 2000, tendo por principais fundamentos teóricos os conceitos da acumulação tecnológica (BELL; PAVITT, 1993), associados às competências dinâmicas (TEECE; PISANO; SCHUEN, 1990) e à visão de inovação e aprendizado (DOSI, 1988). A análise dos dados aplica a estrutura analítica de aprendizado e acumulação de competências tecnológicas (FIGUEIREDO, 2001) em níveis gradativos de dificuldade e complexidade, classificando os recursos geradores de inovação e socialização de conhecimentos e seus efeitos nos processos organizacionais. Os dados da pesquisa foram coletados no ano de 2002, por meio de pesquisa documental e entrevistas com funcionários das diretorias técnicas do IBGE. O estudo demonstra que o órgão demorou 50 anos para evoluir de um nível básico de experimentação tecnológica, assimilada de países desenvolvidos, até renovar sua tecnologia nos anos 1990, iniciando um processo contínuo e autóctone de geração de conhecimento. Em 2000, logrou alcançar um nível internacionalmente avançado de competência tecnológica passível de exportação. Ao final, o estudo avalia que a visão compartimentada dos órgãos públicos tende a criar "ilhas de especialização" e a não otimizar o uso de tecnologias recém-defasadas.

    Resumo em Inglês:

    The study analyses the technological development performed by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. It focuses on the demographic census from its origins until the year 2000 census. Its main theoretical basis is the technological accumulation (BELL, PAVITT, 1993) associated with dynamic competencies (TEECE; PISANO; SCHUEN, 1990) and innovation and learning theories (G.DOSI, 1988). The empirical basis uses the analytical structure of learning and technological-capability paths (FIGUEIREDO, 2001) to classify the innovation and knowledge socialization resources and its effects on the organizations processes. The data were collected through examining documents and making interviews in the boards of technical directors of IBGE in 2002. The study demonstrates that IBGE has evolved over 50 years from a basic degree of technological experimentation - assimi-lated from the developed countries - into an international advanced level of technological competence which was exported in 2000. Finally, this study considers that government institutions' non-integrated understanding tends to establish restricted circles of specialists and not optimizing the use of low depreciated technologies.
  • O acesso à justiça como objeto de política pública: o caso da defensoria pública do Rio de Janeiro Artigos

    Motta, Luiz Eduardo Pereira; Ruediger, Marco Aurélio; Riccio, Vicente

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende analisar o processo de construção institucional da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O texto discute a sua transformação de uma instituição concebida para tratar de questões jurídicas individuais num espaço de defesa dos direitos difusos, coletivos, e individuais. A nova modelagem institucional se caracteriza pela autonomia em relação ao Poder Executivo e pela existência de garantias institucionais próximas do Poder Judiciário e do Ministério Público. Essa nova modelagem se apresenta num contexto de ampliação da presença do direito na sociedade brasileira, em virtude do fortalecimento dos princípios democráticos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to analyze the process of the institutional construction of the Public Defender's Office of the State of Rio de Janeiro. It discusses the change from an office designed to deal with individual legal questions to an institution for the de-fense of wide-ranging individual and collective rights. The autonomy from the Executive Branch and the existence of institu-tional guarantees close to the Judiciary and to the Public Prosecution Service characterizes this new institutional model. This new model takes place in the context of the expansion of the presence of rights in Brazilian society due to the strengthening of the democratic principles of the 1988 Federal Constitution.
  • Cultura neoliberal: leis de incentivo como política pública de cultura Resenha Bibliográfica

    Oliveira, Rafael Pereira
  • O poder das organizações Resenha Bibliográfica

    Pombeiro, João Paulo
  • Administração, uma ciência infantil? Casos E Working Papers

    Keinert, Tânia Mezzomo
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br