Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 5, Número: spe, Publicado: 2007
  • Editorial

  • Programa de Capacitação Docente em Administração (PCDA) Artigos

    Freitas, Antônio; Fischer, Tânia
  • A docência numa universidade em mudança Artigos

    Bertero, Carlos Osmar

    Resumo em Português:

    O pano de fundo do artigo são as transformações da universidade. De uma instituição para poucos e com qualidade possivelmente superior, passa a ser uma universidade para a massa. O ideal de alfabetização universal agora é deslocado para a educação superior. No país, criou-se uma lacuna não só numérica, mas qualitativa entre a pós-graduação stricto sensu e a graduação que abriga seis centenas de milhares de matrículas. A lacuna é explorada e, ao final, é sugerido o que pode ser feito para reduzi-la, apresentando-se o esforço da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (Anpad), através de seu Programa de Capacitação de Docentes em Administração (PCDA), que busca sensibilizar os programas de pós graduação, voltados predominantemente para pesquisar e publicar, para que também incluam na formação de mestres e doutores a dimensão docente.

    Resumo em Inglês:

    Changes have been taking place in Brazilian higher education. The ideal of universal literacy was extended and the expectation is that everyone has access to college education. In Brazil a gap developed between graduate and undergraduate education where the first being necessarily smaller enjoys higher quality. Undergraduate courses show a registration of more than six hundred thousand students. The gap and its reasons are explored and suggestions are advanced for filling it. The article ends with a presentation of the efforts of ANPAD- The Brazilian Academy of Management through its programs for Faculty Training in Administration and Management to make graduate programs more sensitive to teaching needs without loosing the existing focus on research and publications.
  • Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial Artigos

    Ruas, Roberto; Comini, Graziella Maria

    Resumo em Português:

    Uma análise desenvolvida em programas de pós-graduação em formação gerencial revela que o currículo e os métodos pedagógicos empregados nesses cursos não estão adequadamente relacionados com as condições do ambiente de trabalho profissional dos alunos, condições nas quais as competências gerenciais poderiam ser mobilizadas e desenvolvidas. Sustentado em surveys e entrevistas com cerca de 300 alunos participantes de 14 cursos de pós-graduação em formação gerencial, este artigo recupera contribuições associadas a diferentes abordagens da aprendizagem, tais como sistemas de aprendizagem social, aprendizagem pela experiência, aprendizagem experiencial, aprendizagem situada e comunidades de aprendizagem. O objetivo é construir referências para o desenvolvimento de competências em ambiente de programas de pós-graduação em formação gerencial.

    Resumo em Inglês:

    An analysis carried out in Brazilian programs of executive education reveals that the curricula and the pedagogic methods of these courses are not completely linked with particularities of the work environment, so they are apart of the conditions in which the competences will be developed. Based on surveys and interviews applied to around 300 students participating in 14 programs of managerial formation, this articles points out the contribution of some learning approaches: social learning systems, experiential learning, situated leaning and learning communities. The objective of this proposal is to build some references for competence development in programs of executive education.
  • Revitalizando o processo ensino-aprendizagem em administração Artigos

    Oliveira, Fátima Bayma de; Cruz, Francisca de Oliveira
  • Avaliando aprendizagem em simulações empresariais Artigos

    Versiani, Ângela; Fachin, Roberto C.

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o tema da aprendizagem gerencial, a partir da ótica da utilização das metodologias de simulações empresariais capazes de incentivar a formação de identidades profissionais calcadas na capacidade de autoquestionamento e desenvolvimento do pensamento sistêmico. Parte do pressuposto de que as atividades educacionais e de treinamento são fontes ativas pa*ra a formação de agentes de aprendizado organizacional e o estabelecimento de metodologias específicas com impactos diferenciados em relação a esses objetivos. A fim de subsidiar essa discussão, o artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com estudantes de pós-graduação que utilizaram jogos de empresa em sua formação profissional. De forma geral, a conclusão é a de que as simulações são metodologias capazes de estimular mais a aprendizagem de elo duplo e, menos, a aprendizagem de nível instrumental.

    Resumo em Inglês:

    This is a paper that focuses on managerial learning as looked from the viewpoint of simulation games as a method that could be helpful to form professional identities capable of self-questioning and of development of a systemic thinking. Its basic premise is that educational as well as training activities are active sources for the development of agents of organizational learning and that methodologies have distinctive impacts on attainment of such objectives. So that this discussion could began, the article presents an exploratory research with graduate students who have participated in simulation games during their educational preparation. In general terms, one concludes that simulations are methods capable of fostering double-loop learning but not so much learning of instrumental objetives.
  • A postura do professor e as grandes questões humanas nas práticas educacionais Artigos

    Fraga, Valderez F.

    Resumo em Português:

    A postura do professor é um desafio, não importa onde ou quando. Problemas a ela inerentes se tornam agudos nos países em desenvolvimento, onde os contrastes vão do urbano às áreas rurais, da pobreza à sociedade tecnologicamente avançada, demandando, simultaneamente, compreensão humana e rápida atualização do conhecimento. A descrição da experiência de duas turmas de educação continuada visando à postura docente discute a disposição dos professoresalunos de enfrentarem grandes questões humanas como a democracia, sem descuidar de conteúdos específicos. O objetivo central deste estudo é alertar os educadores sobre a significância de lidar com a postura e o conhecimento. Nesse sentido, vários recursos e abordagens de ensino -além de concorrentes métodos de pesquisa qualitativa -foram previamente escolhidos para que se atingisse, respectivamente, os objetivos de ensino e melhores resultados na pesquisa. Os resultados emergiram em preocupações dos professores-alunos, motivados a assumir uma postura democrática e concretamente dialógica, no sentido da inclusão socioeducacional. As conclusões revelam tanto manifestações singulares de cada turma, sugerindo futuras pesquisas quanto posições intercomplementares e percepções comuns a ambas.

    Resumo em Inglês:

    Teacher's posture is a challenge no matter where or when. Inherent issues become sharp in developing countries, where contrasts go from urban to rural areas and from poverty to technologically advanced societies asking for human understanding and update knowledge simultaneously. Experiences described in two Continuing Education classes, as a means of implementing teachers' posture, discuss dispositions of student-teachers to face big human questions as democracy, without relegating any specific content. This study main objective is to alert educators about the significance of dealing with both, posture and knowledge. Several teaching resources and approaches and also concurrent qualitative research methods were intentionally chosen to reach teaching objectives and to obtain better research results respectively. Results emerge in motivated student-teachers' pre-occupations to assume a democratic and dialogical posture in concrete, toward socio-educational inclusion. Conclusions point out class singular manifestations suggesting future research and also toward some inter-complementary positions and common perceptions of both as well.
  • Criação de jornal na avaliação de aspectos comportamentais ligados à gestão de pessoas Artigos

    Cavedon, Neusa

    Resumo em Português:

    Este artigo procura apresentar uma experiência de avaliação educacional, alinhada com uma lógica específica desenvolvida pelos estudos educacionais, na qual a avaliação deve servir como um feedback para os professores e para as escolas. Essa visão (da avaliação baseada em diagnóstico e formativa) procura desenvolver nos discentes a capacidade de planejar, questionar, criticar, descobrir, criar, comunicar, transformar e conhecer, entre outras possibilidades.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to present an experience in the educational assessment field. Such experience comes aligned with a specific logic developed by educational studies, according to which assessment should be used as feedback for teachers and schools. This view -of a diagnostic and formative assessment - proposes to develop students' ability to planning, questioning, criticizing, discovering, creating, communicating, transforming, learning, and others.
  • Entre a dissertação acadêmica e o trabalho técnico: esboçando um modelo para estudos profissionais em administração Artigos

    Mattos, Pedro Lincoln C. L. de

    Resumo em Português:

    Este artigo fala da justificação e de elementos básicos de um método para trabalhos de conclusão de cursos de pósgraduação profissionais em administração - mas não limitado à circunstância "curso". O gênero seria qualitativamente diferente tanto do formato dissertação acadêmica quando dos trabalhos monográficos de natureza técnica, ambos, mencionados na Portaria nº 80/98 (BRASIL, 1999). Nesse contexto, chamá-lo-emos aqui: "estudos monográficos profissionais", ou simplesmente "estudos profissionais", sem pretender nem inovar na expressão nem falar de algo ainda não praticado. Busca-se apoio na lingüística e na filosofia da linguagem, ambas, de base pragmática. O ponto de partida é o de que estamos diante de um gênero específico de discurso, definido pelo contexto pragmático da interação simbólica com auditórios profissionais interessados em orientar-se estrategicamente e decidir-se em situações específicas. Isso define um jogo de linguagem típico, não-coloquial e com alto nível de justificação para aquelas intenções, o que lhe daria qualidade científica. Após uma esquematização da base teórica, o conceito de estudos profissionais em administração é posto e distinguido de outros gêneros discursivos próximos e em uso. Alguns pontos cruciais de seu método são levantados, a partir da experiência do autor. O ensaio se conclui por questões no horizonte teórico e institucional da proposta.

    Resumo em Inglês:

    This paper justifies and sets up the basics of a method for final works of non-academic graduate courses, in administration - but going beyond the circumstance of being linked to a "course". They are conceived as different to as academically formatted works, such as dissertations, as technical monograph pieces (Act n. 80/98, BRAZIL, 1999). We will call them here "monographic studies by organization professionals" or, for brevity sake, "professionals studies", without intending to innovate by the expression or speaking of something not practised yet. Support is taken on linguistics and philosophy of language, both of pragmatic bases. The starting point is that we face a particular speech genre, defined by the pragmatic context of symbolic interaction with an auditory of professionals interested in strategic self-orientation and decision-making in practical situations. This is to define a specific, non-colloquial language game, with high level of justification for those intentions and entitled to scientific status. After drawing a scheme of theoretical basis, the concept of professionals studies in administration is set up and distinguished of other close speech genres in use. Some crucial points of method are raised from author's experience. The essay concludes by some questions on the theoretical and institutional horizon of the proposal.
  • Estreitando relacionamentos na educação a distância Artigos

    Vergara, Sylvia Constant

    Resumo em Português:

    Este artigo privilegia a educação a distância (EAD) e, nela, a questão do relacionamento, muito enfatizada na educação presencial nas figuras do professor e do aluno. Objetiva argumentar que em EAD tal relacionamento também existe e que se expande para além daquele entre professor e aluno, agregando tutores, mentores, equipe técnica, equipe administrativa, enfim, todos aqueles que estão envolvidos no processo. Destaca algumas ações que podem ser desenvolvidas para o estreitamento das relações, todas elas (as ações) nutridas por lealdade, comprometimento, confiança e ajuda mútua.

    Resumo em Inglês:

    This article privileges long-distance education and, in it, the question of the relationship, very much emphasized in regular education on the figures of the teacher and the student. It has the objective to argue that, in long-distance education, such relationship also exists and expands beyond that one between teacher and student, adding tutors, counselors, technical team, administrative team, and finally, all those that are involved in the process. It detaches some actions that can be developed for the narrowing of the relations, all of them (the actions) nourished by loyalty, commitment, confidence and mutual assistance.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br