Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial

    Vieira, Marcelo Milano Falcão
  • O sentido objetivo da prática administrativa Artigos

    Nascimento, Paulo Tromboni

    Resumo em Português:

    Este artigo examina o sentido da prática administrativa e defende a tese de que é objetivo. A discussão busca a caracterização geral do objeto de investigação. No lugar do objeto das ciências da natureza, inanimado e isolado do sujeito, entra a prática administrativa com sentido objetivo derivado da lógica da situação objetiva do administrador no contexto organizacional. Vale dizer derivado dos propósitos, da rede estruturada de relações sociais e do sistema de práticas da organização. O que torna real a sua axiologia referenciada na eficiência e eficácia da ação, além de fazer da prática administrativa um fator de regulação e mudança controlada da organização. Examinar cientificamente uma prática é criar as condições para mudá-la via uma dialética da descrição, explicação e prescrição. A filosofia da prática é proposta como pressuposto geral da pesquisa científica em administração.

    Resumo em Inglês:

    This article searches through the sense of administrative practice and holds that it is objective. A philosophy of praxis was held here to be the main assumption of management research. The discussion is based on the characterization of the research matter. In the place of the natural sciences subject matter, inanimate and independent from men' will, comes in the management practice with an objective meaning in the organizational context. This objective meaning is the result of the logic of the administrator's objective situation. Which means, of course, the organization's purposes, structured net of social relations and system of management and organizational practices. And this turns the management practice axiology into something real and linked to its efficiency and effectiveness. And so management practice becomes a factor for the regulation and controlled change of organizations. To look scientifically at a practice is to create the conditions under which it will change through a description, explanation and prescription dialectics.
  • A gestão do conhecimento como técnica de controle: uma abordagem crítica da conversão do conhecimento tácito em explícito Artigos

    Behr, Ricardo Roberto; Nascimento, Schleiden Pinheiro

    Resumo em Português:

    A gestão do conhecimento como tecnologia de gestão é um tema emergente nos espaços acadêmicos e organizacionais. Porém, observa-se que as pesquisas e a literatura sobre o tema têm enfatizado os aspectos funcionalistas, menosprezado questões referentes ao controle e à dominação dos trabalhadores envolvidos por esta tecnologia. A partir da década de 1970, diferentes abordagens propondo alternativas à perspectiva funcionalista, até então amplamente dominante, começaram a ganhar corpo nos estudos organizacionais. Entre elas, destaca-se a perspectiva crítica, que se consolidou no contexto anglo-saxão, nos anos 1990, com a criação e o desenvolvimento do movimento denominado critical management studies, ou seja, estudos críticos em administração. O objetivo deste artigo é abordar de forma crítica a gestão do conhecimento; mais especificamente, a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para tanto, foi dividido em cinco partes: introdução, descrição da origem e dos conceitos de gestão do conhecimento, origem e conceitos em estudos críticos em administração, abordagem crítica da gestão do conhecimento e considerações finais.

    Resumo em Inglês:

    Knowledge management as management technology is an emergent subject in the academic and organizational spaces. However, the research and literature on the subject have emphasized specifically the practical aspects of the knowledge management, having rejected the aspects of control and domination of this management technology. From the decade of 1970, different boardings that offered alternatives to the practical perspective, until then widely dominant, had started to gain body in the organizational studies. Among them, it is distinguished critical management studies. The objective of this essay is to present a critical analysis on management technology known as knowledge management, more specifically, the conversion of the tacit knowledge in explicit. Therefore, this essay was divided in five parts: introduction to the subject, a description of the origin and the concepts of management of the knowledge, origin and concepts in critical studies in administration, critical boarding of the knowledge management and final thoughts.
  • A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Gerais Artigos

    Ésther, Angelo Brigato; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes

    Resumo em Português:

    Identidade emerge como conceito central - especialmente no que concerne à figura do gerente enquanto ator e enquanto categoria diferenciada - e diz respeito às representações que os indivíduos elaboram sobre si mesmos e sobre os outros, construídas como resultado dos diversos processos de socialização. As organizações constituem um espaço privilegiado de construção de identificações e de definições de si e dos outros. Assim, este artigo visa discutir como os gestores da alta administração de universidades federais constroem sua identidade gerencial. A pesquisa foi realizada com reitores, vice-reitores e pró-reitores de oito universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas episódicas e complementados por pesquisa documental. Para a análise dos dados, utilizou-se, basicamente, a técnica da análise temática. Os resultados mostram que os gestores vivem num contexto em que os ideais históricos da universidade são contrapostos aos ideais econômicos de produtividade, eficiência e resultados, bem como num ambiente em que têm de articular diversos interesses e pontos de vista sobre a instituição e sua gestão, resultando na configuração de uma identidade múltipla (políticos, gestores e professores), relativamente frágil e, por vezes, contraditória.

    Resumo em Inglês:

    Identity emerges as a central concept when referring to manager as an actor and a differentiated professional category, and concerns to representations of the individuals about themselves and the others, constructed as a result of several socialization processes. Organizations are a privileged space of identification and self-concept construction. This paper aims at discussing how top managers at federal universities in Minas Gerais construct their managerial identities. Data were collected by episodical interviews with the top managers of eight federal universities in Minas Gerais, and documental research, and were analyzed by the thematic analysis. The results show that managers live in a context of conflict between the historical mission of the university and the economic and managerial logics of productivity, efficiency and outcome. They also live in a context with many political interests. The result is the configuration of a multiple and relatively fragile identity (politicians, managers and academics), which is contradictory sometimes.
  • A imagina(organiza)ção surrealista: rompendo a gaiola de ferro dos estudos organizacionais Artigos

    Rosa, Alexandre Reis

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresento uma interface entre arte e administração, tendo o movimento surrealista como ponte de conversação entre as duas áreas. Em virtude da dinâmica dos estudos organizacionais no Brasil e de sua dependência teórica com o mundo anglo-saxão, o pensamento subversivo e libertário subjacente à arte surrealista pode ser explorado como instrumento de ruptura das grades simbólicas que aprisionam nossa criatividade na gaiola de ferro dos estudos organizacionais. Nesse sentido, o objetivo no trabalho é analisar o contexto atual a partir de três cenas: uma instável, que retrata a ruptura dos anos 1920 com a proposta de autonomia do movimento surrealista; uma estável, com a fixação do fenômeno organizacional em paradigmas e sua travestida evolução expressa pelo domesticado movimento do Critical Management Studies (CMS). Outro ponto está em analisar as possibilidades de ruptura a partir de uma nova cena onde estabilidade e instabilidade fazem parte de uma mesma realidade e deslocam o centro dos debates para o nosso próprio contexto, a fim de atingir a autonomia necessária para uma teorização organizacional brasileira com a mesma ousadia e criatividade dos precursores da aventura surrealista.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I present an interface between art and management using the surrealist movement as point of intersection between the two areas. Considering the dynamics of the organization studies field in Brazil and its theoretical dependence in relation to the Anglo-Saxon world, the subversive and freedom thought underlying to the surrealist art can be explored as tool of rupture of the symbolic gratings that imprison our creativity in the iron cage of the organization studies. In this way, the objective of this paper is analyzing the current context from three scenes: an unstable one that portray the rupture on years 1920 with the proposal of autonomy of the surrealist movement; a stable one with the setting of the organization phenomenon in paradigms and its hidden evolution express for the domesticated movement of Critical Management Studies (CMS); and analyzing the possibilities of rupture from a new scene where stability and instability are part of the same reality and transfer the center of the debates for our own context in order to reach the necessary autonomy for the Brazilian organization theorization with the same boldness and creativity of the surrealist adventure precursors.
  • The good, the bad and the ugly: estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu Artigos

    Queiroz, Vanessa de Sá

    Resumo em Português:

    De acordo com Bourdieu (1994), existem campos sociais, entre os quais a família, onde a lógica econômica funciona às avessas. Assim, a própria expressão "empresa familiar" seria, por si só, um paradoxo, pois nela convivem duas lógicas distintas e, às vezes, antagônicas: a lógica da empresa, que objetiva o lucro, e a lógica da família, que visa ao bem comum. Por isso, mais do que em qualquer outro tipo de empresa, é preciso considerar o papel desempenhado pelas trocas simbólicas nas relações sociais. Baseando-se nesses conceitos, esta pesquisa apresenta um panorama do universo das pequenas e médias empresas familiares brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    According to Bourdieu (1994), there are social fields where the economic logic works upside down. Therefore, the expression "family business" is paradoxical because inside it resides two distinct and, sometimes, antagonistic logics: the business logic, which goal is the profit, and the family logic, which aims at the common welfare. That is why one must consider the symbolical exchanges influences on the social relations more than in any other kind of company. Based on these concepts, this research presents an overview of the small and medium Brazilian family business universe.
  • Modelo de avaliação da estratégia ambiental: estudos no setor têxtil Artigos

    Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de; Santos, Sandra Maria dos; Rados, Gregório Jean Varvakis

    Resumo em Português:

    O trabalho apresenta a aplicação, no setor têxtil, do modelo de avaliação da estratégia ambiental, denominado ECP-Ambiental (Estrutura-Conduta-Performance). A concepção do modelo ECP-Ambiental tem, como princípio básico, que a performance ambiental de uma empresa é o reflexo de suas práticas competitivas ou padrões de conduta ambiental, que, por sua vez, dependem da estrutura de mercado em que está inserida. A pesquisa ao setor têxtil foi realizada no ano de 2001, em empresas instaladas nos estados do Ceará e Santa Catarina, através de entrevistas diretas aos representantes das empresas da amostra selecionada. O trabalho apresenta uma ferramenta de tomada de decisão que posiciona estrategicamente as empresas em função da conduta ambiental adotada e da pressão da estrutura da indústria. A pesquisa revela a existência de três perfis de conduta ambiental, denominados de conduta fraca, intermediária e forte. Os resultados indicam que a legislação ambiental, o risco ambiental e as exigências ambientais das partes interessadas exercem uma baixa pressão ambiental sobre a estrutura da indústria têxtil. Foram, também, identificados os indicadores usados pelas empresas têxteis para a avaliação do seu desempenho ambiental. Os resultados comprovam a utilização do modelo ECP-Ambiental como uma ferramenta consistente e prática para desenvolver e integrar estratégias empresariais em um ambiente de mercado globalizado e competitivo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the Environmental Strategic Evaluation Model (Environmental-SCP), applied to the Textile Sector. The Environmental-SCP Model works on the assumption that the environmental performance of a company is the result of its competitive practices or environmental conduct standards, depending on the structure of the market in which it is inserted. The data were collected through interviews with the Environmental Managers of companies located in Ceara and Santa Catarina in the year of 2001. This work presents a decision-making tool that helps companies position themselves strategically depending on their environmental behavior and market structure constraint. The results show three environmental behaviors classified as strong, medium and weak. The research also shows that the environmental risk, the environmental legal system, and the demands from stakeholders represent a low environmental constraint on the structure of the textile industry. The indicators which are utilized by the textile companies to assess their environmental performance were also identified. The results present this model as a consistent and practical tool to develop and evaluate business strategies in a global competitive market place.
  • Simulando por meio da dinâmica de sistemas a influência dos tribunais de contas estaduais na qualidade da gestão pública e na atração de investimentos privados Artigos

    Carvalho, Márcio

    Resumo em Português:

    A utilização de simulações na análise de sistemas complexos vem ganhando espaço nas ciências sociais nos últimos anos (CARVALHO, 2005; RICHARDSON, 1991; VICENTE, 2005; ZELLNER, 1984). A grande vantagem desse instrumental em relação a outros é sua possibilidade de testar diferentes cenários que não poderiam ser replicados sem problemas de ordens legal, prática e ética. Este artigo tem por objetivo simular o impacto das ações dos tribunais de Contas estaduais na qualidade da gestão pública e, conseqüentemente, na atração de investimentos privados para os municípios. Para tal, foi desenvolvido um modelo que simula a atuação de um Tribunal de Contas estadual em um município, e o resultado revela que o tribunal exerce um papel indireto, mas importante, na atração de investimentos. Essa constatação se dá quando o Tribunal de Contas expande suas funções de instituição fiscalizadora para uma instituição de accountability de desempenho, com ênfase na capacitação dos funcionários municipais e na busca de resultados para a gestão pública.

    Resumo em Inglês:

    Over the past years, the use of simulations in social sciences is increasing (Zellner, 1984; Richardson, 1991; Carvalho, 2005; Vicente, 2005). The advantage of this tool is the possibility to test different scenarios that would not be feasible in real life. In this sense, this article has as objective to simulate the impact of Brazilian State Account Courts on public management and on the investment decision made by private companies. With that objective in mind, a system dynamics model was developed. The results of the simulation show that the State Account Courts have an indirect - but very important - role on attracting private investments for the cities. This happens when the Account Courts expand their original function into an accountability for performance role.
  • Laddering em pesquisa de marketing Artigos

    Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    O artigo discute a técnica de pesquisa laddering em marketing, considerando a proposta de renovação de conhecimentos sobre metodologia na área. Para isso investiga diversos estudos, artigos e pesquisas que tratam do assunto em nível nacional e internacional. O conceito de cadeias meios-fins é abordado pela estrutura teórica que fundamenta a técnica, ligando atributos, conseqüências percebidas do consumo e valores pessoais relativos a um produto. O artigo segue com a explicação dos procedimentos de campo, como a entrevista e a análise dos dados. A laddering é um instrumento de pesquisa qualitativa bastante útil e poderoso, mas ainda pouco utilizado tanto por acadêmicos como por profissionais de mercado, no Brasil, provavelmente por desconhecimento e pouca divulgação. Cabe, portanto, uma maior disseminação de seu uso.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to discuss laddering technique in marketing, considering the proposal of renewing knowledge on research methodology. It investigates national and international studies, articles, and researches that approach the subject. The means-end theory that grounds the technique, linking attributes, consequences and values related to a product, is presented in the article. Common practices in the field research are presented as well, emphasizing data collection and analysis. Although very powerful, laddering is still underutilized for both academics and practitioners, probably for lacking of knowledge and dissemination. It is important to propagate the use of this technique in academic and market researches.
  • A metodologia historiográfica na pesquisa em administração: uma discussão acerca de princípios e de sua aplicabilidade no Brasil contemporâneo Artigos

    Pieranti, Octavio Penna

    Resumo em Português:

    A adaptação da historiografia como metodologia para pesquisa em Administração, ainda pouco comum, ampara-se em princípios específicos ligados não só à sua própria natureza, como a essa área de conhecimento. Nem sempre é simples a aplicação desses princípios em pesquisas contemporâneas, devido a características únicas da realidade brasileira. Este artigo tem por objetivo discutir os princípios naturais à metodologia historiográfica, tal como compreendida na contemporaneidade, e a possibilidade de aplicação desses princípios no campo da Administração no Brasil. Os pilares debatidos são, entre outros, a ênfase na interpretação das estruturas, a aceitação de perspectivas múltiplas, a singularidade dos eventos e a ligação entre História e passado. Entram em discussão, também, as fontes para pesquisas de cunho histórico e sua disponibilidade no Brasil. O debate travado é exemplificado por duas pesquisas realizadas na última década no âmbito da Administração. Evidenciam-se problemas para a aplicação dessa metodologia no contexto brasileiro, tais como a fragilidade das estruturas políticas nacionais e as falhas de documentação de textos oficiais.

    Resumo em Inglês:

    The adaptation of historiography as methodology for research in Administration, although uncommon, is supported on specific principles related to its proper nature and to this area of knowledge. The application of these principles in research isn't always simple due to specific characteristics of the Brazilian reality. The objective of this study is to discuss the natural principles of historiography, as understood in the present, and the possibility of application of these principles in the field of the Administration in Brazil. The debated pillars are, among others, the emphasis on the interpretation of the structures, the acceptance of multiple perspectives, the singularity of the events and the links between History and the past. The sources for historical researches and their availability in Brazil are also debated. Two researches made in the last decade in the field of administration are presented as examples of the historical method. Problems on the application of this methodology in the Brazilian context, such as the fragility of the political structures in the country and the precarious documentation of official texts, are evidenced.
  • A construção do sentido e a retórica das empresas na web Artigos

    Borges, Jacquelaine Florindo; Valadão Júnior, Valdir Machado

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa como as empresas brasileiras fazem uso intencional da linguagem em seus websites para influenciar percepções, crenças, sentimentos e ações de públicos-alvo e como este discurso absorve elementos do contexto social. A análise das afirmações autodescritivas de 40 empresas pesquisadas é conduzida a partir de uma perspectiva histórico-crítica que considera o discurso uma prática social. Para a coleta e análise dos dados, foram utilizados a análise retórica e alguns pressupostos da análise crítica do discurso, tendo a Internet como meio de pesquisa. Os resultados indicam como a cultura e o poder estão presentes na linguagem das empresas na Web. Revelam, também, o ambiente virtual como um novo espaço para a construção do sentido, no qual as empresas ampliam suas fronteiras simbólicas e constroem retoricamente sua legitimação.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to analyze how Brazilian companies make intentional use of language in their websites to influence the target public's perceptions, beliefs, feelings and actions, and how this discourse absorbs elements of social context. The self-descriptive statement analysis of the forty companies is conducted from a historical and critical perspective which considers discourse as a social practice. Rhetorical analysis and Critical Discourse Analysis presumptions - being the Internet a means of research - were used for gathering and analyzing the data. Results indicate how culture and power are present in the language of web companies. They also reveal that the virtual space is a new place for the construction of meaning, a place in which companies enlarge their symbolic borders and rhetorically build their legitimacy.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br