Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2008
  • Editorial

    Vieira, Marcelo Milano Falcão
  • Desigualdades no SUS: o caso do atendimento às travestis é 'babado'! Artigos

    Muller, Magnor Ido; Knauth, Daniela Riva

    Resumo em Português:

    Estigmatizadas por não corresponderem ao padrão hegemônico segundo o qual sexo e gênero devem necessariamente coincidir, as travestis constituem um grupo social que não tem garantido o exercício de sua cidadania. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar a percepção, os sentimentos e as dificuldades enfrentadas pelas travestis para terem acesso aos serviços de saúde e serem atendidas de forma igualitária aos demais segmentos da população. Os dados aqui analisados resultam de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com travestis freqüentadoras dos encontros organizados pelo grupo Igualdade, em Porto Alegre, com as quais foram realizadas, em primeiro momento, observações participantes e grupo focal, em outra ocasião. A análise dos dados revelou 10 elementos centrais para se compreender a percepção das travestis em relação ao atendimento que recebem nos serviços de saúde: "linguagem", "corpo", "situação de discriminação", "hospitalização", "serviços de saúde", "medicações", "HIV/aids", "preconceito", "estratégias para lidar como preconceito" e "violência simbólica e física". A partir das observações feitas e dos depoimentos colhidos, foi constatada a necessidade de se qualificar os profissionais de saúde para um adequado acolhimento e atendimento ao grupo em estudo, pois a marginalização das travestis traz sérias conseqüências para a saúde pública.

    Resumo em Inglês:

    This study was conducted from weekly meetings promoted by the Association of Transvestites and Transgendered of Rio Grande do Sul-Igualdade to know the perception of transvestites on the health care. There was a qualitative research with seven transvestites who attend the meetings organized by the group Igualdade, in Porto Alegre. During the focus group interviews were recorded and later transcribed in order to be analyzed and divided into categories. We highlighted the following categories: "language", "body", "situation of discrimination", "hospitalization", "health services"; "medications", "HIV/aids", "prejudice", "strategies for dealing with the prejudice "and" symbolic violence and physics." From the comments and testimony if realized that it is necessary to qualify the health professionals for the reception and for the care given to the group studied. The social stigma and discrimination marginalise the transvestites and bring consequences quite relevant to public health.
  • Nuevas formas organizacionales en la gobernabilidad transnacional

    Vargas Hernández, José Gpe.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es analizar las transformaciones que están teniendo las formas organizacionales para adaptarse a los requerimientos de una gobernabilidad transnacional que de respuesta a los cambios del medio ambiente creado por los procesos de globalización económica. A partir de un análisis de los elementos sobresalientes de las estructuras en las organizaciones, se determinan las tendencias en las nuevas formas organizacionales considerando las variables de un medio ambiente caracterizado por altos niveles de absorción de incertidumbre, complejidad de sistemas involucrados, flexibilidad de estructuras, comportamientos y procesos, interdependencia e interacciones de agentes económicos y actores políticos y sociales, incremento de la velocidad, cambios de poder y desmembramiento de fenómenos organizacionales. Finalmente, se hace una elaboración de las implicaciones del diseño organizacional e institucional bajo los diferentes modelos desde los enfoques del neoliberalismo, el intergubernamentalismo y las redes de gestión. A partir de este análisis se concluye con una delimitación de los principales retos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to analyze the transformations that are leading the organizational forms to adapt to the requirements of transnational governance which is the response to environmental changes created by the economic globalization processes. Beginning from the analysis of outstanding features of organizational forms, the new organizational forms' tendencies are determined taking into consideration the environmental variables characterized by high levels of uncertainty absorption, complexity of involved systems, structure, behavior and processes flexibility, interdependence and interaction of economic agents and political and social actors, increments of speed, changes of power and break up of organizational phenomena. Finally, an elaboration of the organizational and institutional design implications under the different models since the neoliberal, intergovernmentalism and management networking approaches was made. Based on this analysis, the research is concluded with a delimitation of the main challenges.
  • Os espaços simbólicos e a construção de estratégias no Shopping Popular Oiapoque Artigos

    Carrieri, Alexandre de Pádua; Murta, Ivana Benevides Dutra; Mendonça, Milena Cristiane Nascimento; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é evidenciar em que sentido as mudanças espaciais (físicas e simbólicas) transformaram as estratégias de gestores da economia informal, quando estes foram retirados das ruas e passaram a atuar como lojistas no Shopping Popular Oiapoque, o primeiro da cidade de Belo Horizonte/MG. Com base na abordagem da estratégia como prática social e à luz das categorias sociológicas "casa" e "rua" de DaMatta (1991) acerca da sociedade brasileira, assume-se que, no estudo em questão, o significado simbólico atribuído ao espaço é fator fundamental à análise das estratégias como prática social. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no ano de 2006, e examinados por meio da análise de conteúdo. Como conclusão, observou-se que, no locus do estudo, o espaço simbólico do shopping como "rua" e da rua como "casa" coexiste com o espaço simbólico do shopping como "casa" e da rua como "rua". Os dois espaços simbólicos envolvem o fazer estratégia dos sujeitos que atuam no shopping. Os sujeitos alinhados com o primeiro buscam resgatar práticas anteriores perdidas ao entrar no shopping. Os sujeitos alinhados com o segundo buscam novas práticas: para eles o shopping não é apenas uma "casa", mas uma nova "casa", na qual se situam com novas práticas sociais.

    Resumo em Inglês:

    It is intended through this article to enlighten how the spatial changes (symbolic and geographical) transformed the business strategies of the informal economic organizations, when they were moved from the streets to a popular shopping named Oiapoque, the first of this kind at Belo Horizonte/MG. Trough the perspective of strategy as a social construction and based on the sociological categories of "rua" (street) and "casa" (home) of DaMatta (1991), about the Brazilian society, it is assumed that the symbolical meaning of the shopping is a fundamental factor on the building strategy process as a social construction. Primaries data were collected trough semi-structured interview and the technique of subject analysis was used. In conclusion, it was perceived that the locus of this research is understood both as "rua" (street) and "casa" (home) by the respondents. The first group tried to sustain their former strategic practice on the new geographical place, the shopping Oiapoque, because they didn't feel it as their "casa" (home). The second group, otherwise, built new strategies practices, based upon the conception as the shopping as a new "casa" (home).
  • Avaliação de resultados e financiamento em organizações culturais não-empresariais Artigos

    Silva, Fabiula Meneguete Vides da; Dellagnelo, Eloise Helena Livramento

    Resumo em Português:

    Diferentes aspectos relativos à gestão de organizações não empresariais vêm despertando o interesse de gestores e acadêmicos da área de estudos organizacionais. Uma destas questões que merece destaque consiste na busca por financiamento por parte destas organizações e as relações de poder estabelecidas neste processo. Assim, analisam-se neste trabalho os critérios de avaliação de desempenho utilizados por fontes financiadoras de grupos teatrais existentes em Florianópolis - SC. Foram analisadas seis fontes financiadoras: duas públicas, uma para-estatal e três organizações privadas. Investigou-se o processo de financiamento considerando os aspectos: captação dos projetos; exigências das propostas; avaliação das propostas e acompanhamento da execução dos projetos. Com base nos dados observou-se a presença de diversos critérios: qualificação pessoal, controle de despesas, registros internos, qualidade do espetáculo, impactos na sociedade. Critérios explorados pelo SESC despertam a curiosidade por estarem menos relacionados aos processos organizacionais internos, diminuindo possivelmente impactos na estruturação dos grupos em direção ao modelo burocrático.

    Resumo em Inglês:

    Many different issues related to non entrepreneurial organizations have been taken the attention of managers and academics concerned with organization studies. An important point of concern has been their search for financial support and power relationship established among different actors in such scenario. The objective of this work is to present and analyze the process that some theatrical scenic groups have been passing through in relation to different financial sponsors. Six financial sponsors were studied in this research: three public ones and three private organizations. The financing process was analyzed considering aspects such as: announcing mechanisms to attract projects, demanding aspects for an approval, the evaluation criteria applied when analyzing the proposals. According to the results different effectiveness criteria were observed in the process such as personnel qualification, internal controls, registers and documentation, quality of the show and impact on the general public or society. Criterion explored by a non-profit civil organization seemed less related to internal organizational processes, thus decreasing possible impacts on the bureaucratization of the cultural organizations.
  • Consumidores de baixa renda: uma revisão dos achados de estudos feitos no Brasil Artigos

    Chauvel, Marie Agnes; Mattos, Marina Pinto de Abreu Zornoff de

    Resumo em Português:

    As famílias de classe C, D e E (Critério Econômico Brasil) representam, aproximadamente, três quartos da população brasileira. Na década de 1990, esses consumidores começaram a despertar a atenção das empresas e dos estudiosos da área de marketing. Ainda assim, existem, até o momento, poucos estudos acadêmicos sobre esse tema. Este artigo se propõe efetuar uma revisão desses trabalhos, de cunho essencialmente descritivo e interpretativo, confrontando e discutindo seus achados dentro de uma perspectiva interpretativa. Seu objetivo é o de tentar avançar na interpretação dos resultados dessas pesquisas, buscando, assim, contribuir para a construção de novos estudos. O artigo está estruturado em torno dos temas abordados nos estudos analisados: classe social; gestão do orçamento; experiência da compra; e papel do preço e da marca nas decisões de compra. Traz, como conclusão, uma proposta de articulação dos elementos interpretativos encontrados nas pesquisas analisadas. Resumidamente, duas racionalidades parecem coexistir na formação das decisões de consumo: uma, "dura", material, derivada da escassez de recursos, que impõe uma racionalização estrita dos gastos; outra, de ordem simbólica, ancorada em elementos culturais e particularmente, nas dimensões relacionais e hierárquicas da sociedade brasileira, bem como em instituições de forte significado nessa sociedade, como a família e a religião.

    Resumo em Inglês:

    Low income consumers are today responsible for about 75% of consumption in Brazil. In the mid 1990s, enterprises and scholars started to show interest for these consumers, which were neglected during prior decades. However there are still few academic studies on this topic and most of them are of an exploratory nature. The objective of this paper is to review the findings of these studies, confronting and discussing such findings from an interpretive point of view. The aim is to make headway in interpreting the results of the research, thus contributing to the construction of new studies. The paper was organized around the topics discussed in the reviewed studies: social class; management of the budget; the purchase experience and the role of prices and brands in purchase decisions. Results bring interpretive propositions, seeking to contribute for the construction of new studies. They suggest that two rationalities coexist in the decision-making process of household consumption. A "hard" material one, derived from scarcity of resources that imposes thrift and strict rationalization of expenditures and a symbolic one, anchored in cultural elements and especially in the relational and hierarchical dimensions of the Brazilian society, as well as in institutions with a strong purport in this society, such as family and religion.
  • O modelo de relações salariais: uma análise de empresas automobilísticas no Brasil Artigos

    Nascimento, Rejane Prevot; Segre, Lidia Micaela

    Resumo em Português:

    Face ao contexto de crise do modelo de acumulação capitalista na década de 1970, as empresas automobilísticas, em todo o mundo, têm adotado novos modelos produtivos. A compreensão do processo de concepção e incorporação desses modelos é fundamental posto que, ainda hoje, o setor automobilístico representa uma fonte de inovações organizacionais para outros setores industriais e de serviços. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as relações salariais em empresas automobilísticas brasileiras, a partir da estrutura de análise proposta por Durand (1998), a qual está baseada em quatro elementos: organização do trabalho, sistema de remuneração, atuação dos sindicatos e relações hierárquicas. A utilização dessa estrutura de análise permite a identificação dos conflitos inerentes a cada planta e o grau de coerência dos elementos, necessário para a obtenção de melhores resultados globais na indústria. A análise dos estudos de caso à luz do modelo apresentado indica que, no atual contexto de acumulação capitalista, não existe coerência entre os elementos da relação salarial tal como se obtinha na organização 'fordista'.

    Resumo em Inglês:

    In the face of the context brought about by the accumulation of capital model upheld by the Ford-type industry paradigm in the 1970s, automotive companies all over the world have adopted new production models. An understanding of the process by which these models have been conceived and incorporated is essential in view of the fact that the automotive field continues to be a source of organizational innovations for other industrial and service fields. From this standpoint, this article aims to analyze salary relations in Brazilian automotive companies based on the four elements according to Durand´s (1998) structure: work organization, remuneration systems, labor union actions and hierarchical relations. The use of this structure enables the researcher to identify conflicts inherent to each plant and the degree of coherence of the aforementioned elements needed to achieve the best overall results in the industry. The analysis of the case study, in the light of the model presented here, shows that in the context of capital accumulation, there is no coherence in the elements of salary relations similar to that which existed in Ford-type organizations.
  • Contribuições das teorias institucionais para o estudo de subsidiárias de corporações multinacionais Artigos

    Imasato, Takeyoshi; Guedes, Ana Lucia

    Resumo em Português:

    Este ensaio destaca, inicialmente, as contribuições dos Estudos Organizacionais para o entendimento das corporações multinacionais. Em decorrência da capacidade de influenciar os demais atores nos âmbitos local, nacional, regional, internacional e transnacional, as multinacionais desafiam as abordagens tradicionais de estudos organizacionais seguidas por pesquisadores da área de Gestão Internacional. A seguir, o ensaio explora as possibilidades e os limites das abordagens de teoria institucional para o entendimento das subsidiárias de corporações multinacionais. Esse aporte teórico pode auxiliar tanto no estudo dessas empresas quanto da natureza das diferenças entre as instituições nos diversos países de operação, por possibilitarem a análise simultânea de múltiplos contextos institucionais simultaneamente. Como resultado, o ensaio contribui para o desenvolvimento teórico das interfaces entre as áreas de Estudos Organizacionais e de Gestão Internacional, principalmente, no que se refere às investigações que enfatizem o papel estratégico das subsidiárias.

    Resumo em Inglês:

    This paper emphasizes, initially, the contributions of Organizational Studies for the understanding of multinational corporations. As a result of the capacity to influence others actors in local, national, regional, international, and transnational contexts, the multinational corporations challenge the traditional approaches of Organizational Studies that are followed by researchers in the International Management field. As follows, the paper explores the possibilities and limits of the approaches of institutional theory for the understanding of multinational corporations' subsidiaries. This theoretical approach can assist on the study of these corporations as much as on the nature of the differences among institutions in the diverse countries of operation because it allows the simultaneous analysis of multiples institutional contexts. As result, this paper contributes to the theoretical development of the interfaces between the Organizational Studies and International Management fields, in what regards inquiries that emphasize the strategic role of subsidiaries.
  • Uma discussão teórica sobre aprendizagem, inovação e cultura nos arranjos e sistemas produtivos territoriais Artigos

    Ipiranga, Ana Sílvia Rocha

    Resumo em Português:

    Na atual economia da aprendizagem (learning economy), as redes interempresariais são espaços não só de compartilhar o conhecimento tácito (associado ao learning by doing), os quais acentuam a aprendizagem como um processo localizado que ocorre por meio da interação e da imbricação social, mas também de consolidar esses territórios produtivos como os mais adequados para promover a geração, a aquisição e a difusão de inovações. Por outro lado, os conhecimentos tácitos são disseminados no território dos arranjos e sistemas produtivos, através dos canais de cooperação que estão baseados no compartilhamento de valores culturais. Ao considerar as modalidades de aprendizagem e a análise do conhecimento que vem gerado e disseminado nas redes de inovação, este ensaio tem como objetivo articular conceitos e esquemas teóricos que poderão servir de guia para o reconhecimento do complexo fenômeno da aprendizagem e da inovação em uma organização estruturada, mas informal, como um arranjo ou sistema produtivo territorial. Ao final, conclui-se que a discussão sobre a capacidade de inovação e de produção de inteligência coletiva nos territórios produtivos tem possibilitado uma reorientação na formulação de políticas públicas em prol do desenvolvimento local.

    Resumo em Inglês:

    In the current learning economy, the networks between companies are spaces of sharing tacit knowledge, associated to the 'learning by doing', accentuating learning as a localized process that takes place through interaction and social imbrication, consolidating these productive territories as the most adequate to promote the generation, acquisition and diffusion of innovation. On the other hand, the tacit knowledge is disseminated on the territory of arrangements and productive systems through the channels of cooperation that are based on the sharing of cultural values. This essay, when considering the learning modalities and the analysis of the knowledge that comes generated and disseminated in the networks of innovation, aims at articulating concepts and theoretical schemes that will be able to act as guidelines to acknowledging the complex phenomenon of learning and of innovation in a structured organization, but informal as a territorial arrangement or productive system. Ultimately, it is considered that this discussion on the capacity of innovation and production of collective intelligence in the productive territories has made possible the re-orientation in the formulation of public policies that favor local development.
  • Investigação no contexto brasileiro sobre gestão do conhecimento/aprendizagem/tecnologia de informação: pesquisa realizada na Scientific Electronic Library Online Artigos

    Igarashi, Wagner; Igarashi, Deisy Cristina Corrêa; Vieira, Eleonora Milano Falcão; Todesco, José Leomar

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga a produção científica sobre gestão do conhecimento/aprendizagem/tecnologia de informação por meio de pesquisa na Scientific Electronic Library Online. Primeiro de tudo, foram encontrados 194 artigos que abordavam esses termos separadamente. Num segundo momento, dos 194 artigos foram selecionados 49 que tratavam da gestão do conhecimento organizacional, enfocando o processo e o nível de aprendizagem e utilizando ferramentas de tecnologia de informação. Nestes 49 artigos foi aplicada a classificação de aprendizagem proposta por Pawlowsky, Forslin e Reinhardt (2003), o que possibilitou selecionar oito artigos que apresentavam um maior número de ocorrências relativas à classificação. Por fim, esses oito artigos foram mapeados, constatando-se que a gestão do conhecimento organizacional se refere a um processo de mudança cultural, e que a aprendizagem é um elemento essencial a ser apoiado por ferramentas de tecnologia de informação. Essa constatação possibilitou ainda o entendimento de que (i) a tecnologia de informação pode auxiliar na gestão do conhecimento como um todo (alavancando, conduzindo e direcionando), e (ii) de que é necessário adaptar a tecnologia de informação ao contexto organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the scientific production of knowledge management/learning/technology of information, through search carried out in the Scientific Electronic Library Online. Initially, we analyzed 194 articles that discuss the terms individually and selected 49 articles that addressed the management of organizational knowledge, focusing on the process and the level of organizational learning and the use of information technology tools. In these 49 articles, the classification proposed by Pawlowsky et al. (2003) about organizational learning has been applied. This procedure allowed the selection of 8 articles, which had a higher number of incidents relating to the classification. Finally, these 8 articles were mapped and, as a result, it was found that the perception that the organizational knowledge management refers to a process of cultural change and that learning is a key element to be supported by information technology tools has been confirmed. These conclusions allowed the following understandings: i) the possibility of information technology assists in the management of knowledge as a whole (lever, leads and directs), and (ii) the need to adapt the information technology to the organizational context.
  • Capital social, desenvolvimento local e stakeholders: o caso do projeto URBE do SEBRAE Artigos

    Rigo, Ariádne Scalfoni; Oliveira, Rezilda Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este trabalho procurou identificar, na atuação dos principais atores interessados no projeto URBE implementado pelo SEBRAE/PE, a existência de fontes e manifestações de capital social e discutir que influência este capital exerceu na promoção do desenvolvimento local na comunidade Caranguejo Tabaiares, localizada na cidade do Recife. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se do modelo de identificação de atores relevantes (stakeholders) para o caso estudado. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a atuação de tais atores no desenvolvimento do projeto URBE foi capaz tanto de gerar como de realimentar o capital social existente entre eles, embora tenha se deparado com algumas dificuldades, tais como divergências metodológicas em alguns momentos da trajetória analisada. No entanto, o capital social disponível não foi suficiente para que o projeto URBE rompesse com o "círculo vicioso" em que entrou a comunidade em decorrência de frustrações das suas expectativas vivenciadas ao longo do tempo e das intervenções anteriores, sensíveis responsáveis pela acomodação e passividade observadas no conjunto dos comportamentos comunitários.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to identify, in the performance of the main actors interested in project URBE implemented by SEBRAE/PE, the existence of sources and manifestations of social capital and to argue what influence this capital exerted in the promotion of local development in the Caranguejo Tabaiares community, located in the city of Recife. This qualitative research used the model of identification of stakeholders for the case study. The results of the research allow to conclude that the performance of such actors in the development of project URBE was capable both to generate and develop the existing social capital among them, despite some difficulties, such as methodological divergences at some moments of the analyzed trajectory. However, the available social capital was not enough for the URBE Project to break with the "vicious circle" in which the community entered in result of frustrations of its expectations lived deeply throughout the time and of the previous, sensible interventions responsible for the observed room and passivity in the set of the communitarian behaviors.
  • A gênese do capitalismo moderno Resenha Bibliográfica

    Sá, Márcio Gomes de
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br