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Cadernos EBAPE.BR, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2011
  • Editorial Editorial

    Guedes, Ana Lucia
  • A espacialidade na construção da identidade Artigos

    Pimentel, Thiago Duarte; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de propor a introdução, tanto conceitual quanto analítica, da dimensão espacial (ou espacialidade) nos estudos sobre identidade no processo organizativo. Para tanto, realizou-se uma retrospectiva analítica sobre o estado da arte do tema identidade no campo dos estudos organizacionais brasileiros, tentando compreender a evolução do tema. Além disso, recorreu-se, de forma indutiva, a algumas das principais contribuições teóricas clássicas (ALBERT; WHETTEN, 1985; BAUMAN, 2005; BERGER; LUCKMANN, 2004; ERIKSON, 1976), visando a uma compreensão mais ampla das origens e da evolução do conceito, bem como, a uma melhor fundamentação da proposta apresentada. A premissa subjacente a este estudo é a de que, apesar dos desdobramentos da assimilação e aplicação do tema identidade nos EO's brasileiros, os pesquisadores têm se limitado, com raras exceções, a reproduzir e a aplicar o conceito "clássico" de identidade proposto por Albert e Whetten (1985), sem, contudo, preocupar-se em criticar, desenvolver, ampliar e inovar essa base teórica. Como movimento inicial e parcial para superar tal limitação, propõe-se a incorporação de uma nova categoria analítica e conceitual, a espacialidade, visando desenvolver conceitualmente o campo e, ao mesmo tempo, fornecer um novo elemento de análise empírica. Obviamente, sugere-se que a proposição aqui defendida seja validada pelo conjunto de pesquisadores deste campo temático, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to propose an introduction of the spatiality dimension on the concept of identity in two ways: as a conceptual as well an analytical category for the study of identity in the organizing process. In so doing, we have conducted a critical overview of the literature concerning Identity in the field of Brazilian Organizational Studies. We have attempted to comprehend the evolution of the theme. Moreover, we have resorted, in a inductive way, to some classic theoretical foundations (ALBERT; WHETTEN, 1985; BAUMAN, 2005; BERGER; LUCKMANN, 2004; ERIKSON, 1976) aiming to better understand the origins and evolution of the concept of identity, in addition to adding more strength to the theoretical proposition. Despite the apparent evolution of the theme in Brazilian EO's, with assimilation and replication of the most internationally important ideas in the Brazilian context, this study is based on the assumption to which the researchers have limited themselves, with few exceptions, to reproduce the classical concept of identity proposed by Albert & Whetten (1985), without, however, concerning themselves with developing and expanding the concept. Despite this restriction, we have proposed here a new analytical and conceptual category: spatiality. This could be incorporated into the framework of the theme of identity, in an effort to develop it and, simultaneously, supply a new element for empirical investigation. Obviously, this proposition is merely a starting point, which must be validated by the researchers in the field, using qualitative and quantitative methods.
  • Stigmata: como as marcas são usadas para marcar os consumidores Artigos

    Leão, André Luiz Maranhão de Souza; Mello, Sérgio Carvalho Benício de

    Resumo em Português:

    Apesar da crescente busca de conhecimento acerca da importância das marcas, pouco sabemos sobre como os consumidores atribuem significados às mesmas em sua vida cotidiana. Com isso em mente, desenvolvemos este estudo visando identificar como os consumidores significam as marcas quando interagem entre si, assumindo que nas interações sociais existe uma forte influência entre os consumidores e, portanto, as impressões de uns interferem nos juízos dos outros. Para tal, uma etnografia da comunicação foi realizada por meio da observação participante da interação cotidiana de pessoas de diferentes grupos sociais. Um dos principais resultados a que chegamos foi o de que as pessoas utilizam as marcas como meio de estigmatizar o outro em interações sociais. Nossos achados alinham-se à teoria social de Erving Goffman, o que pode servir de base a uma rica interpretação desse nível de significação das marcas pelos consumidores. Nossos resultados apontam para 24 formas de estigmatização pelas marcas, distribuídas em três categorias: "comunal", "social" e "pessoal". Ao final, analisamos possíveis contribuições, tanto para a academia quanto para a gestão de marcas.

    Resumo em Inglês:

    Despite the growing quest for knowledge about the importance of brands, we know little about how consumers attach meaning to them in their daily lives. With this in mind, we carried out this study to identify how consumers confer meanings to brands when interacting with each other, assuming that social interactions is a strong influence among consumers and, therefore, the impressions of some interfere with the judgments of others. To this end, an ethnography of communication was undertaken through participant observation of everyday interaction of people from different social groups. A key finding was that people use brands as a means of stigmatizing one another in social interactions. Our findings align with the social theory of Erving Goffman, which may be based on a rich interpretation of this level of significance of brands by consumers. Our results point to twenty-four forms of stigmatization by the marks, divided into three categories: "communal", "social" and "personal." In the end, we analyzed the possible contributions of our study for both academia and for brand management.
  • As experiências de consumo na perspectiva da teoria da cultura do consumo: identificando possíveis interlocuções e propondo uma agenda de pesquisa Artigos

    Pinto, Marcelo de Rezende; Lara, Jose Edson

    Resumo em Português:

    O tema norteador deste trabalho refere-se à constatação de que a pesquisa do consumidor precisa incorporar em suas análises elementos de noção experiencial do consumo e a percepção de que pesquisadores brasileiros têm ignorado um conjunto de temas que leve a uma melhor compreensão dos atos de consumo, de seus sujeitos e contextos culturais. Os principais objetivos aqui estão em discutir uma proposta de interlocução entre a literatura da cultura do consumo e as discussões advindas da noção experiencial do consumo, por meio de temas emergentes de pesquisa; propor alternativas metodológicas para o entendimento das experiências de consumo na perspectiva da cultura de consumo. Conclui-se que não somente é possível, mas altamente desejável, estabelecer ricas e profícuas discussões sobre as possibilidades de interlocução entre esses campos, propondo novas epistemologias e metodologias que contribuam para uma perspectiva que abranja o entendimento do consumo em uma abordagem experiencial e como fenômeno cultural.

    Resumo em Inglês:

    The question that this essay addresses is the established fact that consumer research needs to incorporate into its analysis elements of the notion of experiential consumption and the perception that Brazilian researchers have ignored a number of subjects that lead to a better understanding of the acts of consumption, their subjects and cultural contexts. Therefore, the main objective here is to discuss a proposal for dialogue between the literature of consumer culture and discussions arising from the notion of experiential consumption by emerging research issues and propose methodological alternatives to the understanding of consumer experiences with a perspective of consumer culture. The conclusion is that it is not only possible, but also highly desirable, to establish rich and fruitful discussions about the possibilities of dialogue between these fields and propose new epistemologies and methodologies that contribute to a perspective that encompasses the understanding of the demand for both experiential and a cultural phenomenon approaches.
  • Trabalho e gênero: a produção de masculinidades na perspectiva de homens e mulheres Artigos

    Eccel, Claudia Sirangelo; Grisci, Carmem Lígia Iochins

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisam-se as relações de gênero no trabalho na ótica da masculinidade e propõe-se uma ampliação do foco dos estudos de gênero na Administração no Brasil. Ainda que os sujeitos masculinos do trabalho sejam amplamente estudados, é importante considerá-los da perspectiva de gênero e não apenas como sujeitos-padrão do trabalho, norma da qual as mulheres se distanciam. A presente pesquisa objetivou analisar como os ideais de masculinidade hegemônica engendrados em uma organização afetam a construção de estilos de vida de homens e mulheres. Os dados analisados à luz das teorias pós-estruturalistas indicaram que o contexto organizacional atua na produção e valorização de determinados estilos de masculinidade que se tornam hegemônicos em detrimento de outros. Além disso, as análises possibilitaram a compreensão das dinâmicas da masculinidade na organização pesquisada mediante os processos de subjetivação. Como contribuição teórica para os estudos organizacionais, esta pesquisa possibilita um olhar sobre as relações de poder e hierarquização entre as masculinidades, e não apenas a dominação do masculino sobre o feminino.

    Resumo em Inglês:

    This article examines gender relations at work regarding the issues of masculinity, and argues for widening the focus of gender studies within the organizational field in Brazil. Although male workers are widely studied, it is important to consider the gender perspective, questioning the idea of standard workers, from which norm women are detached. This study aims to analyze how hegemonic masculinity ideals produced in the context of an organization are experienced, and how they affect the life-styles of men and women. Data analyzed in the light of the post-structuralist theory pointed out the organizational context as active in the production and enhancement of certain styles of masculinity, which become hegemonic, in detriment of others. Furthermore, the analysis enabled an understanding of the dynamics of masculinity in the organization under study, considering the processes of subjectification. As a theoretical contribution to the organizational field, this study offers a view of power relations and hierarchies among masculinities, rather than only male domination over women.
  • Masculinidade e feminilidade na Ameas: holograma, ilhas de clareza ou uma selva desconhecida? Artigos

    Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira; Valadão Junior, Valdir Machado

    Resumo em Português:

    A análise de características atribuídas a determinados sujeitos e do modo como essas características são socialmente construídas tem se tornado comum nos estudos organizacionais.Os privilégios existentes em apenas parte das relações duais, como a relação feminino/ masculino, aparecem nos discursos e nas práticas organizacionais como neutro e natural. Porém, demarcam e definem a natureza do trabalho e de suas relações. Neste artigo, examinamos como as atribuições de masculinidade e feminilidade influenciam o significado de ser homem ou de ser mulher numa organização do terceiro setor. A organização em estudo - vista como um padrão de significados, de valores e de comportamentos - é analisada de três perspectivas (MARTIN, 2001), para que se possa compreender aspectos compartilhados, confrontados ou que sejam ambíguos quanto às atribuições de masculinidade e feminilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo delineamento é a pesquisa narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos e de entrevistas semiestruturadas com membros da Associação Municipal de Entidades Assistenciais (Ameas). Os resultados apontam inconsistências, ambiguidades e contradições entre as narrativas dos fundadores encontradas nos documentos e as narrativas dos sujeitos da pesquisa sobre a prática organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The analysis of characteristics assigned to certain subjects and how these characteristics are socially constructed has become common in organizational studies. The privileges available in only a part of dual relationships, such as women and men (Fletcher, 1998), appear in the discourses and organizational practices as neutral and natural, although they demarcate and define the nature of work and their relations. In this paper we examine how the attributes of masculinity and femininity influence the meaning of being a man or woman, in an organization of the third sector. The organization under study, as a pattern of meanings, values and behavior, is examined from three perspectives (Martin, 2001), to understand things that are shared, faced or ambiguous, concerning the role of masculinity and femininity. This is a qualitative study, the design of which is the research narrative. Data collection was performed by means of documents and semi-structured interviews with members of Ameas. The results show inconsistencies, ambiguities and contradictions between the narratives found in the founding documents and the narratives of the subjects of the research in organizational practice.
  • Societal marketing concept and spirituality in the workplace theory: finding the common ground

    Vasconcelos, Anselmo Ferreira

    Resumo em Português:

    Este artigo sugere que existem muitas ligações teóricas entre o conceito de marketing societal (CMS) e a teoria da espiritualidade no local de trabalho (EAT). Assim sendo, procede-se à revisão de literatura de CMS e do emergente campo da teoria EAT visando-se identificar pontos comums ainda inexplorados. Como resultado, esse trabalho sustenta que o CMS trouxe novas perspectivas para a disciplina de marketing, considerando-se que ele acrescentou considerável responsabilidade ética e social para a atividade do marketing. Mais importante ainda, sustenta que o elo comum entre a CMS ea teoria EAT é, em larga medida o raciocínio moral. Considerando globalmente, este estudo expande o trabalho McKee (2003) sobre as interseções teóricas entre o marketing ea filosofia ou paradigma da espiritualidade. Mais precisamente é proposto que existe uma clara evidência de sobreposição e/ou convergência entre as duas teorias envolvendo alguns construtos: a saber: empregados, trabalho, local de trabalho, qualidade de vida, ética, cidadania corporativa e responsabilidade social. Além disso, além disso, é também proposto que as organizações inclinadas a adoção do CMS estão prontas para absorver uma orientação geral à espiritualidade - se elas já não procederam tais mudanças.

    Resumo em Inglês:

    This paper suggests that there exist many theoretical linkages between the societal marketing concept (SMC) and spirituality in the workplace (SWP) theory. Thus, it is reviewed the literature of both SMC and the emerging field of SWP theory in order to find unexplored commonalities between them. As a result, it acknowledges that SMC broached a new perspective in marketing discipline regarding that it added sizeable social and ethical responsibility to the marketer's role. Most importantly, it posits that the common ground between SMC and SWP theory is, in large measure, the moral reasoning. Overall, this study expands McKee's work (2003) on theoretical intersections between marketing and the spirituality philosophy or paradigm. Rather, it proposes that there is a clear evidence of theoretical overlapping in some constructs, namely, employees, work, workplace, quality of life, ethics, corporate citizenship, and social responsibility. In addition, it is also proposed that SMC-driven organizations are poised to embrace an overall spiritual orientation - whether they have not already done it.
  • Construindo a accountability em portais eletrônicos de câmaras municipais: um estudo de caso em Santa Catarina Artigos

    Raupp, Fabiano Maury; Pinho, José Antonio Gomes de

    Resumo em Português:

    O portal eletrônico é considerado uma tecnologia capaz de possibilitar condições para a construção da accountability dos atos públicos. Contudo, a confirmação da utilização do portal eletrônico com esse propósito carece de pesquisas empíricas, particularmente, em relação às câmaras municipais, haja vista que a literatura apresenta pesquisas com o Poder Executivo. Objetivou-se, portanto, investigar as condições de construção da accountability em portais eletrônicos de câmaras municipais. Para tanto, foram observados 17 portais de câmaras municipais do estado de Santa Catarina, cujos municípios possuem mais de 50.000 habitantes. A construção do modelo de análise levou em consideração indicadores de baixa, média e alta capacidade para a prestação de contas, a transparência e a busca da participação/interação com o cidadão, sendo essas as dimensões da accountability observadas. A maioria das constatações remete a uma média capacidade dos portais eletrônicos de promoverem condições para o processo de prestação de contas. Já em relação à transparência dos atos públicos, há uma propensão de alta capacidade dos portais de promovê-la. No tocante à participação/interação dos cidadãos com o ente analisado, o que se percebe é uma baixa capacidade dos portais.

    Resumo em Inglês:

    Website is considered a technology capable of providing conditions for building accountability in the public sphere. However, the use of websites for this purpose needs empirical research, particularly regarding the Local Councils, considering that research has been developed on the executive branch of public sphere. The objective of this article is to investigate the conditions of accountability in the Local Councils' websites. To do this, 17 websites of Local Councils of towns with more than 50,000 inhabitants in the state of Santa Catarina, in the Brazilian's South region, were observed. The model of analysis took into account three dimensions: accountability, transparency and the willingness of citizen participation/interaction according to three levels: low, medium and high capacity. The majority of findings reveals a medium capacity of websites to promote conditions for building accountability. The findings stress a high capacity of transparency, which can be considered the most valuable result. On the other hand, as far as interaction/participation is concerned, a low capacity was identified in the websites as a whole.
  • O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial Artigos

    Helal, Diogo Henrique; Rocha, Maíra

    Resumo em Português:

    A preocupação com a empregabilidade é resultado das novas exigências feitas aos trabalhadores, por parte das organizações. Sabe-se, contudo, que o entendimento acerca do tema é bastante diverso e controverso. Nesse contexto, este artigo busca entender como o termo tem emergido e ganho força, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa com profissionais e acadêmicos de recursos humanos, em Belo Horizonte-MG, bem como foram analisados dados secundários em publicações acadêmicas e não acadêmicas (empresariais). Os dados coletados foram analisados de modo quantitativo e qualitativo, com base nas técnicas de análise bibliométrica e de análise de conteúdo (AC). Os achados da pesquisa indicam que, em ambos os grupos pesquisados - empresarial e acadêmico - das duas concepções acerca do tema, destacadas na teoria, a empresarial-individual (que condiciona a empregabilidade à capacidade da mão-de-obra adaptar-se às novas exigências do mundo do trabalho e das organizações) e a crítica-social (que trata a empregabilidade como um discurso, transferindo a responsabilidade pelo emprego, da sociedade e do Estado para o próprio trabalhador), prevalece a primeira. Diante disso, o artigo traz uma reflexão, buscando indicar à sociedade que o discurso neoliberal da empregabilidade não traz consigo a garantia de empregos e que a busca incessante pelo conhecimento (capital humano) nem sempre é garantia de colocação no mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Concern over employability the result of new requirements that organizations make of workers. It is known, however, that the understanding of this concept is somewhat diverse and controversial. In this context, the present article seeks to understand how employability has emerged and gained force in two fields - the academic and the business. Thus, a qualitative study was conducted with professionals and Human Resource academics in Belo Horizonte-MG, together with an analysis of secondary data in academic rather than business publications. The collected data were analyzed quantitatively and qualitatively on the basis of the techniques of bibliometric analysis and content analysis. The findings of the study indicate that in both groups - business and academic - the two conceptions of employability, highlighted in the business-individual theory, which that considers employability as the capacity of the adaptation of man power when facing the new requirements of the world of work and organizations, and the critical-social one, which treats employability as a speech that transfers the responsibility for the job from society and the State to the worker himself were the first to emerge. Thus, the article shows a reflection, seeking to indicate to society that the neoliberal speech concerning employability does not itself bring a guarantee of jobs, and that the unceasing search for knowledge (human capital) does not always guarantee equivalent opportunities in the world of the work.
  • Organizações culturais e a aprendizagem baseada em práticas Artigos

    Flach, Leonardo; Antonello, Claudia Simone

    Resumo em Português:

    Considerando que o objeto de estudo por si mesmo é uma questão de debate entre orientações intelectuais muitas vezes antagônicas, para a presente análise delimitou-se o foco em organizações que atuam no âmbito artístico e cultural e que não produzem em escala industrial. A questão que norteia este ensaio teórico é: quais são os processos de aprendizagem que permeiam o desenvolvimento de profissionais que trabalham em organizações que atuam no setor cultural e das artes? Na tentativa de responder esta indagação tem-se como objetivo principal discutir e explorar as contribuições da literatura sobre os processos de aprendizagem informal nas práticas de trabalho de profissionais que atuam nestas organizações. Assim, explora-se a visão da aprendizagem baseada em práticas como uma possibilidade para maior compreensão das organizações que atuam no setor de atividades culturais e artísticas.

    Resumo em Inglês:

    Considering that the focus of study is a matter of often antagonistic intellectual debate, we have chosen to define the focus of this review and consider the organizations operating within an artistic and cultural environment, rather than producing on an industrial scale. The main question of this essay is: what are the learning processes that permeate the development of professionals who work in organizations in the field of arts and in the cultural sector? In order to attempt to answer this question, the main goal of the study is to discuss and explore the contributions of the literature to the processes of learning in the practical work of professionals in these fields of organizations. Thus, the essay explores the vision of Practice-based Learning as a possibility for a better understanding of the organizations operating in the sector of cultural and artistic activities.
  • Los modelos de adopción de tecnologías de la información desde el paradigma actitudinal

    López-Bonilla, Luis Miguel; López-Bonilla, Jesús Manuel

    Resumo em Espanhol:

    La difusión de innovaciones es un tópico relevante en la literatura del comportamiento del consumidor. En marketing, hay dos perspectivas que caracterizan a la mayoría de los estudios realizados sobre esta materia: una perspectiva agregada y una perspectiva individual. Los modelos analíticos y empíricos para describir la difusión de una innovación han abarcado el mercado de forma agregada, recibiendo poca atención los modelos de adopción individual. Este trabajo intenta revisar estos modelos de adopción en el ámbito de las TICs.

    Resumo em Inglês:

    The diffusion of innovations is an important topic in the literature on consumer behaviour. In marketing, two perspectives characterize most of the work on this topic: the aggregate market perspective and the individual-level perspective. The analytical and empirical models for describing and forecasting the diffusion of an innovation have addressed the market in the aggregate, with little attention to the micro-level that characterizes the adoption decision. This paper seeks to revise these models of adoption in the field of IT.
  • Processos de aprendizagem, competências aprendidas, funcionamento, compartilhamento e armazenagem de conhecimentos em grupos de pesquisa Artigos

    Odelius, Catarina Cecília; Abbad, Gardênia da Silva; Resende Junior, Pedro Carlos; Sena, André de Castro; Viana, Caroline Rodrigues; Freitas, Tatiana Leão; Santos, Tamisia Cristofane Novaes dos

    Resumo em Português:

    A finalidade deste artigo é descrever o funcionamento, os processos de aprendizagem, armazenagem e compartilhamento de informações em grupos de pesquisa. Para isso, pauta-se por referenciais teóricos oriundos de abordagens cognitivistas e construtivistas. Desenvolvida numa instituição pública de ensino superior, esta pesquisa valeu-se da coleta de dados obtidos por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas com líderes de 10 grupos. As entrevistas foram registradas em diários de campo e gravadas em áudio. As categorias extraídas dos dados levantados balizaram não apenas as análises de conteúdo, mas também a apresentação de resultados. Foi verificado que os grupos de pesquisa diferem quanto ao objeto e aos métodos de pesquisa, ao tamanho, ao tempo de existência, aos recursos disponíveis, às técnicas e aos equipamentos, o que influencia o desenvolvimento de competências específicas ligadas à realização das pesquisas de cada área. Há semelhanças no que se refere aos processos de aprendizagem, aos conteúdos e às competências genéricas aprendidas por seus integrantes (entre os quais, estudantes de graduação e de pós-graduação). Entre essas competências intelectuais, típicas da produção de conhecimentos, estão: a elaboração de projetos e a coleta, registro e análise de dados. Os resultados indicam também que, quando perguntados sobre o que aprendiam nesses grupos, nove líderes referiram-se especialmente a habilidades relativas à gestão de pessoas, tais como: lidar com diferenças individuais, de ritmo de trabalho, de escolaridade, de experiência profissional, de valores, de crenças e de cultura. A aprendizagem nos grupos ocorre de maneira informal, por meio de conversas entre participantes, e formal, através de leitura dirigida, da participação em eventos científicos e pela realização de pesquisas, sob a supervisão do líder. O compartilhamento de conhecimentos ocorre principalmente durante reuniões para discussão de dados e leitura de artigos, mas também pela utilização de ferramentas da informática por alguns grupos. Os resultados obtidos confirmam a importância da integração de partícipes de diferentes níveis de formação, o que possibilita a aprendizagem, a assimilação de complexas habilidades intelectuais e atitudes, bem como a formação de redes e a busca de reconhecimento e de visibilidade (nacional e internacional) dos conhecimentos produzidos pelo grupo. Esses resultados são discutidos com base nos referenciais teóricos, propondo-se uma agenda de pesquisa sobre a aprendizagem em grupos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to describe the operation, the processes of learning, storing and sharing information in research groups. Therefore, it is guided by cognitive and constructivist theoretical approaches. Developed in a public institution of higher education, this study draws on data collection obtained through documentary analysis and structured interviews with leaders of 10 groups. The interviews were recorded in field diaries and recorded on audio. . The categories obtained from the data collected used as guidelines not only content analysis, but also the presentation of results. The research groups were found to differ on the object and methods of research, the size, time of existence, available resources, techniques and equipment, which influences the development of specific competences of each area. There are similarities in the learning processes, contents and generic competences learned by members (among them, graduate and post-graduate students). These intellectual competences, typical of knowledge production, include: project design, collection and record and data analysis. The results also indicate that, when asked about what they learned in these groups, nine leaders were concerned mainly with the skills related to managing people, such as accept individual differences, velocity of work production, schooling, work experience, values, beliefs and culture. Learning occurs in groups informally, through conversations between participants, and formally, through guided reading, participation in scientific meetings and for practical research under the supervision of the leader. Knowledge sharing occurs mainly during meetings to discuss data and reading articles, but also by using computing tools in some groups. The results confirm the importance of participants' integration from different levels of training and graduation, which enables learning and assimilation of complex intellectual skills and attitudes, as well as providing network building and searching for recognition and visibility (national and international) of knowledge produced by the group. These results are discussed based on theoretical frameworks, proposing an agenda for research into learning in groups.
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