Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial

    Guedes, Ana Lucia
  • Importância dos arquivos empresariais para a pesquisa histórica em administração no Brasil Artigos

    Coraiola, Diego Maganhotto

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, verificam-se crescente consciência e preocupação dos pesquisadores da área de Estudos Organizacionais com relação à importância da História e do desenvolvimento de pesquisas históricas para a compreensão dos objetos de estudo da disciplina. No entanto, qualquer pesquisa que se dedique a resgatar traços de situações, eventos e acontecimentos passados estará, necessariamente, restrita às reminiscências desse período. Dessa forma, qualquer clamor pela descoberta do passado precisa estar acompanhado de outro, que demanda também a preservação e disponibilização dos vestígios e fontes que lhe proporcionem acesso. Defende-se, como argumento central deste trabalho, a necessidade de discussão e avaliação da atual situação dos arquivos empresariais brasileiros, a fim de promover o desenvolvimento de ações e projetos de melhoria voltados à preservação e disponibilização de arquivos empresariais para a pesquisa na área de Estudos Organizacionais. Assim, o interesse no fortalecimento dos programas de preservação e dos empreendimentos dedicados aos arquivos empresariais brasileiros demanda que sejam equacionadas as possibilidades de contribuição de agentes públicos e privados. Estes integrariam seus esforços na construção de projetos e programas dedicados a recuperar documentos e registros sobre a história das organizações brasileiras, reunir e organizar adequadamente esses registros em coleções e arquivos bem estruturados, além de disponibilizar os acervos das diversas instituições dedicadas aos arquivos empresariais para a realização de pesquisas. Essa é uma etapa necessária e fundamental para garantir a disponibilidade de matéria-prima para pesquisas dedicadas a desvendar a história das empresas e do desenvolvimento da Administração no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In the last couple of years, there has been a growing concern of researchers from the field of Organization Studies with regard to the importance of History and the development of historical researches aiming to understand the study object of this discipline. However, any research trying to recover evidence from past situations, events, and happenings will necessarily be restricted to the reminiscences of that time. Thus, any clamor for discovering the past needs to be followed by another one, also demanding the preservation and availability of traces and sources which give it some point of entry. One may claim as the main argument of this paper the need for discussing and evaluating the current status of the Brazilian business archives, in order to promote the development of actions and projects to improve the preservation and availability of business archives to researches in the field of Organization Studies. Therefore, the interest in strengthening preservation programs and initiatives dedicated to the Brazilian business archives requires determining the possibilities of contribution from public and private agents. They might join their efforts to develop projects and programs dedicated to recover documents and records about the Brazilian organizations, properly gather and organize these records into well-structured collections and files, as well as provide researchers with access to the collections of the many institutions dedicated to keep business archives. This is a necessary and crucial step to guarantee the availability of raw material for researches aiming to unveil the history of companies and the development of Management in Brazil.
  • Pós-modernidade nos estudos organizacionais: equívocos, antagonismos e dilemas Artigos

    Souza, Eloisio Moulin de

    Resumo em Português:

    Este artigo intenta analisar aspectos ontológicos e epistemológicos relacionados à pós-modernidade, para entender se a pós-modernidade consiste em ontologia, epistemologia ou ambas, verificando, assim, os possíveis equívocos em relação à sua utilização nos estudos organizacionais. Para cumprir este intento, fez-se necessário também analisar as principais diferenças entre pós-modernidade, estruturalismo e pós-estruturalismo. Salienta-se que, de forma geral, a definição de pós-modernidade oscila entre dois polos: (1) período histórico, época e éthos social; (2) corrente teórica, epistemologia, tradição intelectual e filosófica. Por fim, observam-se os seguintes equívocos nos estudos organizacionais relacionados à pós-modernidade: (1) definir pós-modernidade como movimento teórico, corrente de pensamento; (2) tratar pós-estruturalismo como sinônimo de pós-modernidade, e vice-versa; (3) atribuir características à pós-modernidade que na realidade dizem respeito ao pós-estruturalismo; e (4) desconsiderar o estruturalismo em suas análises sobre a pós-modernidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at analyzing ontological and epistemological aspects related to postmodernity, to understand if postmodernity consists of ontology, epistemology or both of them, verifying, thus, possible misunderstandings with regard to its use in organizational studies. To accomplish this task, there is also a need for analyzing the main differences between postmodernity, structuralism, and post-structuralism. One notices that, generally, the definition of postmodernity oscillates between two poles: (1) historical period, time, and social ethos; (2) theoretical perspective, epistemology, intellectual and philosophical tradition. Finally, one observes the following mistakes in the organizational studies related to postmodernity: (1) to define postmodernity as a theoretical movement, a school of thought; (2) to treat post-structuralism as a synonym of postmodernity, and vice-versa; (3) to assign characteristics to postmodernity that actually concern post-structuralism; and (4) to disregard structuralism in their analysis on postmodernity.
  • Administração pública tupiniquim: reflexões a partir da Teoria N e da Teoria P de Guerreiro Ramos Artigos

    Zwick, Elisa; Teixeira, Marília Paula dos Reis; Pereira, José Roberto; Vilas Boas, Ana Alice

    Resumo em Português:

    O objetivo deste ensaio teórico é promover uma reflexão acerca da administração pública brasileira contemporânea sob o enfoque da Teoria N e da Teoria P de Guerreiro Ramos. Após a recuperação dos pressupostos de cada abordagem proposta por Ramos, buscou-se alinhá-las a diferentes teorias de administração pública. A administração pública gerencial, conhecida no âmbito internacional como nova administração pública, foi introduzida no Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso por meio da Reforma do Estado. Tal qual foi planejada, a administração pública gerencial caracteriza-se como Teoria N, uma vez que está imbricada pela força da estrutura e pela racionalidade instrumental. Todavia, por esbarrar em características culturais, tais como o autoritarismo, o personalismo e o coronelismo, esse modelo não foi plenamente desenvolvido no Brasil, sendo relativizado em sua aplicação prática. Assim, tornou-se uma hibridização de diversos modelos de gestão, unindo características do patrimonialismo, da burocracia e do gerencialismo, bem como indícios de gestão social. Essa hibridização institui, na verdade, um novo modelo de gerir a coisa pública, formando o que se denomina administração pública tupiniquim, que se figura como uma administração pública flexibilizada, que absorve elementos de vários modelos e experiências ao longo da história no Brasil e no exterior. Desvendar os elementos que compõem a "administração pública tupiniquim" como uma verdadeira possibilidade objetiva alinhada à tipologia da Teoria P de Guerreiro Ramos é o que se busca mostrar neste ensaio teórico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this theoretical essay is to promote a reflection on the contemporary Brazilian public administration under the view of Guerreiro Ramos's N Theory and P Theory. After reviewing the assumptions of each approach proposed by Ramos, there was an attempt to align them to different contemporary theories of public administration. The managerialism, internationally known as new public management, was introduced in Brazil in the Fernando Henrique Cardoso government through the State Reform. Just as it was planned, the managerialism is characterized as N Theory, since it is embedded by structure force and instrumental rationality. However, by bumping into cultural features, such as authoritarianism, personalism, and "coronelismo", this model was not fully developed in Brazil, being relativized in its practical application. Thus, it became a hybridization of several management models, combining features of patrimonialism, bureaucracy, and managerialism, as well as evidence of social management. This hybridization establishes, in fact, a new model of managing public affairs, forming what is called Tupiniquim public administration, which figures itself as a flexible public administration, absorbing elements from many models and experiences throughout history in Brazil and abroad. Unveiling the elements of the "Tupiniquim public administration" as an actual objective possibility aligned to Guerreiro Ramos's P Theory is the aim of this theoretical essay.
  • Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração Artigos

    Amboni, Nério; Andrade, Rui Otávio Bernardes de; Lima, Arnaldo José de; Muller, Isabela Regina Fornari

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo geral discutir as bases, a metodologia de operacionalização e os resultados do programa de integração horizontal e vertical de conteúdos implantados no 2º semestre de 2009 no Curso de Graduação em Administração em uma Universidade Pública Estadual da Região Sul do Brasil. Os conceitos e as características dos paradigmas tradicional e emergente da ciência e seus reflexos na educação são discutidos, além de a questão da interdisciplinaridade, com suas respectivas modalidades e classificações, ser observada no referencial teórico. A pesquisa é exploratória, descritiva e interpretativa. Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise documental. Eles foram organizados e sistematizados a partir dos indicativos constantes nos planos de ensino (objetivos das disciplinas, conteúdos programáticos, metodologias de ensino-aprendizagem, sistemas de avaliação e referências bibliográficas). Os dados e as informações foram descritos e interpretados a partir da vivência dos autores no curso de Administração, complementada pelos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O programa foi operacionalizado por meio de integração sistêmica e complementar quando da realização de reuniões de sensibilização, de reuniões pedagógicas e de reuniões de socialização, além de sessões de feedback. O programa revelou que: a) gestores, docentes e alunos precisam estar identificados e comprometidos para entender e perceber as consequências do paradigma cartesiano, assim como a relevância dos fundamentos do paradigma da complexidade, na implantação de programas voltados à interdisciplinaridade; b) a interdisciplinaridade identifica e nomeia uma mediação possível entre saberes e competências, garantindo a convivência criativa com as diferenças, como percebido na identificação de temas e conceitos em comum; e c) a prática interdisciplinar representa uma possibilidade pedagógica para instigar, indagar e intervir, como verificado nas reuniões pedagógicas, suscitando o que Freire (2005) chamou de "curiosidade epistemológica".

    Resumo em Inglês:

    The general aim of this paper is to discuss the bases, operationalization methodology, and results of the program for horizontal and vertical integration of syllabi implemented in the 2nd semester of 2009 in the undergraduate Management course from a State Public University at Southern Brazil. The concepts and characteristics of the traditional and emergent paradigms of science and their impacts on education are discussed, besides, the issue of interdisciplinarity, and its respective modalities and classifications, is considered in the theoretical framework. The research is exploratory, descriptive, and interpretive. Data and information were collected through bibliographical survey, participative observation, and documental analysis. They were organized and systematized according to indicatives from teaching plannings (disciplines goals, syllabi, teaching-learning methodologies, evaluation systems, and bibliographical references). Data and information were described and interpreted according to the authors' experience in the Management undergraduate course, supplemented by the theoretical and practical grounding discussed by scholars from this field. The program was operationalized through systemic and complementary integration during sensitization meetings, pedagogical meetings, and socialization meetings, as well as feedback sessions. The program revealed that: a) managers, professors, and students must be focused and committed to understand and realize the consequences of the Cartesian paradigm, as well as the relevance of the complexity paradigm foundations, in the implementation of programs concerning interdisciplinarity; b) interdisciplinarity identifies and designates a possible mediation between knowledge and skills, ensuring a creative interaction with differences, as noticed in the identification of shared themes and concepts; and c) the interdisciplinary practice represents a pedagogical possibility to instigate, investigate, and intervene, as observed during pedagogical meetings, evoking what Freire (2005) named "epistemological curiosity".
  • As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo Artigos

    Junquilho, Gelson Silva; Almeida, Roberta Alvarenga de; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-epistemológica de estudo das "artes do fazer" gestão na escola pública, contemplando o nível meso de análise. A ideia é compreender como se (re)constroem as "artes do fazer" gestão no cotidiano das práticas sociais do diretor escolar e sua comunidade escolar. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir da ideia de cotidiano, nele inseridos seus conceitos de "lugar", "espaço", "próprio", "outro", "estratégias" e "táticas". Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa "no/do/com o" cotidiano (ALVES e GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), baseada nos trabalho de Certeau (2008) e que ressalta um necessário "mergulho" no cotidiano estudado pelo pesquisador. Essa concepção epistemológica busca romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica, para além da descrição densa "sobre" o outro, mas, sim, elaborando uma descrição "com" o outro, neste caso também sujeito e não só objeto de pesquisa. Espera-se como resultado contribuir para o avanço dos estudos sobre a gestão como prática, aqui tratada como "artes dos fazer" na vida cotidiana das organizações.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at presenting a theoretical and epistemological proposal for the study of the "arts of making" management in the public school, considering the meso-level of analysis. The idea is to understand how the "arts of making" management in the daily social practices of the school principal and her/his school community are (re)shaped. For this, one suggests the approach by Certeau (2008), through the notion of everyday life, in which his concepts of "place", "space", "self", "other", "strategies", and "tactics" are included. As a methodological proposal, an investigation "in/on/with" everyday life (ALVES and GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003) was adopted, based on the work by Certeau (2008) and highlighting a need to "dive" into the everyday life studied by the researcher. This epistemological conception seeks a rupture with the subject-object distancing in the research relationship, as well as a contribution to an advancement in the ethnographic strategy, beyond the dense description "on" the other, but, instead, developing a description "with" the other, who is, thus, also a subject and not only a research object. It is expected, as an outcome, to contribute to the improvement of the studies on management as a practice, here approached as "arts of making" in the everyday life of organizations.
  • A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor Artigos

    Costa, Alessandra Mello da; Barros, Denise Franca; Martins, Paulo Emílio Matos

    Resumo em Português:

    Utilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Using the perspective of Norman Fairclough's (2001) social theory of discourse, this paper aims at identifying and discussing possible implications for contemporary labor relations due to the creation and diffusion of the concept of "entrepreneurship" by the business magazines. The assumption guiding this study is that the discourse used bonds - uncritically and without any kind of question - the theme "entrepreneurship" to growth, development, and enrichment of the organizations and the individuals who work for them, choosing and naturalizing market capitalism as the only possible socioeconomic model of development. To fulfill the proposed aim, this study is based on the critical discourse analysis (CDA) and focuses on material published in the Brazilian business magazines Você S/A Exame, Carta Capital, and HSM Management, within the period from March 2004 to April 2009, totaling 112 reports and 400 pages. The results of the survey enabled the identification and selection of three discursive objects (entrepreneurial capitalism, upward economic mobility in the free market, and global hero) linked to the theme "entrepreneurship". Together, the three discursive objects identified allow us to explore some possible implications in contemporary labor relationships regarding: 1) the media discourse, which establishes a convergence between the interests of organizations and those of individuals; 2) the new configurations in the labor sphere in a model of entrepreneurial capitalism; and 3) the quest for professional success as an organizer of human behavior in the labor world.
  • O ethos capitalista weberiano e a afetividade no comércio mineiro Artigos

    Barros, Amon Narciso de; Xavier, Wescley Silva; Cruz, Rafaela Costa; Carrieri, Alexandre de Pádua; Lima, Gusttavo Cesar Oliveira

    Resumo em Português:

    Este texto é fruto de uma pesquisa realizada ao longo de dois anos, que problematizou a forma como as pessoas exerciam o comércio em Minas Gerais em meados do século passado. As atividades que o comerciante desempenhava em seu trabalho, àquele tempo, eram parte constituinte de sua identidade social. Com base nisso, questionou-se o ethos capitalista weberiano no contexto do comércio mineiro de meados do século XX. Os argumentos foram construídos, em grande parte, confrontando ideias de Max Weber aos dados obtidos na pesquisa empírica. Foram realizadas 33 entrevistas semiestruturadas com pessoas entre 60 e 95 anos que atuaram no comércio volante. Os relatos foram abordados por meio da Análise de Conteúdo, com base no levantamento das temáticas identificadas ao longo dos discursos (BARDIN, 2004). Nas entrevistas, foram identificados elementos marcadamente característicos do capitalismo protestante e traços de personalismo e de "irracionalidade" herdados dos lusitanos (HOLANDA, 1995). Aparentemente, os sujeitos pesquisados valiam-se do afeto nas suas relações comerciais não apenas porque desejavam ter um cliente a mais - apesar de ser esse um fator a ser considerado -, mas porque viam sua vida e seu trabalho como circunstâncias entremeadas. Dessa forma, verifica-se neste artigo que os comerciantes estudados caracterizam-se como um tipo híbrido entre o que Weber denominou tradicional e moderno, em que aspectos afetivos, morais e racionais se entrecruzam.

    Resumo em Inglês:

    This text is the result of a research carried out over two years, which focused on the way how people practiced trade in Minas Gerais, Brazil, in the middle of the last century. At that time, the activities performed by the merchant were part of his social identity. Based on this assumption, the Weberian capitalist ethos is questioned in the context of commerce in Minas Gerais in the middle of the 20th century. The arguments were mostly constructed comparing Max Weber's ideas to data obtained in the empirical research. Thirty three semi-structured interviews were performed with people between 60 and 95 years of age who worked as mobile merchants. The reports were approached through Content Analysis, based on the survey of themes identified during the speeches (BARDIN, 2004). In the interviews, markedly characteristic elements of the protestant capitalism and traits of personalism and "irrationality" inherited from the Portuguese people (HOLANDA, 1995) were identified. Apparently, the subjects under study drew on ties of affection in their trade relations not only because they wanted one more client - although it is a factor to be taken into account -, but because they saw their life and labor as interconnected circumstances. Therefore, one verifies in this paper that the merchants under study are characterized as a hybrid type between what Weber named traditional and modern, where affective, moral, and rational aspects weave into each other.
  • Sob as sombras do discurso colonial: subalternidade e configurações de gênero em uma lavanderia do interior de Minas Gerais Artigos

    Rosa, Alexandre Reis; Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira; Valadão Júnior, Valdir Machado

    Resumo em Português:

    Neste artigo, abordamos a questão de gênero tendo por base o feminismo pós-colonial. Nosso objetivo é analisar as configurações de gênero em uma lavanderia comunitária localizada no interior de Minas Gerais, na qual trabalham apenas mulheres sob a liderança de uma mulher negra e pobre. Recorremos ao pensamento pós-colonial, especificamente às reflexões sobre a subalternidade feminina em Mohanty (1984), Spivak (1988) e Suleri (1992). O esforço dessas autoras para compreender a dinâmica de gênero traz à tona questões pouco observadas pelas teorias tradicionais, principalmente as de caráter dual que abordam gênero como uma simples relação entre sexos. Por sua vez, o pensamento pós-colonial apoia-se nos conceitos de subalternidade, não lugar e outros para refletir sobre os sujeitos pós-coloniais que falam por meio de representantes cuja legitimidade se dá pelo lugar, e não pela fala em si. Como método, utilizamos a técnica shadowing para acompanhar o cotidiano de trabalho da gestora dessa lavanderia e identificar a dinâmica de gênero que emerge das suas interações cotidianas. Como resultados, apresentamos as configurações das relações de gêneros, as quais consistem em nossas interpretações, que são, portanto, subjetivas, das práticas discursivas que emergiram durante o cotidiano de Cida, a gestora shadowed na lavanderia.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we approach the gender issue from a postcolonial feminist perspective. Our aim is to analyze gender setups in a launderette located in the countryside of Minas Gerais, where only women work under the leadership of a poor black woman. We relied on the postcolonial thought, specifically on reflections about the inferiority of women in Mohanty (1984), Spivak (1988), and Suleri (1992). The efforts of these authors to understand the gender dynamics brings up issues which are rarely observed by traditional theories, especially those with a dual nature addressing gender as a simple relationship between the sexes. In turn, the postcolonial thought leans on the concept of subordination, no-place, and other ones to reflect upon the postcolonial subjects who speak through representatives whose legitimacy is related to the place, instead of their speech itself. As a method, we use the shadowing technique to observe the daily work of the launderette's manager and to identify the gender dynamics emerging from her everyday interactions. As a result, we present the configurations of gender relations, which consist of our interpretations, which are, thus, subjective ones, of the discursive practices that emerged during the daily work of Cida, the manager who was shadowed in the launderette.
  • Motivações e significados do abandono de categoria: aprendizado a partir da investigação com ex-fumantes e ex-proprietários de automóveis Artigos

    Suarez, Maribel; Chauvel, Marie Agnes; Casotti, Leticia

    Resumo em Português:

    O presente trabalho investiga por que os indivíduos tomam a decisão de abandono de categoria, tendo em vista diferentes contextos de estímulo e questionamento ao consumo. Para isso, foram escolhidas as categorias de automóvel e cigarro, considerando-se o conteúdo do sistema da publicidade, que, no caso do automóvel, é predominantemente de reforço ao consumo e, para o cigarro, de proibição dos anúncios por parte da indústria e demarketing através das campanhas governamentais. A pesquisa utiliza-se de metodologia qualitativa de coleta e análise dos dados, obtidos a partir de entrevistas em profundidade com 29 consumidores (ex-fumantes e ex-proprietários de automóveis). O trabalho enriquece os estudos de anticonsumo ao diferenciar três tipos de abandono e evidenciar que este não é apenas movimento de distanciamento de significados negativos, com o objetivo de proteger a autoestima (Hogg et al., 2009), mas também passível de operar diferenciação afirmativa, positiva e de reforço da autoestima. O abandono contingencial acontece quando o indivíduo, apesar de compartilhar os significados com os consumidores da categoria, vê-se forçado a abandonar o consumo. O abandono posicional é motivado principalmente pela rejeição às associações simbólicas que o consumo proporciona. Por fim, o abandono ideológico apresenta uma perspectiva coletiva, onde o indivíduo acredita que a sociedade (e não apenas ele individualmente) deve abandonar aquele consumo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at investigating why individuals make the decision to abandon a category in different contexts of stimulation and questioning of consumption. For this study, the product categories car and cigarette were selected, taking into account contents from the advertising system. In the case of cars, these contents mainly concern reinforcement of consumption; with regard to smoking, the questioning of consumption predominates (due to the Brazilian government's anti-smoking campaigns and ban on tobacco industry advertising). This research uses a qualitative methodology for the collection and analysis of data obtained through in-depth interviews with 29 consumers (ex-smokers and ex-car owners). The paper contributes to the literature on anti-consumption characterizing three different types of abandonment and suggesting that, more than a move away from negative meanings to protect selfesteem (HOGG et al., 2009), abandonment is also likely to promote affirmative, positive, differentiation and to reinforce self-esteem. This research shows that, like consumption, abandonment is able to construct identities and signalize important changes. Contingency abandonment occurs when the individual, despite sharing meanings with other consumers of a category, is forced to abandon consumption. Positional abandonment is driven mainly by the rejection of symbolic associations that consumption provides. Finally, ideological abandonment presents a collective perspective where the individual believes that society as a whole should abandon or reassess that kind of consumption.
  • O papel dos fatores políticos na internacionalização de empresas: o caso da Energias de Portugal (EDP) no Brasil Artigos

    Fernandes, Carla Madalena Alves; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; Zanni, Pedro Pinto

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar o papel dos fatores políticos e sua relação com os fatores mercadológicos no processo de internacionalização de empresas multinacionais. Este estudo de caso processual permite que a dinâmica do fenômeno seja analisada em três níveis: o ambiente nacional, setorial e organizacional. É realizada uma revisão teórica sobre a empresa multinacional e sobre o papel dos fatores políticos. Posteriormente, é descrito e analisado o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa de capitais públicos, a - Energias de Portugal (EDP). Conclui-se que a posse de capacidades e recursos técnicos e de know-how para a entrada e consolidação da empresa no Brasil foram condições necessárias, mas não suficientes para viabilizar o processo de internacionalização da EDP no Brasil; e que a história da EDP no Brasil representa o caso de uma empresa oriunda de um país com estabilidade institucional que desenvolveu novas capacidades para lidar com o ambiente político e mitigar o risco.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at analyzing the role of political factors and their relation to market factors in the internationalization process of multinational companies. This procedural case study allows the dynamics of this phenomenon to be analyzed in three levels: national, industrial, and organizational environments. A theoretical review on the multinational company and on the role of political factors is carried out. Subsequently, the internationalization process of a Portuguese company with public capital, Energias de Portugal (EDP), is described and analyzed. One concludes that the possession of abilities, technical resources, and know-how for the company to enter and consolidate in Brazil were needed conditions, but they were not enough to enable EDP's internationalization process in Brazil; and that EDP's history in Brazil represents the case of a company from a country with institutional stability which developed new abilities in order to deal with the political environment and to mitigate the risk.
  • O produtivismo e suas anomalias Opinião

    Godoi, Christiane Kleinübing; Xavier, Wlamir Gonçalves
  • Favela é pintura: uma UrbansparkZ/instalação de arte de compromisso social e mudança organizacional

    Kosmala, Katarzyna; Imas, J. Miguel
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br