Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Tenório, Fernando G.
  • Apresentação

    Costa, Alessandra de Sá Mello da; Barros, Denise Franca; Saraiva, Luiz Alex Silva
  • Uma narrativa sobre os cursos superiores em Administração da FACE/UFMG: dos primeiros anos à sua unificação em 1968 Artigos

    Barros, Amon

    Resumo em Português:

    Apresentamos o desenvolvimento dos cursos superiores em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Geraus (Face/UFMG) entre sua fundação e 1968, quando se deu a fusão dos três cursos existentes. O estudo se justifica pelo importante papel que as graduações em Administração têm e tiveram para disseminar o management. Lançamos luz sobre a história dos cursos de Administração da FACE/UFMG, destacando o estabelecimento de seus cursos de Administração Pública e Sociologia e Política, em 1952, e de Administração de Empresas, em 1954. Destacamos, ainda, a saída da FACE/UFMG do acordo de 1959, envolvendo outros cursos superiores que existiam ou estavam para ser criados no país. Sequencialmente, apresentamos um panorama de trajetória dos cursos superiores em Administração da FACE/UFMG na década de 1960, que culminou em sua unificação em 1968. Concluímos afirmando a importância de resgatar a história dos cursos de graduação como uma das maneiras para compreender o cenário atual da área, bem a necessidade de considerar o desenvolvimento da Administração no Brasil um processo não natural e repleto de complexidades, que deve ser analisado de uma perspectiva aberta à interação entre fatores internos e externos.

    Resumo em Inglês:

    We present the development of the higher education courses in Administration of FACE/UFMG between its creation and 1968, when the merger of its three courses took place. The study is justified by the important role that the undergraduate courses in Administration play and played to spread management. We shed some light on the history of the courses in Administration of FACE/UFMG, highlighting the establishment of its courses in Public Administration and Sociology and Politics, in 1952, and in Business Administration, in 1954. We also emphasize that FACE/UFMG was not included in the agreement signed in 1959, involving other existing higher education courses or some courses that were about to be created in the country. Sequentially, we present an overview of the route of the higher education courses in Administration of FACE/UFMG in the 1960s, culminating in their unification in 1968. We conclude by claiming the importance to recall the history of the undergraduate courses as a way to understand the current scenario in the area, as well as the need to regard the development of Administration in Brazil as a not natural process that is full of complexities and must be analyzed from a perspective open to interaction between domestic and foreign factors.
  • MBAs: cinco discursos em busca de uma nova narrativa Artigos

    Wood Jr, Thomaz; Cruz, Julia Fernandes Personini

    Resumo em Português:

    A indústria do management evoluiu significativamente no Brasil, desde os anos 1990, disseminando ideias e modelos de gestão. O fenômeno despertou o interesse de pesquisadores, que desenvolveram estudos sobre seus "pilares": as empresas de consultoria, a mídia de negócios, os gurus de gestão e as escolas de negócios - este último, objeto de estudo neste trabalho. Nas últimas décadas, multiplicaram-se no Brasil os programas de pós-graduação em formação gerencial: os chamados MBAs. Nos Estados Unidos e na Europa, tais programas têm sido alvo de escrutínio e de estudos científicos de natureza reflexiva e crítica. No Brasil, entretanto, poucos estudos foram realizados a respeito. Este artigo almeja preencher essa lacuna. Para isso, identificamos e apresentamos os discursos mais salientes produzidos sobre tais cursos: o discurso da crítica instrumental, o discurso da defesa instrumental, o discurso crítico de emancipação e o discurso da redenção da mídia de negócios. Além disso, também apresentamos o discurso dos alunos. Para isso, realizamos uma pesquisa com alunos de três programas brasileiros e captamos suas percepções. Concluímos que MBA pode ser visto como um campo institucional aberto, no qual diferentes agentes empregam distintas estratégias discursivas, de acordo com suas perspectivas ontológicas e seus interesses. Observamos que há pouca interação ou disputa direta entre os discursos. Entretanto, podemos identificar elementos para uma renovação da "narrativa do MBA". A nova narrativa tem como personagem um indivíduo socialmente consciente e responsável, dotado de uma ambição de mudança pessoal e profissional e que aspira a uma posição sênior de liderança ou, alternativamente, o empreendedorismo. Esse indivíduo passa por experiências que unem teoria e prática, que compreendem contextos culturais diversos e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as organizações e a atividade gerencial.

    Resumo em Inglês:

    The management industry has significantly evolved in Brazil, since the 1990s, spreading ideas and management models. The phenomenon has sparked the interest of researchers, who carried out studies on its "pillars": consulting firms, business media, management gurus, and business schools - the latter constitutes the study object in this paper. In the last decades, the number of graduate programs in management education has been multiplied in Brazil: the so-called MBAs. In the United States and Europe, such programs have been subject to scrutiny and scientific studies having a reflective and critical nature. In Brazil, however, few studies have been conducted about them. This article aims to fill this gap. For this, we identify and present the most pronounced discourses produced about such courses: the discourse of instrumental criticism, the discourse of instrumental defense, the critical discourse of emancipation, and the discourse of redemption of the business media. Besides, we also present the discourse of students. For this, we conducted a survey with students from three Brazilian programs and collected their perceptions. We conclude that a MBA may be seen as an open institutional field, where various agents employ different discursive strategies, according to their ontological perspectives and interests. We observe that there is little direct interaction or argument between the discourses. However, we may identify elements for a renewalof the "narrative of MBA". The new narrative has as its character a socially conscious and responsible individual, who has an ambition for personal and professional change and pursuesa senior leadership position or, alternatively, entrepreneurship. This individual goes through experiences that combine theory and practice, which comprise various cultural contexts and the development of a critical view on organizations and the managerial activity.
  • Impactos da globalização no processo de internacionalização dos programas de educação em gestão Artigos

    Celano, Ana Christina; Guedes, Ana Lucia

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo é problematizar os impactos da globalização na educação em Gestão, com base nas alterações ocorridas no contexto internacional contemporâneo, principalmente em termos da inserção de países emergentes tais como Índia, China e Brasil entre os parceiros acadêmicos dos programas de educação em Gestão. Mais especificamente, a contribuição deste artigo decorre da abordagem crítica focada em educação em gestão que reconhece o papel dos países emergentes na produção e consumo do conhecimento. A problematização do tema, de caráter qualitativo, está baseada na descrição e análise do Programa Internacional de Mestrado em Prática de Gestão (IMPM), criado por Henry Mintzeberg, em 1995, com recentes parcerias acadêmicas na China e no Brasil. Os resultados obtidos indicam que os programas internacionais de educação em gestão estão interessados em realizar atividades em países emergentes, mas essas parceiras nem sempre resultam em um papel legítimo que os desloque de suas posições periféricas para o centro da produção de conhecimento em Gestão. Por fim, levantamos o questionamento de que os programas internacionais de educação em gestão, mesmo que presentes nesses países pela realização de módulos locais e participação de indivíduos desses países, continuam funcionando como instrumentos de disseminação do conhecimento em Gestão hegemônico e universal.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is discussing the impacts of globalization on Management education, based on the changes that took place in the contemporary international context, mainly in terms of the inclusion of emerging countries such as India, China, and Brazil among the academic partners of Management education programs. More specifically, the contribution of this article derives from the critical approach focused on Management education that recognizes the role of emerging countries in knowledge production and consumption. The discussion about the theme, which has a qualitative nature, is based on the description and analysis of the International Masters' Program in Practicing Management (IMPM), created by Henry Mintzberg, in 1995, with recent academic partnerships in China and Brazil. The results obtained indicate that international Management education programs are interested in operating in emerging countries, but these partnerships not always result in a legitimate role that move them from their peripheral positions to the eye of knowledge production in Management. Finally, we raise the question that international Management education programs, even when they are present in these countries through the provision of local modules and participation of individuals from these countries, keep serving as tools to spread the hegemonic and universal Management knowledge.
  • Hipergeneralizações: organizações são quase qualquer coisa em best-sellers de introdução à Administração Artigos

    Moura, Guilherme Lima

    Resumo em Português:

    Este artigo almeja contribuir com reflexões sobre a qualidade da produção de sentido na Educação Superior em Administração no Brasil. Para tal, volta-se para uma análise semântica das definições de organização identificadas em pesquisa bibliográfica realizada nos livros-textos de introdução às teorias administrativas utilizados nas maiores e melhores instituições de Ensino Superior brasileiras. Esta análise definiu esses conceitos-chave como hipergeneralizações, em função de sua vagueza. Para aumentar sua precisão semântica, propõe-se a inclusão de historicidade e especificidade por meio da consideração do contexto que deu origem às organizações modernas. Essa simplificação conceitual generalizada produz efeitos éticos relevantes, ao descaracterizar dimensões da prática social coletiva no mundo das organizações. Afinal, o que se pode esperar de um campo que estuda "quase qualquer coisa"?

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to contribute by means of reflections on the quality of meaning production in the Higher Education in Administration in Brazil. For this, it is aimed at a semantic analysis of the definitions of organization identified through a bibliographical survey conducted in textbooks introducing the administrative theories used in the biggest and best Brazilian Higher Education institutions. This analysis defined these key concepts as hyper-generalizations, due to their vagueness. For increasing their semantic accuracy, we propose the inclusion of historicity and specificity by considering the context that gave rise to modern organizations. This generalized conceptual simplification produces relevant ethical effects, by mischaracterizing dimensions of the collective social practice in the world of organizations. After all, what may we expect from a field that studies "almost anything"?
  • Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil Artigos

    Ituassu, Cristiana Trindade; Tonelli, Maria José

    Resumo em Português:

    A lógica das modernas práticas de gestão ultrapassou a esfera econômica e disseminou-se como modelo de conduta para outras esferas da vida social, em um processo denominado management ou cultura do management, intensamente difundido após a Segunda Guerra Mundial. Ao se expandir para países em desenvolvimento, argumentamos que esse processo trouxe, entre outros valores, modelos de sucesso que se propagaram a partir da mídia de negócios. A mídia, entendida como comunicação de massa, possibilita a mercantilização e a circulação de formas simbólicas. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter construcionista que analisa os repertórios utilizados pela principal revista de negócios do Brasil, a Exame, para falar do sucesso, desde sua criação, em 1971, até 1998, ano em que surgiu a Você S/A, publicação emblemática para o fenômeno aqui discutido. Ao todo, foram consultadas 634 edições de Exame, a partir das quais selecionamos 58 matérias e 595 editorais que foram, então, submetidos à análise de repertórios. Ao evidenciar o modelo de executivo e homem de negócios bem-sucedido, os resultados mostram, ao longo de três décadas, o processo de difusão de um sentido de sucesso em sintonia com a lógica da economia de mercado e com os valores da excelência e do empreendedorismo como características necessárias ao indivíduo, no mundo corporativo. Em conjunto com outras pesquisas brasileiras, este artigo evidencia o processo de difusão dos valores do management no país.

    Resumo em Inglês:

    The rationale of modern management practices has gone beyond the economic sphere and it has spread as a behavior model for other spheres of social life, in a process named management or management culture, heavily promoted after World War II. By expanding to developing countries, we argue that this process has brought, among other values, success models that spread through the business media. Media, understood as mass communication, enable the commoditization and circulation of symbolic forms. Given this context, this article presents the results of a survey with a constructionist nature that analyzes the repertoires used by the leading business magazine in Brazil, Exame, in order to talk about success, since its creation, in 1971, until 1998, when Você S/A was created, an emblematic magazine with regard to the phenomenon here discussed. Overall, we referred to 634 issues of Exame, from which 58 reports and 595 editorials were selected, which, then, underwent repertoire analysis. By making clear the model of executive and successful businessperson, the results show, over three decades, the process of spreading an idea of success in line with the rationale of market economy and the values of excellence and entrepreneurship as characteristics required from the individual, in the corporate world. Along with other Brazilian researches, this article evidences the process for spreading the values of management in the country.
  • Carreira, família e a dialógica do assujeitamento: o discurso vigente em uma revista popular de negócios Artigos

    Oltramari, Andrea Poleto; Friderichs, Bibianade Paula; Grzybovski, Denize

    Resumo em Português:

    Há uma série de pesquisas acadêmicas sobre assuntos relacionados à gestão em mídias populares de negócios que possibilitam uma visão do modelo de gestão disseminado na atualidade. O objetivo deste artigo é compreender, por meio do estudo da discursividade em nível verbal e não verbal, como tal modelo gerencial, no que concerne às relações entre carreira e família, revela-se na revista Você S/A. A abordagem teórica do modelo gerencialista é de Vicent de Gaulejac, para quem os princípios da vida são substituídos por princípios interiorizados pela lógica da organização, tornando o sujeito pronto a tudo para ter sucesso. A sustentação metodológica é construída com base nos pressupostos da semiologia barthesiana, por intermédio de três categorias a priori: discurso, estereótipo e mito. Elas estão organizadas em uma disposição que contempla a discursividade, transitando dos seus aspectos mais concretos para os mais abstratos, com a finalidade de facilitar a leitura do nosso objeto. Os resultados indicam que a principal oferta feita ao leitor manifesta-se por meio de uma série de receituários no que concerne à solução dos dilemas relativos à família e/ou carreira, cuja decisão de prioridade, de um lado, fica a cargo do empregado, e do outro, já está predeterminada pela condição de seu assujeitamento.

    Resumo em Inglês:

    There are a number of academic researches on issues related to management in popular business media that provide a view of the management model promoted nowadays. The purpose of this article is understanding, through the study of discursivity at the verbal and nonverbal levels, how such management model, regarding the relations between career and family, reveals itself in the magazine Você S/A. The theoretical approach to the managerial model is that provided by Vicent de Gaujelac, for whom life principles are replaced by principles embodied through the rationale of the organization, making the subject ready to anything to succeed. The methodological support is constructed having the assumptions of Barthes' semiology as a basis, by means of three a priori categories: discourse, stereotype, and myth. They are arranged in order to address discursivity, moving from their more concrete to their more ABSTRACT aspects, with the purpose to make the reading of our object easier. The results indicate that the main offer made to the reader is manifested through a series of prescriptions with regard to the solution of dilemmas related to family and/or career, whose decision in terms of priority, on the one hand, is up to the employee, and on the other hand, is already predetermined by the status of her/his subjection.
  • Cultura organizacional e avanço do management na Marinha do Brasil Artigos

    Santos, Maria de Fátima Bandeira dos; Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da; Sauerbronn, Fernanda Filgueiras

    Resumo em Português:

    Este artigo debruça-se sobre o avanço do gerencialismo norte-americano e seus reflexos sobre a administração pública brasileira. Mais especificamente, o foco concentra-se na introdução da cultura do management por meio do novo sistema de custos, apresentado pelo Governo Federal como forma de subsidiar a tomada de decisão e alocação eficiente do gasto público. A Marinha do Brasil e as Organizações Militares Prestadoras de Serviços (OMPS) estão imersas nesse contexto que reproduz acriticamente modelos de gestão e desconsidera aspectos relacionados à cultura organizacional. Portanto, o objetivo da pesquisa é investigar como as características culturais de uma OMPS se aproximam ou se afastam daquelas necessárias à adoção do método de custeio variável. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, com entrevistas em profundidade. As falas dos sujeitos foram submetidas à análise de conteúdo e, para evitar uma abordagem monolítica e simplificadora da cultura organizacional, agrupadas de acordo com a proposta multiparadigmal de Meyerson e Martin (1987). Os resultados sugerem que profissionalismo e criatividade vêm sendo disseminados dentro da organização. Entretanto, essas características, que estão em conformidade com o culto da excelência alinhado ao management, contrapõem-se a peculiaridades das OMPS, como respeito à hierarquia e disciplina. Hierarquia e disciplina dificultam descentralização, delegação e implantação da cultura de apuração e cobrança de resultados. Por fim, argumenta-se que uma abordagem de controle por resultados, em sintonia com os princípios do management, mostra-se pouco adequada às OMPS, sendo necessário recuperar noções alternativas de racionalidade que respeitem o conhecimento local.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the advance of the North-American managerialism and its reflections on the Brazilian public administration. More specifically, the focus lies on introducing management culture by means of the new system of costs, presented by the Federal Government as a way to support decision-making and effective allocation of public spending. The Brazilian Navy and Military Organizations Providing Services (MOPS) are immersed in this context that reproduces in an uncritical way management models and disregards aspects related to organizational culture. Therefore, the research aims to investigate how the cultural characteristics of a MOPS get close to or far from those required for adopting the variable cost method. The study was conducted through field research, with in-depth interviews. Subjects' speeches underwent content analysis and, in order to avoid a monolithic and simplified approach to organizational culture, they were grouped according to the multiparadigm approach proposed by Meyerson and Martin (1987). The results suggest that professionalism and creativity have been promoted within the organization. However, these characteristics, which are in line with the cult of excellence aligned to management, oppose some peculiarities of MOPS, such as observing hierarchy and discipline. Hierarchy and discipline hinder decentralization, delegation, and implementation of the result assessment and control culture. Finally, it is argued that a result control approach, in line with the management principles, shows up as not suited to MOPS, and there is a need to retrieve alternative rationality notions that observe local knowledge.
  • A cultura de belezas americanas: gestão de pessoas, discurso e sujeito Artigos

    Meira, Fabio Bittencourt; Meira, Mônica Birchler Vanzella

    Resumo em Português:

    O discurso organizacional parece incapaz de induzir comportamentos alinhados com as exigências e necessidades da empresa. A literatura sobre gestão de pessoas aponta essa dissociação entre discurso e prática como um paradoxo. Este artigo propõe ir além, ao considerar que ele é, na verdade, signo de uma contradição constitutiva do campo a partir da qual as ações gerenciais são produzidas. A não coincidência entre discurso e prática é a regra que propicia a regeneração e reiteração incessante do que é comunicado. Técnicas renovadas de treinamento mostram que a integração dos indivíduos é vista como um problema de aprendizagem, dependente do ensino de modos de sentir e perceber suas sensações e experiências, o que vai muito além da fronteira do discurso, apontando outros limites e antagonistas. Espera-se que os indivíduos sejam sujeitos de sua própria sujeição. Nessa perspectiva, a operação e o problema da gestão de pessoas residem na necessidade de produzir simultaneamente a completa sujeição e o sujeito pleno. Os referenciais teóricos do discurso organizacional e da teoria linguística fundamentam a crítica às práticas inovadoras de gestão de pessoas. Um dos personagens do filme Beleza americana ajuda a reordenar a reflexão anterior, propiciando a retomada do problema segundo a nova chave, com a passagem do discurso ao sujeito.

    Resumo em Inglês:

    Organizational discourse seems unable to incite behaviors in line with the company's requirements and needs. The literature on people management points out this dissociation between discourse and practice as a paradox. This article proposes to go further, by regarding it, actually, as the sign of a constitutive contradiction of the field in which managerial actions are produced. The mismatch between discourse and practice is the rule that enables the ceaseless renewal and reiteration of what is communicated. Renewed training techniques show that the integration of individuals is seen as a learning issue, which depends on teaching ways of feeling and noticing their sensations and experiences, something which goes far beyond the discourse boundary, pointing out other thresholds and antagonists. It is expected that the individuals are subjects of their own subjection. From this perspective, operation and the issue of people management lie on the need to simultaneously produce complete subjection and a full individual. The theoretical frameworks of organizational discourse and linguistic theory ground the criticism to innovative practices in people management. A character from the movie American Beauty helps rearranging the previous reflection, enabling us to resume the problem according to the new key, moving from the discourse to the subject.
  • Investidas do management no campo da cultura em Pernambuco: o caso dos produtores Artigos

    Santos, Elisabeth Cavalcante dos; Dourado, Debora Coutinho Paschoal

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo explorar as dimensões do management na ação de produtores culturais no campo da cultura em Pernambuco a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa e utilizando observação participante, entrevistas e análise hermenêutica como ferramentas metodológicas, os principais resultados dizem respeito: à aplicação do management sem considerar as particularidades do campo da cultura de cada estado; à evidência de que o management constitui um recurso de poder (ou capital) no campo da cultura; e à distribuição desigual desse recurso de poder considerando o habitus dos agentes - aqueles que incorporaram o novo habitus do campo, que reflete as mudanças pelas quais a estrutura social passou, e têm maior facilidade de deter o capital cultural relativo aos conhecimentos do management - e as próprias disputas que levam alguns produtores a dificultar o acesso a esse recurso de poder, buscando manter sua posição no campo. Concluiu-se que o management pode assumir proporções mais amplas, influenciando dinâmicas, relações e disputas entre agentes em um campo social, o que reforça os argumentos dos críticos da indústria do management.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to explore the dimensions of management in the action of cultural producers in the field of culture in Pernambuco, Brazil, from the theoretical perspective of Pierre Bourdieu. By means of an exploratory and qualitative approach and using participatory observation, interviews, and hermeneutic analysis as methodological tools, the main results concern: the application of management without considering the particularities of the field of culture in each state; the evidence that management constitutes a resource of power (or capital) in the field of culture; and the unequal distribution of this resource of power considering the habitus of agents - those who have incorporated the new habitus of the field, reflecting changes that the social structure went through, and have greater ease to possess the cultural capital related to management knowledge - and the very arguments that lead some producers to hinder access to this resource of power, seeking to keep their position in the field. We conclude that management may take larger proportions, influencing dynamics, relations, and arguments between agents in a social field, something which reinforces the claims of those who criticize the management industry.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br