Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 14, Número: 4, Publicado: 2016
  • EDITORIAL Editorial

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Tenório, Fernando G.
  • A constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em duas instituições de ensino superior: um estudo baseado nas relações de poder e papéis em organizações Artigos

    Correa, Marcos Vinícius Pereira; Lourenço, Mariane Lemos

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo tem-se por objetivo investigar a constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em uma universidade pública e uma universidade privada. Pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, tendo como base entrevistas em profundidade realizadas com 15 docentes de pós-graduação. Arcabouço teórico embasado nos estudos sobre identidade, papéis sociais e poder em organizações. Como resultado, evidenciou-se a identidade docente permeada por significados oriundos dos processos de socialização ao longo da trajetória acadêmica, de modo que a escolha pela carreira docente e os significados atribuídos ao ensino e à pesquisa se construíram principalmente por meio da interação cotidiana vivenciada com seus professores e seus alunos. Foi possível constatar que os docentes assumem múltiplos papéis nas instituições de ensino, o que, em conjunto com as exigências por publicação de artigos científicos, resulta em um sentimento de angústia para esses atores, tendo em vista que o tempo necessário para desempenhar essa gama de atividades acaba por ocupar não apenas o espaço das universidades, mas outras esferas da vida social do docente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene por objetivo investigar la formación de la identidad de los profesores de postgrado stricto sensu en una universidad pública y una universidad privada. La investigación se fundamenta en un enfoque cualitativo, caracterizado como un estudio de caso múltiplo, teniendo como base entrevistas en profundidad realizadas con 15 docentes de postgrado. El marco teórico se basó en estudios sobre identidad, roles sociales y poder en las organizaciones. Como resultado, se evidenció que la identidad docente está permeada por significados provenientes de procesos de socialización a lo largo de la trayectoria académica, de modo que la elección de la carrera docente y los significados atribuidos a la enseñanza y a la investigación se constituyeron principalmente por medio de la interacción cotidiana con profesores y alumnos. Fue posible constatar que los docentes asumen diferentes roles en las instituciones de enseñanza superior, lo que, en conjunto con las exigencias por publicar artículos científicos, resulta en un sentimiento de angustia para ellos, teniendo en cuenta que el tiempo necesario para desempeñar esa gama de actividades acaba por ocupar no sólo el espacio de las universidades, sino también el de otras esferas de la vida social del docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate the constitution of the identity of professors in advanced degree courses in a public university and in a private university. Research based on the qualitative approach, characterized as a study of multiple cases, and based on in-depth interviews carried out with 15 professors. Theoretical framework grounded in studies of identity, social roles and power in organizations. As a result, it evidenced that the professor identity is permeated by meanings derived from the socialization processes along the academic path, so that the choice of the teaching career and the meanings attributed to teaching and research were mainly built through everyday interaction experienced with their professors and students. It was observed that professors take on multiple roles in educational institutions, which together with the requirements for publication of scientific articles, cause a feeling of anguish in these actors, given that the time required to perform such a range of activities turns out to engage not only the space of universities, but other spheres of the professor's social life.
  • O estudo da cultura organizacional por meio das práticas: uma proposta à luz do legado de Bourdieu Artigos

    Souza, Eda Castro Lucas de; Fenili, Renato Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é propor o estudo da cultura organizacional por meio das práticas de gestão, à luz do quadro teórico de Bourdieu. Para tanto, apresenta-se como objetivo secundário analisar o estado da arte dos estudos organizacionais que empregam esse quadro teórico. Inicialmente, é apresentada uma categorização das tendências predominantes no estudo da cultura e discorre-se sobre esse conceito, salientando sua abordagem como diretamente relacionada às práticas. O foco do estudo é a prática de gestão, entendida como manifestação cultural da organização, através da qual são trazidos à baila aspectos normativos, simbólicos, semânticos e de valores organizacionais. O recorte adotado restringiu-se à teoria da ação prática, de Bourdieu. Foi realizada uma revisão da produção acadêmica brasileira e estrangeira que empregou o quadro teórico de Bourdieu, por meio de levantamento e análise de artigos publicados em periódicos científicos, no período compreendido entre janeiro de 2003 e dezembro de 2013. A análise do estado da arte dos estudos organizacionais, efetuada em 74 artigos selecionados, 24 brasileiros e 50 estrangeiros, os quais se valem dos conceitos centrais da teoria da ação prática, revelou a carência do emprego associado dos construtos habitus, campo e capital em trabalhos sobre práticas como meio de manifestações da cultura organizacional. Por fim, propõe-se uma agenda de pesquisa que emprega o legado teórico bourdieusiano em estudos culturais em organizações, justificada ante a lacuna de esforços em abordagens culturais com a base teórica em questão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es proponer el estudio de la cultura organizacional a través de las prácticas de gestión, basado en el marco teórico de Bourdieu. Por lo tanto, aparece como objetivo secundario analizar el estado de la técnica de los estudios de organización que emplean este marco teórico. Inicialmente, una categorización de las tendencias predominantes en el estudio de la cultura se presenta y se elabora en este concepto, destacándose su abordaje como algo directamente relacionado con las prácticas. El objetivo del estudio es la práctica de la gestión, entendida como una manifestación cultural de la organización, a través de la cual se ejercen los aspectos normativos, simbólicos, semánticos y valores de la organización. El recorte adoptado limita a la teoría de la acción práctica, de Bourdieu. Una revisión de la producción académica brasileña y extranjera que utiliza el marco teórico de Bourdieu se llevó a cabo a través de estudios y análisis de artículos publicados en revistas científicas en el período comprendido entre enero de 2003 y diciembre de 2013. El estado de la técnica de análisis de los estudios organizacionales, llevado a cabo en 74 artículos seleccionados, 24 brasileños y 50 extranjeros, que hacen uso de los conceptos centrales de la teoría de la acción práctica, pusieron de manifiesto la falta de empleo asociada a las construcciones de habitus, trabajos de campo y de capital en las prácticas como medio de manifestaciones de cultura de la organización. Por último, se propone un programa de investigación que emplea legado teórico bourdieusiano en los estudios culturales en las organizaciones, justificados ante la brecha de los esfuerzos brecha en los enfoques culturales de la base teórica tratada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to analyze the study of organizational culture through its management practices, based on Bourdieu's theoretical framework. In order to achieve this, it has a secondary objective, which is to analyze the state of the art of organizational studies that employ this theoretical framework. Initially, a categorization of the prevailing trends in the study of culture is presented, followed by a discussion over the concept, which highlights its approach as directly related to practices. The focus of this study is the management practice, understood as a cultural manifestation of the organization, through which normative, symbolic, semantic and organizational values are broached. The adopted cutting was restricted to Bourdieu's Theory of Practical Action. Brazilian and foreign academic literature that employed this theoretical framework was reviewed through the survey and analysis of articles published in scientific journals from January 2003 to December 2013. The analysis of the state of the art of organizational studies, comprising 74 selected articles, of which 24 are Brazilian and 50 are foreign, all making use of the central concepts of the Theory of Practical Action, revealed a deficiency of the associate employment of habitus, field and capital constructs in studies concerning practices as manifestations of organizational culture. Finally, a research agenda that employs the Bourdieusian theoretical legacy in cultural studies in organizations is proposed, which is justified in view of the gap in cultural approaches to the theoretical basis in question.
  • Teoria das representações sociais nos estudos organizacionais no Brasil: análise bibliométrica de 2001 a 2014 Artigos

    Martins-Silva, Priscilla de Oliveira; Silva Junior, Annor da; Peroni, Guilherme Gustavo Holz; Medeiros, Carolina Porto de; Vitória, Nádia Ortolan da

    Resumo em Português:

    Resumo A teoria das representações sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici na década de 1960, tem passado por um processo de crescimento e expansão, deixando de ser um corpo de conhecimento da psicologia social para alcançar diversos campos e áreas do conhecimento. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa bibliométrica acerca da produção científica que envolve a utilização da TRS no campo dos estudos organizacionais (EO), referente ao período de 2001 a 2014. Foram investigadas publicações em eventos científicos organizados pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) e em periódicos brasileiros classificados nos estratos A1, A2 e B1 do Qualis Capes, para a área Administração, Ciências Contábeis e Turismo, relacionados aos EO. Foram identificados 90 artigos, dos quais 67 foram publicados em 7 eventos científicos (do total de 27 edições) e 23 foram publicados em 6 periódicos. Deste total, 83 são de natureza teórico-empírica e apenas 7 são teóricos. A pesquisa bibliométrica permitiu identificar que a utilização da TRS nos EO ainda é incipiente e que, nos artigos investigados, os autores utilizam a TRS de forma superficial, sem explorar o potencial que essa teoria proporciona para a compreensão dos fenômenos sociais. Além disso, foi possível constatar nos textos investigados algumas inconsistências teóricas e metodológicas no uso da TRS, merecendo destaque o tratamento equivocado dos objetos representacionais, a adaptação reducionista do conceito de representações sociais (RS) e a utilização da TRS como método de pesquisa. Como contribuição, aponta-se a necessidade de evolução e amadurecimento da TRS nos EO, tanto em termos quantitativos como qualitativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La teoría de las representaciones sociales (TRS), propuesta por Serge Moscovici en la década de 1960, ha sido objeto de uno proceso de crecimiento y expansión, dejando de ser un cuerpo de conocimiento de la psicología social para lograr diversos campos y áreas de conocimiento. Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una búsqueda bibliométrica de estudios científicos que impliquen el uso de la TRS en el campo de los estudios organizacionales (EO) para el período 2001-2014. Se investigó artículos publicados en eventos científicos organizados por la Asociación Nacional de los Programas de Posgrado en Administración de Empresas (ANPAD) y en las revistas brasileñas clasificadas en los estratos A1, A2 y B1 del Qualis Capes, para el área de Administración, Contabilidad y Turismo, relacionados con los estudios organizacionales. Se han identificado 90 artículos, de los cuales 67 fueron publicados en 7 eventos científicos (un total de 27 ediciones) y 23 fueron publicados en 6 revistas. De este total, 83 son naturaleza teórica y empírica y sólo 7 son teóricos. La investigación bibliométrica identifica que el uso de TRS en el EO es aún incipiente y que en los artículos investigados, los autores usan la TRS superficialmente, sin explorar su potencial para la comprensión de los fenómenos sociales. Por otra parte, se observó en los textos investigados algunas inconsistencias teóricas y metodológicas en el uso de TRS, con énfasis en el tratamiento incorrecto de objetos de representación, la adaptación reduccionista del concepto de representaciones sociales (RS) y el uso de TRS como método de investigación. Como una contribución, se advierte la necesidad de evolución y maduración de la TRS en EO, tanto en términos cuantitativos como y cualitativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The social representation theory (SRT) proposed by Serge Moscovici in the 1960s has gone through a process of growth and expansion, and where once it was restricted to the field of social psychology, today it is utilized by various fields and areas of knowledge. This article aims to show the results of a bibliometric survey of the literature concerning the usage of SRT in the field of organizational studies (OS), during the period from 2001 to 2014. We've analyzed papers related to OS from scientific events organized by the Brazilian National Association of Graduate Programs in Administration (ANPAD) and Brazilian periodicals with A1, A2, and B1 ratings in the Qualis/CAPES database in the areas of Administration, Accounting, and Tourism. We've identified 90 articles, 67 of which were published in 7 scientific events (out of a total of 27 editions), and 23 were published in 6 periodicals. Out of this total, 83 have a theoretical and empirical nature, and only 7 are exclusively theoretical. This bibliometric survey has enabled us to ascertain that the use of SRT in OS is still incipient, and that, in the articles addressed, authors use SRT in a superficial manner, without exploring the potential of this theory for the understanding of social phenomena. In addition, we've managed to observe some theoretical and methodological inconsistencies concerning the use of SRT in the texts we've analyzed, especially in terms of mistaken approaches to representational objects, a reductionist adaptation of the concept of social representation (SR), and the use of SRT as a research method. In terms of future research, we point out the need for the evolution and maturation of SRT in OS, in both quantitative and qualitative terms.
  • Missão organizacional: o que a análise crítica do discurso revela? Artigos

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Cunha, Gustavo Ximenes; Harten, Bruno Anastassiu

    Resumo em Português:

    Resumo Nosso objeto de estudo é o conteúdo político e ideológico subjacente ao discurso empresarial das missões declaradas das maiores empresas do Brasil. Foram analisadas as missões divulgadas nas homepages institucionais das 64 empresas que compõem a carteira teórica do Ibovespa. Os dados foram analisados por meio da análise crítica do discurso (ACD) e agrupados em categorias lexicais em função de seu significado e de seu papel na declaração de missão organizacional. Os resultados revelaram a estrutura subjacente do discurso das missões, possibilitando a identificação de perfis específicos de empresas segundo suas características discursivas, bem como sugerem que o discurso empresarial se apropria da dimensão simbólica com o propósito de controlar e manipular os trabalhadores, legitimar a atuação das empresas perante a sociedade e naturalizar os preceitos da ideologia neoliberal, apresentando o sistema capitalista atual como a única, melhor e inexorável forma de organização e de produção societária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Nuestro objeto de estudio es el contenido político e ideológico subyacente al discurso de negocio de las misiones declaradas de las empresas más grandes de Brasil. Se analizaron las misiones dadas a conocer en las páginas de inicio institucionales de 64 empresas que componen el índice Ibovespa. Los datos fueron analizados mediante el análisis crítico del discurso (ACD) y se agrupan en categorías léxicas de acuerdo con su significado y su papel en la misión de la organización. Los resultados ponen de manifiesto la estructura subyacente del discurso de las misiones, lo que permite la identificación de los perfiles específicos de las empresas en función de sus características discursivas y sugieren que el discurso empresarial se apropia de la dimensión simbólica con el fin de controlar y manipular a los trabajadores, legitimar las acciones de empresas ante la sociedad y naturalizan los preceptos de la ideología neoliberal, que presenta el actual sistema capitalista como la única, la mejor e implacable forma de organización y de producción societaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The object of our study is the political and ideological content underlying the corporate discourse in mission statements by the largest companies in Brazil. Mission statements published in the institutional homepages of the 64 companies that make up the theoretical portfolio of IBOVESPA were analyzed. Data was analyzed through critical discourse analysis (CDA) and grouped into lexical categories according to their meaning and their role in the organizational mission statement. The results revealed the underlying structure of mission discourses, allowing the identification of companies' specific profiles according to their discursive features; they also suggest that the corporate discourse appropriates the symbolic dimension in order to control and manipulate workers, legitimate companies' action in society, and naturalize the principles of the neoliberal ideology by presenting the current capitalist system as the best, only relentless mode of corporate organization and production.
  • Eu, Alex, da etnia Guarani: o testemunho de um estudante indígena de administração e seu duplo pertencimento Artigos

    Cassandre, Marcio Pascoal; Amaral, Wagner Roberto do; Silva, Alexandro da

    Resumo em Português:

    Resumo A presença de indígenas nas universidades públicas brasileiras é um fenômeno recente, datado de 2002, com a inédita experiência de ingresso e permanência desses sujeitos nas universidades do Paraná. A trajetória dos estudantes de diferentes cursos de graduação reflete a existência de um duplo pertencimento: ser indígena e ser acadêmico simultaneamente. Este estudo apresenta o testemunho como estratégia do método de história de vida, fazendo uso do diálogo testemunhal e tendo como um dos autores um estudante Guarani do curso de Administração. A narrativa revela desafios, limites e possibilidades do percurso acadêmico de estudantes indígenas nos cursos de Administração, apresentando três aspectos principais decorrentes do testemunho: a afirmação de seu pertencimento étnico-comunitário no interior da universidade, a formação universitária, cujo intuito é preparar os estudantes indígenas como interlocutores entre sua comunidade, o Estado e outras instituições e a intenção empreendedora do acadêmico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La presencia de indígenas en las universidades públicas brasileñas es un fenómeno reciente, datado en el 2002, con la inédita experiencia de ingreso y permanencia de estos sujetos en las universidades de Paraná. La trayectoria de los estudiantes de diferentes carreras de grado refleja la existencia de una doble pertenencia: ser indígena y ser simultáneamente académico. Este estudio presenta el testimonio como estrategia del método de historia de vida, haciendo uso del dialogo testimonial y teniendo como uno de los autores un estudiante Guaraní de la carrera de Administración. La narrativa revela desafíos, límites y posibilidades del recorrido académico de estudiantes indígenas en la carrera de Administración, presentando tres principales aspectos resultantes del testimonio: la afirmación de su pertenencia étnico-comunitaria en el interior de la universidad, la formación universitaria, cuyo propósito es preparar a los estudiantes indígenas como interlocutores entre su comunidad, el Estado y otras instituciones y la intención emprendedora del académico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Indigenous students' attandance in Brazilian public universities has been a recent phenomenon, dating back to 2002, due to their original experience of the university entry and endurance in Parana, Brazil. Students' passages through various undergraduate programs reflect the reality of a double belonging: being both an Indigenous and an academic student. This study brings forward the testimonial dialogue of a Guarani student of the Administration Undergraduate Program and as an author, as well, based in the strategy of the life history approach. The narrative reveals challenges, limitations and possibilities of the academic pathway taken by Indigenous students in Administration Bachelor's Degree, showing three main aspects: the statement of their ethnic and community belonging within the academic education context, whose intent is preparing Indigenous students as interlocutors between their community, the State and other institutions and the entrepreneurial intent of an academic student.
  • Discurso e as cidades: um estudo sobre Cataguases-MG baseado na produção literária modernista da Revista Verde Artigos

    Xavier, Wescley Silva; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Resumo A adoção das cidades como objeto de estudo tem se tornado cada vez mais frequente na administração, em particular no campo dos estudos organizacionais. É nesta seara que nosso trabalho se insere. Aqui buscamos compreender as relações dialéticas existentes entre o discurso literário sobre cidades e as questões de ordem material nelas existentes. De maneira mais específica, analisamos estas relações no conteúdo da Revista Verde, publicação modernista importante da década de 20, cujo berço foi a cidade de Cataguases-MG. O pano de fundo teórico-metodológico tem como perspectivas a concepção marxista do discurso, a relação dialética entre base e superestrutura e o caráter ideológico do modernismo brasileiro. Os resultados apontam que as relações materiais inteiramente contraditórias são convenientemente ignoradas. Dessa forma, permite aos poetas da Revista Verde atribuírem a incompreensão da produção literária ao desinteresse da população, sem recobrar o ponto de partida para tal distanciamento nas próprias condições sociais existentes, em particular no trabalho extenuante nas fábricas da cidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La adopción de las ciudades como objeto de estudio se vuelve cada vez más común en la administración, especialmente en el campo de los estudios organizacionales. Es aquí donde se inserta nuestro trabajo. En este artículo intentamos comprender las relaciones dialécticas entre el discurso literario sobre las ciudades y las cuestiones de orden material existentes en su interior. Más específicamente, se analizan estas relaciones en el contenido de la Revista Verde, una importante revista modernista de los años 20 del último siglo, cuyo lugar de nacimiento ha sido la ciudad de Cataguases-MG. La base teórica y metodológica tiene como perspectiva la concepción marxista del discurso, la relación dialéctica entre base y la superestructura, y el carácter ideológico del modernismo brasileño. Los resultados del estudio muestran que las relaciones materiales integralmente contradictorias han sido ignoradas de modo conveniente. En consecuencia permite a los poetas de la Revista Verde atribuir la incomprensión de la producción literaria a la falta de interés de la población local, sin recuperar el punto de partida para este desapego en las propias condiciones sociales existentes, en particular en el trabajo intenso en las fábricas de la ciudad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The adoption of cities as a research subject in management has become increasingly common, particularly in organizational studies. It is to this field that our paper belongs. Here we aim to understand the dialectical relations between the literary discourse on cities and the issues of material nature that exist in them. Specifically, we analyze those relations in the contents of Revista Verde, an important modernistic publication of the 1920s produced in Cataguases-MG. The theoretical and methodological background has as its perspectives the Marxist conception of discourse, the dialectical relationship between base and superstructure, and the ideological character of Brazilian modernism. The findings show that the totally contradictory material relations have been conveniently ignored. As such, the situation has allowed the poets in Revista Verde to assign the incomprehension of their texts to a lack of interest by the population ignoring that this detachment has begun in the detachment of the existing social conditions themselves, especially the extenuating work conditions at local factories.
  • O "cidadão hedonista": diálogos sobre consumo e cidadania na sociedade contemporânea Artigos

    Valadares, Josiel Lopes; Vilas-Boas, Ana Alice; Rezende, Daniel Carvalho de; Morel, Aline Pereira Sales; Amâncio, Júlia Moretto

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho objetiva compreender os desafios que se impõem à cidadania com o advento do fenômeno do hiperconsumo na sociedade brasileira pela perspectiva das teorias que procuram entender as implicações da centralidade do consumo na sociedade contemporânea. Esse objetivo surge da reflexão sobre o aumento gradativo das muitas políticas governamentais de incentivo à bancarização, ao acesso facilitado ao crédito, bem como à criação de planos sociais de distribuição de renda e aumento dos salários ocorridos nos últimos anos e seus possíveis impactos sobre a cidadania. Em termos metodológicos este trabalho é um ensaio teórico. Como resultados, aponta-se que produzir uma cultura de consumo hedonista em nossa sociedade poderia enfatizar o individualismo em detrimento das demandas coletivas. Ou seja, as políticas públicas implementadas no período poderiam ter como uma de suas consequências, ainda que indiretas, o estímulo à cidadania pela inclusão do consumo, considerada um processo de construção desigual, despolitizador e alienador da cidadania. Portanto, dizer que pelo consumo as pessoas se tornarão socialmente incluídas minimizaria os efeitos sociais decorrentes da desigualdade social presente em nosso país e ainda contribuiria para que o exercício da cidadania fosse confundido apenas com a inclusão monetária no mercado de consumo. Em outras palavras, contribuiria para que as distâncias existentes entre as classes sociais diminuíssem pelo consumo, ou pela ilusão de que o consumo as colocasse em uma classe superior, podendo comungar dos benefícios propiciados pelo capital econômico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo pretende comprender los desafíos se imponen a la ciudadanía con el advenimiento del fenómeno de hiperconsumo en la sociedad brasileña por medio de la perspectiva de las teorías que tratan de comprender las implicaciones de la centralidad del hiperconsumo en la sociedad contemporánea. Este objetivo surge de la reflexión sobre el incremento gradual de muchas de las políticas gubernamentales para estimular la atracción, facilita el acceso al crédito, así como la creación de planes sociales de la distribución de los ingresos y un aumento en los salarios que se han producido en los últimos años y sus posibles impactos sobre la ciudadanía. En términos metodológicos el presente trabajo es un ensayo teórico. Como resultado, se señala que producir una cultura de consumo hedonista en nuestra sociedad podría enfatizar el individualismo en detrimento de las demandas colectivas. Es decir, las políticas públicas implementadas en el período podrían tener como una de sus consecuencias, aunque indirectamente, el estímulo a la ciudadanía mediante la inclusión del consumo, que se considera un proceso de construcción, desigual, alienante y de despolitización de la ciudadanía. Por lo tanto, afirmar que las personas serían socialmente inclusas por medio del consumo minimizaría los efectos sociales derivados de la desigualdad social presente en nuestro país y además contribuiría para equiparar el ejercicio de la ciudadanía con sólo la inclusión en el mercado de consumo monetario. Es decir, podría contribuir para que las distancias existentes entre las clases sociales fuesen disminuidas por medio del consumo o por medio de ilusión de que el consumo fuese capaz de elevarlas a una classe superior para compartir de los beneficios del capital económico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to understand the challenges that hyperconsumerism poses for participatory citizenship in Brazilian society from the perspective of theories that seek to understand the implications of the key role played by consumption in contemporary society. The inspiration for this study has been government policies that have encouraged the acquiring of bank accounts and the promotion of easier access to credit as well as the creation of income distribution plans, and their potential impact on participatory citizenship. In methodological terms, this paper is a theoretical essay. In terms of its results, it points out that the creation of a hedonistic consumer culture in our society may lead to the emphasizing of individualism at the expense of collective demands. That is, public policies implemented during this period may have indirectly, as one of their consequences, stimulated citizenship by inclusion through consumption, which is regarded as an unequal, depoliticizing, and alienating construction of citizenship. Therefore, while social inclusion through consumption may minimize some of the social inequalities present in this country, it may also lead to the confusing of participatory citizenship with mere monetary inclusion in the consumer market. This form of inclusion may contribute to the diminishing of the differences between the social classes through consumption, but it also frequently just provides these people with the illusion of being in a higher class and that they can enjoy the benefits that this class has to offer.
  • Produtivismo acadêmico baseado em uma perspectiva habermasiana Artigos

    Vizeu, Fábio; Macadar, Marie Anne; Graeml, Alexandre Reis

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo argumenta que a questão da ética na prática acadêmica deve ser tratada com o mesmo cuidado adotado em outras práticas profissionais. Na verdade, uma dificuldade no debate sobre ética na prática acadêmica é desconsiderar que esta também consiste em uma prática social condicionada pelos mesmos problemas que a sociedade contemporânea enfrenta, especialmente em sua dimensão econômica. Nesse sentido, discute-se o utilitarismo na prática acadêmica com base no referencial da ética discursiva de Jürgen Habermas, explorando algumas inquietações sobre o produtivismo acadêmico brasileiro. Metodologicamente, usa-se o ensaio teórico como procedimento argumentativo, visando à construção de um texto menos formal e mais provocativo, instigando a reflexão e o debate, no meio, das questões pontuadas. Especificamente, observamos o problema da valorização quantitativa da produção sem a consideração da qualidade do trabalho acadêmico associado à tentativa de mensuração da atividade acadêmica, além da falta da devida reflexão sobre os valores ético-morais que circunscrevem a atividade científico-educacional no Brasil. Por último, para ilustrar a perspectiva apresentada, recorremos a situações hipotéticas da prática acadêmica e fazemos inferências sobre quatro correlações entre a orientação pragmática e questões éticas, considerando o constructo habermasiano da ação estratégica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se argumenta que se debe tratar la cuestión de la ética en la práctica académica con el mismo cuidado adoptado en otras prácticas profesionales. De hecho, una dificultad en el debate sobre la ética en la práctica académica es no tener en cuenta que también se compone de una práctica social condicionada por los mismos problemas que enfrenta la sociedad contemporánea, especialmente en su dimensión económica. En este sentido, se discute el utilitarismo en la práctica académica basada en el marco de la ética del discurso de Habermas, la exploración de algunas preocupaciones sobre el productivismo en el medio académico brasileño. Metodológicamente, se utiliza el ensayo teórico como procedimiento argumentativo, con el objetivo de construir un texto menos formal y más provocativo, instigando la reflexión y el debate, dentro del escenario, sobre las cuestiones señaladas. En concreto, hemos observado el problema de la valoración cuantitativa de la producción sin tener en cuenta la calidad del trabajo académico asociado con el intento de medir la actividad académica y la falta de una adecuada reflexión sobre los valores éticos y morales que circunscriben la actividad científica y educativa en Brasil. Finalmente, para ilustrar el enfoque que se plantea, se recurrió a las situaciones hipotéticas de la práctica académica y se hicieron inferencias acerca de las correlaciones entre la orientación pragmática y las cuestiones éticas, teniendo en cuenta el constructo habermasiano de la acción estratégica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article argues that the issue of ethics in academic practice must receive the same attention dedicated to it in other professional practices. In fact, a difficulty faced in the debate concerning ethics in academic practice is disregarding that the latter also consists in a social practice, conditioned by the same problems faced by contemporary society, especially in its economic dimension. Thus, this paper discusses utilitarianism in academic practice, having Jürgen Habermas's discourse ethics framework as a basis, and exploring some concerns about Brazilian academic productivism. Methodologically, the theoretical essay format is used as an argumentative procedure in order to build a less formal and more provocative text, instigating reflection and debate on the proposed issues. Specifically, we notice the problem of quantitative appreciation of production without regard to the quality of academic work as an attempt to measure academic activity, as well as a lack of adequate reflection about the ethical and moral values encompassing the scientific and educational activity in Brazil. At last, to illustrate the presented perspective, we resort to hypothetical situations of academic practice, and make conjectures about four correlations between its pragmatic orientation and ethical issues, taking into account the Habermasian construct of strategic action.
  • Artigos como avaliação discente em disciplinas de pós-graduação: instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem? Artigos

    Bispo, Marcelo de Souza; Costa, Francisco José da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo discutir a forma de avaliar discentes em disciplinas de programas de pós-graduação em administração stricto sensu. O texto procura evidenciar o risco de mau uso do processo de avaliação, por parte de alguns docentes, como um "subsistema de linha de montagem de artigos" que atende a interesses produtivistas, os quais se sobrepõem à missão de educar mestres e doutores de alto nível. Além da crítica, também busca apresentar algumas possibilidades de avaliação, bem como propor um debate sobre as melhores alternativas de um processo educativo na pós-graduação stricto sensu.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir la forma de evaluar a los estudiantes en las disciplinas de los programas de postgrado en gestión. El texto pretende poner de relieve el riesgo del uso indebido del proceso de evaluación, por parte de algunos profesores como un "subsistema de producción en línea de artículos" que cumple intereses productivistas, que se solapan con la misión de educar a los maestros y doctores en alto nivel. Además de la crítica, también busca presentar algunas posibilidades de evaluación, y proponer un debate sobre las mejores alternativas de un proceso educativo en postgraduado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss the method of assessing graduate students in subjects of master and doctoral programs in Management. The text seeks to highlight the risk of some faculty members misusing the students' assessment process as a "sub-system of papers assembly line" that supports productivist interests, overlapping the mission of educating high level masters and PhDs. Besides the criticism, it seeks to present some possibilities of assessment, as well as to propose a debate about the best alternatives to an educational process in graduate courses.
  • A crise, o Estado e os equívocos da administração política do capitalismo contemporâneo Artigos

    Santos, Reginaldo Souza; Gomes, Fábio Guedes; Santos, Thiago Chagas Silva; Ribeiro, Elizabeth Matos; Andrade Filho, Luiz Marques de

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem o propósito de discutir, de maneira ampla, a crise do capitalismo contemporâneo. Além de debater, no campo teórico, as interpretações da crise, com o objetivo de apresentar nossas perspectivas, procura, também, discutir de modo mais estrutural o papel do Estado nessa crise e como ele tem sido central e funcional na administração política do capitalismo financeirizado, com fortes implicações para o processo em andamento do que chamamos de despatrimonialização social. Ademais, dedica parte da análise ao caso do Brasil, visto que o país, de certa maneira, está inserido no processo de produção e tem um protagonismo econômico em escala mundial. No fim, são feitas algumas considerações sobre nossas possibilidades futuras. Se o que estamos fazendo não interessa à maioria e precisa mudar, também não temos qualquer preparo para propor ou fazer as mudanças por meio revolucionário - conforme a proposta de David Harvey; com isso, a construção de um projeto para o nosso futuro pode ser o caminho mais adequado no momento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene el propósito de discutir, con amplitud, la crisis del capitalismo contemporáneo. Más allá de discutir en el campo teórico las interpretaciones de la crisis, con el objetivo de presentar nuestros puntos de vista, busca también debatir de forma más estructural el rol del Estado en esa crisis y su papel principal y funcional en la administración política del capitalismo financiero, con fuertes implicaciones para el proceso en progreso de lo que llamamos despatrimonialización social. Además parte del análisis se dedica al caso de Brasil, ya que el país, de cierta manera, está insertado en el proceso de producción y tiene protagonismo económico a escala mundial. Al final del trabajo se hacen algunas consideraciones sobre nuestras posibilidades futuras. Si lo que estamos haciendo no interesa a la mayoría y necesita cambiar, también no tenemos ninguna preparación para proponer o hacer los cambios por el medio revolucionario - de acuerdo con la propuesta de David Harvey; con eso la construcción de un proyecto para nuestro futuro puede ser el camino más adecuado en este momento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to promote a broad discussion of the crisis in contemporary capitalism. Besides debating, in the theoretical field, interpretations of the crisis, with the purpose of introducing our perspectives, it also seeks to discuss in a more structural way the State's role in this crisis and how central and functional it has been in the political administration of finance capitalism, with strong implications for the ongoing process of what we call social deconstruction of property. Moreover, a part of the analysis is devoted to Brazil, as the country is, in a way, inserted in the production process, and plays a major role in the global arena. In the end, some considerations about our prospects are drawn. If what we are doing does not matter to most people, and there is a need for change, we are also not prepared to propose or provide changes by a revolutionary way - as is proposed by David Harvey; thus, the construction of a project for our future may be the most appropriate solution at the moment.
  • Terceirização e resistência no Brasil: o Projeto de Lei n. 4.330/04 e a ação dos atores coletivos Artigos

    Souza, Filipe Augusto Silveira de; Lemos, Ana Heloisa da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo É notável a crescente flexibilização das relações de trabalho no cenário nacional, sobretudo a partir da década de 1990. Uma miríade de modalidades atípicas de contratação emergiu, sendo de especial relevância, para esse trabalho, a terceirização das atividades produtivas, anteriormente restrita a poucas hipóteses: a subempreitada e a contratação de serviços de vigilância e de mão de obra temporária - em bases muito mais limitadas do que as previstas atualmente. Foi apenas no início da década de 1990 que se instituiu, por intermédio do Enunciado n. 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a previsão de terceirização para as atividades-meio e, ato contínuo, em 1998 foi proposto o Projeto de Lei n. 4.302/98 (PL n. 4.302/98), cuja previsão da extensão da terceirização às atividades-fim foi incorporada, em 2004, ao Projeto de Lei n. 4.330/04 (PL n. 4.330/04). Tendo em vista essas mudanças em curso, o objetivo deste artigo é discutir, ainda que preliminarmente, o instituto da terceirização no cenário nacional, privilegiando sua dimensão histórica, em especial sua inserção no âmbito legal, com vistas a contextualizar o momento atual, no qual têm lugar debates acerca dos impactos do PL n. 4.330/04, destacadamente a partir de abril de 2015, quando o tema emergiu na mídia de massa. A revisão bibliográfica empreendida resultou na definição de um objetivo intermediário, que consistiu na identificação e análise crítica da participação de atores coletivos, a exemplo das entidades de classe representativas do patronato e dos trabalhadores, além de associações de profissionais do Direito, na discussão das implicações sociais e trabalhistas advindas da eventual aprovação do PL n. 4.330/04. As atuações desses diferentes atores foram assumidas como representativas das forças que expressam tendências e contratendências e, portanto, interesses divergentes em torno do tema da terceirização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La creciente flexibilización de las relaciones laborales en la escena nacional es notable, en particular desde la década de 1990. Una miríada de modalidades atípicas de contratación emergió, con especial relevancia, para este trabajo, a la subcontratación de las actividades productivas, previamente restringida a unas pocas hipótesis: el trabajo subcontratado y la contratación de servicios de seguridad y de mano de obra temporal - de forma mucho más limitada do que la prevista actualmente. Fue sólo a principios de la década de 1990 que se instituyó, a través del Enunciado 331 del Tribunal Superior del Trabajo (TST), la previsión de subcontratación para las actividades de apoyo y, inmediatamente después, en 1998 se propuso el Proyecto de Ley 4.302/98 (PL 4.302/98), cuya previsión de ampliar la subcontratación a las actividades principales fue incorporada, en 2004, al Proyecto de Ley 4.330/04 (PL 4.330/04). Teniendo en cuenta estos cambios en curso, el objetivo de este artículo es discutir, aunque de forma preliminar, el instituto de la subcontratación en la escena nacional, enfatizando su dimensión histórica, en particular su inclusión en el marco legal, con el fin de contextualizar el momento actual, en el que se llevan a cabo debates sobre los impactos del PL 4.330/04, sobre todo desde abril de 2015, cuando el tema surgió en los medios de comunicación. La revisión bibliográfica realizada resultó en la definición de un objetivo intermediario que consistió en la identificación y el análisis crítico de la participación de actores colectivos, como las entidades de clase representativas del patronato y de los trabajadores, así como de asociaciones de profesionales del Derecho, en la discusión de las implicaciones sociales y laborales derivadas de la eventual aprobación del PL 4.330/04. Las acciones de estos diferentes actores se asumieron como representativas de las fuerzas que expresan las tendencias y las contratendencias y, por lo tanto, intereses divergentes en torno al tema de la subcontratación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One can clearly identify a process of increasing flexibility in labour relations occurring in Brazil, especially as from the 1990s onwards. A myriad of atypical hiring modalities have emerged, with the outsourcing of productive activities of particular interest to this present article. In the past, this was largely restricted to relatively few alternatives: subcontracting and the hiring of security services and temporary workers, all within a much more limited scope than we see provisioned for today. It wasn't until the early 1990s that the Supreme Labour Court (TST), through its Formal Declaration No.331, finally set down a provision for the outsourcing of core activities. Shortly afterwards, in 1998, a new Bill of Law was proposed, namely Bill No.4,302/98 (PL n. 4.302/98), whose provision for extending outsourcing to core activities was subsequently, in 2004, incorporated into Bill No. 4,330/04 (PL n.4.330/04). With these changes in mind, this article means to discuss, albeit on a preliminary basis, the institution of outsourcing in Brazil, focusing on its historical dimension, and especially on its status from a legal standpoint. The idea is to put the current situation into context. The debate has been raging over the potential impact of Bill No. 4,330/04 with particular force since April 2015, when the subject first emerged in the mass media. The bibliographic review that was carried out for this article produced a definition of a secondary objective. This involved identifying and critically analysing the participation of collective actors, including those entities that represent both employers and workers, as well as professional law associations, in the debate over the potential social and labour implications that might result from the passing of Bill No. 4,330/04 into law. The activities of these different actors were assumed as being representative of the forces that express trends and countertrends and, therefore, diverging interests in relation to the subject of outsourcing.
  • Ciência administrativa e gestão pública: uma crítica à primazia do privado em relação ao público Artigos

    Silva, Raphaela Reis Conceição Castro; Mattia, Clenia De

    Resumo em Português:

    Resumo A gestão pública possui fortes influências da administração científica, sendo que diversos modelos aplicados no viés público tiveram sua origem no campo da administração. Entretanto, essa ciência foi desenvolvida em um contexto neoliberal que reforçou a busca pela máxima eficiência e lucro sob uma lógica estritamente instrumental. Esses aspectos levaram a diversas críticas, especialmente no tocante à incorporação de pensamentos e modelos teóricos à gestão pública. Este ensaio teórico busca tecer uma análise de tais aspectos, considerando ideias de diversos autores que discutem essa temática, a fim de contribuir com as discussões e apontar posicionamentos para enriquecer o debate.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La gestión pública posee fuertes influencias de la administración científica, siendo que diversos modelos aplicados en el sesgo público tuvieron origen en el campo de la administración. Sin embargo esa ciencia fue desarrollada en un contexto neoliberal que reforzó la búsqueda de la máxima eficiencia y el lucro siguiendo una lógica estrictamente instrumental. Esos aspectos llevaron a diversas críticas, especialmente en la incorporación de pensamientos y modelos teóricos de la gestión pública. Este ensayo teórico busca tejer un análisis de tales aspectos, considerando ideas de diversos autores que discuten sobre esa temática, a fin de contribuir con las discusiones y apuntar posicionamientos para enriquecer el debate.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Public management is strongly influenced by scientific administration, and several models which are applied in the public sphere had their origin in the field of administration. However, that science has been developed in a neoliberal context that reinforced the pursuit of maximum efficiency and profit under a strictly instrumental rationale. These aspects have led to much criticism, especially concerning the incorporation of thoughts and theoretical models into public management. This theoretical essay aims to weave an analysis of such aspects, considering ideas of various authors who discuss the theme, in order to contribute to discussions and reveal positions to enrich the debate.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br