Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2019
  • Gestão social e cidadania deliberativa: convergência de temas de pesquisa Editorial

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Irigaray, Hélio Arthur Reis
  • O potencial da frankfurtianidade de Habermas em estudos organizacionais Artigo

    Lara, Luiz Gustavo Alves de; Vizeu, Fábio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é argumentar em favor da frankfurtianidade de Jürgen Habermas, isto é, estudar os pontos de convergência de sua obra em relação ao projeto teórico do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt e, a partir dessa ênfase, apontar novas possibilidades de pesquisa no campo de Estudos Organizacionais (EO). Para isso, refletimos sobre aspectos teóricos essenciais do ensaio “Teoria tradicional e teoria crítica” (HORKHEIMER, 1975) e elaboramos uma crítica aos intérpretes que utilizam a cronologia geracional como principal critério para a compreensão de diferenças no movimento intelectual da Escola de Frankfurt. Metodologicamente, inspiramo-nos na proposta de crítica à interpretação por meio da hermenêutica filosófica (RICOEUR, 1990) e na natureza propositiva de interpretação de um ensaio teórico (MENEGHETTI, 2011). Para sustentar a proposição expressa de forma provocativa no título deste artigo, dialogamos com comentadores (BOTTOMORE, 2001; FREITAG, 2004; NOBRE, 2004; MELO, 2013), a fim de propor uma caracterização não geracional de seus membros e a proximidade de Habermas em relação ao marco fundador da Teoria Crítica. Nesse sentido, acreditamos que (a) a releitura da intenção emancipadora (HABERMAS, 2002), (b) a desconstrução da isenção do conhecimento científico (HABERMAS, 1987) e (c) a incorporação da filosofia da linguagem à crítica social frankfurtiana (HABERMAS, 2012) são contribuições importantes de sua obra à Teoria Crítica de Frankfurt. Como proposição para a área de EO, em nossas considerações finais argumentamos que a recolocação do autor no posto de genuíno teórico crítico da Escola de Frankfurt pode constituir uma nova agenda de pesquisa para o campo. Acreditamos que nosso esforço pode auxiliar pesquisadores da área de EO a compreender a obra de Habermas a partir de uma via que os afasta da armadilha de considerá-lo um teórico não crítico e/ou utópico. Sob esse enfoque, torna-se evidente sua produção intelectual politicamente engajada nos problemas sociais contemporâneos - dimensão que vem sendo negligenciada pelos pesquisadores do campo de EO no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este ensayo teórico es argumentar a favor de la frankfurtianidad de Habermas, es decir, ensayar sobre los puntos de convergencia de su obra en relación al proyecto teórico del Instituto de Investigación Social de Frankfurt y, a partir de este énfasis, apunte nuevas posibilidades de investigación en el campo de Estudios Organizacionales (EOs). Para ello, reflexionamos sobre aspectos teóricos esenciales de la obra Teoría tradicional y teoría crítica (HORKHEIMER, 1975) y ensayamos una crítica a los intérpretes que se utilizan de la cronología generacional como el principal criterio para la comprensión del movimiento intelectual de la Escuela de Frankfurt. Metodológicamente, nos inspira en la propuesta de crítica a la interpretación a través de la Hermenéutica Filosófica (RICOEUR, 1990) y en la naturaleza propositiva de interpretación de un ensayo teórico (MENEGUETTI, 2011). Para sustentar la proposición expresa de forma provocativa en el título de este trabajo, dialogamos con comentaristas (BOTTOMORE, 2001; FREITAG, 2004; NOBRE, 2004; MELO, 2013) a fin de proponer una. La caracterización no-generacional de sus miembros y la proximidad de Habermas en relación al marco fundador de la Teoría Crítica de 1937. En este sentido, creemos que (i) la relectura de la intención emancipadora (HABERMAS, 2002); (ii) la deconstrucción de la exención del conocimiento científico (HABERMAS, 1987); y (iii) la incorporación de la filosofía del lenguaje a la crítica frankfurtiana (HABERMAS, 2012) son contribuciones importantes de su obra a la Teoría Crítica de Frankfurt. Como proposición para el área de EOs, en nuestras consideraciones finales argumentamos que la re-colocación del autor en el puesto de genuino teórico crítico de la Escuela de Frankfurt puede constituir una nueva agenda de investigación para el campo. Creemos que nuestro esfuerzo puede ayudar a investigadores del área de EOs a comprender la obra de Habermas a partir de una vía que los aleja de la trampa de considerarlo un teórico no crítico y/o utópico. Bajo este enfoque se hace evidente su producción intelectual políticamente comprometida en los problemas sociales contemporâneos - dimensión que viene siendo descuidada por los investigadores del campo de EOs en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay reflects on the convergence between Jürgen Habermas’ work and the theoretical framework put forward by the Institute of Social Research in Frankfurt, arguing in favor of the characteristics of the Frankfurt school in Habermas and pointing out research possibilities in the field of Organizational Studies (OS). We discuss the essential theoretical aspects of the work by Horkheimer (1975) “Traditional and Critical Theory,” and produce a critique on the use of generational chronology as the main criterion for understanding the intellectual movement of the Frankfurt School. The methodology is based on the critique of the interpretation using the philosophical hermeneutics (RICOEUR, 1990) and observes the propositional nature of an interpretation offered in theoretical essays (MENEGUETTI, 2011). To support the provocative proposition of this work, we establish a dialogue with authors such as Bottomore (2001), Freitag (2004), Nobre (2004), and Melo (2013)) discussing a non-generational characterization of the Frankfurt School’s members and the proximity of Habermas in relation to the pioneer works on the Critical Theory. We believe that (i) the re-reading of the emancipatory purpose (HABERMAS, 2002); (ii) the deconstruction of the impartiality of the scientific knowledge (HABERMAS, 1987); (iii) and the incorporation of the philosophy of language into the Frankfurtian social criticism (HABERMAS, 2012) are important contributions of Habermas to the Frankfurt’s critical theory. As for a proposal for the field of organizational studies, this esseay concludes that recognizing Habermas as a Critical Theory scholar of the Frankfurt School may constitute a new research agenda for the field. The contribution of this essay lies in helping researchers in the field of Organizational Studies to understand Habermas’ work differently and not as a non-critical or utopian production. In this perspective, it is clear that Habermas’ intellectual production is politically engaged in contemporary social problems, which is a dimension neglected by the researchers of the field of Organizational Studies in Brazil.
  • Comunicação que constitui e transforma os sujeitos: agir comunicativo em Jürgen Habermas, ação dialógica em Paulo Freire e os estudos organizacionais Artigo

    Andrade, Luís Fernando Silva; Alcântara, Valderí de Castro; Pereira, José Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta contribuições de Jürgen Habermas e Paulo Freire para a constituição de sujeitos crítico-reflexivos e suas implicações nos processos de ensino/pesquisa/extensão no campo dos Estudos Organizacionais. Mostramos que intersubjetividade e dialogicidade são condições para o entendimento entre sujeitos e é justamente por meio delas que ocorre sua constituição em um processo que é dialógico, pedagógico e político. Freire e Habermas oferecem elementos para desconstruir a lógica instrumental dominante e fornecem bases para a reconstrução de possibilidades inéditas/viáveis de formas de organizar e gerir. A partir disso, este artigo destaca a importância dos Estudos Organizacionais ampliarem o foco das possibilidades de ensino/pesquisa/extensão e direciona-os para um engajamento comunicativo e dialógico, ultrapassando as fronteiras das universidades. Essa reconstrução indica aos pesquisadores que participem de diferentes arenas públicas, do debate e da construção de problemas, em processos de resistência, da visibilidade e dramatização de questões problemáticas. Nos caminhos de Freire e Habermas, os Estudos Organizacionais não podem apenas desenvolver uma crítica à distância: é preciso coparticipar, co-agir, co-operar e coconstruir com os públicos em que se engajam.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo se presentan contribuciones de Jürgen Habermas y Paulo Freire para la constitución de sujetos crítico-reflexivos y sus implicaciones en los procesos de enseñanza-investigación-extensión en el campo de los Estudios Organizacionales. En el caso de Freire, la intersubjetividad y dialogicidad son condiciones para el entendimiento entre sujetos y es justamente por medio de ellas que ocurre su constitución en un proceso que es dialógico, pedagógico y político. Freire y Habermas ofrecen elementos para deconstruir la lógica instrumental dominante y proveen bases para lareconstrucción de posibilidades inéditas/viables de formas de organizar y gestionar. A partir de eso, este artículo destaca la importancia de que los Estudios Organizacionales amplíen el foco de las posibilidades de enseñanza-investigación-extensión y las dirijan hacia una participación comunicativa y dialógica, que sobrepase las fronteras de las universidades. Esta reconstrucción indica a los investigadores que participan de diferentes arenas públicas, del debate y de la construcción de problemas, en procesos de resistencia, de la visibilidad y dramatización de cuestiones problemáticas. En los caminos de Freire y Habermas, los Estudios Organizacionales no sólo pueden desarrollar una crítica a distancia:es necesario coparticipar, coactuar, cooperar y coconstruir con los públicos con que se comprometen.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay presents contributions by Jürgen Habermas and Paulo Freire for the constitution of critical-reflexive subjects and the implications in the teaching-research-extension processes in the field of Organizational Studies. We show that intersubjectivity and dialogicity are conditions for the understanding between subjects and it is precisely through these conditions that the subjects are constituted, in a process that is dialogical, pedagogical and political. Freire and Habermas offer elements to deconstruct dominant instrumental logic and provide the basis for the reconstruction of unprecedented-viable possibilities of ways of organizing and managing. Therefore, this article highlights the importance of Organizational Studies to broaden the focus of teaching-research-extension possibilities and directs them to a communicative and dialogic engagement, beyond the borders of universities. This reconstruction indicates that researchers participate in different public arenas, debate and build public problems, processes of resistance, visibility, and dramatization of problematic issues. Observing the contributions of Freire and Habermas, Organizational Studies as a field cannot be limited to developing a critique, from a distant point of view: it is necessary to co-participate, co-act, co-operate and co-construct with its public.
  • A escola e as identidades dos alunos do campo: um estudo a partir de Bourdieu e Althusser Artigo

    Zioli, Eline Gomes de Oliveira; Ichikawa, Elisa Yoshie

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é interpretar a reconstrução das identidades dos alunos do Colégio Estadual do Campo (CEC) Adélia Rossi Arnaldi, de Paranavaí-PR, oriundos do meio rural, diante das diversas socializações a que foram submetidos. O aporte teórico foi realizado a partir das contribuições de Pierre Bourdieu (1930-2002) dos conceitos de habitus, campo e da reprodução das condições sociais, e o entendimento de ideologia segundo Louis Althusser (1918-1990). Utilizamos nesta pesquisa depoimentos coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de narrativa, submetidas à análise do discurso de Michel Pêcheux (1938-1983). Constatamos neste estudo que a escola, mesmo sendo constituída como do campo, impõe aos alunos práticas carregadas de ideologia urbana, que são assimiladas por eles e reconstroem as identidades no convívio em família no espaço rural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es interpretar la reconstrucción de las identidades de los alumnos del Colégio Estadual do Campo Adelia Rossi Arnaldi Paranavaí/PR - Brasil, procedentes de las zonas rurales, a partir de los diversos medios de socialización a que fueron sometidos. El marco teórico se llevó a cabo a partir de las contribuciones de Bourdieu de los conceptos de habitus, campo y de la reproducción de las condiciones sociales y del entendimiento de la ideología según Althusser. En esta investigación, utilizamos testimonios recogidos a través de entrevistas semiestructuradas y de narrativa, sometidas al análisis del discurso de Pêcheux. Al final de ese estudio pudimos identificar que la escuela, aunque sea constituida en el campo, les impone a los estudiantes prácticas cargadas de ideología urbana, que son asimiladas por ellos y reconstruyen las identidades en la convivencia familiar en el medio rural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims at interpreting the identity reconstruction of students of the rural school Colégio Estadual do Campo Adélia Rossi Arnaldi of Paranavaí/PR - Brazil, in the midst of the various socialization processes to which they have been submitted in their lives. The theoretical framework was based on Pierre Bourdieu’s (1930-2002) contributions on the concepts of habitus, fields and reproduction of social conditions, and the concept of ideology as understood by Louis Althusser (1918-1990). Data was collected through semi-structured and narrative interviews and analyzed according to Pecheux’s discourse analysis theory. We were able to identify, that even though the school is constituted as a ‘rural school,’ its practices impose an urban ideology, which is assimilated and influences the reconstruction of the student’s in the relationship with their families and the rural environment.
  • Razão e Administração: revisitando alguns elementos fundamentais Artigo

    Santos, Laís Silveira; Serafim, Mauricio C.; Pinheiro, Daniel Moraes; Ames, Maria Clara Figueiredo Dalla Costa

    Resumo em Português:

    Resumo As ações e os processos administrativos parecem estar em um período pós-racional, no qual a racionalidade se tornou uma palavra mal compreendida, sendo a ação racional comumente associada ao cientificismo e à tecnocracia. Acreditamos que esse estereótipo pode ter um fundo de verdade, mas é, sobretudo, baseado em um mal-entendido fundamental que buscamos esclarecer. Assim, o objetivo deste ensaio teórico é revisitar o conceito de razão, base de toda ciência social, a partir da argumentação de que ela é una e indivisível, sendo denominada aqui razão lúcida. Após um resgate da concepção clássica de razão e sua transavaliação do período moderno, essa contextualização forneceu bases para responder a seguinte pergunta: “como formular uma razão da práxis apta a guiar a própria práxis pelos caminhos de um procedimento racional?”. Sugerimos que a resposta se encontra na razão lúcida, constituída pela unidade entre a prudência (phrónesis), pautada por uma lógica contextual e instrumental, e as intenções, baseadas na razão em seu sentido substantivo. É a partir desse conceito que podemos compreender a tensão experimentada nas organizações, inerente à vida da razão, por meio de uma atitude parentética. Concluímos que, assim como a razão enquanto característica humana é única, a discussão da racionalidade no contexto das organizações também deve ser pautada pela não separação literal entre duas ou mais racionalidades, mas reconhecendo a ação administrativa como racional, em seu sentido singular, com as múltiplas faculdades que a compõem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las acciones y procesos administrativos parecen estar en una era posracional, en la que la racionalidad se ha convertido en una palabra incomprendida y la acción racional se asocia comúnmente con el cientificismo y la tecnocracia. Suponemos que este estereotipo puede tener un trasfondo de verdad, pero, sobre todo, se basa en un malentendido primario que intentamos aclarar. Por lo tanto, el objetivo de este ensayo teórico es reconsiderar el concepto de razón -base de todas las ciencias sociales- desde el argumento de que esta es una e indivisible, llamada aquí “razón lúcida”. Después de discutir la concepción clásica de la razón y su transvaluación del período moderno, brindamos la base para dilucidar la siguiente pregunta: ¿Cómo formular una razón de la praxis, capaz de guiar la propia praxis a lo largo de un procedimiento racional? Sugerimos que la respuesta está en la razón lúcida, que consiste en el vínculo entre la prudencia (phrónesis), guiada por una lógica contextual e instrumental, y las intenciones, basadas en la razón en su sentido sustantivo. Es a partir de este concepto que podemos entender la tensión experimentada en las organizaciones, inherente a la vida de la razón, a través de una actitud parentética. Concluimos que, así como la razón como característica humana es única, la discusión de la racionalidad en el contexto de las organizaciones también debe guiarse por la separación no literal entre dos o más racionalidades, pero reconociendo la acción administrativa como racional, en su sentido singular con las múltiples facultades que la componen.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Administrative actions and processes are seen as part of a post-rational era, in which rationality has become a misunderstood word, and rational action is commonly associated with scientism and technocracy. We assume that this stereotype may have a background of truth, but it is actually based on a fundamental misunderstanding that we attempt to clarify. Thus, the objective of this theoretical essay is to revisit the concept of reason, which is at the foundation of social science, based on the argument that ‘reason’ is one and indivisible, defined here as “lucid reason.” After discussing the classical conception of reason and its trans-valuation to the modern period, we provide the basis for elucidating the following question: how can someone formulate a reason of praxis, capable of guiding their praxis along an entire rational procedure? We suggest that the answer lies in the lucid reason, which consists of the unity between prudence (phrónesis), guided by a contextual and instrumental logic, and intentions, based on reason in its substantive sense. From this concept we can understand the tension experienced in organizations, inherent to the life of reason, through a parenthetic attitude. We conclude that reason as a human characteristic is unique, and likewise, the discussion of rationality in the context of organizations must also be guided by the non-literal separation between two or more rationalities, recognizing administrative action as rational, in its singular sense, with the multiple faculties that compose it.
  • Modelos de negócio na esfera pública: o modelo canvas de governança pública Article

    Martins, Humberto Falcão; Mota, João Paulo; Marini, Caio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é apresentar uma ontologia de governança pública, baseada em robusta literatura em modelos de negócios e em um conceito de governança pública estruturado, a fim de melhorar a compreensão, comunicação, inovação e mensuração nas iniciativas públicas. A abordagem ontológica é combinada com a ciência de design para desenvolver um “modelo de tela (canvas) de governança pública”, que se propõe a descrever mecanismos de governança em determinada iniciativa pública. O resultado é um modelo que deve formar de maneira ideal a base para novas ferramentas de gestão da estratégia e de informação, bem como oferecer outros benefícios em termos de mensuração e avaliação. Por fim, o modelo canvas é aplicado em três diferentes contextos institucionais da gestão pública. O futuro desenvolvimento deste estudo pode trazer importantes resultados tanto para profissionais quanto acadêmicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es proponer una ontología de la gobernanza pública, basada en una sólida literatura sobre modelos de negocio y en un concepto estructurado de gobernanza pública, con el fin de mejorar la comprensión, la comunicación, la innovación y la medición de las iniciativas públicas. El enfoque ontológico se combina con la ciencia de diseño para desarrollar un “modelo de canvas de gobernanza pública”, que se propone describir los mecanismos de gobernanza de una dada iniciativa pública. El producto de esta investigación es un modelo que, idealmente, debe servir de base para nuevas herramientas de gestión de la estrategia y de la información, además de ofrecer otros beneficios en lo referente a medición y evaluación. Por último, el modelo de canvas se aplica en tres contextos institucionales de la gestión pública. El desarrollo futuro de este estudio puede proporcionar resultados importantes tanto para profesionales como para académicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to put forward a public governance ontology, based on robust business literature and a structured public governance concept, to aid in improving understanding, communication, innovation, and measurements in public ventures. The ontology approach is combined with design science to develop a “public governance canvas model,” which conveys different descriptions of governance arrangements of given public ventures. The product of this research is a model that forms the ideal structure of new strategic management and information tools, as well as offers other benefits relating to measurement and evaluation. Finally, the canvas model is applied in three different institutional contexts of public management. Further development of this review could be accomplished by applying this model to organizations that generate important outcomes for both practitioners and academics.
  • Gerenciando a inovação a partir das lentes da ciência, tecnologia e estudos da sociedade: a partir de uma perspectiva construtivista e crítica do gerenciamento da inovação Artículo

    Espinosa-Cristia, Juan Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho elabora uma discussão teórica e reflexão sobre a maneira pela qual a gestão da inovação pode ser compreendida e pesquisada. Esta discussão baseia-se no conceito de gestão da inovação definido por Dodgson, Gann e Phillips (2013). O texto analisa, em particular, o impacto da epistemologia e da compreensão do mundo apresentados na literatura de gestão da inovação, usando lentes que dão um estudo construtivista -Science, tecnologia e sociedade e crítica dele. A análise mostra a possibilidade de abrir novos rumos para a gestão da inovação. Como resultado, mostra a necessidade de compreender, de forma performativa, reflexivamente o fenômeno da gestão da inovação, uma operação que envolve o agrupamento necessário entre capital e trabalho para uma compreensão completa do gerenciamento da inovação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo elabora una discusión y reflexión teórica sobre la manera en que la gestión de la innovación puede comprenderse e investigarse. Esta discusión se realiza sobre la base del concepto de gestión de la innovación que han definido Dodgson, Gann y Phillips (2013). El texto analiza, en particular, el impacto de la epistemología y comprensión del mundo que se presentan en la literatura de la gestión de la innovación, utilizando para ello la óptica de un estudio constructivista -Ciencia, Tecnología y Sociedad- y crítico de la misma. El análisis muestra la posibilidad abrir nuevos rumbos para la gestión de la innovación. Como resultado, se muestra la necesidad de comprender performativamente, reflexivamente el fenómeno de la gestión de la innovación, operación que conlleva la necesaria agrupación entre el capital y el trabajo para una comprensión cabal de la gestión de la innovación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study elaborates a theoretical reflection and discussion about the comprehension and research of innovation management. The discussion builds on innovation management literature according to Dodgson, Gann, and Phillips (2013). The article analyzes the impact of literature on innovation management epistemology, and of understanding the world using the lenses provided by constructivist and critical studies on science, technology, and society. The analysis shows the possibility of opening new directions for innovation management, and the result shows the need to use performativity and reflexively to better understand the phenomenon. Such operation involves the necessary connection between capital and work for a thorough understanding of innovation management.
  • Metodologia planeação estratégica e comunicativa: tecnologia social para o planejamento de programas de pós-graduação Artigo

    Magalhães, Luciano Santos; Souza, Mariluce Paes de

    Resumo em Português:

    Resumo A metodologia planeação estratégica e comunicativa (PEC) combina estratégia e racionalidade comunicativa; mostra-se coerente em contextos socioconstruídos, como programas de pós-graduação (PPG) e viabiliza seu planejamento estratégico. Este artigo relata a experiência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) com a PEC em seu planejamento para 2015/2016, com vistas a balizar uma proposição metodológica para os demais PPG da Unir. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimentos orientados por métodos participativos. Os dados são provenientes de diários escritos - a partir da observação participante no processo de planejamento e de formulários semiestruturados para colher feedback entre os participantes - e foram submetidos a análise descritiva e análise de conteúdo; 21 docentes participaram da pesquisa. Uma equipe planejadora foi formada com docentes do PGCA para adaptar e aplicar a PEC, estruturando o planejamento em 3 rodadas presenciais com encontros em 2 municípios, o que levou ao Plano de Desenvolvimento e Consolidação para 2015/2016. Constatou-se que o planejamento foi positivo, pois os entrevistados reconheceram que ele possibilitou estruturar um processo para reuni-los de modo que pudessem articular seus projetos e dialogar, proporcionando uma compreensão compartilhada de situação. Foi apresentada uma proposição metodológica para outros PPG da Unir, com a devida adaptação e contextualização. Os resultados apontam que a PEC constitui uma proveitosa tecnologia social para que os PPG atinjam suas potencialidades, estruturando as bases para que cada PPG dialogue com seu contexto e produza ações de impacto científico e social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El plan estratégico de comunicación (PEC) combina estrategia y racionalidad comunicativa; se muestra coherente en contextos socio-construidos, como programas de postgrado (PPG), y viabiliza su planificación estratégica. Este trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia del Programa de Postgrado en Ciencias Ambientales de la Universidad Federal de Rondônia (Unir) con el PEC en su planificación 2015/2016, con vistas a demarcar una proposición metodológica para los demás PPG de la Unir. Definimos un diseño de investigación de enfoque cualitativo, de naturaleza aplicada, con objetivos descriptivos y procedimientos orientados por métodos participativos. Los datos provienen de diarios escritos, a partir de la observación participante en el proceso planificador y formularios semiestructurados para recoger feedback de los participantes. Utilizamos análisis descriptivos y de contenido. Participaron 21 docentes. Se compuso un equipo planificador que incluyó a docentes del PGCA para adaptar el PEC y aplicarlo. Estructuramos la planificación en tres ruedas presenciales con encuentros en dos municipios, lo que llevóa al Plan de Desarrollo y Consolidación 2015/2016 del PGCA. Se verificó que la planificación fue positiva, pues los entrevistados reconocieron que esta posibilitó estructurar un proceso para reunirlos de forma que pudieran articular sus proyectos y, aún, dialogar, lo que propició una comprensión compartida de la situación. Se presentó una propuesta metodológica para otros PPG de la universidad, con la debida adaptación y contextualización. Los resultados apuntan que el PEC es una provechosa tecnología social para que los PPG alcancen más plenamente sus potencialidades, estructurando las bases para que cada PPG dialogue con su medio y produzca acciones de impacto científico y social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Communicative and strategic planning-action approach methodology (CSP) combines strategy and communicative rationality. It is coherent and enables strategic planning when applied to socially constructed contexts, such as in graduate programs (PPG). This study reports the experience of the Graduate Program in Environmental Sciences (GPES) of the Federal University of Rondônia (UNIR) using the CSP in the 2015/2016 Planning, setting the bases for the planning process of other graduate programs of the univeristy. This is a qualitative and applied research, adopting a descriptive approach and using participatory procedures. The data were collected from research diaries where participant observation was registered, and from semi-structured forms used to obtain feedback about the planning process with the participants. The data collected was then submitted to descriptive and content analysis. Twenty-one professors participated in this process. A planning team was formed including professors from the GPES to adapt and apply the CSP. The planning process was structured in three rounds with meetings in two cities in order to write the GPES Development and Consolidation Plan for 2015/2016. It was possible to observe the positive results obtained in the planning process since the participants recognized the method’s capacity to gather them to establish dialogues and connections regarding their projects, also facilitating a shared understanding about the programs context. The planning process originated a methodological proposal adapting and contextualizing the CSP in order to be used in other graduate programs of UNIR. The results show that the CSP is a useful social technology to improve graduate programs, helping them to achieve their potential, structuring the basis for the dialogue between the program and its environment, producing actions of scientific and social impact.
  • Características da colaboração científica entre grupos de pesquisa de áreas de exatas, vida e humanas Artigo

    Odelius, Catarina Cecília; Ono, Rafael Nishino

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo caracteriza a colaboração científica (CC) entre grupos de pesquisa (GP), atuantes nas áreas de exatas, vidas e humanas, abordando motivos da colaboração; dinâmica de interação; facilitadores, desafios, problemas e dificuldades enfrentados; principais resultados alcançados; e conteúdo aprendido. A pesquisa, de natureza teórico-empírica, descritiva e qualitativa, pautou-se em revisão bibliográfica para situar o panorama de estudos acerca dessa temática. Os dados coletados com base em roteiro de entrevista semiestruturado foram organizados em categorias definidas a priori e submetidos a análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade de parcerias para atender a editais de fomento ou visando principalmente: 1) à ampliação de estudos e pesquisas, com diversificação de perspectivas teóricas e metodológicas, com o objetivo de obter maior conhecimento a respeito do tema, além do aproveitamento e troca de conhecimentos e experiência de outros integrantes da CC; e 2) ao compartilhamento de recursos financeiros e equipamentos. Contribuem para a formação de parcerias a proximidade entre as linhas de pesquisa e o conhecimento prévio dos pesquisadores, decorrente de situações de formação ou interação em eventos. Há sobreposição entre desafios, problemas, aspectos dificultadores e facilitadores, sendo a presença ou ausência de algumas condições determinante de como aquele aspecto é percebido. Entre os principais resultados estão o melhor aproveitamento de recursos, a melhoria da qualidade e a ampliação da produção e da disseminação do conhecimento. Além de focar o tema em contexto de GP brasileiros de diferentes áreas do conhecimento, o estudo contribui com a identificação de conteúdos aprendidos na atuação em CC.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es caracterizar la colaboración científica (CC) entre grupos de investigación (GI) que operan en diferentes áreas del conocimiento (exactas, vidas y humanas), abordando los motivos de la colaboración; dinámica de la interacción; facilitadores, retos, problemas y dificultades enfrentados; los principales logros y el contenido aprendido. La investigación, de naturaleza teórico-empírica, descriptiva y cualitativa, se basó en la revisión de la literatura para situar el panorama de estudios sobre este tema. Los datos recolectados basados en un guión de entrevistas semiestructurado se organizaron en categorías definidas a priori y se sometieron a análisis de contenido. Los resultados identifican la necesidad de alianzas para satisfacer las convocatorias de fomento o principalmente para: 1) la ampliación de estudios e investigaciones, con diversas perspectivas teóricas y metodológicas, con el objetivo de obtener mayor conocimiento sobre el tema, además del aprovechamiento e intercambio de conocimientos y experiencias de otros miembros de la CC; y 2) la compartición de recursos financieros y equipos. Contribuyen a la formación de alianzas la proximidad entre las líneas de investigación y el conocimiento previo de los investigadores, resultantes de situaciones de formación o interacción en eventos. Hay superposición entre desafíos, problemas, aspectos dificultadores y facilitadores, y la presencia o ausencia de ciertas condiciones determinan cómo se percibe este aspecto. Entre los principales resultados están el mejor uso de los recursos, la mejora de la calidad y el aumento de la producción y difusión de conocimientos. Además de centrar el tema en el contexto de GI brasileños de diferentes áreas del conocimiento, el estudio contribuye a la identificación de los contenidos aprendidos en la actuación en la CC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to characterize the scientific collaboration (SC) among research groups, active in the different areas of knowledge (exact sciences, biology, and humanities). It addresses the reasons for collaboration; interaction dynamics; facilitator aspects, challenges, problems and difficulties faced; main results achieved; and learned content. It is a theoretical, empirical, descriptive and qualitative research, based on a literature review that describes the panorama of studies on this subject. Data collected by semi-structured interview were organized in categories of analysis defined “a priori” and submitted to content analysis. The results identified that collaboration is driven by the need to meet the requirements of funding agencies and are aimed especially at: 1) the expansion of studies and research, with diversification of theoretical and methodological perspectives, with the objective of obtaining greater knowledge about the subject, in addition to the use and exchange of knowledge and experience of other members of the SC; and 2) sharing of financial resources and equipment. The proximity of the research groups line of study and the prior relationship among the researchers, which is gained in opportunities of study and interaction (events), contribute to form partnerships for scientific collaboration. There is an overlap between challenges, problems, hindering and facilitating aspects, with the presence or absence of certain conditions determining how the aspect is perceived. Among the main results are the best use of resources, quality improvement, production expansion, and the knowledge dissemination. In addition to focusing on the theme in the context of Brazilian research groups of different areas of knowledge, the study contributes to the identification of contents learned in the performance in SC.
  • Confiança em contratos relacionais: um estudo teórico Artigo

    Zanini, Marco Tulio Fundão; Migueles, Carmen Pires

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão das questões relativas à confiança dentro das organizações, de modo a expandir e refinar constructos teóricos. A confiança é abordada em uma perspectiva econômica como mecanismo social de gestão. Buscamos compreender o papel da confiança na coordenação informal dos contratos relacionais. Abordamos a confiança como um elemento essencial para a execução de tarefas organizacionais específicas e observamos sua relação mediadora com o desempenho organizacional. Ao final, propomos um modelo analítico e concluímos que a confiança é um elemento central para a melhor compreensão dos contratos relacionais e que investimentos em um estilo de gestão baseado na confiança devem observar o contexto específico e a natureza das tarefas organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal de este artículo es contribuir a una mejor comprensión de las cuestiones de confianza dentro de las organizaciones, con el fin de ampliar y perfeccionar los constructos teóricos. La confianza se enfoca, desde la perspectiva económica, como mecanismo social de gestión. Se trata de comprender el papel de la confianza en la coordinación informal de los contratos relacionales. Asimismo, se aborda la confianza como un elemento crítico para la ejecución de tareas organizacionales específicas y su relación mediadora con el desempeño organizacional. Por último, se propone un modelo analítico y se concluye que la confianza es un elemento central para comprender mejor los contratos relacionales y que las inversiones en un estilo de gestión basado en la confianza deben observar el contexto específico y la naturaleza de las tareas organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to contribute to a better understanding of trust within organizations in order to expand and refine theoretical constructs. Trust is approached in the economic perspective. The study seeks to understand the role of trust in the informal coordination of relational contracts. Trust is approached as a critical element to the execution of specific organizational tasks and its role as a mediator of organizational performance is observed. Finally, an analytical model is proposed and the study concludes that trust is a central element to better understand relational contracts and that investments adopting a trust-based management style should observe the specific context and the nature of the organizational tasks.
  • O uso de metodologias ativas de aprendizagem em MBA de marketing Artigo

    Salvador, Alexandre Borba; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta o relato de experiência de um estudo de caso único integrado que discute a aplicação de métodos ativos de aprendizagem. Seu objetivo é aprimorar o conhecimento sobre os benefícios e a operacionalização do planejamento e a aplicação de uma combinação de métodos ativos de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação lato sensu e, consequentemente, proporcionar informações úteis para docentes e pesquisadores. A experiência ocorreu entre o início do segundo semestre de 2015 e o final do segundo semestre de 2017, no âmbito de uma disciplina de Marketing em curso de pós-graduação lato sensu - Master of Business Administration (MBA). A análise foi realizada a partir das informações levantadas em 14 turmas de 1 disciplina com 8 encontros, envolvendo sessões de problem-based learning (PBL), sessão de discussão de caso, projeto em grupo (project-oriented problem-based learning - POPBL) e aplicação de prova individual. Este artigo apresenta a operacionalização dos métodos ao longo da disciplina e os resultados observados destacam sua contribuição para atingir os objetivos de aprendizagem, destacando indícios de aproveitamento dos estudantes, de qualidade da relação professor-estudante e de avaliação da disciplina e do docente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta el relato de una experiencia, fruto de un estudio de caso único integrado que discute la aplicación de métodos activos de aprendizaje. Su objetivo es ampliar el conocimiento sobre los beneficios y la operacionalización de la planificación y aplicación de una combinación de métodos activos de enseñanza y aprendizaje en cursos de postgrado lato sensu y, consecuentemente, proveer información útil a docentes e investigadores. La experiencia se llevó a cabo entre 2015 y 2017 en una asignatura de Marketing de un curso de MBA. El análisis se efectuó a partir del relevamiento de información realizado en catorce clases diferentes de una misma asignatura, con ocho encuentros que incluyeron sesiones PBL (problem based learning), sesión de discusión de caso, proyecto en grupo (POPBL - project oriented problem based learning) y aplicación de prueba individual. El artículo presenta la operacionalización de los métodos durante la asignatura y los resultados observados destacan su contribución al logro de los objetivos de aprendizaje y resaltan indicios de aprovechamiento de los estudiantes, de la calidad de la relación profesor-estudiante, y de la evaluación de la asignatura y del docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reports the experience of a single embedded case study that discusses the application of active learning methods. It aims to broaden the understanding of the benefits and the operationalization of planning and applying a combination of active teaching methods in a MBA program and, consequently, offering rich information for professors and researchers. The case studied took place between the second half of 2015 and the end of 2017 in the Marketing course of an MBA program. The information was collected in fourteen classes of a subject with eight meetings. The classes involved PBL (problem-based learning), case discussion session, group project (POPBL) and individual assessment. The article presents the operationalization of the methods throughout the course and the observed results highlight their contribution to the achievement of the learning objectives, highlighting evidence of student achievement, the quality of the professor-student relationship, the evaluation of the course, and the professor.
  • Missionários americanos na Bahia: o bacharelado em administração da Escola de Administração da UFBA Artigo

    Bertero, Carlos Osmar; Barros, Amon; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo Por meio de uma historiografia, este trabalho analisa como os Estados Unidos apoiaram a criação da Escola de Administração da UFBA, contando ainda com o apoio da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), vista como disseminadora do modelo estadunidense de escolas de negócios no Brasil. Após a leitura dos documentos produzidos pela “missão” estadunidense na Bahia e de outras fontes históricas, especialmente o livro sobre a história da Escola de Administração da UFBA (SANTOS, BARRETO e BARRETO, 2009), concluímos que os estadunidenses enfrentaram vários obstáculos não antevistos. Concluímos mostrando como os “missionários” não sabiam lidar com as idiossincrasias das universidades públicas brasileiras e como tiveram também de lidar com interesses locais relativos especialmente à introdução de um bacharelado em Administração Pública e ao papel do Estado na regulação do ensino e da economia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Por médio de una historiografia, este trabajo analiza cómo Estados Unidos apoyó la creación de la Escuela de Administración de la UFBA. La Escuela de Administración de Empresas de São Paulo (EAESP) también formó parte de la empresa, vista como el difusor del modelo americano para escuelas de negocios en Brasil. Después de leer los documentos producidos por la misión americana en Bahía y otras fuentes históricas, sobre todo el libro sobre la historia escolar de Bahía (SANTOS, BARRETO y BARRETO, 2009) concluimos que la estrategia americana se enfrentaba a muchos obstáculos. Los misioneros no eran conscientes de las estructuras idiosincrásicas de las universidades brasileñas. También tuvieron que lidiar con los intereses locales hacia un curso que tenía características diferentes del modelo de la EAESP, especialmente aquellos concernientes a un grado en la administración pública y el papel del estado en la regulación de la educación y en la economía brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work uses historiography to analyze how the US foreign aid supported the creation of UFBA School of Administration. The FGV’s São Paulo School of Business Administration (EAESP) contributed in the initiative, and was considered as the disseminator of the American model for schools of administration in Brazil. After reading the documents produced by the American mission in Bahia, as well as other historical sources, especially the book on Bahia’s school of administration’s history (SANTOS, BARRETO and BARRETO, 2009) we concluded that the American strategy faced many obstacles. The missionaries were not aware of the idiosyncratic structures in Brazilian universities. They also had to deal with the local interests towards a program that had different characteristics from the EAESP’s model experienced before, especially the characteristics of a Bachelor’s degree in public administration and the role of the Brazilian state in regulating education and economy.
  • Identificação e análise dos riscos corporativos associados ao ambiente de valor do negócio de cacau da Cargill Artigo

    Albuquerque, Marcelo; Couto, Marcelo Henrique Gomes; Oliva, Fábio Lotti

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo identifica e analisa os riscos corporativos associados ao ambiente de valor do negócio de cacau da Cargill. Para isso, adota-se a abordagem qualitativa e o método de estudo de caso. Para a coleta de dados, de modo a obter uma perspectiva sistêmica do fenômeno, executivos de diferentes áreas da empresa foram entrevistados e seus discursos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Assim, sob a perspectiva da gestão de riscos corporativos (GRC), identificou-se que os principais riscos internos se originam a partir dos processos de beneficiamento de cacau, devido ao elevado grau de complexidade das operações e do alto valor agregado dos produtos desse sistema e os externos a partir das relações com seus fornecedores, tendo em vista a dependência de atravessadores no processo de compra da matéria-prima. Observou-se, ainda, que aspectos políticos, legais e sociais se apresentam como pontos de atenção e importantes fontes de risco nesse sistema de valor. Tais resultados contribuem, portanto, para o avanço da literatura de riscos corporativos em ambientes de negócio associados ao contexto do agronegócio, ao mesmo tempo que apresentam a aplicabilidade de modelos científicos para a identificação e classificação desses riscos. São recomendáveis futuros estudos de natureza longitudinal e que contemplem os riscos da cadeia de valor do chocolate em sua completude.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo identifica y analiza los riesgos corporativos asociados al ambiente de valor del negocio de cacao de Cargill. Para ello, se adopta el enfoque cualitativo y el método de estudio de caso. Para la obtención de datos, los efectos obtener una perspectiva sistémica del fenómeno, se entrevistó a ejecutivos de diferentes áreas de la empresa y sus discursos se sometieron a la técnica de análisis de contenido. Así, bajo la perspectiva de la gestión de riesgos corporativos, se identificó que los principales riesgos internos se originan a partir de los procesos de beneficiado del cacao, debido al alto grado de complejidad de las operaciones y al alto valor agregado de los productos de ese sistema y los externos, a partir de las relaciones con sus proveedores, considerando la dependencia con los intermediarios en el proceso de compra de la materia prima. Se observó, además, que aspectos políticos, legales y sociales se presentan como puntos de atención e importantes fuentes de riesgo en este sistema de valor. Estos resultados contribuyen, por lo tanto, al avance de la literatura de riesgos corporativos en ambientes de negocio asociados al contexto del agronegocio, al mismo tiempo que presentan la aplicabilidad de modelos científicos para identificación y clasificación de esos riesgos. Se recomiendan estudios futuros de naturaleza longitudinal, y que contemplean los riesgos de la cadena de valor del chocolate en su totalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to identify and analyze the enterprise risks associated with the value environment of Cargill’s cocoa business. It is a qualitative study using the case study method. To obtain a systemic perspective of the phenomenon, the data was collected by interviewing executives from different areas of the company, submitting their narrative to content analysis. Thus, from the perspective of enterprise risk management, it was identified that the main internal risks arise from cocoa processing, due to the high degree of complexity of the operations, and high added value of the products involved in the system. As for the external risks, the emphasis is on the relations with suppliers, as a result of the dependence of middlemen on the process of buying the raw material. It was also observed that political, legal and social aspects appear as points of attention and important sources of risk in this value system. These results contribute, therefore, to the advancement of the enterprise risk literature in business environments associated with the agribusiness context, while presenting the applicability of scientific models for the identification and classification of these risks. Future studies of a longitudinal nature and contemplating the risks of the chocolate value chain in its completeness are recommended.
  • Dimensões da inovação em organizações da justiça: proposição de um modelo teórico-metodológico Artigo

    Castro, Marilú Pereira; Guimarães, Tomas Aquino

    Resumo em Português:

    Resumo A morosidade das decisões judiciais e a desigualdade de acesso aos serviços prestados pelas organizações da Justiça expõem fragilidades do sistema de Justiça brasileiro. A inovação é colocada como forma de enfrentar a crise, acreditando que, uma vez adotada, pode influenciar o desempenho das organizações da Justiça. Assim, o objetivo deste artigo é propor um modelo teórico-metodológico que aponte dimensões que influenciam o processo de inovação em organizações da Justiça. A premissa é de que atores, fatos e variáveis de natureza política, social e econômica, vinculados a distintos níveis de análise - institucional, interorganizacional, organizacional e individual - influenciam a inovação na Justiça. O sentimento de identidade e os objetivos comuns podem estimular ou restringir a interação e a cooperação entre atores que estão inseridos em uma cultura de normas e valores específicos do sistema de justiça. O modelo foi construído com base na teoria da inovação e no institucionalismo organizacional, identificando-se 5 dimensões que podem afetar a inovação em organizações da Justiça: ambiente institucional; recursos organizacionais; relações de cooperação; liderança; e comportamento inovador. Ao final, são formuladas proposições a testar em pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La morosidad de las decisiones judiciales y el desigual acceso a los servicios prestados por las organizaciones de la Justicia exponen la fragilidad del sistema brasileño de Justicia. La innovación se toma como una manera de enfrentar la crisis creyendo que, una vez adoptada, puede influir en el desempeño de las organizaciones judiciales. Este artículo propone un modelo teórico-metodológico que indique dimensiones que influyen el proceso de innovación en las organizaciones de Justicia. La premisa asumida es que actores, hechos y variables de naturaleza política, social y económica, vinculados a los diferentes niveles de análisis - institucional, interorganizacional, organizacional e individual - influyen en la Innovación del sistema de Justicia. El sentimiento de identidad y los objetivos comunes pueden estimular o restringir la interacción y cooperación entre actores inmersos en una cultura de normas y valores específicos. El modelo se construyó con base en la teoría de la innovación y en el institucionalismo organizacional, y se identificaron cinco dimensiones que pueden afectar la innovación en las organizaciones de Justicia: ambiente institucional, recursos organizacionales, redes de cooperación, liderazgo, y comportamiento innovador. Al final de la discusión se formulan proposiciones que todavía necesitan probarse por medio de la investigación empírica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Delays in judicial decisions and unequal access to legal services expose the fragility of the Brazilian Justice system. Innovation is considered as an alternative to improve this scenario, believing that once the innovation is adopted, it can push the performance of organization in the justice system. This article proposes a theoretical-methodological framework that indicates the dimensions influencing the innovation process in these organizations. It assumes that actors, facts and policy variables, of a social and economic nature, linked to different levels of analysis - institutional, inter-organizational, organizational and individual - influence innovation in justice. The feeling of identity and common goals can stimulate or restrict interaction and cooperation between actors inserted in the culture of norms and values specific to the justice system. The framework was based on the theory of innovation and organizational institutionalism, identifying five dimensions that can affect innovation in organizations of justice: institutional environment; organizational resources; cooperative relationship; leadership; and innovative behavior. Ways to test the propositions by empirical research are suggested.
  • Pop-Management: 15 anos depois - a incorporação do pop-management no trabalho de executivos de grandes empresas Artigo

    Duarte, Maria Paula Ferraz Calfat; Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Análise sobre a forma como os executivos de alto escalão de grandes empresas nacionais e estrangeiras atuantes no Brasil, de setores variados, constroem seus argumentos para justificar a incorporação de elementos da literatura de pop-management no seu trabalho. Para alcançar nosso objetivo, revisamos a literatura sobre o pop-management e as críticas dirigidas a esse fenômeno. Quanto aos procedimentos de pesquisa, realizamos entrevistas com 12 executivos e empregamos a análise argumentativa. Nossa análise identificou quatro linhas argumentativas: (1) O pop-management é um mecanismo de apoio à tomada de decisão; (2) O pop-management fornece orientações práticas sobre como alcançar resultados; (3) O pop-management é uma ferramenta para disseminar conhecimentos às redes de relacionamento; (4) O pop-management é uma fonte para aprimoramento pessoal. Nossos achados oferecem pistas sobre como os executivos incorporam o conhecimento veiculado na literatura pop-management na realização de suas atividades, bem como sobre suas implicações. Com base nessas informações, gestores e executivos podem tomar decisões a respeito da utilização dessa literatura no seu trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando las organizaciones como espacios de creación y reproducción simbólica, en esta investigación establecemos el objetivo de analizar de qué forma los ejecutivos de grandes empresas construyen sus argumentos para justificar la incorporación, a su trabajo, de elementos de la literatura sobre pop-management. Para alcanzar nuestro objetivo, revisamos la literatura sobre el pop-management y las críticas dirigidas a ese fenómeno. En relación con los procedimientos de investigación, realizamos entrevistas con 12 ejecutivos y utilizamos el análisis argumentativo. Nuestro análisis identificó cuatro líneas de argumentación: (1) el pop-management es un mecanismo de apoyo a la toma de decisiones; (2) el pop-management provee orientaciones prácticas sobre cómo lograr resultados; (3) el pop-management es una herramienta para diseminar el conocimiento en redes de trabajo (4) el pop-management es una fuente de crecimiento personal. Nuestros resultados ofrecen pistas sobre cómo los ejecutivos incorporan el conocimiento difundido en la literatura pop-management a sus actividades; así como sobre sus implicaciones. Con base en estos resultados, gestores y ejecutivos pueden tomar decisiones con respecto a la utilización de esta literatura en su trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes how corporative executives construct their arguments to justify incorporating elements of pop-management literature into their work. To reach our goal, we review the literature on pop-management and criticism directed at this phenomenon. Regarding the procedures, we interviewed 12 executives using argumentative analyses. Our analyses recognized four argumentative lines used by the interviewees: (1) Pop-management is a tool to support decision making; (2) Pop-management offers practical guidelines to achieve results; (3) Pop-management is a tool to disseminate knowledge for the relationship networks; (4) Pop-management is a source for personal improvement. Our findings point to directions on how executives incorporate the knowledge obtained from pop-management literature into their activities as well as the implications in these processes. Managers and executives might use the contributions of this study in their decision making on the use of pop-management literature in their work.
  • Consciência política e participação dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória - ES Artigo

    Dau, Arthur Gomes; Palassi, Márcia Prezotti; Silva, Marta Zorzal e

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo visa-se compreender como se configuram a consciência política e a participação dos conselheiros titulares e suplentes representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (ES). A discussão baseia-se no modelo de consciência política para compreensão da participação em ações coletivas, de Sandoval (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados - posteriormente submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004) - foram obtidos por meio de análise de documentos, observação não participante às plenárias e entrevistas semiestruturadas com 8 conselheiros titulares e suplentes representantes da sociedade civil no Conselho. Os resultados revelaram configurações diferentes de consciência política entre os três segmentos representativos da sociedade civil no conselho: representantes dos usuários demonstraram-se mais propensos a sentimentos envolvendo a identidade coletiva, eficácia política e sentimentos de justiça e injustiça. Representantes de entidades mostraram-se mais ligados a sentimentos de identidade coletiva, interesses antagônicos e adversários e eficácia política. Representantes dos trabalhadores da área demonstraram sentimentos ligados a eficácia política e sentimentos de justiça e injustiça. Conclui-se que diferentes consciências políticas interferem na participação dos representantes: representantes de trabalhadores participam de maneira limitada às plenárias, focando-se mais em comissões temáticas e ONGs. Representantes de usuários participam de maneira mais abrangente de movimentos sociais, associações de bairros e cobram da administração pública ações de interesse social. Representantes de entidades participam de movimentos sociais, de ações em relação ao poder público e de movimentos que envolvem os assistidos pelas entidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se pretende comprender cómo se configuran la conciencia política y la participación de los consejeros titulares y suplentes representantes de la sociedad civil en el Consejo Municipal de Asistencia Social de Vitória (estado de Espírito Santo). La discusión se basa en el modelo de conciencia política para la comprensión de la participación en acciones colectivas de Sandoval (2001). Es una investigación cualitativa, cuyos datos se obtuvieron a través del análisis de documentos, observación no participante en las reuniones plenarias y entrevistas semiestructuradas con 8 consejeros titulares y suplentes representantes de la sociedad civil en el Consejo, sometidos al análisis de contenido. Los resultados revelaron configuraciones diferentes de conciencia política entre los tres segmentos representativos de la sociedad civil en el consejo: representantes de los usuarios más propensos a sentimientos involucrados con la identidad colectiva, eficacia política y sentimientos de justicia e injusticia. Representantes de entidades más vinculados a sentimientos de identidad colectiva, intereses antagónicos y adversarios y eficacia política. Los representantes de los trabajadores del área mostraron sentimientos vinculados a la eficacia política y sentimientos de justicia e injusticia. Se concluye que diferentes conciencias interfieren en la participación de los representantes: los representantes de trabajadores participan de manera limitada en las plenarias, centrándose más en comisiones temáticas y en ONG. Los representantes de usuarios participan de manera más amplia en movimientos sociales, asociaciones de barrios y exigen de la administración pública acciones de interés social. Los representantes de entidades participan en movimientos sociales, en acciones en relación al poder público y en movimientos que involucran a los asistidos por las entidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to understand the political awareness and the participation of members and deputy members representing civil society in the Municipal Council of Social Assistance of Vitória (ES). The discussion is based on the political awareness model for understanding participation in collective actions developed by Sandoval (2001). It is a qualitative research, with data obtained through analysis of documents, non-participant observation in the council’s plenary sessions, and semi-structured interviews with eight members and deputy members representing civil society in the Municipal Council of Social Assistance. The data collected was then submitted to content analysis (BARDIN, 2004). The subjects studied represented three different segments of civil society and the results revealed different forms of political awareness between them: representatives of social services users were more sensitive to aspects such as collective identity, political efficacy, and justice and injustice. Representatives of nonprofit showed to be more sensitive to aspects such as collective identity, antagonistic and opposing interests, and political efficacy. Representatives of the workers in the field of social services demonstrated sensitivity toward political efficacy and justice and injustice. The conclusion is that different political awareness influences how: representatives of workers participate in a limited way to the plenary sessions, and more on thematic commissions and providing technical support to nonprofits. Representatives of service users participate more comprehensively in social movements, neighborhood associations, and demanding for social services from the public administration. Representatives of nonprofits participate in social movements, in activities related to the public administration and in activities involving the nonprofits’ beneficiaries.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br