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Revista Brasileira de Ensino de Física, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2002
  • Quantas dimensões tem a escola real? Cartas Ao Editor

    Villani, Alberto; Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
  • Introdução à eletrodinâmica atmosférica Artigos Gerais

    Mendes Jr., Odim; Domingues, Margarete Oliveira

    Resumo em Português:

    A Eletrodinâmica atmosférica governa os processos físicos na Terra, afetando a vida, instalações e serviços tecnológicos. Com o objetivo de auxiliar os professores, pesquisadores e estudantes a lidarem com esta área e suas conseqüências, o ambiente eletrodinâmico é apresentado neste tutorial.

    Resumo em Inglês:

    The Atmospheric Electrodynamics rules important processes in the Earth, affecting the life, installations and technological services. In order to help teachers, researches and students to deal with this area and their consequences, the electrodynamical environment is presented in this tutorial.
  • Um cálculo da espessura da camada limite Artigos Gerais

    Ferreira, G. F. Leal

    Resumo em Português:

    Revisita-se o problema da camada limite viscosa sobre um perfil plano, derivando-se as equações de Prandtl e depois a de Blasius. Daí, através de procedimento simplificado, uma solução aproximada é obtida cuja precisão ombreia com aquela fornecida pelo conhecido método de von Kármán.

    Resumo em Inglês:

    The viscous boundary layer problem over a plane is re-visited and the Prandtl system and the Blasius equation are derived. From the latter, a simplified solution is obtained which shows to be close to that generated by the well known von Kármán method.
  • A estabilidade do átomo de hidrogênio segundo a eletrodinâmica estocástica Artigos Gerais

    Silva, Roberto da; França, Humberto M.

    Resumo em Português:

    Neste trabalho evidenciamos a importância da radiação de ponto-zero para a estabilidade do átomo de hidrogênio do ponto de vista clássico. Nossos resultados estão baseados em trabalhos anteriores de T. H. Boyer e trata-se de uma revisão do trabalho por um dos autores [5], que usa eletromagnetismo clássico com a introdução de elementos estocásticos.

    Resumo em Inglês:

    We discuss the importance of the zero-point radiation to the stability of the hydrogen atom from a classical perspective. Our review is based in previous work of Boyer on stochastic electrodynamics and in works of one of us [5] on the subject.
  • O comprimento da trajetória de um projétil Artigos Gerais

    Bruno, Antonia D. S.; Matos, J. Mauricio O.

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos o cálculo analítico do comprimento da trajetória de um projétil onde, nas equações do movimento, é incluída uma força de atrito diretamente proporcional à velocidade do projétil. Apesar da presença da força de resistência do ar, é possível resolver analiticamente as equações do movimento e determinar a equação da trajetória e o seu comprimento. Comparamos os resultados obtidos com o modelo parabólico e determinamos o ângulo de lanlçamento que proporciona o maior comprimento da trajetória.

    Resumo em Inglês:

    In this work we present the calculation of the path length of a projectile where, in the motion equation, a drag force directly proportional to the velocity of the projectile has been included. Despite of the drag force it is possible to solve the motion equations and determine the path and its length exactly. The obtained results are compared with the parabolic model and the launch angle that gives the greatest path length is computed.
  • Medidas de intensidade luminosa: polarização Artigos Gerais

    Costa, Eden V.

    Resumo em Português:

    Neste artigo vamos determinar os estados de polarização da luz por meio de medidas da intensidade luminosa. O aparato experimental utilizado é simples, possível de ser realizado em laboratório didático. Os resultados mostram ser viável a utilização deste experimento nos cursos de óptica básica, na demonstração experimental de alguns tópicos vistos teoricamente em classe e no aprofundamento dos conceitos de polarização

    Resumo em Inglês:

    In this paper we determine the states of polarization of light through the measurement of luminosity intensity. The experimental apparatus is simple, feasible to be realized in didactic laboratories. The results show to be practicable the utilization of this experiment in the studies of basic optics, in the experimental demonstration of some topics theoretically seen in class and in the understanding of the light polarization.
  • Schwinger's oscillator method, supersymmetric quantum mechanics and massless particles

    Mejía, F. M.; Pleitez, V.

    Resumo em Inglês:

    We consider Schwinger's method of angular momentum addition using the SU(2) algebra with both a fermionic and a bosonic oscillator. We show that the total spin states obtained are: one boson singlet state and an arbitrary number of spin-1/2 states, the later ones are energy degenerate. It means that we have in this case supersymmetric quantum mechanics and also the addition of angular momentum for massless particles. We review too the cases of two bosonic and two fermionic oscillators.
  • Uniformidade e diversidade no ensino da física básica: os cursos de física para biologia, desenho industrial e farmácia Pesquisa Em Ensino De Física

    Coelho, L.F.S.

    Resumo em Português:

    O ensino universitário de Física atinge uma ampla faixa de carreiras. Ele é tradicionalmente dicotômico: enquanto carreiras na área técnico-científica recebem um ensino uniformizado em quatro semestres e com encadeamento formal baseado no Cálculo, as das áreas biomédica e da interface técnico-humana recebem um ensino diversificado por carreira e durando um ou dois semestres. Diversos fatores alteram este quadro, em particular o crescimento mundialmente intenso de áreas como a Genética, a Ecologia, a Farmácia e a Informática. No Brasil, temos também a tendência centrífuga no ensino uniformizado da área técnico-científica. Entre os argumentos para esse esvaziamento do curso unificado, respectivamente levantados pelas unidades de origem dos alunos e pelas de Física, estão a diversidade das necessidades futuras dos alunos e a heterogeneidade da sua formação prévia. O estudo do resultado na prova de Física dos alunos classificados no Vestibular da UFRJ para o período 1994-1997 evidencia que a heterogeneidade é enorme para o conjunto de carreiras, mas que é muito menor quando focamos apenas a Engenharia. Portanto, ambas as explicações para os problemas destes cursos de Física são muito parciais e este estudo da heterogeneidade sugere que causas mais fundamentais estão em ação: a formação prévia dos estudantes, o currículo universitário (carga horária e conteúdo das disciplinas) e o vestibular são inadequados. Numa segunda parte deste trabalho, são apresentadas três experiências na UFRJ de disciplinas de Física para áreas não-técnico-científicas: Biologia, Desenho Industrial e Farmácia. Em resumo, estas disciplinas têm forte conteúdo fenomenológico e qualitativo e são apoiadas em exemplos físicos relevantes para cada área. Isso, em geral, requer tanto um percentual de Física Moderna superior ao usual nos cursos para as áreas técnico-científicas quanto a constante atualização desses exemplos usando-se a Internet. Estas experiências, à parte seu valor intrínseco, fornecem elementos para repensarmos nosso ensino de Física universitária básica.

    Resumo em Inglês:

    University Physics teaching reaches a wide range of careers, being traditionally dichotomic. In short, careers in the technical-scientific group receive an uniform Calculus-based 4-semester teaching while the ones in the biomedical and technical-human interface areas have with 1- or 2-semester career-diversified courses. Several factors, here analyzed, modify this picture, in particular the growth of areas such as Genetics, Ecology, Pharmacy and Computing, outside the more traditional technical-scientific group and the centrifugal drive of this group, with careers opting to leave the uniform teaching. Among the causes invoked for this migration from the unified course, frequently raised by the students' schools and by the Physics schools, one has the distinct requirements of the several professional options and the heterogeneity of the Physics previous knowledge of the students. The study of the grades obtained in the Physics admission exam for UFRJ in the 1994- 1997 period shows that the heterogeneity is very large, when considering all careers, but is shallow when focusing only on the Enginnering options. Thereby both emphasis for the shortcomings of these Physics courses provide very incomplete answers and this study suggests that more basic causes are at work: previous formation of the students, the univerity curricula (amount of lecture hours and course contents) and the entrance selection process are inadequate. In a second part of this work we present in detail three didatical experiments in UFRJ for ''non-technical-scientific" areas: Biology, Industrial Design and Pharmacy. In short, these courses have strong phenomenological and qualitative contents and widely use physical examples of interest for each area. This generally requires both a Modern Physics percentage larger than the one for the thechnical-scientific course and a frequent updating of these examples using Internet. These experiments, besides their intrinsic value, give elements for rethinking our teaching of basic University Physics.
  • O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física Pesquisa Em Ensino De Física

    Costa, Sayonara Salvador Cabral da; Moreira, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currículo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso lingüístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.

    Resumo em Inglês:

    This paper, based on Johnson-Laird's mental models theory (1983, 1996), is a sort of progress report of our project on mental modeling in problem solving, focusing on the difficulties that students of General Mechanics, a subject of the basic curriculum of engineering courses of the Catholic University of Rio Grande do Sul, present to mentally model the statement of the problem. A qualitative methodology was used based on students verbal (during problem solving classes) and written (in quizzes and exams) discourse, during the period of time between the first semester of 1998 and the first semester of 2000. The topic was Kinematic of a material particle. Research findings seem to support our hypothesis that the mental representation of the statement of a problem, presented through linguistic discourse, accompanied or not of a pictoral representation , might be facilitated by the explicit teaching of the physical modeling of the situations involved in that statement.
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