Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 13, Número: 41, Publicado: 2011
  • Segmentação de Mercado com Base em Coortes: uma investigação qualitativa Área Temática: Marketing

    Feitosa, Wilian Ramalho; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse artigo analisa a segmentação de mercado por meio de coortes. As coortes são grupos de pessoas que viveram momentos marcantes semelhantes em sua juventude, moldando seu comportamento e valores. A segmentação de mercado, por sua vez, tem crescido em importância com o aumento da competitividade no mercado. A segmentação de mercado por meio de coortes surge, então, como uma solução para aumentar a eficácia das ações de marketing. A literatura mostra um crescente destaque sobre o assunto tanto em estudos nacionais quanto internacionais, em especial a partir dos anos 2000. Esse artigo, por meio de entrevistas em profundidade com pesquisadores e profissionais e posterior análise de conteúdo, buscou sistematizar suas opiniões de modo a identificar a importância e possíveis aplicações para esse tipo de segmentação. Dentre as contribuições do estudo estão: ajudar a compreensão do que leva ao surgimento de uma coorte e seu uso em marketing, por meio de um mapa conceitual relacionando os principais conceitos citados, além do estudo de casos nos quais empresas agiram de acordo com características e as diferenças entre as coortes se mostraram. As conclusões principais são que o tema ainda é incipiente em marketing, pois mesmo entre o grupo de pesquisadores ainda há dúvidas e entre os profissionais confunde-se a segmentação de mercado por meio de coortes com a segmentação demográfica pura. Ainda há a necessidade de conceber procedimentos válidos e uniformes. Por outro lado, foi consenso que dentre as contribuições dessa técnica estão: a) tornar dinâmica a análise de segmentação; potencialmente estática; b) prevenir alterações futuras de gostos do público e c) tornar possível calibrar a dicotomia entre buscar novos clientes versus atender a clientes atuais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la segmentación de mercado por medio de cohortes. Cohortes son grupos de personas, que en su juventud, vivieron acontecimientos semejantes y significativos que modelaron su comportamiento y valores. A su vez, la importancia de la segmentación de mercado tuvo significativo incremento en razón de haber aumentado la competitividad en el mercado. La segmentación de mercado por medio de cohortes, surge entonces, como una solución para aumentar la eficacia de las acciones de marketing. La literatura muestra la creciente importancia de este asunto tanto en los estudios nacionales como en los internacionales, especialmente a partir de los años 2000. Este artículo por medio de entrevistas pormenorizadas con investigadores y profesionales, y posterior análisis de contenido, trató de sistematizar sus opiniones con la finalidad de determinar la importancia y posibles aplicaciones de este tipo de segmentación. Entre las contribuciones del estudio se destaca: ayudar a comprender lo que provoca el surgimiento de una cohorte y su uso en marketing, por medio de un mapa conceptual que relaciona los principales conceptos mencionados, además del estudio de casos en los que empresas actuaron conforme características que pusieron en evidencia las diferencias entre las cohortes. Las principales conclusiones son: el tema es aún incipiente en el marketing, porque incluso en el grupo de investigadores todavía hay dudas y entre los profesionales se confunde la segmentación de mercado por medio de cohortes con la segmentación demográfica pura. También es necesario crear procedimientos válidos y uniformes. Por otra parte, hay consenso sobre las contribuciones de esta técnica que son: a) volver dinámico el análisis de la segmentación; potencialmente estático, b) prevenir futuros cambios en el gusto del público y c) posibilitar la calibración de la dicotomía entre buscar nuevos clientes y atender los clientes actuales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes market segmentation by cohorts. Cohorts are groups of people who lived through similar times in their youth, shaping their behavior and values. Market segmentation, in turn, has grown in importance to competitiveness as the market grows. Market segmentation by cohorts, then, emerged as a solution to increase the effectiveness of marketing actions. The literature shows a growing emphasis on the subject at both national and international studies, particularly since the 2000s. This article, through interviews with researchers and practitioners and subsequent content analysis sought to systematize their views in order to determine the importance and potential applications of this type of segmentation. Among the contributions of the study are: a conceptual map of the fundamental concepts mentioned and a list of instances in which differences between cohorts are shown. The main conclusions are that the topic is still nascent in marketing, as even among the group of researchers still doubt among the professionals and market segmentation by cohorts confused with pure demographic segmentation. There is still the need to develop valid and uniform procedures. Moreover, the consensus was that among the contributions of this technique are: a) an analysis of demographic segmentation, potentially static, b) know future changes in public taste and c) it is possible to calibrate the dichotomy between the search new customers from existing customers.
  • Comprou sem Querer? Entenda o Porquê! Área Temática: Marketing

    Lins, Samuel Lincoln Bezerra; Pereira, Rita de Cássia de Faria

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa teve o objetivo identificar variáveis antecedentes à impulsividade na compra e de verificar a relação entre a tendência à compra por impulso e os valores humanos. Para alcançar esse objetivo foi realizado um survey por meio de um perfil criado no Orkut, em que os estudantes foram convidados a participar da pesquisa respondendo a um questionário disponível on-line. Foram aplicados cinco instrumentos: 1) Escala de Atividade de Compra; 2) Escala de Circulação na Loja; 3) Escala de Valores Humanos básicos; 4) Questionário sócio-demográfico; e, 5) Questionário de hábitos de consumo. Participaram da pesquisa 154 estudantes (77 homens e 77 mulheres) regularmente matriculados na Universidade Federal da Paraíba, na faixa etária entre 18 a 25 anos (média=21; DP=2). Foi calculada a distribuição das frequências das variáveis sócio-demográficas e dos hábitos de consumo dos participantes; os Alfas de Cronbach para os fatores das escalas; e análise de regressão linear múltipla para cada bloco de questões como Variável Dependente (VD) tendo sempre a Impulsividade como Variável Independente (VI); As variáveis que apresentaram poder preditivo da compra impulsiva foram os valores “Prazer” e “Estabilidade Pessoal”, o Sistema de Valor “Existência”, a circulação na loja, a frequência do uso do cartão de crédito nas compras, o costume de freqüentar shopping centers, e variáveis sócio-demográficas como sexo, idade e renda familiar. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de aspectos que influenciam a compra por impulso, tema que é pouco estudado no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación tuvo como objetivo identificar variables que anteceden al impulso de compra y constatar la relación entre la tendencia de comprar por impulso y los valores humanos. Para lograr este objetivo se realizó un survey, por medio de un perfil creado en el orkut, con estudiantes que participaron respondiendo a un cuestionario disponible online. Se aplicaron cinco instrumentos: 1) Escala de actividad de compra; 2) Escala de circulación en la tienda; 3) Escala de valores humanos básicos; 4) Cuestionario sociodemográfico; y 5) Cuestionario de hábitos de consumo. Participaron en la investigación 154 estudiantes (77 hombres y 77 mujeres) regularmente matriculados en la Universidad Federal de Paraiba, para el grupo de edad de 18 a 25 años (media= 21; DP=2). Se calculó la distribución de las frecuencias de las variables sociodemográficas y los hábitos de consumo de los participantes; los Alfas de Cronbach para los factores de las escalas; y un análisis de regresión linear múltiple para cada bloque de preguntas como Variable Dependiente (VD), teniendo siempre la Impulsividad como Variable Independiente (VI). Las variables que presentaron importancia predictora de la compra por impulso fueron los valores “Placer” y “Estabilidad Personal”, el Sistema de valor “Existencia”, la circulación en la tienda, la frecuencia de uso de la tarjeta de crédito en las compras, la costumbre de frecuentar shopping centers, y variables socio-demográficas como sexo, edad e ingresos familiares. Esta investigación contribuyó a la comprensión de aspectos que tienen influencia en la compra por impulso, un tema poco estudiado en Brasil

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research has the aim of identifying previous variants to impulsivity at the time of buying and as well as to verify the relationship between the tendency to buy things by impulse and human values. To achieve this goal a survey was carried out through an orkut profile account, where the students were invited to take part in a survey answering to an on line questionnaire available. Five instruments were applied: 1) Scale of shopping activity; 2) scale of circulation in the stores 3) Scale of Basic Human Values; 4) Social-Demographic Questionnaire; and, 5) Questionnaire about consumption habits. 154 students have taken part in this survey. (77 men and 77 women) currently registered at Universidade Federal da Paraíba, between 18 to 25 years of age (average=21; DP=2). We have calculated the distribution of the social demographic frequencies and the spending habits amongst the participants; the Alfa of Cronbach to the facts of the scales; and the analyze multiple linear regression to each block of questions as dependent variant (DV) having the impulsivity as the independent variant (IV); The variants which have showed predicted power to impulse shopping were the values of “Pleasure” and “Personal Stability”, the value System “Existence”, the circulation in the stores, the frequent usage of credit cards on shoppings, the hobby of going to shopping mall, and social-demographic variant such as sex, age and family’s wage.
  • Variáveis Contingenciais aos Métodos de Valoração dos Produtos: estudo empírico em PME’S industriais portuguesas Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Machado, Maria João Cardoso Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO A teoria da contingência é baseada na premissa de que não há um sistema de contabilidade ideal que se aplique da mesma forma a todas as organizações, tudo depende de diversos fatores contingenciais. Os estudos já realizados permitem identificar diversas variáveis contigenciais aos métodos de contabilidade de gestão, no entanto nenhum desses estudos se dirigiu a Pequenas e Médias Empresas (PME’s), o que justifica investigação que permita concluir se estas variáveis contigenciais, já estabilizadas na teoria, também o são se analisarmos empresas de pequena dimensão. Os objetivos deste estudo estão relacionados com a identificação de relações entre o método de valoração dos produtos utilizados pelas PME’s e três variáveis contingenciais: a dimensão das empresas; o tipo de produção; a detenção do capital. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a dimensão das empresas e os métodos de valoração dos produtos. Os dados recolhidos sugerem ainda existir uma relação entre a forma como as empresas valoram os produtos e o fato de produzirem para “stock” ou por encomenda, no entanto o reduzido número de observações não permitiu validar estatisticamente esta evidência. Relativamente à detenção do capital, a informação recolhida mostra que não existe nenhuma relação entre o tipo de sociedade e o método de valoração dos produtos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La teoría de la contingencia se basa en la premisa de que no existe un sistema de contabilidad ideal que pueda aplicarse de la misma forma en todas las organizaciones, todo depende de varios factores contingenciales. Los estudios ya realizados permiten identificar diversas variables contingenciales a los métodos de contabilidad de gestión, sin embargo ninguno de estos estudios fue dirigido a Pequeñas y Medianas Empresas (PYME´s); esto justifica una investigación que permita concluir si estas variables contingenciales ya consolidadas en la teoría, también se encuentran al analizar empresas de pequeñas dimensiones. Los objetivos de este estudio se relacionan con la identificación de las relaciones entre el método de valoración de los productos utilizado por las PYME´s y tres variables contingenciales: la dimensión de las empresas; el tipo de producción y la detención del capital. Se han encontrado relaciones estadísticamente significativas entre la dimensión de las empresas y los métodos de valoración de los productos. Los datos recabados también indican que existe una relación entre la forma cómo las empresas valoran los productos y el hecho de que produzcan sea para "stock", o por encargo, sin embargo el pequeño número de observaciones no permitió validar estadísticamente estas pruebas. En cuanto a la detención del capital, la información recolectada muestra que no existe ninguna relación entre el tipo de sociedad y el método de valoración de los productos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The contingency theory is based on the premise that there is an ideal accounting system that applies equally to all organizations; it all depends on several contingent factors. Studies have identified several variables contingency methods of management accounting, however, none of these studies addressed the Small and Medium Enterprises (SMEs), which justifies research to conclude whether these variables contingency, now established in theory, are the same if we look at small businesses. The objectives of this study are related to the identification of relationships between the method of valuation of products used by SMEs and three contingent variables: firm size, type of production; the keeping of the capital. We have found statistically significant relationships between firm size and methods of goods valuation. The collected data also suggests a relationship between how the company values their products as well as the fact that they produce for stock or under orders, however the small number of observations did not allow validate this evidence statistically. Regarding to the shareholding, the information collected shows that there is no relationship between the type of society and the method of goods valuation.
  • Presença Potencial do Contingenciamento da União nos Artifícios Adotados pelos Gestores das UG’s Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Parisi, Claudio; Galhardo, José Antônio Gouvêa; Pereira, Anisio Candido; Silva, Aldy Fernandes da

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi verificar os reflexos do contingenciamento da União sobre a gestão das Unidades Gestoras - UG. O modelo de representação partiu do pressuposto de que os reflexos se manifestam sob a forma de artifícios adotados pelos gestores para viabilizar a execução orçamentária. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, realizada por meio de coleta, tratamento e interpretação dos dados dos julgamentos do Tribunal de Contas da União - TCU sobre os processos de contas anuais das UG da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, localizadas no Estado de São Paulo. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise de conteúdo que envolveu desde a escolha dos documentos, formulação de hipóteses e indicadores de mensuração e também na utilização do teste do Qui-quadrado para avaliar estatisticamente as hipóteses da pesquisa. Os resultados demonstraram que há variação nos artifícios sendo possível tipificá-los por área de gestão e que há variação na incidência dos artifícios entre as áreas de gestão, atingindo indistintamente as áreas: orçamentária, financeira, patrimonial, pessoal, de suprimento de bens e serviços, e operacional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación tuvo por objetivo analizar los efectos de las medidas de contingencia de la Unión sobre la Gestión de las Unidades Gestoras - UG. El modelo de representación partió de la hipótesis de que los efectos se manifiestan bajo la forma de métodos que los gestores adoptan para hacer viable la ejecución presupuestaria. Se trata de una investigación descriptiva, de naturaleza cualitativa, realizada por medio de recopilación, tratamiento e interpretación de los datos de los enjuiciamientos del Tribunal de Cuentas de la Unión - TCU sobre los procesos de cuentas anuales de las UG de la Administración Directa, Autárquica y Fundacional, localizadas en el Estado de São Paulo. El análisis de los datos se basó en la técnica de análisis de contenido incluyendo la selección de los documentos, la formulación de hipótesis e indicadores de mensuración, y también el uso de la prueba del Chi Cuadrado para evaluar estadísticamente las hipótesis de la investigación. Los resultados demostraron que hay variación en los procedimientos, que es posible tipificarlos por área de gestión y que su incidencia entre las áreas de gestión tiene variaciones que afectan indistintamente las áreas: presupuestaria, financiera, patrimonial, personal, de suministro de bienes y servicios y operacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this research was to assess of the contingency reflexes of Brazilian Central Government on the management of the Management Units - MU. The representation model assumed that the reflexes take place under the form of shortcuts adopted by managers in order to make budget execution feasible. This is a descriptive research of a qualitative nature, which was performed by gathering, handling, and interpreting data from court proceedings in the Federal Audit Court - TCU on the annual account audits of the UGs in Direct Government Bodies, Autonomous Institutions, and Foundations located in the State of São Paulo. Data analysis was based on a content analyzing procedure that involved selecting documents, listing assumptions and measuring indicators, as well as employing the Chi-square test for a statistical assessment of the research assumptions. The results have shown that there is a variety of creative actions and that it is possible to identify them according to the management area, there is also a diversified incidence of such creative actions among management areas, affecting indiscriminately the following areas: budgeting, finance, assets and property, personnel, provision of goods and services, and operations.
  • Conselho de Administração: uma análise da influência nos níveis de endividamento Área Temática: Finanças E Economia

    Silva, Edilson dos Santos; Santos, Joséte Florêncio dos; Almeida, Moisés Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Os escândalos financeiros das últimas duas décadas realçaram os debates sobre as práticas de governança corporativa das empresas. Nesse mesmo período, órgãos governamentais e não governamentais contribuíram para a evolução da governança, permitindo uma maior segurança aos possíveis investidores. Neste contexto, o conselho de administração apresenta-se como um mecanismo de Governança Corporativa, cuja missão é proteger e valorizar o patrimônio e maximizar o retorno dos investimentos corporativos. Este artigo tem como objetivo verificar a influência do conselho de administração sobre o endividamento das empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa da BM&F Bovespa, no ano de 2008. O presente trabalho pode ser classificado como uma pesquisa descritiva e empírica. Para analisar a influência do conselho no endividamento das empresas foi utilizado o método de Mínimos Quadrados Ordinários, numa amostra de 129 empresas. Os resultados mostraram que a proxy do conselho, apresentou uma relação negativa com o endividamento total e de longo prazo. Para as dívidas de curto prazo a relação foi positiva. Estes resultados podem ser interpretados como uma sinalização de que as empresas com melhores práticas de governança, ou seja, com maiores pontuações no índice utilizado, tendem a usar mais dívidas de curto prazo e menos dívidas de longo prazo. Desta maneira, entende-se que, devido à concentração de propriedade das empresas brasileiras, essas evidências refletem a aversão ao endividamento por parte dos controladores. Outra interpretação seria que a dívida, em particular a dívida de curto prazo, apresenta um potencial para disciplinar os gestores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los escándalos financieros de las dos últimas décadas estimularon los debates sobre las prácticas de gestión corporativa de las empresas. En el mismo período, organismos gubernamentales y no gubernamentales contribuyeron a la evolución de la gestión, posibilitando mayor seguridad para los potenciales inversores. En este contexto, el consejo de administración se presenta como un mecanismo de Gestión Corporativa, cuya misión es la de proteger y revalorizar el patrimonio y maximizar el retorno de las inversiones corporativas. Este artículo tiene como objetivo determinar la influencia del consejo de administración sobre el endeudamiento de las empresas listadas en las categorías diferenciadas de gestión corporativa de BM&FBovespa, en el año 2008. El presente trabajo se puede clasificar como una investigación descriptiva y empírica. Para analizar la influencia del consejo en el endeudamiento de las empresas se utilizó el método de Mínimos Cuadrados Ordinarios, en una muestra de 129 empresas. Los resultados mostraron que la proxy del consejo presentó una relación negativa con el endeudamiento total y a largo plazo. Para las deudas a corto plazo la relación fue positiva. Estos resultados pueden interpretarse como señal de que las empresas con mejores prácticas de gestión, es decir, con calificaciones más altas en el índice utilizado, tienden a usar más las deudas a corto plazo y menos las deudas a largo plazo. Por lo tanto, se entiende que debido a la concentración de propiedad de las empresas brasileñas, estas constataciones reflejan la aversión al endeudamiento por parte de los gestores. Otra interpretación sería que la deuda, específicamente la deuda a corto plazo, tiene un gran potencial para disciplinar a los gestores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The financial scandals of the last two decades have highlighted the debate on corporate governance practices of companies. In the same period non-governmental bodies have contributed to the evolution of governance, enabling greater security for potential investors. In this context, the board is presented as a mechanism for Corporate Governance, whose mission is to protect and enhance the assets and maximize the return on corporate investments. This article aims to determine the influence of the board on the indebtedness of companies listed in different levels of corporate governance BM&FBovespa, in the year 2008.The present work can be classified as a descriptive and empirical research. To analyze the influence of advice on corporate debt we have used OLS method, a sample of 129 companies. The results have shown that the proxy board presented a negative relationship with total debt and long term. For the short-term debt ratio was positive. These results can be interpreted as a sign that companies with best governance practices, ie, with higher scores on the index used, tend to use more short-term debt and less long-term debt. Thus, it is understood that due to concentration of ownership of Brazilian companies, this evidence reflects the debt aversion on the part of drivers. Another interpretation would be that debt, in particular, the short-term debt has a potential to discipline managers.
  • Riscos Empresariais Divulgados nas Ofertas Públicas de Ações no Brasil Área Temática: Finanças E Economia

    Cunha, Paulo Roberto da; Silva, Júlio Orestes da; Fernandes, Francisco Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO A regulamentação vigente no Brasil determina que empresas que desejam captar recursos no mercado de capitais por meio de emissão de ações devem elaborar um Prospecto de Oferta Pública de Ações no qual devem informar, entre outros fatores, todos os riscos que podem afetar o negócio. O objetivo deste artigo é investigar o nível de evidenciação dos riscos empresariais informados nesses prospectos. O delineamento metodológico foi descritivo com uma abordagem qualitativa. O objeto de análise consistiu nos Prospectos Definitivos de Oferta Pública de Ações listados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no ano de 2008. A amostra consistiu em 10 empresas de diversos segmentos. Adotou-se um critério de pontuação por meio do qual foi verificado que o percentual médio de pontuação atingido foi de 59% de evidenciação. Foram definidos também indicadores do nível de evidenciação por categoria de risco e por empresa. Esse percentual variou entre 42% da categoria “riscos da emissora” até 85% na categoria “riscos relacionados ao acionista”. Quanto à pontuação das empresas, a menor pontuação foi obtida pela Le Lis Blanc, com 51%, enquanto a Vale do Rio Doce obteve a maior pontuação, 66% do total possível. Como conclusão geral, constatou-se que o nível de evidenciação de riscos nos prospectos de oferta de ações ainda não é satisfatório. Possíveis causas para esse fenômeno são analisadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La reglamentación vigente en Brasil determina que las empresas que desean captar recursos financieros el mercado de capitales mediante la emisión de acciones deberán elaborar un Prospecto de Oferta Pública de Acciones (OPI) en el que deben informar, entre otras cosas, todos los riesgos que pueden afectar el negocio. El objetivo de este artículo es investigar el grado de exposición de los riesgos empresariales informados en estos prospectos. El diseño metodológico fue descriptivo con un enfoque cualitativo. El objeto de análisis consistió en los Prospectos Definitivos de Oferta Pública de Acciones, catalogados en la Comisión de Valores Mobiliarios (CVM) en 2008. La muestra abarcó 10 empresas de diversos segmentos. Se adoptó un criterio de puntuación que permitió corroborar que el porcentaje medio de puntuación alcanzado fue del 59% de exposición. También se definieron indicadores del grado de exposición por categoría de riesgo y por empresa. Ese porcentaje osciló entre el 42% de la categoría “riesgos del emisor” hasta un 85% en la categoría “riesgos relacionados con el accionista.” En lo que se refiere a la puntuación de las empresas, el puntaje más bajo lo obtuvo Le Lis Blanc, con el 51%, mientras que la Vale do Rio Doce obtuvo la puntuación más alta, el 66% del total posible. En conclusión, se constató que el grado de exposición de riesgos mediante los prospectos de oferta de acciones aún no es satisfactorio. Se analizan las posibles causas de este fenómeno

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The current legislation in Brazil requires that companies wishing to raise funds in capital markets through issuance of shares shall prepare a prospectus for Initial Public Offering (IPO) in which they inform, among other things, all risks that may affect the business. The aim of this paper is to investigate the level of disclosure of business risks reported in these prospectuses. The methodological design was a descriptive qualitative approach. The object of analysis consisted of the final prospectus for IPO listed in the Brazilian Securities Commission (CVM) in 2008. The sample consisted of 10 companies from various segments. We have adopted a criterion score by which it was found that the average percentage score achieved was 59% of disclosure. We have also defined indicators of the level of disclosure by risk category and by company. Within these categories, this percentage ranged from 42% of the category “risks of issuing” up to 85% in category “risks related to the shareholder”. As for the scores of companies, the lowest score was obtained by Le Lis Blanc, 51%, while the Vale do Rio Doce has obtained the highest score, 66% of the total possible. In conclusion, it was found that the level of disclosure of risks in stock offering prospectus is not yet satisfactory. Possible causes for this phenomenon are analyzed.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br